Sei sulla pagina 1di 32

D.

Afonso I

Primeiro rei de Portugal. Filho do conde D. Henrique e da infanta D. Teresa. Ter nascido em Coimbra e foi, possivelmente, criado em Guimares onde viveu at 1128. Tomou, em 1120, uma posio poltica oposta de D. Teresa (que apoiava o partido dos Travas), sob a direco do arcebispo de Braga. Este forado a emigrar leva consigo o infante que em 1122 se arma cavaleiro. Restabelecida a paz, voltam ao condado. Entretanto novos incidentes provocam a invaso do condado portucalense por D. Afonso VII, que, em 1127, cerca Guimares onde se encontrava D. Afonso Henriques. Sendolhe prometida a lealdade deste, D. Afonso VII desiste de conquistar a cidade. Mas alguns D. Afonso Henriques meses depois, em 1128, as tropas de D. Teresa defrontam-se com as de D. Afonso Henriques tendo estas sado vitoriosas o que consagrou a autoridade de D. Afonso Henriques no territrio portucalense, levando-o a assumir o governo do condado. Consciente da importncia das foras que ameaavam o seu poder este concentrou os seus esforos em dois planos: Negociaes junto da Santa S com um duplo objectivo: alcanar a plena autonomia da Igreja portuguesa e o reconhecimento do Reino. Os passos mais importantes foram os seguintes: Fundao do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, em 1131, directamente subordinada cria romana fundao que propiciou a reunio das dioceses portuguesas metrpole de Braga; declarao de vassalagem por parte de D. Afonso Henriques Santa S em 1143 em virtude de uma nova fase da sua poltica iniciada com o use do ttulo de rei; obteno da bula de 1179, na qual o papa Alexandre III designava pela primeira vez D. Afonso Henriques rei a ao qual dava o direito de conquistar terras aos Mouros sobre as quais outros prncipes cristos no tivessem direitos anteriores; pacificao interna do reino e alargamento do territrio atravs de conquistas aos Mouros o limite sul estabelecido para o condado portucalense e assim Leiria em 1135, Santarm e Lisboa em 1147 quer mesmo para alm deste, sempre que isso no viesse originar conflitos com o Imperador e assim Almada e Palmela em 1147, Alccer em 1160 e quase todo o Alentejo (que posteriormente foi de novo recuperado pelos Mouros).

D. Sancho I

Segundo rei de Portugal, filho de D. Afonso I e de D. Mafalda. Casou em 1174 com D. Dulce de Arago. Por volta de 1170 passou a comparticipar da administrao pblica, pois o seu pai estava doente. Aps a morte de seu pai foi solenemente aclamado em Coimbra. Foi um grande administrador, tendo acumulado no seu reinado, um verdadeiro tesouro. Protegeu a fomentou a indstria, o povoamento das terras foi uma das suas maiores preocupaes, criou concelhos e concedeu cartas de foral. Conquistou Silves, que era na altura uma cidade com 20000 a 30 000 habitantes a uma das mais ricas cidades do ocidente peninsular a tambm Albufeira. Passou a intitular-se rei de Portugal a dos Algarves. Perdeu-se novamente Silves a os mouros reconquistaram novamente Alccer, Palmeta a Almada, ficando apenas vora na mo

D. Sancho I dos portugueses.

Grande conflito surgiu durante o seu reinado com o prelado da cidade do Porto, tendo-se o rei oposto ao clero duma maneira extraordinria. No final da sua vida reconciliou-se com o clero. No campo da cultura, o prprio rei foi poeta a enviou muitos bolseiros portugueses a universidades estrangeiras.

D. Afonso II

Terceiro rei de Portugal. Filho de D. Sancho I e da rainha D. Dulce. Ocupou o trono em 1211. No seguiu a orientao dos seus antepassados quanto ao alargamento do D. Afonso II Reino, voltando-se somente para a organizao da administrao deste a para a consolidao do poder real. Assim, logo em 1211 rene as cortes de Coimbra donde parece ter sado a primeira colectnea de leis gerais que mostram em Portugal, muito mais cedo que noutros pases, a aco centralizadora do rei. As Cortes de Coimbra destinaram-se principalmente a garantir o direito de propriedade, a regular a justia civil, a defender os interesses materiais da coroa e a evitar os abusos. O desejo de firmar a soberania da coroa manifestou-se ainda nas confirmaes, raras at D. Afonso II a que, de 1216 a 1221, se generalizam como medida de administrao pblica, a nas inquiries que a partir de 1220 representam tambm uma tentativa de reprimir abusos. No teve quaisquer preocupaes militares. Foi sem a sua presena que as tropas portuguesas intervieram na Batalha de Navas de Tolosa. Por iniciativa particular foram, neste

reinado, conquistadas aos Mouros: Alccer do Sal, Vieiros, Monforte, Borba, Vila Viosa e, possivelmente Moura.

D. Sancho II

Quarto rei de Portugal. Nasceu em Coimbra, filho de D. Afonso II e de D. Urraca. Retomou as negociaes j iniciadas com o seu pai para uma reconciliao do poder estatal com o poder eclesistico. O rei morrera excomungado e o reino estava interdito. Finalmente estabeleceu-se uma concrdia com 10 artigos.

D. Sancho II

A partir de 1226 iniciou a campanha do Alentejo, conquistando Elvas, Jerumenha, Serpa, Aljustrel, Mrtola, Aiamonte a provalvelmente Cacela a Tavira. Como guerreiro foi digno continuador de D. Afonso Henriques, mas foi mau administrador. Foram frequentes durante o seu reinado as lutas entre os ricos-homens e os homens da Igreja, tendo o bispo do Porto feito queixas do rei ao papa. O papa em bula enviada aos bares, concelhos das cidades e vitas a outros lugares, aconselha a chefia do reino a algum activo a prudente. Foi nomeado o prncipe D. Afonso, futuro D. Afonso III. A Igreja disps assim da nao portuguesa. Houve ainda, no incio de 1246 guerra civil entre os partidrios do rei a do prncipe D. Afonso. Retirou-se para Toledo.

D. Afonso III

Quinto rei de Portugal. Segundo filho de D. Afonso II. A incapacidade poltica levou interveno da Santa S, tendo o papa Inocncio IV ordenado a todos os vassalos que obedecessem ao infante. Este chegou a Frana, onde vivia, em 1246 a foi aclamado rei em 1248. Realiza-se no seu reinado a conquista definitiva do Algarve. As discrdias com Castela quanto ao domnio algarvio s findaram com o tratado de Badajoz em 1267 no qual ficou estipulado que o Guadiana, desde a confluncia com o Caia at ao mar constituiria a fronteira luso-castelhana.

D. Afonso III

D. Afonso III foi notvel administrador, fundou povoaes restaurou, repovoou a cultivou lugares arruinados e concedeu numerosos forais. Reuniu as Cortes em Leiria em 1254, as primeiras em que participaram representantes dos concelhos. Em 1261, nas Cortes de Coimbra foi-lhe reconhecido o direito de cunhar moeda fraca. Tambm procedeu a inquiries que revelaram muitos abusos praticados pelas classes privilegiadas, tendo promulgado vrias leis tendentes a reprimi-los.

D. Dinis

Sexto rei de Portugal. Filho de D. Afonso III a de D. Beatriz de Castela. A doena de seu pai preparou-o bem cedo para governar. D. Dinis Foi aclamado em Lisboa em 1279, para iniciar um longo reinado de 46 anos, inteligente e progressivo. Lutou contra os privilgios que limitavam a sua autoridade. Em 1282 estabeleceu que s junto do rei a das Cortes se podiam fazer as apelaes de quaisquer juzes, a um ano depois revogou doaes feitas antes da maioridade. Em 1284 recorreu s inquiries, a que outras se seguiram. Em 1290 foram condenadas todas as usurpaes. Quando subiu ao trono, estava a coroa em litgio com a Santa S motivado por abusos do clero em relao propriedade real. D. Dinis por acordo diplomtico, obteve a concordata aps a qual os litgios passaram a ser resolvidos pelo rei a os seus prelados. Apoiou os cavaleiros portugueses da Ordem de Santiago, que pretendiam separar-se do seu mestre castelhano. Salvou a Ordem dos Templrios em Portugal, passando a chamar-Ihes Ordem de Cristo. Travou guerra com Castela, mas dela desistiu depois de obter as vilas de Moura a Serpa, territrios para l do Guadiana e a reforma das fronteiras de Ribacoa. Percorreu cidades a vilas, em que fortificou os seus direitos, zelou pela justia a organizou a defesa em todas as comarcas. Fomentou todos os meios de uma riqueza nacional, na extraco de prata, estanho, ferro, exigindo em troca um quinto do minrio a um dcimo de ferro puro. Desenvolveu as feiras, protegeu a exportao de produtos agrcolas para a Flandres, Inglaterra e Frana. Exportaes que abrangiam ainda sal e peixe salgado. Em troca vinham minrios e tecidos. Estabeleceu com a Inglaterra um tratado de comrcio, em 1308. Foi o grande impulsionador da nossa marinha, embora fosse agricultura que dedicou maior ateno. A explorao das terras estava na posse das ordens religiosas. D. Dinis procurou interessar nelas todo o povo, pelo que facilitou distribuies de terras. Fundou aldeias, estabeleceu toda uma srie de preciosas medidas tendentes a fomentarem a agricultura, adoptando vrios sistemas consoante as regies a as provncias. Deve-se ainda a D. Dinis um grande impulso na cultura nacional. Entre vrias medidas tomadas, deve citar-se a Magna Charta Priveligiorum, primeiro estatuto da Universidade, a traduo de muitas obras, etc. A sua corte foi um dos centros literrios mais notveis da Pennsula.

D. Afonso IV

Stimo rei de Portugal. Filho de D. Dinis a de D. Isabel. Ainda infante lanou o reino na guerra civil devido a favores que D. Dinis concedia ao filho bastardo Afonso Sanches. Proclamado rei (1325), rene cortes em vora, condena o seu irmo ao desterro e perda total dos seus haveres. Afonso Sanches invade Portugal, tendo a paz sido alcanada devido, em parte, mediao de D. Isabel.

D. Afonso IV

Os maus tratos infligidos pelo rei de Castela, Afonso XI, a sua esposa D. Maria, filha de Afonso IV, e o facto de D. Constana, esposa de D. Pedro ter sido retida em Castela, levaram o monarca portugus a sustentar uma guerra contra o seu genro. A guerra durou quatro anos tendo terminado com a paz de Sevilha (10 de Julho de 1339 ou 1340) graas mediao da fermosssima Maria, enviada a Portugal por Afonso XI, quando os Mouros retomavam a ofensiva. Os dois monarcas combateram ento na batalha do Salado (30 de Outubro de 1340), assinalando-se a valentia do rei portugus. No final do reinado deu-se o assassinato de Ins de Castro (1355) e a subsequente rebelio de D. Pedro. Afonso IV impulsionou a marinha datando possivelmente do seu reinado as primeiras viagens s Canrias (ca. 1345).

D. Pedro I

Oitavo rei de Portugal, quarto filho de D. Afonso IV e de Beatriz de Castela. Casou primeiro com Branca de Castela, a quem repudiou por debilidade fsica e mental. Casou depois com Constana Manuel, filha de, um fidalgo castelhano que, quando veio para Portugal, trouxe consigo Ins de Castro. A ligao amorosa entre o infante D. Pedro e Ins de Castro foi imediata o que provocou forte conflito entre D. Afonso IV e seu filho e provocou a morte prematura de Constana Manuel. Temendo o monarca a nefasta influncia dos Castros em seu filho, resolveu condenar morte Ins de Castro, o que provocou a rebelio de D. Pedro contra si. Contudo a paz entre o pai e o filho foi estabelecida em breve e D. Pedro foi associado aos negcios do Estado, ficando-lhe desde logo incumbida uma funo, que sempre haveria de andar ligada sua memria a de exercer justia.

