Sei sulla pagina 1di 7

A ANO LUZ Distncia que a luz viaja em um ano, igual a 9.500.000.000.000 quilmetros.

. REA DE CARGA TIL Parte principal do nibus Espacial onde a carga til mantida. ASAS SOLARES Painel de clulas solares que convertem a luz do Sol em energia eltrica. ASTERIDE Um objeto espacial rochoso que pode ter de poucos metros a centenas de quilmetros de dimetro. A maioria dos asterides no nosso sistema solar orbitam em um cinturo entre Marte e Jpiter. ASTRNOMO Pessoa perita no estudo do Sol, Lua, estrelas, planetas e outros corpos celestes. ATIVIDADE TECTNICA Deslocamento na superfcie de um objeto devido mudanas no material sob a superfcie. ATMOSFERA Camadas de gases que envolvem uma estrela, como o nosso Sol, ou um planeta, como a Terra. ATRAO GRAVITACIONAL Veja Gravidade AUSNCIA DE PESO A percepo de ter pouco ou nenhum peso; no sentir os efeitos da gravidade.

Glossrio Espacial

B BACTRIA Organismos vivos que possuem uma s clula e so to pequenos que s podem ser observados atravs de um microscpio. BASALTO Rocha vulcnica escura formada por gros finos. TEORIA DO BIG BANG Teoria que diz que o universo comeou a expandir aps uma exploso superpoderosa de matria e energia concentradas. BURACO NEGRO A parte central restante de uma estrela massiva aps uma supernova. Buracos negros exercem uma tremenda atrao gravitacional.

C CAMPO GRAVITATIONAL Volume sobre o qual um objeto exerce atrao gravitacional.

CAMPO MAGNTICO rea na qual uma fora atrativa ou repulsiva existe entre dois ims ou em associao com o elemento ferro. Acredita-se que o campo magntico da Terra seja devido ao ferro-nquel lquido que existe em seu centro. Este campo magntico protege a Terra do bombardeamento constante de partculas de alta energia. CARGA TIL Carga levada pelo nibus Espacial. COMA Nuvem que cerca o ncleo de um cometa. COMETA Massa de gs e poeira congeladas que possui rbita definida atravs do sistema solar. CORONA Camada muito quente e externa da atmosfera de uma estrela. A corona do nosso Sol s pode ser vista durante um eclipse solar total. COSMOLGICO Que tem a ver com o estudo da histria, estrutura, e mudanas do Universo. COSMONAUTA Astronauta da antiga Unio Sovitica ou atualmente da Repblica da Rssia. CRATERA DE IMPACTO Crateras so o resultado da coliso entre um corpo grande, como um planeta ou satlite, e um corpo menor, como um asteride ou meteoride.

D DENSIDADE Massa por unidade de volume de uma substncia. DESLOCAMENTO DOPPLER Deslocamento no espectro de um objeto, devido mudana no comprimento de onda da luz, que ocorre quando um objeto aproxima-se ou afasta-se da Terra.

E EIXO Linha reta imaginria ao redor da qual um objeto gira. ELPTICO Da forma de uma curva fechada e elongada. ESPECTRO Banda de cores que se formam quando a luz visvel passa atravs de um prisma. As cores vo do violeta (comprimento de onda curto) ao vermelho (comprimento de onda longo). ESPECTRO ELECTROMAGNTICO Toda a extenso dos diferentes tipos de radiaes, ou ondas, eletromagnticas. Esta extenso vai desde as ondas de rdio, muito longas e de baixa freqncia,

atravs das ondas infravermelhas e ondas de luz visvel, at as ondas curtas e de muito alta freqncia dos raios gama e raios-X. Os comprimentos de onda na extenso da luz visvel tm uma cor especfica associada a eles quando passam por um prisma. As baixas freqncias (longos comprimentos de onda) produzem o vermelho enquanto altas freqncias (curtos comprimentos de onda) produzem o violeta. Os comprimentos de onda que caem entre esses dois pontos produzem o laranja, amarelo, verde e azul, tambm vistos em um espectro. ESPECTRGRAFO Instrumento utilizado para dispersar a radiao (como a radiao eletromagntica) em um espectro e ento fotograf-lo ou mape-lo.

F FLARES SOLARES Tempestade magntica na superfcie do Sol que aparece como um aumento repentino em brilho. FORA GRAVITACIONAL Veja Gravidade FOTOSSNTESE Processo pelo qual plantas usam dixido de carbono, nutrientes, e luz do sol para produzir comida. FUSO Reao nuclear na qual um elemento com pequenos tomos se funde formando um elemento com tomos maiores, liberando grandes quantidades de energia.

G GALXIA Aglomerado de estrelas, poeira e gs mantidos unidos pela gravidade. GEOSNCRONA rbita na qual a velocidade de revoluo de um satlite igual velocidade de rotao da Terra. Desta forma o satlite permanece orbitando sobre o mesmo ponto da superfcie da Terra todo o tempo. GIROSCPIO Roda ou disco pesado montado de tal forma que seu eixo pode mover-se livremente em uma ou mais direes. Um giroscpio em rotao tende a resistir mudana de direo de seu eixo. GRAVIDADE Fora de atrao entre dois objetos, a qual influenciada pela massa dos dois objetos e a distncia entre os dois objetos.

