Sei sulla pagina 1di 8

QUARTA FEIRA, 14 DE SETEMBRO 16H45 NMERO

26

Eu no teria faltado a um Seminrio por nada nesse mundo (Philippe Sollers) Ns ganharemos porque no temos outra escolha (Agnes Aflalo)

O VENTO EM POPA BRINDE Traduo: Augusto de Campos Nada, esta espuma, virgem verso A no designar mais que a copa; Ao longe se afoga uma tropa De sereias vrias ao inverso. Navegamos, meus fraternos Amigos, eu j sobre a popa Vs a proa em pompa que topa A onda de raios e de invernos; Uma embriaguez me faz arauto, Sem medo ao jogo do mar alto, Para erguer, de p, este brinde Solitude, recife, estrela A no importa o que h no fim de um branco af de nossa vela.

Esse belo poema inaugural de Mallarm, o primeiro da coletnea Poesias, um brinde em homenagem aos que correm o risco da aventura potica, malgrado a angstia, e cedem a iniciativa s palavras para que se acendam os reflexos recprocos, aventura da linguagem perigosa perdidos sem mastro, sem mastros, sem ilhas frteis a vogar... Mas, oh meu peito, ouve a cano que vem do mar! (Brisa marinha traduo de Augusto de Campos NT). Mas, para ns, o convite viagem no carece de mastro, e o capito em poupa, que tambm o nome de uma constelao pertencente grande constelao Navire Argo, navio elevado pelos deuses ao nmero dos astros, em razo das faanhas dos argonautas. Ela contm a estrela Naos, 20.000 vezes mais brilhante do que o sol!

Bons ventos ento aos argonautas, como o diz Jacques-Alain Miller, o velo de ouro se chama a reconquista do campo freudiano. Rose-Marie Bognar.

Os argonautas acolhero os participantes das 41a Jornadas da ECF as Jornadas Lacan cujo tema : praxis lacaniana da psicanlise 8 e 9 de outubro de 2011 no Palais des Congrs, Paris. .

AS 44 PRIMAVERAS DO PASSE por Catherine Lazarus-Matet


Quarenta e quatro anos. O passe completar 44 anos em outubro. Essa reentrada lacaniana, nesse vibrante e intenso trintenrio da morte de Lacan me levou a fazer esse calculozinho quando li, na pgina 8 de Vida de Lacan, que Jacques-Alain Miller dava a operao do passe, relatrio do curso de uma anlise, como exemplo do que mais parece com uma autobiografia. No se festejar esse aniversrio da Proposio sobre o psicanalista da Escola como um aniversrio, uma vez por ano, no. Sim, sim, Alice, os desaniversrios, certamente... Mas a ocasio das homenagens nos conclama a dizer que, se Lacan continua vivo para cada um, no que concerne sua inveno, cabe a cada um dela manter a atualidade, o porvir. Homenagem ao passe, a quem se arrisca. Ele existe, ele vive, flutua, reativo aos acontecimentos que escandem a vida da Escola de Lacan, para alm do momento singular em que ele se impe a tal ou qual analisante, aonde para um sujeito ele deixa de permanecer no horizonte de sua anlise. As jornadas da ECF de 2009 deram, a mais de um, o sabor da coisa. Ento, a reentrada 2011... Os pequenos e grandes fatos dessa reentrada fazem se entrechocar para o pior e para o melhor as baixezas das mentiras verdadeiras e a grandeza da verdade mentirosa. Do meu lugar de secretria do passe da ECF, de uma nitidez brilhante que uma das respostas para quem se faz um nome nas costas dos outros, a autenticidade dessa experincia, aonde cada um se desfaz dos contornos imaginrios para ofertar ao pblico o que, sob seu nome, faz seu ser. um convite a continuar a correr o risco da experincia do passe que diz, melhor que tudo, a justeza e a lgica do que concebeu Lacan para a transmisso da psicanlise. O risco, hoje, chama-se frequentemente perda, ao passo que ele supe tambm um ganho. Ganho para o ensinamento de cada um e de todos. Ganho para um estilo de humanidade.