D. Pedro I

Durante o seu reinado evitou guerras; logrando aumentar o tesouro. Cunhou ouro e prata. E exerceu uma justia exemplar, sem discriminaes, julgando de igual modo nobres e plebeus. Os documentos coevos e o testemunho de Ferno Lopes definem-nos D. Pedro como justiceiro, generoso, folgazo, amado pelo povo e de grande popularidade. A sua morte o povo dizia que ou no havia de ter nascido, ou nunca havia de morrer.

D. Fernando I

Nono rei de Portugal e ltimo da primeira dinastia, cognominado como o Formoso ou o Inconstante. Era filho de D. Pedro I e da rainha D. Constana. Subiu ao trono com 22 anos, quando em Castela se disputava a coroa entre D. Pedro, filho legtimo de Afonso X e Henrique de Trastamara, um dos muitos bastardos do falecido rei com D. Leonor de Gusmo. Assassinado D. Pedro, D. Fernando abandonou a sua neutralidade e Portugal entrou puma sucesso de perodos de guerra a paz. D. Fernando alegando ser bisneto de Sancho IV, mas movido pela rivalidade comercial e martima entre Lisboa e Sevilha, interveio nesse episdio peninsular. Foi reconhecido como rei em cidades do norte da Pennsula, aliado ao rei mouro de Granada, atraiu a si D. Pedro IV de Arago, D. Fernando I propondo-lhe casamento com sua filha D. Leonor. Em 1369 invade a Galiza. Mas D. Henrique II atravessa o Minho, apodera-se de Braga a cerca Guimares a sai por Trs-osMontes para ir em auxlio de Algeciras cercado pelo rei de Granada. Em 1371, com a interveno do papa Gregrio XI, os dois monarcas assinaram a paz de Alcoutim. D. Fernando comprometia-se a casar com D. Leonor, uma das filhas de Henrique II, porm ao casar com D. Leonor Teles no cumpria o tratado, o que se no teve consequncias com Castela, pois Henrique II no se deu por ofendido, teve-as com a Nao a quem tal casamento no agradou. Surge ento o duque de Lencastre que se apresentava como pertencente ao trono castelhano. A Frana apoiou o Trastamara, Portugal, o Duque de Lencastre. Nasceu aqui a expresso poltica da aliana luso-britnica, primeiro no tratado de Tagilde, depois o de Westminster, a 16 de Julho de 1373 assinado entre os reis de Portugal a de Inglaterra. Henrique II invade novamente Portugal a chega a Lisboa onde entra em Fevereiro de 1373. O Cardeal Guido de Bolonha intervm como medianeiro a em Santarm foram assinadas as condies humilhantes de um novo tratado. Em 1378, com o Grande Cisma do Ocidente que ope ao papa de Roma o papa de Avinho, D. Fernando envolve-se em nova guerra com Castela. A Inglaterra tomou partido por Roma, a Frana por Avinho. D. Fernando que oscilou entre um a outro papa, solicitado pela aliana com a Inglaterra, quebrada a paz com Castela recomeam as escaramuas de um a outro lado da fronteira do Alentejo, sem que de ambos os lados se faa qualquer esforo para uma batalha decisiva que ningum desejava. Em Agosto estabelecem-se negociaes sem conhecimento da Inglaterra.

Estas trs guerras custaram a Portugal o preo de trs derrotas e de trs tratados de paz com clusulas de vencido. Contudo, durante os perodos de paz, D. Fernando mostrou-se hbil com a sua poltica interna. So de salientar as suas medidas de fomento, como reparaes de muitos castelos, a construo da nova muralha de Lisboa a do Porto, a criao do cargo de condestvel, renovaes de armamento, a promulgao da lei das Sesmarias, para defesa da agricultura, defesa da marinha mercante, numa srie de medidas de grande alcance, o grande impulso dado Universidade que foi transferida para Lisboa, alm de outras que o revelaram como um rei de excelente viso administrativa

D. Joo I

Filho bastardo de D. Pedro I e de uma dama galega. O mestrado da Ordem de Avis foi-lhe destinado desde a sua infncia e nesse sentido que decorre a sua educao, a cargo do comendador-mor da Ordem. Em 1383, j na situao de um dos mais ricos senhores de Portugal, jura, com muitas outras figuras importantes do D. Joo I reino, cumprir clusulas do contrato de matrimnio da infanta D. Beatriz com D. Joo I de Castela. Nesse mesmo ano, um dos escolhidos para acompanhar a infanta a Badajoz, onde foi entregue ao marido. O facto de ter sangue real e de ser olhado como chefe provvel do partido adverso parceria Leonor Telesconde de Andeiro, deve ter contribudo para a sua priso ordenada por D. Fernando. Mais tarde libertado por ordem do rei e a esse facto no deve ter sido estranha a interveno pessoal do conde de Cambridge, chefe do contingente ingls em Portugal. Depois da morte do rei, entra-se no perodo da guerra civil e da guerra com Castela e D. Joo, aclamado regedor e defensor do reino, procura consolidar a sua posio no meio de hesitaes e compromissos. E aclamado rei em 1385, vence a guerra com Castela e obtm trguas em 1389. Volta-se ento para os problemas internos do reino e impe a sua autoridade nova nobreza, que chefiada por D. Nuno lvares Pereira, lhe desfalca os bens da coroa. Em 1396, novamente guerra com Castela at 1398. Segue-se um longo perodo de paz interna e externa, s cortado pela aventura de Ceuta. Fora dos actos da administrao pblica, quase nada sabemos da vida do monarca. Casou em 1387 com D. Filipa, filha do duque de Lencastre e ano e meio depois nasce D. Branca, que no chegou a viver um ano; segue-se o herdeiro do trono Afonso, que morre por volta dos dez anos; vm a seguir em rpida sucesso os infantes da nclita gerao. Morreu em 1433. Pessoalmente, foi-nos legado o retrato de um homem prudente, astuto, cioso do poder e da autoridade, ao mesmo tempo, terno, humano e benevolente. Foi sem dvida o mais culto dos nossos monarcas medievais, reflexo da educao que o preparara para dirigir superiormente uma importante ordem religioso-militar.

D. Duarte

Dcimo primeiro rei de Portugal, filho de D. Joo 1 e de D. Filipa de Lencastre. O seu curto reinado de cinco anos, orienta-se em trs sentidos: um que respeita poltica interna, um segundo de expanso martima e o terceiro que diz respeito poltica de guerra em Marrocos. Em relao ao primeiro ponto, a promulgao da Lei Mental, medida de centralizao que se destinava a defender o patrimnio da coroa, e a convocao de cortes por cinco vezes no espao de um lustro (Santarm, 1433 a 1434, vora, D. Duarte 1435 a 1436 e Leiria, 1438) ilustram bem a linha governativa de D. Duarte, tendo em conta a vontade dos trs estados a impondo princpios de centralizao sem ferir os interesses senhoriais. Em relao ao segundo ponto, o reinado de D. Duarte ficou marcado pela passagem do cabo Bojador por Gil Eanes, feito que permitiu uma mais rpida explorao da costa africana. Mas em relao ao terceiro ponto que o reinado de D. Duarte melhor se define e se caracteriza. Com o apoio da rainha D. Leonor a dos seus irmos infantes D. Fernando a D. Henrique e contra a oposio dos outros irmos infantes D. Pedro a D. Joo, lana-se na poltica de conquistas em Marrocos, que se saldou pelo desastre militar de Tnger a pela morte de D. Fernando no cativeiro. Durante algum tempo quis ver-se em D. Duarte um rei sem vontade prpria, manejado por outras vontades. Mas este retrato de um rei ablico no resiste a uma crtica mais profunda. Os itinerrios da corte, as expedies para alm do Bojador, a intensa actividade diplomtica, a convocao de cinco cortes e a promulgao de vrias leis no permitem consider-lo um monarca inactivo. Em conjunto o seu reinado no apresenta grandes sombras e a sua morte prematura veio acentuar os dissdios da famlia real, abrindo o perodo de incerteza que termina no conflito de Alfarrobeira.

D. Afonso V

Dcimo terceiro rei de Portugal. Filho de D. Duarte e de D. Leonor de Arago. O seu reinado compreendeu trs grandes D. Afonso V perodos. O primeiro vai da elevao ao trono (1438) batalha de Alfarrobeira. D. Duarte confiara por testamento a regncia rainha viva; mulher e castelhana, era impopular no reino, sendo apoiada por D. Afonso, duque de Barcelos e pela nobreza nortenha. D. Pedro, duque de Coimbra, apoiado por seus irmos e pelas cidades, eleito regente em Cortes (1439) e mantido no governo quando D. Afonso V atinge a maioridade (1446). S em 1448 se turvam as relaes entre ambos, devido s intrigas do conde de Barcelos; D. Pedro retira-se para Coimbra e morto em Alfarrobeira (1449).

A segunda fase caracteriza-se pelos feitos militares de D. Afonso V no norte de Africa, que lhe valem o epteto de Africano: rei-cavaleiro conquista Alccer Ceguer (1458), ataca Tanger (1460, 1462, 1464), toma Arzila (1471) e Larache, juntando ao ttulo de rei de Portugal e dos Algarves o de aqum e alm-mar em Africa. O ltimo perodo dominado pela poltica peninsular: vago o trono de Castela pela morte de Henrique IV, Afonso V defende os direitos de sua sobrinha D. Joana, a Beltraneja, com quem celebra esponsais, contra os Reis Catlicos. A batalha de Toro -lhe desfavorvel; decide passar a Frana para obter, nos termos do acordo de 8 de Setembro de 1475, o apoio de Lus XI, que lho recusa, devido guerra com o duque de Borgonha. Afonso V falha na mediao que tenta entre ambos; de regresso, pensa ir a Jerusalm e abdica, mas reconsidera. E quando Lus XI assina um tratado de amizade com Fernando e Isabel, Afonso V reconhece-Ihes a realeza castelhana pelo tratado de Alcovas (1479). Durante o reinado de Afonso V abranda a descoberta de frica (vai-se do Rio do Ouro ao Cabo de Santa Catarina) e o poderio da nobreza pe em perigo a estabilidade do Estado. Afrouxaram as relaes com Borgonha e estabeleceram-se contactos com a Bretanha. Floresceram na sua corte Mateus de Pisano, Ferno Lopes, Azurara, Nuno Gonalves, cardeal Alpedrinha, Vasco Fernandes de Lucena. Na regncia de D. Pedro coligiram-se as Ordenaes Afonsinas.

