Sei sulla pagina 1di 16

Mais rapidez e eficincia para garantir seus direitos

Juizados Especiais

Judicirio

Conhecendo o

Juizados Especiais Desembargador Jos Fernandes Filho


Presidente da Comisso Supervisora dos Juizados Especiais Cveis e Criminais de Minas Gerais Texto

Desembargador Caetano Levi Lopes Juiz Evandro Lopes da Costa Teixeira Juiz Herbert Jos Almeida Carneiro Sebastio Jos da Costa
Apoio

Jornalista Sidneia Simes


Reviso

Prof. Lakowsky Dolga Prof. Ricardo Arnaldo Malheiros Fiuza


Coordenao Editorial

Assessoria de Comunicao Institucional do Tribunal de Justia de Minas Gerais


Projeto Grfico

Ascom/Comunicao Visual
Ilustraes

Antonio Kazuo Hashitomi

Belo Horizonte, agosto de 2006

Esta publicao faz parte da coleo do Programa Conhecendo o Judicirio, do Tribunal de Justia de Minas Gerais. Venda e reproduo proibidas. Coordenao do Programa Conhecendo o Judicirio Assessoria de Comunicao Institucional do TJMG Rua Gois, 253 - trreo - centro - tel.: (31) 3237-6551 CEP 30190-030 - Belo Horizonte/MG conhecendo@tjmg.jus.br Para os deficientes visuais e pblicos especiais, todas as publicaes do Programa Conhecendo o Judicirio esto disponveis em udio-CD.

Voc conhece os Juizados Especiais?


Quantas vezes voc deixou de lutar pelos seus direitos porque achava que os processos na Justia eram demorados e dispendiosos? Agora existe um novo caminho, mais simples e mais rpido: so os Juizados Especiais. Criados em 1995 pelo Poder Judicirio, eles tornam mais gil a ao da Justia, facilitando o seu acesso e trazendo a voc respostas mais imediatas. Nos Juizados Especiais, busca-se sempre que possvel a conciliao e o acordo, ao invs do confronto, que gera processos caros e demorados. Pessoas fsicas capazes, maiores de 18 anos e tambm as microempresas podem propor ao perante os Juizados Especiais. Nestes, atuam os Juzes de Direito, que homologam acordos e decidem as causas. Outra caracterstica dos Juizados Especiais que eles so gratuitos, desde a entrada da ao at sua deciso. S ocorrem pagamentos de custas judiciais, taxas e outras despesas quando uma das partes interpuser recurso, faltar injustificadamente a qualquer audincia marcada, proceder com m f e em outros casos previstos na Lei 9.099/95.

Nos Juizados Especiais busca-se sempre que possvel a conciliao e o acordo.

Como a estrutura dos Juizados Especiais?


Para atender s demandas dos cidados, eles esto estruturados como

Juizados Especiais Cveis e Juizados Especiais Criminais.


Ambos so compostos de Juzes de Direito, atermadores e servidores que trabalham em uma Secretaria de Juzo, tais como escrives, escreventes, oficiais de justia, contadores, conciliadores e demais auxiliares. Nos Juizados Especiais Cveis necessria a presena de advogados e defensores pblicos para causas superiores a 20 e at 40 salrios mnimos. Nas demais, a presena do advogado facultativa. Se uma das partes comparecer audincia acompanhada de um advogado, um defensor pblico pode ser nomeado para acompanhar a outra parte. Nos Juizados Criminais atuam tambm Promotores de Justia. Percia Os Juizados Especiais no utilizam percia, j que esse procedimento reservado a casos mais complexos, fora de sua competncia, sendo permitido o esclarecimento tcnico.
4

Juizado Especial Cvel

Aqui, so julgadas as causas cujo valor no ultrapasse o limite de 40 vezes o salrio mnimo. Veja alguns exemplos: cobrana, indenizao (incluindo indenizao por acidente de trnsito), execuo de ttulos (cheques, notas promissrias, letras de cmbio, etc).