Um gozo inacessvel? por Marie-Christine Sgalen

Eu me perguntei por que o fato de seguir Lacan percebido de sada como uma arregimentao, uma alienao e se v suspeito de uma forma de sectarismo? Tratar-se-ia de uma fachada imaginria? A dificuldade viria do fato de que os Escritos e os Seminrios de Lacan, por causa de sua ilegibilidade, seriam percebidos como uma forma de saber reservado aos iniciados, logo uma forma de poder? Essa viso de uma modalidade de gozo inacessvel suscitaria a inveja e provocaria o dio? curioso desconhecer totalmente o saber que busca transmitir Lacan, saber absolutamente particular, um saber que escapa, pelo contrrio, a toda tomada de poder, a toda forma de controle, em minha opinio. que o saber do qual se trata no se d comodamente (Eu falo s paredes, p. 20). Lacan jamais se cansou de encontrar as modalidades de transmisso que transbordavam os limites da mestria e do universitrio, de abrir os seminrios a quem desejasse ouvi-lo, ou seja, a todos que no recuavam numa abordagem particular desse saber indito que o discurso do inconsciente para um sujeito. ... a novidade que a psicanlise revela, um saber desconhecido a si mesmo (eu falo s paredes, p. 22).

Seguir Lacan, de minha parte, uma orientao, ou seja, uma direo, uma visada, no uma teoria modelo ou um mestre a se imitar, , na clnica, utilizar os instrumentos (tais como o simblico, o imaginrio, o real, o enlaamento RSI, o sintoma, etc...), e se encarregar de fazer uso disso (e bom uso, tanto quanto possvel). As diferentes facetas do personagem Lacan (sobre as quais as mdias tanto insistem), por mais excntricas que sejam, por vezes mesmohors-sens, permanecem, na minha opinio, maneiras originais, inditas, necessrias a uma transmisso do que, por essncia, intransmissvel pela via da compreenso. Lacan, com seu estilo inimitvel, com seu ensinamento que jamais se quis universitrio, hoje nos d responsabilidades: no de repetir de modo idntico um saber que ele teria estabelecido de forma definitiva, mas de encontrar novas modalidades de transmisso, sempre a se reinventar, a se re-atualizar no caso a caso... Voc decidiu, senhor Miller, subir sobre a cena do mundo e fazer soar o som do Shofar, eu o vejo como signo de uma interpretao hoje necessria para que o discurso cientista e miditico sobre a psicanlise no se desenvolva na indiferena geral e no consenso frouxo. Eu o escuto como a marca de uma recusa (de esquecimento do nome!), mas tambm como uma escanso... que deveria, seno despertar os mortos, ao menos ressuscitar o fogo do desejo!

APOIO A JUDITH MILLER

Le diable probablement endereou no dia 12 de setembro a seguinte carta a Judith Miller: Indignados pelas alegaes colocadas em circulao no dia 1 de setembro pela Sra. Roudinesco em seu livro, alegaes segundo as quais os ltimos votos de Jacques Lacan teriam sido trados, e que, havendo desejado funerais catlicos, ele teria sido enterrado, a despeito de sua vontade, sem cerimnia e na intimidade, ns vos asseguramos, cara Sra. Judith Miller, assim como a vossa famlia, nossa amizade e nossa solidariedade diante da injria, de nossa confiana em vossa retido, da qual testemunha vossa ao incansvel h trs dcadas a servio de ensinamento de vosso pai e de seus alunos pelo mundo. A equipe de redao de Le Diable probablement. Convidamos a todos que compartilham dessa indignao e dessa confiana a co-assinar essa mensagem. Enderear assinatura, endereo eletrnico ou postal e eventualmente mensagem a: diableprobablement@gmail.com

8 h dessa manh, 350 signatrios, a lista completa aparecer em breve.

VIAGEM AO PAS DAS LIVRARIAS

Catherine Orsot Cochard comunica:

Para o lanamento do livro Vida de Lacan durante 2012, viagens previstas de JAM para as seguintes livrarias: AIX Livraria Vents du Sud - ANGERS Livraria Richer - BREST Livraria Dialogues - BRUXELLES Livraria Tropismes - CLEMONT-FERRAND Livraria Les Volcans - GENVE Livraria le Parnasse e Fundao Martin Bodmer - GRENOBLE Livraria de lUniversit, Le Square - LILLE Livraria Le Furet du nord - LYON Livraria Le bal des ardents - MONTPELLIER Livraria Sauramps - NANCY Livraria Lautre rive -

NICE Livraria Massna - ORLANS Livraria Les temps modernes - QUIMPER Livraria Ravy - RENNES Livraria le Failer - LA ROCHELLE Livraria Les saisons.

