Sei sulla pagina 1di 41

1

TUTORIAL PROSHOW PRODUCER 3

2 TELA PRINCIPAL DO PROGRAMA

1 - Linha de menus 2 cones do Menu 3 Pastas do seu PC 4 rea de visualizao da pasta selecionada 5 rea de pr-visualizao da sua montagem 6 Linha de tempo 7 - Linha de informao do tamanho do projeto 8 - Linha de deslocamento do cursor 9 - Zona de armazenamento dos Slides 10 - Zona de armazenamento do arquivo de udio principal

3 ADICIONANDO SLIDES:

Para adicionar as fotografias basta indicar em qual pasta elas se encontra como mostra na figura (3). Aps voc ter aberto a pasta que contm as fotos, elas vo aparecem em miniatura como mostra a figura (4). Agora basta arrast-la com mouse para dentro dos quadradinhos escritos Slide na figura (9), como mostrado na tela abaixo.

DICA: Para inserir um Slide em branco como mostrado no primeiro slide da tela acima, basta clicar com boto do mouse direito sobre o local onde voc quer inserir um slide em branco e depois selecionar Insert Blank Slide.

5 ADICIONANDO EFEITOS DE TRANSIO: Ao lado de cada slide existe um quadradinho geralmente escrito com smbolo AB. Basta voc clicar sobre este smbolo que abrir a tela seguinte:

Nesta tela, basta voc posicionar o sobre o efeito escolhido para voc ver logo abaixo uma pr-visualizao de como ser este efeito. Aps escolhido o efeito, basta clicar sobre ele.

6 DURAO DOS SLIDES E DAS TRANSIES (EFEITOS):

Em todas as fotos do lado direito, logo abaixo do smbolo do efeito escolhido tem um nmero que indica a durao do efeito escolhido. No exemplo acima est 2.0 ( Dois Segundos), Para mudar o tempo basta clicar dentro do quadrinho onde est o nmero e digitar o tempo que vc desejar. Tb no rodap de cada Slide tem o tempo de durao do slide, para mudar basta clicar e digitar o valor.

7 VAMOS VER AS OPES DA OPO SLIDE OPTIONS: A opo Slide Options serve para definir apenas as opes do slide que voc selecionar e no de todos os slides. Para abrir a opo Slide Options basta ir no menu Slide e depois clicar em Slide Options, ou simplesmente dar 2 cliques no slide que voc vai editar. OBS: Toda vez que voc sair de qualquer tela, para confirmar suas alteraes voc clica em Done. LAYERS: Para adicionar uma ou mais fotos sobre um slide (Ou vdeos) basta voc clicar no slide desejado e na tela que se abrir do lado esquerdo clicar em Layer. Como mostra a imagem abaixo.

1 So imagens existentes no Slide, para adicionar mais fotos basta clicar no boto + e adicionar outra foto ou vdeo no mesmo slide, para deletar uma imagem clique no boto e para mudar a posio das imagens clique nas setinhas para baixo e para cima 2 Serve para vc ver qual slide est selecionado no momento As opes 3,4,5 e 6 serve para vc editar o seu slide, basta selecionar o slide e ir mexendo para vc ver como eles vo ficarem

8 EDITING: Passaremos agora para o segundo boto do lado esquerdo Editing, como mostra a figura abaixo:

Na opo 1 serve para selecionar qual slide vai ser editado Na opo 2 serve para ver como era seu slide antes de ser editado Na opo 3 serve para ver como ficou seu slide depois de editado Na opo 4 mostra o slide que est selecionado Na opo 5 ( Editing Tools) temos o Rotate que serve para vc girar seu slide; temos a opo Flip que serve para vc virar o slide; temos a opo Vignette que serve para vc acrescentar molduras ao redor do slide, basta vc selecionar a caixinha em branco, clicar em Vignette e editar a moldura ao seu gosto; temos a opo Red-Eye que serve para tentar melhorar os olhos vermelhos nas fotos: temos a opo Crope que tb serve da editar o slide. Na opo 6 (Adjustment) serve para vc editar o slide, como cor, brilho contraste, etc... Na opo 7 (Chroma Key Transparency) serve para vc aplicar uma transparncia no slide

