Sei sulla pagina 1di 10

Normas e Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contbeis

Norma 12
Pgina 1/10

BENS PATRIMONIAIS

BENS PATRIMONIAIS

1.

OBJETIVO Estabelecer procedimentos para a administrao do Patrimnio imobilizado do Conselho

2.

CONCEITOS Constitui Patrimnio imobilizado do Conselho o acervo permanente registrado pela Contabilidade no Ativo Permanente, como Bens Patrimoniais, sendo: a) Bens mveis - aqueles que, pela suas caractersticas e natureza, podem ser transportados sem perda de forma e valor, sendo classificados como materiais permanentes e equipamentos. b) Bens imveis Aqueles que no podem ser transportados, por estarem agregados ao solo ou comporem bem imobilizado. c) Bens intangveis constitudos por patrimnio no mensurvel fisicamente, como linhas telefnicas, marcas e patentes

2.1.1

3. 3.1

REGISTRO PATRIMONIAL DE BENS MVEIS Para o controle dos bens patrimoniais o Conselho utilizada a Ficha Cadastral de Bem Patrimonial (Anexos 01 e 02), na qual o setor responsvel registra as informaes relativas a cada bem, descrevendo-lhe a natureza, nmero de registro patrimonial, valor de compra ou avaliao, localizao fsica e outras informaes pertinentes. A identificao feita pela Plaqueta de Identificao (Anexo 03), metlica e padronizada, com nmero seqencial, afixada em local determinado, para o reconhecimento do bem e controle patrimonial. A plaqueta fixada no pode ser retirada, alterada ou reutilizada, permanecendo afixada pelo tempo de vida do material permanente

3.2

3.3 Os bens que no comportarem as plaquetas devero ser identificados por registro ou marcados indelevelmente com instrumento que no o danifique.

4.

CONTROLE DO MATERIAL PERMANENTE a) o setor responsvel pelo Patrimnio recebe o material adquirido, confere seu estado e confronta suas caractersticas com as especificaes da Nota Fiscal ou documento hbil de aquisio. b) Fixa a plaqueta com a numerao seqencial de registro patrimonial, procurando padronizar um local de afixao para cada tipo de bem, de forma a facilitar a realizao do inventrio anual. c) Preenche a Ficha Cadastral e Bem Patrimonial e emite o Termo de Responsabilidade, enviando-o ao local onde ser utilizado, colhendo o recebimento do responsvel pela sua guarda e conservao.

Normas e Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contbeis

Norma 12
Pgina 2/10

BENS PATRIMONIAIS

4.1

Os bens recebidos em doao sero identificados, aps a confirmao do bom


estado de conservao e da utilidade para o Conselho.

4. 4.1

TERMO DE RESPONSABILIDADE A responsabilidade pela guarda e conservao de material permanente do funcionrio que, em razo de seu cargo ou designao, responde pelo setor onde o bem estiver localizado. Para essa responsabilizao deve ser emitido o Termo de Responsabilidade (Anexos 04 e 05). Ocorrendo a movimentao de pessoal, com a substituio funcionrio, deve ser providenciada a transferncia de responsabilidade, mediante levantamento patrimonial e elaborao de novo Termo, a ser assinado pelo substituto. MOVIMENTAO E CONTROLE A movimentao de bens mveis nas dependncias do Conselho formalizada pela Guia de Transferncia de Bem Patrimonial (Anexos 06 e 07). A sada de qualquer material permanente das dependncias do Conselho obedecer os critrios de controle especficos, determinados pelo Diretor Financeiro, devendo este ser comunicado e autorizar a movimentao. O setor responsvel pelo Patrimnio deve realizar periodicamente inspees e verificao fsica dos bens, confirmando a sua localizao e estado fsico, promovendo medidas para evitar a sua permanncia em estoque ou em uso, controlar os bens mveis ociosos, inservveis, obsoletos, suprfluos, antieconmicos, em excesso ou em condies de alienao, sugerindo medidas para a consistncia do patrimnio. Havendo necessidade, o responsvel pela utilizao do material deve solicitar a sua substituio ou reparo, ou a sua retirada, quando no estiver mais sendo utilizado. Toda alterao ocorrida no acervo patrimonial, tais como: alienaes, baixas, doaes,deve ser comunicada Contabilidade para que se procedam aos registros pertinentes. INVENTRIO DE BENS MVEIS No final de cada exerccio financeiro, realizado o Inventrio de Bens Mveis (Anexo 08), por Comisso de Inventrio designada pelo Presidente do Conselho. A Comisso promover o levantamento fsico do material permanente do Conselho, elaborando o Inventrio onde so registradas todas as ocorrncias e recomendaes sobre o controle patrimonial, como: a) A identificao completa dos bens que figuram no cadastro patrimonial; b) O tombamento dos bens encontrados sem registro; c) A avaliao dos bens que no tiverem valor de aquisio, baseada no registro de outro bem semelhante; d) A existncia de bens julgados desnecessrios, inservveis, suprfluos, obsoletos, ociosos ou imprestveis, de forma a permitir autoridade competente, providncias a respeito; e) O confronto com os registros contbeis, para fim de conciliao.

