Sei sulla pagina 1di 32

ANLISE TRIMESTRAL OUTUBRO 2011

CRISE NOS FUNDOS DE PENSES

IMF Informao de Mercados Financeiros, SA


Edifcio Mota Galiza, Rua Jlio Dinis 247 6 - Sala E9 4150 324 Porto Tel. 22 609 58 88 Fax. 22 609 59 33 imfporto@imf.pt

Avenida da Liberdade, 245 5B 1250 143 Lisboa Tel. 21 324 12 04 Fax. 21 355 80 76 imflisboa@imf.pt

www.imf.pt m.imf.pt
Este documento destina-se a uso privado e a sua reproduo total ou parcial carece de autorizao prvia da IMF. Este documento foi produzido com base em informaes de fontes credveis, mas a IMF no garante que essas informaes estejam completas nem que sejam totalmente exactas. As opinies expressas neste documento podem ser alteradas sem aviso.

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

NDCE
Anlise Macroeconmica .................................................................................................................. 4 A Crise dos Fundos de Penses ...................................................................................................... 4 Averso ao Risco a aumentar ......................................................................................................... 4 Fundos de Penses em dificuldades ............................................................................................... 5 Porque uma ameaa? .................................................................................................................. 6 Todos receiam pela sua reforma..................................................................................................... 7 Ciclo Econmico ........................................................................................................................... 8 O que acontece se um pas entrar em incumprimento?................................................................. 12 Portugal ....................................................................................................................................... 13 Mercado Monetrio......................................................................................................................... 16 Mercado de Obrigaes e de Taxa Fixa ........................................................................................... 17 Commodities .................................................................................................................................. 18 Energia ........................................................................................................................................ 18 Metais ......................................................................................................................................... 19 Alimentares ................................................................................................................................. 21 Anlise Tcnica............................................................................................................................... 24 Quadro de Variaes....................................................................................................................... 31 A IMF.............................................................................................................................................. 32

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 3

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

Anlise Macroeconmica
A Crise dos Fundos de Penses
A subida contnua dos nveis de averso ao risco est a trazer dificuldades aos fundos de penses. A crise da dvida soberana na Europa, a desacelerao da economia global e os receios em torno da sade do sistema financeiro mundial levaram a que a generalidade dos investidores procurasse refgio em activos aparentemente mais seguros. Desta forma, a rentabilidade das aces caiu, assim como os yields das obrigaes. Este facto coloca os fundos de penses em desequilbrio financeiro e apresenta riscos srios para o futuro, como passaremos a descrever.

Averso ao Risco a aumentar


Dizer que os mercados esto assustados descrever a situao actual de forma benevolente. Os receios dos agentes econmicos so transversais em termos geogrficos e sectoriais e, sobretudo nas economias perifricas da zona euro, teme-se o colapso das instituies financeiras locais e a insolvncia de alguns pases. A suceder, seriam fenmenos capazes de produzir um verdadeiro tsunami financeiro escala global, que ficaria para a Histria. Tudo est a ser colocado em causa, desde a sobrevivncia do euro, falncia de governos e de bancos, passando pelo prprio do valor do dinheiro. Sucedem-se as teorias acerca da possibilidade de o papel-moeda e os depsitos deixarem de ter o mesmo valor, de um dia para o outro. Especula-se sobre o que poder ser mais seguro num contexto de crise e de como o mundo poder regressar a um cenrio blico. H quem escolha (e guarde) notas de euros conforme os valores e nmeros de srie e quem enterre bas de ouro no jardim. O mundo est com medo. Os efeitos da averso ao risco nos mercados financeiros esto visveis por todo lado. Observemos alguns exemplos relativamente aos ltimos 12 meses:

4| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

Fundos de Penses em dificuldades


We had a credit crisis and government bond crisis, and the third one we have is the pension crisis Os fundos de penses que existem nas economias mais desenvolvidas enfrentam uma nova ameaa, dado que a queda das aces e dos yields das obrigaes apercebidas como mais seguras esto a provocar um alargamento dos dfices dos fundos. Est a aumentar a diferena entre os rendimentos obtidos e distribudos num ano. Quando assim , os fundos tm de se socorrer da parte de capital para pagar aos pensionistas. Daqui resulta que tambm est a aumentar a diferena entre o valor total dos activos do fundo, para o qual concorre a rentabilidade anual alcanada e o valor total das responsabilidades assumidas. No centro deste problema, est a tendncia de os fundos sentirem a necessidade de cortarem risco, passando os investimentos para obrigaes que pagam yields cada vez mais baixos. A maior ameaa futura porque, tendo em conta o ambiente adverso nos investimentos e as dinmicas demogrficas, ser difcil garantir que sejam honradas as responsabilidades futuras dos fundos de penses. Estes receios aplicam-se aos fundos de penses privados, mas tambm aos mecanismos pblicos. H o risco de incumprimento e de utilizao excessiva de capitais que esto a entrar nos sistemas para pagar as penses actuais, o que se assemelha a um esquema Ponzi. Este ano tem sido muito difcil para esta indstria, que se estima tenha sob gesto cerca de 35 bilies de dlares, ou um tero do total de activos financeiros globais, com os dfices de financiamento a crescer a taxas de dois dgitos. Notar nas tabelas, que se referem a uma parte dos pases, o crescimento desta indstria. O problema est a atingir sobretudo uma classe de fundos de penses os Defined Benefit (DB). Este tipo de fundos compromete-se a pagar uma renda fixa perptua na reforma. Os dados mais recentes mostram que nos Estados Unidos, os dfices de financiamento dos 100 maiores fundos DB subiram 68 mil milhes de dlares em Julho, para um total de 254 mil milhes. Julho foi o 10 maior aumento de dfice nos ltimos onze anos. Em Agosto os 100 maiores fundos tinham apenas 79% de activos em relao aos seus passivos. Note-se que, mesmo que estas empresas conseguissem atingir uma rentabilidade ideal anual de 8% at ao final de 2013, continuariam a conseguir apenas reunir 93% dos fundos que necessitariam. Um estudo da JP Morgan mostra que os fundos de penses e companhias de seguros dos Estados Unidos, Zona Euro, Japo e Reino Unido, compraram 173 mil milhes de dlares em obrigaes, apenas no primeiro trimestre deste ano, o que aconteceu pelo terceiro trimestre consecutivo. Na Europa, os fundos detm agora uma mdia de 31.6% da carteira de activos em aces, face aos 43.8% em 2006.

Os fundos de penses at estavam relativamente bem capitalizados at 2008, antes do incio da crise financeira, mas com a queda dos rendimentos das obrigaes, esto a ser muito difcil conseguir equilibrar as contas. A Reserva Federal Americana decidiu implementar uma Operao Twist que consiste na troca de parte das obrigaes de maturidade mais curta pelas de maturidade mais longa, com o objectivo de baixar os yields de longo prazo. O racional desta medida o de fazer baixar as taxas de juro no mercado habitacional, mas ter como efeito colateral colocar ainda mais presso nos resultados dos fundos de penses.
Outubro de 2011| 5

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

Porque uma ameaa?


Uma crise nos fundos de penses tem um impacto potencial difcil de medir. Como j referido, so entidades que, a nvel global, detm aproximadamente 1/3 de todos os activos financeiros, pelo que qualquer alterao comportamental ter sempre efeitos muito relevantes nos mercados. Fala-se na possibilidade de os fundos voltarem a arriscar mais nos mercados accionistas, o que poderia ajudar a uma recuperao das cotaes, mas duvidamos que tal possa acontecer desde j. Com uma conjuntura de desacelerao econmica global e com escassez de crdito, as empresas tero muitas dificuldades em apresentar resultados satisfatrios e pagar dividendos. Ou seja, num contexto econmico adverso, os fundos de penses podem arrastar as empresas para um cenrio ainda pior. Arrisca-se a falncia de empresas que so potencialmente slidas do ponto de vista operacional. O mesmo pode acontecer com os governos, em plena crise da dvida soberana. Por um lado, os governos podem sentir-se tentados em absorver fundos de penses privados, algo que j est a suceder em alguns pases, como Portugal. Desta forma, os governos tm acesso a dinheiro fresco e os bancos libertam-se de obrigaes, mas o Estado engorda a sua quota-parte de responsabilidades em relao ao futuro. Simultaneamente, h que ter em conta que a dificuldade em obter rentabilidades tambm atinge os fundos de penses pblicos.

