Sei sulla pagina 1di 14

PONTIFICIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL PUCRS

AS ORGANIZAES COMUNITRIAS E OS SIGNIFICADOS DO RECONHECIMENTO ANDRIA MARIN MARTINS

PORTO ALEGRE 2009

ANDRIA MARIN MARTINS

AS ORGANIZAES COMUNITRIAS E OS SIGNIFICADOS DO RECONHECIMENTO

Artigo apresentado ao Professor Doutor Emil Albert Sobottka, da disciplina Seminrio de Sociologia do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais, da Faculdade de Filosofia e Cincias Humanas.

PORTO ALEGRE 2009

AS ORGANIZAES COMUNITRIAS E OS SIGNIFICADOS DO RECONHECIMENTO

Andria Marin Martins

RESUMO
O presente artigo pretende traar um paralelo entre os significados do Reconhecimento no combate s injustias sociais, e sua relao com a realidade das Organizaes Comunitrias que atuam em regies perifricas nos grandes conglomerados urbanos. Estas organizaes esto presentes em locais distantes da atuao oficial da administrao pblica, em funo de fatores como a dificuldade de acesso, informalidade, alto grau de violncia na regio, e controle social exercido pelo crime organizado. Apesar da ausncia do Estado e o distanciamento dos representantes do poder pblico, as Organizaes Comunitrias realizam um papel relevante em suas comunidades, e buscam o Reconhecimento tanto por parte dos seus pares, como por parte da sociedade e do Estado, em funo de sua luta contra as injustias sociais, como se sentem gratas quando percebem ser alvo deste reconhecimento. Palavras-chave: Organizaes Comunitrias. Reconhecimento. Injustia Social. Conglomerados Urbanos. Periferia.

1. INTRODUO
Com o desenvolvimento econmico acelerado que ocorreu nos paises desenvolvidos, e por consequncia, nos pases em desenvolvimento, principalmente a partir anos 70, o que provocou maiores deslocamentos populacionais do campo em direo aos grandes centros urbanos industrializados, pela busca de melhores condies de vida, em muito prometido pelo Estado de Bem Estar Social, produziu como efeito colateral do desenvolvimento a ampliao das comunidades perifricas, situadas s margens dos conglomerados urbanos, e em muitos casos tornando-se bolses de pobreza no meio destes centros.

Mestranda do Programa de Ps-Graduao em Cincias Sociais da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul PUCRS, Especialista em Gesto do Desenvolvimento Local pelo International Training Center of the International Labour Organization ILO/UNSSC, Turim/Itlia, 2006. E-mail: andreiamartins@esferaagenciasocial.com.br

As periferias urbanas, ou comunidades como so chamados os locais onde se concentram as populaes pobres, possuem toda uma lgica prpria de comportamento e sobrevivncia, visto que no possuem grande parte dos equipamentos urbanos que proporcionam sade, educao e bem estar social. Estas comunidades so regidas por lideranas locais, que surgem muito em funo da prpria necessidade de superao das adversidades provocadas pelo completo abandono por parte do Estado. As relaes estabelecidas entre os membros destas comunidades, so muito baseadas em noes de sobrevivncia, onde os mais capazes de prover auxlio so convocados para cumprirem o papel de lderes, pois possuem mais condies de reivindicar ateno s necessidades especificas de cada coletividade, junto aos representantes do poder pblico e da sociedade em geral. Em outros casos, so os prprios detentores de capacidades que buscam para si o papel de liderana na comunidade, buscando auxiliar aos mais necessitados, atuando junto aos rgos da administrao pblica, e em alguns casos, valendo-se de sua representatividade local para concorrer a cargos pblicos eleitos, como presidente de associao de moradores, podendo chegar a concorrer a cargos na instncia legislativa local, tanto como assessores comunitrios como at mesmo a vereadores. A presena do Estado nestas comunidades bastante pontual, sendo basicamente representado pela Escola Pblica, e em algumas vezes o Posto de Sade, tornando os responsveis destas unidades lideres automticos na comunidade, pois so representantes diretos do Poder Pblico, possuindo a autoridade que ningum mais naquele meio possui. As demais lideranas so os presidentes de associaes locais, geralmente de moradores ou grupos de trabalho, basicamente representados pelos Clubes de Mes e as responsveis pelas Creches Comunitrias (muitas delas sem receber nenhum tipo de auxilio do poder pblico, dependendo sua sustentabilidade da prpria contribuio dos membros da comunidade). O que este trabalho procura demonstrar a reivindicao de Reconhecimento que estas Organizaes Comunitrias buscam, como forma de combater as injustias sociais a que esto expostas, tanto junto a prpria comunidade em que esto inseridas, como junto ao poder pblico e a sociedade em geral, e como suas lideranas agem neste sentido.

