Sei sulla pagina 1di 1

12. Que credibilidade histrica tem a Bblia?

Os livros da Sagrada Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro, a verdade que Deus quis que ficasse consignada para a nossa salvao. Falam, pois, de factos reais. Mas os factos podem ser expressos com verdade recorrendo a diferentes gneros literrios, e cada gnero tem o seu estilo prprio de contar as coisas. Por exemplo, quando nos Salmos se diz que os cus apregoam a glria de Deus e o firmamento anuncia a obra das suas mos (Sl 19, 2) no se pretende afirmar que os cus pronunciam palavras, nem que Deus tenha mos, mas antes expressar o facto real de que a natureza d testemunho de Deus, que o seu criador. A histria um gnero literrio que na actualidade tem caractersticas peculiares, que so diferentes das que nas literaturas do antigo Prximo Oriente, e inclusivamente na antiguidade greco-latina, se empregavam para narrar os acontecimentos. Todos os livros da Bblia, tanto os do Antigo como os do Novo Testamento, foram escritos num perodo que se situa entre dois e trs mil anos atrs da poca presente, pelo que classific-los como histricos no sentido que actualmente damos a essa palavra seria um anacronismo, j que no foram pensados nem escritos segundo os esquemas conceptuais actualmente em uso.
Os factos podem ser expressos com verdade recorrendo a diferentes gneros literrios, e cada gnero tem o seu estilo prprio de contar as coisas.

Os livros da Sagrada Escritura ensinam com certeza, fielmente e sem erro, a verdade que Deus quis que ficasse consignada para a nossa salvao.

Os textos bblicos permitem-nos conhecer o sucedido inclusivamente melhor do que o perceberam as testemunhas directas dos acontecimentos, j eles podiam no ter todos os dados necessrios para avaliar, no seu justo alcance, aquilo que estavam a presenciar. Por exemplo, uma pessoa que passasse junto do Glgota no dia em que crucificaram Jesus dava-se conta de que ali se estava levar a cabo a execuo de um condenado morte pelos romanos, mas o leitor dos evangelhos, alm dessa realidade, sabe que esse crucificado o Messias, e que nesse preciso momento est a chegar ao seu ponto mais alto a redeno de todo o gnero humano. BIBLIOGRAFIA: F. VARO, Sabes leer la Biblia?, Planeta, Barcelona 2006.
www.opusdei.org - Textos elaborados por uma equipa de professores de Teologia da Universidade de Navarra, dirigida por Francisco Varo.

No entanto, o facto de no poderem ser qualificados como histricos no sentido actual dessa palavra, no quer dizer que transmitam informaes ou noes falsas ou equvocas, e que portanto no meream credibilidade. Transmitem verdades, e fazem referncia a factos realmente acontecidos no tempo e no mundo em que vivemos, contados com uns modos de falar e de se expressar diferentes, mas igualmente vlidos. Tais livros no foram escritos para satisfazer a nossa curiosidade acerca de pormenores que so irrelevantes para a mensagem que transmitem, como podiam ser aquilo que comiam, o modo como vestiam ou as ocupaes que tinham os personagens que so referidos. O que sobretudo proporcionam uma avaliao dos factos do ponto de vista da f de Israel e da f crist.

Potrebbero piacerti anche