Mas do ponto de vista da necessidade de cobrir o dfice de financiamento dos fundos de penses que nos parece vir o maior perigo. Com uma carteira de activos desvalorizada devido forte queda das aces, mas responsabilidades para com os pensionistas sempre a crescer, as empresas ou os governos que tm fundos de penses tero cada vez mais dificuldade em financiar estes esquemas de reforma. No caso das empresas, para que o seu sistema privado no colapse, tero que desviar dinheiro de investimentos e outros gastos operacionais para o seu fundo de penses. A empresa pode tornar-se refm do fundo de penses, arriscando um desequilbrio financeiro generalizado.

E, com a dinmica demogrfica a provocar os seus efeitos, os governos podem ter que injectar dinheiro, que agora to escasso. Portanto, temos um efeito algo curioso: a crise da dvida provocou o refgio em activos de menor risco, diminudo a rentabilidade dos fundos de penses, o que pode obrigar os governos a injectar dinheiro, deteriorando ainda mais posio das contas pblicas. claro que os governos tm armas diferentes, podendo simplesmente mudar as regras do jogo, alterando a idade da reforma ou colocando um tecto nas reformas.

6| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

Todos receiam pela sua reforma


Portanto, para os pensionistas, o futuro apresenta-se sombrio: ou recebero bem menos do que estavam espera, ou tero que trabalhar durante mais anos. Ou ambas. E ainda h uma terceira hiptese, no que diz respeito aos fundos de penses privados: podem simplesmente colapsar. Os actuais contribuintes tm j a plena noo destes riscos, o que lhes retira confiana para o futuro. As suas decises de consumo so afectadas j no presente, potenciando o ciclo recessivo em que j nos encontramos. No futuro, o problema apresenta-se mais complexo. Tudo aponta para subida na idade da reforma, que trar mais desemprego e salrios mais baixos. A existncia de tectos nas penses de reforma mais do que provvel (Espanha j os implementou) o que significa que os reformados tero menor rendimento disponvel no futuro. Mais do que um problema meramente no imediato, o tema do financiamento dos fundos de penses e as alteraes nas regras dos mesmos no caso dos sistemas pblicos, tem o potencial de se tornar numa crise sria do ponto de vista financeiro, econmico e social. (IMF)

Perspectivas Globais de Crescimento

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 7

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

Ciclo Econmico
INDICADORES AVANADOS CONTINUAM APONTAR UMA DESACELERAO NAS PRINCIPAIS ECONOMIAS
Os Composite Leading Indicators (CLIs) para Julho de 2011, publicados em 12 de Setembro, apontam para um acentuar da desacelerao na maioria das economias. O CLI para a OCDE diminui 0.5 pontos em Julho; a quarta queda mensal consecutiva. Em comparao com o relatrio do ms anterior, os CLIs para o Canad, Frana, Alemanha, Itlia, Reino Unido, Brasil, China e ndia indiciam de forma mais acentuada um abrandamento da actividade econmica. Os indicadores avanados para estas economias registam nveis perto ou abaixo da sua tendncia de actividade econmica de longo prazo. O outlook para o Japo continua indicar um potencial ponto de viragem na actividade econmica, sendo o momento actual um potencial topo.

Composite Leading Indicators


Rcio de tendncia, amplitude ajustada (Mdia de longo prazo = 100) 2011 OCDE Zona Euro 5 Maiores economias da sia1 G7 Canad Frana Japo Alemanha Itlia Reino Unido EUA Brasil China ndia Rssia Abril 102.8 102.8 101.1 103.3 101.7 101.9 104.1 104.3 101.7 101.6 103.4 99.3 100.9 98.3 103.9 Maio 102.8 102.2 100.7 103.0 101.1 101.3 104.0 103.7 101.1 101.3 103.2 98.1 100.6 97.4 103.7 Junho 102.1 101.5 100.4 102.5 100.5 100.6 104.0 102.9 100.3 100.9 102.8 96.6 100.4 96.5 103.4 Julho 101.6 100.8 100.2 102.0 99.7 100.0 104.0 101.9 99.6 100.4 102.2 95.0 100.3 95.7 103.0 Abril -0.2 -0.4 -0.4 -0.2 -0.4 -0.6 -0.1 -0.4 -0.6 -0.2 0.0 -0.9 -0.4 -1.0 -0.2 Variao face ao ltimo ms (pontos) 2011 Maio -0.3 -0.6 -0.3 -0.3 -0.6 -0.6 -0.1 -0.6 -0.7 -0.3 -0.2 -1.2 -0.3 -1.0 -0.3 Variao year-on-year (pontos) ltimo ms -0.1 -2.2 -1.0 0.5 -2.1 -2.2 3.4 -2.5 -3.7 -2.0 1.8 -6.4 -0.8 -6.2 1.9 Outlook para o clico econmico

Junho -0.4 -0.7 -0.3 -0.4 -0.7 -0.6 0.0 -0.8 -0.7 -0.4 -0.4 -1.5 -0.2 -0.9 -0.3

Julho -0.5 -0.7 -0.3 -0.5 -0.7 -0.6 0.0 -1.0 -0.8 -0.5 -0.6 -1.7 -0.2 -0.9 -0.3

Abrandamento Abrandamento Abrandamento Abrandamento Abrandamento Abrandamento Potencial topo Abrandamento Abrandamento Abrandamento Abrandamento Abrandamento Abrandamento Abrandamento Abrandamento

1. China, ndia, Indonsia, Japo e Coreia Fonte: OCDE

8| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 9

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

Tendncia em vigor no ltimo trimestre

Variao desde 1 de Janeiro de 2011 (*)


EUR
8,00% 6,00% 4,00% 2,00% 0,00% -2,00% -4,00% -6,00% Usd Gbp Jpy Chf Cad Aud
6,00% 4,00% 2,00% 0,00% -2,00% -4,00% -6,00% -8,00% Eur Gbp Jpy Chf Cad Aud

USD

GBP
8,00% 6,00% 4,00% 2,00% 0,00% -2,00% -4,00% -6,00% Eur Usd Jpy Chf Cad Aud
12,00% 10,00% 8,00% 6,00% 4,00% 2,00% 0,00% Eur Gbp

