Sei sulla pagina 1di 16

RACIOCNIO LGICO

Central de Concursos / Degrau Cultural

RACIOCNIO LGICO
1. CONJUNTOS 1.1 - Introduo A noo de conjuntos intuitiva. Primitivamente, entende-se por conjunto todo agrupamento bem determinado de coisas, objetos, pessoas etc. Ex: Conjunto das vogais. 1.2 - Elementos So os objetos que formam o conjunto. Ex: Nos conjuntos das vogais, os elementos so: a, e, i, o, u. 1.3 - Representao Podemos representar um conjunto de dois modos: entre chaves ou atravs de uma linha poligonal fechada. Ex: Conjunto das vogais: V = {a, e, i, o, u } 1.7 - Conjunto unitrio o conjunto formado por um s elemento. Ex: Conjunto dos nmeros primos pares e positivos: A={2} 1.8 - Conjunto Vazio o conjunto que no possui elementos. Ex: Conjunto dos nmeros inteiros entre 5 e 6. B = { } ou B = 1.9 - Conjunto Universo o conjunto que admitimos existir para o desenvolvimento de certo assunto em matemtica. representado por U. Ex: {Segunda-feira, Sexta-feira, sbado} o conjunto dos dias da semana que comeam com a letra s .Neste caso o conjunto universo : U ={x / x dia da semana}. 1.10 - Subconjunto O conjunto A subconjunto de um conjunto B se, e somente se, todo elemento de A pertence a B. Ex: A = {1, 2, 3 } e B = {1, 2, 3, 4, 5} A subconjunto de B. No diagrama:

1.4 - Caracterizao Podemos caracterizar um conjunto por: a) Extenso: atravs da designao de todos os elementos que compe o conjunto. Ex: A = {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9} b) Compreenso: atravs da indicao de uma propriedade de comum a todos os elementos. Ex: {x / x algarismo indo-arbico} Obs: / (l-se assim: tal que). 1.5 - Relao de Pertinncia Para indicar que um elemento x pertence ou no a um conjunto A qualquer, escrevemos simbolicamente: x A (x pertence ao conjunto A) x A (x no pertence ao conjunto A) Ex: Dado o conjunto A = { 0, 1, 2, 3, 4, 5,}, podemos dizer que: 3 A 1 A 7A 1.6 - Tipos de conjuntos a) Finito: quando possui um nmero limitado de elementos: Ex: {a, e, i, o, u } {0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9} b) Infinito: quando possui um nmero ilimitado de elementos. Ex: {1, 3, 5,... } {x IN / x mpar} {0, 1, 2, 3,... } {x / x natural }

Para relacionar subconjuntos, conjuntos, usaremos os smbolos: (est contido) (no est contido) (contm) (no contm) Se A subconjunto de B, ento: A B; B A Obs: 1) A ordem dos elementos no altera o conjunto. Ex: A = {3, 7, 8} o mesmo que A = {7, 8, 3} 2) Os elementos dos conjuntos no devem ser repetidos. Ex: B = {1, 4, 4, 5, 4, 9} o mesmo que B = {1, 4, 5, 9} 3) Representamos os conjuntos por letras maisculas: A, B, C, ... 4) Os elementos so indicados por letras minsculas: a, b, c, ... 1.11 - Igualdade de conjuntos Dois conjuntos A e B so iguais, se e somente se, simultaneamente A subconjunto de B subconjunto de A.

Central de Concursos / Degrau Cultural


Ou seja, dois conjuntos so iguais quando possuem os mesmos elementos. Ex: A = {3, 2, 1} e B = {1, 2, 3} A=B 1.12 - Conjuntos Numricos a) IN = {0, 1, 2, 3, 4,...} o conjunto dos nmeros naturais. b) Z = {..., -3, -2, -1, 0, 1, 2, 3, ...} conjunto dos nmeros inteiros. , a z, b z, b 0} o conjunto dos c) Q = {x / x = nmeros racionais. d) I = {x / x no quociente de dois nmeros inteiros} e) IR o conjunto formado pelos conjuntos dos nmeros racionais mais irracionais, chamados de reais. Em diagramas temos: No diagrama temos: C) Diferena

RACIOCNIO LGICO

Dados dois conjuntos A e B, chama-se diferena entre A e B e indica-se por A - B, ao conjunto formado pelos que pertencem a A e no pertencem a B. A B = {x / x A e x B} Se: A = {1, 2, 3} e B = { 3, 4} ento: A B = {1,2} B A = {4} Obs: A B B - A Ex: No diagrama temos:

D) Complementar Ento: IN Z Q IR 1.13 - Unio (U) Dados dois conjuntos A e B, chama-se unio de A com B, o conjunto formado pelos elementos que pertencem a A ou a B. A U B = {x / x A ou x B} Ex: A = {1, 2, 3} , B = {3, 4, 5} A U B = {1, 2, 3, 4, 5} No diagrama temos: Estruturas Lgicas Proposio todo o conjunto de palavras, smbolos que representam um pensamento completo. Princpios A lgica matemtica se fundamenta em dois princpios bsicos: B) Interseco ( ) Dados dois conjuntos A e B, chama-se interseco de A com B o conjunto formado pelos elementos que pertencem a A e a B. A B = {x / x A e x B} Ex: A = {1, 2, 3} e B = {3, 4,} A B = {3} No diagrama temos: I) Princpio da no contradio: Uma proposio no poder ser ao mesmo tempo falsa e verdadeira. II) Princpio do terceiro excludo: Toda proposio ou verdadeira ou falsa, no existe um terceiro caso. Valor lgico de uma proposio Uma proposio poder ter valor lgico verdade ou falsidade. Toda proposio tem um e, um s dos valores V ou F. Proposio simples ou proposio atmica aquela que no tem nenhuma outra proposio como parte integrante. Representaremos pelas letras latinas minsculas p, q, r, s... p: Antonio alto. q: 2 um nmero mpar. Dados dois conjuntos A e B tais que A subconjunto de B, chama-se complementar de A em relao a B e indica-se por , ao conjunto dos elementos que pertencem a B e no pertencem a A. Ex: = B A A = { 1, 2, 3 } e B = { 1, 2, 3, 4, 5 } = B A = { 4, 5 }

RACIOCNIO LGICO
Proposio composta ou proposio molecular. aquela formada pela combinao de duas ou mais proposies. Representaremos pelas letras latinas maisculas P, Q, R, S... P: Antonio alto ou 2 um nmero mpar. Conectivos So palavras usadas para ligar proposies, assim criando novas proposies. Os Conetivos so:

Central de Concursos / Degrau Cultural


d) Disjuno Exclusiva ( ) Representa a disjuno de duas proposies ligadas atravs do conectivo ou...ou.. (p q). Seus valores lgicos so:

p q: l-se ou p ou q, mas no ambos ou Carlos engenheiro ou 5 primo. e) Condicional ( ) Representa a conjuno de duas proposies ligadas atravs do conectivo se... ento (p q). Seus valores lgicos so: TABELA-VERDADE Dispositivo prtico na qual figuram todos os possveis valores lgicos da proposio composta correspondentes das proposies simples. p q: l-se: se p ento q; q se p; p somente se q. Poderemos tambm, interpretar da seguinte forma: (a) p condio suficiente para q (b) q condio necessria para p Se Carlos engenheiro, ento 5 primo. Operaes Lgicas sobre proposies Quando analisamos proposies realizamos uma srie de operaes, vamos conhec-las e tambm as suas tabelas-verdade. a) Negao (~) Representa a negao de uma proposio. Seus valores lgicos so: f) Bicondicional ( ) Representa a conjuno de duas proposies ligadas atravs do conectivo se...ento (p q). Seus valores lgicos so:

~p , l-se: no p; no verdade que p; no sucede p p: Antonio professor ~p: Antonio no professor. b) Conjuno () Representa a conjuno de duas proposies ligadas atravs do conectivo e (p q) . Seus valores lgicos so:

p q: l-se: p se, e somente se, q; p equivalente a q. Poderemos tambm, interpretar da seguinte forma: p condio necessria e suficiente para q Carlos engenheiro se e somente se 5 primo. ER1. (FT_98) De trs irmos Jos, Adriano e Caio , sabe-se que ou Jos o mais velho, ou Adriano o mais moo. Sabe-se, tambm, que ou Adriano o mais velho, ou Caio o mais velho. Ento, o mais velho e o mais moo dos trs irmos so, respectivamente: a) Caio e Jos b) Caio e Adriano c) Adriano e Caio d) Adriano e Jos e) Jos e Adriano Resoluo: Temos as seguintes proposies: Ou Jos o mais velho, ou Adriano o mais moo. (I) Ou Adriano o mais velho, ou Caio o mais velho. (II) Considerando a proposio: Ou Adriano o mais velho, ou Caio o mais velho. Essa proposio ser verdadeira se somente uma das proposies for verdadeira. Considerando que Caio o mais velho, ento Adriano no o mais velho. Considerando a proposio: Ou Jos o mais velho, ou Adriano o mais moo.

p q: l-se: p e q; p mais q. Carlos engenheiro e 5 primo. c) Disjuno () Representa a disjuno de duas proposies ligadas atravs do conectivo ou (p q). Seus valores lgicos so:

p q: l-se: p ou q. Carlos engenheiro ou 5 primo.

Central de Concursos / Degrau Cultural


Essa proposio ser verdadeira se pelo menos uma das proposies for verdadeira. Jos o mais velho falso pela (II), ento Adriano o mais moo. Alternativa: B ER2. (FT_98) A negao da afirmao condicional se estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva : a) se no estiver chovendo, eu levo o guarda-chuva b) no est chovendo e eu levo o guarda-chuva c) no est chovendo e eu no levo o guarda-chuva d) se estiver chovendo, eu no levo o guarda-chuva e) est chovendo e eu no levo o guarda-chuva Resoluo: A negao da de uma proposio do tipo Se A ento B (A B), a afirmao da primeira e negao da segunda. ~ (A B) A B Logo, a negao de: Se estiver chovendo, (ento) eu levo o guarda-chuva. Est chovendo, eu no levo o guarda-chuva. Alternativa: E ER3. (FT_98_ESAF) Dizer que Pedro no pedreiro ou Paulo paulista , do ponto de vista lgico, o mesmo que dizer que: a) se Pedro pedreiro, ento Paulo paulista b) se Paulo paulista, ento Pedro pedreiro c) se Pedro no pedreiro, ento Paulo paulista d) se Pedro pedreiro, ento Paulo no paulista e) se Pedro no pedreiro, ento Paulo no paulista Resoluo: Do ponto de vista da lgica, a negao da primeira ou afirmao da segunda (~A B), equivalente a dizer que a afirmao da primeira implica na afirmao da segunda (A B). ~A B A B Logo: Pedro no pedreiro ou Paulo paulista se Pedro pedreiro, ento Paulo paulista Alternativa: A TAUTOLOGIAS Sentenas moleculares que so sempre verdadeiras, independentemente do valor lgico das proposies que a constituem, so chamadas tautologias. ER4. (FT_98) Chama-se tautologia a toda proposio que sempre verdadeira, independentemente da verdade dos termos que a compem. Um exemplo de tautologia : a) se Joo alto, ento Joo alto ou Guilherme gordo b) se Joo alto, ento Joo alto e Guilherme gordo c) se Joo alto ou Guilherme gordo, ento Guilherme gordo d) se Joo alto ou Guilherme gordo, ento Joo alto e Guilherme gordo e) se Joo alto ou no alto, ento Guilherme gordo Resoluo: Analisando a proposio se Joo alto, ento Joo alto ou Guilherme gordo

RACIOCNIO LGICO
Logo, essa proposio representa uma tautologia. Alternativa: A Lgica de Argumentao Chama-se de argumento toda afirmao de que uma dada seqncia finita de proposies tem como conseqncia uma proposio final. As proposies iniciais so as premissas do argumento, e a proposio final a concluso do argumento. Poderemos usar os termos hiptese no lugar de premissa e tese no lugar de concluso. P1: Todos os diplomatas so gordos. P2: Nenhum gordo sabe nadar. C: Logo, os diplomatas no sabem nadar. Um argumento que consiste em duas premissas e uma concluso chama-se silogismo. Validade de um argumento Um argumento P1, P2,...,Pn |----- C diz-se vlido, se e somente se a concluso C verdadeira todas as vezes que premissas P1, P2,...,Pn so verdadeiras. Um argumento no-vlido recebe o nome de sofisma. Critrio de validade de um argumento Um argumento P1, P2,...,Pn |------ C vlido, se e somente se a condicional: (P1 P2, ....Pn) C tautolgica. ER5. (ICMS_SP_02) Todos os diplomatas so gordos. Nenhum gordo sabe nadar. Segue-se que: a) Algum diplomata no gordo b) Algum diplomata sabe nadar c) Nenhum diplomata sabe nadar d) Nenhum diplomata gordo e) Algum gordo sabe nadar Resoluo: Poderemos usar a teoria dos conjuntos para a resoluo do exerccio. Vamos representar cada frase por diagramas de conjuntos

Como no h interseco entre o conjunto dos Gordos e o dos Nadadores, ento no existe a possibilidade de algum diplomata saber nadar, logo nenhum diplomata sabe nadar. Alternativa: C

RACIOCNIO LGICO
REGRAS DE INFERNCIA As tabelas que se seguem contm alguns dos argumentos vlidos mais importantes da lgica. O conhecimento da validade destes dez argumentos permite-nos inferir a validade de muitos outros argumentos. Por esse motivo eles so chamados de Regras de Inferncia.

Central de Concursos / Degrau Cultural


EXERCCIOS 01. (TTN) Se verdade que Alguns A so R e que Nenhum G R, ento necessariamente verdadeiro que: d) algum G A a) algum A no G b) algum A G e) nenhum G A c) nenhum A G 02. (TTN) Considere dois conjuntos, A e B, tais que A = {4, 8, x, 9, 6} e B = {1 , 3, x, 1 0, y, 6}. Sabendo que a interseo dos conjuntos A e B dada pelo conjunto {2, 9, 6}, o valor da expresso y - (3x + 3) igual a a) -28 d) 6 b) -19 e) 0 c) 32 03. (Fiscal do Trabalho/98) De um grupo de 200 estudantes, 80 esto matriculados em francs, 110 em ingls e 40 no esto matriculados nem em ingls, nem em francs. Seleciona-se, ao acaso, um dos 200 estudantes. A probabilidade de que o estudante selecionado esteja matriculado, em pelo menos uma dessas disciplinas (isto e, em ingls ou em francs) igual a: a) d)

b) c)

e)

Exemplo: 1) Vamos usar a regra modus ponens para verificar a validade do argumento: Se Maria francesa, ento Guilherme italiano. Se Guilherme italiano, ento Orlando chins. Mas Maria francesa. ------------------------------------------------------------------------Logo Orlando chins. Representando simbolicamente as proposies por A: Maria francesa, B: Guilherme italiano e C: Orlando chins, o argumento dado da forma: (1) Se A, ento B (2) Se B, ento C (3) A -----------------------(4) C onde (1), (2) e (3) so as premissas e (4) a concluso; das premissas (1) e (3) podemos concluir, via modus ponens, que a proposio B verdadeira e assim, no nosso argumento, podemos usar a proposio proposio B como uma nova premissa. Temos ento verdadeira as seguintes proposies (1), (2), (3) e (4), mostrando que o argumento vlido.