2. OS SIGNIFICADOS DO RECONHECIMENTO
O vocbulo Reconhecimento possui uma vasta lista de significaes, partindo de conceitos usualmente aceitos at significaes filosficas, descritas em suas vrias aplicaes, como se o vocbulo reconhecimento tivesse uma estabilidade lexical que justificasse seu lugar a ttulo de verbete no lxico, na ausncia de qualquer apadrinhamento filosfico que estivesse altura da amplitude do campo de suas ocorrncias (RICOUER, 2004, p. 14). Porm o que se pretende estabelecer aqui seu significado enquanto atitude reivindicada por Organizaes Comunitrias e seus lderes junto s comunidades nas quais atuam, e junto ao Poder Pblico e a Sociedade em geral, e por outro lado, o sentimento de gratido gerado por este reconhecimento por parte destas organizaes e suas lideranas. Ou seja, a reivindicao de ser reconhecido seu trabalho e sua relevncia no cenrio local, em funo dos servios prestados comunidade, minimizando os danos provocados pela ausncia de instituies pblicas responsveis pelo atendimento a estas camadas da populao; e o sentido de gratido que estas organizaes percebem quando apontado por parte das autoridades pblicas, ou mesmo pelos membros representativos da sociedade como sendo a sua atuao de grande valor no resgate da auto-estima destas comunidades, reduzindo os prejuzos causados pelas injustias sociais sofridas por estas populaes. As Organizaes Comunitrias exercem suas funes sob o signo da luta, pois as mesmas esto s margens de um sistema formalmente organizado, no possuindo qualquer tipo de registro, seja em rgos oficiais ou em organismos de assistncia social. Sua existncia e permanncia so unicamente garantidas pela luta dos indivduos que precisam da prestao de seu servio em funo do atendimento, o qual proporciona bem estar e qualidade de vida para os membros da comunidade, na tentativa de associar a idia de luta pelo reconhecimento ao que chamo, junto com certos autores, de estados de paz (RICOUER, 2004, p. 233). Estas organizaes so frequentemente, o resultado de esforos coletivos, levado a cabo por vrios membros da comunidade unidos em torno de uma necessidade comum, que encontra na fora da solidariedade a estrutura para sua operao, realizado assim um significativo trabalho para estes indivduos, e para

os demais membros desta comunidade que tambm iro se beneficiar desta iniciativa, tornando-se mais um nesta corrente de necessidades e solidariedade que se estabelece nestes locais.

2.1. Reconhecimento das Organizaes Comunitrias

Para entendermos melhor o conceito de Reconhecimento aplicado aqui, devemos observar as Organizaes Comunitrias como organismos vivos, que possuem uma lgica comportamental prpria. Esta identidade construda atravs da forma de operao que estas instituies adotam no trato com as populaes que atendem, e na forma como seus membros se posicionam, tanto entre si, como com o seu pblico especfico e com a comunidade em geral. O surgimento destas organizaes, conforme mencionado anteriormente, d-se basicamente pela necessidade de ter um servio prestado por uma instituio a esta populao, seja ele educacional ou ocupacional, e a inexistncia deste servio na comunidade, que seja prestado por quem de direito prestar, ou seja, o poder pblico, conforme estabelecido pelo Estado Democrtico de Direito.

