Sei sulla pagina 1di 5

Ficha Tcnica de Segurana e Uso

Data de emisso: 21/11/06 Revisado por: E.R. Verso: 1.1

1. - Identificao do produto e a empresa fabricante: Identificao do produto: cido Actico. Apresentao: Gales de 5 l Cdigo do produto: AA-99. Frmula qumica: CH3COOH. Nmero CAS: 64-19-7. Uso do produto: Bactericida. Utilizado em lavados qumicos de equipamentos de hemodilise como antiincrustante (dissolues entre 2,5% e 5%). Fracionado e distribudo: Oxidial SRL / Qumica fg SC Rosales 8240 - Mar del Plata Tel. (0223) 4827000 0800 www.oxidial.com.ar 2. - Composio e informao de componentes: Ingrediente cido Actico Frmula CH3OOH Porcentagem por peso 99 % Nmero CAS 64-19-7

3. - Propriedades fsicas e qumicas: Aspecto fsico: lquido, lmpido, incolor, cheiro caracterstico picante (vinagre) pH 2,5 (10 g/l) Ponto de fuso: 16 C Ponto de ebulio: 118 C Ponto de inflamao: 40 C (formao de misturas explosivas) Temperatura de auto-ignio: 485 C Solubilidade: Miscvel com a gua Densidade: 1.05 gr./cm3

4. - Identificao de perigos: Os efeitos da toxicidade se relacionam com suas propriedades altamente corrosivas. Inflamvel. Provoca queimaduras graves.

O esquentamento intenso pode produzir aumento da presso com risco de exploso. As vias de entrada podem ser: Inalao: Irritao de nariz e garganta, dificuldade para respirar, tosse, fleuma. Contato com a pele: Risco de irritaes e queimaduras severas. Olhos: Irritao severa dos olhos, leses oculares graves. Ingesto: Irritao, queimadura e perfurao do trato gastrointestinal. Nuseas e vmitos. Dificuldade para respirar. Moderadamente txico. 5. - Primeiros socorros: Recomendaes: Equipamento de proteo pessoal ao manuse-lo (mscara, luvas resistentes, culos de proteo, roupas de faxina e botas impermeveis). Lavar com gua a roupa e equipamentos antes de serem secados. Caso seja inalado levar a local fresco e bem arejado. Caso respingue nos olhos, enxaguar com abundante gua mantendo as plpebras abertas. Se no puderam manter as plpebras abertas aplicar colrio analgsico na zona afetada. Tirar a roupa e calado contaminados em caso de derrame (debaixo de um chuveiro se for necessrio) e lavar com abundante gua a pele afetada. Caso seja ingerido, enxaguar a boca e subministrar gua fresca. Se no estiver consciente no subministrar nada pela boca. No provocar vmitos. Em todos os casos consultar com um mdico imediatamente ou transferir a pessoa ao hospital 6.- Medidas para combater incndio: Manter afastado de fontes de ignio. Combustvel. Podem-se formar misturas explosivas com o ar. Caso o produto esteja envolvido em um incndio podem se formar vapores de cido actico e gases venenosos durante a combusto. Estes vapores so mais pesados que o ar, por tal motivo podem se deslocar a nvel do cho. Intervir sempre com gua a uma distncia prudencial, sendo tambm adequados outros mtodos de extino como Dixido de carbono (CO2), espuma ou p seco. Manter frio os gales e as outras instalaes Evacuar todo o pessoal no capacitado.. Utilizar mscaras com sistema de respirao artificial e equipamento de proteo adequado em caso de interveno. Se houver algum problema, avisar imediatamente aos bombeiros.

7. - Medidas em caso de fugas acidentais: No inalar os vapores. Utilizar equipamento de proteo completo. Diluir com abundante gua. Se a perda for grande conter com areia e terra (no serragem) ou em contineres para resduos para sua posterior eliminao segundo normativas vigentes.

No acrescentar produtos qumicos. S se quiser neutralizar utilizar solues diludas de hidrxido ou carbonato sdico. De modo algum devolver o produto recuperado ao recipiente original. Corri os metais.

