Sei sulla pagina 1di 7

UNIJUI - Universidade Regional do Noroeste do Estado do RS DETEC Departamento de Tecnologia EGE Curso de Engenharia Eltrica

PROFESSOR: Julio Bolacell DISCIPLINA: Circuitos Eltricos I 5 pontos --

Laboratrio no 3
FONTE DE ALIMENTAO e TRANSFRENCIA MAXIMA DE POTENCIA
O experimento dividido em duas partes: 1) Parte I, denominada PREPARAO, consiste no embasamento terico acerca dos assuntos tratados. Vocs devero responder todos os quesitos das questes. Os resultados devero ser apresentados com duas casas aps a vrgula com arredondamento. 2) Parte II, corresponde parte EXPERIMENTAL. Vocs esto recebendo os equipamentos e componentes necessrios para realizao do experimento. Realizem os experimentos e apresentem as respostas em folhas separadas. Os resultados devem ser entregues em grupos.

FONTE DE ALIMENTAO
A maioria dos equipamentos electrnicos so alimentados com tenso contnua, normalmente de 3V a 30V. Mas a tenso alternada disponvel nas tomadas de nossas casas de 230V. Para transformar a tenso alternada disponvel na tomada em tenso contnua, temos que utilizar um circuito normalmente conhecido como fonte de alimentao. Veja abaixo o diagrama de blocos de uma fonte de alimentao.

1 Transformador monofsico: A sua funo reduzir o nvel de tenso disponvel nas tomadas 230V, para nveis compatveis com os equipamentos electrnicos. 2 - Rectificador: Transforma a tenso alternada (ca) em tenso contnua (cc) pulsante.

Pgina 1 de 7

3 - Filtro: Converte a tenso cc pulsante vinda do rectificador em contnua cc com ondulao. 4 - Estabilizador: Tem a funo de transformar a tenso cc com ondulao em tenso cc pura, que a tenso utilizada pelos equipamentos electrnicos. TRANSFORMADOR Na maior parte das fontes de alimentao, o transformador baixa o nvel da tenso de entrada para valores eficazes na faixa de 5V a 24V. RECTIFICADOR O rectificador converte tenso alternada em tenso contnua pulsante. Um rectificador pode ser de meia onda, onda completa ou em ponte. O dispositivo utilizado nos rectificadores o dodo, devido sua caracterstica de conduzir a corrente elctrica num nico sentido.

RETIFICADOR DE ONDA COMPLETA EM PONTE

Como este tambm um circuito que possui dodos, temos que analis-lo nos dois semi-ciclos da tenso de entrada. Semiciclo positivo:

Pgina 2 de 7

Note que nesse semiciclo os dodos D1 e D2 conduzem e os dodos D3 e D4 no conduzem. Semiciclo negativo:

Nesse semiciclo acontece o inverso em relao ao semiciclo positivo, porm a tenso na carga permanece com a mesma polaridade, o que implica no aproveitamento do semiciclo negativo da tenso de entrada como tenso positiva na carga, repetindo o que acontecia com o rectificador de onda completa com derivao central. As formas de onda ficaro assim:

Tenso de entrada no transformador

Tenso de sada no rectificador

Tenso aos terminais do dodo D1 Corrente no dodo D1 Corrente na carga (RL)

Pgina 3 de 7

A sada resultante de um rectificador uma tenso dc pulsatria, que ainda no seria adequada para alimentar uma carga. Esta tenso poderia ser utilizada, por exemplo, num carregador de baterias, onde a tenso dc mdia suficientemente grande para proporcionar uma corrente de carga para a bateria. Entretanto, como tenso dc para ser utilizada em rdios, aparelhos de som, e computadores, no seria de maneira alguma a indicada. necessrio um filtro para que a tenso dc de sada da fonte seja mais estvel. FILTRAGEM Filtro com condensador
O circuito de filtro mais popular o que utiliza um simples condensador (geralmente electroltico de grande capacidade) em paralelo com a carga, como o representado na seguinte figura. Um condensador ligado sada do rectificador, e uma tenso dc obtida nos terminais do condensador.

Circuito rectificador

C
Filtro com um nico condensador.

Carga

A figura seguinte mostra a forma de onda existente nos terminais de um rectificador com condensador. O tempo T1 o tempo durante o qual os dodos rectificadores de onda completa conduzem, carregando o condensador at a tenso de pico do rectificador, Vm. O tempo T2 o intervalo de tempo durante o qual a tenso de pico do rectificador desce abaixo da tenso de pico, e o condensador descarrega atravs da carga. O ciclo de carga descarga ocorre para cada meio ciclo, isto para um rectificador de onda completa. A tenso filtrada, como mostra a figura, representa uma forma de onda na sada com um nvel dc, Vdc e uma tenso de ripple Vr, resultado da carga e descarga do condensador.

Pgina 4 de 7

Forma da tenso e sada de um rectificador de onda completa com condensador.

A sada filtrada apresenta um nvel dc e alguma variao ac ripple. Quanto menor for a variao ac comparada ao nvel dc, melhor a operao de filtragem.

ESTABILIZADOR/REGULADOR DE TENSO
O circuito regulador pode aproveitar esta entrada dc para produzir uma tenso dc que no s possui menos ripple ou variao ac, como ainda mantm constante o nvel de sada, mesmo para variaes na entrada ou na carga a que est ligada. Esta regulao geralmente obtida, utilizando-se um circuito integrado (Circuito Integrado Linear dentro do
CI existem transstores, dodos zener e resistncias).

Pgina 5 de 7

1- Fonte de Alementao.
2,5 pontos

Montagem retificador em ponte

Figura 01. Montagem de retificador em ponte

&

Monte o circuito proposto e analise os resultados. Calcule as tenses mdias e compare com os resultados experimentais.

Pgina 6 de 7

02- TRANFERNCIA MXIMA DE POTNCAI.


2,5 pontos

Curva da Potncia.

Objetivo:
Verificar experimentalmente, Os parametros onde a potncai transferencia da fonte maxima. Levantar a curva caracteristica da potencioa de uma fonte..

Material experimental: Fonte de tenso varivel. Resistores: 1K, Variavel. 1,5 W Parte experimental: 1- Monte o circuito da figura abaixo. Ajuste a tensa da fonte para 5V. 2- Ajuste a resistencai da decada de acordo com o quadro. Para cada valor, mea e anote a tensa e a corrente na carga. R () 1000 800 600 400 100 60 20 0 V I( mA) P (mW) % Rendimento como a relao entre a potncia til e a potncia gerada

= Pu / PG Pu = V . I PG = E . I
Questes: 1- Calcule a potencia util e o rendimento do gerador para cada valor da resistencia ajustada na dcada, l, preenchendo o quadro anterior. 2- Com os dados obtidos levante a curva da potncia util em funo da corrente PU = f(I). 3- Determine, graficamente, a potncia til mxima transferencia pelo gerador e a corrente de curto-circuito. 4- Determine o valor da resitncia de carga, da tenso do gerador, da corrente e o rendimento para a mxima transferencia de potncia do gerador.

Pgina 7 de 7

Potrebbero piacerti anche