Sei sulla pagina 1di 5

1 Se tiver vida vai crescer! Onde est a vida, estar o crescimento. 2 Pedro 1.1-11 Mateus 7.

24 Ouvir e Praticar Pedro usou a palavra conhecer ou conhecimento 13 vezes nesta carta. Esta palavra uma palavra muito especial. Note bem que esta palavra na linguagem original no significa simplesmente conhecimento intelectual (sobre fatos e informao), mas quando algum tem conhecimento pleno ele est praticando o que ele j conhece. Pastor Michael sempre diz, Obedece ao que conhece! Isso verdadeira sabedoria! A Bblia nos ensina que verdadeira sabedoria ter conhecimento de Jesus Cristo. Se algum sabia a importncia de estar alerto era Pedro. Ele tinha falhado muito em sua vida, e agora ele estava muito velho e quase pronto para morrer. Pedro escreveu esta carta nos alertando como o crescimento espiritual funciona na vida crist. Pedro falou que crescimento espiritual necessrio para o crente. Porque do contrrio ele ter confuso na sua vida. Tambm Pedro falou como saber a diferena entre o verdadeiro cristo, e algum dentro da igreja que fala que crente, mas realmente no . Pedro usa a palavra falsos profetas para descrever algum que fala e no age, algum que sabe e no pratica. A Bblia nos diz: que o verdadeiro crente vai crescer na f! Note bem captulo 2 Pedro comeou alertando os crentes na igreja para provar os seus coraes para confirmar se eles realmente so verdadeiros crentes. Vamos notar trs fatos importantes sobre o crescimento espiritual. 1. A VIDA CRIST COMEA COM F (1.1-4) A vida crist comea com o novo nascimento. o mesmo com todas as pessoas do mundo inteiro, tanto nos dias de Jesus como agora a vida crist comea com f. F em alguma coisa que voc no poderia ver, mas vemos Jesus atravs da palavra e O Esprito Santo iluminou os nossos olhos e as nossas vidas mudaram. Pedro chama esta f de: f igualmente preciosa. A. Esta f numa pessoa (v. 1-2) A Pessoa Jesus Cristo, o filho de Deus. Ele Deus e nosso Salvador. Ele nos deu a sua vida na cruz do calvrio para que ns podemos ter a vida eterna. Com Cristo temos trs provises espirituais que nenhuma outra pessoa ou ser neste mundo poderia oferecer. Se voc tem Jesus Cristo voc tem estas trs coisas. Justia Quando voc confiou em Jesus como seu nico e suficiente Salvador, a justia Dele se tornou justia em voc. Diante de Deus somos

2 justos! (2 Cor. 5.21). Somente pela f somos justificados diante de Deus e no pelas boas obras. Graa Graa um presente (vida eterna, filhos de Deus, nosso lar no cu) que Deus nos d embora ns no mereamos. Misericrdia significa a bondade de Deus em no nos dando o castigo que ns realmente merecemos. (1 Pedro 5.10 Deus d Graa. Joo 1.16 A Graa veio por Jesus Cristo) Paz o resultado de saber que somos justos diante de Deus e que ns no vamos morrer por causa dos nossos pecados e tambm porque ns sabemos que temos a vida eterna no cu NS TEMOS PAZ! (Com Deus - Romanos 5.1 E a paz de Deus Fil. 4.6-7)

Pedro diz aqui que a Graa e a Paz de Deus so multiplicadas em ns, quando ns andamos (praticamos) e confiamos nas suas promessas.

B.

Esta f envolve o poder de Deus (v. 3) Quando voc aceitou a Cristo pela f na pessoa de Jesus Cristo voc tambm recebeu o poder Dele para vencer o pecado. Este poder de Deus nos faz completos para produzirmos uma vida de piedade. (O pecador morto Ef. 2.1-3. Somente Cristo pode lhe ressuscitar da morte Joo 5.24) Ns precisamos de ferramentas e equipamentos para construir a obra em nossas vidas, e depois somente temos que crescer. Como um beb que geneticamente formado para crescer de uma maneira normal dentro de sua me. Ns tambm como crentes somos formados geneticamente para experimentar a glria e a virtude de Cristo. Um dia vamos estar como Ele (Romanos 8.28, 1 Joo 3.2). Somos chamados para sermos santos (1 Pedro 2.9, 5.10). Em nosso carter e beleza devemos mostrar a beleza e carter de Deus.

C.