JPY

Usd

Chf

Cad

Aud

(*) at 30-09-2011

10| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

PIB
(Variao % face ao ano anterior)
Estimativa 2005 Alemanha Austrlia ustria Blgica Brasil Canad Chile ndia China Coreia Dinamarca Eslovnia Espanha Finlndia Frana Grcia Pases Baixos Hungria Irlanda Islndia Itlia Japo Luxemburgo Mxico Noruega Nova Zelndia Polnia Portugal Reino Unido Rep. Checa Rep. Eslovaca Rssia Sucia Sua Turquia EUA Zona Euro 0.8 3.1 2.5 2.0 3.2 3.0 5.6 9.0 11.3 4.0 2.4 4.0 3.6 2.9 1.9 2.3 2.2 3.2 5.3 7.5 0.7 1.9 5.4 3.2 2.7 3.3 3.6 0.8 2.2 6.3 6.7 6.4 3.2 2.6 8.4 3.1 1.7 2006 3.9 2.6 3.6 2.7 4.0 2.8 4.6 9.5 12.7 5.2 3.4 5.9 4.0 4.4 2.7 5.2 3.5 3.6 5.3 4.6 2.0 2.0 5.0 5.2 2.3 1.0 6.2 1.4 2.8 6.8 8.5 8.2 4.3 3.6 6.9 2.7 3.2 2007 3.4 4.6 3.7 2.8 6.1 2.2 4.6 10.0 14.2 5.1 1.6 6.8 3.6 5.3 2.2 4.3 3.9 0.8 5.2 6.0 1.5 2.4 6.6 3.2 2.7 2.8 6.8 2.4 2.7 6.1 10.5 8.5 3.3 3.6 4.7 1.9 3.0 2008 0.8 2.6 2.2 0.8 5.2 0.7 3.7 6.2 9.6 2.3 -1.1 3.7 0.9 1.0 -0.2 1.0 1.8 0.8 -3.0 1.4 -1.3 -1.2 1.4 1.2 0.7 -0.1 5.1 0.0 -0.1 2.5 5.8 5.2 -0.6 2.1 0.7 -0.3 0.4 2009 -5.1 1.4 -3.9 -2.7 -0.6 -2.8 -1.7 6.8 9.2 0.3 -5.2 -8.1 -3.7 -8.2 -2.6 -2.3 -3.5 -6.7 -7.0 -6.9 -5.2 -6.3 -3.6 -6.2 -1.7 -2.0 1.6 -2.5 -4.9 -4.1 -4.8 -7.8 -5.3 -1.9 -4.8 -3.5 -4.3 2010 3.6 2.1 2.1 2.1 7.5 3.2 5.2 10.1 10.3 6.2 1.7 -0.1 -0.1 3.6 1.4 -4.4 1.6 1.2 -0.4 -3.5 1.3 3.5 3.5 5.4 0.3 1.7 3.8 1.3 1.4 2.3 4.0 5.7 5.7 2.7 8.9 3.0 1.8 2011 2.7 1.8 3.3 2.4 3.8 2.1 6.5 7.8 9.5 3.9 1.5 1.9 0.8 3.5 1.7 -5.0 1.6 1.8 0.4 2.5 0.6 -0.5 3.6 3.8 1.7 2.0 3.8 -2.2 1.1 2.0 3.3 4.3 4.4 2.1 6.6 1.5 1.6 Projeces 2012 1.3 3.3 1.6 1.5 3.6 1.9 4.7 7.5 9.0 4.4 1.5 2.0 1.1 2.2 1.4 -2.0 1.3 1.7 1.5 2.5 0.3 2.3 2.7 3.6 2.5 3.8 3.0 -1.8 1.6 1.8 3.3 4.1 3.8 1.4 2.2 1.8 1.1 2013 1.5 3.4 2.0 1.7 4.2 2.5 4.5 8.1 9.5 4.2 1.7 2.4 1.8 2.1 1.9 1.5 1.5 2.9 2.2 3.1 0.5 2.0 2.7 3.7 2.2 3.2 3.4 1.2 2.4 2.5 4.3 4.1 3.5 1.8 3.4 2.5 -

Fonte: FMI World Economic Outlook September 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 11

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

O que acontece se um pas entrar em incumprimento?

12| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

Portugal
De acordo com as Contas Nacionais Trimestrais, divulgadas pelo no segundo trimestre de 2011, o PIB registou uma contraco em volume de 0.9 por cento, face ao perodo homlogo, aps uma queda de 0.5 por cento no primeiro trimestre. Esta evoluo reectiu essencialmente a queda acentuada da procura interna, no obstante o aumento do contributo da procura externa lquida. O desempenho da procura interna traduziu em larga medida a queda substancial do consumo privado e da formao bruta de capital xo. Relativamente procura externa lquida, as exportaes mantiveram-se bastante dinmicas, com uma variao homloga idntica do trimestre anterior (8.4 por cento), enquanto as importaes registaram uma queda muito acentuada (5.4 por cento, aps -0.9 no primeiro trimestre). [Banco de Portugal, Setembro de 2011] A evoluo da economia portuguesa continua a ser condicionada essencialmente por trs factores: a implementao do acordo assinado com a troika, o processo de desalavancagem do sistema bancrio nacional e a envolvente externa. Aparentemente, a implementao das medidas de austeridade est a decorrer a um ritmo que agrada s autoridades internacionais. At ao final do primeiro semestre, a envolvente externa foi responsvel por efeitos opostos na economia portuguesa. A procura externa lquida foi capaz de mitigar uma parte importante do impacto da crise da dvida soberana na actividade econmica. Mas precisamente aqui que sucede a maior alterao conjuntural: dada a desacelerao econmica global, em princpio a procura externa poder no ser to favorvel como at aqui.

No se espera que surjam dvidas quanto libertao das prximas tranches de apoio, a no ser que se descubram mais omisses relevantes nas contas pblicas semelhantes s observadas na Madeira. O sistema bancrio nacional continua muitssimo pressionado, sobretudo pela via do financiamento e da necessidade de recapitalizao. A concesso de crdito est cada vez mais difcil e onerosa, com efeitos evidentes na economia nacional. As empresas nacionais tm tentado implementar alternativas de financiamento, o que cada vez mais difcil pois os bancos estrangeiros esto agora menos receptivos.

Na nossa opinio, os riscos para as previses sobre a economia portuguesa incidem particularmente neste ponto, sem prejuzo de eventos extraordinrios de dimenso internacional ligados crise do sector.
(IMF)

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 13

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

ESTATSTICAS DE BOLSO - GABINETE DE ESTRATGIA E ESTUDOS


Ministrio da Economia, da Inovao e do Desenvolvimento Publicado em 17 de Setembro de 2011

14| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 15

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

Mercado Monetrio
A perspectiva da evoluo da economia europeia alterou-se drasticamente durante o Vero. Na reunio de Setembro o BCE mudou a sua postura, dizendo claramente que no haver novas subidas de taxas de referncia nos prximos tempos. Com a economia alem a abrandar o crescimento, as tenses para aumentos de salrios desaparecem, assim como os riscos de uma inflao galopante. Ainda assim, a Zona Euro registou uma inflao de 2.5% em Agosto, com a Alemanha a 2.4%. O mercado desde ento comeou a incorporar a possibilidade da reverso das subidas efectuadas este ano, projectando j um corte para este ano e outro para o primeiro trimestre de 2012. A nvel de liquidez no sistema interbancrio, ela continua abundante mas no circula. A desconfiana entre bancos, leva a que mais uma vez elevados montantes sejam depositados diariamente junto do BCE taxa de absoro de 0.75%. O BCE consciente da situao continua a ceder toda a liquidez requerida sem limites, e voltou a ceder a um prazo de 6 meses. Nesta altura est completamente posta de parte a ideia de subida de taxas de referncia. Com o ndice de actividade da Zona Euro a cair abaixo de 50, so cada vez mais as opinies que apontam para um corte de 0.25%, havendo quem acredite que tal suceder j em Outubro. Olhando para os futuros da Euribor 3 meses, verificamos que transaccionam a 1.12% para fecho do ano e a 1% para Junho de 2012. Temos no entanto dvidas que o BCE siga este caminho sem claras indicaes de que a inflao possa descer abaixo da fasquia dos 2%. sabido que os membros do Banco Central, em especial os alemes, austracos e holandeses, se sentem desconfortveis com taxas de referncia demasiado baixas. A sada dos alemes Weber e Stark poder ter aberto caminho para uma atitude menos ortodoxa, mas ainda assim duvidamos que tal possa suceder at Dezembro. A partir do prximo ms a presidncia do BCE passar para o italiano Draghi. Dada a desconfiana crescente dos pases da Europa Central face aos pases do sul, uma postura considerada demasiado acomodatcia por parte do novo presidente potenciaria mais frices e contestao no seio do Banco Central Europeu. Nos EUA a Reserva Federal comea a no dispor de mais armas para estimular a economia. No que respeita a taxas de referncia, no s as manteve perto de 0%, como assinalou que no dever efectuar qualquer subida at meados de 2013. Nas ltimas reunies a Fed tem vindo a assinalar as dificuldades de recuperao econmica, num discurso claramente pessimista. Num novo esforo de contribuir para o relanamento da economia, a Fed anunciou recentemente a troca at Junho de 2012 de um total de $400 mil milhes de obrigaes at 3 anos, por obrigaes de maturidades superiores a 6 anos. O objectivo ser tentar incentivar o crdito habitao, cuja indexao nos EUA habitualmente feita s referncias de longo prazo. Depois do falhano dos programas QE e QE2 no estmulo da economia norte-americana, sero poucos os que confiam que esta nova medida venha a ter um efeito. (IMF)

