Sei sulla pagina 1di 7

1.

Fisicos

Temperatura
o o

Termonoses Termonoses so os danos orgnicos e a morte provocada pelo calor por meio de insolao ou pela intermao.Insolao a ao da temperatura, dos raios solares, da excessiva umidade relativa e viciao do ar, tendo escassa importncia mdico-legal, por ser de origem freqentemente acidental.IntermaoSo os danos orgnicos ou a morte ocorridas em espaos confinados ou abertos, sem o suficiente arejamento, quando h elevao excessiva do calor radiante. As causas jurdicas da intermao so acidentes de trabalho e crimes.

Termonoses - resultado da ao do calor difuso e menos intenso. Pode ser insolao (por exposio ao sol) ou intermao (por outras fontes de calor).

Sintomas de insolao
A insolao acontece quando ocorre um exposio exagerada a um ambiente muito quente e seco. A insolao pode ocorrer na praia ou mesmo no campo, e pode ocorrer mesmo de baixo do guarda-sol. Os sintomas tpicos so:

confuso mental pele muito avermelhada, quente e seca dor de cabea desidratao vmitos

A insolao considerada um acidente grave especialmente para idosos e crianas, que tem a sua tolerncia a agresses mais baixa, podendo em casos desta ordem levar a morte. extremamente importante que o indivduo que est sofrendo de insolao seja submetido cuidados urgentes e adequados

Primeiro socorros para insolao


Em caso de exposio exagerada ao sol e ao calor que provocou uma insolao, facilmente determinada atravs dos sintomas caractersticos, vital que o indivduo receba cuidados de sade de emergncia adequados e o mais rpidamente possvel. Os primeiros socorros para casos de insolao envolvem:

levar a pessoa com insolao para um local arejado e com sombra; baixar a temperatura gradualmente utilizando panos molhados com gua fria;

vigiar o estado de consciencia da vtima, perguntando seu nome, idade, dia actual, etc

Saber o que fazer em caso de insolao, ou mesmo identificar o risco da sua ocorrncia pode salvar vidas, ou mesmo manter em segurana queles que o rodeiam.

Intermao
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

Ir para: navegao, pesquisa

ndice
[esconder]

1 Sinonmia 2 Conceito 3 Intermao relacionada ao exerccio fsico 4 Complicaes 5 Preveno 6 Ligaes externas

[editar] Sinonmia
'Intermao ou "heat stroke syndrome" ou sndrome do golpe de calor'

[editar] Conceito
A intermao uma causa de hipertermia decorrente da dificuldade do corpo em se resfriar adequadamente num ambiente com calor excessivo. uma emergncia clnica com alto risco de morte. O diagnstico e, consequentemente, o incio do tratamento precoces podem melhorar o prognstico. Pode estar relacionada ou no a atividade fsica. Esta ltima conhecida como forma clssica e geralmente afeta pacientes com condies mdicas que impeam o resfriamento e desta forma, no h mecanismo de proteo ao calor do ambiente. Pode ocorrer, por exemplo, em recm-nascidos ou em idosos, ou em pacientes com distrbios neurolgicos, mentais ou cardiopulmonares graves.

[editar] Intermao relacionada ao exerccio fsico


A intermao relacionada ao exerccio pode ocorrer principalmente em pessoas que se exercitam em ambientes bastante midos e/ou quentes. Isto pode ocorrer, por exemplo,

em atletas, militares, mineiros e operrios. Em indivduos com condies de estresse mximo por calor, o mecanismo de transpirao torna-se ineficiente e isto tende a piorar com a desidratao subsequente.

[editar] Complicaes
As complicaes mais graves esto relacionadas com alteraes do nvel de conscincia, complicaes musculares (rabdomilise), renais (insuficincia renal aguda), pulmonares, cardacas, hepticas, intestinais, entre outras. O paciente pode tambm sofrer de hemorragias decorrentes de coagulao intravascular disseminada.

[editar] Preveno
A intermao relacionada a exerccio pode ser prevenida atravs de adequada aclimatizao do atleta, alm de hidratao e vesturio apropriados. O tempo de aclimatao completa discutvel, variando de uma semana a meses.

[editar] Ligaes externas


INSOLAO uma perturbao decorrente da exposio DIRETA e PROLONGADA do organismo aos raios solares. COMO SE MANIFESTA Pele quente e avermelhada. Pulso rpido e forte. Dor de cabea acentuada. Sede intensa. Temperatura do corpo elevada. Dificuldade respiratria. Inconscincia. COMO PROCEDER Remova a vtima para um lugar fresco e arejado, afrouxe as vestes da vtima. Mantenha o acidentado em repouso e recostado, aplique compressas gelada ou banho frio se possvel. Procure o hospital mais prximo INTERMAO Perturbao do organismo causada por excessivo calor em locais mido e no arejados.