(...) por objetivo suplantar a privao de direitos de grupos desprivilegiados e, com isto, a fragmentao da sociedade em classes sociais: contudo a luta social contra a opresso de grupos que se viram privados de chances iguais de vida no meio social concretizou-se sob a forma de luta pela universalizao socioestatal dos direitos do cidado (...) por meio da promoo do status do trabalho assalariado dependente, alcanado com o acrscimo de direitos de compartilhamento e participao poltica, cabe massa da populao a chance de viver com expectativas bem fundadas de contar com segurana, justia social e bem-estar. As injustas condies sociais de vida da sociedade capitalista devem ser compensadas com a distribuio mais justa dos bens coletivos. (HABERMAS, 2004, p.224)

Devemos observar que:

(...) as coisas parecem ser diferentes quando se trata de reivindicar reconhecimento para identidades coletivas ou igualdade de direitos para formas de vidas culturais. (...) No exige ao menos uma espcie de direitos coletivos que faz ir pelos ares a auto-compreenso do Estado democrtico de direito que herdamos (...) (HABERMAS, 2004, p. 225)

A luta por Reconhecimento empreendida por parte destas organizaes basicamente sustentada pela necessidade de se estabelecer um fundamento sobre o qual todos os envolvidos, tanto a comunidade local, como principalmente a autoridade pblica, perceba claramente a importncia deste trabalho, e a relevncia da prestao de um servio que deveria ser fornecido pelo Estado, e que no entanto, est sendo realizado (com as condies que esto dentro das possibilidades destas instituies), com efetividade e constncia por estas organizaes comunitrias. O Reconhecimento percebido por parte das Organizaes Comunitrias, quando estas so indicadas como atores importantes dentro do contexto da promoo do desenvolvimento local, e como responsveis pela minimizao dos danos causados a estas populaes pela excluso social, trazendo bem estar e valorizao comunidade a que pertence, produz efetivamente o sentimento de gratido. Como sendo:

O reconhecimento como gratido. Ter reconhecimento por, demonstrar reconhecimento. Percebe-se a conexo com o que precede; a admisso da dvida em relao a algum, admisso dirigida a esse algum, coloca no caminho da gratido sob a condio da adio da idia de um movimento de retorno, espontneo, gracioso, em todos os sentidos da palavra, como se uma dvida fosse restituda. (RICOUER, 2004, p.19).

Para ilustrar exatamente o que est sendo chamado de Organizaes Comunitrias, e a forma com a qual os indivduos se articulam em torno de suas necessidades e buscam resolve-las independente da atuao ou a presena do poder pblico, segue abaixo o relato de uma liderana local:

ramos um grupo de pessoas vivendo precariamente, na poca em 27 vilas, sem gua, sem luz, sem escolas, sem esgoto, sem calamento, sem terras em plena zona urbana de Porto Alegre; desafiando proprietrios e

latifundirios da regio, que se incomodavam com nossas presenas, mas no nos auxiliavam em nada, s queriam nosso dinheiro, alugavam casas, alugavam terrenos e quando no pagvamos nos despejavam; casas caindo e terrenos sem infra-estrutura nenhuma. Alguns ficavam na rua, outros arranjavam barracas, outros faziam um barranco ali prximo mesmo e fomos morando e nos unindo. Alguns procuravam as lideranas, ofereciam dinheiro, terrenos, casas para que as associaes no apoiassem os despejados, para que os mesmos ficassem fragilizados e fossem embora; ningum se vendeu, todos nos unimos para lutar pelo direito de todos, e em meados de 1979 comeamos a nos reunir com mais freqncia, o local de referncia era o Centro Infantil Juvenil Zona Sul Febem, na poca. Passamos a chamar este grupo de cidados de Unio de Vilas da Zona Sul, pois englobava pessoas tambm do Cristal e Glria, gente de todos os bairros prximos da Cruzeiro e de todas as idades. Uma das necessidades era a regularizao fundiria, a to sonhada terra que um dia seria nossa. No queramos mais ser despejados como bichos sobre um caminho com nossas casinhas dois por dois, e nossas famlias acuadas e cheias de medo. Ficamos fortes com o sofrimento, no tnhamos registro em cartrio, mas tnhamos no peito e na pele o registro de nossas necessidades e sabamos como san-las. A melhor forma era nos unindo cada vez mais, dando as mos e buscando o que necessitvamos, sempre falando a mesma fala e todos agindo do mesmo modo, nenhum vinha contra o outro, se um no estivesse presente para responder por sua comunidade, o outro levantava em nome daquele e buscava da mesma forma o seu direito por igual, afinal as necessidades eram quase as mesmas. (OLIVEIRA, 2007, p.03)