9 Na opo 8 (Colorize) serve para vc mexer na cor do slide Na opo 9 (Outline) serve para vc colocar uma margem colorida em volta do slide Na opo 10 (Drop Shadow) que eu ainda no descobri sua finalidade

10 EFFECTS: Passaremos para o terceiro boto do lado esquerdo, como mostra a figura abaixo:

Na opo 1 vc seleciona qual slide vai mexer Na opo 2 (Starting Adjustments), ser como sua foto vai ficar quando iniciar o slide, vc poder editar o seu slide . Na opo 3 (Ending Adjustments) ser como a foto vai ficar quando terminar o slide. Na opo 4 vc tem a barra de tempo, exemplo: Vamos supor que vc queira que sua foto inicie no slide em Preto e branco e termine Colorida, como mostra a figura acima. Para isso basta vc editar ela na opo 2 deixando ela preto e branco e na opo 3 vc deixa colorida. Agora vc vai l na opo 4 e deslize a barrinha para vc definir quanto tempo vc quer que ela fique preta e quanto tempo fique colorida. DICA: Basta usar a criatividade e editar seu slide da forma que vc quiser OBS: Vc tem que prestar a ateno no tempo total do seu slide, para vc definir quanto tempo ela vai ficar preta e branca e quanto tempo vai ficar colorida. Na tela acima s voc observar no rodap Slide Duration est marcado 10 segundos, caso queira um tempo maior s voc clicar onde est escrito 10 e colocar o tempo que voc quiser.

11 MOTION: Passaremos para o quarto boto do lado esquerdo, como mostra a figura abaixo:

Na opo 1 vc escolhe qual slide ser trabalhado Na tela acima voc ter duas imagens do seu slide. Do lado esquerdo na opo 2 (Starting Position), ser a posio inicial que sua foto vai se encontrar quando comear o efeito. Na tela no lado direito na opo 3 (Ending Position) ser a posio final do efeito. Na opo 5 o mesmo esquema do anunciado anteriormente, vc define a durao do efeito inicial e final, arrastando com mouse DICA: aconselho voc utilizar o mouse e arrastar sua imagem dentro da tela Starting Position e Ending Position para voc definir a posio inicial e final de sua foto. VOU EXPLICAR UM EXEMPLO DE UM EFEITO : Se voc quiser que sua foto aparea se movimentando de fora do slide at parar no centro do slide, basta na tela Stanting Position arrastar a sua imagem para fora do slide at ela desaparecer e depois na tela Ending Position voc coloca a imagem no centro do slide. CONCLUSO: Nesta tela voc usar sua criatividade para aplicar os efeitos de zoom e posicionamento de imagens.

12 CAPTIONS: Serve para vc editar texto no slide

Na opo Caption List fica salvo os textos que vc escreveu, basta clicar no boto + e para adicionar ou deletar um texto Na opo Text onde vc digita o texto Logo abaixo da caixa de texto voc define o tamanho do texto, fonte, etc... DICA: Caso queira escrever uma palavra abaixo da outra, basta escrever a primeira palavra, dar um Enter, clicar no boto + e depois escrever novamente um texto. Na tela abaixo que est em preto no exemplo acima a tela de visualizao do que vc est fazendo Agora do lado direito temos a opo Caption Placement, que serve para vc editar o texto escrito DICA: Para definir a posio do texto basta clicar com mouse no texto e arrastar para onde voc quiser.

13 Na opo Caption Color serve para vc colocar cor no texto Na opo Outline Caption serve para vc colocar sombra no texto Na opo Use Texture on Caption serve para vc aplicar texturas no texto Na opo Text Effects vc vai aplicar efeitos no texto. Tem Fly In que o efeito de entrada; normal que o efeito do meio e Fly Out que o efeito de sada. Para visualizar os efeitos basta clicar no boto Select.