D. Joo II

Filho de D. Afonso V, subiu ao trono em 1481, sendo certo que exercia j h alguns anos o poder de facto. Com efeito, as frequentes ausncias do reino, por parte de D. Afonso V, pem-lhe nas mos o governo do pas. Desde 1474 que dirigia a poltica atlntica, devendoD. Joo II se sua viso de governante, apesar de no ter ainda vinte anos, a instituio do mare clausum, princpio que estabelecia que o domnio dos mares estava ligado ao seu descobrimento. Na linha dessa poltica surge o tratado de Toledo de 1480, em que D. Joo II aceitando a partilha das terras do Atlntico pelo paralelo das Canrias, afasta a concorrncia da Espanha em frica e protege a mais tarde chamada rota do Cabo. Durante o seu reinado toda a costa ocidental da frica foi navegada, dobrou-se o Cabo da Boa Esperana e preparou-se por terra com as viagens de Pro da Covilh e Afonso de Paiva, a viagem de Vasco da Gama ndia, a que o monarca j no assistiria. Em 1494, assina-se o tratado de Tordesilhas, dividindo-se a terra em duas zonas de influncia, a atribuir a Portugal e Espanha. Dentro da zona de influncia portuguesa ficava o Brasil, o que permite supor que o monarca tinha conhecimento da existncia dessas terras. No plano interno, a aco de Joo II orientou-se no sentido da centralizao e fortalecimento do poder real, tendo reprimido duramente as conjuras dos nobres e abatido o poder das grandes casas do reino. De 1481 a 1485, so mortos ou presos D. Fernando, duque de Bragana, D. Diogo, duque de Viseu, D. Gutierres Coutinho, D. Pedro de Atade, Isaac Abravanel, D. Afonso, conde de Faro, D. Ferno da Silveira, Diogo Loureno, Afonso Vaz, D. lvaro, filho do duque de Bragana, Aires Pinto, bacharel Joo Afonso e Jos Abravanel. Tinha em grande conta a opinio dos povos, mas o seu conceito da autoridade real leva-o a s reunir cortes quatro vezes, durante o seu reinado. Quanto s relaes externas, a sua actividade foi no sentido de criar laos de concrdia com os vrios reinos, talvez com o intuito de se libertar de problemas que pusessem em dificuldades a poltica de expanso ultramarina. Alimentou o

sonho de uma futura monarquia ibrica, tendo conseguido contratar o casamento de seu filho D. Afonso com a primognita dos Reis Catlicos. A morte do infante veio, no entanto, deitar por terra estes planos. Manteve uma actividade diplomtica intensa com vrios pases europeus, sendo de destacar a embaixada de Vasco de Lucena, enviada a Roma em 1485. A ltima fase do reinado de D. Joo II est marcada pelo problema da sucesso do trono. Com a morte do infante D. Afonso, procura o rei habilitar ao trono o bastardo D. Jorge. No seu testamento, todavia, nomeia seu sucessor D. Manuel, irmo da rainha. Morre no Algarve em 1495, aceitando alguns historiadores a hiptese de ter sido envenenado.

D. Manuel I

Dcimo quarto rei de Portugal, nono filho do infante D. Fernando e de D. Brites. Filho adoptivo do prncipe D. Joo II, a quem votava afeio filial, foi feito, morte do seu irmo D. Diogo, duque de Beja, senhor de Viseu, Covilh e Vila Viosa, governador do mestrado de Cristo, condestvel do reino, e fronteiro-mor de Entre-Tejo e Guadiana. O acidente que vitimou o herdeiro do trono (D. Afonso) conduziu a que fosse aclamado rei em Alccer do Sal (27 de Outubro de 1495). Realizou trs casamentos, o primeiro em 1497 com D. Isabel (viva de D. Afonso), o segundo em 1500 com a infanta D. Maria de Castela e o terceiro em 1518, com D. Leonor, irm de Carlos V. Como poltico, teve sempre em conta o interesse nacional. Recebeu o governo exactamente no momento em que a Nao se preparava para alcanar a mais elevada projeco. Os vinte e seis anos do seu reinado conheceram grande actividade nos domnios da poltica interna, da poltica

D. Manuel I ultramarina e da poltica externa.

1) O poder que viera parar s suas mos era forte, centralizado e o seu governo tendeu abertamente para o absolutismo. Com efeito reuniu cortes logo quando subiu ao trono, em Montemor-o-Novo e s mais trs vezes, em 1498, 1499 e 1502, e sempre em Lisboa, o que significativo. Nas cortes de Montemor-o-Novo, toma medidas no sentido duma centralizao mais profunda de toda a administrao pblica: mandou confirmar todos os privilgios, liberdades e cartas de merc, pelos principais letrados do reino que elegeu, reforma os tribunais superiores e toma uma poltica de tolerncia em relao aos nobres emigrados por razes polticas e judeus castelhanos que D. Joo II reduzira escravatura. Pelo decreto de 1496 obriga todos os judeus que no se quisessem baptizar a abandonar o pas no prazo de dez meses, sob pena de confisco e morte. Pela lei de 4 de Maio de 1497, proibiu que se indagasse das crenas dos novos convertidos e, por alvar de 1499, dificulta a sada do reino aos conversos. O objectivo era agradar aos Reis Catlicos e ao mesmo tempo, evitar que os judeus continuassem a ser um todo independente dentro do reino. Pelas Ordenaes Afonsinas, deixa de reconhecer individualidade jurdica aos Judeus; faz a reforma dos forais, com o fito econmico de actualizar os encargos tributrios e para eliminar a vida local; em 1502 saiu o regimento dos oficiais das cidades, vilas e lugares (Livro dos Ofcios); em 1509 o das Casas da ndia e Mina e em 1512 saiu o novo regimento de sisas. Por outro lado com D. Manuel inaugura-se o Estado burocrtico e mercantilista, mandando cunhar ndios, o portugus ou escudo de prata.

2) D. Manuel herdou o impulso dos descobrimentos. Partiu para a ndia (8-7-1497) a armada de Vasco da Gama, que chegou a Calecut em 20-5-1498. Em 1500 uma armada comandada por Pedro lvares Cabral, com o objectivo da ndia, rumou intencionalmente (opinio actual) para sudoeste, atingindo a Terra de Santa Cruz. D. Francisco de Almeida nomeado vice-rei da ndia, com o plano de manter o monoplio da navegao e do comrcio para Portugal, tendo em terra pontos de apoio, para a carga da pimenta e reparao dos barcos. Lanou as bases do futuro Imprio, que ser obra de Afonso de Albuquerque. Apesar do comrcio da pimenta a administrao vivia em pleno dfice (dinheiro gasto superfluamente ou em compra de produtos manufacturados e alimentares). Afonso de Albuquerque cria novas fontes de receita, pela conquista de territrios da ndia que pagavam impostos. 3) Soube D. Manuel em matria de poltica externa, usar de grande habilidade e diplomacia. No aspecto cultural, reconheceu o atraso do ensino universitrio, mandando promover a reforma da universidade, estabelecendo entre 1500 e 1504 novos planos de estudo e uma nova administrao escolar.

D. Joo III

Dcimo quinto rei de Portugal, filho de D. Manuel I. Teve como mestres algumas figuras notveis da poca, como o humanista Lus Teixeira e o mdico Toms de Torres. A partir de 1514, D. Manuel comea a introduzi-lo nas matrias do governo e, em 1517, preparava-se o seu casamento com D. Leonor, irm de Carlos V. , porm, D. Manuel que vem a casar com ela, em virtude da morte da rainha D. Maria. Com 19 anos aclamado rei e mais tarde casa com a irm de D. Leonor, D. Catarina de ustria. O governo de D. Joo III pode compreender-se luz de uma vasta poltica nacional e ultramarina, de que assinalamos os marcos essenciais: 1) Poltica ultramarina: O vasto imprio herdado pelo monarca e que se estendia por trs D. Joo III continentes, impunha difceis problemas de administrao distncia. No Oriente, aps uns primeiros anos de continuao de conquistas, as dificuldades comearam a surgir. Turcos e rabes ofereciam uma resistncia cada vez maior ao monoplio dos Portugueses e os ataques s nossas foras sucediam-se. Em frica, as guarnies dos nossos castelos de Marrocos no conheciam vida calma. Homens e armas eram enviados com frequncia, como reforo, ocasionando uma despesa enorme sem proveito correspondente, o que em breve se tornou insustentvel. Abandonou-se Safim, Azamor, Alccer-Ceguer e Arzila. Como compensao das dificuldades no Oriente e revezes em Africa, voltou-se D. Joo III para o Brasil, realizando a primeira tentativa de povoamento e valorizao daquele territrio, primeiro com o sistema de capitanias e depois instituindo um governo geral., com Tom de Sousa frente. 2) Relaes externas: Em nenhum outro reinado da 2. dinastia manteve Portugal uma to grande actividade diplomtica, como no de D. Joo III, e com a Espanha, de uma maneira intensa. Com a Frana, de maneira bastante delicada, devido guerra de corso movida pelos marinheiros franceses aos navios mercantes de Portugal e consequentes represlias por parte da nossa marinha de guerra. Com a Santa S, orientando-se no fortalecimento de relaes, conseguindo D. Joo III o estabelecimento do tribunal da Inquisio em Portugal e aderindo os

bispos portugueses ao esprito da Contra-Reforma. Mais dentro do campo econmico, so de pr em realce as relaes estabelecidas com os pases do Bltico e a Polnia, atravs da feitoria de Anturpia. 3) Poltica interna: A linha absolutista acentua-se nitidamente com D. Joo III. Este governa apenas com o auxlio do secretrio de Estado, Antnio Carneiro e seus dois filhos Francisco e Pro de Alcova Carneiro. A mquina administrativa foi-se estruturando com centenas de regimentos, alvars e cartas. Todavia, o seu reinado conheceu gravssimas crises econmicas e recorreu-se aos emprstimos externos. Fomes, epidemias e sismos fizeram tambm a sua apario frequente. 4) Poltica cultural: A proteco cultura foi uma dominante deste monarca. sombra da corte viveram homens como Gil Vicente, Garcia de Resende, Damio de Gis. A esta poca esto ainda ligados nomes como os de S de Miranda, Bernadim Ribeiro, Andr Resende, Diogo de Teive, Pedro Nunes, Cames, Joo de Castro, Joo de Ruo e outros ainda. feita uma reforma da Universidade portuguesa e cria-se um Colgio das Artes. 5) Sucesso ao trono: Apesar da numerosa prole nascida do casamento rgio, o nico neto do tronco varonil, D. Sebastio, que ir suceder a D. Joo III. A morte tinha ceifado todos os filhos do monarca. 6) A figura: D. Joo III tem merecido juzos discordantes na sua aco governativa. Para alguns foi um fantico, para outros um hbil monarca. certo que recebeu o imprio no seu apogeu e o deixou no descalabro, mas para alm da sua aco pessoal que no foi brilhante, havia outras causas mais profundas que, de qualquer maneira, produziriam os mesmos efeitos.

D. Sebastio

Dcimo sexto rei de Portugal, filho do prncipe D. Joo e de D. Joana de ustria, nasceu em Lisboa a 20 de Janeiro de 1554, e morreu em Alccer Quibir, a 4 de Agosto de 1578. Sucedeu a seu av D. Joo III sendo o seu nascimento esperado com ansiedade, enchendo de jbilo o povo, pois a coroa corria o perigo de vir a ser herdada por outro neto de D. Joo III, o prncipe D. Carlos, filho de Filipe II de Espanha.

D. Sebastio

De sade precria, D. Sebastio mostrou desde muito cedo duas grandes paixes: a guerra e o zelo religioso. Cresceu na convico de que Deus o criara para grandes feitos, e, educado entre dois partidos palacianos de interesses opostos - o de sua av que pendia para a Espanha, e o do seu tio-av o cardeal D. Henrique favorvel a uma orientao nacional -, D. Sebastio, desde a sua maioridade, afastou-se abertamente dum e doutro, aderindo ao partido dos validos, homens da sua idade, temerrios a exaltados, que estavam sempre prontos a seguir as suas determinaes. Nunca ouviu conselhos de ningum, e entregue ao sonho anacrnico de sujeitar a si toda a Berbria a trazer sua soberania a veneranda Palestina, nunca se interessou pelo povo, nunca reuniu cortes nem visitou o Pas, s pensando em recrutar um exrcito a arm-lo, pedindo auxlio a Estados estrangeiros, contraindo emprstimos a arruinando os cofres do reino, tendo o nico fito de ir a frica combater os mouros.

