Sei sulla pagina 1di 5

Compreenso do texto 1) Segundo o texto, quais eram, para Durkheim, os objetivos da Sociologia?

A Sociologia deveria se preocupar em explicar a sociedade, encontrar solues para vida social, comparar as sociedades e proceder a classificao das espcies sociais. 2) Como o texto descreve fato social, segundo a viso de Durkheim? So 3 as caractersticas bsicas que distinguem os fatos sociais: Coero: a fora que os fatos exercem sobre os indivduos levandoos a conformarem-se s regras da sociedade em que vivem independentemente de sua vontade e escolha. Essa coero social, garantida por instrumentos de controle denominados Sanesestas se apresentam de duas formas: sanes legais e sanes espontneas. Legais: apresentam sob forma de lei e seu descumprimento resulta em repreenso por parte da sociedade a qual punir seu transgressor. Ex: multa, priso, etc. Espontneas: caracterizam-se pela adoo de conduta inapta ou rejeitada pela estrutura social. O indivduo punido socialmente por meio de aes espontneas rejeitando explicitamente o comportamento inadequado. Ex: vaia, humilhao, etc. Exterioridade: os fatos existem e atuam sob o indivduo independentemente de sua vontade ou de sua adeso consciente, sendo assim, exterior ao indivduo. Mesmo antes do indivduo nascer, a sociedade j determina leis, costumes, regras sociais que lhe naturalmente imposta atravs de mecanismos de coero. Ex: educao. Generalidade: social todo fato que geral, que ocorre em algum setor significativo de uma sociedade ou em distintas sociedades, em um determinado momento histrico ou ao longo do tempo. Durkheim afirmava que um fato geral quando se repete em toda a extenso da sociedade ou entre a maioria dos indivduos que a compem. Os fatos so comuns aos grupos, portanto coletivos e podem ser representados pelas formas de comunicao, linguagem, formas de habitao, sentimentos, valores ticos, estticos e morais. 3) Quais eram os passos que um cientista social deve seguir para garantir a sua neutralidade na anlise dos fatos sociais?

Em primeiro lugar recomenda tratar o fato como coisa, submetendo-o a um exaustivo questionamento para verificar a sua validade como fato social; o cientista deve afastar-se da subjetividade e prenoes, enfocando com objetividade o fato, buscando o afastamento em relao a qualquer opinio existente.

4) Que lei geral Durkheim estabelece para a evoluo das espcies sociais? a passagem das sociedades de solidariedade mecnica para a solidariedade orgnica, ou seja, das formas tradicionais de vida para outras em que o costume, tradio e conscincia coletiva so menos presentes e menos importantes. 5) Durkheim em As regras do mtodo sociolgico afirma: Existem, pois, espcies sociais pela mesma razo por que existem espcies em biologia. Estas, com efeito, so devidas ao fato de que os organismos no constituem seno combinaes variadas de uma nica e mesma unidade anatmica. Que caractersticas da escola positiva podemos encontrar nesse texto? Como os positivistas, Durkheim procura ver nas sociedades manifestaes de um organismo em evoluo. Os conceitos de espcie, organismo, unidade anatmica demonstram a influncia das cincias biolgicas sobre sua teoria. 6) Defendendo a imparcialidade e a objetividade da cincia, Durkheim em As regras do mtodo sociolgico afirma: O sentimento objeto da cincia, no crtico de verdade cientifica. Para Durkheim, a verdadeira cincia deve se guiar pelos sentimentos pessoais do cientista? Por qu? No. Para Durkheim os sentimentos individuais, as sentimentos apenas atrapalham a apreenso da realidade. opinies,

7) Afirmamos que Durkheim considerava a educao, formal e informal, como elemento importante de integrao entre os indivduos sociedade. Vocs concordam com essa posio? Argumentem.