14 CAPTION MOTION:

Tem a mesma funo da tela MOTION abordada na Pgina 11, porm agora o efeito ser com texto

15 SOUNDS: Como j foi dito no incio, ns estamos mexendo com as opes de Slide Options, portanto esta tela s serve para colocar som no slide que voc escolher:

Em Slide Sound, basta clicar em Browse e procurar o som que voc quer adicionar no seu slide. Em Record Voice-over, serve para voc gravar, por exemplo, sua voz com algum comentrio As opes do lado direito servem para voc editar o udio escolhido

16 BACKGROUND: Serve para inserir uma cor ou imagem no fundo do slide

Na tela acima para alterar o fundo do slide marque a opo Override show background options for this slide. Em Type vc escolhe se quer mudar a cor do fundo (Solidcolor), colocar cores em gradiente (Gradient) ou colocar uma imagem de fundo (Image) Aps vc selecionar a sua opo ela ficar liberada para vc editar, basta ir na opo escolhida e editar Em Adjustments vc vai editar cor, brilho, etc... Em Rotation vc pode rotacionar a imagem do fundo Em Flip vc pode mudar a posio da imagem do fundo Em Colorize Image vc pode mudar a cor da imagem de fundo

17 PASSAREMOS PARA A OPO SHOW OPTIONS: Esta opo Show Options a opo onde vai alterar todos os seus slides, ou seja, nessa opo voc vai mexer com toda sua montagem de uma s vez. Para selecionar esta opo basta clicar no Menu Show e depois em Show Options. SHOW OPTIONS Nesse primeiro boto do lado esquerdo Show Options, serve para voc escrever o nome de sua montagem que vai aparecer na tela principal da montagem depois que sua montagem for gravada em VCD, DVD, etc... Escolher qual imagem voc quer que aparea quando for ver sua montagem em um DVD e tambm qual ser o formato de sua montagem.

Em Show Title, voc escreve qual ser o nome de sua montagem. Em Show Thumbmail, voc escolhe qual ser a imagem inicial de sua montagem, basta clicar no boto Select Thumbnail que abrir a telinha abaixo:

18 Se vc quiser colocar uma imagem uma imagem da sua prpia montagem vc escolhe a opo Slide From Show e depois escolhe o slide que vc quer por como o menu principal e clique em Apply Selected Slide ou se preferir colocar uma imagem que esteja no seu PC vc escolhe a opo Image From File, clica em Browser e escolhe a imagem que est salva no seu PC Em Aspect Ratio, voc escolhe o formato de sua montagem 4:3 (Formato de TV tradicional) ou 16:9 (widescreen Formato de Tv widescreen, aquelas iguais as telas de cimema, achatadas) A opo: Safe Zone for Television Display serve para vc mexer no tamanho da imagem que vai aparecer na TV ( aconselho a no mexer) A opo Random Transition Effects serve para vc escolher o efeito de transio que ter seu menu inicial

19 SHOW CAPTIONS Nesta segunda opo do lado esquerdo Show Captions igual a tela Captions descrita na Pgina 12, a nica diferena como foi falado antes que nesta opo voc no muda apenas 1 slide e sim todos os slides

20 SOUNDTRACK: Na tela abaixo onde voc vai adicionar a (s) msicas (s) que vai tocar durante a passagem de seus slides como mostra na figura abaixo:

Nesta tela em TRACK clique no boto +ADD abrir uma janela para voc procurar as msicas que quer colocar de fundo. DICA: Quando for montar um lbum escolha primeiro quais as msicas gostaria que ficassem tocando ao fundo, depois com algum editor de udio emende essas msicas fazendo elas se tornarem apenas uma msica para que no fique um buraco sem udio entre uma msica e outra. Para sincronizar a msica com slide, ou seja, para sua montagem terminar juntamente com o trmino da msica basta clicar no boto Sync Show to udio. Vai aparecer a tela abaixo:

Basta clicar em Sim. As outras opes servem para vc editar o udio escolhido

21 BACKGROUND Este quarto boto tambm tem as mesma funes da tela Background da Pgina 16, a nica diferena como foi falado antes que nesta opo voc no muda apenas 1 slide e sim todos os slides

22 WATERMARK: Neste ltimo boto serve para voc colocar uma imagem em todos seus slides, tipo um logomarca que voc queira que aparea em todos os seus slides, como mostra a figura abaixo:

Se quiser usar esta opo basta clicar em Use Watermark Image e depois em Browse para inserir uma imagem. As outras opes como: Position, Zoom, Adjustments, Rotation, Flip e Colorize Image tem as mesmas funes como vistas nas telas anteriores, servem para editar a imagem escolhida.