4.2

5. 5.1 5.2

5.3

5.4 5.5

6. 6.1 6.2

7.

EXTRAVIO OU DESAPARECIMENTO

Normas e Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contbeis

Norma 12
Pgina 3/10

BENS PATRIMONIAIS
7.1

Ocorrendo o desaparecimento de algum material permanente, o responsvel pela sua guarda comunica o fato Administrao, devendo ser determinada a instaurao de sindicncia, de carter reservado, a ser realizada por Comisso de Sindicncia ou por funcionrio nomeado, a fim de apurar a ocorrncia. A apurao implica em providncias como: a) O interrogatrio individual de pessoas que sejam consideradas importantes para elucidao do caso, alm dos funcionrios envolvidos; b) Aprofundamento das averiguaes, em caso de dvida ou ausncia de prova; c) Comparao das informaes colhidas, para verificao de sua coerncia e compatibilidade; d) Elaborao de relatrio circunstanciado, contendo concluses claras, quando possveis, que facilitem a tomada de deciso.

7.2

7.3

Concluda a sindicncia e verificada a impossibilidade de se identificar o causador do extravio, cabe ao Presidente do Conselho decidir sobre a forma de ressarcimento do valor do material desaparecido.

7.4 Sendo o custo de apurao superior ao valor econmico do bem (objetos de pequeno valor), poder no haver sindicncia, cabendo ao Presidente decidir sobre a forma de ressarcimento. 7.5 A gravidade da ocorrncia poder levar a processos cveis, fora da instncia administrativa do Conselho,. Como registro de ocorrncia policial e processo judicial. 8. DANIFICAO DE BENS

Ocorrendo danos ou prejuzos por m utilizao de bens mveis, o fato dever ser apurado, imputando-se a responsabilidade ao usurio, que deve ressarcir o Conselho das despesas relativas ao reparo, sem prejuzo das sanes disciplinares. 9. 9.1 REEMBOLSO E INDENIZAES Os prejuzos causados ao patrimnio do Conselho, resultantes de danos, extravio ou perda de bens, devero ser indenizados pelo responsvel, aps processo regular de apurao de responsabilidade. O responsvel pela guarda e uso do bem dever comunicar imediatamente administrao superior, a ocorrncia de fatos que resultem em prejuzo ao Conselho, implicando em imputao de responsabilidade os casos deliberados de falta dessa comunicao tempestiva. A indenizao ao Conselho poder ser feita por desconto em folha de pagamento do funcionrio responsabilizado, por autorizao expressa do mesmo, ou, na falta desta, cobrada pelas vias legais, se comprovado dolo ou m f. A indenizao feita pelo valor atual do bem, podendo ser parcelado em caso de o dbito ser superior ao suporte financeiro do funcionrio, salvo no caso de resciso de contrato de trabalho, quando ser cobrado todo o dbito remanescente.

9.2

9.3

9.4

10. 10.1

BAIXA DE BEM PATRIMONIAL Os bens mveis incorporados ao patrimnio do Conselho sero baixados por Termo de Baixa de Bens Patrimoniais (Anexos 09 e 10), quando ocorrer:

Normas e Procedimentos Administrativos, Financeiros e Contbeis

Norma 12
Pgina 4/10

BENS PATRIMONIAIS
a) Inutilizao pelo uso normal ou por acidente;

d) Obsolescncia, recuperao antieconmica ou inexistncia de peas de reposio; f) 10.2 Extravio ou roubo. A baixa deve ser justificada em parecer da Comisso de Inventrio ou do setor responsvel pelo Patrimnio, exceto no caso de extravio ou roubo, quando se proceder da forma estabelecida no item 7. Concludo o processo de baixa, o material estar em condies de alienao por doao, cesso definitiva, permuta ou venda, conforme estabelecido na Norma de Licitaes n 09. DOAO DE BENS A doao ocorrer quando o bem se enquadrar nos seguintes casos: a) b) c) d) Ocioso: quando, embora em boas condies de uso, no tiver utilizao; Inutilizvel: quando danificado e seu conserto considerado possvel, mas ultrapasse 50% (cinqenta por cento) de seu valor de mercado; Antieconmico: quando sua manuteno for onerosa, estiver obsoleto ou, por desgaste prematuro, tiver baixo rendimento: Irrecupervel: quando no mais puder ser usado para os fins a que se destina ou sua recuperao for praticamente impossvel ou impraticvel.

10.3

11. 11.1

12. 12.1

CONTROLE DE BENS IMVEIS Os bens imveis de uso do Conselho podero ser prprios, alugados ou cedidos. Em qualquer caso, dever haver um controle patrimonial preciso, com registros abrangentes, contendo:

a) Imvel prprio: Documento de aquisio registrado no Cartrio de Registro de


Imveis.

b) Imvel locado: Contrato de locao e seus aditivos. c) Imvel cedido: Termo de cesso a ttulo de comodato, de uso compartilhado,
etc. 12.3O imvel deve ser mantido em bom estado de conservao e de uso, cabendo ao setor responsvel pelo Patrimnio providenciar o pagamento das despesas incidentes como aluguel, condomnio, seguros, 12.4Atentar para a imunidade do Conselho quanto a tributos que incidem sobre o imvel.

Anexo 01 CONSELHO Registro n Valor unitrio Data

FICHA CADASTRAL DE BEM PATRIMONIAL


Descrio Fornecedor Estado de Conservao do Bem: Nota Fiscal (documento) n Novo Bom Recupervel Doao Cesso Cdigo

Natureza da Aquisio Classe Contbil:

Compra

Transferncia

TIPO DE AQUISIO E DOCUMENTOS DE REGISTRO DO BEM Movimentao Interna Data Documento Localizao Observaes

Baixa Termo n Motivo

Responsvel Nome/Cargo Assinatura

Anexo 02

Modelo Plaqueta de Identificao

Conselho Federal de Psicologia

Patrimnio N
Conselhos Regionais de Psicologia

CFP

CRP/UF
Patrimnio N

CONSELHO ... CONTROLE PATRIMONIAL


Item Patrimnio n

Anexo 03 N
Valor Total

TERMO DE RESPONSABILIDADE N
Descrio Localizao Vlr. Unitrio

Total Geral DECLARAO DO RESPONSVEL

Declaro que os bens patrimoniais acima especificados esto sob a minha responsabilidade, comprometendo-me a mant-los no melhor estado possvel.
Data Responsvel pela guarda Visto do Setor

Anexo 04 CONSELHO ..

GUIA DE TRANSFERNCIA DE BEM PATRIMONIAL


Setor cedente: N Reg. Patrim. Setor recebedor DESCRIO DO MOVIMENTO Discriminao

Valor - R$

Total dos bens transferidos


Motivao:

Assinatura do Cedente Visto Setor de Patrimnio 1 via - Setor de Patrimnio -

Assinatura do Recebedor Observaes

Data Data

2 via - Unidade recebedora -

3 via - Unidade cedente

Anexo 05 INVENTRIO DE BENS MVEIS


Levantamento realizado em

N de Ordem

N do Reg. Patrim.

Cdigo Classif.

Descrio

Localizao

Estado fsico

Valor(R$)

O presente inventrio o resultado da verificao fsica dos bens, confrontada com as Fichas Cadastrais de Bens Patrimoniais correspondentes.

Comisso de Inventrio Assinatura

Nome: Nome: Nome:

Local Assinatura Assinatura Data

Anexo 06

CONSELHO
TERMO DE BAIXA DE BEM PATRIMONIAL
Item N.do Reg. Patrimni o Descrio Termo de Responsabilidade Valor de Aquisio N do Processo de Baixa

N
Cdigo da baixa

inutilizao por uso

inutilizao por acidente

CDIGOS DAS RAZES DE BAIXA obsolescncia 4 recuperao antieconmica

inexistncia de peas

extravio

Proponho a baixa do material acima. Data: Responsvel

Autorizo a baixa na forma proposta, obedecidos os trmites legais Data: Presidente

Procedidos os registros de baixa. Data Contabilidade

Potrebbero piacerti anche