Juizado Especial Cvel

Casos mais comuns:

No se esquea: estes e outros processos julgados no Juizado Especial Cvel esto limitados ao valor mximo de 40 salrios mnimos.

Voc emprestou dinheiro ou bens a uma pessoa e ela no lhe devolveu. Bateram em seu carro, moto ou bicicleta e no querem lhe pagar o conserto. Voc sofreu ferimentos em acidente de trnsito e no querem pagar as suas despesas mdicas e prejuzos comprovados. Seu nome foi inscrito sem razo no cadastro do SPC. Voc comprou uma mercadoria que no lhe foi entregue; ou a mercadoria est com defeito e no querem lhe dar outra ou devolver o seu dinheiro. Voc pagou a uma pessoa ou empresa por algum servio; o servio foi mal feito ou no foi realizado.

Voc alugou seu imvel ou parte dele; precisa de volta para seu prprio uso, mas o inquilino se recusa a entreg-lo. Voc mandou uma roupa para lavar e passar; ela no foi devolvida ou ficou estragada. Voc recebeu um cheque ou uma promissria, mas o devedor no quer lhe pagar.

As causas a seguir no podem ser julgadas pelos Juizados Especiais:


Heranas e Inventrios. Causas de Famlia (alimentos, separao, divrcio, guarda dos filhos, interdio). Causas Trabalhistas (empregado contra patro). Falncias. Causas nas quais estejam envolvidas crianas e adolescentes menores de 18 anos. Causas onde haja interesse da Unio, do Estado e do Municpio. Causas nas quais sejam os autores cessionrios de direitos de pessoas jurdicas.

Juizado Especial Cvel

Como voc deve propor uma ao?


Inicialmente, voc deve procurar o setor de triagem de um dos Juizados Especiais Cveis (veja a lista de endereos no final desta cartilha). Sendo possvel propor a ao, ela ser encaminhada para o Setor de Atermao. Se a sua reclamao j estiver escrita de maneira certa, basta entreg-la no setor prprio. Se voc preferir, um funcionrio do Juizado estar sua disposio para ajud-lo na preparao desse documento. No mesmo dia, marcada a data para a audincia de conciliao, que ocorrer num prazo mdio de 30 dias.

Passo a passo
Voc mesmo pode ajuizar as causas at 20 salrios mnimos. Se o valor da causa estiver entre 20 e 40 salrios mnimos, torna-se obrigatria a participao de um advogado para assisti-lo. O ru citado pelo Correio e assina o comprovante de recebimento. Presentes o autor e o ru (e os advogados, caso necessrio) inicia-se a audincia, conduzida por um conciliador, que no um Juiz. Se as duas partes chegarem a um acordo, redigido um documento e depois assinado por ambas as partes. A seguir, este termo de acordo homologado (aprovado) pelo Juiz de Direito.
8

Caso no seja obtida a conciliao, marca-se a data para uma outra audincia - a de instruo e julgamento. Nessa audincia, o juiz pode tentar novamente obter um acordo entre as partes. Se isto acontecer, redigido o termo de conciliao. Caso contrrio, o Juiz de Direito ouve as partes, as testemunhas, julga e d a sentena. Caso o autor ou o ru no concordem com a sentena, possvel recorrer, no prazo de 10 dias - ou seja, solicitar nova avaliao do caso. O recurso s pode ser feito por advogado Turma Recursal, que composta por outros Juzes de Direito. As despesas com esta etapa sero pagas pela parte que recorreu. Os recursos so julgados em sesso pblica. No havendo recursos, as partes, em regra, no tero despesas com o processo.

Se o autor no comparecer audincia de conciliao, o processo encerrado, podendo ser condenado a pagar as custas do processo. Se o ru no comparecer, podem ser consideradas verdadeiras as alegaes do autor e a ao julgada, de acordo com a convico do Juiz. Quando h descumprimento das obrigaes, resultantes de acordo ou determinadas pelo Juiz, a parte que se sentir lesada pode requerer o seu direito atravs da segunda fase do processo chamada execuo.