COMO SE MANIFESTA Dor de cabea e nuseas. Palidez acentuada. Sudorese (transpirao excessiva). Pulso rpido e fraco. Temperatura corporal ligeiramente febril. Cimbra no abdomem ou nas pernas. Inconscincia. COMO PROCEDER Remova a vtima para um lugar fresco e arejado, afrouxe as vestes da vtima. Mantenha o acidentado deitado com a cabea mais baixa que o resto do corpo.
Autores: Prof. Elzio Teobaldo da Silveira CREF 000230-G/DF Prof. Alexandre Fachetti Vaillant Moulin CREF 000008-G/DF - alfachetti@uol.com.br Conselheiros do Conselho Regional de Educao Fsica da 7 Regio. Palestrantes sobre Socorros e Urgncias em Atividade Fsica.

Intermao
Intermao uma situao parecida com a insolao, porm esta mais grave e pode levar morte. A intermao causada pelo aumento da temperatura corporal e pela m resfriao do corpo, por incapacidade de suar adequadamente. A intermao instala-se radidamente sem dar sinais de alerta como cefalia ou tontura, a pessoa fica com a temperatura corporal muito elevada, entre 40 e 41, com a respirao fraca e pulso rpido. Aps um episdio de intermao a temperatura corporal da pessoa pode sofrer alteraes durante semanas. O tratamento para a intermao deve ser realizado imediatamente atravs do resfriamento do corpo da pessoa e uma boa hidratao, para isso deve-se levar a pessoa ao hospital com urgncia. A insolao e a intermao: quadro clnico
O quadro clnico da insolao e da intermao semelhante. Na insolao aparecem nuseas, tontura, aumento da temperatura do corpo, sede intensa e diminuio do nvel de conscincia, com instalao de coma. A intermao um fenmeno que descrito como temperatura corprea acima de 40,5C. Geralmente ocorre em jovens que realizam atividade fsica extenuante (aumento do metabolismo) em ambientes quentes e midos (ambiente quentes e midos dificultam a evaporao). Esses casos so mais comuns entre atletas, recrutas militares e trabalhadores da construo civil. Nenhum caso foi descrito em banhistas de mar e piscina.

A intermao ocorre rapidamente e exige tratamento intensivo imediato pelos altos nveis de temperaturas que podem lesar principalmente o crebro, causando seqelas definitivas. As apresentaes podem ser variadas, com quadros de cimbras intensas, nuseas, com sncope (desmaio) ou quase sncope (sensao de desmaio), ou como um quadro semelhante a um acidente vascular cerebral com graus variados de coma. Em geral, o indivduo com quadro de intermao apresenta faces rosadas e secas com ausncia de suor. Entre os militares, alguns casos graves se associaram desidratao grave, leso muscular e insuficincia renal com letalidade de aproximadamente 1%. O exrcito israelense desenvolveu tticas para evitar o problema, tais como treinamento progressivo da adaptao do soldado a esses ambientes de alta temperatura, turnos curtos de guarda com rpida substituio, hidratao adequada e responsabilizao dos oficiais pelos casos ocorridos entre os soldados.

A intermao geralmente ocorre em jovens que realizam atividade fsica extenuante

A intermao ocorre rapidamente no sendo necessariamente precedida por sinais de alarme como, por exemplo, cefalia, vertigem (sensao de que o ambiente est rodando ou que a prpria pessoa est rodando) ou fadiga. A sudorese pode estar diminuida, mas no uma condio presente em todos os casos. A freqncia cardaca aumenta muito e a freqncia respiratria geralmente diminui, mas a presso arterial raramente se altera. A temperatura corprea, sobe rapidamente para 40 a 41C, causando uma sensao de estar queimando. A pessoa pode apresentar desorientao e confuso mental, podendo rapidamente entrar em coma associado ou no a convulses. Quando no tratada imediatamente, a intermao pode causar leso permanente ou morte. Uma temperatura de 41C muito grave e acima desse valor pode ser mortal. A leso permanente de rgos internos (como o crebro, por exemplo) pode ocorrer rapidamente, levando morte. As pessoas muito idosas e aquelas com uma doena debilitante e alcolatras apresentam um prognstico pior com aumento da mortalidade nos casos de intermao