04. (AFC/96) Se Beto briga com Glria, ento Glria vai ao cinema. Se Glria vai ao cinema, ento Carla fica em casa. Se Carla fica em casa, ento Raul briga com Carla. Ora, Raul no briga com Carla. Logo, a) Carla no fica em casa e Beto no briga com Glria. b) Carla fica em casa e Glria vai ao cinema. c) Carla no fica em casa e Glria vai ao cinema. d) Glria vai ao cinema e Beto briga com Glria. e) Glria no vai ao cinema e Beto briga com Glria. 05. (AFC/96) Trs irms Ana, Maria e Cludia foram a uma festa com vestidos de cores diferentes. Uma vestiu azul, a outra branco, e a terceira preto. Chegando festa, o anfitrio perguntou quem era cada uma delas. A de azul respondeu: Ana a que est de branco. A de branco falou: Eu sou Maria. E a de preto disse: Cludia quem est de branco. Como o anfitrio sabia que Ana sempre diz a verdade, que Maria s vezes diz a verdade, e que Cludia nunca diz a verdade, ele foi capaz de identificar corretamente quem era cada pessoa. As cores dos vestidos de Ana, Maria e Cludia eram, respectivamente, a) Preto, branco, azul. b) Preto, azul, branco. c) Azul, preto, branco. d) Azul, branco, preto e) Branco, azul, preto. 06. (AFC/96) Se Carlos mais velho do que Pedro, ento Maria e Jlia tm a mesma idade. Se Maria e Jlia tm a mesma idade, ento Joo mais moo do que Pedro. Se Joo mais moo do que

Central de Concursos / Degrau Cultural


Pedro, ento Carlos mais velho do que Maria. Ora, Carlos no mais velho do que Maria. Ento, Carlos no mais velho do que Jlia, e Joo mais moo do que Pedro. Carlos mais velho do que Pedro, e Maria e Jlia tm a mesma idade. Carlos e Joo so mais moos do que Pedro. Carlos mais velho do que Pedro, e Joo mais moo do que Pedro. Carlos no mais velho do que Pedro, e Maria e Jlia no tm a mesma idade.

RACIOCNIO LGICO , e so operadoposies e os smbolos res lgicos que constroem novas proposies e significam no, e e ento, respectivamente. Na lgica proposicional que trata da expresso do raciocnio por meio de proposies que so avaliadas (valoradas) como verdadeiras (V) ou falsas (F), mas nunca ambos, esses operadores esto definidos, para cada valorao atribuda s letras proposicionais, na tabela abaixo.

a) b) c) d) e)

07. (AFC/96) Os dois crculos abaixo representam, respectivamente, o conjunto S dos amigos de Sara e o conjunto P dos amigos de Paula. 11. Suponha que P represente a proposio Hoje choveu, Q represente a proposio Jos foi praia e R represente a proposio Maria foi ao comrcio. Com base nessas informaes e no texto, julgue os itens seguintes. a) A sentena Hoje no choveu ento Maria no foi ao comrcio e Jos no foi praia pode ser corretamente representada por P ( R Q). b) A sentena Hoje choveu e Jos no foi praia pode ser corretamente representada por P Q. c) Se a proposio Hoje no choveu for valorada como F e a proposio Jos foi praia for valorada como P Q V, ento a sentena representada por falsa. d) O nmero de valoraes possveis para (Q R) P inferior a 9. 12.

a) b) c) d) e)

Sabendo que a parte sombreada do diagrama no possui elemento algum, ento: Todo amigo de Paula tambm amigo de Sara. Todo amigo de Sara tambm amigo de Paula. Algum amigo de Paula no amigo de Sara. Nenhum amigo de Sara amigo de Paula. Nenhum amigo de Paula amigo de Sara.

08. (AFC/96) Com relao a dois conjuntos quaisquer, Z e P, correto afirmar que: a) Se (Z P) = P, ento P Z P) = Z, ento Z P b) Se (Z c) Se (Z P) = , ento (Z P) = d) Se (Z P) = , ento Z = ou P = e) Se (Z P) = P, ento Z = 09. (ICMS_2002) Indique a alternativa em que as proposies formam um conjunto inconsistente. a) Se o avio tem problema de motor, ento pousa em Campinas. Se o avio tem problema de motor, ento pousa em Bauru. O avio no pousa em Campinas. b) Se o avio tem problema de motor, ento pousa em Campinas. Se o avio no tem problema de motor, ento pousa em Bauru. O avio no pousa em Bauru. c) Se o avio tem problema de motor, ento no pousa em Campinas. Se o avio no tem problema de motor, ento pousa em Bauru. O avio no pousa em Campinas. d) Se o avio tem problema de motor, ento pousa em Campinas. Se o avio no tem problema de motor, ento pousa em Bauru. O avio no pousa em Campinas nem em Bauru. e) Se o avio tem problema de motor, ento no pousa em Campinas. Se o avio no tem problema de motor, ento no pousa em Bauru. O avio pousa em Campinas. 10. De quantas maneiras cinco pessoas: A, B, C, D e E, podem ser dispostas em fila indiana comeando por A ou B? a) 120. d) 60. b) 24. e) 42. c) 48. Texto para os itens de 11 e 12 (TCU/2004) Considere que as letras P, Q e R representam pro-

As letras P, Q e R representam proposies, e os esquemas acima representam quatro formas de deduo, nas quais, a partir das duas premissas (proposies acima da linha tracejada), deduz-se a concluso (proposio abaixo da linha tracejada). Os smbolos e so operadores lgicos que significam, respectivamente, no e ento, e a definio de V dada na seguinte tabela verdade.

a)

b)

Considerando as informaes acima e as do texto, julgue os itens que se seguem, quanto forma de deduo. Considere a seguinte argumentao. Se juzes fossem deuses, ento juzes no cometeriam erros. Juzes cometem erros. Portanto, juzes no so deuses. Essa uma deduo da forma IV. Considere a seguinte deduo. De acordo com a acusao, o ru roubou um carro ou roubou uma motocicleta. O ru roubou um carro. Portanto, o ru no roubou uma motocicleta. Essa uma deduo da forma II.

RACIOCNIO LGICO
c) d) Dadas as premissas P Q; Q; R P, possvel fazer uma deduo de R usando-se a forma de deduo IV. Na forma de deduo I, tem-se que a concluso ser verdadeira sempre que as duas premissas forem verdadeiras.

Central de Concursos / Degrau Cultural


uma figura ou ser uma carta de paus igual a 16. A) B) C) .

13. (TCU/2004) A seguinte forma de argumentao considerada vlida. Para cada x, se P(x) verdade, ento Q(x) verdade e, para x = c, se P(c) verdade, ento conclui-se que Q(c) verdade. Com base nessas informaes, julgue os itens a seguir. a) Considere o argumento seguinte. Toda prestao de contas submetida ao TCU que expresse, de forma clara e objetiva, a exatido dos demonstrativos contbeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gesto do responsvel julgada regular. A prestao de contas da Presidncia da Repblica expressou, de forma clara e objetiva, a exatido dos demonstrativos contbeis, a legalidade, a legitimidade e a economicidade dos atos de gesto do responsvel. Conclui-se que a prestao de contas da Presidncia da Repblica foi julgada regular. Nesse caso, o argumento no vlido. b) Considere o seguinte argumento. Cada prestao de contas submetida ao TCU que apresentar ato antieconmico considerada irregular. A prestao de contas da prefeitura de uma cidade foi considerada irregular. Conclui-se que a prestao de contas da prefeitura dessa cidade apresentou ato antieconmico. Nessa situao, esse argumento vlido. 14. (TCU/2004) Em geral, empresas pblicas ou privadas utilizam cdigos para protocolar a entrada e a sada de documentos e processos. Considere que se deseja gerar cdigos cujos caracteres pertencem ao conjunto das 26 letras de um alfabeto, que possui apenas 5 vogais. Com base nessas informaes, julgue os itens que se seguem. a) Se os protocolos de uma empresa devem conter 4 letras, sendo permitida a repetio de caracteres, ento podem ser gerados menos de 400.000 protocolos distintos. b) Se uma empresa decide no usar as 5 vogais em seus cdigos, que podero ter 1, 2 ou 3 letras, sendo permitida a repetio de caracteres, ento possvel obter mais de 11.000 cdigos distintos. c) O nmero total de cdigos diferentes formados por 3 letras distintas superior a 15.000. 15. (TCU/2004) 20. Um baralho comum contm 52 cartas de 4 tipos (naipes) diferentes: paus (), espadas (), copas () e ouros (). Em cada naipe, que consiste de 13 cartas, 3 dessas cartas contm as figuras do rei, da dama e do valete, respectivamente. Com base nessas informaes, julgue os itens subseqentes. a) A probabilidade de se extrair aleatoriamente uma carta de um baralho e ela conter uma das figuras citadas no texto igual a b) .