Chefe de um numeroso exrcito, na sua maioria aventureiros e miserveis, parte para a frica em Junho de 1578; chega perto de Alccer Quibir a 3 de Agosto e a 4, o exrcito portugus esfomeado a estafado pela marcha e pelo calor, e dirigido por um rei incapaz, foi completamente destroado, figurando o prprio rei entre os mortos.

D. Henrique

Filho do rei D. Manuel e da segunda mulher deste, D. Maria, foi o quarto na ordem varonil dos filhos daquele rei. A sua educao foi orientada para a vida eclesistica, recebendo slida cultura, que lhe foi ministrada por sbios como Pedro Nunes, D. Henrique Nicolau Clenardo e Aires Barbosa. Um cronista do tempo define-o como de sua condio encolhido, e vergonhoso (...) pouco mimoso e severo, continente e temperado nas palavras. A sua carreira eclesistica iniciou-se aos 14 anos, ao ser investido como prior comendatrio de Santa Cruz de Coimbra. Seis anos depois recebeu a administrao do arcebispado de Braga. Em 1540 feito arcebispo de vora. Nesta cidade cria uma pequena corte de letrados, msicos, cantores a charameleiros, que faziam parte da sua casa episcopal. A proteco que dispensou cultura at 1562 permite consider-lo como um prncipe de ideal renascentista. Entretanto fora nomeado, em 1539, inquisidor-geral do reino, em 1545 cardeal e sete anos mais tarde legado apostlico em Portugal. Em 1562 obteve a arquidiocese de Lisboa, mas doze anos depois transferiu-se de novo para vora. Foi graas aos seus esforos que se criou, em 1559, uma Universidade naquela cidade alentejana, tendo o cardeal ajudado ao desenvolvimento dessa instituio. Como prelado e inquisidor foi defensor extreme de princpios religiosos que concebia de forma altamente conservadora. A sua importncia poltica comea a sobressair durante a menoridade de D. Sebastio, tendo sido regente de 1562 a 1568, opondo-se s pretenses de D. Catarina de ustria, adepta da ingerncia espanhola na poltica portuguesa. Nos primeiros anos aps a maioridade de D. Sebastio, D. Henrique o seu principal orientador. Mas desentendem-se, e partir de 1572, e o cardeal voltar a vora onde, em Janeiro de 1578, recusa o seu consentimento expedio a Marrocos. Subindo ao trono aps o desastre de Alccer-Quibir, comea por tentar resolver o problema da sucesso ao trono em termos nacionais, convocando cortes para Almeirim a projectando o seu casamento com a rainha-me de Frana. Mas a influncia espanhola cada vez maior em Portugal, as rivalidades entre os vrios pretendentes ao trono, a runa financeira do Pas a outros factores fizeram da ltima fase do reinado de D. Henrique um perodo de indeciso; eximindo-se a nomear um herdeiro da coroa, preferiu deixar o problema em suspenso, escolhendo cinco governadores para o substiturem aps a sua morte.

D. Antnio

Nasceu em Lisboa, filho de uma mulher do povo e do infante D. Lus. Seu pai desejava que ele seguisse a vida eclesistica e a sua educao processou-se em sucessivos mosteiros e colgios religiosos, tendo tido por mestres o grande humanista Fr. Diogo de Mura, o padre Simo Rodrigues de Azevedo, o telogo Pedro MargaIho a D. Frei Bartolomeu dos Mrtires. Com a morte de seu pai decide romper com a carreira que lhe tinha sido imposta. J prior do Crato e com as ordens de dicono, recusa a ordenao de presbtero e comporta-se como D. Antnio pessoa secular. Por esse motivo, seu tio o cardeal D. Henrique manifesta-lhe um dio declarado, o que o leva a exilar-se em Castela, em vrias ocasies, durante a menoridade de D. Sebastio. Com a subida ao trono deste monarca e gozando da sua estima, D. Antnio desempenha o cargo de governador de Tnger. Obtm, ento, dispensa do papel das ordens de dicono. Toma parte na batalha de AlccerQuibir e feito prisioneiro. Resgatado, regressa a Lisboa para chefiar um dos partidos nacionais que se opunham candidatura de Filipe II ao trono portugus. O prior do Crato baseava a sua candidatura na situao de filho legitimado do infante D. Lus, segundo filho de D. Manuel, uma vez que no havia descendentes directos de D. Joo III. Era necessrio, todavia, provar o matrimnio secreto de seus pais. Organiza-se um processo a D. Antnio obtm uma sentena favorvel, mas a actuao pessoal do cardeal-rei, que contesta aquela deciso, culmina numa nova sentena desfavorvel. Com a morte do cardeal, as tropas filipinas entram em Portugal. Os partidrios do prior do Crato aclamam-no rei em Santarm; Lisboa e Setbal recebem-no vibrantemente e, em breve, quase todos os burgos do reino alinham a seu lado. Mas, no dispondo de exrcito organizado, nem de recursos, derrotado na batalha de Alcntara pelo exrcito castelhano. Consegue fugir com dificuldade para o estrangeiro onde, nas cortes de Frana a de Inglaterra, procura obter auxlio para lutar contra Filipe II. Duas esquadras francesas enviadas Ilha Terceira so derrotadas sucessivamente pelos castelhanos. A Terceira perde-se, como ltimo bastio de D. Antnio. Vivendo miseravelmente em Frana, a expensas de Catarina de Mdicis resolve passar corte de Isabel I pedindo novo auxilio. Os ingleses como represlia contra o ataque da Invencvel Armada, resolvem enviar a Portugal uma esquadra, comandada por Drake. D. Antnio desembarca em Peniche mas sofre novo desaire. Regressa a Frana e, depois de ter conseguido um novo auxlio de Henrique IV, morre em Paris de uma crise de uremia, sem realizar o projecto por que tanto lutou.

D. Joo IV

Filho de D. Teodsio, duque de Bragana e de D. Ana Velasco, casou em 1633 com D. Lusa de Gusmo, espanhola da casa de Medina Sidnia. J em 1638, os conjurados da Revoluo de 1640 tinham procurado obter a aceitao de D. Joo para uma revolta contra Espanha. Mas as hesitaes, ou cautelas, do duque fizeram levantar a hiptese de se conseguir o regresso do infante D. Duarte, soluo que falhou, tendo-se mesmo encarado a instaurao de uma repblica, nos moldes da das Provncias Unidas. A verdade , que depois da sua aclamao como rei a 15 de Dezembro de 1640, todas as hesitaes desapareceram e D. Joo IV fez frente s dificuldades com um vigor que muito contribuiu para a efectiva restaurao da independncia de Portugal. Da actividade global do seu reinado, deveremos destacar o esforo efectuado na reorganizao do aparelho militar - reparao das fortalezas das linhas defensivas fronteirias, fortalecimento das guarnies, defesa do Alentejo e Beira e obteno de material e reforos no estrangeiro; a intensa e inteligente actividade diplomtica junto das cortes da Europa, no sentido de obter apoio militar e financeiro, negociar tratados de paz ou de trguas e D. Joo IV conseguir o reconhecimento da Restaurao; a aco quadro no Palcio de Vila Viosa desenvolvida para a reconquista do imprio ultramarino, no Brasil e em Africa; a alta viso na escolha dos colaboradores; enfim, o trabalho feito no campo administrativo e legislativo, procurando impor a presena da dinastia nova. Quando morreu, o reino no estava ainda em segurana absoluta, mas D. Joo IV tinha-lhe construdo umas bases suficientemente slidas para vencer a crise. Sucedeu-lhe D. Afonso VI, seu segundo filho.

D. Afonso VI

Rei de Portugal. Sexto filho de D. Joo IV e de D. Lusa de Gusmo. Atacado na infncia por doena no identificada, fica mental e fisicamente diminudo. Com a morte de seu irmo D. Teodsio e de seu pai, sobe ao trono com treze anos, pelo que a regncia ficou entregue a sua me. O rei foi crescendo, rebelde a toda a aco educadora, levando uma vida desregrada e manifestando-se perfeitamente incapaz para assumir as responsabilidades do governo. Um dos seus companheiros, na vida de arruaceiro que levava, Antnio Conti, italiano de origem, insinuou-se-lhe de tal maneira que em breve passou a viver no Pao, a convite de D. Afonso VI e a ter influncia nos negcios do governo do

D. Afonso VI

reino. O escndalo aumentou a um ponto que D. Lusa de Gusmo fez jurar herdeiro do trono o infante D. Pedro e Antnio Conti foi preso. Logo a seguir, o conde de Castelo Melhor executa um golpe de Estado, compelindo D. Lusa a entregar o governo a D. Afonso VI e forando-a a retirar-se para um convento. Nas boas graas do rei, Castelo Melhor lana-se na sua curta a brilhante carreira poltica, terminando vitoriosamente com a guerra da Restaurao e conseguindo casar D. Afonso com Mademoiselle de Aumale. Em breve a nova rainha entra em conflito com Castelo Melhor. Giza-se nova conspirao no pao, de que resulta a demisso do conde e a abdicao de D. Afonso VI. D. Pedro toma as rdeas do poder, casa com a cunhada, depois da anulao do casamento desta com D. Afonso e este ltimo desterrado para Angra do Herosmo em 1669, donde regressa em 1674, sendo ento encerrado no Palcio de Sintra at sua morte.

D. Pedro II

ltimo dos sete filhos de D. Joo IV, quarto na ordem de sucesso, nascido em 1648, foi vigsimo terceiro rei de Portugal e o terceiro da Dinastia de Bragana, pelo imperativo duma soluo poltica de emergncia na mais grave conjuntura das primeiras dcadas da Restaurao, to recente como ainda periclitante. Um signo funesto parecia pesar sobre os destinos da nascente dinastia. No desistia o orgulho da Espanha de elimin-la radicalmente por guerra de reconquista. Consumira-se o fundador, exausto na luta, sem ter podido consolid-la. Por cmulo, trs anos antes da sua morte, falecera-lhe em 1653, aos 19 anos de idade, o primognito, prncipe D. Teodsio, em quem seu pai fundava as melhores esperanas. Ficava-lhe por sucessor, ainda menor de 13 anos, o infante D. Afonso, com os defeitos que o incompatibilizavam com o D. Pedro II exerccio da realeza e as consequncias polticas da sua doentia inferioridade, a principal das quais foi o golpe de estado que elevou situao de primeiro-ministro, aparentemente na modesta designao de escrivo da puridade do monarca, mas na funo efectiva de verdadeiro soberano, o conde de Castelo Melhor. Entretanto em 1666, para assegurar-lhe a sucesso e o apoio do poderoso Lus XIV, o diligente ministro negociara o casamento de D. Afonso VI com uma princesa de Frana, Mademoiselle d'Aumale, D. Maria Francisca Isabel de Sabia, sobrinha de Lus XIV e neta de Henrique IV. E foi esse o nico acto imprudente do sagaz poltico, to fatal para a desgraa do rei, como para os seus prprios planos ambiciosos duma poltica de engrandecimento do Reino. Realizado em 1666, resultou o casamento irreparavelmente desastroso, dada a incapacidade fsica e moral do rei. Foi praticamente o detonador da segunda revoluo de palcio, em 1667, encabeada agora pelo infante D. Pedro, com o apoio de todos os inimigos de Castelo Melhor, invejosos da sua fortuna poltica. Educada na dissoluta corte de Versalhes, a nova e formosa rainha D. Maria Francisca, vexada por tal consrcio, apaixonou-se pelo brilhante cunhado D. Pedro, de 18 anos. Nos seus