Conexes

LIBERTEM RAFAH! Comunicado de Jacques-Alain Miller em la rgle du jeu: http://laregledujeu.org/2011/09/13/7095/jacques-alainmiller-sengage-pour-la-liberation-de-rafah-nached/

A Lacan sua Lacuna. Por ocasio dos 30 anos da morte de Jacques Lacan, la Rgle du jeudedica trs seminrios ao psicanalista. http://laregledujeu.org/seminaires/2011/09/12/a-lacan-sa-lacune/

O Correio das leitoras e dos leitores tambm, claro


Jean-Pierre Klotz. Lacan com Miller. Lendo Clotilde Leguil sobre Lacan com Miller, quando ela enuncia esse efeito de transmisso de Lacan sobre pessoas de sua gerao que jamais encontraram Lacan, eu s posso me rever com a mesma idade, na poca de dissoluo da EFP, da fundao da ECF, pouco antes da morte de Lacan. Emergindo de minha provncia hiperlacaniana (Strasbourg, na poca), eu me vi mergulhado numa balbrdia em que cada um protestava por sua fidelidade a Lacan, supostamente seqestrada por seus prximos aos quais foram recusados todos os ttulos a se fazer em nome da psicanlise. Jacques-Alain Miller, j ele, era acusado, denunciado, rejeitado, proscrito pelos antigos da ex Escola Freudiana de Paris, com uma violncia explcita de deixar assustado. E, todavia, ele tinha do que se orientar, captar que ele veiculava uma relao para com Lacan, uma leitura, um estilo de elaborao e de abordagem da experincia analtica que deixava os demais obsoletos. A reverncia mumificada, as nfases sobre a excentricidade do personagem, s custas do outro Lacan aonde Jacques-Alain Miller colocava, de modo at ento indito, a dimenso no toda significante de seu ensinamento, isso se expressava em termos que a atualidade dessa re-entrada revitaliza. Nossa leitura de Lacan, nossa prtica da psicanlise, nosso trabalho dali foi radicalmente reorientado.

Para ns, h 30 anos Lacan com Miller, mesmo para os que conheceram Lacan. Isso se repete ao mesmo tempo que permanece novo. O que ocorre hoje, a tentativa de apagamento reiterado pelos novos protagonistas que so tambm sempre os mesmos, os que querem colocar Lacan no museu dos grandes pensadores para que dele se sirva apenas como uma referncia corts, um novo despertar, e sempre o mesmo combate, que no cessar jamais com uma Lacan mantido ativo por Jacques-Alain Miller. Que uma nova gerao esteja nas primeiras linhas desse combate incessante uma felicidade! Marco Focchi. Caro Miller, parece absolutamente fundamental essa tomada de posio da parte da psicanlise e a necessidade de que ela doravante se expresse sem rodeios como fora material e poltica. Por minha parte, j assinei o apelo e farei todo o possvel para sustentar essa causa. Saudaes amigveis. Ricardo Seldes: Chega disso!!! Colocaremos todos nossos esforos para que se conhea a demanda de liberao de Rafah e para que se oua essa reivindicao. O desaparecimento forada das pessoas algo insuportvel. Laurent Le Vaguerese. Apelo pela liberao de Rafah Nached. Nossa colega, a psicanalista sria Rafah Nached, foi presa sbado (10 de setembro) 1:30 h. da manh (horrio local de Damas) no