(AFTN/98) Considere as afirmaes: se Patrcia uma boa amiga, Vtor diz a verdade; se Vtor diz a verdade, Helena no uma boa amiga; se Helena no uma boa amiga, Patrcia uma boa amiga. A anlise do encadeamento lgico dessas trs afirmaes permite concluir que elas: so equivalentes a dizer que Patrcia uma boa amiga. implicam necessariamente que Patrcia uma boa amiga. implicam necessariamente que Vtor diz a verdade e que Helena no uma boa amiga. so consistentes entre si, quer Patrcia seja uma boa amiga, quer Patrcia no seja uma boa amiga. so inconsistentes entre si.

a) b) s) d) e)

17. (MPOG/2002) M = 2x + 3y, ento M = 4p + 3r. Se M = 4p + 3r, ento M = 2w - 3r. Por outro lado, M = 2x + 3y, ou M = 0. Se M = 0, ento M + H = 1. Ora, M + H 1. Logo, a) 2w -3r = 0 d) 2x + 3y 2w - 3r b) 4p + 3r 2w - 3r e) M = 2w - 3r c) M2x + 3y 18. (MPOG/2002) Em um grupo de amigas, todas as meninas loiras so, tambm, altas e magras, mas nenhuma menina alta e magra tem olhos azuis. Todas as meninas alegres possuem cabelos crespos, e algumas meninas de cabelos crespos tm tambm olhos azuis. Como nenhuma menina de cabelos crespos alta e magra, e como neste grupo de amigas no existe nenhuma menina que tenha cabelos crespos, olhos azuis e seja alegre, ento: a) pelo menos uma menina alegre tem olhos azuis. b) pelo menos uma menina loira tem olhos azuis. c) todas as meninas que possuem cabelos crespos so loiras. d) todas as meninas de cabelos crespos so alegres. e) nenhuma menina alegre loira. 19. (MPOG/2002) Na formatura de Hlcio, todos os que foram solenidade de colao de grau estiveram, antes, no casamento de Hlio.- Como nem todos os amigos de Hlcio estiveram no casamento de Hlio, conclui-se que, dos amigos de Hlcio: a) todos foram solenidade de colao de grau de Hlcio e alguns no foram ao casamento de Hlio. b) pelo menos um no foi solenidade de colao de grau de Hlcio. c) alguns foram solenidade de colao de grau de Hlcio, mas no foram ao casamento de Hlio. d) alguns foram solenidade de colao de grau de Hlcio e nenhum foi ao casamento de Hlio. e) todos foram solenidade de colao de grau de Hlcio e nenhum foi ao casamento de Hlio. 20. (MPOG/2002) Um juiz de futebol possui trs cartes no bolso. Um todo amarelo, o outro todo vermelho e o terceiro vermelho de um lado e amarelo do outro. Num determinado jogo, o juiz retira, ao acaso, um carto do bolso e mostra, tambm ao acaso, uma face do carto a um jogador. Assim, a probabilidade de a face que o juiz v ser vermelha e de a outra face, mostrada ao jogador,

Sabendo que h 4 ases em um baralho comum, sendo um de cada naipe, conclui-se que a probabilidade de se extrair uma carta e ela no ser um s de ouros igual a .

c)

A probabilidade de se extrair uma carta e ela conter

Central de Concursos / Degrau Cultural


a) b) c) ser amarela igual a: 1/6. d) 1/3. e) 2/3. 4/5. 5/6. a) b) c) d) e)

RACIOCNIO LGICO
todo responsvel artista. tudo responsvel filsofo ou poeta. todo artista responsvel. algum filsofo poeta. algum trabalhador filsofo.

21. (MPOG/2002) Cinco amigas, Ana, Bia, Cati, Dida e Elisa, so tias ou irms de Zilda. As tias de Zilda sempre contam a verdade e as irms de Zilda sempre mentem. Ana diz que Bia tia de Zilda. Bia diz que Cati irm de Zilda. Cati diz que Dida irm de Zilda. Dida diz que Bia e Elisa tm diferentes graus de parentesco com Zilda, isto : se uma tia a outra irm. Elisa diz que Ana tia de Zilda. Assim, o nmero de irms de Zilda neste conjunto de cinco amigas dado por: a) 1. d) 4. b) 2. e) 5. c) 3. 22. Seis pessoas - A, B, C, D, E, F - devem sentar-se em tomo de uma mesa redonda para discutir um contrato. H exatamente seis cadeiras em tomo da mesa, e cada pessoa senta-se de frente para o centro da mesa e numa posio diametralmente oposta pessoa que est do outro lado da mesa. A disposio das pessoas mesa deve satisfazer s seguintes restries: F no pode sentar-se ao lado de C E no pode sentar-se ao lado de A D deve sentar-se ao lado de A Ento uma distribuio aceitvel das pessoas em tomo da mesa : a) F, B, C, E, A, D. d) F, D, A, C, E, B. b) A, E, D, F, C, B. e) F, E, D, A, B, C. c) A, E, F, C, D, E. 23. Ou Celso compra um carro, ou Ana vai Africa, ou Rui vai a Roma. Se Ana vai frica, ento, Lus compra um Livro. Se Lus compra um livro, ento Rui vai a Roma. Ora, Rui no vai a Roma, logo: a) Celso compra um carro e Ana no vai frica. b) Celso no compra um carro e Lus no compra o livro. c) Ana no vai frica e Lus compra um livro. d) Ana vai frica ou Lus compra um livro. e) Ana vai frica e Rui no vai a Roma. 24. Dizer que verdade que para todo x, se x uma r e se x verde, ento x est saltando logicamente equivalente a dizer que no verdade que: a) algumas rs que no so verdes esto saltando. b) algumas rs verdes esto saltando. c) nennuma r verde no esta saltando. d) existe uma r verde que no est saltando. e) algo que no seja uma r verde est saltando. 25. Dizer que Andr artista ou Bemardo no engenheiro logicamente eqivalente a dizer que: a) Andr artista se e somente se Bernardo no engenheiro. b) Se Andr artista, ento Bemardo no engenheiro. c) Se Andr no artista, ento Bernardo engenheiro d) Se Bemardo engenheiro, ento Andr artista. e) Andr no artista e Bemardo engenheiro. 26. Em uma comunidade, todo trabalhador responsvel. Todo artista, se no for filsofo, ou trabalhador ou poeta. Ora, no h filsofo e no h poeta que no seja responsvel. Portanto, tem-se que, necessariamente,