Podemos

identificar

no

texto

acima

claramente

Luta

por

Reconhecimento, e a indignao pelo tratamento reificante recebido tanto por estas organizaes, como pelas pessoas que as compe. Trata-se aqui a Reificao como:
(...) processos relacionados em um sentido decididamente normativo: isto significa um comportamento humano que viola nossos princpios morais ou ticos em tantos outros sujeitos que no so tratados de acordo com suas qualidades humanas, seno como objetos insensveis, inertes, quer dizer, como coisas ou mercadorias. (HONNETH, 2005, p.17).

O processo de Reconhecimento possui aqui dois aspectos relevantes, os quais se pretenderam enfatizar, quais sejam: a luta pelas Organizaes Comunitrias em terem reconhecido seu trabalho e a importncia do mesmo para o desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida das comunidades em que esto inseridos, e por outro lado, o sentimento gerado nestas organizaes quando seu trabalho

apontado como sendo verdadeiramente eficaz na luta contra as injustias sociais que estas comunidades so acometidas. Para citar como exemplo, no ano de 2007, a Unio Europia, atravs do Programa Rede Urb_Al Rede 10 Combate a Pobreza Urbana, dentro da atividade de Apoio Inovador de Incluso Social , constante no projeto Cidades e Cidados pela Incluso Social, atribuiu ao Projeto Demonstrativo de

Desenvolvimento Local Centro de Capacitao Profissional Cruzeiro, um prmio pelo esforo da comunidade da regio da Grande Cruzeiro, no municpio de Porto Alegre, em unir esforos para sanar uma dificuldade que era de todos, qual seja: acesso a capacitao profissional para ingressar em um mercado de trabalho competitivo, que exige alta qualificao dos candidatos. O prmio, alm de ser um reconhecimento efetivo dos organismos internacionais que atuam diretamente com a melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes, permitiu s lideranas locais, e a toda a comunidade se ver retratada em um seminrio, que resultou na elaborao de uma cartilha contendo a histria da regio, relatada por seus moradores, protagonistas de todo este processo. Quando o reconhecimento vem por meios oficiais, oriundos da autoridade pblica, promove nestas comunidades uma sensao de bem-estar e dever cumprido, servindo como motivao para continuar e aprimorar sua atuao, servindo de exemplo para outras comunidades e regies, as quais tambm, pelo exemplo, promover sua prpria qualificao, que levar no futuro, a um processo emancipatrio. Neste caso podemos visualizar claramente os sentidos do

reconhecimento, o qual parte do Estado para com as Organizaes Comunitrias, como das prprias organizaes para com o Estado, no momento em que se sentem gratificadas por tanto esforo empreendido na luta contra as injustias sociais as quais esto constantemente expostas. Quando este movimento se estabelece, podemos verificar uma espiral de desenvolvimento em ao, onde cada um dos atores deste cenrio procura aprimorar sua atuao para agregar valor ao processo, promovendo a melhoria das condies de vida para todos, minimizando os distanciamentos e as injustias. Porm este exemplo somente reflete um fato especifico, no podendo ser tomado

10

como padro de comportamento, tanto das Organizaes Comunitrias como do Estado.