8. - Manuseio e armazenamento: Manuseio: Operar em rea bem ventilada e fresca. Evitar o contato no manuseio com outra sustncia oxidante, bases fortes ou matria orgnica. Uma vez utilizado fechar novamente, j que a partir de 20 C mediante evaporao pode-se atingir uma concentrao nociva no ar. Nunca devolva o produto no utilizado ao recipiente original. Utilize proteo pessoal adequada para tal fim. (ver item5) Armazenamento: Conservar em rea ventilada e fresca afastado de fontes de calor, como por exemplo: chamas, lneas de vapor ou sol direto. Manter longe de produtos incompatveis (ver item 9) Manter fechado com todo seu embrulho original. As temperaturas de armazenamento inferiores a 16 C o produto se solidifica. aconselhvel para seu correto uso manter por cima da mesma, mas isto no modifica suas propriedades. 9. - Estabilidade e reatividade: Estvel sob condies normais de uso. Mantenha estritamente as condies de manuseio e armazenamento mencionadas. Reage violentamente com oxidantes como trixido de cromo, permanganato de potssio e bases fortes Materiais e sustncias que se devem evitar: gua. Anidridos / Aldedos. Halogenuros de halgeno. Agentes oxidantes (entre outros cidos perclrico, percloratos, halogenatos, CrO3, halogenxidos, cido ntrico, xidos de nitrognio, xidos no metlicos, cido cromo sulfrico) Metais com formao de gs combustvel (hidrognio) Hidrxidos alcalinos. Materiais orgnicos. Sustncias inflamveis. 10. - Informao toxicolgica: Toxicidade aguda: DL50 oral rata: 3310 mg/Kg.

DL termal coelho: 1060 mg/Kg. Valor umbral de cheiro: 0.21 a 1.0 ppm. Controle limite de exposio: VLA 15 ppm ou 37 mg/m3 Pode causar espaamento, fendas na pele ou dermatite ante uma exposio prolongada. 11. - Informao ecolgica: facilmente metabolizada pela maior parte dos organismos vivos. Biodegradvel. Utilizar o produto segundo as corretas prticas de trabalho evitando sua disperso em seu estado puro no meio ambiente. Altamente txico em meios aquticos (em funo da concentrao de vertido e a variao de pH). 12. - Consideraes sobre sua eliminao: No se estabeleceram pautas homogneas sobre eliminao de resduos qumicos, j que o mesmo tem carter de resduo especial, ficando sujeito seu tratamento e eliminao aos regulamentos internos de cada regio. No reutilizar os recipientes nem as embalagens. 13. - Informao sobre o transporte: Classe 8 Grupo de embalagem II Denominao tcnica: cido Actico Glacial. Sob nenhuma circunstncia alterar sua embalagem original (recipientes primrio, secundrio e tercirio). No transportar com alimentos e pensos.

14. - Informao regulamentar: Etiquetado:

Corrosivo (8)

Frases R: 10-35 Inflamvel. Provoca queimaduras graves. Frases S: 23c-26-45 No respirar vapores. Em caso de contacto com os olhos, lavar imediatamente com abundante gua. Em caso de acidente ou mal-estar acudir imediatamente ao mdico.

15.- Informao complementar: Azul: Perigo para a sade 4- Mortal 3- Muito perigoso 2- Perigoso 1- Pouco perigoso 0- Normal Vermelho: Inflamvel 4- Debaixo de 25 C 3- Debaixo de 37 C 2- Debaixo de 93 C 1- Por cima de 93 C 0- No arde Amarelo: Reatividade 4- Pode explodir 3- Pode explodir em caso de choque ou esquentamento 2- Mudana qumica violenta 1- Instvel em caso de esquentamento 0- Estvel

Branco: Perigo especfico ACID cido ALK Alcalino COR Corrosivo OXY Oxidante P Polimeriza

Observao: Recomendamos que o encarregado de seu manuseio tenha a informao sobre sua aplicao e os riscos especficos do produto. Esta folha foi redigida pelo Depto. Tcnico de Oxidial SRL baseado em conhecimentos prprios e de nosso fornecedor ao dia de sua emisso. A mesma faz referncia unicamente ao produto indicado e pode no ser vlida se for utilizado de forma inadequada ou em combinao com outros. Em cada caso responsabilidade do usurio determinar como esta informao deveria ser aplicada e a adaptabilidade a sua particular finalidade. Para maior informao entrar em contato ao (0223) 4827000 ou por e-mail a info@oxidial.com.ar

Potrebbero piacerti anche