27. Se verdade que Alguns escritores so poetas e que Nenhum Msico poeta, ento, tambm e necessariamente ver que: a) nenhum msico escritar. b) algum escritor msico. c) algum msico escritor. d) algum escritor no msico. e) nenhum escritor msico. 28. Se Beraldo briga com Beatriz, ento Beatriz briga com Bia. Se Beatriz briga com Bia, ento Bia vai ao bar. Se Bia vai ao bar, ento Beto briga com Bia. Ora. Beto no briga com Bia. Logo, a) Bia no vai ao bar e Beatriz briga com Bia. b) Boa vai ao bar e Beatriz ouga com Bia. c) Beatriz no briga com Bia e Beraldo no briga com Beatriz. d) Beatriz briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz. e) Beatriz no briga com Bia e Beraldo briga com Beatriz. 29. Se Flvia filha de Fernanda, ento Ana no filha de Alice. Ou Ana filha de Alice, ou nia filha de Elisa. Se Paula no filha de Paulete, ento Flvia filha de Fernanda. Ora, nem nia filha de Elisa nem Ins filha de Isa. a) Paula filha de Paulete e Flvia filha de Fernanda. b) Paula filha de Paulete e Ana filha de Alice. c) Paula no fllna de Paulete e Ana filha de Alice. d) nia filha de Elisa ou Flvia filha de Fernanda. e) Se Ana filha de Alice, Flvia filha de Fernanda. 30. A partir das seguintes premissas: Premissa 1: X A e B, ou X C Premissa 2: Se Y no C, ento X no C Premissa 3: Y no C Conclui-se corretamente que X : a) A e B. b) no A ou no C. c) A ou B. d) A e no B. e) no A e no B. 31. Maria magra ou Bemardo barrigudo. Se Lcia linda, ento Csar no careca. Se Bernardo barrigudo, ento Csar careca. Ora, Lcia linda. Logo: a) Maria magra e Bernardo no barrigudo. b) Bernardo barrigudo ou Csar careca. c) Csar careca e Maria magra. d) Maria no magra e Bernardo barrigudo. e) Lcia linda e Csar careca. 32. As seguintes afirmaes, todas elas verdadeiras, foram feitas sobre a ordem de chegada dos convidados a uma festa: A) Gustavo chegou antes de Alberto e depois de Danilo. B) Gustavo chegou antes de Beto e Beto chegou antes de Alberto se e somente se Alberto chegou depois de Danilo. C) Carlos no chegou junto com Beto se e so-mente se Alberto chegou junto com Gustavo. Logo. a) Carlos chegou antes de Alberto e depois de Danilo. b) Gustavo chegou junto com Carlos. c) Alberto chegou junto com Carlos e depois de Beto. d) Alberto chegou depois de Beto e junto com Gustavo.

RACIOCNIO LGICO
e) Beto chegou antes de Alberto e junto com Danilo. c) d) e)

Central de Concursos / Degrau Cultural


Se a segunda resposta for sim, o interpelado Pedro. As respostas obtidas foram no e no. As respostas obtidas foram no e sim.

33. Se Vera viajou, nem Camite nem Carla foram ao casamento. Se Carla no foi ao casamento, Vanderlia viajou. Se Vandertia viajou, o navio afundou. Ora, o navio no afundou. Logo. a) Vera no viajou e Carla no foi ao casamento. b) Camile e Carla no foram ao casamento. c) Carla no foi ao casamento e Vanderlia no viajou. d) Carla no foi ao casamento ou Vanderlia viajou. e) Vera e Vanderlia no viajaram. 34. Em uma pequena comunidade, sabe-se que nenhum filsofo rico e que alguns professores so ricos. Assim, pode-se afirmar, corretamente, que nesta comunidade: a) alguns filsofos so professores. b) alguns professores so filsofos. c) nenhum filsofo professor. d) alguns professores no so filsofos. e) nenhum professor filsofo. 35. Uma escola de arte oferece aulas de canto, dana, teatro, violo e piano. Todos os professores de canto so, tambm, professores de dana, mas nenhum professor de dana professor de teatro. Todos os professores de violo so, tambm, professores de piano e alguns professores de piano so, tambm, professores de teatro. Sabe-se que nenhum professor de piano professor de dana e como as aulas de piano, violo e teatro no tm nenhum professor em comum ento: a) nennum professor de violo professor de canto. b) pelo menos um professor de violo professor de teatro. c) pelo menos um professor de canto professor de teatro. d) todos os professores de piano so professores de canto. e) todos os professores de piano so professores de violo. 36. Ou Anais ser professora, ou Anelise ser canto-ra, ou Anamlia ser pianista. Se Ana for atleta, ento Anamlia ser pianista. Se Anelise for cantora, ento Ana ser atleta. Ora, Anamlia no ser pianista. Ento: a) Anais ser professora e Anelise no ser cantora. b) Anais no ser professora e Ana no ser atleta. c) Anelise no ser cantora e Ana ser atleta. d) Anelise ser cantora ou Ana ser atleta. e) Anelise ser cantora e Anamlia no ser pianista. 37. Se verdade que Nenhum artista atleta, ento tambm ser verdade que: a) todos no-artistas so no-atletas. b) nenhum atleta no-artista. c) nenhum artista no-atleta. d) pelo menos um no-atleta artista e) nenhum no-atleta artista. 38. Em uma cidade h dois irmos gmeos, Pedro e Paulo. Pedro sempre mente e Paulo sempre diz a verdade. Uma pessoa fez duas perguntas a eles; um dos irmos respondeu primeira, e o outro, segunda. As perguntas foram: I) seu nome Pedro? II) como seu irmo responderia primeira pergunta? Pode-se afirmar que: a) As respostas obtidas foram sim e sim. b) As respostas obtidas foram sim e no.

39. Num pas h apenas dois tipos de habitantes: os verds; que sempre dizem a verdade e os falcs, que sempre mentem. Um professor de Lgica, recm chegado a este pas, informado por um nativo que glup e plug, na lngua local, significam sim e no mas o professor no sabe se o nativo que o informou verd ou falc. Ento ele se aproxima de trs outros nativos que estavam conversando juntos e faz cada um deles duas perguntas: 1 Os outros dois so verds? 2 Os outros dois so falcs? A primeira pergunta respondida com glup pelos trs mas segunda pergunta os dois primeiros responderam glup e o terceiro respondeu plug. Assim, o professor pode concluir que: a) todos so verds. b) todos so falcs. c) somente um dos trs ltimos falc e glup, significa no. d) somente um dos trs ltimos verd e glup significa sim. e) h dois verds e glup significa sim. 40. (Adaptao do texto da revista selees) Cada um dos membros dessa famlia tem um carro de cor diferente. As pessoas so Ado, ngela, George, Jlia, Mila, Ronaldo e Stela. As cores dos carros so (no necessariamente nessa ordem): preto, azul, marrom, verde, cinza, rosa e vermelho. Quem quem na rvore genealgica e qual a cor do carro de cada um?

a) b)

A irm de Ronaldo tem um carro azul. ngela tem um carro cinza, e seu pai, um carro preto. c) A filha de Mila tem um carro rosa. O marido de Mila (cujo carro no marrom) no George. d) Jlia s vezes pede emprestado o carro de sua prima, quando o dela est no conserto. e) Stela no da mesma gerao (de pais ou de filhos) que Ado (cujo carro no nem marrom nem vermelho). Com base nas afirmaes acima (todas verdadeiras), julgue os itens que se seguem: I A pessoa A Ronaldo e tem o carro azul. II A pessoa B Mila e tem o carro marrom se, e somente se, a pessoa C for George e tiver o carro cinza. III A pessoa D Jlia e tem o carro rosa. IV Se a pessoa F Ado e tem o carro verde, ento a pessoa G ngela e tem o carro cinza.

10

Central de Concursos / Degrau Cultural


V A pessoa E Mila e a pessoa D Stela. (Papiloscopista/2004) Texto para os itens 41 e 44. Sejam P e Q variveis proposicionais que podem ter valoraes, ou serem julgadas verdadeiras (V) ou falsas (F). A partir dessas variveis, podem ser obtidas novas proposies, tais como: a proposio condicional, denotada por P Q, que ser F quando P for V e Q for F, ou V, nos outros casos; a disjuno de P e Q, denotada por P Q, que ser F somente quando P e Q forem F, ou V nas outras situaes; a conjuno de P e Q, denotada por P Q, que ser V somente quando P e Q forem V, e, em outros casos, ser F; e a negao de P, denotada por P, que ser F se P for V e ser V se P for F. Uma tabela de valoraes para uma dada proposio um conjunto de possibilidades V ou F associadas a essa proposio. 41. A partir das informaes do texto acima, julgue os itens subseqentes. a) As tabelas de valoraes das proposies P Q e Q P so iguais. b) As proposies (P v Q) S e (P S) (Q S) possuem tabelas de valoraes iguais. c) O nmero de tabelas de valoraes distintas que podem ser obtidas para proposies com exatamente duas variveis proposicionais igual a 24. 42. Denomina-se contradio uma proposio que sempre falsa. Uma forma de argumentao lgica considerada vlida embasada na regra da contradio, ou seja, no caso de uma proposio R verdadeira (ou R verdadeira), caso se obtenha uma contradio, ento conclui-se que R verdadeira (ou R verdadeira). Considerando essas informaes e o texto de referncia, e sabendo que duas proposies so equivalentes quando possuem as mesmas valoraes, julgue os itens que se seguem. a) De acordo com a regra da contradio, P Q b)

RACIOCNIO LGICO
verdadeira quando ao supor P Q verdadeira, obtm-se uma contradio. Considere que, em um pequeno grupo de pessoas G envolvidas em um acidente, haja apenas dois tipos de indivduos: aqueles que sempre falam a verdade e os que sempre mentem. Se, do conjunto G, o indivduo P afirmar que o indivduo Q fala a verdade, e Q afirmar que P e ele so tipos opostos de indivduos, ento, nesse caso, correto concluir que P e Q mentem.

