Sei sulla pagina 1di 8

BBLIA O LIVRO DE DEUS

Esta esquete quase um jogral falando sobre a bblia, sua funo, seus crticos, seus fatos, sua mensagem... Tudo isso apresentado a uma universitria que comeou a ter dvidas sobre a veracidade deste livro. Personagens: F (uma jovem, trajando longa tnica branca, no peito traz escrita a palavra F); SEIS JOVENS (com vestes comuns, cada qual trazendo sua Bblia e um cartaz); UNIVERSITRIA.
Cenrio: duas ou trs cadeiras e uma pequena mesa. Em cima da mesa est uma Bblia. Roteiro UNIVERSITRIA: (entra lendo uma revista secular) Que artigo interessante! (continua a folhear a revista) Ah! J ia esquecendo de que prometi professora da Escola Dominical ler a Bblia diariamente. (apanha a Bblia que est na mesa, deixando em seu lugar a revista) A Bblia ser mesmo a Palavra de Deus? Sou crente, mas o professor de Cincias diz que h tanta coisa errada na Bblia... e meus colegas vivem zombando de mim, quando afirmo que Deus criou o mundo e tudo mais. Ser que eles tm razo? (senta-se, pensativa). F: (entrando) Jovem universitria, no deixes que esmorea a tua f. A Bblia verdadeiramente a Palavra de Deus! Ela o nico guia para uma vida feliz e til. a luz que conduz os homens para a vida eterna. Para fortalecer tua f, vou te apresentar seis provas de que a Bblia a Palavra de Deus. (estende o brao para a porta; um a um vo entrando os jovens, e se colocando ao lado da F) 1 JOVEM: A Bblia composta de 66 livros: 39 esto no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento. Foi escrita por uns 40 homens, num perodo de mais de 1600 anos. Apesar de seus autores terem vivido em pocas diferentes, a mensagem central da Bblia uma s: "Deus deu o seu Filho para morrer por ns, a fim de nos salvar!" s h uma explicao para isto: os 40 autores foram homens inspirados por Deus. Este fato prova a UNIDADE da Bblia. (levanta seu cartaz, onde se l: UNIDADE) 2 JOVEM: Hoje possvel encontrar a Bblia completa ou em pores traduzida em mais de 2.000 lnguas. Nada de sua beleza e fora se perdeu nessas tradues. A Bblia adapta-se perfeitamente a todas as lnguas, lugares, culturas e povos. A UNIVERSALIDADE da Bblia prova que ela a Palavra de Deus. (levanta seu cartaz, onde se l: UNIVERSALIDADE). 3 JOVEM: Atravs dos sculos a Bblia tem sido preservada. Os homens tentaram destru-la e proibir sua leitura, todavia nem o fogo, nem a gua, nem a crtica, nem o tempo, tiveram jamais o poder de extermin-la. Ela tem resistido firmemente a todos os ataques. A PRESERVAO da Bblia por cerca de 4.000 anos prova de que ela a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se l: PRESERVAO). 4 JOVEM: A Bblia o livro mais vendido no mundo. Nunca nenhum outro livro, em todos os tempos, tem tido mais edies do que ela. As multides jamais se cansam de l-la e ouvir sua mensagem. Essa popularidade atravs dos sculos prova que a Bblia a Palavra de Deus (levanta seu cartaz, onde se l: POPULARIDADE).

5 JOVEM: As profecias da Bblia tm se cumprido fielmente. Basta lembrar as profecias sobre o nascimento, misso e morte de Jesus, que se cumpriram literalmente. Deus o nico que conhece o futuro. O cumprimento das profecias bblicas a prova de que a Bblia a Palavra de Deus (levanta seu cartaz - PROFECIA). 6 JOVEM: Deus usa a sua Palavra, a Bblia, para transformar vidas e mudar coraes. No h um s problema da vida humana que no tenha resposta na Bblia. Aqueles que obedecem as suas orientaes, reconhecem que ela o livro por excelncia para todos os assuntos. Esse poder da Bblia prova de que ela a Palavra de Deus (levanta seu cartaz - PODER). F: Estes e muitos outros fatos provam que a Bblia a Palavra de Deus. Firma o teu corao, jovem, nesta verdade. Ama a Bblia e obedece aos princpios nela contidos. Sers feliz e abenoada, hoje e sempre. (A moa universitria levanta-se, abre a Bblia. A personagem F estende a mo sobre a Bblia. Os seis jovens mantm o cartaz erguido, enquanto um outro grupo coloca-se frente e apresenta um cntico que fale da Palavra de Deus, ou um acrstico, ou uma poesia)