2.2. Reconhecimento dos Indivduos

As

referncias

feitas

at

agora

Organizaes

Comunitrias,

salientaram os esforos coletivos locais, empreendidos no sentido de amenizar os prejuzos causados pelas injustias sociais, que alijam grandes contingentes populacionais de seus direitos estabelecidos, sem ao menos buscarem formas de sanar esta privao de acesso ao Estado de Bem Estar, promovido pelo Estado Democrtico de Direito. Nesta parte do trabalho ser colocado o foco nos indivduos que empreendem estes esforos, os quais potencializados pelo coletivo, promovem o desenvolvimento local e a melhoria da qualidade de vida das comunidades carentes. So os indivduos os protagonistas deste processo de desenvolvimento, somente com a unio e harmonizao dos interesses das pessoas que se pode avanar na busca da justia social. Esta individualizao necessria para podermos entender como de fato se do estas lutas, sendo a luta pelo reconhecimento o escopo aqui apresentado, pois s quando todo o sujeito vem a saber de seu defrontante que ele igualmente se sabe em seu outro, ele pode possuir a confiana segura de que o outro para mim. Para designar esta relao mutua de conhecer-se-no-outro, Hegel emprega (...) o conceito de reconhecimento. (HONNETH, 2003, p. 77). Para ilustrar esta relao, voltamos ao depoimento da liderana comunitria da Vila Cruzeiro, em seu relato:
Ns sabamos que ramos cidados favelados mas conscientes e convictos que queramos todos, uma vida melhor para ns, para nossos filhos e nossos netos, e s seria possvel se ns buscssemos, ningum buscaria para ns, este era o objetivo da Unio de Vilas. Tnhamos, no movimento comunitrio, pessoas das vilas, pessoas que vinham por curiosidade ver aquele povo se reunindo, discutindo poltica da comunidade, a poltica da sobrevivncia com seus esforos. Em ordem, mas quando necessrio arregaavam as mangas e iam a luta homens,

11

mulheres, crianas, negros, brancos, mestios, porm todos com o mesmo objetivo: morar. Quando uma vila ia ser despejada sabamos, amos todos no momento da ao, conseguamos na maioria das vezes conter, negociar e at adiar a ao, e at regularizar muitas vezes a permanncia no local de nossas famlias. Fracassos tivemos alguns... Com todo este movimento vieram engrossar nossas reunies alguns voluntrios de fora, alguns professores, advogados, estagirios, etc., que acabavam abraando nossa causa e nos auxiliando com suas horas vagas no trabalho. Durante oito anos fizemos nossa histria sem nenhum documento oficial e conseguimos nosso objetivo, fortalecer as associaes e nos fazer respeitar pela sociedade e pelo governo. (OLIVEIRA, 2007, p.04)

Os indivduos buscam, na realizao do seu trabalho, o reconhecimento por sua contribuio ao todo, principalmente quando este trabalho realizado em prol de uma grande quantidade de pessoas que necessitam, de fato, deste trabalho. Desta forma, os sujeitos precisam ter reconhecido mutuamente a legitimidade de sua posse gerada pelo trabalho e assim ter-se transformado em proprietrios uns para os outros, a fim de trocar parte correspondente de sua riqueza legtima por um produto de sua escolha. (HONNETH, 2003, p. 97). Quando as condies de sobrevivncia so to seriamente ameaas, os indivduos so mobilizados em torno de algo que os una efetivamente, e onde sua ao possa remediar esta ameaa, promovendo uma sensao de superao desta adversidade, mesmo que em pequena escala. neste momento que surgem as lideranas comunitrias, imbuias de esprito de luta pela melhoria de condies para a coletividade, onde a ao individual toma o corpo do coletivo para reivindicar o reconhecimento das necessidades de atendimento que estas comunidades enfrentam, e principalmente perante a ausncia do Estado. Na luta pela reduo da distncia entre as classes, fruto de um crescimento econmico desigual, que confere a uns um local de destaque, e a grande maioria o confinamento em condies extremamente precrias de sobrevivncia, vemos que a solidariedade necessria para integrar tambm as sociedades modernas no dever fluir de fontes da tradio moral ou religiosa, mas da realidade econmica. (HONNETH, 2008, p. 61).