43. Considere as quatro sentenas enumeradas a seguir. I - Para cada y, existe algum x, tal que x < y. II - Para cada x e para cada y, se x < y ento existe algum z, tal que x < z e z < y. III - Para cada x, se 0 < x, ento existe algum y tal que x = y y. IV - Existe algum x tal que, para cada y, x < y. Suponha que, nessas sentenas, x, y e z sejam variveis que podem assumir valores no conjunto dos nmeros naturais (IN), no dos nmeros inteiros (Z), no dos nmeros racionais (Q) ou no conjunto dos nmeros reais (IR). Em cada linha da tabela a seguir, so atribudas valoraes V e F, para cada uma das quatro sentenas enumeradas acima, de acordo com o conjunto no qual as variveis x, y e z assumem valores.

a) b)

Julgue os itens subseqentes, a respeito dessas sentenas. As avaliaes dadas para as sentenas I e III esto corretas. As avaliaes dadas para as sentenas II e IV esto corretas.

44. Dadas as proposies: p: Pedro pedreiro; q: Paulo paulista. E as tabelas verdades:

I II III IV V

Julgue os itens a seguir: Se Pedro pedreiro ento Paulo paulista equivalente a dizer Se Paulo no paulista ento Pedro no pedreiro. p ~p uma contradio. (p q) (p q) tautologia. p q equivalente a p q. Pedro no pedreiro ou Paulo paulista tem como negao Pedro pedreiro e Paulo no paulista. GABARITO 01. A 02. E 03. B 04. A 11. C, C, E, C 12. C, E, C, C 16. D 17. E 18. E 19. B 26. C 27. D 28. C 29. B 36. A 37. D 38. C 39. C 43. E, E 44. C, C, C, E, C 05. B 06. E 13. E, E 20. A 21. D 30. A 31. A 40. E, E, E, C, E 07. A 08. A 14. E, E, C 22. D 23. A 32. A 33. E 41. E, E, C 09. D 10. C 15. C, E, C 24. D 25. D 34. D 35. A 42. C, C

11

RACIOCNIO LGICO PROVAS DE CONCURSOS ANTERIORES


AUXILIAR ADMINISTRATIVO NOSSA CAIXA NOSSO BANCO - 2002 01. Ao final de uma corrida com 5 atletas, sabe-se que: Antnio chegou depois de Carlos. Ricardo e Jurandir chegaram ao mesmo tempo. Dirceu chegou antes de Carlos. O corredor que ganhou, chegou sozinho. a) b) c) Pode-se dizer que quem ganhou a corrida foi: Antnio. d) Jurandir. Carlos. e) Ricardo. Dirceu. a) b) c)

Central de Concursos / Degrau Cultural


Ao todo, 18 nunca haviam ido ao parque Sonho Pode-se afirmar que a professora levou ao parque Sonho. 60 alunos. d) 36 alunos. 48 alunos e) 32 alunos. 42 alunos.

06. Indique a alternativa que mostra uma concluso correta a partir da premissa. Todas as irms de Vera so loiras. a) Se Ana irm de Vera, ento Ana no loira. b) Se Joana loira, ento ela irm de Vera. c) Se Alice no loira, ento ela no irm de Vera. d) Vera loira. e) Vera morena. 07. Todo torcedor do time A fantico. Existem torcedores do time B que so fanticos. Marcos torce pelo time A e Paulo fantico. Pode-se, ento, afirmar que: a) Marcos fantico e Paulo torce pelo time A. b) Marcos fantico e Paulo torce pelo time B. c) Marcos tambm torce pelo time B e Paulo torce pelo time A. d) Marcos tambm torce pelo time B e o time de Paulo pode no ser A nem B. e) Marcos fantico e o time de Paulo pode no ser A nem B. 08. Antnio tem alguns cartes. Cada carto tem uma letra em uma das faces e um nmero em outra. Antnio disse a Pedro: se na face de um carto est escrita uma vogal, ento no verso h um nmero par. Antnio mostrou trs cartes: o primeiro tinha a letra A e o nmero 4, o segundo tinha a letra B e o nmero 6, e o terceiro, a letra C e o nmero 7. Para esses trs cartes, pode-se afirmar que a informao dada por Antnio estava: Incorreta, pois no verso do carto da letra B deveria haver um nmero mpar. Incorreta, pois no verso do carto da letra A deveria haver um nmero mpar. Incorreta, pois no verso do carto da letra C deveria haver um nmero par. Correta, pois no verso do carto com vogal deve haver um nmero par. Correta, pois no verso do carto com vogal deve haver um nmero mpar.

02. A tira a seguir foi composta, a partir do 3 nmero, por uma regra.

a) b) c) d) e)

Os trs nmeros que continuam essa seqncia so, respectivamente: 47, 76, 123. 38, 49, 58. 31, 43, 57. 58, 71, 97. 36, 72, 144.

03. Analise a seqncia de tringulos abaixo:

O tringulo que continua essa seqncia : a) b) c) d) a) e) b) c) d) 04. Analise a seqncia: e)

O nmero de quadrinhos claros na figura que ocupa a 10 posio dessa seqncia : a) 100 d) 40 b) 90 e) 10 c) 50 05. Uma professora levou alguns alunos ao parque de diverses chamado Sonho. Desses alunos: 16 j haviam ido ao parque Sonho, mas nunca andaram de montanha russa. 6 j andaram de montanha russa, mas nunca haviam ido ao parque Sonho. Ao todo, 20 j andaram de montanha russa.

09. Todos os estudantes de medicina so estudiosos. Alguns estudantes de medicina so corintianos. Baseando-se apenas nessas duas afirmaes, pode-se concluir que: a) Nenhum estudioso corintiano. b) Nenhum corintiano estudioso. c) Todos os corintianos so estudiosos. d) Todos os estudantes de medicina so corintianos. e) Existem estudiosos que so corintianos. 10. Veja a seqncia dos chamados nmeros triangulares:

12

Central de Concursos / Degrau Cultural


O quinto, o sexto e o stimo termos dessa seqncia so: 15, 21 e 28. 16, 23 e 31. 20, 40 e 80. 14, 18 e 23. 17, 23 e 28. GABARITO 01. C 06. C 02. A 07. E 03. D 08. D 04. B 09. E 05. B 10. A a) b) c)

RACIOCNIO LGICO
quer seqncia das teclas A e B, 87. d) 85. 95. e) 96. 92.

a) b) c) d) e)

TCNICO DO MPU APLICADA EM 04/07/2004


01. Em torno de uma mesa quadrada, encontram-se sentados quatro sindicalistas. Oliveira, o mais antigo entre eles, mineiro. H tambm um paulista, um carioca e um baiano. Paulo est sentado direita de Oliveira. Norton, direita do paulista. Por sua vez, Vasconcelos, que no carioca, encontra-se frente de Paulo. Assim, Paulo paulista e Vasconcelos baiano. Paulo carioca e Vasconcelos baiano. Norton baiano e Vasconcelos paulista. Norton carioca e Vasconcelos paulista. Paulo baiano e Vasconcelos paulista.

a) b) c) d) e)