Esta f envolve as promessas de Deus (v. 4) Deus no somente nos deu tudo o que precisamos para viver, mas tambm Ele nos deu a Sua palavra para nos capacitar e desenvolver em ns esta vida de piedade. Estas promessas so grandes porque elas vm de um Deus que grande. Elas so preciosas porque elas no podem ser vendidas ou compradas Elas no tm preo e somente vm de Deus. Por causa disso nossa f preciosa e as promessas de Deus so preciosas. Uma das grandes promessas de Deus que Ele nunca nos deixar. Porque quando aceitamos a Jesus Cristo como nosso salvador. Pela f O Esprito Santo habita os nossos corpos. E agora os nossos corpos passam a ser o templo do Esprito Santo. A PROMESSA DO ESPRITO Como um beb compartilha a natureza dos seus pais no momento do seu nascimento. Assim no momento do nosso novo nascimento recebemos o ESPIRITO do nosso Pai celestial. Nossa velha natureza adorava os desejos e as coisas do mundo e o pecado. Mas agora com o Esprito de Deus habitando em nossos coraes, ns temos um novo desejo em conhecer as coisas de Deus e vivermos livres do pecado.

3 Voc tem O Esprito Santo vivendo em voc se no a Bblia diz que voc no um verdadeiro filho de Deus (A descrio deles 2.10-22). Romanos 13.14 e 2 Pedro 1.9 Vivendo com Deus o resulto da cultivao da natureza divina dentro de ns.

2.

A F RESULTA EM CRESCIMENTO ESPIRITUAL (1.5-7). Onde est a vida eterna, tambm deve estar o crescimento. O novo nascimento no o fim, mas o comeo. Sim, Deus nos d como seus filhos tudo o que precisamos para viver. Mas devemos ser diligentes em obedecer ao que conhecemos. O Crescimento Espiritual no automtico. Ele requer cooperao com Deus e aplicao de diligncia espiritual e disciplina. (Fil. 2.12-13). Aqui Pedro nos d 7 caractersticas da pessoa piedosa que foram caractersticas de Jesus Cristo. Realmente nosso alvo nos tornarmos iguais a Cristo em nossos pensamentos e aes.

Leia 2 Pedro 1.5-8 As 7 Caractersticas do Verdadeiro Cristo Aqui ns descobrimos o processo para formar um bom habito e tambm como temos vitria espiritual em qualquer pecado, ou atitude, seja um vcio (que um pecado), em nossas vidas est aqui em: 2 Pedro 1. muito simples! Aqui tem uma frmula ou receita para um bom crescimento espiritual. A. Virtude- A primeira coisa que temos que diligentemente acrescentar a nossa f VIRTUDE. Virtude significa excelncia moral. Antes de aceitar Jesus Cristo nos morvamos neste mundo pecando a cada dia sem parar, mas agora ns temos a habilidade em Cristo para escolher o caminho certo. Agora precisamos ter virtude, ou seja, separao do pecado. (Mt. 5.30) (I Pedro 2.9). A Virtude diz: Eu no vou fazer aquele pecado de novo. E a primeira coisa que voc faz parar de fugir do pecado! Virtude significa no ir para aquele lugar de tentao novamente! Virtude significa separao do pecado depois de se arrepender daquele pecado. Como Jos e a esposa de Potifar Jos tinha em sua vida o temor em Deus, mais do que o temor no homem. B. Cincia- Depois de nos separarmos do pecado nos temos que encher aquele lugar que ficou vazio em nossos coraes. Temos que ter conhecimento sobre uma pessoa. Esta pessoa Jesus Cristo. Ns temos que comear a estudar e ter comunho com nosso novo Mestre Jesus Cristo. Isto muito importante! s vezes ns tentamos acrescentar conhecimento antes de virtude. No daria certo! Como ns podemos ter conhecimento de Jesus, se ao mesmo tempo estamos apegados ao pecado, um vicio por exemplo. Impossvel! s vezes ns tentamos acrescentar para nossa f um monte de informaes sobre a Bblia, decoramos versculos, oramos muito, mas isto no vai ter um crescimento verdadeiro. Normalmente seu conhecimento faz voc orgulhoso!