Devido s alteraes circulatrias na pele, o local ideal para medida da temperatura no reto. Devido impossibilidade de utilizar essa medida na prtica de esportes, vrios termmetros foram criados para verificar a temperatura na testa, axila e na boca. Mas no houve comparabilidade aceitvel quela obtida no reto. Por esse motivo, no so recomendados em prticas esportivas, como longas caminhadas. O tratamento da intermao uma emergncia mdica. A pessoa que no puder ser rapidamente levada a um hospital deve ser embrulhada em panos, roupas ou lenis molhados, imersa em gua sempre que possvel ou mesmo coberta por gelo, enquanto providenciado o transporte para hospital. No hospital, a temperatura corprea controlada constantemente para se evitar um resfriamento excessivo. Pode ser necessria a administrao intravenosa de medicamentos para controlar as convulses. Muitas vezes esto presentes alteraes do equilbrio hidroeletroltico, com aumento dos nveis de sdio que deve ser corrigido durante a internao no hospital. Como reconhecer a insolao Depois da preveno, o fundamental o reconhecimento precoce de um atleta com sintomas e sinais de insolao. Assim, um participante com: 1. sede, suando excessivamente, com fadiga e cimbras, deve parar a atividade beber lquidos com sdio e se submeter a massagens da musculatura; 2. tontura, viso em tnel, mas ainda com temperatura retal abaixo de 40C deve ser retirado para sombra, ficar deitado, hidratado com as pernas elevadas. Outras situaes que se associam ao excesso de calor so as cimbras e a prostao ou exausto associada ao calor. As cimbras so espasmos (contraes) musculares involuntrias e graves resultantes de uma sudorese excessiva por esforo fsico em condies inadequadas como por exemplo, com excesso de calor. So mais comuns nas panturrilhas (barriga da perna) tambm ocorrendo nas mos e nos ps. Geralmente so bastante dolorosas. Nesses casos h perda de gua e de eletrlitos como o sdio, o potssio e o magnsio. A alterao dos nveis desses minerais pode levar s cimbras e nos casos graves ao coma. As cimbras causadas pelo calor so comuns entre os trabalhadores de siderrgicas e mineiros e de padarias (perto do forno quente em dias de calor). As cimbras causadas pelo calor podem ser prevenidas ou tratadas atravs do consumo de bebidas ou alimentos contendo sais minerais. H vrios produtos disponveis no mercado. A outra situao a prostrao, tambm chamada de exausto pelo calor, que tambm uma situao resultante da exposio ao calor intenso durante muitas horas, em que a perda de lquidos na forma de sudorese no reposta de forma adequada. O quadro clnico inclui fadiga, cansao excessivo, queda dos nveis de presso arterial, podendo ocorrer choque. O tratamento consiste na reposio de lqido e de sal (eletrlitos). Algumas vezes, a reposio lquida tem que ser endovenosa, pela gravidade do quadro. Atividades como esporte e ecoturismo devem ser praticadas por prazer, no para causar danos ao participante. Qualquer suspeita de insolao, intermao, exausto ou presena de cimbras deve motivar a transferncia da atividade para horrios mais apropriados.

Introduo
O termo insolao definido como a exposio excessiva aos raios solares; o termo intermao definido como aumento da temperatura do corpo acima dos limites fisiolgicos, geralmente causado por esforo fsico intenso em local mido e pouco arejado. Apesar de associadas ao Sol e a calor ambiente, no so sinnimos de queimadura pela ao da luz solar. Alis, no existe associao entre queimadura e

insolao, a no ser o determinante comum: o calor emanado do Sol. A queimadura decorrente da ao dos raios solares em grande intensidade em rea localizada.

A insolao relativamente pouco freqente, mas pode ser letal. Afinal, h muitos milnios a humanidade aprendeu que no conveniente permanecer exposta ao Sol por muito tempo. As tcnicas desenvolvidas pelos povos do deserto, como bedunos e tuaregues, que andam pelo deserto completamente cobertos por roupas claras, mostram que h possibilidades limitadas de controle do calor externo. O futebol no praticado ao meio-dia no Brasil, mas sim depois das 16 horas, uma forma de evitar problemas de insolao ou intermao. Hoje, h situaes como as ondas de calor que atingem pases do hemisfrio norte durante o vero e causam srios problemas devido ao fato de que h moradias sem frestas de ventilao - para permitir o conforto trmico no inverno com custo mnimo de calefao. Mas no vero o que era um fator protetor se torna risco importante. As vtimas costumam ser os acamados, os com doenas psiquitricas e tambm aqueles com doenas cardiovasculares e pulmonares que apresentam dificuldade de locomoo para ambientes arejados. Essas situaes tm se repetido com freqncia nos Estados Unidos, Canad e pases da Europa. Porm h outras situaes voluntrias, associadas prtica de atividade fsica, prticas esportivas ou de ecoturismo, que criam novas situaes de risco de insolao ou intermao.

Potrebbero piacerti anche