Sei sulla pagina 1di 18

ndice 1 Caracterizao da Unidade .......................................................................... 2 1.1 - Especialidades oferecidas....................................................................... 2 1.2 - Servio de apoio diagnstico .................................................................. 2 1.

.3 - Programas de sade ............................................................................... 3 2 - Anlise da origem dos usurios da Unidade ................................................. 3 3 - Inspeo das Instalaes.............................................................................. 4 4 Equipamentos .............................................................................................. 8 5 - Servios continuados .................................................................................. 10 6 - Profissionais mdicos e consultrios .......................................................... 11 6.1 - Produo............................................................................................... 12 6.2 - Indicadores de utilizao de recursos ................................................... 12 7 - Exames complementares............................................................................ 16 8 Oportunidades de melhoria ........................................................................ 17 9 Questionamentos ....................................................................................... 17 10 Concluso ................................................................................................ 18

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Visita n 9 Data: 29/07/2005

1 Caracterizao da Unidade
Figura 1 - Entrada da Unidade

Posto de Sade Nicola Albano Endereo: Rua Boa Vista, 190 - Alto da Boa Vista Horrio de funcionamento: 2 sbado das 8:00 s 17:00 h

1.1 - Especialidades oferecidas

Clinica Mdica Fonoaudiologia Ginecologia Nutrio Odontologia Pediatria Psicologia

1.2 - Servio de apoio diagnstico

Eletrocardiografia (*)

Posto de Coleta

(*) obs.: O eletrocardigrafo estava quebrado no momento da visita.

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

1.3 - Programas de sade A Unidade participa dos seguintes programas da SMS:

Programas

Atividades desenvolvidas e Informaes Grupos,

Hipertenso e Diabetes

Cadastramento para benefcio do Remdio em casa e busca de participantes que abandonam o programa com o auxlio do Programa de Agente Comunitrio de Sade.

Sade Bucal SISVAN Ateno ao Idoso Ateno Mulher

Consultas e dentescola. Acompanhamento quinzenal e grupos (cozinha experimental). Anteriormente havia fornecimento de reforo nutricional. Grupos de artesanato, bazar e atividade Fazendo Arte. Pr-natal, Incentivo ao aleitamento materno e planejamento familiar. Atividades extra muro, acompanhamento do estado de sade da populao da rea. Aes de preveno e promoo da sade.

Agente Comunitrio de Sade

Obs.: Os casos enquadrados nos Programas DST/AIDS, tuberculose e Hansenase so notificados e encaminhados ao CMS Heitor Beltro.

2 - Anlise da origem dos usurios da Unidade


A direo da Unidade estima atender 9.500 pessoas residentes em 9 comunidades no Alto da Boa Vista. Alm disso, o Posto de Sade recebe pessoas de comunidades da AP 4.0 como Rio das Pedras, Tijuquinha, Muzema e Morro do Banco devido facilidade do servio de transporte.

Figura 2 -rea de abrangncia da Unidade Alto da Boa Vista

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Com relao demanda por servios oriunda de residentes de fora do Municpio do Rio de Janeiro, foi analisada uma amostra de inscries no livro de SPA1 (Servio de Pronto Atendimento). O resultado da anlise de tais registros evidenciado no quadro a seguir:

Classificao da origem dos atendimentos

Total de novas inscries Total de fora do Municpio

2040 1

100% 0,05%

Atravs do quadro acima se pode constatar que o percentual de pacientes que no pertencem ao Municpio do Rio de Janeiro corresponde a 0,05% do total de prontosatendimentos realizados no ms de julho/2005.

3 - Inspeo das Instalaes

Foi verificado que a Unidade est em bom estado de conservao, no apresentando rachaduras, pintura descascada, infiltraes ou goteiras nas paredes e teto, que, aparentemente, esto em adequado estado de higiene e so de fcil limpeza. A Unidade completamente plana facilitando o acesso de deficientes. Existem jardins internos e nas laterais da Unidade. Os locais de espera por atendimento dispem de bebedores, ventiladores, assentos em boa quantidade, trocadores para bebs, latas de lixo com tampa, farta iluminao e banheiros com lavatrios e sabo lquido. Os banheiros, no entanto, no possuem entrada ampla o suficiente para acesso de cadeira de rodas. A Unidade dispe de sala de reunies onde so realizadas palestras, atividades de grupos e projeo de vdeos. O Setor de Documentao apresentava um estado regular de conservao, porm no possua funcionrios fixos, o que dificulta a organizao deste setor.