ESTIMATIVA IMF PARA TAXAS DE JURO EM 2011/2012


BCE
Taxas Actuais 4 Trim. 2011 1 Trim. 2012 2 Trim. 2012 3 Trim. 2012 1.50% 1.50% 1.50% 1.50% 1.50%

Euribor 3m
1.53% 1.50% 1.50% 1.50% 1.50%

Fed
0% 0% 0% 0% 0%

BoE
0.50% 0.50% 0.50% 0.50% 0.50%

BoJ
0.10% 0.10% 0.10% 0.10% 0.10%

16| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

Mercado de Obrigaes e de Taxa Fixa


A situao da dvida na Europa no s no melhorou com o piorou ao longo do Vero. A proposta de atribuio de mais poderes ao Fundo de Estabilizao, permitindo que o mesmo possa conceder emprstimos e comprar dvida pblica, foi aprovada pelos membros da Zona Euro a 21 de Julho. O grande problema que esta deciso implica aprovao individual nos respectivos parlamentos, e tal est a demorar mais do que o que se poderia pensar. Para alm de Portugal, Irlanda e Grcia, tambm a Itlia e a Espanha comearam a ser rejeitadas por muitos investidores, vendo o diferencial das suas obrigaes a alargar substancialmente. No sendo possvel a actuao atravs do Fundo de Estabilizao, teve que ser o BCE a assumir o controlo da situao comprando dvida espanhola e italiana no mercado secundrio, abrindo divergncias no seio do Banco Central que culminaram com a recente demisso do alemo Juergen Stark. Como se no bastasse a Grcia voltou a no cumprir o plano exigido pela troika, levando a que a ajuda prometida tivesse sido adiada. Desde ento, especula-se cada vez mais na hiptese de sada deste pas da Zona Euro. Para alm de toda esta confuso, a evidente deteriorao do crescimento econmico implicou uma forte queda nos mercados accionistas. O resultado conjunto foi uma apreciao sem antecedentes das obrigaes de tesouro na Alemanha, com os rendimentos at 5 anos a baixarem dos 1%, e com 10 anos a pagarem abaixo de 1.70%. O estatuto de activo seguro foi assim reforado, e nesta altura quem o compra apenas o faz na perspectiva de garantia do capital. Os swaps de taxa de juro alargaram o diferencial face aos ttulos alemes, mas caram ainda assim para valores extremamente baixos. Hoje possvel fixar 3 anos abaixo da Euribor 3 meses, e 4 anos abaixo da Euribor 6 meses. O diferencial entre 2 e 10 anos tambm sofreu uma contraco, situando-se agora nos 0.96%. As expectativas para os prximos trs meses no so animadoras. Por mais que faa pouco sentido manter rendimentos de obrigaes de longo prazo abaixo das taxas de mercado monetrio de curto prazo, difcil acreditar que tal se possa alterar sem que a confiana regresse ao sistema.
IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Olhando para os EUA e depois da reunio de Setembro, bvia a inteno de manter as taxas quer de curto quer de longo prazo o mais baixo possvel, numa tentativa clara de animar o consumo e sobretudo o mercado hipotecrio. A questo com o dfice oramental dos EUA deixou de estar na agenda meditica, mas estamos em crer que mais dia, menos dia voltar a ser colocada. As necessidades de endividamento deste pas para alm de serem enormes no param de aumentar, confiando-se que haver sempre investidores internos e externos dispostos a subscrever os ttulos de dvida.

Com os rendimentos dos prazos longos cada vez mais baixos, prevemos dificuldade de atrair interesse comprador em emisses futuras. Quanto Alemanha e outros pases na Europa, tudo depender da forma como evoluir toda esta situao. At que o plano aprovado a 21 de Julho esteja em condies de ser implementado, no vemos qualquer hiptese de a situao se alterar, podendo as obrigaes alems continuar a subir se se confirmar uma contraco na economia. Caso o plano venha a ser implementado, pensamos que comear a haver espao para mais interesse em dvida pblica de outros pases europeus, em especial aqueles que consigam passar a ideia de que esto a implementar alteraes estruturais nas suas contas pblicas. No mercado de swaps de taxa fixa, natural que se venha a assistir a um gradual alisamento da curva, uma vez que os prazos mais curtos esto j abaixo das taxas praticadas em mercado monetrio. Nesta altura possvel a obteno de um diferencial inicial positivo, a quem optar por trocar taxa varivel por fixa. (IMF)
Outubro de 2011| 17

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

Commodities
Energia
PETRLEO
Durante o terceiro trimestre deste ano, os preos do petrleo tm negociado sem direco bem definida, com o WTI em NY entre os $82 $90, e em Londres, o Brent a oscilar entre $118 - $105. Os preos do petrleo tm sido impulsionados pelas perspectivas para o crescimento econmico e os acontecimentos no Mdio Oriente e Norte de frica, em particular a Lbia. Enquanto na Europa, a oferta tem sido afectada por alguns problemas de produo no Mar do Norte, pelos conflitos na Lbia e outros pases da regio, nos EUA, inventrios e produo esto em nveis confortveis. Apesar de se esperar uma diminuio sazonal de stocks em Outubro, e de haver uma maior actividade tropical que pode levar a interrupes na regio do Golfo, os elevados preos esto a afectar o consumo, no s nos EUA, mas globalmente. Sinais de abrandamento econmico j levaram a OPEP, EIA e IEA a rever em baixa as suas estimativas de crescimento para a procura em 2011 e 2012. Os preos aos nveis actuais so uma ameaa sria ao crescimento econmico, deixando assim espao para descida, que pode ser acentuada pelo difcil ambiente econmico.

GS NATURAL
O mercado europeu continua bem abastecido de gs natural, tendo para tal contribudo um Vero ameno em que o consumo ficou abaixo da mdia. Olhando para a situao dos stocks nos principais pontos de armazenagem da Europa, verifica-se uma situao que partida permite encarar o Inverno sem preocupaes. A queda do consumo levou estabilizao dos preos vista, mas os preos a prazo subiram de forma acentuada, sendo que nalguns casos passam os valores calculados com recurso indexao ao petrleo. O Japo continua a ser o principal responsvel, pois com a produo de energia nuclear desactivada, forado a comprar enormes quantidades de gs.
18| Outubro de 2011

Os preos na sia esto j perto dos $17 MMBtu, longe dos $10 MMBtu praticados na Europa, o que contribui para que cada vez mais cargas sejam desviadas do Atlntico para o Pacfico. Nos prximos meses a evoluo dos preos ir depender de trs factores. Em primeiro lugar o rigor do Inverno. Em segundo lugar a situao energtica do Japo, pois a possvel reactivao de parte da produo de energia nuclear poder retirar parte da presso ao mercado do gs. Finalmente a evoluo do petrleo. Com a possibilidade de comprar gs indexado ao brent, a verificao de um recuo dos preos para valores mais prximos dos praticados no petrleo dos EUA, levar a que fornecedores como a Rssia e a Arglia ganhem competitividade na Europa e limitem uma potencial subida de preos.
IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

ALGODO
Durante este terceiro trimestre as estimativas de produo de algodo para 2011/12 para alguns pases, por parte do USDA, sofreram algumas alteraes. Porm, em termos globais no foram verificadas grandes variaes. Por um lado, as culturas de alguns Estados dos EUA, onde se destacou o Texas, foram atingidas por uma forte seca que levou a uma reduo das estimativas do pas para os 16,56MMf. O Paquisto, por sua vez, tem sofrido com inundaes, que j levaram a cortes das previses para os 9,8MMf. Em contrapartida, a ndia espera este ano uma produo recorde da fibra de 27MMf, o que possibilitou ao governo a permisso da exportao da matria-prima sem tarifas nem restries de quantidade. Relativamente ao consumo, a China tm-se apresentado calma. Todavia, o pas dever comear a fortalecer o seu interesse comprador de modo a aproveitar os preos mais baixos. Actualmente a fibra negociada a nveis bem mais baixos do que os recordes de $2 do incio do ano. O recuo dos mesmos tem sido maioritariamente provocado pela incerteza relativamente a um possvel desaceleramento da economia global, o que se receia que tenha um impacto negativo na procura pela matria-prima. Como tal, os preos da fibra quebraram neste final de trimestre os $1, fixando-se abaixo desse valor.

