Sei sulla pagina 1di 2

Escola Secundria com 2 e 3 ciclos Professor Reynaldo dos Santos

Prof. Isabel Duarte

A transio do contexto de escola para o mundo do trabalho.


Quando dois adultos se encontram pela primeira vez, a primeira frase provavelmente esta: Ento o que fazes?. Para muitas pessoas a identidade pessoal tem muito a ver com a identidade profissional. O trabalho ou a profisso que temos fazem parte da nossa identidade pessoal, definem o que somos. Trabalhamos para qu? Em parte para ganhar dinheiro. Mas tambm verdade que o trabalho ou uma ocupao, do um sentido nossa vida e, em muitos casos, uma forma de realizao pessoal. Ao mesmo tempo confere nos um determinado papel e um certo estatuto na sociedade. Por todas estas razes, muitas pessoas que perdem os seus empregos ficam psicologicamente muito abatidas. Alm das recompensas econmicas e de um certo sentido de identidade (Sou advogado, electricista, professor, empresrio, etc) o trabalho estrutura a nossa vida, organiza o nosso tempo e estabelece o contexto em que nos relacionamos com as outras pessoas.
Haver lugar para mim? Como posso sobreviver neste novo mundo do trabalho? Estas so questes que com maior ou menor intensidade e de forma explcita ou no, os jovens colocam actualmente. Para a gerao actual, o confronto com o mercado de trabalho acontece em condies bastante desfavorveis, dada a alta taxa de desemprego, um processo acelerado de mudanas tecnolgicas e organizacionais, o prolongamento da vida escolar e um acesso cada vez menos garantido a um emprego considerado estvel.

O que exige a entrada no mundo do trabalho? Segundo os estudiosos destes assuntos, trs coisas so necessrias: 1 Auto conhecimento O jovem deve descobrir quais so os seus interesses, talentos e preferncias; 2 Descoberta realista do novo mundo em que vai entrar Muitos cursos universitrios incluem bolsas de estudo de programas como o Erasmus. Estes programas do aos estudantes a possibilidade de aprender acerca de ocupaes e carreiras que lhes interessem tal como a aquisio das competncias necessrias para os desempenhar. Mas tem um outro objectivo que podemos considerar de ordem psicolgica: ajudar a reduzir o impacto do choque com a realidade. Com efeito, muitos jovens desenvolvem expectativas irrealistas - excessivamente idealistas - acerca das suas eventuais ocupaes e carreiras. Seja qual for a profisso, uma coisa certa: nem todas as suas dimenses e aspectos so interessantes ou estimulantes; 3 Encontrar

um emprego uma verdade banal que implica no s saber o que se quer fazer mas tambm responder s exigncias do mercado de trabalho, ou seja, saber do que este precisa, em que sectores h excesso de procura e em que reas h oferta significativa; 4 Adquirir e desenvolver competncia na profisso escolhida, integrar se cada vez melhor na sua rea profissional mas tambm ter sempre em mente outras opes e direces para a sua vida profissional. Dada a grande mobilidade do mundo laboral hoje em dia, os psiclogos organizacionais, entre outros, aconselham que as pessoas que esto nos seus primeiros empregos no deixem de pensar em outras opes de carreira e se preparem adequadamente; 5 Actualizao profissional permanente - A
ideia de que me formei numa determinada profisso e que tudo o que vou fazer nos prximos 20 anos igual ao que aprendi absolutamente inaceitvel no mundo actual. A melhor segurana a competncia. Os jovens devem, hoje em dia, fazer uma escolha consciente daquilo que pretendem fazer da sua vida profissional. Para isso, essencial que se goste do que se pretende fazer, pois no adianta querer enquadrar - se em reas que aparentemente oferecem mais oportunidades, pois essas oportunidades so, em grande medida, ilusrias. A ideia da segurana e estabilidade no trabalho est agora muito mais na competncia do profissional do que na formalidade do contrato. A segurana est na sua competncia, no no seu vnculo ou contrato. O mundo do trabalho passa por uma fase de transio, na qual o emprego formal, estvel, est, de forma geral, em extino. Lus Rodrigues, Manual de Psicologia, Mdulo 2, Pltano Editora.

Potrebbero piacerti anche