aeroporto de Damas pelos servios de informao srios. Ignora-se a razo de sua deteno. Nenhuma informao pde ser obtida junto aos servios do aeroporto. Reivindicamos sua liberao imediata. Solicitamos embaixada da Frana de intervir o quanto antes para obter informaes concernentes a seu estado de sade e aos motivos de sua deteno. Convidamos a comunidade psicanaltica a manifestar sua solidariedade a nossa colega divulgando essa informao por todos os meios e assinando essa petio. Convidamos todos e todas que quiserem expressar sua solidariedade a assinar e a dar a conhecer a petio. Assinar a petio agora: HTTP://www.oedipe.org//phpPetitions/index.php?petition=3 Europa solidria sem fronteiras. Sria: Apelo pela liberao de Rafah Nached. 13 de setembro de 2011. Rafah Nached, psicanalista sria, fundadora da Escola de Psicanlise de Damas, foi detida sbado 10 de setembro 1:30 da manh no aeroporto de Damas. Ela deveria embarcar no vo Air-France rumo a Paris. Ela teve apenas o tempo de avisar seus prximos de sua deteno. Desde ento, nenhuma novidade foi dada, a despeito das repetidas demandas da famlia. Rafah sofre de problemas cardacos e necessita tomar regularmente medicamentos. Rafah Nached sempre teve um engajamento profissional, cientifico e humanitrio. No clima de violncia que devasta atualmente o pas, ela participou da iniciativa de organizar reunies entre cidados srios de todas as orientaes afim de lhes oferecer um espao aberto e multiconfessional no seio do qual eles podem verbalizar suas angstias e medos. As instituies e as pessoas abaixo signatrias exigem das autoridades srias a liberao imediata de Rafah Nached. Eles se associam a todas as vozes que se levantam para solicitar o fim da violncia e de todas as detenes arbitrrias na Sria. Eles convocam o governo francs e todos os estados europeus a agir realmente e eficazmente nesse sentido. Signatrios institucionais: cole doctorale recherche en psychanalyse, Universit Paris-Diderot UFR Sciences Humaines Cliniques, Universit Paris-Diderot Signatrios pessoais: Fethi Benslama (Prof. Universit Paris-Diderot) Sophie de Mijolla-Mellor (Prof. Universit Paris-Diderot). As assinaturas devem ser enviadas a: edoc.psycha@univ-parisdiderot.fr Silvia Geller. A psicanlise no sculo XXI tornou-se uma questo social. uma definio do estado das coisas, ou da poltica das coisas (J.-C. Milner). Como dizia Quevedo em A hora de todos h que se saber tomar a Ocasio como nico fio escorregadio que leva para frente... Voc sempre soube fazer isso. Penso que essa definio orienta em termos de, a que chamamos uma fora material e poltica: constituir-se em auxiliares do tempo lgico ativando por todos os lados as potncias das lacunas, os furos fazendo jogar os semblantes para insinuar a liberdade de associao livre. Evidentemente bom saber que a bssola de nossas liberdades democrticas revela que no se pode empurrar mais alm do impossvel, mas se pode falar um por um. Muitas vozes fazem um bom coro. a poca do Outro na qual ser atacado um fato