Metais
As indicaes de um abrandamento do crescimento econmico, e sinais de que a China possa estar a perder algum fulgor, tm exercido presso de baixa na maioria dos metais industriais. Em termos gerais os stocks do LME continuam a nveis elevados. O cobre beneficiou de cortes de produo associados a greves no Chile, Per e Indonsia. No entanto, a reviso em baixa das expectativas de consumo dever impedir que o enorme dfice de oferta global projectado no incio de 2011 acabe por no se verificar.

COBRE
Para alm das perspectivas econmicas negativas nos EUA e na Europa, foram recentemente divulgados dados apontando para uma contraco industrial na China. As importaes de cobre refinado por parte deste pas nos primeiros 8 meses do ano, esto 26.2% abaixo do verificado em igual perodo do ano anterior. A WBMS estima um excedente de produo de cobre de 260 MT at Julho, valores que no batem certo com o dfice de 130 MT calculado pela ICSG para o primeiro semestre. O facto que qualquer dos valores est longe das perspectivas do fim do ano, razo pela qual o cobre fecha o trimestre a negociar perto dos $7000. Greves nalgumas minas do Per e Indonsia trouxeram algum suporte ao mercado, mas as perspectivas de quebra de consumo e a liquidao de posies especulativas acabaram por prevalecer. Os prximos meses ficaro marcados por duas situaes. Em primeiro lugar a evoluo da procura. Num passado recente a China aumentou as suas compras em perodos de queda acentuada de preos. Em segundo lugar a renegociao dos contratos laborais. Muitos contratos plurianuais no Chile, Canad e Per esto prestes a terminar, sendo possvel que se venham a assistir a greves como forma de presso para o melhoramento dos salrios. Tendo estes aspectos em conta, pensamos que os preos podero continuar a cair, mas duvidamos que venham a negociar abaixo dos $6500.

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 19

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

ALUMNIO
A queda generalizada nos metais acabou por arrastar o alumnio, mas ainda assim o metal conseguiu (para j) aguentar-se acima dos $2200. A contribuir para esta situao, est a reduo da produo chinesa este ano, muito por culpa dos corte de energia no pas. Em parte esta quebra de produo foi compensada pelos aumentos derivados da nova capacidade instalada no Mdio Oriente. A WBMS estimou um excedente de produo de 373 MT nos primeiros 7 meses do ano, ainda assim bem inferior ao observado em igual perodo de 2010. A evoluo do alumnio est assim dependente de dois factores. Em primeiro lugar do consumo, sendo bvio que os grandes consumidores esto a atrasar ao mximo as suas compras para 2012, receando um clima econmico desfavorvel. Em segundo lugar a situao energtica da China. Muitas das condicionantes neste Vero estiveram associadas falta de chuva e queda dos nveis de gua das barragens desse pas. Se tal se mantiver no Inverno, os custos de produo podero tornar-se incomportveis e forar a mais fechos na indstria de alumnio. Associando estes factores, pensamos que os preos podero continuar a descer, mas dificilmente conseguiro baixar dos $2100.

ZINCO
O zinco continua numa clara situao de excedente de oferta, com os analistas a apontar para volumes entre 230 MT e 380 MT nos primeiros 7 meses de 2011. Ao contrrio de outros metais, so poucos os argumentos que podem ser usados na defesa de preos mais altos deste metal. A queda acentuada do cobre arrastou o preo para valores j abaixo dos $2000. Tendo em conta o fraco clima econmico, apenas o anncio de cortes de produo significativos poder no nosso entender parar a tendncia de queda no zinco. Estamos em crer que tal possa vir a suceder caso as cotaes caiam abaixo de $1750, mas no entretanto no conseguimos arranjar argumentao para justificar uma possvel recuperao aos $2250 atingidos em meados de Agosto.

NQUEL
O nquel ser provavelmente o mercado em que existe actualmente um maior equilbrio entre procura e oferta. Para os primeiros 7 meses do ano as estimativas dos analistas oscilam entre um dfice de 8 MT e um excedente de 5 MT. O preo caiu abaixo da barreira dos $20000, pressionado pela queda de outros metais e pela reduo do consumo nas economias ocidentais. Este ser dos metais que melhor fundamentais apresenta e que ter mais dificuldade em baixar substancialmente os preos. Aos valores actuais, o prmio que o nquel apresenta face alternativa conhecida como pig iron, usada pela indstria de ao inox, desapareceu. Tal significa que mesmo num clima de menor crescimento econmico o metal apresenta condies de competitividade que em princpio levar a um aumento da procura. Nesta ptica acreditamos que no haja condies para preos abaixo dos $18000, sendo provvel uma recuperao para cima dos $22000 se o clima econmico o permitir.

20| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

AO
Durante este trimestre o mercado de ao foi marcado por uma continuao da robustez da oferta do metal a nvel global e por uma procura enfraquecida pelo mesmo. A China continua a destacar-se ao produzir em larga escala, apesar de ter registado um ligeiro abrandamento, caindo dos mximos atingidos em Julho. Tambm na Europa as produtoras tm funcionado prximo da capacidade mxima. Apesar desta vivacidade, muitos so os produtores que comeam agora a proceder a um abrandamento da sua actividade dado que a procura pelo metal no est a evoluir como o esperado. Depois de o ms de Agosto se ter apresentado inerte, dado constituir uma poca habitual de frias e festejos religiosos no Mdio Oriente e Norte de frica, durante este ms no foi verificada a recuperao esperada do consumo. A impossibilitar a evoluo positiva da procura pelo metal tem estado a debilidade actual da economia global, que tem criado receios quanto a uma menor aptido para a aquisio de matrias-primas no futuro. Para alm disso, as restries ao crdito que os chineses enfrentam no tm sido propcias a um forte interesse comprador. Estas situaes tm deixado o mercado de ao subjugado um pouco por todo o mundo, levando os preos a recuar ligeiramente. Para o prximo trimestre no se esperam grandes alteraes neste cenrio, dada a manuteno da incerteza econmica global. No obstante, os nveis de produo devero ser reduzidos o que permitir um reajustamento entre a oferta e a procura e limitar descidas de preos significativas.

Alimentares
Apesar do clima de incerteza, com o mercado pressionado pela averso, as matrias-primas agrcolas tm encontrado suporte na deteriorao das condies das culturas nos EUA. Contudo, dada a possibilidade de nova recesso, preos mais baixos podem ser a nica sada para a economia avanar.