05. Voc est frente de duas portas. Uma delas conduz a um tesouro; a outra, a uma sala vazia. Cosme guarda uma das portas, enquanto Damio guarda a outra. Cada um dos guardas sempre diz a verdade ou sempre mente, ou seja, ambos os guardas podem sempre mentir, ambos podem sempre dizer a verdade, ou um sempre dizer a verdade e o outro sempre mentir. Voc no sabe se ambos so mentirosos, se ambos so verazes, ou se um veraz e o outro mentiroso. Mas, para descobrir qual das portas conduz ao tesouro, voc pode fazer trs (e apenas trs) perguntas aos guardas, escolhendo-as da seguinte relao: P1: O outro guarda da mesma natureza que voc (isto , se voc mentiroso ele tambm o , e se voc veraz ele tambm o )? P2: Voc o guarda da porta que leva ao tesouro? P3: O outro guarda mentiroso? P4: Voc veraz? Ento, uma possvel seqncia de trs perguntas que logicamente suficiente para assegurar, seja qual for a natureza dos guardas, que voc identifique corretamente a porta que leva ao tesouro, P2 a Cosme, P2 a Damio, P3 a Damio. P3 a Damio, P2 a Cosme, P3 a Cosme. P3 a Cosme, P2 a Damio, P4 a Cosme. P1 a Cosme, P1 a Damio, P2 a Cosme. P4 a Cosme, P1 a Cosme, P2 a Damio.

02. Quando no vejo Carlos, no passeio ou fico deprimida. Quando chove, no passeio e fico deprimida. Quando no faz calor e passeio, no vejo Carlos. Quando no chove e estou deprimida, no passeio. Hoje, passeio. Portanto, hoje a) vejo Carlos, e no estou deprimida, e chove, e faz calor. b) no vejo Carlos, e estou deprimida, e chove, e faz calor. c) vejo Carlos, e no estou deprimida, e no chove, e faz calor. d) no vejo Carlos, e estou deprimida, e no chove, e no faz calor. e) vejo Carlos, e estou deprimida, e no chove, e faz calor. 03. Se Fulano culpado, ento Beltrano culpado. Se Fulano inocente, ento ou Beltrano culpado, ou Sicrano culpado, ou ambos, Beltrano e Sicrano, so culpados. Se Sicrano inocente, ento Beltrano inocente. Se Sicrano culpado, ento Fulano culpado. Logo, a) Fulano inocente, e Beltrano inocente, e Sicrano inocente. b) Fulano culpado, e Beltrano culpado, e Sicrano inocente. c) Fulano culpado, e Beltrano inocente, e Sicrano inocente. d) Fulano inocente, e Beltrano culpado, e Sicrano culpado. e) Fulano culpado, e Beltrano culpado, e Sicrano culpado. 04. Uma curiosa mquina tem duas teclas, A e B, e um visor no qual aparece um nmero inteiro x. Quando se aperta a tecla A, o nmero do visor substitudo por 2x + 1. Quando se aperta a tecla B, o nmero do visor substitudo por 3x 1. Se no visor est o nmero 5, o maior nmero de dois algarismos que se pode obter, apertando-se qual-

a) b) c) d) e)

06. Carlos sabe que Ana e Beatriz esto viajando pela Europa. Com as informaes que dispe, ele estima corretamente que a probabilidade de Ana estar hoje em Paris 3/7, que a probabilidade de Beatriz estar hoje em Paris 2/7, e que a probabilidade de ambas, Ana e Beatriz, estarem hoje em Paris 1/7. Carlos, ento, recebe um telefonema de Ana informando que ela est hoje em Paris. Com a informao recebida pelo telefonema de Ana, Carlos agora estima corretamente que a probabilidade de Beatriz tambm estar hoje em Paris igual a a) 1/7. d) 5/7. e) 4/7. b) 1/3. c) 2/3. 07. A operao x definida como o triplo do cubo de x, e a operao x definida como o inverso de x. Assim, o valor da expresso

a) b) c)

igual a: 15. 20. 25.

d) e)

45. 30.

08. Sejam as matrizes

e seja xij o elemento genrico de uma matriz X tal que X =(A.B)t , isto , a matriz X a matriz transposta do produto entre as matrizes A e B. Assim, a

13

RACIOCNIO LGICO
a) b) c) razo entre x31 e x12 igual a: 2. d) 1/3. 1/2. e) 1. 3.

Central de Concursos / Degrau Cultural


03. Paulo possui trs quadros de Gotuzo e trs de Portinari e quer exp-los em uma mesma parede, lado a lado. Todos os seis quadros so assinados e datados. Para Paulo, os quadros podem ser dispostos em qualquer ordem, desde que os de Gotuzo apaream ordenados entre si em ordem cronolgica, da esquerda para a direita. O nmero de diferentes maneiras que os seis quadros podem ser expostos igual a: a) 20. d) 120. b) 30. e) 360. c) 24. 04. Marcelo Augusto tem cinco filhos: Primus, Secundus, Tertius, Quartus e Quintus. Ele sortear, entre seus cinco filhos, trs entradas para a pea Jlio Csar, de Sheakespeare. A probabilidade de que Primus e Secundus, ambos, estejam entre os sorteados, ou que Tertius e Quintus, ambos, estejam entre os sorteados, ou que sejam sorteados Secundus, Tertius e Quartus, igual a: a) 0,500. d) 0,072. b) 0,375. e) 1,000. c) 0,700. 05. Uma empresa produz andrides de dois tipos: os de tipo V, que sempre dizem a verdade, e os de tipo M, que sempre mentem. Dr. Turing, um especialista em Inteligncia Artificial, est examinando um grupo de cinco andrides rotulados de Alfa, Beta, Gama, Delta e psilon , fabricados por essa empresa, para determinar quantos entre os cinco so do tipo V. Ele pergunta a Alfa: Voc do tipo M? Alfa responde mas Dr. Turing, distrado, no ouve a resposta. Os andrides restantes fazem, ento, as seguintes declaraes: Beta: Alfa respondeu que sim. Gama: Beta est mentindo. Delta: Gama est mentindo. psilon: Alfa do tipo M. Mesmo sem ter prestado ateno resposta de Alfa, Dr. Turing pde, ento, concluir corretamente que o nmero de andrides do tipo V, naquele grupo, era igual a

09. A matriz S = sij, de terceira ordem, a matriz resultante da soma das matrizes A = (aij) e B=(bij). Sabendo-se que (aij) = i2 +j2 e que bij = ij, ento a razo entre os elementos s22 e s12 determinante da matriz S igual a: a) 1. d) 2. b) 3. e) 6. c) 4. 10. Um sistema de equaes lineares chamado possvel ou compatvel quando admite pelo menos uma soluo; chamado de determinado quando a soluo for nica, e chamado de indeterminado quando houver infinitas solues. Assim, sobre o sistema formado pelas equaes

a) b) c) d) e)

em que a e b so as incgnitas, correto afirmar que se m 0 e a = 2, qualquer valor de b satisfaz o sistema. se m = 0, o sistema impossvel. se m = 6, o sistema indeterminado. se m 0 e a 2, qualquer valor de b satisfaz o sistema. se m 0 e m 6, o sistema possvel e determinado. GABARITO 01. A 06. B 02. C 07. C 03. E 08. A 04. B 09. D 05. D 10. E

TCNICO ADMINISTRATIVO DO MPU APLICADA 17/10/2004 01. Um avio XIS decola s 13:00 horas e voa a uma velocidade constante de x quilmetros por hora. Um avio YPS decola s 13:30 horas e voa na mesma rota de XIS, mas a uma velocidade constante de y quilmetros por hora. Sabendo que y>x, o tempo, em horas, que o avio YPS, aps sua decolagem, levar para alcanar o avio XIS igual a: a) 2 / (x+y) horas. d) 1/ 2y horas. b) x / (y-x) horas. e) x / 2 (y-x) horas. c) 1 / 2x horas. 02. Maria ganhou de Joo nove pulseiras, quatro delas de prata e cinco delas de ouro. Maria ganhou de Pedro onze pulseiras, oito delas de prata e trs delas de ouro. Maria guarda todas essas pulseiras e apenas essas em sua pequena caixa de jias. Uma noite, arrumando-se apressadamente para ir ao cinema com Joo, Maria retira, ao acaso, uma pulseira de sua pequena caixa de jias. Ela v, ento, que retirou uma pulseira de prata. Levando em conta tais informaes, a probabilidade de que a pulseira de prata que Maria retirou seja uma das pulseiras que ganhou de Joo igual a: a) 1/3. d) 4/5. b) 1/5. e) 3/5. c) 9/20.

a) b) c)

1. 2. 3.

d) e)

4. 5.