Juizado Especial Criminal

Juizado Especial Criminal


J o Juizado Especial Criminal competente para conciliar, julgar e executar infraes penais de menor gravidade - contravenes e crimes com pena mxima no superior a dois anos (Lei n 10.259/01). A deciso do Juiz procura, sempre que possvel, reparar os danos sofridos pela vtima e a aplicao de pena alternativa. Veja alguns exemplos: Leso corporal leve Ameaa Dirigir embriagado Embriaguez Ato obsceno Falsidade de atestado mdico Leso corporal culposa Omisso de socorro

Como os fatos chegam ao Juizado Criminal?


A infrao levada, primeiramente, ao conhecimento da polcia militar ou da polcia civil, que preparam o Boletim de Ocorrncia (BO) e o Termo Circunstanciado de Ocorrncia (TCO). Este documento o primeiro passo para se iniciar uma ao no Juizado Especial Criminal.

10

Passo a passo
O BO encaminhado Delegacia de Polcia, que lavrar o TCO. Esse documento ento encaminhado ao Juizado Especial Criminal. Se as partes estiverem presentes, a audincia preliminar realizada imediatamente. Caso contrrio, as partes sero intimadas, via Correio, a comparecerem para a audincia preliminar, agendada pela Secretaria do Juizado. Na audincia preliminar, feita a tentativa de acordo de indenizao entre as partes. No sendo esse aceito, o Ministrio Pblico, atravs do Promotor, faz a proposta de pena alternativa, se o ru for primrio - ou seja, se ele nunca tiver sido condenado pela Justia. Caso ele seja reincidente, no ter direito ao benefcio. Se o infrator aceitar a proposta do Promotor, o termo redigido e homologado pelo Juiz. Aps o cumprimento da pena alternativa, o procedimento arquivado. Caso contrrio - se o infrator no aceitar a proposta do Promotor, marca-se uma data para a audincia de instruo e julgamento. Sero ouvidos pelo Juiz a vtima, as testemunhas, o autor da infrao, o Promotor, o advogado ou Defensor Pblico. Depois disso, o Juiz dar a sentena, que pode absolver ou condenar o autor. No se conformando com a deciso, o autor ou a vtima podem entrar com recurso, que deve ser formulado pelo advogado ou Promotor. A Turma Recursal que julga os recursos dos Juizados Especiais, sendo composta por Juzes de Direito.

11

Juizado Especial Criminal

Penas Alternativas
Nos Juizados Especiais Criminais, so aplicadas penas alternativas, como pagamento de multa, prestao de servio comunidade e doao de cestas bsicas a uma entidade carente cadastrada. Nos Juizados esto sempre presentes os Juzes de Direito, os Promotores de Justia, os Defensores Pblicos, os advogados e conciliadores. O Juizado Especial Criminal de Belo Horizonte possui ainda uma Delegacia de Polcia para o atendimento imediato das partes.