Quando um paciente procura a unidade e no possui cadastro (pronturio), o atendimento realizado atravs do

servio de pronto atendimento (SPA), e os procedimentos realizados permanecem registrados em um formulrio especfico.

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Pde-se observar, no decorrer desta visita, que parte dos pronturios e ainda outros documentos da Unidade se encontravam armazenados em caixas no almoxarifado, cabendo ainda ressaltar, nesse local, a presena de materiais inflamveis e a inexistncia de

equipamentos de combate a incndio.

Figura 3 - Almoxarifado de materiais, com material inflamvel, direita, sem a presena de extintores de incndio.

Figura 4 - Sala de espera ventiladores, bebedor, jardim interno e assentos em boa quantidade, esquerda. direita, o fraldrio.

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Figura 5 -Banheiro da sala de espera, esquerda, onde se v o difcil acesso ao mesmo. direita, Sala de Reunies.

Consultrios:

A Unidade composta de 7 consultrios. Foi constatado durante a visita aos consultrios mdicos e salas, que os mesmos esto em bom estado de conservao, possuindo tambm boa ventilao, aparelhos de ar-condicionado, latas de lixo com tampa e lavatrios com papel toalha e sabo lquido. Cinco consultrios, reservados para atendimento mdico (clnica mdica, ginecologia, pediatria e odontologia) tm o p-direito elevado com janela junto ao teto facilitando a iluminao. Alm disso, possuem 2 entradas e ante-sala. Uma dessas salas disponibilizada para atendimentos a pequenas emergncias que eventualmente possam ocorrer e dispe de uma maleta com equipamentos especficos para este tipo de atendimento (laringoscpio, entubador, entre outros). As especialidades de nutrio, psicologia e fonoaudiologia repartem os outros dois consultrios.

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Figura 6 -Consultrios com latas de lixo com tampa e lavatrios com papel toalha e sabo liquido.

Figura 7 -Consultrio com ventilador e bem iluminado. direita, caixa de parada infantil para emergncias.

Farmcia Responsvel: A Unidade no dispe de farmacutico. A diretora e a coordenadora de programas assumiram a responsabilidade pela Farmcia, sendo a contagem de medicamentos verificada pela farmacutica da CAP 2.2. Funcionrios: Uma auxiliar de enfermagem designada no momento da distribuio de medicamentos aos pacientes. Sistema de controle de estoque: Manual.

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Aps a checagem de itens de verificao bsica, atravs do questionrio elaborado com o auxlio da ENSP/FIOCRUZ, podem-se verificar os seguintes pontos positivos: bom estado do piso, paredes e teto quanto limpeza e conservao; armazenamento separado de medicamentos e material de limpeza e saneamento; no foram encontrados medicamentos vencidos.

Porm, foram identificados os seguintes pontos negativos: climatizao atravs de ventilador; algumas caixas de medicamentos estavam pousadas diretamente no piso ou encostadas na parede; no havia extintor.

Figura 8 -Farmcia mal iluminada com caixas de medicamentos encostadas na parede.

4 Equipamentos
Durante a visita foram verificados o estado de conservao e a manuteno dos seguintes equipamentos:

Autoclave (01) Estado: em funcionamento. Manuteno: empresa STTR (PA 09/014398/00 Termo de Rerratificao n 563/04 ao Termo Aditivo n 573/04 40/6393/2004, ora arquivado).

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Eletrocardigrafo (01) Estado: fora de funcionamento. O equipamento retornou danificado aps emprstimo ao Hospital do Andara, a diretora da Unidade relatou ainda que no consegue realizar o conserto do equipamento.

Equipos Odontolgicos (01) Estado: em funcionamento. Manuteno: Aps o trmino do contrato com a empresa MCA, no foi realizada ainda nenhum tipo de manuteno no equipo da Unidade.