SOJA
Para alm do actual ambiente econmico, o preo da soja tem vindo a cair, pressionado por um aumento inesperado das estimativas de produo de soja por parte do USDA, elevada oferta sulamericana, fraca procura por exportao e a aproximao da colheita norteamericana. O USDA reviu em alta as suas previses para a produo norte-americana de soja. Os receios que o tempo demasiado seco no Midwest tivesse um impacto redutor da colheita no foram confirmados, o que acabou por afastar o interesse comprador pelo gro. Os stocks finais para 2011/12 por sua vez foram apontados nos 165 million bushels (MB), o que se revelou acima dos 155 MB de Agosto. Elevados nveis globais de stocks de soja devem aumentar a oferta global de soja nos prximos
IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

meses, apesar de colheitas menores em alguns produtores importantes como os EUA. Os stocks globais de soja so estimados pela Oil World em 75,90 milhes toneladas (MMT), mais 10 MMT que em 2010. Grande parte esto concentrados na Amrica do Sul, incluindo 26,04 MMT no Brasil e 25,75 MMT na Argentina. Isto dever resultar num aumento de exportaes destas origens at Dezembro, o que tender a forar preos mais baixos. Apesar de as condies atmosfricas nos EUA continuarem a no ser as mais propcias, as questes macroeconmicas permanecem como principais factores de direco de mercado, o que juntamente com a entrada fsica da soja norte-americana no mercado e elevados stocks na Amrica do Sul, devero impedir que se voltem a ver os valores elevados registados em incio de Setembro.

Outubro de 2011| 21

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

LEOS VEGETAIS
Os preos dos leos vegetais recuaram em linha com as quedas de outros produtos agrcolas. Estimativas de maior oferta de soja diminuem os receios com a oferta, encorajando a diminuio do prmio de risco. Na Malsia, o leo de palma tambm tem vindo a recuar, mas tem-se mantido acima dos 3000 MR. O leo , por um lado, suportado pela ideia que a procura dever aumentar devido aos festivais de Outubro na ndia e China, mas por outro lado, a crise de dvida na Zona Euro e a possibilidade de nova recesso na economia pressionam o mercado. As exportaes em Setembro esto substancialmente abaixo das de Agosto. A ndia no ms passado adquiriu ao exterior 817,4MT, o que representa um decrscimo de 10,5% face a Julho. Dos ltimos 5 meses este foi o primeiro a registar uma reduo, que justificada pelo menor consumo por leos. Face ao ano passado foi tambm registado um decrscimo, de 23,2%. A Indonsia contabilizou exportaes de leo de palma em Agosto de 1,183MMT, o que corresponde a um crescimento de 13,1% face a Julho. A tendncia dos leos vegetais em termos gerais dever manter-se de queda, em especial se os consumos da ndia e China no atingirem os valores projectados. A evoluo do petrleo que ao longo de 2011 foi positiva, pois tornou o biodiesel relativamente mais competitivo, poder nos prximos tempos vir a funcionar no sentido contrrio.

MILHO
O milho passou o Vero bastante condicionado pela subida de preos nos EUA, onde os preos chegaram a atingir um recorde histrico de $8/bushel, dados os receios de fortes quedas de produo. Com efeito, a produo neste importante pas tem vindo a ser revista em baixa, mas tal tem vindo a ser compensado pelo aumento da produo na Europa e noutros pases. Segundo as ltimas estimativas do IGC, a produo mundial em 2011/12 dever atingir 845 milhes de toneladas (MMT), que no s fica acima das 826 MMT produzidas na campanha anterior, como constitui recorde absoluto. O grande problema no milho tem a ver com a sua crescente utilizao para produo de etanol, projectando-se para o final deste ano stocks de 119 MMT face s 127 MMT do ano passado, o que a confirmar-se significar o terceiro ano consecutivo de quebra de stocks. Os preos na Europa caram recentemente para baixo dos 200/ton, no havendo razes para que se estimar uma subida significativa nos prximos 6 meses.
22| Outubro de 2011 IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

A reduo do crescimento econmico, a vontade de a China controlar a inflao e a possibilidade dos apoios produo de etanol virem a ser reduzidos nos EUA, abrem espao para que venham a suceder maiores quedas de preos. Nota-se j uma crescente substituio do milho por trigo forrageiro nos produtores de raes da sia, que a manter-se poder levar a novas revises em baixa da projeco de consumo deste cereal.

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

TRIGO
As excelentes colheitas de trigo na Rssia, Ucrnia e Austrlia, levaram a uma recente reviso em alta da produo de cereal em 2011/12 pela IGC para 649 MMT. O elevado volume de trigo forrageiro levou a que o prmio do produto panificvel registasse um aumento razovel, mas em termos globais os preos tm vindo a recuar, com a principal referncia na Europa a negociar perto dos 190/ton. O diferencial de preo deste produto face ao milho nalgumas regies do globo, tm incentivado o seu uso por substituio. Segundo as estimativas do IGC o mercado estar equilibrado esta campanha, o que significa que os stocks globais se devero manter inalterados em 193 MMT. uma situao bem mais folgada que a do milho, pois tais stocks representam 29% da produo deste ano, enquanto no outro caso apenas representam 14%. Tal como o milho, pensamos no haver razo para se projectar subidas de preos nos prximos tempos, sendo que duvidamos que haja espao para descidas abaixo dos 170/ton.

ACAR
O clima macroeconmico e a ausncia de notcias negativas em termos de produo, deram espao para uma queda de preos em Setembro at aos 27 cents/lb. Tal queda ter sido aproveitada por alguns pases para intensificar as suas compras depois da forte subida de Agosto. A quebra na produo brasileira e a expectativa de aumento de importaes na China suportaram o mercado, mas nesta fase os operadores esto mais focados em questes macroeconmicas. No Brasil, apesar da queda de produo, a ausncia de chuva em Setembro contribuiu para uma subida no rendimento da cana. O aumento da percentagem de cana que est a ser direccionada para acar em detrimento do etanol, contribuindo para projeces recentes mais optimistas de produo. Os preos elevados, a queda de produo e a maior disponibilidade de produto noutros pontos do globo, esto a contribuir para uma queda das exportaes brasileiras em Setembro. Nesta altura a fila de navios para abastecer nos principais portos de apenas 36, que contam carregar 1 MMT de produto quando h um ano havia navios prontos a carregar 2,3 MMT de acar. A China tem vindo a libertar acar das suas reservas estratgicas, num esforo que as autoridades do pas tm feito para impedir a escalada dos preos no mercado domstico. A situao no Brasil e na China poder impedir uma queda acentuada, mas valores acima dos 30 cents/lb, a sucederem, no devero durar. As elevadas produes na ndia, Tailndia, Rssia e Unio Europeia, so suficientes para no colocar em causa a projeco de um excedente global de produo na campanha 2011/12.
(IMF)

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 23

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

Anlise Tcnica

EURO/DLAR (EUR/USD)
Desta vez optamos por mostrar a evoluo do euro desde o incio da moeda, em 1999. Depois da queda inicial at ao Outono do ano 2000, o euro iniciou uma tendncia de alta at 2008, que parece estar neutralizado. Na verdade, desde 2006 que o euro passou grande parte do tempo no intervalo 1.20-1.50 dlares. Aparentemente o euro est agora a dirigir-se para a parte de baixo do intervalo de variao, tendo suportes a 1.28, 1.25 e 1.20 dlares. Volta toada de alta acima de 1.45 dlares.

DLAR/IENE (USD/JPY)
Nada se alterou de forma significativa nas ltimas semanas. A tendncia de queda do dlar face ao iene continua a desenvolver-se de forma muito clara e, para j, no h sinais tcnicos que permitam antecipar qualquer alterao. A recente quebra em baixa dos 80 ienes por dlar abriu o caminho para novos mnimos histricos. O BoJ parece estar a defender preos a 76 ienes, mas at quando? A tendncia de queda curto prazo apenas se neutralizaria acima de 80 ienes.

EURO/IENE (EUR/JPY)
Desde Abril deste ano que se instalou uma tendncia de baixa que bastante clara. O ritmo da valorizao do iene intensificou-se desde Julho, com o cmbio a oscilar dentro de um canal descendente. Inclusivamente, foram registados novos mnimos desde 2001. Na ltima semana o euro comeou finalmente a reagir em leve alta, precisando partir os 105.50 para aliviar alguma presso. Em todo o caso, a tendncia s se neutralizaria acima de 112 ienes por euro.

24| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

EURO/LIBRA (EUR/GBP)
Observando o comportamento do Eur/Gbp desde 2009, verifica-se que estamos perante uma tendncia globalmente lateral, sem prejuzo das oscilaes naturais de mercado. H um ligeiro vis em baixa, dado que os mximos relativos so mais baixos, mas tambm justo referir a existncia de uma linha ascendente desde meados de 2010. Deste modo, o panorama do Eur/Gbp , acima de tudo, lateral no longo prazo.

EURO/REAL (EUR/BRL)
Aps mais de um ano de comportamento lateral, o Eur/Brl abandonou finalmente o intervalo 2.16-2.40 reais. A quebra de 2.40 foi impulsiva, encontrando resistncia (e uma interveno do banco central no Usd/Brl) perto dos 2.65 reais. A forma como o movimento se iniciou relembra o sucedido em 2008, mas para j no h indcios que permitam prever uma escalada em alta no cmbio. O mais provvel que o Eur/Brl oscile entre 2.35 e 2.65 nos prximos tempos.

DLAR/KWANZA (USD/AOA)
A tendncia de alta do Usd/Aoa permanece intacta, com novos mximos de 10 anos acima das 95 kwanzas a serem registados no incio de 2011. O cenrio tcnico de longo prazo permanece desta forma inalterado, com a barreira psicolgica dos 100 kwanzas por euro a representarem ainda o objectivo. Apenas a perda das 75 kwanzas, algo que nos parece muito improvvel, poder sinalizar a quebra da tendncia ascendente de muito longo prazo.

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 25

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

EURO/RAND - FRICA DO SUL (EUR/ZAR)


Aps vrios meses de comportamento lateral entre 9.46 e 10 rands por euro, o cross quebrou em alta o intervalo, subido de forma impulsiva. Desta forma, ficou neutralizada a tendncia de valorizao do rand, que se verificava desde 2008. Alis, pode mesmo dizer-se que estamos j numa tendncia de alta desde o incio deste ano e que se manter enquanto o Eur/Zar permanecer acima de 10 rands por euro. Esperamos um comportamento entre 10 e 11.80 rands nos prximos meses.

EURO/FRANCO SUO - (EUR/CHF)


A histria recente do Eur/Chf tem duas partes. At ao final de Agosto o franco suo no parava de valorizar, acelerando a forte tendncia semana aps semana. A 6 de Setembro, o banco central suo decidiu intervir no mercado cambial e fixar um cmbio mnimo para o Eur/Chf a 1.20. O banco central j tinha tentado uma abordagem semelhante em 2009, na altura defendendo os 1.50 francos por euro, sem sucesso. Esperamos que at ao final do ano, pelo menos, o Eur/Chf continue acima de 1.20.

EURO/COROA NORUEGUESA - (EUR/NOK)


Desde o incio do ano que o Eur/Nok se encontrava dentro do intervalo que compreende valores entre 7.675 e 7.98 coroas por euro. Em Agosto, num momento de maior averso ao risco, a coroa valorizou-se para alm dos 7.675, mas logo a seguir voltou ao intervalo. A tendncia de longo prazo permanece neutral. Em termos de tendncia de longo prazo, continua o enviesamento em favor de uma coroa mais forte.

26| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

EURO/COROA SUECA - (EUR/SEK)


Em meados de Abril o Eur/Sek quebrou em alta a linha de tendncia descendente de longo prazo, o que constituiu um evento tcnico relevante. Ainda prematuro dizer que se ir iniciar uma nova tendncia no cross, desta vez em alta, mas no h dvidas que o cenrio agora mais neutral. Porm, se suceder a quebra de 9.40 coroas em alta, activa-se o cenrio de tendncia de alta, com objectivos a 10 coroas por euro. Suporte nas 8.85 coroas.

EURO/ZLOTY - (EUR/PLN)
Tal como em outros crosses j referidos, o Eur/Pln abandonou o comportamento lateral que registou durante meses. A quebra de 4.1350 primeiro, mas sobretudo dos 4.20 zloty, levou a moeda polaca a perder terreno de forma muito rpida. A queda s foi interrompida com uma interveno do banco central. Os 4.55/4.60 zloty devero conter o Eur/Pln em alta, sendo improvvel voltar a observar valores abaixo de 4 nos prximos tempos.

EURO/DLAR CANADIANO - (EUR/CAD)


O Eur/Cad continua est a evoluir dentro de um canal largo, ligeiramente ascendente. No entanto, esse canal no nos parece suficiente para dizer que estamos perante uma tendncia de alta de mdio prazo, at porque nos ltimos meses tem valido o intervalo horizontal 1.3380-1.4350. Uma eventual quebra de 1.4350 (nvel que deve ser vigiado) abriria espao a 1.47 dlares canadianos por euro.

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 27

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

CRUDE OIL ($)


Houve alteraes significativas no ltimo trimestre. O crude interrompeu a tendncia de alta que registava desde 2008, quebrando a linha de tendncia ascendente de forma muito clara. A queda rpida at 75 dlares por barril foi reflexo dessa quebra, sendo esse nvel agora o suporte a observar. Em caso de quebra dos 75 dlares, o suporte seguinte estar dez dlares abaixo. S acima de 90 dlares o crude recupera flego para novos ganhos de mdio prazo.

OURO ($)
A novidade dos ltimos meses foi uma acelerao exagerada da tendncia de alta do ouro, que o mercado sentiu necessidade de, pelo menos, corrigir. Uma subida muito impulsiva levou o ouro perto dos $2000, saindo do canal ascendente, o que Seria um ritmo insustentvel. A correco que se seguiu no invalida a tendncia de alta. S abaixo dos $1450/$1500 dlares se poder falar de neutralizao de tendncia.

PSI 20
Confirmaram-se as piores perspectivas que tnhamos definido para o PSI20 h trs meses atrs, com o ndice a acelerar perdas. Porm, h um facto tcnico relevante que pode conferir algum optimismo. O PSI20 encontrou suporte nos 5630 pontos, um nvel de onde j tinha sido ressaltado duas vezes em 2008. Enquanto acima desse valor, possvel esperar uma recuperao do ndice, que precisa ser confirmada acima de 6400 pontos.

28| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

DAX 30
A perda do suporte nos 7000 pontos precipitou o DAX para uma queda de 2000 pontos (!) que sucedeu de forma muito rpida. O ndice alemo apenas encontrou suporte nesses nveis, que devem ser vigiados pois a sua eventual quebra precipitaria o DAX para 3600 pontos, com 4520 pelo meio. Nesta altura o ndice tenta recuperar desde os 5000 pontos, mas s acima de 5700/6000 pontos se poder comear a ficar mais optimista.

DOW JONES
A quebra em baixa dos 11 850 pontos interrompeu a srie perfeita do Dow Jones. Ainda assim, o ndice encontrou suporte nos 10 600 pontos, um nvel importante nesta fase. A quebra desse suporte implicaria um recuo imediato aos 9600/9800 pontos e neutralizaria a tendncia. Ainda se pode considerar que a tendncia de alta permanece vlida, mas o cenrio mais dbil e s a reconquista de 11 850 pode fazer regressar o ambiente bullish.

GRO DE SOJA
Aps vrios testes, os preos foram incapazes de subir para alm dos $14.55 durante este ano. Aps vrias semanas de comportamento lateral, a quebra clara dos $13 anuncia nova vida para as cotaes. O mais provvel que o recuo nos preos continue at aos $11 pelo menos, onde passa a linha de tendncia que est em vigor desde 2008. O sentimento negativo s se neutraliza acima de $13 e para regresso aos ganhos necessrio quebrar $14.55.