de todos os dias e a advertncia que prov a posio analisante um instrumento que permite a interpretao. Quando o Outro malvado, ltimo ttulo que acabo de publicar na Coleo, mostra uma fora reveladora num fato como o desaparecimento de Rafah, detestvel, impune, depreciativo, miservel. A psicanlise e os psicanalistas temos muito a fazer frente ao Outro devastador. Valrie Pera Guillot. Jean-Claude Milner, a bscula do ntimo. Nessa manh do dia 4 de setembro de 2011, trinta anos aps, France culture havia intitulado sua jornada Lacan est morto, viva Lacan. Ns devemos a Jean-Claude Milner, entrevistado por Marc Voinchet, o testemunho mais decisivo dessa jornada radiofnica, aquele que nos introduziu ao corao do ntimo. Quando um primeiro cronista denuncia o narcisismo pequeno-burgus da psicanlise, e se inscreve num discurso culturoso e generalista, Milner, em sentido contrrio, ressoa as generalidades e nos conduz rumo ao mais ntimo, ao que lacera a vida mas que um saber esclarecido pela psicanlise pode abrir para o mundo, para aquele que a isso consente. Ele nos apresentou Lacan, o psicanalista e o homem, aquele que soube mobilizar essa bscula que representa o arrombo da morte de um ente querido para um sujeito; Lacan vivaz, interessando-se pela soluo singular desse sujeito, Jean-Claude Milner, aquela que ele elaborou para suportar a catstrofe. Ele fez ouvir essa ruptura que consiste, para o analisante, em se destituir da proteo das doutrinas generalizantes para se confrontar com o horror do ntimo, uma confrontao possibilitada pela presena em ato do analista. Nesse dia, ento, foi Lacan. Cabe renunciar s Luzes, questionava outra cronista, apagando toda idia clara sob um punhado de bons sentimentos e tagarelando sobre coisas vis ditas a propsito de Lacan. Mas senhora!, so coisas que se contam, retoma nossa douta acadmica, afirmando numa denegao manifesta que ela no concordam com aqueles que dizem que a psicanlise ganhar muita grana nas costas dos que sofrem!. Mas brutalidade, impostura e charlatanismo insistem nesse discurso virtuoso, sem que ela entenda jamais que so essas palavras que encontram seu endereo junto justamente mesma pessoa que as enuncia. Jean-Claude Milner nos arranca desse obscurantismo tomado entre as evidncias da cultura geral e a cobertura de bons sentimentos. Ele nos sacode pelo fulgor de seu dizer, que revela a fora do engajamento que suporta a vida. Essa fora que Lacan desenvolveu para ele e para muitos outros, e que no cessa de viver para ns atravs da orientao lacaniana. Louise Lambrichs. Caro JAM, voc me fez uma bela surpresa endereando-me esses dois volumes de Jacques Lacan, e eu fao questo de te agradecer, por escrito, calorosamente. Seu gesto me tocou, como te disse ontem noite, eu li eu falo s paredes com um verdadeiro prazer, e vou tomar o tempo de ler e reler ...ou pior. H muito tempo que queria te escrever. Porque creio nisso: o que est para alm dos diferendos de superfcie que puderam ocorrer (clera contra clera, digamos para ir rpido), somos de acordo quanto ao fundo, tanto quanto for possvel e eu subscrevo exatamente o que voc disse ontem, da diferena entre um Lacan policiado e consensual, e um Lacan radicalmente subversivo, o seu, do qual me sinto infinitamente mais prxima no sentido em que meu prprio trabalho me fez descobrir por outras vias, literrias, ao menos inesperadas. Eu entendo assim como uma evidncia que um ato bem sucedido no pode mais ser do que um insucesso, j que bem precisamente o que eu fao, com conseqncias muito interessantes: capacidade de hoje falar (seria eu a nica?) na Crocia, na Bsnia, e mesmo com os srvios opostos a Milosevic e capazes de ver o que fao em seu nome. Assim, subverso, transgresso e transcendncia no fazem seno um. Ali, isso se cola, no sentido em que as fivelinhas entram nos furinhos (o que me confirmado pela minha tradutora em Zagreb: Graas a teu livro, eu finalmente compreendi.) Resta, evidentemente, o espao aberto de mil e um desentendidos. O mais perturbador que Handke bem um sintoma de nosso tempo, nosentido em que a maior parte esto, seja o que for que eles imaginem, na mesma posio que ele. Meu insucesso (do qual testemunham freqentemente meus leitores, mas nem sempre) consiste nisso que o texto leva no mais das vezes os leitores a ler Handke do que a ver do que ele o sintoma, e que eu tentei fazer ouvir. Somente o vem os que esto diretamente concernidos, evidentemente. Lacan colocou pois certamente as bases de uma tica fundada em razo (antes que racional, talvez, posto que a racionalidade consciente a isso antes resistiria). Parece-me que meu trabalho literrio contribui a disso levar provas concretas. Certas pessoas encontradas na Crocia, e que me leram, falaram-