23 AGORA PASSAREMOS PARA A PARTE DE GRAVAO DE SUA MONTAGEM GRAVAR UM DVD Clique no menu DVD Disc e abrir a tela abaixo com o primeiro boto do lado esquerdo, como mostrado abaixo: MENUS:

Na opo no menus vc escolhe a imagem de fundo do seu menu Na opo Themes vc pode escolher os pacotes de imagens existentes. Elas iro aparecem logo ac ima na opo no menus, basta clicar nelas para velas como eles ficaro. Na opo Layout vc pode escolher caso voc queira gravar vrias montagens no mesmo DVD voc pode escolher como eles ficaro espalhadas na tela principal. Na opo Load Menu vc pode abrir um menu que vc j tenha salvo no seu pc. Na opo Save Menu vc pode salver o seu menu para ser usado em futuras montagens. Em Menu Settings temos : Title que serve para vc escrever um ttulo para seu menu : Aspect, como j vimos antes serve vc vc definir o formato de visualizao.

24 Na opo Customize Menu (que aparece a imagem de um monitor) serve para vc editar o seu menu, clicando nessa opo vai abrir a tela abaixo :

Nessa tela acima Menu Pages do lado direito em Main Menu Title serve para vc colocar um ttulo no seu menu Na opo Navigation Settings serve para vc acrescentar ou tirar a opo Loop All As demias opes so de edies identicas as que j vimos antes em outras telas

25 Continuando na parte dos Menus veremos a segunda opo do lado esquerdo Shows, como mostra a tela abaixo

Nesta tela acima temos a opo On Page que serve para vc adicionar ou remover menus clicando nos sinais de + ou Na opo Show Thumbnail Position, temos a opo Position que serve para vc posicionar o seu menu aonde vc quiser digitando as coordenadas. E a opo Zoom que serve para vc aumentar ou diminuir o seu menu DICA : Para posicionar o seu menu aonde vc quiser basta clicar com mouse nele e arrastlo As demais opo so de editar como vistas em telas anteriores

26 Passaremos para a terceira opo do lado esquerdo, Image/Vdeo como mostra a tela abaixo

Nesta acima em Objects on This Page vc pode ver todas as imagens que esto contidas no seu menu, neste exemplo temos um fundo e uma foto. Vc clicando nos sinais de + e vc pode incluir ou excluir imagens ou vdeo, clicando nas setas vc pode mudar elas de lugar. Na opo Object Settings, em Position e Zoom tem a mesma funo do que vimos na tela anterior Na opo Vdeo Clip Settings s vai estar ativa quando vc estiver colocado um vdeo no menu Na opo Object Actions, na opo Action vc define qual ao que o Pc ou DVD vai fazer quando vc selecionar o menu. Por padro em escrito Play a Show, ou seja, vc selecionando o menu vai comear a ser apresentado o show desse menu. Na opo Destination vc define para qual Menu vc est dando o Action mencionado acima

27 Passaremos para quarta opo do lado esquerdo, Editing como mostra a tela abaixo :

Nesta tela acima serve para vc editar seu menu, como brilho, cor, rotao. As funes so identicas as que mencinamos anteriormente, no precisando ento de serem ditas novamente.

28 Passaremos para quinta opo do lado esquerdo Captions, como mostrado na tela abaixo :

Na opo Caption List aparece todas as funes ativas no seu menu, vc pode desativar ou ativ ar mais funes Na opo Text serve para vc escrever um nome ou texto ao seu menu e logo abaixo escolher a fonte, tamanho, etc... Na opo Caption Opacity serve para vc definir a transparncia do texto Na opo Text Color serve para vc escolher a cor do texto Na opo Caption Alignment tem as opes Alignment e Position que servem para vc definir a posio do texto (Vc pode fazer isso arrastando o texto com mouse) Na opo Caption Action serve para vc dar uma ao ao texto, como j mencionado anteriormente.

