Sei sulla pagina 1di 1

Sociedade Brasileira de Qumica ( SBQ)

Produo de Biodiesel a Partir da Esterificao Cataltica do leo de Soja Empregando xido de Estanho Sulfatado
Tatiana Maciel Serra1,2(PG), Jhosianna P. Vilela da Silva1 (IC), Mnica Arajo da Silva1 (IC), Rusiene Monteiro de Almeida1 (PQ), Simoni M. Plentz Meneghetti1,2 (PQ), Mario Roberto Meneghetti1,2* (PQ)
1 Instituto de Qumica e Biotecnologia / PPGQB Universidade Federal de Alagoas, Av. Lourival de Melo Mota, s/ n CEP 57072-970 Macei - AL Brasil, Telefone: (82) 3214-1373; Fax: 3214-1615 E-mail: *mrm@qui.ufal.br 2 Unidade Acadmica Centro de Tecnologia / PPGEQ Universidade Federal de Alagoas

Palavras Chaves: xido de estanho sulfatado, cidos graxos de soja, biodiesel, esterificao, catlise.

Introduo
O biodiesel uma denominao genrica para combustveis, produzidos a partir de fontes renovveis, como leos vegetais e gorduras animais, e este apresenta caractersticas semelhantes s do leo diesel obtidos do refino do petrleo1. A esterificao uma das reaes utilizadas para a obteno do biodiesel que consiste na reao entre os cidos carboxlicos, encontrados nos leos vegetais, com metanol ou etanol para formar steres metlicos ou etlicos, respectivamente, e gua. A utilizao de catalisadores heterogneos apresenta-se como uma alternativa por eliminar os problemas associados corroso dos equipamentos e facilitar a separao e purificao dos produtos 1,2. Compostos a base de estanho (IV) so conhecidos como precursores catalticos em reaes de poliesterificao, transesterificao e policondensao, para obteno de polmeros e intermedirios3. Resultados recentes mostraram o potencial desses sistemas na obteno de biodiesel. Neste trabalho, a obteno de biodiesel foi conduzida atravs da esterificao do leo de soja em presena do catalisador xido de estanho sulfatado (SnO2/SO4-), em diferentes tempos reacionais. Os resultados mostraram o potencial desses sistemas na obteno de biodiesel via esterificao.

Tabela 1. Resultado da metanlise do cido graxo de soja na presena de catalisador de xido estanho (IV).

Rendimento (% FAMEs) Sem catalisador SnO2 comercial SnO2/SO4- calcinado a 400 C SnO2/SO4- calcinado a 500 C SnO2/SO4- calcinado a 700 C

36,8 42,3 44,0 42,6 41,3

Nessas condies reacionais, os compostos empregados apresentaram atividades catalticas satisfatrias, considerando o curto tempo de reao utilizado e a temperatura de 140C. Cabe salientar que reaes de esterificao ocorrem de forma mais eficiente a temperaturas reacionais elevadas3. Observa-se uma maior atividade quando a reao conduzida em presena do SnO2/SO4- calcinado a 400 C, pois o rendimento reacional em biodiesel mostra uma tendncia de diminuio medida que aumenta-se a temperatura de calcinao. Isto pode estar relacionado formao dos stios ativos adequados para essa reao na temperatura de 400C.

Concluses
Os catalisadores a base de xido de estanho(IV) comercial sulfatado apresentaram atividade cataltica satisfatria na reao de esterificao conduzida a 1 h de reao, 140 C e na proporo molar 400:100:1 (lcool:cido graxo:catalisador). Essa observao permite-nos vislumbrar a perspectiva de aplicao desses catalisadores em condies reacionais mais severas para a obteno de maiores atividades.

Resultados e Discusso
O xido de estanho (IV) comercial foi sulfatado e calcinado em trs diferentes temperaturas. Aps, os catalisadores foram empregados na esterificao do cido graxo de soja com o metanol, comparativamente ao xido de estanho (IV) comercial no sulfatado. Na Tabela 1 so apresentados os resultados de rendimento em steres metlicos (% FAMEs), para as reaes conduzidas por 1 h, 140 C e na proporo molar 400:100:1 (lcool:cido graxo:catalisador). O reator empregado foi um reator fechado de ao INOX de 200mL acoplado com medidor de presso e temperatura. Os produtos obtidos na esterificao do cido graxo de soja, aps o devido tratamento, foram analisados por cromatografia gasosa (CG),empregando-se um instrumento Varian 3400CX.
32 Reunio Anual da Sociedade Brasileira de Qumica
a

Agradecimentos
CNPq,FAPEAL ,FINEP, CAPES _________________________________________
1

P.A.Z. Suarez, S.M.P. Meneghetti, M.R. Meneghetti, C.R. Wolf, Rodrigues, W.; Constantino, A.M.; Carvalho, L.G.; Britto, P.P.;

2007. Qumica Nova 30 (2007) 667.


2

Zotin, F.M.Z.; Aranda, D.G. 2005. Esterificao de cido Graxo de Palma utilizando Catalisadores Heterogneos.
3

Y.C.Brito,V.M.Mello,C.C.S.Macedo,M.R.Meneghetti,S.M.P.Meneg

hetti,Applied Catalysis, 2008,24-28,351

Potrebbero piacerti anche