Sei sulla pagina 1di 8

INICIAO AO RPPS

Para iniciar o processo de aprendizagem da prtica do trabalho com RPPS preciso conhecer um pouco da teoria relacionada previdncia no Brasil e a operacionalizao deste regime em municpio.

1. PREVIDNCIA NO BRASIL No Brasil, a previdncia possui trs pilares bsicos, a saber: o Regime Geral de Previdncia Social (RGPS) que o pilar mais abrangente do sistema e cobre os trabalhadores da iniciativa privada e os do regime de economia familiar rural; os Regimes Prprios de Previdncia Social, do funcionalismo pblico (RPPSs); e a Previdncia Complementar Privada, conforme esquema abaixo:

O INSS o mais conhecido, pois abrange os trabalhadores com carteira assinada, regidos pela CLT. A previdncia complementar facultativa e pode ser aberta ou fechada. A aberta pode ser contratada por qualquer pessoa, enquanto a fechada destinada a grupos, como funcionrios de uma empresa, por exemplo. Abaixo, as principais caractersticas de cada uma delas: Fechada - destinada aos profissionais ligados a empresas, sindicatos ou entidades de classe. Em linhas gerais, o trabalhador contribui com uma parte mensal do salrio e a empresa banca o restante, valor que normalmente dividido em partes iguais. Outras empresas, essas mais raras, bancam toda a contribuio. Aberta - oferecida por seguradoras ou por bancos. Um dos principais benefcios dos planos abertos a sua liquidez, j que os depsitos podem ser sacados a cada dois meses.

O foco da empresa ARIMA Solues Atuariais o RPPS, que abrange os servidores titulares de cargos efetivos, isto , aqueles que passaram em concurso pblico para Unio, Estado ou Municpios. 2. INSS x RPPS Nem todos os Entes Federativos possuem RPPS, nesse caso, a empresa oferece o servio de implantao, na qual o prefeito opta por instituir no municpio o regime prprio para os servidores concursados. Algumas caractersticas do RPPS so bastante parecidas com as do INSS, porm, existe certa autonomia para legislar. A finalidade sempre a mesma, acumular recursos suficientes para cumprir com o pagamento dos benefcios (aposentadorias, penses, auxlio-doena, salrio-maternidade, salriofamlia e auxlio-recluso). A diferena inicial que o INSS um rgo nacional, portanto, acumula contribuies de todos os trabalhadores do Brasil, j no RPPS, cada municpio acumula os recursos dos seus servidores.

O quadro abaixo traz um comparativo em relao s contribuies (alquotas) de cada regime.

A alquota de vinte e dois por cento, cobrada pelo INSS, alta devido necessidade de financiar o bilionrio dficit previdencirio que vem se acumulando ao longo dos anos. Ao criar um RPPS, o municpio inicia o plano previdencirio do zero somada s compensaes previdencirias* que por ventura dever receber do INSS referente s contribuies j pagas antes da criao. Sem herdar o dficit, e com a possibilidade de capitalizao**, o custo da previdncia cai e automaticamente a alquota a ser incidida reduzida tambm. Ao invs de repassar os vinte e dois por cento ao INSS, o municpio pode repassar ao RPPS apenas o mnimo de onze por cento, de acordo com os clculos atuariais. Estes so feitos por um aturio e devero ser enviados ao Ministrio (DRAA) pelo menos uma vez ao ano. O ponto principal para o municpio que atravs destes possvel alterar as alquotas de contribuio tanto dos servidores como da prefeitura.

*Caso o servidor tenha contribudo para o INSS antes da criao do RPPS, este receber os respectivos valores, pois ser o responsvel pelo pagamento dos benefcios prometidos.

**Comparativo entre os dois principais tipos de regimes de financiamento

3. CRP O Ministrio da Previdncia Social acompanha mensalmente a administrao dessas previdncias municipais por meio do CRP - Certificado de Regularidade Previdenciria (www.mpas.gov.br), que composto por 40 critrios, destes, aproximadamente, 80% se referem a legislao e dificilmente ficam irregulares. A validade desta certido de 180 dias, sendo renovado, apenas, se todos os critrios estiverem regulares. A parte atuarial e de investimento de responsabilidade do setor de Aturia e Investimentos, os demais critrios so de responsabilidade do setor operacional do RPPS. Os critrios Carter contributivo e Demonstrativo Previdencirio devem ser enviados bimestralmente, por isso, se tornam os mais importantes para o nosso setor. De acordo com a Portaria do MPS n 204/2008 os demonstrativos e os comprovantes devero ser enviados via site at o ltimo dia do ms seguinte ao encerramento de cada bimestre do ano civil. Caso no seja feito o envio, o respectivo bimestre ficar irregular. Periodicamente feito auditorias diretas nos municpios, por meio dos auditores fiscais da previdncia, para verificar se os valores informados esto compatveis com a realidade.

De acordo com a portaria n 204/2008, o CRP ser exigido nos seguintes casos: I - realizao de transferncias voluntrias de recursos pela Unio;

II - celebrao de acordos, contratos, convnios ou ajustes, bem como recebimento de emprstimos, financiamentos, avais e subvenes em geral de rgos ou entidades da Administrao direta e indireta da Unio; III - liberao de recursos de emprstimos e financiamentos por instituies financeiras federais; e IV - pagamento dos valores devidos pelo Regime Geral de Previdncia Social - RGPS, em razo do disposto na Lei n 9.796, de 5 de maio de 1999. As transferncias relativas s aes de educao, sade e assistncia social no deixaro de ser repassadas. Toda a parte legal, referente aos regimes prprios, se encontra no site do Ministrio e devero ser acompanhadas, englobando portarias, orientaes, leis federais, dentre outros. 4. RPPS em um municpio O esquema abaixo representa a estrutura de um municpio com RPPS.

No caso acima, o novo rgo (RPPS) considerado como uma secretaria, podendo, atravs de lei, ser uma autarquia. O presidente do RPPS chamado de gestor e um cargo de confiana do Prefeito, a qual ele poder contratar qualquer pessoa. As secretarias contm uma quantidade diferente de servidores, variando de acordo com o seguimento, por exemplo, a Secretaria de Educao, vide regra, contm uma quantidade maior de servidores que a Secretaria de Administrao. A quantidade de secretarias tambm varia de municpio para municpio. O caso especfico em que utilizamos a folha de pagamento com contribuio para o INSS com o pessoal que trabalha na administrao do RPPS, pois o salrio pago a estes deve estar presente no

balano mensal, informado por competncia. Podem trabalhar no RPPS tanto comissionados como concursados, cedidos de outra secretaria. Os esquemas abaixo representam como feito o recolhimento das contribuies para a previdncia municipal.

No municpio fictcio acima existem 430 servidores concursados e apenas 3 secretarias. Com relao ao pessoal que trabalha na administrao do RPPS, so 2 servidores concursados e 1 funcionrio que contribui para o RGPS (INSS). Cada Secretaria recolhe o valor referente a contribuio descontada dos salrios dos servidores e repassa para a Prefeitura.

Atravs da base de clculo (esta ser explicada mais a frente), a Prefeitura calcula a parte patronal a ser repassada ao RPPS juntamente com o valor retido dos salrios dos servidores. O rgo responsvel por administrar as receitas de contribuies o regime prprio, na pessoa do gestor. Em caso de no repasse, poder ser feito um parcelamento em at 60 meses da parte patronal, no sendo permitido o mesmo para a parte do servidor.

Potrebbero piacerti anche