29 Passaremos ento para ltima opo do lado esquerdo Music, como mostra a tela abaixo :

Nesta tela serve para vc colocar msicas no seu Menu e edit-las no seu gosto Encerramos aqui a parte do Customize Menu e voltaremos para tela Create DVD Disc

30 PASSAREMOS PARA O SEGUNDO BOTO SHOWS :

Nesta tela temos duas opes : Included Shows, aparece o sua montagem atual. Caso queira incluir uma outra montagem no mesmo DVD basta voc clicar no boto +Add, depois selecionar a outra montagem que j dever estar salva no seu pc. E tem a opo Unclude Intro Show : o prpio nome j diz, serve para introduzir uma abertura antes de sua apresentao. Por padro j vem marcado e selecionado uma intruduo de propaganda do programa, caso queira colocar uma introduo prpia basta clicar no boto Select Show e adicionar sua introduo. Caso no queira uma introduo s deixar desmarcado a opo Include Intro Show.

31 AGORA O TERCEIRO BOTO OUTPUT OPTIONS :

Em DVD Type vc esolhe o tipo de DVD que ser gravado Em Vdeo Standard vc escolhe o formato de vdeo que ser gravado Em Audio Format vc escolhe o tipo de udio que ser gravado Em DVD Output Options eu sempre deixo como est Em Vdeo Clip Output Options vc escolhe a qualidade de gravao Note na tela do lado esquerdo DVD Type Information, que toda auterao que vc faz do lado direito aparece as informaes dizendo como ficar a qualidade do seu DVD

32 AGORA VAMOS PARA O QUARTO BOTO DISC BURNING :

Esta a tela que vc vai configurar a gravao do seu DVD. Em Disc Options vc define a velocidade de gravao, o tipo de DVD que ser gravado e pode simular uma gravao DICA : Sempre marque a opo simulate, assim o programa vai fazer uma simulao da gravao para ver se no vai haver nenhum problema de gravao para depois ele comear a gravar ( vai demorar o dobro do tempo para gravar seu DVD/CD, mais voc no correr o risco de perder sua mdia de DVD/CD). Em Multiple Copies vc define quantas copias sero gravadas Em DVD Disc Level vc define um nome para o seu DVD Em DVD+R/RW Compatibility serve para vc testar a compatibilidade do DVD que ser gravado Em Include Original Files serve para vc incluir os arquivos ariginais no DVD, aconselho a no marcar essa opo por ocupar espao no DVD

33 AGORA A PRXIMA OPO PC AUTORUN :

Aqui no temos muito o que fazer. Serve para incluir um autorun no DVD/CD que ser gravado, isso se voc quiser. Basta marca a opo Include PC Atorun on DVD, ou seja, voc vai criar um autorun automtico no DVD/CD para quando ele for inserido no PC ele comece automaticamente. Depois de voc concluir como ser seu DVD, basta clicar no boto Create para comear a gravar seu DVD.

As outras duas opes do lado esquerdo Branding e Color Profiles eu nunca mexi, portanto no tem como eu falar nelas, pois no veja necessidades de mex-las

OBS: ESTAS MESMAS EXPLICAES QUE PASSEI AQUI PARA GRAVAO DE DVD SERVEM TAMBM PRA VOC GRAVAR UM VCD, SVCD, BASTA VC CLICAR NO MENU Video CD, POIS AS TELAS SO IDNTICAS AS QUE MENCIONEI NA GRAVAO DE DVD.

34 PASSAREMOS PARA OPO DE GRAVAR UM VDEO: Esta opo serve para ao invs de voc gravar um DVD, ou VCD, voc pode gravar um vdeo em diversos formatos. Esse vdeo ser gravado no seu PC e no diretamente no CD. Atravs desse vdeo voc pode assistir ele no seu PC ou at mesmo futuramente gravar um VCD ou DVD com ele atravs de um programa de gravao, tipo Nero, etc Eu particularmente prefiro gravar um vdeo para ver como ficar o resultado do meu show para depois grav-lo com algum programa de gravao de DVD ou CD.