12

Estes so os Juizados Especiais em Minas Gerais


Em Belo Horizonte Juizados Especiais Cvel Central Gutierrez e da Microempresa Av. Francisco S, 1409 - Gutierrez 30430-040 - Belo HorizonteMG Tel. (31) 3275-3889 / 3890 / 3891 Juizado Especial Cvel das Relaes de Consumo Rua Curitiba, 632 - Centro 30170-120 - Belo Horizonte/MG Tel. (31) 3271 -4499 / 3271-3108 Juizado Especial Cvel do Barreiro Av. Sinfrnio Brochado, 802 - Barreiro 30640-000 - Belo Horizonte/MG Tel. (31) 3381-7161 / 3383-6500 Juizados Especiais Criminal e Cvel de Acidentes de Trnsito Av. Juscelino Kubitscheck, 3.250 (Via Expressa) Corao Eucarstico 30720-240 - Belo Horizonte/MG Tel. (31) 3411-5055 Juizado Especial Cvel - Unidade UFMG Av. lvares Cabral, 211 - Centro 30170-000 - Belo Horizonte/MG Tel. (31) 3224-1515 No interior do Estado: Juizado Especial de Alm Paraba Rua Jos Mercadante, 366 - Porto Velho 36660-000 - Alm Paraba/MG Tel. (32) 3462-6588 Juizado Especial de Alfenas Praa Dr. Emlio da Silveira, 314 37130-000 - Alfenas/MG Tel. (35) 3291-4540 - ramal 238/239 Juizado Especial de Almenara Rua Dr. Sabino Silva, 32 39900-000 - Almenara/MG Tel. (33) 3721-1044 Juizado Especial de Araguari Rua Virglio de Melo Franco, 281 - Centro 38440-016 - Araguari/MG Tel. (34) 3242-8249 Juizado Especial de Arax Av. Getlio Vargas, 205 - Centro 38180-000 - Arax/MG Tel. (34) 3662-8621 Juizado Especial de Barbacena P. Conde de Prados, 26 - Centro 36200-000 - Barbacena/MG Tel. (32) 3331-5020 - Telefax (32) 3333-7908 Juizado Especial de Betim Rua Inconfidncia, 290 - Centro 32510-160 - Betim/MG Tel. (31) 3594-1777 / 3532-3299 Juizado Especial de Bocaiva Rua Domingos Ferreira Pimenta, 138 39390-000 - Bocaiva/MG Tel. (38) 3251-1309 Juizado Especial de Campo Belo Rua Joo Pinheiro, 290 / 2 andar 37270-000 - Campo Belo/MG Tel. (35) 3832-5660 /ramal 35 Juizado Especial de Carangola P. Cel. Maximiano, 56 36800-000 - Carangola/MG Tel. (32) 3741-3909 / 3741-3808 Juizado Especial de Caratinga P. Getlio Vargas, 56 35300-034 - Caratinga/MG Tel. (33) 3321-3385 Juizado Especial de Cataguases P. Cunha Neto, s/n 36770-000 - Cataguases/MG Tel. (32) 3442-3344

13

Juizado Especial de Conselheiro Lafaiete Av. Professor Manoel Martins, 303 36400-000 - Conselheiro Lafaiete/MG Tel. (31) 3763-1130 Juizado Especial de Contagem Av. Jos Luiz da Cunha, 423 - B. Alvorada 32241-400 - Contagem/MG Tel. (31) 3353-4492 Juizado Especial de Coronel Fabriciano Rua Boa Vista, 72 35170-041 - Coronel Fabriciano/MG Tel. (31) 3842-1239 Juizado Especial de Curvelo Av. Sarob, 400 - Maria Amlia 35790-000 - Curvelo/MG Tel. (38) 3721-2940 Juizado Especial de Diamantina Rua Macau do Meio, 130 39100-000 - Diamantina/MG Tel. (38) 3531-1996 Juizado Especial de Divinpolis Rua Minas Gerais, 55 - Centro 35500-486 - Divinpolis/MG Tel. (37) 3222-0326 Juizado Especial de Formiga Rua Silviano Brando, 102 35570-000 - Formiga/MG Tel. (37) 3322-1192

Juizado Especial de Frutal P. 7 de Setembro, 50 - XV de Novembro 38200-000 - Frutal/MG Tel. (34) 3421-8582 Juizado Especial de Governador Valadares Praa do XX Aniversrio, s/n - Centro 35010-140 - Governador Valadares/MG Tel. (33) 3271-1485 Juizado Especial de Guaxup Av. Dr. Joo Carlos, 251 37800-000 - Guaxup/MG Tel. (35) 3552-4600 Juizado Especial de Ibirit Rua Otaclio Negro de Lima, 8 32400-000 - Ibirit/MG Tel. (31) 3533-1997 - Ramal 06 Juizado Especial de Ipatinga Rua Edgar Boy Rossi, n 38 - Centro 35160-011 - Ipatinga/MG Tel. (31) 3822-3889 Juizado Especial de Itabira P. Dr. Nlson Lima Guimares, s/n 35900-042 - Itabira/MG - Tel. (31) 38311520 - Ramal 40 Juizado Especial de Itajub Av. BPS, n 45 37500-000 - Itajub/MG - Tel. (35) 36226784 / 6785