delituosos amores, ambos conluiaram novo golpe poltico. Em certa manh de Novembro de 1667, a rainha abandonava o Pao e, de concerto com o infante D. Pedro, refugia-se no Convento da Esperana, aonde logo ele acorria a seu favor, com o Conselho de Estado; e, depois de tumultos vrios, o rei era coagido a assinar a sua prpria deposio e entrega do governo do Reino a seu irmo, o qual, em nome da rainha, assumia o poder como prnciperegente, desterrando para os Aores o irmo destronado e, depois de rpido e escandaloso divrcio, casava com a cunhada em Abril de 1668, dela tendo logo em Janeiro do ano seguinte a sua primeira e nica filha, a princesa D. Isabel Lusa. Consumara-se a dupla usurpao do trono e da mulher. Assim dramaticamente, com 20 anos apenas, comeava D. Pedro, em 1668, a sua atribulada vida poltica. Defrontava-se de entrada com a gravssima situao econmica e financeira do Portugal restaurado, arruinado por vinte e oito anos de guerra sem trguas, depois dos sessenta de estragos directos e indirectos do domnio filipino. Resolutamente se esforou desde logo o usurpador por administrar bem, com acerto, chamando ao Conselho, para conjurar a crise, um escol de homens notveis pela cultura e pelo carcter, como Diogo Rodrigo de Macedo, o 3. conde da Ericeira, D. Lus de Meneses, e outros economistas, homens cultos, informados j pelas novas teorias econmicas fisiocrticas de Colbert, grande ministro das Finanas de Lus XIV. Nada, porm, remediavam de momento as suas tentativas de reformas drsticas, por inoperantes em pais to devastado pela guerra, desfalcado de populao produtiva, com as lavouras ao abandono, sem indstrias fabris e inveteradamente viciado no gozo falaz da. ilusria opulncia do comrcio do Oriente, j reconhecidamente ruinoso para o Estado e para a Nao desde os tempos de D. Joo III e Pro de Alcova Carneiro. Restava Metrpole, como esteio econmico, o Brasil, com sua prspera actividade, agroindustrial de plantaes e engenhos de acar, exportao de pau-brasil e outras madeiras e produtos exticos, alm da intensiva pesquisa de minas de ouro e prata que se presumia existirem a oeste, como nos sertes do Peru e da Bolvia, prximos em continental continuidade. No af de se acudir por todos os meios ameaa duma bancarrota vista, recorria-se ainda complementarmente valorizao econmica dos domnios de frica. Em 1678 tentava-se uma colonizao militar em Moambique, para fixao de colonos e explorao agrcola, e desenvolvia-se na fertilssima regio da Zambzia um smile de capitanias donatrias, semelhana das do Brasil, com as concesses de terras, a que se deu a designao oficial de prazos da Coroa. Na Guin, em Cabo Verde, em Angola, que praticamente viviam do trfico de escravatura, incrementava-se por meios adequados o fomento agrcola e comercial, criando companhias de comrcio privilegiadas, como as de Cacheu e Cabo Verde e outras, disseminando feitorias e povoaes comerciais nas zonas mais populosas de Angola e Moambique. Tudo, porm, pouco mais do que intil. Progressivamente se agravavam a penria e decadncia material da Metrpole, sob a regncia de D. Pedro, cujo reinado legtimo s propriamente comeara em 1683, por morte do irmo proscrito, sem descendncia, na sua priso-desterro do Pao de Sintra, para onde viera transferido dos Aores (ilha Terceira), depois de malograda, pela execuo dos cabecilhas, a conjura de 1673, para o libertar e repor no trono. De perto o seguiu no tmulo, ainda nesse ano, a prpria rainha D. Maria Francisca, sua exmulher, sem outros herdeiros alm da infanta D. Isabel Lusa. J rei de facto, proclamado em Cortes, D. Pedro II casava, em segundas npcias, com D. Maria Sofia de Neuburgo, princesa bvara do Palatinado do Reno, que em 1689 lhe assegurava a sucesso da coroa em varo herdeiro dando luz o prncipe D. Joo, depois D. Joo V, logo como tal proclamado, em substituio da princesa Isabel Lusa, das primeiras npcias, falecida pouco depois, aos 22 anos de idade.

Nesse mesmo ano de 1690 a situao agravava-se com o suicdio do 3.0 conde da Ericeira, seu vedor da Fazenda, numa crise aguda de neurastenia, exacerbada pela inanidade da sua sbia administrao desde 1675 e de todos os seus planos da criao de indstrias fabris para ressurgimento da Metrpole em slidas bases econmicas. Era o sinal de alarme duma inevitvel runa financeira a curto prazo, que arrastaria possivelmente a prpria Nao catstrofe duma desagregao poltica, precursora de definitiva absoro por Espanha. De resto, j mesmo em 1683, ano da proclamao do rei em Cortes, era to patente e generalizada a previso dessa fatalidade que o prprio D. Pedro II chegara a encarar seriamente o propsito de renunciar coroa e retirar para o Brasil, abdicando na filha D. Isabel e em quem viesse a ser seu marido. Dissuadiram-no dessa espcie de desero o confessor e o seu conselheiro secreto, sem que por esse facto se desanuviassem as perspectivas do pessimismo que havia levado ao suicdio o seu mais ilustre vedor da Fazenda. Em 1685, cedia enfim ao acto de generosidade de autorizar o regresso de Castelo Melhor, j velho e sem veleidades polticas. Nesse destino lgubre se teria talvez afundado, com a dinastia, a sobrevivncia da Nao, se nos fins do sculo no tivesse providencialmente chegado corte a alvoroada notcia da descoberta de minas de ouro e brilhantes no Brasil, a coroarem de pleno xito as exaustivas e pertinazes incurses do bandeirismo paulista nas selvas e sertes a oeste do imenso e inexplorado estado americano. Como o rendimento fiscal da Coroa era desde logo o quinto da minerao, a primeira remessa de 1699 trazia a D. Pedro, alm de 11000 quilos de ouro amoedado, o valor de sete milhes de cruzados, na transaco de brilhantes em Amesterdo; e at final do reinado o quinto devido Coroa oraria por cerca de cinco milhes de cruzados. Era uma ressurreio de desvairantes esperanas! Considerados desnecessrios, e logo abandonados, todos os planos de sadia reformao econmica por explorao metdica das prprias riquezas da Metrpole, e por isso tambm j despiciendo, por suprfluo, o acordo comercial negociado com Inglaterra em 1703, conhecido por Tratado de Methuen. Era, alis, de vantagens problemticas para a nossa economia a colocao dos nossos vinhos em Inglaterra, mas substancial para esta a colocao entre ns de seus lanifcios. O fortuito caudal de ouro e pedras preciosas do Brasil tudo viria suprir e sanar sem mais cuidados para o futuro da dinastia. Ter-lhe-ia, pois, terminado em glria o tormentoso reinado sem a aventura militar em que por fim precipitava o Reino, acedendo a presses inglesas para se imiscuir tambm, como aliado, no imbrglio inextricvel da Guerra de Sucesso de Espanha, em que rigorosamente no se pleiteavam vitais interesses materiais ou polticos para a Nao, nem mesmo a defesa do seu territrio ou da honra nacional, que, pelo contrrio, ficavam sob a permanente ameaa das contingncias duma guerra, sempre imprevisveis. Aderindo tripla aliana anglo-austro-holandesa contra o bloco bourbnico franco-espanhol, D. Pedro obrigava-se, por acordo de 1703, a fornecer aos aliados um exrcito de 28 000 homens e, pior que tudo, cedncia do prprio territrio ptrio para teatro de operaes, como a melhor base estratgica de invaso da Espanha. Favorvel de comeo a campanha, pelos xitos efmeros do exrcito do marqus das Minas na sua marcha e entrada triunfal em Madrid (1706), evoluiria em breve desastrosamente para os aliados, depois da sua decisiva derrota na batalha de Almansa, em Espanha (1707), a que se seguiu a contra-ofensiva espanhola sobre Portugal, em cujas fronteiras, forosamente desguarnecidas, a batalha do Caia foi outra--derrota para o exrcito anglo-portugus. Em suma, por sua morte, em 1706, o rei, cognominado Pacfico, deixava ao sucessor, com vrias praas do Alentejo ocupadas por espanhis, o encargo de liquidar uma guerra inglria e dispendiosa que, no reinado seguinte, se arrastaria por mais seis anos e de que a nica vantagem positiva para a Nao, pelo Tratado de Paz de Utreque, ratificado em 1713 com a Frana e em 1715 com a Espanha, viria a ser a de se ter salvo, ao menos, a integridade dos seus domnios do Ultramar.

Em reinado de to tumulturia poltica interna e externa, a actividade cultural da Nao no sofreu, todavia, o colapso ou afrouxamento que seria de esperar, quer na expresso literria, em que fulgurara o talento dum Antnio Vieira, mestre e renovador da lngua, quer nas artes plsticas, pintura religiosa e arquitectura religiosa e civil, em que o barroquismo seiscentista, com toda a sua sobrecarga de decorao ornamental, teve entre ns e no Brasil o seu perodo ureo e de carcter to inconfundivelmente nacional como o manuelino, no sculo XVI.

D. Joo V

Filho de D. Pedro II e de Maria Sofia de Neubourg, foi aclamado rei em 1707. Quando inciou o reinado, estava-se em plena Guerra da Sucesso de Espanha, que para Portugal significava o perigo da ligao daquele pas grande potncia continental que era a Frana. No entanto, a subida ao trono austraco do imperador Carlos III, pretendente ao trono espanhol, facilitou a paz que foi assinada em Utreque, em 1714. Portugal viu reconhecida a sua soberania sobre as terras amaznicas e, no ano seguinte, a paz com a Espanha garantia-nos a restituio da colnia do Sacramento. Aprendeu D. Joo V com esta guerra a no dar um apreo muito grande s questes europeias e sinceridade dos acordos; da em diante permaneceu inalteravelmente fiel aos seus interesses atlnticos, comerciais e polticos, reafirmando nesse sentido a aliana com a Inglaterra. Em relao ao Brasil, que foi sem dvida a sua principal preocupao, tratou D. Joo V de canalizar para l um considervel nmero de emigrantes, ampliou os quadros administrativos, militares D. Joo V e tcnicos, reformou os impostos e ampliou a cultura do acar. Apesar disso, Portugal entra numa fase de dificuldades econmicas, devidas ao contrabando do ouro do Brasil e s dificuldades do imprio do Oriente. A este estado de coisas procura o rei responder com o fomento industrial, mas outros problemas surgem, agora de carcter social: insubordinao de nobres, quebras de discipliana conventual, conflitos de trabalho, intensificao do dio ao judeu. Por outro lado, o facto da mquina administrativa e poltica do absolutismo no estar de maneira nenhuma preparada para a complexidade crescente da vida da nao, s veio agravar as dificuldades citadas. Culturalmente, o reinado de D. Joo V tem aspectos de muito interesse. O barroco manifestase na arquitectura, mobilirio, talha, azulejo e ourivesaria, com grande riqueza. No campo filosfico surge Lus Antnio Verney com o Verdadeiro Mtodo de Estudar e, no campo literrio, Antnio Jos da Silva. fundada a Real Academia Portuguesa de Histria e a pera italiana introduzida em Portugal.

