Sei sulla pagina 1di 6

ALOE Aloe vera folium

Aloe barbadensis Mill.

SINONMIA VULGAR

Babosa, alo.

CARACTERES ORGANOLPTICOS

A droga apresenta sabor ligeiramente amargo, sendo incolor e inodoro.

DESCRIO MACROSCPICA

Folhas suculentas, lanceoladas, agudas, verde-glaucas, com manchas esbranquiadas quando jovens, medindo de 15 cm a 60 cm de comprimento e cerca de 7 cm na base na face adaxial e 10 cm na face abaxial, quando adultas. A face adaxial, vista em seco transversal, cncava e a face abaxial convexa. Os bordos foliares so dentado-espinhosos, apresentando acleos esbranquiados pequenos, perpendiculares lmina.

Co

DESCRIO MICROSCPICA

ns

ul

ta

P b

li ca

38

/2

SINONMIA CIENTFICA

00 9

Aloe vera (L.) Burm.f. - ASPHODELACEAE A droga vegetal constituda pelas folhas frescas de Aloe vera (L.) Burm. f., contendo gel incolor, mucilaginoso, obtido das clulas parenquimticas, constitudo de, no mnimo, 0,3% de carboidratos totais.

Co

IDENTIFICAO

Proceder conforme descrito em cromatografia em camada delgada (V.2.17.1), utilizando cromatoplaca de slica-gel GF254, com espessura de 0,25 mm, como suporte, e mistura de tolueno e acetato de etila (90:10), como fase mvel. Aplicar, separadamente, placa, em forma de barra, 20 l da soluo (1) e 10 l da soluo (2) recentemente preparadas, descritas a seguir.

ns

A folha, em seco transversal, mostra estrutura isobilateral. Apresenta uma nica camada epidrmica, recoberta externamente de espessa cutcula ondulada. As clulas desta camada so achatadas tangencialmente, sendo que algumas apresentam maior comprimento do que altura, enquanto que em outras estes parmetros se aproximam. Em vista frontal, as clulas mostram-se redondo-poligonais. A folha anfiestomtica e os estmatos numerosos, do tipo tetractico, dispondo-se ao mesmo nvel das demais clulas epidrmicas, com cutcula mostrando uma leve projeo na regio do ostolo. A cmara subestomtica possui tamanho correspondente a uma ou duas camadas de clulas do clornquima. A seco transversal da lmina foliar mostra duas zonas distintas, a mais externa verde e a mais interna incolor e mucilaginosa. Abaixo da epiderme pode ocorrer uma primeira camada distinta de clulas clorenquimticas, em forma de paliada, e vrias camadas (13 a 18) de clulas clorenquimticas, arredondadas ou irregularmente polidricas (poligonais), ricas em cloroplastdeos e amido, alm de idioblastos contendo feixes de rfides de oxalato de clcio. Freqentemente no se observa distino de forma entre as camadas do clornquima. A quantidade de cloroplastdeos e de amido diminui nas clulas prximas ao parnquima aqfero. Na zona de contato entre o clornquima e o parnquima aqfero ocorrem feixes vasculares, do tipo colateral, alternados com 3 a 5 clulas do clornquima. Na regio da margem foliar este nmero de clulas clorenquimticas pode ser maior. Os feixes vasculares dispem-se em linha paralela epiderme e so separados dela por 10 a 16 camadas de clulas clorenquimticas. A poro superior de cada feixe encontra-se em contato com o clornquima e as pores mediana e inferior penetram no parnquima aqfero. Os feixes vasculares so envolvidos por uma bainha parenquimtica formada por clulas pequenas, hexagonais, contendo amido. Internamente a esta camada e prximo ao floema, encontra-se uma agrupamento de 3 a 5 clulas muito grandes, alm de outras menores, polidricas, um pouco alongadas em direo ao eixo da folha, e de paredes finas, chamadas clulas aloticas ou tecido alofero, repletas de ltex amarelo, viscoso, denominado de lquido alotico ou suco de aloe. No momento em que a folha seccionada transversalmente h o extravasamento do lquido alotico proveniente de cada feixe. O floema externo e pouco desenvolvido, e o xilema formado por dois ou trs/quatro elementos traqueais com algumas fibras. No bordo da lmina algumas clulas podem apresentar paredes mais espessadas. O parnquima fundamental do tipo aqfero, ocupando geralmente 75% da espessura da lmina, sendo formado por clulas muito grandes em relao s do clornquima, incolores, de paredes finas, cheias de mucilagem, dispostas perpendicularmente epiderme. Clulas com rfides de oxalato de clcio tambm ocorrem neste parnquima.

ul

ta

P b

li ca

38

/2

00 9

Soluo (1): transferir 2 ml de gel lquido de aloe para balo volumtrico de 5 ml, completar o volume com metanol e aquecer em banho-maria (60 C) sob agitao durante 10 minutos.