Em Vdeo Format Preset vc escolhe o formato do Vdeo Em Quality vc escolhe a qualidade do vdeo Em Tv System vc esolhe o formato de cores NTSC ou PALM Em Format Settings deixe como est Em Display na opo Aspect Ratio escolha o formato de vdeo para TV: 4:3 (Tv Normal) ou 16:9 (Windescreen)

35 Sobre os outros formatos de gravaes, Web Show (gravar arquivos para net), Flash (gravar arquivo flash), E-mail (gravar arquivo para enviar por email), Autorun CD (gravar arquivo autorun), Executable (gravar arquivo executvel) e Screen Saver (criar um protetor de telas) as telas para gravaes comtm as mesmas opes abordadas na gravao de DVD

36 DICAS, PERGUNTAS E RESPOSTAS: Como fazer uma abertura prpia para colocar nos meus shows? Esse pergunta muito interesante para quem faz trabalhos para fora com o producer, pois vc pode colocar sua prpia propaganda no inicio do DVD, faca o seguinte: R: Crie a sua introduo como seu fosse uma montagem normal, onde vc coloca sua propaganda e salva. Dai quando voc for gravar o CD ou DVD na opo Select show voc coloca l a sua intro em e pronto.

Como remover o som somente do primeiro Slide? Esse pregunta muito boa para quem quer colocar um vdeo de abertura no primeiro slide. Imagine a situao: vc adicionou msica na sua montagem, mais essa msica aparece em todos os slides. Mais ae est o problema, e se o vdeo tiver um udio, o que fazer? R: Clicamos no menu Show Options e depois na tela que abrir escolha "soundtrack", basta escolher a msica e ir para opo "offset". Basta digitar quantos segundos a gente quer ficar sem msica entre a transio das imagens. Bom assim vc evita o conflito entre o som de um slide (tipo abertura com vdeo) com a msica toda ou conflito entre o udio de um filme colocado com a msica que toca nas transies ou ento por opo mesmo Quanto a opo Edit Fades and Timing, vc clicando nela vai abrir uma telinha onde vc ter "start " e "end ", na primeira, a gente "corta" a parte introdutria da msica e, no segundo caso, o tempo que a gente deixa o que ir tocar da msica. Podemos colocar em segundos que converter para minutos.

37 Como fazer para abaixar e aumentar o som de uma msica? Vamos supor que vc est montando um slide e queria fazer um corte na primeira msica, mas queria que ela fosse abaixando e em seguida colocar outra msica na sequencia e ir aumentando o som. R: Vai na opo Show Options e depois em "soundtrack", selecione a msica e depois vc vai nas opes: --- Fade in = comea a msica com um volume baixo e vai aumentando para o normal. - Fade out = termina a msica baixando o volume. Te aconselho mover toda a barra do fade in e fade out para a direita...ele vai ficar em 10 segundos aumentando no inicio e baixando o volume no final. Te aconselho mover toda a barra para vc notar a diferena, depois vc coloca quantos segundos gostar mais.

Como colocar uma marca dagua em todos os slides? Isso serve para vc adicionar uma imagem, logomarca, etc que aparece em todos os slides R: Vc clica em Show Options e depois escolha a opo Watermark. Agora vc insere sua marca dagua (logo, imagem), diminui ela com zoom, posiciona ela no slide, coloca uma transparncia se vc quiser.

Como fazer um movimento como se a foto ficasse passeando pelo slide? Vc j debe ter visto alguns efeitos at na televiso uma imagen ficar se movimentando (passeando sobre o monitor), muito legal esse efeito. R 1: S para vocs testarem coloquem uma foto em um slide, de 2 cliques nela e vai em Motion . Da vc escolhe como vai comear o vdeo e como vai terminar, usando o posicionamento e o zoom. Depois disso, embaixo de Rotate, Zoom,... tem um boto escrito Copy Layer to Next Slide. Fazendo isso, o prximo slide vai comear com o final do primeiro... E a vc pode fazer vrias vezes e continuar "passeando" pela foto. *Detalhe: O Tempo de transio dever ser ZERO R 2:Voc Tambm pode fazer desse jeito: da um duplo clique na foto que vc quer fazer o efeito. Dai vc vai na opo "Motion". Na parte superior em escrito "Key Frames", voc precisa adicionar uns 3 Key frames (+) (mas se quiser pode adicionar quantos quiser). Os intervalos ficam demonstrados numa barrinha azul que fica do lado direito. Agora s voc selecionar intervalo por intervalo, e s mecher na Posio Final da foto no slide.