D. Jos I

Filho de D. Joo V, sucedeu a seu pai em 1750. Quando subiu ao trono, D. Jos I tinha sua disposio os mesmos meios de aco governativa que os seus antecessores do sculo XVII, apesar do progresso econmico realizado no pas, na primeira metade do sculo XVIII. Esta inadaptao das estruturas administrativas, jurdicas e polticas do pas, juntamente com as condies econmicas deficientes herdadas dos ltimos anos do reinado de D. Joo V, vai obrigar o monarca a escolher os seus colaboradores entre aqueles que eram conhecidos pela sua oposio poltica seguida na reinado anterior. Diogo de Mendona, Corte Real Pedro da Mota e Silva e Sebastio Jos de Carvalho e Melo passaram a ser as personalidades em evidncia, assistindo-se de 1750 a 1755 consolidao poltica do poder central e ao reforo da posio do marqus de Pombal, com a consequente perda de importncia dos outros ministros. D. Jos I Uma segunda fase, de 1756 a 1764, caracteriza-se pela guerra com a Espanha e a Frana, pelo esmagamento da oposio interna - expulso dos Jesutas, reforma da Inquisio e execuo de alguns nobres acusados de atentarem contra a vida do rei, entre os quais o duque de Aveiro e o marqus de Tvora -, e pela criao de grandes companhias monopolistas, como a do Gro-Par e Maranho e a das Vinhas do Alto Douro. Uma terceira fase, at 1770, marcada por uma grande crise econmica e, at final do reinado, assiste-se poltica de fomento industrial e ultramarino e queda econmica das companhias monopolistas brasileiras. Todo o reinado caracterizado pela criao de instituies, especialmente no campo econmico e educativo, no sentido de adaptar o Pas s grandes transformaes que se tinham operado. Funda-se a Real Junta do Comrcio, o Errio Rgio, a Real Mesa Censria; reformase o ensino superior, cria-se o ensino secundrio (Colgio dos Nobres, Aula do Comrcio) e o primrio (mestres rgios); reorganiza-se o exrcito. Em matria de poltica externa, D. Jos conservou a poltica de neutralidade adoptada por seu pai. De notar ainda, o corte de relaes com a Santa S, que durou 10 anos.

D. Maria I

Filha primognita de D. Jos I. Foi aclamada rainha em Maio de 1777. Por sofrer de doena mental foi afastada dos negcios pblicos em princpios de 1792, tendo o prncipe D. Joo tomado conta do governo em nome de sua me at 1799, ano em que passou a governar em seu prprio nome, com o ttulo de Regente. Nascida em 1734, recebeu logo o ttulo de "Princesa da Beira", passando com a ascenso ao trono do pai, em

D. Maria I

1750, a ser chamada "Princesa do Brasil". Casou em 1760 com o seu tio D. Pedro de quem enviuvou. A animosidade que sempre existiu entre os prncipes do Brasil e o marqus de Pombal e o desejo deste de ver D. Maria renunciar ao trono em favor de seu filho D. Jos, no permitiram futura rainha que se familiarizasse com os assuntos polticos. No entanto sente-se que trs preocupaes absorveram o seu esprito desde os primeiros tempos do seu reinado: reparar as "ofensas" a Deus, moralizar a vida pblica e governar em certos campos de uma forma mais progressiva. Perdoou aos criminosos do Estado que lhe pareceram dignos desse acto. Aceitou o pedido de escusa do marqus de Pombal de todos os seus cargos mas manteve-lhe os seus honorrios de secretrio de Estado. Quando D. Maria subiu ao trono era delicada a nossa posio em poltica internacional: guerra com a Espanha no Brasil; situao difcil perante o conflito entre a Inglaterra e as colnias americanas. Em relao ao primeiro problema, procurou desde logo a rainha um entendimento com a Espanha, o que deu origem aos Tratados de Santo Ildefonso, de Outubro de 1777, tratado preliminar de delimitao das zonas portuguesa e espanhola na Amrica do Sul, e do Prado assinado em Maro de 1778. A soluo do segundo tornou-se mais difcil quando a Frana e a Espanha apoiaram as colnias revoltadas. Na impossibilidade de tomar partido aberto por qualquer dos beligerantes procurou obter a neutralidade, o que aconteceu em Julho de 1782, com a assinatura da conveno martima com a Rssia, e a aceitao da Neutralidade Armada, no sem dificuldades que o governo portugus conseguiu vencer com certa diplomacia. A actividade legislativa notvel, sobretudo no que diz respeito gesto econmica. Puseramse restries ao monoplio da Companhia do Vinho do Porto. Foi suprimida a Companhia do Gro-Par e Maranho; criada a Junta da Administrao de todas as fbricas deste Reino e guas Livres. Impulsionou novas manufacturas. Assinou um tratado de amizade, navegao e comrcio com a Rssia. A exportao do vinho do Porto desenvolveu-se largamente. Tambm no seu tempo se deu um impulso cultura tendo-se procedido criao de numerosas instituies, como: a Real Academia das Cincias de Lisboa, Aula Pblica de Debucho e Desenho, no Porto, e a Aula Rgia de Desenho de Lisboa. Fundou a Academia Real de Marinha e a Real Biblioteca Pblica de Lisboa. Criou Hospitais no Brasil e na metrpole. Criou a lotaria para alargar os servios da Misericrdia de Lisboa. Uma das suas medidas mais importantes a fundao da Real Casa Pia de Lisboa, obra de Pina Manique.

D. Joo VI

Filho de D. Maria I e de D. Pedro III, casou em 1785 com D. Carlota Joaquina, Infanta de Espanha, filha de Carlos IV e de Maria Lusa de Parma. A partir de 1792, assegurou a direco dos negcios pblicos, devido doena mental da me, primeiro em nome da rainha, a partir de 1799, em nome prprio com o ttulo de Prncipe Regente, sendo aclamado rei em 1816. O seu reinado decorre numa poca de profundas mutaes escala mundial e escala nacional: Revoluo Francesa e a consequente guerra europeia, Bloqueio Continental, campanha do Rossilho, guerra com a Espanha e a perda de Olivena, invases francesas, fuga da corte para o Brasil

D. Joo VI

onde permaneceu durante 14 anos, revoluo liberal e a independncia do Brasil. Foi a derrocada de um mundo e o nascimento de outro, mudana que D. Joo VI no quis ou no soube compreender. Fugindo para o Brasil perante a invaso de Junot, o monarca ter querido manter a colnia brasileira em poder de Portugal. Isto significou, no entanto, a dependncia em relao Inglaterra, com a imposio da abertura dos Portos brasileiros ao comrcio internacional e com o tratado anglo-luso de 1810, desastroso para a economia metropolitana. Alm disso, a presena da corte no Brasil impulsionou a independncia deste pas, o que se veio a verificar em 1822. Em 1821 o rei forado a regressar a Portugal, devido ao triunfo da revoluo de 1820 e, em 1822, jura a constituio, que vigoraria apenas durante alguns meses. Seguem-se a VilaFrancada em 1823 e a Abrilada em 1824, movimentos absolutistas encabeados por D. Miguel. Vencido e expatriado D. Miguel, D. Joo VI consagra os ltimos anos do seu reinado a tentar resolver o problema brasileiroe, por altura da sua morte, em 1826, sonhava ainda com a reunio dos dois pases na pessoa de um s soberano, sem se aperceber que o Brasil teria de seguir o seu destino americano e Portugal o seu destino europeu.

D. Pedro IV

Segundo filho varo de D. Joo VI e de D. Carlota Joaquina, a morte de seu irmo primognito, D. Antnio, encaminhou-o para a herana da coroa de Portugal. A sua infncia decorreria em ambiente carregado, entre o instvel ambiente familiar e os acontecimentos sociais e polticos, desde os ecos da Revoluo Francesa, s ameaas napolenicas, culminando pela fuga da corte para o Brasil perante as invases francesas (1807). D. Pedro IV Contava ento 9 anos de idade e a sua educao decorreu rdea solta, sem estudos sistemticos. Sofria de epilepsia, elemento de grande importncia a considerar na compreenso da sua personalidade. Educado sem luzes excessivas, os anos depressa lhe atribuem funes cada vez mais elevadas. No Brasil casou com a arquiduquesa Leopoldina de ustria, de quem teve dois filhos: D. Maria da Glria (1819) e D. Pedro (1825). A partir da revoluo liberal portuguesa de 1820, os acontecimentos, quer no Brasil quer em Portugal, atropelam-se em ritmo acelerante para o feitio de D. Joo VI; por intimativas de Lisboa, nomeia regente do Brasil seu filho D. Pedro (devido agitao popular no Rio, Par e na Baa, de inspirao liberal) e volta a Portugal. Aqui, as Cortes Gerais, preocupadas com os acontecimentos brasileiros e a ascendncia a reino da antiga colnia, pensam mandar o infante D. Pedro em viagem pela Europa. Mas antes que o regente do Brasil tomasse conhecimento, escreve ele a seu pai acerca das ideias de independncia que alastravam no Brasil, e das quais D. Pedro viria a ser uma pedra fundamental: com efeito, a independncia cobrir-se-ia com D. Pedro que, a dada altura, se teria convencido que em vez de movido, era o motor dos acontecimentos. Em 7 de Setembro de 1822, o regente proclamava formalmente a independncia brasileira, junto ao lpiranga (estado de So Paulo), sendo, mais tarde, proclamado imperador do Brasil. Quando em 1826, D. Joo VI morre imprevistamente, e se abre o problema da sucesso, o imperador brasileiro passa a ser uma das personagens fundamentais do drama nacional, que

principiou a desenrolar-se e que termina em 1834 com a vitria dos liberais. D. Pedro foi proclamado rei de Portugal, conforme as determinaes paternais. No decurso do seu breve e longnquo reinado, confirma D. Isabel Maria na regncia, e outorga aos seus sbditos uma Carta Constitucional e abdica, condicionalmente, em sua filha D. Maria da Glria, com a condio do casamento desta com seu tio D. Miguel, ausente em Viena de ustria, e que devia jurar a Carta. Aps a doao da Carta os acontecimentos precipitaram-se: em Portugal, D. Miguel comea a governar como rei absoluto (1827), os liberais expatriados, presos ou a espernearem nas forcas; no Brasil, o choque, cada vez mais patente entre os sopros dos ventos liberais, e o autoritarismo do imperador, arrasta-o gradual perda de prestgio e dramtica abdicao em seu filho D. Pedro II (7-4-1831). Tendo abdicado duas coroas, o ex-imperador do Brasil e ex-rei de Portugal, reduzido ao ttulo de duque de Bragana, abandona o Brasil e dirige-se para a Europa com a filha D. Maria II, rainha de nome, por cujo trono se batiam os liberais portugueses espalhados pela Europa, ou reunidos na ilha Terceira. O duque de Bragana decide empenhar-se pessoalmente na soluo do pleito e a 3 de Maro de 1832 assume a regncia e nomeia um ministrio do qual faz parte Mouzinho da Silveira. Data de ento a fase decisiva da luta entre liberais e absolutistas, caracterizada, fundamentalmente, pela revolucionria legislao de Mouzinho e pelo entusiasmo e abnegao de D. Pedro, na preparao da expedio militar que, dos Aores, chegar s costas portuguesas (no Norte, prximo de Mindelo), para sentar no trono a jovem soberana e impor a Carta. E nos longos meses do cerco do Porto que o regente, no obstante os defeitos de carcter e de educao, d a plena medida da pertincia e dedicao pela causa que encabeava. A conveno de vora Monte pe fim a esta cruel guerra civil, e exila o rei absoluto. Pouco mais viveria D. Pedro: s o tempo suficiente para ver as Cortes reunidas de acordo com a carta, tendo falecido 4 dias aps o comeo do reinado de D. Maria II; apenas com 36 anos. Apaixonado, incoerente e corajoso, o nome e a actuao de D. Pedro so indissociveis da experincia liberal portuguesa, que assinala o incio do Portugal contemporneo: mal ou bem, melhor ou pior, o possvel Portugal contemporneo e europeu principiou a.

