Sei sulla pagina 1di 1

11.

Situao actual da investigao histrica sobre Jesus


Desde que no sculo XIX se comearam a aplicar os modernos mtodos da cincia histrica aos textos evanglicos, a investigao sobre Jesus passou por diversas etapas. Superados os preconceitos racionalistas dos incios da investigao, e os mtodos hipercrticos que dominaram boa parte do sculo XX, a situao actual muito mais positiva e aberta. O cepticismo em que se situou a investigao sobre Jesus nos meados do sculo passado ficou superado (ver O que sabemos realmente sobre Jesus?). Na actualidade conhece-se muito melhor o contexto histrico e literrio em que viveu Jesus e em que os evangelhos foram escritos. A maior familiaridade com a literatura inter-testamentria, quer dizer, com as obras do mundo judeu contemporneas de Jesus e dos evangelistas (os comentrios de livros bblicos e as tradues ao aramaico, os textos de Qumran, a literatura rabnica, etc.), permitiu ilustrar, verificar e compreender com maior profundidade os relatos evanglicos e a imagem de Jesus no judasmo do seu tempo.
Tambm se incorporaram investigao sobre Jesus alguns achados arqueolgicos recentes, entre os quais so de especial interesse os que provm das escavaes que se esto a levar a cabo na Galileia.

O nosso conhecimento histrico de Jesus , portanto, cada vez mais slido. Os evangelhos so por isso dignos de credibilidade e, aos olhos de qualquer historiador imparcial, pode-se descobrir neles um grande conjunto de gestos, de palavras, de aces de Jesus com os quais ele manifestou a singularidade da sua pessoa e da sua misso. BIBLIOGRAFIA: J. CHAPA, History and Jesus of Nazareth, em I. OLBARRI e F. J. CASPISTEGUI (eds.), The Strength of History at the Doors of the New Millenium. History and other Human and Social Sciences along XXth Century (1899-2002), Eunsa, Pamplona 2004, 453-505; F. VARO, Rab Jess de Nazaret, BAC, Madrid 2005.
www.opusdei.org - Textos elaborados por uma equipa de professores de Teologia da Universidade de Navarra, dirigida por Francisco Varo.

Na actualidade conhece-se muito melhor o contexto histrico e literrio em que viveu Jesus e em que os evangelhos foram escritos.

Outras fontes provenientes do mundo greco-romano proporcionaram melhores conhecimentos das influncias de carcter helenstico na Galileia em que viveu Jesus e, portanto, do contacto dessa regio da Palestina com estruturas culturais do mundo grego. Alm disso, os testemunhos dos escritos apcrifos, com grande probabilidade posteriores aos evangelhos cannicos e a outros textos cristos e judeus do sculo II, serviram para analisar as tradies a que remontam esses livros, e contextualizar melhor as afirmaes contidas nos evangelhos. Tambm se incorporaram investigao sobre Jesus alguns achados arqueolgicos recentes, entre os quais so de especial interesse os que provm das escavaes que se esto a levar a cabo na Galileia, muito ilustrativas para nosso conhecimento desta helenizada regio da Palestina no sculo I. Finalmente, a uma maior compreenso das fontes juntou-se o emprego de novos mtodos e aproximaes exegticas (literrias, cannicas, etc.), que contriburam para superar as limitaes e a rigidez do mtodo histrico empregado em pocas anteriores.

Potrebbero piacerti anche