Descobrindo um sentido
Msica: (Entram os dois...) P1: Num distante lugar, onde no sorriam os lbios. P2: Onde no brilhavam os olhos. P1: Onde no cantavam as vozes. P2: Havia uma pessoa... P1: Passava a maior parte de sua vida a pensar. P2: J pensara sobre tudo: o sol... a lua... a terra... as rvores... P1: S no pensara sobre sua prpria vida. P2: Quando o fez pela primeira vez, entrou em depresso. P1: Percebera que, at ento, havia sido um intil. P2: Um intil. Msica: (Entra o jovem e senta. Em seguida, entram Dr. Tudo Sabe e Dr. Sabe Tudo. O jovem levanta e comeam o dilogo.) Dr. Tudo Sabe: O que faz voc a, com olhar to preocupado? Dr. Sabe Tudo: Deixa o tempo correr, sem ter nada para fazer? Jovem: Fao aquilo que sempre fiz: pensar. S que, de tanto faz-lo, tornei-me um intil. Dr. Tudo Sabe: ... pensar demais no muito bom. (Sentando) Dr. Sabe Tudo: (Sentando) Minha me j dizia: quem pensa no casa, quem casa no pensa. Jovem: O meu caso no este no...

Dr. Tudo Sabe: Mas ns... Dr. Sabe Tudo: Mas ns sempre temos resposta para todos os problemas. Dr. Tudo Sabe: Isso mesmo, jamais erramos! Jovem: Mas, afinal, quem so vocs? Dr. Sabe Tudo: Dr. Sabe Tudo e Tudo Sabe! Dr. Tudo Sabe: Ao seu dispor! Jovem: Meu problema existencial. Tudo comeou quando passei a refletir sobre a misria do mundo. Dr. Sabe Tudo: Ah, os pobres so a causa do seu problema? Dr. Tudo Sabe: Simples! Mate a todos e seu problema acabar. Jovem: Isso no resolveria nada! Comecei tambm a observar a falta de f, que a cada dia diminui nas pessoas. As igrejas com pouca gente... Dr. Sabe Tudo: Claro, claro! Para acabar com as igrejas basta fazer uma coisa. Dr. Tudo Sabe: Explodi-las todas. Jovem: Vocs no esto ajudando em nada. Dr. Sabe Tudo: Quem sabe um de nossos livros o ajude. Dr. Tudo Sabe: Temos aqui um livro de qumica, matemtica, geografia, histria, uma bblia... Jovem: Uma bblia? Algum j me falou sobre este livro... Dr. Sabe Tudo: Gostou? Pode ficar. Olha, a gente tem que ir andando (levantando). Dr. Tudo Sabe: Qualquer probleminha, chame os doutores Tudo Sabe e Sabe Tudo. E ns resolveremos o seu problema. Jovem: Valeu pelo presente. Muito obrigado. , meio loucos, mas eram simpticos. (O Jovem senta num canto e fica lendo a bblia.) Msica:

(Retornam os Personagens 1 e 2) P1: Aquele livro no mudou a vida do Jovem da noite para o dia. P2: Porm, ajudou-o a tomar uma deciso. P1: A deciso de ser resposta para muitos dos problemas no mundo. P2: E tudo a partir de uma mensagem que ele leu em certo momento: Jovem: (Na frente, com a Bblia) Se queres ser perfeito, vende o que tens, d aos pobres e ters um tesouro no cu; depois, vem e segue-me!. Msica: (Durante a msica, a bblia colocada num lugar de destaque. Se for noite, seria bom focalizar uma luz para ela. Em seguida, apresenta-se o jogral que segue.) P1: No estranho que uma nota de R$ 10,00 parea to grande quando ajudamos um pobre e to pequena quando gastamos nas lojas? P2: No estranho que parea to demorada uma hora quando servimos a Deus, mas to rpido o tempo quando assistimos a um jogo de futebol? Jovem: No parece estranho que parea interminvel uma hora na igreja e passe to rpido um filme de duas horas? P1: No parece estranho como muitas vezes as pessoas buscam os assentos da frente para aparecer, e como se colocam sempre nos ltimos assentos da igreja? P2: No parece estranho o quanto seja difcil ler um captulo da Bblia, e quo fcil ler 100 pginas de um romance popular? Jovem: No parece estranho quo difcil seja compartilhar com os outros a Palavra de Deus, e quo fcil contar uma piada ou coisa semelhante? P1: No estranho que muitos pretendam ir ao cu, sem se esforar para merec-lo? P2: No parece estranha a facilidade com que acreditamos nos jornais e na televiso, mas questionamos o que afirma a Bblia? TODOS: Mas ns acreditamos firmemente na Bblia. Ali (apontando para a Bblia) esto as palavras da vida.

DIA DA BBLIA "O PRMIO" (TEATROS)

TEATRO PARA O DIA DA BBLIA O PRMIO


(Para o dia da Bblia) pa em 1 ato PERSONAGENS LCIO, o escritor HELENA, a irm de Lcio SILAS, amigo de Lcio BETE, esposa de Silas

CENRIO - uma sala de residncia INDUMENTARIA - da poca atual ACESSRIOS - um caderno, duas canetas e duas Bblias Lucio esta em cena, escrevendo num caderno. Aps algum tempo entra Helena. Helena - Quer cafezinho mano Lcio, sem levantar a cabea - No Helena, agora no. Helena, aproximando para ver o que ele est escrevendo - voc no perde a mania de manuscrito. Depois de um trabalho enorme para datilografar. Lcio, parando de escrever - Voc tem razo. Estou mesmo cansado. Helena Ento porque no escreve diretamente na maquina? Lcio No consigo, a maquina me deixa sem inspirao. Assim, com os manuscritos posso cortar as palavras que no gosto, inventar outras... (absorto continua a escrever batem a porta. Helena vai atender e faz entrar Silas e Bete que trazem uma Bblia) Helena Temos visitas, Lcio. Os amigos Silas e Bete.