No s para Durkheim, mas para muitos outros estudiosos, entre eles Rousseau, tambm atriburam a educao um papel relevante na integrao do indivduo sociedade, pois cabe a educao a tarefa de passar valores culturais e ticos necessrios para a manuteno da ordem social. 8) Durkheim considerava a generalidade essencial ao fato social. Exemplifique. Fila de desemprego. 9) O crime para Durkheim um fato social normal ou patolgico? Por qu? normal. Existe em todas as sociedades e varia em funo de fatores que independem da vontade dos indivduos dessas sociedades. 10) Busque no texto o conceito de conscincia coletiva. Exemplifique. Conscincia coletiva o conjunto de valores, crenas, normas que tm um carter geral e coletivo. No individual. Toda a teoria sociolgica de Durkheim pretende demonstrar que os fatos sociais tm existncia prpria e independe daquilo que pensa e faz cada indivduo em particular. Embora todos tenham sua conscincia individual, seu modo de comportar e interpretar a vida, no interior de qualquer grupo ou sociedade, obedecem a formas padronizadas de conduta e pensamento. 11) Sobre certos sentimentos que at ento eram considerados inatos no homem como amor filial, piedade, cime Durkheim afirma que eles no so encontrados em todas as sociedades. Tais sentimentos resultam, pois de organizao coletiva em vez de constiturem a base dela. a) Podemos dizer que para Durkheim os sentimentos humanos so fruto de coero social? Por qu? Os sentimentos inatos no seriam fruto da coero social, mas, a forma como os tomamos e lidamos so frutos da educao, da moral e dos costumes de uma sociedade. b) O que seria necessrio para que um sentimento fosse considerado inato no homem e parte de sua natureza? Que esse sentimento fosse encontrado em toda e qualquer sociedade humana e que fosse invarivel durante o tempo, ajustando-se apenas s especificidades de cada tipo social.

12) Definindo normalidade e morbidez dos fatos sociais Durkheim afirma: Chamamos normais os fatos que apresentam as formas gerais e daremos aos outros o nome de mrbido ou patolgico. Exemplifique. O crescimento da fome em todo mundo, com o aumento do nmero de pessoas que ultrapassam para baixo a linha de pobreza, seria um exemplo de um fato social patolgico (coloca em risco a prpria sociedade). O aumento do desemprego, apesar de contribuir com o aumento do nmero de pessoas com fome no mundo seria considerado normal na medida em que parte do funcionamento da sociedade a substituio dos processos produtivos por outros mais eficientes.

Auguste comte
1) Qual a influncia das idias e da teoria de Charles Darwin no pensamento sociolgico positivista?
Os principais cientistas sociais positivistas, combinando as concepes organicistas e evolucionistas inspiradas na perspectiva de Darwin, entendiam que as sociedades tradicionais encontradas na frica, na sia, na Amrica e na Oceania no eram seno exemplares de estgios anteriores, primitivos, do passado da humanidade.

2) Como a idia evolucionista da biologia transposta para as cincias sociais condicionou a viso dos europeus sobre as sociedades noeuropias com as quais entraram em contato a partir do expansionismo imperialista?
As sociedades mais simples e de tecnologia menos avanada deveriam evoluir em direo a nveis de maior complexidade e progresso na escala da evoluo social, at atingir o topo: a sociedade industrial europia.

3) Quais os dois movimentos que Comte distinguia na sociedade? Como ele os relacionava?
dinmico o que representava a passagem para formas mais complexas de existncia, como a industrializao; e de esttico o responsvel pela preservao dos elementos permanentes de toda organizao social. As instituies que mantm a coeso e garantem o funcionamento da sociedade, por exemplo, famlia, religio, propriedade,

linguagem, direito etc. seriam responsveis pelo movimento estvel da sociedade. Comte relacionava os dois movimentos vitais de modo a privilegiar o esttico sobre o dinmico, a conservao sobre a mudana. Isso significava que, para ele, o progresso deveria aperfeioar os elementos da ordem e no destru-los.

8) Com base nas explicaes do texto e em pesquisas adicionais em textos histricos, procure identificar as razes positivistas do lema da bandeira brasileira ordem e progresso. O lema "ordem e progresso" da atual bandeira brasileira expressa os ideais positivistas elaborados por Augusto Comte: "Nenhuma ordem legtima poder daqui em diante estabelecer-se e, principalmente, durar, se no for plenamente compatvel com o progresso. Nenhum grande progresso poder se realizar eficazmente se no tender em ltima anlise para a evidente consolidao da ordem".

Potrebbero piacerti anche