38 Como colocar vrios efeitos na mesma foto dentro do mesmo Slide? Nessa nova verso do producer vc pode fazer mais de que 1 movimento no mesmo slide, para isso basta usar a opo Key frames. R: Vc clica 2x na foto e vai na opo Motion. Adiciona uns 3 key frames. Vai ficar 1, 2, 3, 4, 5 Agora por exemplo vc coloca zoom no keyframe 1 de 100%, no keyframe 2 200% (vai aumentar), ai no keyframe 3 vc coloca 50% (ele vai aumentar e diminuir), no 4 vc coloca rotao de 360 (vai da uma volta) e na 5 vc coloca -360 ai ele da volta 2x ao contrrio. Ou seja vc fez 5 movimentos em um mesmo slide. Basta usar acriatividade, ir mexendo e fazer seus efeitos. Mais observe qual o tempo de durao do seu slide para que os movimentos no fiquem muito rpidos.

Como colocar textura nas letras? Esta opo legal para vc colocar uma imagen dentro das letras. R: Clica na foto, vai em Captions, escreva o que desejar, marque a opo Use Textura on Captions, marque Imagen. Agora em Browse vc seleciona o fundo que vc quer que aparea nas palavras que vc escreveu. Aconselho vc a fazer isso quando for fazer um texto grande, ae vc pode colocar uma foto dentro do texto.

Como fazer para determinar o tempo que um texto vai aparecer no slide? Esse pergunta muito interesante, porque as vezes vc quer colocar um texto no slide mais no quer que ele fique no slide o tempo todo aparecendo. R: Clica 2 vezes no slide que vc quer determinar o tempo do texto que est escrito nele, vai na opo Caption Motion, vai aparecer uma barra laranja no lado superior direito, a parte laranja o tempo que o texto vai aparecer, o Keyframe 1 quando ele aparece e o keyframe 2 quando ele some. Basta vc clicar nos keyframes e arrastar para esquerda ou direita, de acordo com o tempo que vc quiser.

39 Como que eu fao um efeito que a foto comece Preto e Branco e depois fica Colorida? R: Muito simples, pegue a foto preto e branco e acrescente ela no slide, ou vc pode acrescentar ela colorida e mudar a cor dela para preto e branco como j mencionado anteriormente. Deixe o efeito de trancio com a opo AB e coloque uns 5 segundos para ficar legal. Agora no prximo slide vc coloca ele Colorida e pronto.

40 NDICE:

Tela Principal do Programa -------------------------------------------------------------- 2 Adicionando Slides ----------------------------------------------------------------------- 3 Adicionando Efeitos de Transies ----------------------------------------------------- 5 Duurao dos Slides e Transies ------------------------------------------------------- 6 OPES DO MENU SLIDE OPTIONS Layer ----------------------------------------------------------------------------------------- 7 Editing ---------------------------------------------------------------------------------------- 8 Effects ----------------------------------------------------------------------------------------- 10 Motion ----------------------------------------------------------------------------------------- 11 Captions ---------------------------------------------------------------------------------------- 12 Caption Motion -------------------------------------------------------------------------------- 14 Sounds ------------------------------------------------------------------------------------------- 15 Background -------------------------------------------------------------------------------------- 16 OPES DO MENU SHOW OPTIONS Show Options ------------------------------------------------------------------------------------ 17 Show Captions ----------------------------------------------------------------------------------- 19 Soundtrack ---------------------------------------------------------------------------------------- 20 Background --------------------------------------------------------------------------------------- 21 Watermark ---------------------------------------------------------------------------------------- 22 GRAVAR UM DVD Menus ---------------------------------------------------------------------------------------------- 23

41 Shows -----------------------------------------------------------------------------------------------30 Output Options -------------------------------------------------------------------------------------31 Disc Burning ----------------------------------------------------------------------------------------32 PC Autorun ------------------------------------------------------------------------------------------33 GRAVAR VDEO ----------------------------------------------------------------------------------34 DICAS, PERGUNTAS E RESPOSTAS --------------------------------------------------------36 NDICE -----------------------------------------------------------------------------------------------40

OBS: ESSE PRODUTO DE MINHA AUTORIA, REGISTRADO EM CARTRIO, SENDO PROIBIDA A SUA REVENDA OU DISTIBUIO. SENDO ASSIM SUJEITA A AO JUDICIAL.

Criado por: Jean Carlos Reis E-mail: jeancarlosreis1@hotmail.com

Potrebbero piacerti anche