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 29

Crise nos Fundos de Penses Anlise Trimestral

FARINHA DE SOJA
A farinha de soja foi incapaz de ultrapassar a linha de tendncia descendente que j vigora desde meados de 2008. A recente quebra em baixa do nvel pivot de $330 e de uma linha de tendncia altista de curto prazo transformaram o cenrio tcnico, que agora negativo. H espao para mais quedas no curto prazo, com o primeiro objectivo a situar-se nos $282.50. Apenas acima de $330 (no esperados) o cenrio ficaria mais neutral.

TRIGO
O grfico do trigo continua a ser difcil de analisar do ponto de vista tcnico. H um vis negativo nas cotaes dado que os mximos relativos registados so consecutivamente mais baixos, definindo mesmo uma linha de tendncia baixista. No curto prazo, o nico suporte relevante a considerar est nos $5.75, que nos parece possvel venha a ser testado nas prximas semanas. Apenas acima de $7.70 o cenrio ficaria mais positivo para os preos do trigo.

MILHO
Aps uma subida muito expressiva, A tendncia de alta do milho encontrou resistncia j perto dos $8. Desde ento assistiu-se a uma correco forte, que levou os preos at ao suporte anterior, na zona de $6.10/$6.15 e que continua a ser o nvel a observar. Podemos estar na presena da formao de um Head & Shoulders com o neckline no suporte j referido. Caso essa figura se concretize, os preos podem regressar aos $5.00 no ltimo trimestre do ano ou no incio de 2012.

(IMF)

30| Outubro de 2011

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Anlise Trimestral Crise nos Fundos de Penses

Quadro de Variaes
ndices
30-Set-11 PSI 20 XETRA DAX IBEX 35 CAC 40 ATHENS GENERAL DOW JONES S&P 500 BOVESPA INDEX NIKKEI ASX 200 SHANGHAI SE COMPOSITE 5891.1 5502.0 8546.6 2982.0 798.4 10985.2 1345.2 52079.9 8700.3 4008.6 2359.2 1 Ms -6.55 -3.99 -2.45 -8.69 -14.04 -4.42 5.23 -10.39 -3.98 -6.94 -7.70 Variao % 3 Meses -20.39 -26.08 -18.35 -25.51 -38.89 -12.61 0.41 -18.49 -12.69 -13.06 -16.13 52 Semanas 6 Meses -25.14 -23.32 -20.54 -26.24 -46.50 -11.41 0.93 -25.28 -10.48 -17.97 -21.39 Minimo 5721.6 5072.3 7640.7 2781.7 784.7 10719.9 1137.0 48668.3 8374.1 3863.9 2359.2 Mximo 8126.6 7527.6 11113.0 4157.1 1715.1 12810.5 1363.6 72995.7 10857.5 4971.2 3159.5

Mercado Cambial*
30-Set-11 EUR/USD EUR/CHF EUR/JP Y EUR/GBP EUR/SEK EUR/NOK EUR/CAD EUR/BRL EUR/AUD EUR/CNY EUR/PLN USD/CNY 1.3503 1.2170 103.79 0.8667 9.2580 7.8880 1.4105 2.5067 1.3874 8.6207 4.4050 6.3549 1 Ms -5.47 6.60 -5.71 -1.65 1.78 2.64 1.08 9.49 3.93 -5.41 6.29 -0.49 Variao % 3 Meses -6.88 -1.25 -11.37 -3.87 1.75 1.64 1.34 10.87 2.61 -8.01 11.73 -1.72 52 Semanas 6 Meses -5.18 -7.31 -13.19 -1.62 3.00 0.86 2.81 9.01 1.11 -7.40 9.24 -2.97 Minimo 1.2903 1.0451 102.32 0.8316 8.7090 7.5315 1.2784 2.1812 1.2931 8.5646 3.8425 6.3549 Mximo 1.4882 1.3782 122.80 0.9050 9.3980 8.2080 1.4332 2.5666 1.4338 9.6636 4.5130 6.7011

*Fixing do BCE

Commodities
30-Set-11 Petrleo Gs natural Algodo Soja leo de Soja Milho Trigo Acar Cobre Alumnio Zinco Nquel Ao 79.92 3.68 99.31 1176.75 50.00 592.50 607.00 26.03 7018.50 2163.00 1860.00 17600.00 30.41 1 Ms -10.13 -9.09 -6.38 -17.41 -13.36 -18.70 -15.16 -12.03 -23.25 -11.89 -16.93 -19.08 1.10 Variao % 3 Meses -17.51 -15.61 -37.54 -11.67 -9.26 -12.93 -1.10 -5.69 -25.77 -13.86 -22.44 -24.06 -35.15 52 Semanas 6 Meses -26.32 -14.15 -49.22 -14.97 -15.08 -22.07 -23.16 -7.04 -24.77 -17.85 -23.05 -30.98 -21.48 Minimo 79.30 3.29 97.09 1054.00 43.10 465.75 584.50 20.47 7018.50 2163.00 1860.00 17600.00 27.37 Mximo 113.93 4.85 215.15 1451.00 59.77 787.00 886.00 35.31 10160.00 2797.00 2615.00 29300.00 47.48

Taxas de Juro - Euro


30-Set-11 Euribor 3 meses Euribor 6 meses Euribor 1 ano 1.554 1.753 2.084 1 Ms 0.011 0.005 -0.005 Variao (Pontos percentuais) 3 Meses 6 Meses -0.009 -0.050 -0.096 0.299 0.190 0.063 52 Semanas Minimo 0.892 1.146 1.433 Mximo 1.615 1.831 2.201

Taxas de Juro - Dlar


30-Set-11 Libor 3 meses Libor 6 meses Libor 1 ano 0.374 0.558 0.865 1 Ms 0.045 0.069 0.063 Variao (Pontos percentuais) 3 Meses 6 Meses 0.129 0.161 0.130 0.078 0.099 0.084 52 Semanas Minimo 0.245 0.393 0.720 Mximo 0.374 0.558 0.865

IMF INFORMAO DE MERCADOS FINANCEIROS

Outubro de 2011| 31

A IMF
Sobre a IMF
A IMF uma empresa independente de prestao de servios de assessoria a empresas, especializada em mercados e produtos financeiros. Contamos com um servio especializado, dinmico e personalizado, vocacionado para ser um auxiliar precioso do gestor ou do director financeiro. A equipa de consultores da IMF tem uma larga experincia de mercado e formao internacional adequada nas vrias vertentes de especializao. Se tem a ver com mercados ou economia, vale a pena falar connosco!

MERCADOS IMF
Cambial Spot, Forward, Opes, Swaps Energia Petrleo, Gs Natural, LPG, Nafta, lcool, Gasolina, Gasleos, CO2 Qumicos Plsticos (LLDPE e PP), Pasta de Papel (Kraft e NBSK) Metais Cobre, Alumnio, Nquel, Zinco, Ao, Estanho, Chumbo Agrcolas Algodo, Soja, leos Vegetais, Trigo forrageiro e panificvel, Milho, Acar, Cevada, Corn Glten, Farinha de colza, Palmiste, Polpa de Citrinos, Farinha de Girassol, Farinha de peixe, Cacau

Apoio Auditoria Valorimetria de Derivados e Testes de Eficcia Taxas de Juro e Monetrio FRA, IRS, Cap, Floor, Papel Comercial Economia Estudos Macroeconmicos Apoio em mercados financeiros de pases emergentes: Brasil e Amrica Latina, Europa de Leste (Polnia, Hungria, Romnia), frica (Angola, Gana, Moambique)

Equipa IMF
Carlos Balula Filipe Garcia Gil Arajo Hugo Lima Ricardo Marques Snia Mota Snia Rodrigues

Contactos
Tlf. Porto: +351 226 095 888 Fax Porto: + 351 226 095 933 Tlf. Lisboa: + 351 213 241 204 Fax Lisboa: + 351 213 558 076 imfporto@imf.pt imflisboa@imf.pt

Redes Sociais
www.twitter.com/imfsa www.facebook.com/imfmercados MSN: imfporto@imf.pt

www.imf.pt m.imf.pt

Potrebbero piacerti anche