H HABITAT Lugar no qual um organismo vive e obtm os materiais que necessita para sobreviver.

I INFRAVERMELHO Radiao eletromagntica com longos comprimentos de onda que encontrada na parte invisvel do espectro. Seres humanos percebem as ondas infravermelhas na forma de calor. ON Partcula eletricamente carregada. Ions podem ser negativamente ou positivamente carregados.

M MANCHA SOLAR Tempestade magntica na superfcie do Sol que aparece como uma rea escura. Uma mancha solar aproximadamente 1.500 graus Celsius mais fria do que o material ao seu redor. O nmero de manchas solares que vemos no Sol em uma certa poca parece ter um ciclo de 11 anos. MANTO Camada no meio de um planeta, localizada entre a crosta, ou superfcie, e o centro. MASSA Medida da quantidade de matria em um objeto. MATRIA Tudo o que tem massa e ocupa lugar no espao. METEORO Meteorides que se queimam na atmosfera de um corpo celeste, como a Terra, antes de chocarem-se contra sua superfcie. METEORITO Fragmentos de material que caem do espao e chocam-se em corpos celestes maiores. METEORIDE Fragmentos de material que se vaporizam quando passam muito prximo a um corpo celeste que possui atmosfera. MICROMETEORIDE Pedaos muito pequenos de matria que so encontrados no espao. MICROONDA Radiao eletromagntica que tem longo comprimento de onda (entre 1 mm e 30 cm). Microondas podem ser usadas para estudar o Universo, comunicar-se com satlites em rbita ao redor da Terra, e fazer pipoca. MYLAR Material resistente de polister utilizado como isolante.

N NASA

National Aeronautics and Space Administration, rgo do governo que se encarrega de todos os programas espaciais dos Estados Unidos. NEBULOSA Nuvem de gs e poeira de baixa densidade na qual uma estrela nasce. NUVEM DE OORT Enorme nuvem que acredita-se cerque o sistema solar e extenda-se mais de metade do caminho at a estrela mais prxima. Cometas originam-se na Nuvem de Oort.

O ONDA ELECTROMAGNTICA Onda de energia eltrica e magntica que gerada quando uma carga eltrica acelerada. RBITA Caminho especfico seguido por um planeta, satlite, etc. RBITA DE DECAIMENTO Caminho ao redor de um objeto que diminui em tamanho com o tempo. Por exemplo, quando um satlite entra em rbita de decaimento sobre a Terra, o tamanho de sua rbita diminui at o ponto em que ele entra na atmosfera da Terra onde se queima.

P PARTCULA CARREGADA Eltrons, prtons, ons. PARSEC Um parsec igual a 3,26 anos-luz. PLANCIE Vastas reas planas de baixa elevao. PROEMINNCIAS SOLARES Gases presos na borda do Sol que parecem ser atirados para fora da superfcie do Sol.

Q QUASAR Distante fonte de energia que libera grandes quantidades de radiao, inclundo ondas de rdio e raios-X. QUILOGRAMA 1000 gramas. QUILMETRO 1000 metros. QUILOPARSEC

1000 parsecs. Um parsec igual a 3,26 anos-luz.

R ONDAS DE RDIO Tipo de radiao eletromagntica que tem a freqncia mais baixa, comprimento de onda mais longo, e produzida por partculas carregadas movendo-se para frente e para trs. Ondas de rdio no so bloqueadas pelas nuvens na atmosfera da Terra. RAIOS GAMA Radiao eletromagntica penetrante de curto comprimento de onda e alta freqncia. RAIOS-X Radiao eletromagntica penetrante que tem comprimento de onda extremamente curto. RETRGRADO Que tem direo oposta de corpos similares. REVOLUO O movimento circular de um objeto menor ao redor de um objeto maior. ROTAO O ato de um objeto girar em torno de seu eixo.

S SATLITE Objeto que revolve ao redor de um corpo primrio maior. Satlites podem ocorrer naturalmente, como a Lua, ou podem ser fabricados pelo homem, como o Hubble Space Telescope e o Compton Gamma-Ray Observatory. SILICONE Elemento qumico no-metlico. SISTEMA SOLAR O Sol e todos os planetas, cometas, etc. que giram ao redor dele. SONDA Espaonave no tripulada que lanada ao espao para coletar dados sobre o sistema solar e alm dele. Sondas espaciais no so necessariamente planejadas para retornar Terra.

T TONELADA MTRICA 1000 quilogramas.

U RAIOS ULTRAVIOLETA Radiao eletromagntica invisvel de comprimento de onda curto. Raios ultravioleta causam queimaduras de Sol em seres humanos. UNIDADE ASTRONMICA Distncia mdia entre o Sol e a Terra, a qual igual a 150.000.000 quilmetros. UNIVERSO Vasta extenso do espao que contm toda a matria e energia em existncia.

V VENTO SOLAR Corrente contnua de partculas carregadas que so liberadas do Sol e arremessadas ao espao velocidades de at 800 quilmetros por segundo. Ventos solares aumentam de forma considervel aps um episdio de flares solares. VULCANISMO Atividade vulcnica.

Fonte: http://heasarc.gsfc.nasa.gov/

Ler mais: http://www.descobrindomais.com/universo/ Crie o seu website grtis: http://www.webnode.com.pt

Potrebbero piacerti anche