Sonar Fetal Digital (01) Estado: fora de funcionamento. A Unidade est cotando fornecedores para o conserto.

Aparelhos de Presso (22) Estado: 6 em funcionamento. Manuteno: Est sendo realizada pesquisa de preo para execuo dos servios

Balana Peditrica (02) Estado: em funcionamento. Manuteno: O IPEM (Instituto de Pesos e Medidas) foi chamado para aferio.

Eletrocautrio (01) Estado: em funcionamento. Manuteno: Ainda no foi realizado nenhum procedimento de manuteno, portanto no h um procedimento definido na Unidade

Fotopolimerizador (01) Estado: em funcionamento. Manuteno: Ainda no foi realizado nenhum procedimento de manuteno, portanto no h um procedimento definido na Unidade

Aspirador Eltrico (01) Estado: em funcionamento. Manuteno: Ainda no foi realizado nenhum procedimento de manuteno, portanto no h um procedimento definido na Unidade

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

5 - Servios continuados
Limpeza Prestadora dos servios: ATRIO-RIO SERVICE. - 1 Termo Aditivo n 219/05 ao Contrato n 170/2005 - Processo administrativo n 09/011.011/2005. 40/2565/2005, em tramitao. - Quantidade de serventes na Unidade: 03, conferindo com o Projeto Bsico. - Projeto Bsico disponvel para consulta na Unidade: sim. - No momento da verificao das atestaes nas Notas fiscais deste servio pode-se observar que o valor das mesmas no correspondia ao valor encontrado na planilha demonstrativa constante do Projeto Bsico. Tal fato fica mais bem evidenciado no quadro a seguir.

Confronto ente Notas Fiscais e valor dos servios

Valor Projeto Bsico Nota Fiscal N 038 (15/06/05) Perodo 01/05/05 31/05/05

R$ 4.679,22

R$ 4.834,45

Manuteno Predial Prestadora dos servios: Emacel (fornece material e mo-de-obra) No existe contratado na Unidade, apenas comparecem quando feita uma solicitao por ordem de servio ou em situaes de emergncia. Tempo de atendimento mdio gira em torno de 2 semanas. Projeto Bsico disponvel para consulta na Unidade: no

Lavagem: realizada pela S/CIN/CAL da Penha

Vigilncia: Transsegur Contrato n 660/2004 Processo administrativo n 09/022.831/2004 Quantidade de vigilantes na Unidade: 02, sendo 01 diurno e 01 noturnos Projeto Bsico disponvel para consulta na Unidade: no

Outros servios continuados - Teste do Pezinho: APAE Contrato: No se obteve informaes a respeito do instrumento contratual na Unidade

10

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

A Apae transporta amostras de sangue para a realizao do teste do pezinho. Projeto Bsico disponvel para consulta na Unidade: no

6 - Profissionais mdicos e consultrios


A Unidade possui 6 consultrios utilizados por 21 (vinte e um) profissionais. Contudo, existem algumas particularidades a serem consideradas conforme mostra a tabela a seguir:

Quadro de distribuio de profissionais e consultrios vinculados produo de consultas mdicas analisada

Especialidade

N de profissionais

N de consultrios 021 01 01 1 0,672 0,672 0,672 7

Clnica Mdica Pediatria Ginecologia/Obstetrcia Odontologia Fonoaudiologia Nutrio Psicologia Total Obs
1

03 02 02 04 01 01 01 14

01 (um) consultrio disponibilizado para emergncias, possuindo

maca com rodas e equipamento especfico.


2

as especialidades Fonoaudiologia, Nutrio e Psicologia dividem 2

consultrios

11

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

6.1 - Produo Foi analisada a produo de consultas mdicas da Unidade no perodo de 01/05/2004 a 30/04/2005.