D. Miguel

Terceiro filho de D. Joo VI e de D. Carlota Joaquina. Regressou Metrpole com a corte vindos do Brasil no momento em que se ensaiava no Pas a primeira experincia liberal qual a rainha e os seus apoiantes reagiram vivamente por manejos anti-revolucionrios. D. Miguel tomou o partido da me e hostilizou o pai assumindo atitudes polticas cada vez mais definidas, tendo encabeado o Partido tradicionalista. Foi o executor dos movimentos da Vila-Francada e da Abrilada. O primeiro constituiu um espectacular triunfo poltico que o elevou a comandante-chefe do exrcito portugus. Aps o segundo o rei demite o filho do alto posto ocupado e ordena o seu exlio. Vive quatro anos em Viena de ustria. D. Pedro IV, aps a morte de D. Joo VI, herdeiro do trono e j imperador do Brasil, outorga a Carta Constitucional e abdica em sua filha D. Maria da

D. Miguel

Glria que casaria, uma vez chegada maior idade, com D. Miguel seu tio. O pas era governado por uma regncia da presidncia da infanta D. Isabel Maria. D. Miguel aceitou tudo quanto lhe foi proposto: jurou a Carta, celebrou esponsais com a sobrinha, protestou respeito e obedincia a D. Pedro e regente e esperou. Malogrado o projecto de deslocar D. Miguel para o Brasil D. Pedro IV nomeia-o seu lugar-tenente em Portugal. Chegado a Lisboa jura de novo a Carta, assume a regncia e nomeia novo ministrio. Dias depois dissolve as Cmaras. Da reunio das Cortes, para isso especialmente convocadas, resulta a aclamao de D. Miguel como rei absoluto. Aps a assinatura da Conveno de vora-Monte, que ps termo guerra civil derimida a favor de D. Pedro e dos liberais, D. Miguel terminou o breve e contestado reinado regressando ao exlio donde no mais voltou. D. Maria II

Contava apenas 7 anos, quando seu pai, D. Pedro IV, abdicou do trono de Portugal em seu favor, em Abril de 1826. Devia casar, logo que tivesse idade, com o tio, D. Miguel, nomeado regente e lugar-tenente do reino, o que foi aceite pelo Infante, em Julho de 1826, assumindo a regncia, ao chegar a Lisboa, em Janeiro de 1828, aps ter jurado fidelidade rainha e Carta Constitucional. D. Maria foi enviada para a Europa em Julho de 1828, para defender os seus direitos ao trono, tendo ficado a residir em Londres, e a partir de 1831 em Frana. S em 24 de Setembro de 1834, com o fim da Guerra Civil, tendo quinze anos de idade, assumiu o governo do Pas. Casou em 1835 com Augusto de Leuchtenberg, filho de Eugnio de Beauharnais, e neto da Imperatriz Josefina, primeira mulher de Napoleo Bonaparte, irmo mais velho da segunda mulher de D. Pedro IV, mas que morreu logo em Maro desse ano. Neste ano ps-se venda todos os bens de raiz nacionais, pertencentes Igreja Patriarcal, s Casas das Rainhas e do Infantado, das corporaes religiosas j extintas e das capelas reais. D. Maria casou segunda vez com Fernando de Saxe-Coburgo-Gotha, irmo do rei dos Belgas, Leopoldo I, e primo do marido da rainha Vitria da Inglaterra, o prncipe Alberto. O casamento realizou-se em 9 de Abril de 1836. Durante o seu curto reinado, passado num dos mais conturbados perodos da nossa histria, o das lutas entre liberais e absolutistas, vrios acontecimentos histricos se passaram: a Guerra Civil, a revoluo de Setembro, a Belenzada, Revolta dos Marechais, a Maria da Fonte, a Patuleia. D. Maria II

Sucedeu-lhe o seu filho mais velho, D. Pedro V.

D. Pedro V

Nasceu em Lisboa a 16 de Setembro de 1837, filho primognito de D. Maria II e de D. Fernando de SaxeCoburgo-Gota. Reconhecido prncipe real e sucessor da coroa de Portugal pelas Cortes Gerais Extraordinrias e Constituintes, em sesso de 26 de Janeiro de 1838; sucede a sua me em Novembro de 1853; at sua maioridade governa seu pai como regente. E aclamado rei aos 18 anos e presta juramento perante as cortes Gerais. Os dois anos antes de comear a governar passou-os em viagens pelo estrangeiro, completando assim a educao primorosa cuidada que sua me na histria conhecida pela A Educadora lhe fez ministrar. Ela prpria dirigiu o ensino dos primeiros anos. Desde novo manifestou uma inteligncia e vontade de saber fora do vulgar, a que uma poderosa memria contribuiu para um brilho excepcional de personalidade. Das suas viagens deixou-nos um relato em dois volumes - Dirio - publicados pela Academia das Cincias e integrados na obra Escritos de El-Rei D. Pedro V. O Dirio tem um grande interesse para o estudo da figura humana do rei e para o conhecimento da Europa sua D. Pedro V contempornea. Dedicou a sua vida ao progresso e ao bem-estar do pas, apesar de atormentado pelos contnuos flagelos de ordem pblica e particular as epidemias, as grandes inundaes, a morte da esposa, a sombra militante de Saldanha. Mesmo assim consegue dar novo ritmo vida portuguesa merc do seu esprito liberal e progressista que tem de lutar com o tradicional reaccioarismo nacional. Dedica grande parte do tempo aos problemas da educao, que considera fundamental para que se note a mnima parcela de progresso; os assuntos relacionados com a indstria, a agricultura, os melhoramentos pblicos, a poltica internacional, etc., preocupam-no a todo o instante. Pode considerar-se o jovem rei como o primeiro homem moderno que em Portugal testemunhou em escritos do seu punho o significado da sua poca, o conhecimento do seu pas e dos seus homens. Morto prematuramente, apenas com 24 anos, a sua morte enlutou verdadeiramente o reino. Bulho Pato diz: Foi a primeira vez que vi A. Herculano chorar como uma criana. (Memrias, vol. II.) D. LUS

Filho segundo de D. Maria II (1819-1853) e de D. Fernando III (1816-1885). Assumiu o governo a 14 de Outubro de

D. Lus I

1861, tendo casado com D. Maria de Sabia. Era primorosamente educado, com temperamento de literato e artista. Embora tivesse dominado a paz no reinado, houve um levantamento de tropas, em 1862 e em finais de 1867 o movimento da Janeirinha e em 19 de Maio de 1870, o duque de Saldanha imps a demisso do governo, e passou a assumir a presidncia do novo ministrio. Em 1865-1866 a vida mental foi sacudida pela Questo Coimbr e em 1871 surgiu a iniciativa das Conferncias Democrticas do Casino. Realizam-se as viagens ao interior da frica, o major Serpa Pinto de Benguela ao Bi, Zambeze e chegou s cataratas de Vitria. Hermenegildo Capelo e Roberto Ivens exploraram o serto de Benguela e atravessaram a frica de Luanda a Tete. A partir de 1876 o Partido Progressista aspira a articular o Estado segundo a teoria liberal, propondo a reforma da Carta, a descentralizao administrativa, a fidedignidade e ampliao do sufrgio eleitoral, a reorganizao do poder judicial e da contabilidade pblica. Em 1877 demitiu-se o ministrio regenerador de Fontes Pereira de Melo e voltou a ser reintegrado. Posteriormente os progressistas atacaram o rei, acusando-o de patrocinar os regeneradores (Emdio Navarro, no Progresso, Joaquim Martins de Carvalho, no Conimbricense). O ministrio regenerador caiu, em 1879, e D. Lus chamou os progressistas a formar governo. O republicanismo evolura tambm e em 1878 toma lugar na Cmara o primeiro deputado republicano, Rodrigues de Freitas, eleito pelo Porto. Em 1880 o Partido Republicano era uma realidade e uma fora. O reinado de D. Lus assinalou-se materialmente pelo progresso, socialmente pela paz e pelos sentimentos de convivncia e politicamente pelo respeito pelas liberdades pblicas, intelectualmente por uma gerao notvel (Ea de Queiroz, Antero de Quental, etc.).
D. CARLOS

Penltimo rei de Portugal, filho de Lus I e de D. Maria Pia de Sabia. O seu reinado, que se iniciou em 1889, decorreu todo ele num ambiente efervescente e foi marcado por uma srie de acontecimentos dramticos: - Ultimato ingls, motivado pelo clebre mapa cor-de-rosa;

D. Carlos I

- revoluo republicana de 31 de Janeiro; - recrudescimento das lutas polticas entre republicanos, que aumentavam continuamente, e monrquicos, numa posio cada vez mais fraca; - ditadura de Joo Franco; -revoltas por todo o ultramar, desde a Guin a Timor, e consequente represso a que esto ligados os nomes de Mouzinho de Albuquerque, em Moambique, Alves Roadas, em Angola, e infante D. Afonso, na ndia; - nova tentativa revolucionria gorada, em 21 de Janeiro de 1908; - e, finalmente, em Fevereiro desse mesmo ano, morte de D. Carlos e de seu filho D. Lus Filipe, no Terreiro do Pao, alvejados a tiro por revolucionrios.
D. MANUEL II

Nasceu em Lisboa e morreu em Inglaterra. Foi o ltimo monarca de Portugal tendo governado de 1908 a 1910. Filho de D. Carlos e de D. Amlia de Orlees. Devido ao regicdio e morte violenta do prncipe real D. Lus Filipe, comeou a reinar (1-2-1908). Reunido o Conselho de Estado, nomeou-se um governo de concentrao partidria, com excepo dos partidrios do anterior ditador Franco. Na poltica interna, teve que enfrentar dois problemas, que puseram em descrdito a poltica governamental: a questo Hilton, provocada pelo sbdito ingls, residente na Madeira, que reclamava uma indemnizao do Estado Portugus, em virtude de uma pretensa revogao do monoplio do acar e do lcool da ilha da Madeira, e tambm a do Crdito Predial, provocada pelo desfalque naquela instituio.

D. Manuel II

D. Manuel II procurou ir ao encontro das reivindicaes operrias, chamando Lon Poinsard para estudar as possibilidades duma reforma das condies econmicas e sociais do pas. Duplicou o nmero de deputados republicanos por Lisboa no ano de 1910. Com efeito nas eleies municipais de Lisboa de 1908, os Republicanos elegeram uma cmara municipal de 100% sua e nas eleies de 1910 os Republicanos ganharam em Lisboa e em vrios crculos.