me efetivamente de meu trabalho como uma forma de Evidence proved Ethic o que parece novo (se o novo a repetio, o que se assemelharia a um Witz). Eis o que, em todo caso, faz despedaar o conceito de biotica. Creia em minha amizade, e em meu apoio infalvel. PS: Eu fao aluso a Eu falo s paredes numa folha publicada no Facebook, consagrada ao 11 de setembro.

http://www.facebook.com/notes/louise-l-lambrichs/11-septembre-2001-penserlvnement- contribution--la-rflexion-sur-la-question-/232721886778479
PPS: Minha clera em Bergen, diante da sua, devia-se ao fato de que eu acreditava ainda numa adequao possvel entre a lei e a Lei. Ora, isso manifestamente no cola. E a tica bem o que h de mais subversivo, no sentido em que a tica se ope ao moralismo ordinrio. Por ser capaz, hoje, de prov-lo em cada ponto evidentemente perturbador e desolador, tanto mais que esse trabalho confronta muitos homens e mulheres a sua ingenuidade ou a sua inconscincia (no sentido mais banal, deixando aberta a questo das razes inconscientes, um por um, dessa inconscincia). Marie-Jos Asnoun. Sobre France Culture, Caroline Eliacheff acaba de transmitir o site de Rafah Nached, precisando: vocs sabero como ajudar RN, sem nomear a iniciativa de JAM. Ela falou de Lacan, evocou sua anlise com JL, zombou um pouco gentilmente do testemunho dos analisantes de JL. Ela lembrou uma fala de S. Sontag, que eu acho preciosa a psicoterapia substitui a poltica. Uma frase que , segundo penso, justa e distingue a psicanlise que poltica. Bertrand Praud. Lacan? Morto? A anedota ruim! Eu no consigo crer no que leio nem no que ouo: Lacan estaria morto... e h 30 anos?! Eu tenho tanto mais dificuldade em crer nisso que eu li ainda ontem! E, contudo, os papadefuntos esto de sada. Mas deixemos isso. No lugar do fel dos papa-defuntos, eu prefiro o mel dos vivos. O mel tem, entre outras virtudes, propriedades cicatrizantes atestadas, Wikipdia dixit. Ora, eu justamente iniciei minha anlise quando sofria de uma ferida mortal: morte de um pai e morte de meu desejo. Eu tinha 14 anos e esse acontecimento tinha me deixado com a energia vital de uma bigorninha, no grau zero do desejo. Enfim... grau 0,5, j que eu ainda assim fui procurar um analista, dois anos mais tarde. Ele j era, ele ainda , lacaniano, membro da Escola da Causa Freudiana, a escola de Lacan. Um dia, eu me queixava desse pai que havia me abandonado (ora veja, como teve a coragem!); o analista me disse: isso lhe deu a oportunidade de fazer uma anlise. Isso tanto verdade que hoje eu me digo: fazer uma anlise o que aconteceu de mais formidvel em minha vida, porque a possibilitou. Sim, isso, a anlise me fez renascer subjetivamente. Isso no teria sem dvida acontecido se o analista no tivesse seguido o ensinamento de Lacan. Como isso teria podido se dar sem o objeto a, ou seja, sem Lacan, se a anlise tivesse ficado no nvel do sentido, se ela no tivesse visado o gozo? Ento a psicanlise lacaniana para mim indissocivel da vida, mesmo se ela no se confunde com a vida. Mas isso no tudo... Voc publica uma Vida de Lacan. Que belo ttulo. Pode-se entender um monte de coisas. Por exemplo que a vida, ela a agarrava com todos os dentes, sem perder uma migalha, no ? Se um homem que no recua jamais diante de seu desejo houvesse existido, seria ele! Mas eu diria que nos seus seminrios tambm, sente-se o lan. Nascido em 1977, eu fao parte dos que nunca foram aos seminrios mas o lem. Pois bem, eu posso te dizer que por vezes eu me vejo nos seminrios! meu seminrio de Lacan, bem entendido, como voc disse que seu Lacan que voc nos oferece. Eu tenho tambm minha fico. Ele ali teimoso, engraado, espertinho, incisivo, srio, equilibrista, paradoxal, luminoso, prximo, inalcanvel... Os analisantes tambm ali esto, em companhia de Freud, Scrates, Rosine Lefort, Joyce, etc... Esto igualmente convidados o saber, o amor, o dio, a ignorncia, o inconsciente, os homens, as mulheres, real, simblico, imaginrio, as matemticas, a sexualidade, o rateamento... A vida, oras! Cerebral, Lacan? No, vivaz. Eu entendo claramente Sollers quando ele diz que Rimbaud, Hlderlin, Montaigne, Lautreamont e tantos outros esto vivos para ele: Lacan o est para mim. Eis porque, senhor Miller, eu me antecipo a dizer que a vida de Lacan, voc no acaba de

public-la: voc faz isso h 30 anos. E assim como eu devo a Sollers o gosto pela leitura que acabei de citar, eu vos devo ter me tornado Lacan vivaz e me estender to necessria uma verga do desejo para retornar a sua leitura quando eu volto a me submergir no gozo. Eu o devo tambm a alguns outros, ao analista, Escola que o formou e na qual eu solicitarei entrar, uma vez chegado o momento de concluir. Por outro lado, eu no estou inteiramente de acordo com Sollers quando ele diz que o corpo de Lacan no est presente. Ele no est contudo errado, mas, eu vos disse, eu constato que tenho meu Lacan (meu Freud tambm), bem vivaz e desejante. Eu cheguei mesmo a sonhar com ele. Duas vezes. LACAN COTIDIANO Anne Poumellec, editora Publicado on line por Navarin diteur Eve Miller-Rose, presidente TRADUO: Antnio Teixeira

Potrebbero piacerti anche