Quadro comparativo produo de consultas real X esperada

Especialidade

Produo total de consultas

Mdia mensal de consultas

Capacidade mensal de produo dos consultrios (*) (N de consultas)

Capacidade mensal de produo dos mdicos (**) (N de consultas)

Clinica Geral Pediatria Ginecologia/Obstetrcia Total Geral

8.524 4.437 4.966 17.927

710,3 369,8 413,8 1.493,9

1216 608 608 2.432

837,5 558,3 558,3 1.954,2

(*) calculada considerando-se o horrio de 8 horas dirias de segunda a sexta-feira e os parmetros de produo de consultas da Portaria 1.101 do M.S (4 consultas/hora) e um parmetro redutor de 0,95, que considera a ocorrncia de feriados. = n de horas semanais x n de consultrios x 4 consultas/hora x 4 semanas x redutor. (**) calculado considerando-se a carga horria normal de 24 horas semanais e um parmetro redutor de 0,727 que considera fatores de absentesmo, como: frias, faltas, feriados, atividades fora de consultrio., e os parmetros de produo de consultas da Portaria 1.101 do M.S. (4 consultas/hora). = carga horria semanal x n de mdicos x redutor x 4 consultas/hora x 4 semanas

6.2 - Indicadores de utilizao de recursos

Para avaliao das Unidades de Ateno Bsica da Rede Municipal de Sade, foram construdos indicadores que possibilitariam a comparao do grau de utilizao dos recursos postos disposio das mesmas.

12

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Taxa de ociosidade mdia dos consultrios mdicos da Unidade Este indicador permite avaliar a ociosidade dos consultrios mdicos por meio da comparao entre o n de horas disponveis de consultrio2 por semana e o n de horas de consultas mdicas3 por semana.

Frmula: Io = 1- (N de horas de consulta por semana / Horas disponveis de consultrio por semana)

Taxa de ociosidade mdia dos consultrios de atendimento bsico

Esta taxa, calculada da mesma forma que a anterior, permitir avaliar a ociosidade dos consultrios de atendimento bsico (clnica geral, ginecologia/obstetrcia e pediatria).

Frmula: Iob = 1- (N de horas de consulta por semana / Horas disponveis de consultrio por semana)

N de mdicos / consultrios

Este indicador permite avaliar a capacidade de ocupao dos consultrios mdicos.

Frmula: Nm/c = (N de mdicos / N de consultrios)

Taxa de produtividade dos consultrios mdicos

Este indicador calculado comparando-se a capacidade de produo mensal de consultas dos consultrios mdicos da Unidade, com a produo real de consultas mdicas. Permite avaliar o quanto a produo real de consultas se aproxima da capacidade instalada da Unidade.

Frmula: Ipc = (Produo mdia mensal de consultas / capacidade de produo mensal de consultas dos consultrios mdicos da Unidade)

2 3

calculada considerando-se o horrio de 8 horas dirias de segunda a sexta-feira.. O nmero esperado de horas trabalhadas dos profissionais mdicos calculado considerando-se a carga horria normal de 24 horas

semanais e um parmetro redutor de 0,727 que considera fatores de absentesmo, como: frias, faltas, feriados, atividades fora de consultrio.

13

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Taxa de produtividade dos profissionais mdicos

Este indicador calculado comparando-se a capacidade de produo mensal de consultas dos mdicos da Unidade, com a produo real de consultas mdicas. Permite avaliar o quanto a produo real de consultas se aproxima da produo esperada por parte da equipe.

Frmula: Ipc = (Produo mdia mensal de consultas / capacidade de produo mensal de consultas dos mdicos da Unidade)

Quadro de indicadores

A N de consultrios mdicos B horas de funcionamento /semana C N de semanas ms D consultas / hora E fator de reduo dos consultrios F Horas efetivas de consulta / semana dos consultrios =AXBXE G Capacidade mensal de produo de consultas dos consultrios =FXDXC

4 40 4 4 0,95 152

2432

Mdicos H N de mdicos I Jornada de trabalho semanal J fator de reduo dos mdicos K n de horas de consulta por semana na Unidade =HXIXJ L Capacidade mensal de produo de consultas dos mdicos =KXCXD M Produo mdia mensal de consultas mdicas 1494,0 1954,2 7 24 0,727 122,1

