Sei sulla pagina 1di 6

Teorias Clssicas de Organizao

Henry Fayol
Henry Fayol (1841-1925, engenheiro francs) tido como um dos pais da administrao vista como cincia. Entre outras influncias, Fayol definiu que at hoje se conhece como as cinco funes bsicas do administrador

Psicologia das Organizaes - Renata Teles

Teorias Clssicas de Organizao

Henry Fayol
Fayol relacionou 14 princpios bsicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor: Diviso do trabalho - Especializao dos funcionrios desde o topo da hierarquia at os operrios da fbrica, assim, favorecendo a eficincia da produo aumentando a produtividade. Autoridade - Autoridade todo direito dos superiores darem ordens que teoricamente sero obedecidas. Responsabilidade a contrapartida da autoridade. Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho vlidas para todos os funcionrios. A ausncia de disciplina gera o caos na organizao.
Psicologia das Organizaes - Renata Teles 3

Teorias Clssicas de Organizao

Henry Fayol
Unidade de comando - Um funcionrio deve receber

ordens de apenas um chefe, evitando contra-ordens. Unidade de direco - O controle nico possibilitado com a aplicao de um plano para grupo de actividades com os mesmos objectivos. Subordinao dos interesses individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da organizao devem prevalecer sobre os interesses individuais. Remunerao - Deve ser suficiente para garantir a satisfao dos funcionrios e da prpria organizao.
Psicologia das Organizaes - Renata Teles

Teorias Clssicas de Organizao

Henry Fayol
Individuais(ao interesse geral) - Os interesses gerais da

organizao devem prevalecer sobre os interesses individuais. Remunerao - Deve ser suficiente para garantir a satisfao dos funcionrios e da prpria organizao. Centralizao (ou Descentralizao) - As actividades vitais da organizao e sua autoridade devem ser centralizadas. Linha de Comando (Hierarquia) - Defesa incondicional da estrutura hierrquica, respeitando risca uma linha de autoridade fixa. Ordem - Deve ser mantida em toda organizao, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
Psicologia das Organizaes - Renata Teles 5

Teorias Clssicas de Organizao

Henry Fayol
Ordem - Deve ser mantida em toda organizao, preservando

um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. Equidade - A justia deve prevalecer em toda organizao, justificando a lealdade e a devoo de cada funcionrio empresa. Direitos iguais. Estabilidade dos funcionrios - Uma rotatividade alta tem consequncias negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionrios. Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo. Esprito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicao dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter conscincia de classe, para que defendam seus propsitos.

Psicologia das Organizaes - Renata Teles

Potrebbero piacerti anche