Juizado Especial de Itana P. Dr. Augusto Gonalves, n 10 35680-054 - Itana/MG Tel. (37) 3242-1966 Juizado Especial de Ituiutaba Av. 15, 703 - Centro 38300-000 - Ituiutaba/MG Tel. (34) 3261-4500 Juizado Especial de Janaba Av. Marechal Deodoro, 160 39458-000 - Janaba/MG Tel. (38) 3821-2464 Juizado Especial de Januria P. Arthur Bernardes, 208 39480-000 - Januria/MG Tel. (38) 3621-1123 Juizado Especial de Joo Monlevade Rua So Mateus, 50 35930-003 - Joo Monlevade/MG Tel. (31) 3852-5800 Juizado Especial de Juiz de Fora Av. Brasil, 1000 - Centro 36015-460 - Juiz de Fora/MG Tel. (32) 3212-8040 Juizado Especial de Lavras Rua Dona Incia, 167 37200-000 - Lavras/MG Tel. (35) 3821-3203

14

Juizado Especial de Leopoldina Coronel Marco Aurlio, 08 36700-000 - Leopoldina/MG Tel. (32) 3441-4339/5748 Juizado Especial de Manhuau P. Cordovil Pinto Coelho, 135 - Centro 36900-000 - Manhuau/MG Tel. (33) 3331-2283 Juizado Especial de Mantena P. Rmulo Campos, s/n 35290-000 - Mantena/MG Tel. (33) 3241-2320 Juizado Especial de Montes Claros Rua Camilo Prates, 352 - Centro 39400-906 - Montes Claros/MG Tel. (38) 3221-5734 / 3229-1313 Juizado Especial de Muria Pres. Arthur Bernardes, 123 - Centro 36880-000 - Muria/MG Tel. (32) 3722-1846 / 1427 Juizado Especial de Nanuque P. Tefilo Otoni, 20 39860-000 - Nanuque/MG Tel. (33) 3621-4184 Juizado Especial de Nova Lima Rua Melo Viana, 277 - 2 andar - Centro 34000-000 - Nova Lima/MG Tel. (31) 3542-6395

Juizado Especial de Oliveira Av. Maracan, 280 35540-000 - Oliveira/MG Tel. (37) 3331-8139 Juizado Especial de Ouro Preto Pc. Reinaldo Alves de Brito, 11 35400-000 - Ouro Preto/MG Tel. (31) 3551-1880 / 3551-5258 Juizado Especial de Par de Minas Rua Coronel Joo Alves, 120 - Centro 35660-013 - Par de Minas/MG Tel. (37) 3231-2730 Juizado Especial de Paracatu Av. Olegrio Maciel, 193 38600-000 - Paracatu/MG Tel. (38) 3671-1761 Juizado Especial de Passos Rua Dep. Loureno de Andrade, 102 - Centro 37900-000 - Passos/MG Tel. (35) 3521-0646 / 3522-2600 Juizado Especial de Patos de Minas Rua Jos de Santana, 1.370 - Centro 38700-000 - Patos de Minas/MG Tel. (34) 3821-2473 Juizado Especial de Patrocnio Av. Joo Alves do Nascimento, 1.508 38740-000 - Patrocnio/MG Tel. (34) 3831-2690