06. Lus prisioneiro do temvel imperador Ivan. Ivan coloca Lus frente de trs portas e lhe diz: Atrs de uma destas portas encontra-se uma barra de ouro, atrs de cada uma das outras, um tigre feroz. Eu sei onde cada um deles est. Podes escolher uma porta qualquer. Feita tua escolha, abrirei uma das portas, entre as que no escolheste, atrs da qual sei que se encontra um dos tigres, para que tu mesmo vejas uma das feras. A, se quiseres, poders mudar a tua escolha. Lus, ento, escolhe uma porta e o imperador abre uma das portas no-escolhidas por Lus e lhe mostra um tigre. Lus, aps ver a fera, e aproveitando-se do que dissera o imperador, muda sua escolha e diz: Temvel imperador, no quero mais a porta que escolhi; quero, entre as duas portas que eu no havia escolhido, aquela que no abriste. A probabilidade de que, agora, nessa nova escolha, Lus tenha escolhido a porta que conduz barra de ouro igual a:

14

Central de Concursos / Degrau Cultural


a) b) c) 1/2. 1/3. 2/3. d) e) 2/5. 1. 01. a) b) c) 02. a) b) c)

RACIOCNIO LGICO
Complete a srie: BDGLQ ...... R d) X T e) Z V ADFI : I J L CFH...... d) N e) P

07. Ricardo, Rogrio e Renato so irmos. Um deles mdico, outro professor, e o outro msico. Sabe-se que: 1) ou Ricardo mdico, ou Renato mdico, 2) ou Ricardo professor, ou Rogrio msico; 3) ou Renato msico, ou Rogrio msico, 4) ou Rogrio professor, ou Renato professor. Portanto, as profisses de Ricardo, Rogrio e Renato so, respectivamente, a) professor, mdico, msico. b) mdico, professor, msico. c) professor, msico, mdico. d) msico, mdico, professor. e) mdico, msico, professor. 08. Ana e Jlia, ambas filhas de Mrcia, fazem aniversrio no mesmo dia. Ana, a mais velha, tem olhos azuis; Jlia, a mais nova, tem olhos castanhos. Tanto o produto como a soma das idades de Ana e Jlia, consideradas as idades em nmero de anos completados, so iguais a nmeros primos. Segue-se que a idade de Ana a filha de olhos azuis , em nmero de anos completados, igual: a) idade de Jlia mais 7 anos. b) ao triplo da idade de Jlia. c) idade de Jlia mais 5 anos. d) ao dobro da idade de Jlia. e) idade de Jlia mais 11 anos. 09. Se Pedro pintor ou Carlos cantor, Mrio no mdico e Slvio no socilogo. Dessa premissa pode-se corretamente concluir que, a) se Pedro pintor e Carlos no cantor, Mrio mdico ou Slvio socilogo. b) se Pedro pintor e Carlos no cantor, Mrio mdico ou Slvio no socilogo. c) se Pedro pintor e Carlos cantor, Mrio mdico e Slvio no socilogo. d) se Pedro pintor e Carlos cantor, Mrio mdico ou Slvio socilogo. e) se Pedro no pintor ou Carlos cantor, Mrio no mdico e Slvio socilogo. 10. O determinante da matriz:

03. Relacione as sries que possuem a mesma seqncia lgica e assinale a opo que mantm a numerao correta. (1) A F B E ( ) HNLJ (2) B G E D ( ) LPNL (3) L H E B ( ) HNIM (4) G L I G ( ) UROL a) b) c) 04. a) b) c) 05. MSOQ JMOQ JQPL d) e) JQOM GOMJ 2413 2143 2431 d) e) 1432 1423

a) b) c) 06.

9 36 42

d) e)

48 64

x= onde a e b so inteiros positivos tais que a > 1 e b > 1, igual a: - 60a. d) 20ba2. 0. e) a(b-60). 60a. GABARITO 01. E 06. C 02. A 07. E 03. D 08. D 04. C 09. B 05. B 10. A

07.

a)

d)

a) b) c)

b) c)

e)

BANCO CENTRAL - 1994 RACIOCNIO LGICO-NUMRICO Ateno: nas questes desta prova que envolvem seqncias de letras, utilize o alfabeto oficial que no inclui as letras k, w e y.

08. Sabendo-se que se somarmos dois nmeros pares encontraremos um nmero par; se somarmos dois nmeros mpares, tambm encontraremos um nmero par e somente, se somarmos um nmero par com um nmero mpar, encontraremos um nmero mpar, correto pensar que, em um jogo de par-ou-mpar:

15

RACIOCNIO LGICO
a) b) c) d) e) 09. ter maior probabilidade de vencer o jogador que pedir mpar e colocar um nmero mpar ter maior probabilidade de vencer o jogador que pedir impar e colocar um nmero par. ter maior probabilidade de sair vitorioso o jogador que pedir par e colocar um nmero par. ter maior probabilidade de sair vitorioso o jogador que pedir par e colocar um nmero mpar os dois jogadores tero sempre a mesma probabilidade de vencer.

Central de Concursos / Degrau Cultural


abaixo. I - a bola amarela est depois da branca II - a bola azul est antes da verde. III - a bola que est imediatamente aps a azul maior do que a que est antes desta. IV - a bola verde a menor de todas. a) b) c) d) e) 15. branca, amarela, azul e verde branca, azul, amarela e verde branca, azul, verde e amarela. azul, branca, amarela e verde. azul, branca, verde e amarela.

10. Considerando as afirmativas abaixo, marque a nica opo logicamente possvel: I - Assinale a letra A, se E estiver certa. II - Assinale a letra C, se B for incorreta. III - a letra E ser o gabarito, se D for a opo verdadeira. IV - se D estiver correto, B tambm estar. a) b) c) 11. A B C d) e) D E

a)

12. Trs dados idnticos, com as faces numeradas de 1 a 6, so sobrepostos de modo que as faces unidas tenham o mesmo nmero, como ilustrado abaixo. Desta forma, a soma dos nmeros contidos nas faces traseiras dos dados igual a:

b)

c) a) b) c) 13. d) 4 5 7 d) e) 10 12

a) b) c)

5 6 7

d) e)

8 9 e)

14. Assinale a opo que contm a seqncia correta das quatro bolas, de acordo com as alternativas

16

Central de Concursos / Degrau Cultural


16. Considere a seguinte equivalncia. a) b) c) 21 25 30 d) e)

RACIOCNIO LGICO
35 40

Agora, relacione a coluna da esquerda com a coluna da direita e assinale a opo que contm a numerao correta. (1) (2) (3) (4) a) b) c) J3#XV 2H@L8 J&7V? %#L85 3421 2432 3241 ( ( ( ( d) e) ) ) ) ) %LH5X 2H3?@ J#V&X %L78@ 4321 1432

17. a) b) c) 160 135 120 d) e) 108 100

18.

a)

d)

b)

e)

c)

19.

a) b) c)

19 T 20 U 21 V

d) e)

22 X 23 Z

20. Se considerarmos que cada valor expresso nos crculos representa a soma dos nmeros que esto nos 2 vrtices que delimitam o respectivo lado do tringulo, a soma dos valores correspondentes aos vrtices deste tringulo ser igual a:

GABARITO 01. D 06. E 11. E 16. A 02. C 07. B 12. B 17. B 03. A 08. E 13. A 18. C 04. D 09. E 14. B 19. A 05. D 10. C 15. C 20. A

17

Potrebbero piacerti anche