Sei sulla pagina 1di 3

Bullying uma situao que se caracteriza por agresses intencionais, verbais ou fsicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais

s alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valento, brigo. Mesmo sem uma denominao em portugus, entendido como ameaa, tirania, opresso, intimidao, humilhao e maltrato. " uma das formas de violncia que mais cresce no mundo", afirma Clo Fante, educadora e autora do livro Fenmeno Bullying: Como Prevenir a Violncia nas Escolas e Educar para a Paz (224 pgs., Ed. Verus, tel. (19) 4009-6868 ). Segundo a especialista, o bullying pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades, famlias, vizinhana e locais de trabalho. O que, primeira vista, pode parecer um simples apelido inofensivo pode afetar emocional e fisicamente o alvo da ofensa. Alm de um possvel isolamento ou queda do rendimento escolar, crianas e adolescentes que passam por humilhaes racistas, difamatrias ou separatistas podesm apresentar doenas psicossomticas e sofrer de algum tipo de trauma que influencie traos da personalidade. Em alguns casos extremos, o bullying chega a afetar o estado emocional do jovem de tal maneira que ele opte por solues trgicas, como o suicdio. Nos links, abaixo, voc encontra respostas para as dvidas mais recorrentes relativas ao tema.

2. O que no bullying? Discusses ou brigas pontuais no so bullying. Conflitos entre professor e aluno ou aluno e gestor tambm no so considerados bullying. Para que seja bullying, necessrio que a agresso ocorra entre pares (colegas de classe ou de trabalho, por exemplo). Todo bullying uma agresso, mas nem toda a agresso classificada como bullying. Para Telma Vinha, doutora em Psicologia Educacional e professora da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), para ser dada como bullying, a agresso fsica ou moral deve apresentar quatro caractersticas: a inteno do autor em ferir o alvo, a repetio da agresso, a presena de um pblico espectador e a concordncia do alvo com relao ofensa. ''Quando o alvo supera o motivo da agresso, ele reage ou ignora, desmotivando a ao do autor'', explica a especialista.

3. O bullying um fenmeno recente? No. O bullying sempre existiu. No entanto, o primeiro a relacionar a palavra a um fenmeno foi Dan Olweus, professor da Universidade da Noruega, no fim da dcada de 1970. Ao estudar as tendncias suicidas entre adolescentes, o pesquisador descobriu que a maioria desses jovens tinha sofrido algum tipo de ameaa e que, portanto, o bullying era um mal a combater. A popularidade do fenmeno cresceu com a influncia dos meios eletrnicos, como a internet e as reportagens na televiso, pois os apelidos pejorativos e as brincadeiras ofensivas foram tomando propores maiores. "O fato de ter consequncias trgicas como mortes e suicdios - e a impunidade proporcionaram a necessidade de se discutir de forma mais sria o tema", aponta Guilherme Schelb, procurador da Repblica e autor do livro Violncia e Criminalidade Infanto-Juvenil (164 pgs., Thesaurus Editora tel. (61) 3344-3738).

4. O que leva o autor do bullying a pratic-lo? Querer ser mais popular, sentir-se poderoso e obter uma boa imagem de si mesmo. Isso tudo leva o autor do bullying a atingir o colega com repetidas humilhaes ou depreciaes. uma pessoa que no aprendeu a transformar sua raiva em dilogo e para quem o sofrimento do outro no motivo para ele deixar de agir. Pelo contrrio, sente-se satisfeito com a opresso do agredido, supondo ou antecipando quo dolorosa ser aquela crueldade vivida pela vtima. ''O autor no assim apenas na escola. Normalmente ele tem uma relao familiar na qual tudo se resolve pela violncia verbal ou fsica e ele reproduz isso no ambiente escolar'', explica o mdico pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associao Brasileira Multiprofissional de Proteo Infncia e Adolescncia (Abrapia). Sozinha, a escola no consegue resolver o problema, mas normalmente nesse ambiente que se demonstram os primeiros sinais de um praticante de bullying. "A tendncia que ele seja assim por toda a vida, a menos que seja tratado", diz.

6. Como identificar o alvo do bullying? O alvo costuma ser uma criana com baixa autoestima e retrada tanto na escola quanto no lar. ''Por essas caractersticas, difcil esse jovem conseguir reagir'', afirma o pediatra Lauro Monteiro Filho. A que entra a questo da repetio no bullying, pois se o aluno procura ajuda, a tendncia que a provocao cesse.