4 Cuidado se voc pensa que pode se apegar a um pecado e ao mesmo tempo crescer espiritualmente Impossvel! Boa sorte! No daria! Se voc for um verdadeiro crente voc vai ter muita frustrao e falta de paz no seu corao. C. Temperana- a terceira coisa que devemos ter domnio prprio ou autocontrole. Depois de se separar daquele pecado e comear a estudar a palavra do Senhor, a mesma tentao vai voltar! E voc precisa ter temperana ou autocontrole para no fazer de novo, de novo, de novo, de novo at voc poder controlar as suas paixes ou desejos daquele pecado. s vezes este processo muito doloroso porque nossos corpos querem fazer aquela coisa de novo. Autocontrole formado durante um longo tempo de falar no. (Pv. 16.32, 25.28, I Cor 9.2427, Fil. 3.12-16, 1 Tm. 4.7-8) Eventualmente vamos ter a vitria. Pacincia- A quarta caracterstica que Deus quer formar em nossas vidas pacincia. Pacincia pode nos fazer sofrer. Algumas semanas depois que aceitamos Cristo o que aconteceu com nossos amigos e famlia? Talvez eles tenham dito: Voc est indo para igreja agora e voc acha que sabe tudo! Voc acha que melhor do que ns. E agora eles vo comear a provar a sua f. Para crescer na f voc tem que sofrer! Ai! Dor! No eu por favor! Mas assim. Vamos ler Tiago 1. Piedade- Piedade uma caracterstica de Deus. Na palavra do Senhor ns aprendemos muito sobre Deus, temos que estudar os caractersticas de Deus e Jesus Cristo para que ns possamos aprender como agir como ele. (2 Pedro 3.11) Amor fraternal- Eventualmente ns no vamos ter mais saudades de nossos amigos do mundo, porque vamos comear a desenvolver amizade com nossos irmos em cristo, dentro da igreja. Agora nos temos um tipo de comunho que somente existe entre os filhos de Deus. um grande privilgio ter uma famlia crist para orarmos uns pelos outros, para encorajarmos uns aos outros. A Bblia nos diz: que ns somos membros uns dos outros. (1 Pedro 1.22, Heb. 13.1, Romanos 12.10, 1 Joo 5.1-2). Caridade- E em ltimo lugar o seu crescimento chegar num ponto alto. Quando realmente voc est pronto para servir a qualquer pessoa e dar a sua vida para servi-la. um amor verdadeiro que 1 Corntios 13 fala sobre isto.

D.

E.

F.

G.

3.

CRECIMENTO ESPIRITUAL TRAZ BENOS ESPIRITUAIS (1.8-11) Como ns podemos saber que estamos crescendo espiritualmente? Pedro nos d trs evidencias do verdadeiro crescimento espiritual...

Se estas coisas esto sendo praticadas na sua vida vamos estar...... A. Frutferos (v. 8) - fazendo nada por Deus! Quanto mais ns conhecemos a Deus, mais Ele nos pode usar em seu servio (ministrio). B. Ociosos como aquele que est sem trabalho, sem ocupao, desocupado, inativo
como quem no faz nada ou que faz as coisas sem vontade, preguioso, vadio.

Estreis sem habilidade de produzir - de conhecer a Jesus

Viso (v. 9) Antes de aceitarmos a Jesus Cristo como nosso Salvador ns estvamos e andvamos em escurido (2 Cor. 4.3-4). Mas a pessoa que no est acrescentando estas 7 caractersticas a sua f cego e no vai ter a viso espiritual de Deus.

5 Ns no vamos compartilhar Jesus Cristo com outras pessoas, nossa f eventualmente se torna desanimada e vamos querer deixar tudo e voltar para o mundo. s vezes pessoas esquecem o grande sacrifcio de Jesus Cristo. Aquela msica do cantor cristo que cantamos, to importante para que no esqueamos o que Cristo fez por ns na cruz do calvrio, morrendo por nossos pecados. Quero estar ao p da cruz! Sim na Cruz! Sim na Cruz! C. Segurana Eterna (v. 10-11) No nossa confisso de f que nos d confiana. Mas a nossa progresso da f que nos d segurana de que somos realmente filhos de Deus. Hoje noite se voc j aceitou a Jesus Cristo como seu nico e suficiente salvador e ainda tem dvidas sobre o seu destino eterno. Comece a acrescentar essas 7 caractersticas em sua vida e sem dvida nosso bondoso Deus ministrar em seu corao se voc realmente Seu filho eterno. A vida crist comea com f e f leva ao crescimento espiritual e crescimento espiritual traz as bnos espirituais de Deus.

Potrebbero piacerti anche