Lcio Levantando se para cumprimenta los Que surpresa! Vamos, sentem se! (todos se sentam.) Silas No vamos demorar estamos indo para o culto. Bete passamos apenas para uma visitinha rpida Silas Como que vai indo seu novo romance? Lcio sentando se olhando para o caderno sobre a mesa, coa a cabea desanimado As personagens so interessantes mas eu estou muito cansado e desanimado. Bete Mas por qu? Voc um escritor conhecido; o publico gosta do que voc escreve... Helena o que costumo falar para ele, mas o Lcio anda meio angustiado ultimamente e pensa que sua obra no tem valor. Silas Que isso amigo? Voc um escritor que... Lcio, levantando se revoltado, corta a frase de Silas Palavras, palavras!... Na verdade perco um tempo enorme e no creio que esteja ajudando ningum, e nem mesmo a mim. Nada vale a pena, nem mesmo viver. Helena, levantando se toca afetuosamente o brao do irmo Mas eu gosto tanto de voc escreve, mano. Por mim... (brinca com o irmo para aliviar a situao.) Voc teria o prximo prmio Nobel. Lcio Ora, Helena, no Brasil temos escritores muito melhor que eu, eles sim merecem esse prmio. Bete Ultimamente o prmio tem sido dado a escritores cuja obra no to boa, e pouqussima conhecida. Silas, levantando se com a Bblia Mas meu amigo, no desanime. Conheo escritores valorosos, que mudaram o curso da histria, levaram almas para Deus e tambm no tiveram o prmio Nobel.Lcio surpreso Que escritores? Silas, mostrando lhe a Bblia Os que escreveram este livro, o mais importante do mundo. (abre a Bblia.) Veja por exemplo as palavras de Jesus, neste texto to significativo que marcos teve o privilgio de registrar (L Marcos 13.24 a 31). (Bete fica em p para ouvir a leitura) Lcio Silas, deixe me ler outra vez (Silas entrega lhe a Bblia e Lcio l para si mesmo) Este texto fala da volta de Cristo? Bete Sim, e a volta do mestre Jesus esta muito prxima. Vocs no gostariam de aceitar a Cristo para serem tambm escolhidos naquele dia? Vamos orar para que o Esprito Santo possa esclarecer melhor seus coraes. Voc ora, Silas. Silas Senhor, ns te louvamos porque mais uma vez as palavras registradas nas Santas Escrituras estabelecem uma ponte preciosssima entre o homem e Cristo. Ns te pedimos, Pai, que, atravz das palavras que acabamos de ler nesse livro, haja salvao nesta casa. Em nome do teu Filho Jesus que oramos. Amm. Lcio, sensibilizado Silas, eu j li uma infinidade de livrose nunca encontrei alvio para minha angustia.

Nunca ache palavras de esperana real para a humanidade. Mas hoje vejo que um livro como a Bblia pode mudar de fato a nossa vida. Eu... Quero aceitar a Cristo, meu corao deseja ardentemente a Salvao. Bete, muito feliz Que alegria Lcio! E voc minha amiga? Helena Eu tambm aceito a Jesus. No h outro caminho para o Cu. Slias Mas uma vez se cumpre a vontade de Deus. Estou realmente muito feliz! Bete, alegremente iremos todos a igreja esta. Vocs so nossos convidados especiais. Silas E hoje o culto festivo; comemoraremos o dia da Bblia. Lcio, com suave sorriso O livro que no ganhou o prmio Nobel... Bete Mas j levou multides incontveis presena de Deus!! Helena, apanhando o caderno sobre a mesa Bem vamos ento guardar o seu material de trabalho, meu irmo: agora vamos igreja. Lcio Sim retomarei o trabalho quando voltar mos... Quem sabe com novos rumos para meus livros. Silas, sorrindo Voc ter novos rumos, com certeza meu amigo. Lcio, pensativo Helena, traga aquela Bblia que era da mame. (Sorridente Helena sai com o caderno.) Bete Helena parece feliz, e voc tambm Lcio. Lcio Sinto me como se tivesse acabado de nascer. Helena, voltando traz a Bblia Aqui esta, vamos leva l para o culto. (Em boca de cena.) ns jamais usamos esta Bblia... Se mame fosse viva, estaria muito feliz com a nossa deciso. Ela era uma crente fiel e sempre orou por ns. Silas Vamos? Todos, sorridentes, dirigem se a platia Feliz dia da Bblia, que atravz dela Deus fale com voc. Musica especial Fim (este texto foi extrado do livro Jograis e Representaes e Evanglicas, de: Maria Jos Resende).

Potrebbero piacerti anche