D. Manuel constituiu assim um governo caracterizado pela transigncia e brandura para os Republicanos. Em poltica externa procurou estabelecer boas relaes com a Espanha e a Inglaterra. No dia 3 de Outubro de 1910 rebentou uma revolta republicana em Lisboa que triunfou em 5 de Outubro, e D. Manuel decide-se por Plymouth. No exlio manteve-se interessado pela poltica de Portugal, advogando a entrada do nosso pas ao lado dos aliados na primeira guerra mundial. Por volta de 1914 os Monrquicos, aproveitando o governo mais tolerante de Bernardino Machado, formaram a causa Monrquica, que aspirava a estabelecer novamente o regime deposto. Gozava de toda a confiana e apoio do rei D. Manuel II, que nomeou um lugar-tenente (Azevedo Coutinho, Aires de Ornelas, etc.).

BERNARDINO MACHADO

Poltico dos mais notveis da 1. Repblica Portuguesa. No tempo da Monarquia pertenceu ao Partido Regenerador e foi deputado. Ministro das Obras Pblicas, Comrcio e Indstria no primeiro Governo presidido por Hintze Ribeiro. Desiludido da Monarquia, aderiu ao Partido Republicano. Implantada a Repblica foi ministro dos Negcios Estrangeiros do Governo Provisrio. Desenvolveu ento uma importante aco diplomtica. Vencido por Manuel de Arriaga na Candidatura Presidncia da Repblica nomeado ministro de Portugal no Brasil. Num momento muito difcil da vida portuguesa chamado a Portugal a fim de constituir governo. A sua aco governamental foi prejudicada sobretudo pela ecloso da primeira guerra mundial. Incansvel partidrio da nossa interveno na guerra, era presidente da Repblica quando a Alemanha declarou guerra a Portugal.

Bernardino Machado

Em 1917 recusou-se a transmitir os poderes presidenciais aos vencedores da revoluo chefiada por Sidnio Pais sendo por isso aprisionado, destitudo e banido do Pas. Regressando Ptria em 1919 conduzido outra vez chefia do governo em 1921. Mas ante um golpe militar republicano apresentou a demisso do seu governo. Em 1925 eleito pela segunda vez presidente da Repblica, cargo que desempenhava quando eclodiu o movimento de 28 de Maio de 1926. Bernardino Machado timbrou sempre em dar o exemplo das virtudes que exalava a da conduta que desejava ver seguida pelos outros. Dotado de excepcionais faculdades de escritor, deixou uma obra escrita muito vasta que, apesar de demasiado fragmentria, quase sempre deveras notvel.

SIDNIO PAIS

Lente de Matemtica da Universidade de Coimbra e oficial de artilharia. Deputado Assembleia Nacional Constituinte de 1911. Ministro do Fomento do primeiro governo constitucional, chefiado por Joo Chagas e, depois, ministro das Finanas no Ministrio presidido por Augusto de Vasconcelos. Representou o governo nas manifestaes do 1. aniversrio da implantao da Repblica. Em 17 de Agosto de 1912 foi nomeado ministro de Portugal em Berlim, cargo que desempenhou at que a Alemanha nos declarou guerra, em 9 de Maro de 1916. Na Alemanha assistiu a grandes manifestaes, paradas a exibies marciais, donde teria derivado a sua paixo pelo presidencialismo. Tinha simpatia pela Alemanha e a convico de que ganharia a guerra. Regressado a Portugal em 18 de Maro de 1916, foi colocado na secretaria do ministro dos Negcios Estrangeiros. A situao em Portugal era melindrosa, no s devido situao de guerra mas tambm devido s dissidncias entre alguns dos elementos dos dois nicos partidos que constituam

Sidnio Pais

a Unio Sagrada. Em Dezembro de 1917 Sidnio Pais inicia o movimento revolucionrio, tendo o governo cometido graves erros durante as primeiras horas da revoluo. Foi proclamada em nome da Nao uma Junta Revolucionria com os seguintes elementos: Presidente Sidnio Bernardino Cardoso da Silva Pais; Vogais Antnio Maria de Azevedo Machado Santos, Jos Feliciano da Costa Jnior. Tendo esta mesma Junta Revolucionria nomeado o primeiro governo de que faziam parte figuras como Sidnio Pais, Machado dos Santos. O governo era constitudo quase exclusivamente de republicanos histricos a inclua alguns dos mais combativos adversrios dos democratas e evolucionistas, e, portanto, da Unio Sagrada. A primeira reaco revolucionria contra Sidnio Pais surgiu em 8 de Janeiro de 1918. Deu-se a sada do governo dos ministros unionistas e Sidnio comea a conhecer dificuldades. No dia 17 de Maro publicado o manifesto da Junta de Salvao Pblica, que no assinado, trazendo grandes ameaas imprensa a declarando que a sociedade portuguesa estava em perigo, procurando intimidar o Partido Unionista, j ento discordante do sidonismo. Por outro lado realizou-se o Congresso da Unio Republicana, no decorrer do qual o partido rompe definitivamente com o antigo filiado Sidnio Pais a solidarizou-se com os Partidos Democrtico a Evolucionista. Entretanto a Unio Operria Nacional declara-se contra o governo. Ao mesmo tempo os monrquicos atingiam os postos mais importantes da governao pblica. Feitas as eleies para o Parlamento, este foi logo encerrado e o pas continuava a ser governado em ditadura, enchendo-se as prises de condenados polticos. No ano de 1918 as greves aumentam, h revoltas e a 14 de Dezembro quando da partida de Sidnio para o Porto foi alvejado, na estao do Rossio. Egas Moniz aps a sua morte refere: Homem cheio de virtudes a extraordinrias qualidades que um desvairo messinico perdeu. JOO DO CANTO E CASTRO

Alistou-se na marinha como aspirante de marinha em 1881, comeando a frequentar o curso da Escola Naval, que concluiu em 1883, com o posto de guarda-marinha. Promovido a segundo-tenente em 1887, realizando uma viagem a Macau, Timor e Moambique a bordo da canhoneira Zaire, sendo nomeado seu comandante interino em Abril de 1889. Em 1890 pertenceu Comisso dos Limites do Congo, sendo agraciado com a ordem de Nossa Senhora da Conceio de Vila Viosa. Em Janeiro de Almirante Canto e Castro 1891 promovido a primeiro tenente e colocado na Escola de Alunos Marinheiros, em Lisboa. No ano seguinte nomeado, por sugesto do almirante Ferreira do Amaral, governador do Distrito de Loureno Marques, em Moambique, mas obrigado a regressar por motivo de doena. Em 1893 transporta Joo Chagas degredado para Angola, retomando de seguida o governo de Loureno Marques, que defende dos ataques da populao africana revoltada. Recebe por essa aco o colar da Torre e Espada. Logo de seguida, nomeado governador do Distrito de Moamedes, em Angola, cargo que ocupar at 1896. Em 1902 regressa ao mar para comandar canhoneiras, e em Junho de 1910 promovido a capito de fragata, e nomeado para a Comisso Tcnica da Direco Geral de Marinha. O ministro da marinha do governo provisrio da Repblica, nomeia-o comandante da Escola de Marinheiros de Leixes, e chefe do Departamento Martimo do Norte, sendo elogiado pelo novo regime devido sua aco aquando das cheias ocorridas na regio em Dezembro de 1911. Em 1913 comandante do cruzador Adamastor, que foi buscar a Macau, fazendo a viagem por terra, utilizando o transiberiano. Promovido a capito de mar-e-guerra, nomeado comandante da Escola Prtica de Artilharia Naval, instalada na Fragata D. Fernando. Em 1918 nomeado director dos servios do Estado-Maior Naval, tendo j o posto de contra-almirante, e em 9 de Setembro escolhido para ministro da Marinha, cargo que aceita pressionado pelos oficiais da Marinha. Devido ao assassinato de Sidnio Pais eleito Presidente da Repblica pelas duas cmaras do Congresso da Repblica, de acordo com a Constituio de 1911. Durante o seu curto mandato, ter de fazer frente revolta republicana de Santarm, proclamao da Monarquia no Norte, agitao social provocada por um movimento generalizado de greves e continuada agitao poltica, que fez com que tivesse nomeado quatro governos durante os cerca de 300 dias em que ocupou o cargo de Presidente da Repblica. Substitudo em 6 de Outubro de 1919 por Antnio Jos de Almeida, eleito presidente em 6 de Agosto, foi promovido a Almirante em 25 de Outubro. Nomeado Chanceler da Ordem da Torre e Espada e presidente do Conselho Superior de Disciplina da Armada, passou situao de reforma em 1932.
ANTNIO JOS DE ALMEIDA

Um dos mais populares dirigentes do Partido Republicano, desde muito novo manifestou ideias republicanas. Era ainda aluno de Medicina em Coimbra quando publicou no jornal acadmico Ultimatum um artigo que ficou famoso, intitulado Bragana, o ltimo, que foi considerado insultuoso para o rei D. Carlos. Defendido por Manuel de Arriaga, acabou condenado a trs meses de priso.

Antnio Jos de Almeida

Depois de terminar o curso, em 1895, foi para Angola e posteriormente estabeleceu-se em S. Tom e Prncipe, onde exerceu medicina at 1903. Regressando a Lisboa nesse ano, foi para Frana onde estagiou em vrias clnicas, regressando no ano seguinte. Montou consultrio, primeiro na Rua do Ouro, depois no Largo de Cames, entrando ento na poltica activa. Foi candidato do Partido Republicano em 1905 e 1906, sendo eleito deputado nas segundas eleies realizadas neste ano, em Agosto. Em 1906, em plena Cmara dos Deputados, equilibrando-se em cima duma das carteiras, pede aos soldados, chamados a expulsar os deputados republicanos do Parlamento, a proclamao imediata da repblica. No ano seguinte adere Maonaria. Os seus discursos inflamados fizeram dele um orador muito popular nos comcios republicanos. Foi preso por ocasio da tentativa revolucionria de Janeiro de 1908, dias antes do assassinato do rei D. Carlos e do prncipe Lus Filipe. Posto em liberdade, continuou a sua aco demolidora pela palavra e pela pena, sobretudo enquanto director do jornal Alma Nacional. Ministro do Interior do Governo Provisrio, foi depois vrias vezes ministro e deputado, tendo fundado em Fevereiro de 1912 o partido Evolucionista, que dirigir, partido republicano moderado organizado em torno do dirio Repblica, que tunha criado em Janeiro de 1911, e que tambm dirigia, opondo-se ao Partido Democrtico de Afonso Costa, mas com o qual porm se aliou no governo da Unio Sagrada, em Maro de 1916, ministrio de que foi presidente. Em 6 de Agosto de 1919 foi eleito presidente da Repblica e exerceu o cargo at 5 de Outubro de 1923, sendo o nico presidente que at 1926 ocupou o cargo at ao fim do mandato. Nestas funes foi ao Brasil em visita oficial, para participar no centenrio da independncia da antiga colnia portuguesa. A sua eloquncia e a afabilidade do seu trato fizeram daquela visita um xito notvel. Durante o seu mandato deu-se a Revoluo de Outubro de 1922, em que foram assassinados, por opositores republicanos, o chefe do governo da altura, Antnio

Granjo, assim como Machado dos Santos e Carlos da Maia. Nomeou 16 governos durante o seu madato. Os seus amigos e admiradores levantaram-lhe uma esttua em Lisboa, de autoria do escultor Leopoldo de Almeida e do arquitecto Pardal Monteiro, e coligiram os seus principais artigos e discursos em trs volumes, intitulados Quarenta anos de vida literria e poltica, obra publicada em 1934. http://www.arqnet.pt/portal/portugal/temashistoria/index.html http://palma1.no.sapo.pt/indexport.htm

Potrebbero piacerti anche