Alm dos traos psicolgicos, os alvos desse tipo de violncia costumam apresentar particularidades fsicas. As agresses podem ainda abordar aspectos culturais, tnicos e religiosos. "Tambm pode ocorrer com um novato ou com uma menina bonita, que acaba sendo perseguida pelas colegas", exemplifica Guilherme Schelb, procurador da Repblica e autor do livro Violncia e Criminalidade Infanto-Juvenil (164 pgs., Thesaurus Editora tel. (61) 3344-3738).

7. Quais so as consequncias para o aluno que alvo de bullying? O aluno que sofre bullying, principalmente quando no pede ajuda, enfrenta medo e vergonha de ir escola. Pode querer abandonar os estudos, no se achar bom para integrar o grupo e apresentar baixo rendimento. Uma pesquisa da Associao Brasileira Multiprofissional de Proteo Infncia e Adolescncia (Abrapia) revela que 41,6% das vtimas nunca procuraram ajuda ou falaram sobre o problema, nem mesmo com os colegas. As vtimas chegam a concordar com a agresso, de acordo com Luciene Tognetta, doutora em Psicologia Escolar e pesquisadora da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinhas (Unicamp). O discurso deles segue no seguinte sentido: "Se sou gorda, por que vou dizer o contrrio?" Aqueles que conseguem reagir podem alternar momentos de ansiedade e agressividade. Para mostrar que no so covardes ou quando percebem que seus agressores ficaram impunes, os alvos podem escolher outras pessoas mais indefesas e passam a provoc-las, tornando-se alvo e agressor ao mesmo tempo.

13. O que fazer para evitar o bullying? A Associao Brasileira Multiprofissional de Proteo Infncia e Adolescncia (Abrapia) sugere as seguintes atitudes para um ambiente saudvel na escola: - Conversar com os alunos e escutar atentamente reclamaes ou sugestes; - Estimular os estudantes a informar os casos; - Reconhecer e valorizar as atitudes da garotada no combate ao problema; - Criar com os estudantes regras de disciplina para a classe em coerncia com o regimento escolar; - Estimular lideranas positivas entre os alunos, prevenindo futuros casos; - Interferir diretamente nos grupos, o quanto antes, para quebrar a dinmica do bullying. Todo ambiente escolar pode apresentar esse problema. "A escola que afirma no ter bullying ou no sabe o que ou est negando sua existncia", diz o pediatra Lauro Monteiro Filho, fundador da Associao Brasileira Multiprofissional de Proteo Infncia e Adolescncia (Abrapia). O primeiro passo admitir que a escola um local passvel de bullying. Deve-se tambm informar professores e alunos sobre o que o problema e deixar claro que o estabelecimento no admitir a prtica. "A escola no deve ser apenas um local de ensino formal, mas tambm de formao cidad, de direitos e deveres, amizade, cooperao e solidariedade. Agir contra o bullying uma forma barata e eficiente de diminuir a violncia entre estudantes e na sociedade", afirma o pediatra. 16. Como deve ser uma conversa com os pais dos alunos envolvidos no bullying? preciso mediar a conversa e evitar o tom de acusao de ambos os lados. Esse tipo de abordagem no mostra como o outro se sente ao sofrer bullying. Deve ser sinalizado aos pais que alguns comentrios simples, que julgam inofensivos e divertidos, so carregados de ideias preconceituosas. ''O ideal que a questo da reparao da violncia passe por um acordo conjunto entre os envolvidos, no qual todos consigam enxergar em que ponto o alvo foi agredido para, assim, restaurar a relao de respeito'' explica Telma Vinha, professora do Departamento de Psicologia Educacional da Faculdade de Educao da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Muitas vezes, a escola trata de forma inadequada os casos relatados por pais e alunos, responsabilizando a famlia pelo problema. papel dos educadores sempre dialogar com os pais sobre os conflitos - seja o filho alvo ou autor do bullying, pois ambos precisam de ajuda e apoio psicolgico. Exemplos dos tipos bullying: Insultar a vtima Ataques fsicos repetidos contra uma pessoa Interferir com a propriedade pessoal de uma pessoa Espalhar rumores negativos e fofocas sobre a vtima Fazer com que a vtima faa o que ela no quer, por meio de ameaas Fazer comentrios depreciativos sobre a famlia de uma pessoa Isolamento social da vtima. Usar internet para praticar o cyberbullying Chantagem Usar de sarcasmo evidente para se passar por amigo

Potrebbero piacerti anche