Juizado Especial de Pedro Leopoldo Rua So Sebastio, 77 - 5 andar (Edifcio La Poveda) 33600-000 - Pedro Leopoldo/MG Tel. (31) 3662-4573 Juizado Especial de Pirapora Av. Tiradentes, 300 39270-000 - Pirapora/MG Tel. (38) 3741-2717 Juizado Especial de Poos de Caldas Rua Araguaia, 285 - Jardim dos Estados 37701-076 - Poos de Caldas/MG Tel. (35) 3722-9795 / 3722-9745 Juizado Especial de Ponte Nova Av. Caetano Marinho, 209 35430-001 - Ponte Nova/MG Tel. (31) 3817-1452 Juizado Especial de Pouso Alegre Rua Dom Nery, 11 - Centro 37550-000 - Pouso Alegre/MG Tel. (35) 3422-8791 Juizado Especial de Ribeiro das Neves Rua Ari Teixeira da Costa, 465 - Frum Cvel 33805-000 - Ribeiro das Neves/MG Tel. (31) 3624-1141 Juizado Especial de Santa Luzia Av. Braslia, 1067 - Subsolo - So Benedito 33120-510 - Santa Luzia/G Tel. (31) 3637-2397 / 0493

15

Juizado Especial de Santa Rita do Sapuca P. Santa Rita, 62 - Jardim dos Estados 37540-000 - Santa Rita do Sapuca/MG Tel. (35) 3471-1690 Juizado Especial de Santos Dumont Rua Manoel de Paula, 20 36240-000 - Santos Dumont /MG Tel. (32) 3251-4747 / 3251-5529 Juizado Especial de So Joo Del Rei Av. Tiradentes, 800 - Centro 36300-000 - So Joo Del Rei/MG Tel. (32) 3371-9064 Juizado Especial de So Loureno P. Dr. Emlio Abdon Pvoa 37470-000 - So Loureno/MG Tel. (35) 3332-1440 / 3331-2352 Juizado Especial de So Sebastio do Paraso Praa Comendador Joo Alves, 74 A 37950-000 - So Sebastio do Paraso/MG Tel. (35) 3558-6923 Juizado Especial de Sete Lagoas Rua Senhor dos Passos, 95 - Centro 35700-016 - Sete Lagoas/MG Tel. (31) 3772-1400 / 3771-9472 Juizado Especial de Tefilo Otoni Av. Jlio Rodrigues, 837 - Marajoara 39800-000 - Tefilo Otoni/MG Tel. (33) 3521-1598 - Ramal 103

Juizado Especial de Timteo P. Olmpica, 65 - Bairro Timirim 35180-000 - Timteo/MG Tel. (31) 3849-2114 Juizado Especial de Trs Coraes Rua Joaquim Bento de Carvalho, 40 - Centro 37410-000 - Trs Coraes/ MG Tel. (35) 3232-3268 Juizado Especial de Ub P. So Janurio, 28 36500-000 - Ub/MG Tel. (32) 3531-4897 Juizado Especial de Uberaba Rua So Benedito, 314 - So Benedito 38022-100 - Uberaba/MG Tel. (34) 3312-8469 (Cvel) (34) 3312-8498 (Criminal) Juizado Especial de Uberlndia Av. Floriano Peixoto, n 1.125 - Aparecida 38400-698 - Uberlndia/MG Tel. (34) 3228-8380 (Criminal) (34) 3228-8378 (Cvel) Juizado Especial de Una Rua Pref. Joo Costa, 210 - Centro 38610-000 - Una/MG Tel. (38) 3676-2233 / 3676-7909 Juizado Especial de Varginha Rua Presidente Antnio Carlos, 258 - Centro 37002-000 - Varginha/MG Tel. (35) 3221-3322 / 3221-4955

Juizado Especial de Vespasiano Rua Nossa Senhora das Graas, 37 Bairro Santo Antnio 33200-000 - Vespasiano/MG Tel. (31) 3621-3083 Juizado Especial de Viosa P. Silviano Brando, 05 - Centro 36570-000 - Viosa/MG Tel. (31) 3891-4144 Juizado Especial de Visconde do Rio Branco P. 28 de Setembro, 281 36520-000 - Visconde do Rio Branco/MG Tel. (32) 3551-2177

16

Potrebbero piacerti anche