Soluo (2): dissolver 2 mg de beta-sitosterol em 1 ml de metanol.

ENSAIOS DE PUREZA

gua (V.4.2.3): No mximo 98%.

DOSEAMENTO

Carboidratos totais

Soluo-me: transferir 1 ml de gel lquido de aloe para balo volumtrico de 100 ml, completar o volume com gua. Homogeneizar por turbolizao durante 5 minutos. Soluo amostra: transferir 200 l da soluo-me para tubo de ensaio, completar o volume para 0,5 ml com gua e deixar em banho de gelo. Adicionar 0,5 ml de soluo de fenol a 5% e 2 ml de cido sulfrico concentrado. Agitar bem e deixar em repouso a temperatura ambiente por 30 minutos.

Co

Soluo branco: transferir 0,5 ml de gua para tubo de ensaio e deixar em banho de gelo. Adicionar 0,5 ml de soluo de fenol a 5% e 2 ml de cido sulfrico concentrado. Agitar bem e deixar em repouso a temperatura ambiente por 30 minutos. Curva de calibrao: preparar soluo padro de glicose 200 g/ml. Distribuir alquotas de 50, 100, 200, 300, 400 e 500 l desta soluo em tubos de ensaio e completar o volume para 0,5 ml com gua, obtendo-se as seguintes concentraes 10; 20; 40; 60; 80 e 100 g/ml, e deixar em banho de gelo. Adicionar 0,5 ml de soluo de fenol a 5% e 2 ml de

ns

ul

ta

P b

li ca

38

/2

Desenvolver o cromatograma. Remover a placa e secar ao ar. Nebulizar a placa com soluo de anisaldedo sulfrico e deixar em estufa entre 100 C e 105 C, durante 5 a 10 minutos. O cromatograma obtido com a soluo (1) apresenta uma mancha principal de colorao azulada, na mesma altura que a obtida com a soluo (2), (Rf 0,31 aproximadamente).

00 9

cido sulfrico concentrado. Agitar bem e deixar em repouso a temperatura ambiente por 30 minutos. Medir a absorvncia da soluo amostra e da curva de calibrao em 490 nm (V.2.14), 30 minutos aps o seu preparo, utilizando a soluo branco para o ajuste do zero. Calcular o teor de carboidratos totais da amostra a partir da equao da reta obtida com a curva de calibrao da glicose. O resultado expresso em percentagem de carboidratos totais, calculados como glicose, por 100 ml de droga.

XII.2. REAGENTES E SOLUES REAGENTES

Soluo de fenol 5% Preparao dissolver 5 g de fenol em 100 ml de gua. Soluo de anisaldedo sulfrico Preparao - Dissolver 0,5 g de anisaldedo em 100 ml de metanol. Adicionar 4 ml de cido clordrico e 5 ml de cido sulfrico.

Co

ns

ul

ta

P b

li ca

38

/2

00 9

Co

ns

ul

ta

P b

li ca

38

/2

00 9

Legenda: Figura 1: Aloe vera L. - A. aspecto geral da planta sem a inflorescncia; B. aspecto geral de uma folha; C. vista frontal da epiderme voltada para a face adaxial; es: estmatos; D. vista frontal da epiderme voltada para a face abaxial; es: estmatos; E. aspecto geral da folha em seco transversal; cl: clornquima; cu: cutcula; ep: epiderme; pa: parnquima aqfero; fv: feixe vascular; F. detalhe da poro assinalada em E; cal: clula alofera; cl: clornquima; cu: cutcula; ep: epiderme; es: estmato; f: floema; fv: feixe vascular; ga: gro de amido; pa: parnquima aqfero; r: rfides; x: xilema. As rguas correspondem em A a 6 cm, em B a 2 cm; em C, D e F a 100 m e em E 1 mm.

Potrebbero piacerti anche