14

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Atendimento bsico - consultrio N N de consultrios de atendimento bsico O Horas efetivas de consulta / semana dos consultrios =NXBXE P Capacidade mensal de produo de consultas dos consultrios =OXDXC 2432,0 4 152

Atendimento bsico - mdicos Q N de mdicos de atendimento bsico R n de horas efetivas de consulta por semana na Unidade =QXIXJ S Capacidade mensal de produo de consultas dos mdicos =RXCXD T Produo mdia mensal de consultas de atendimentos bsicos 1494 1954,2 7 122,1

1 Taxa de ociosidade de consultrios mdicos (=1-( K/F))

19,65%

2 Taxa de ociosidade de consultrios de atend. bsico 19,65% (=1-(R/O)) 3 N de profissionais mdicos lotados na Unidade 7

4 N de consultrios mdicos

5 N de profissionais mdicos / consultrio = (H/A) 6 N mdio mensal de consultas de atend. bsico

1,75

1494

7 N de consultrios de atendimento bsico

8 N mdio mensal de consultas bsicas / consultrio = (T/N)

373,5

15

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Taxa de produtividade mdia dos consultrios 9 mdicos (= M/G) Taxa de produtividade mdia dos profissionais 10 mdicos (=M/L) 76,45% 61,43%

7 - Exames complementares
Radiolgicos - Local de realizao: PAM Matoso. - O paciente se dirige ao PAM para realizar a marcao do exame, no existe um agendamento prvio realizado pela Unidade. - Cota: no existe. - Tempo de espera para marcao: A Unidade no possui esta informao, pois ela depende da disponibilidade do PAM. - Tempo de espera para resultado: A Unidade no possui esta informao, pois ela depende da disponibilidade do PAM.

Ultra-som - Local de realizao: o exame solicitado CAP. - Tempo de espera para marcao: A Unidade no possui esta informao. - Tempo de espera para resultado: A Unidade no possui esta informao.

Ultra-som Obsttrico - Local de realizao: PAM Matoso. - Cota: 3 vagas todas quintas-feiras. - Tempo de espera para marcao: A Unidade no possui esta informao. - Tempo de espera para resultado: A Unidade no possui esta informao.

Sangue - Local de realizao: PAM Matoso. - Coleta: na prpria Unidade. - Cota: no existe. O limite determinado pelo horrio da coleta, uma vez que este influi no processamento da amostra. - Tempo de espera para resultado: 1 semana.

16

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

Fezes/Urina - Local de realizao: PAM Matoso. - Coleta: na prpria Unidade. - Cota: no existe. - Tempo de espera para resultado: 1 semana.

8 Oportunidades de melhoria
Sugerimos que sejam feitas as seguintes recomendaes SMS: 1. Ampliao da entrada do banheiro da sala de espera, de difcil acesso, conforme mostra a Figura 5; 2. Reforma do Setor de Documentao e atribuio de um funcionrio responsvel pelo setor; 3. Informatizar o controle de estoque da Farmcia; 4. Estudar a possibilidade de disponibilizar servidor especializado para alocao na Farmcia da Unidade

9 Questionamentos
1. Justificar diferenas entre notas fiscais e valores previstos na planilha demonstrativa da alterao do contrato mantido com a empresa ATRIO-RIO. 2. Guardar os pronturios em local adequado e no no almoxarifado de material conforme verificado poca da visita; 3. Enviar Unidade cpia dos projetos bsicos dos servios continuados que no estavam poca da visita; 4. Instalar equipamentos de combate a incndio no almoxarifado de farmcia e no de materiais

17

4 IGE / SCE
Visitas Tcnicas

10 Concluso Diante do exposto, opinamos para que o presente relatrio seja enviado SMS, a fim de que adote as providncias cabveis, prestando os esclarecimentos necessrios aos pontos levantados nos itens 8 e 9, com posterior encaminhamento a esta Corte, fixando-se para tanto prazo razovel.

4 IGE/SCE em 07/10/2005

Marcelo Monjardim Abramovic Assessor 4 IGE Matr. 40/901.244

Christiano Lacerda Tcnico de Controle Externo Matr. 41/901.384

18

Potrebbero piacerti anche