12

3. CONCLUSO

A luta pelo Reconhecimento empreendida tanto pelas Organizaes Comunitrias, quanto por suas lideranas, esboa o lado da resistncia e da superao das adversidades enfrentadas pelas grandes massas excludas das benesses sociais experimentada pelo desenvolvimento econmico e apontadas pelo Estado de Bem Estar. O desenvolvimento econmico demonstrou, que somente com o crescimento e a acumulao de recursos, no suficiente para o enfrentamento das disparidades e desigualdades promovidas por este desenvolvimento. No processo de desenvolvimento econmico, muitas fatias da populao foram alijadas de usufrurem do beneficio causado por este mesmo desenvolvimento. Foi pago o nus sem o gozo do bnus. Nas localidades perifricas ou nos bolses de excluso urbanos, criaramse organizaes que iniciaram um movimento reivindicatrio de direitos, os quais estavam sendo negados por discursos segregatistas que focavam seus argumentos na promoo dos valores da liberdade individual, apartando e tornando invisveis as camadas pobres da sociedade. Percebendo a excluso a qual estavam sendo expostos, Organizaes Comunitrias e suas lideranas empreenderam esforos, individuais e coletivos em direo a reivindicao de seus diretos, os quais o Estado Democrtico de Direito diz responder. Apesar da aparente invisibilidade a qual estavam expostos, mudaram o rumo de seus destinos e saram em luta de seu reconhecimento, tanto por parte do Estado, como de toda a sociedade. Depois de tantos conflitos sociais, tantas lutas e reivindicaes, quando estas mesmas Organizaes Comunitrias, e suas lideranas, percebem-se senhores de suas conquistas, legitimadas por tantos esforos, o sentimento que resta quieto no peito de cada indivduo, vtima desta excluso, a sensao do dever cumprido. De que apesar de tanta luta e tanto sofrimento, nada foi em vo, e as conquistas vo se acumulando, gerao aps gerao, at o momento em que no ser mais to necessria a luta de seres humanos para serem reconhecidos por

13

outros seres humanos em seus mais elementares direitos, vida, sade, educao e moradia.

COMMUNITY ORGANIZATIONS AND THE MEANINGS OF RECOGNITION

ABSTRACT

This article aims to draw a parallel between the meanings of Recognition in the fight against social injustice, and their relationship with the reality of community organizations that work in remote regions in large urban conglomerates. These organizations are present at sites distant from the performance of official government, based on factors such as the difficulty of access, informality, high level of violence in the region, and social control exercised by organized crime. Despite the absence of state and the distance of government representatives, of community organizations have a role in their communities, and seek the recognition by both their peers and by society and the state, according to their fight against the social injustice and feel grateful when they realize this target is recognized. Keywords: Community. Recognition. Social injustice. Urban conglomerates. Slums.

Data de entrega: 02 de junho de 2009.

14

REFERNCIAS

_____Projeto Demonstrativo Centro de Capacitao Profissional Cruzeiro. Implantao do Programa de Governana Solidria Local PGSL. Porto Alegre, 2007.

RICOUER, Paul. Percurso do Reconhecimento. So Paulo: Loyola, 2006.

HABERMAS, Jrgen. A Incluso do Outro. So Paulo: Loyola, 2004.

HONNETH, Alex. Trabalho e Reconhecimento. Porto Alegre: Civitas, 2008.

HONNETH, Alex. Reificacin: Um estdio de la teoria del reconocimiento. Buenos Aires: Katz, 2007

HONNETH, Alex. Luta por Reconhecimento: A gramtica moral dos conflitos sociais. So Paulo: Editora 34, 2003.

Potrebbero piacerti anche