Sei sulla pagina 1di 10

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS - UEA ESCOLA SUPERIOR DE CINCIAS DA SADE - ESA GENTICA HUMANA

DOENA DE WILSON

MANAUS AM 2011

FERNANDA SOUZA NASCIMENTO - 1022030025 GIOVANNA LAMARO LIMA 1022020028 HELEN SUZANY PEREIRA MAGALHES 1022020031 MRCIO BASTOS BRANDO 1022030031 SAMANTA KRIMA DA SILVA FONSECA - 1022010040

DOENA DE WILSON

Trabalho apresentado Universidade do Estado do Amazonas UEA, como exigncia para a obteno de nota parcial da disciplina de Gentica Humana, ministrada pela Prof. Suelen Regina Lopes Krichan.

MANAUS AM 2011

INTRODUO

A Doena de Wilson, tambm chamada de degenerao hepatolenticular nome que constava como ttulo da dissertao de Mestrado do Dr. Samuel A. K. Wilson - uma condio sistmica decorrente de erro inato do metabolismo de cobre, com importantes manifestaes neurolgicas e/ou hepticas. um distrbio autossmico recessivo que normalmente acontece entre a primeira e terceira dcada. O defeito gentico localiza-se no cromossomo 13. Estas alteraes requerem identificao diagnstica adequada e intervenes teraputicas eficazes. Mais dados sero abordados no enredo deste trabalho.

HISTRICO
Em 1912, Samuel Alexander Kinnier Wilson, um neurologista britnico, descreveu a degenerao hepatolenticular numa dissertao de mestrado, que foi premiada com uma medalha de ouro, intitulada "Degenerao lenticular progressiva". Foi homenageado por sua pesquisa sobre a doena e, posteriormente, o transtorno se tornou conhecido como "doena de Wilson".

CONCEITO
A Doena de Wilson uma disfuno gentica que provoca um acmulo excessivo de cobre no organismo. Deve ser diagnosticada e tratada antes que o envenenamento por cobre provoque danos graves e at mesmo a morte. O cobre est presente na maioria dos alimentos, e pequenas parcelas dele so to essenciais quanto as vitaminas. s vezes se ingere mais cobre do que se necessita; as pessoas saudveis eliminam o cobre de que no precisam, mas os doentes de Wilson no fazem isso espontaneamente. Nos doentes de Wilson, o cobre comea a se acumular logo aps o nascimento. Seu excesso ataca o fgado e o crebro, provocando hepatite e sintomas neurolgicos e psiquitricos. Os sintomas geralmente aparecem no fim da adolescncia (entre 6 a 20 anos de idade). Os sintomas podem ser uma anemia hemoltica ou sintomas semelhantes aos do parkinsonismo. No importa como a doena comea, ela sempre fatal se no for diagnosticada e tratada. Por outro lado, importante se saber que os sintomas podem ser revertidos quando a doena tratada. O primeiro lugar do corpo que o cobre ataca, o fgado. Em cerca de metade dos pacientes de Wilson, o fgado o nico rgo afetado. As alteraes nas clulas do fgado so visveis apenas no microscpio. Quando a doena evolui, costuma-se pensar que se trata de uma hepatite infecciosa ou de uma mononucleose infecciosa, quando na verdade o que eles tm a hepatite da doena de Wilson. Um resultado inexplicvel em um teste de fgado deve sempre levar a se pensar em um diagnstico de Doena de Wilson.

GENTICA
A Doena de Wilson uma doena de carter autossmico recessivo, causada por mutaes em um gene do cromossomo 13 que codifica a protena ATP7B, uma enzima do tipo ATPase que tem a funo de secretar o cobre na bile. Existem mais de 40 mutaes descritas. A incidncia em homozigotos de 1 : 30000, sendo que em heterozigotos a doena no se desenvolve, por isso no precisam ser tratados. O gene ATP7B est contido em uma rea do DNA de aproximadamente 80 kb. Ele contm 22 xons transcritos em um RNA mensageiro de aproximadamente 7,8 kb que tem alta expresso no fgado. Diversos tipos de mutaes nesse gene podem causar a Doena de Wilson.

FISIOLOGIA
A excreo biliar de cobre est marcadamente diminuda e o metal no pode ser incorporado adequadamente ceruloplasmina. Conseqentemente, o cobre em excesso distribui-se inicialmente no citoplasma, provavelmente ligado a uma forma no-txica de metalotionena, e posteriormente aparece em densos grnulos nos lisossomos. O cobre livre (no ligado ceruloplasmina), liberado na circulao a partir de hepatcitos lesados, deposita-se em tecidos extra-hepticos, e um dos principais locais para a sua deposio o crebro, causando dano neuronal e sendo responsvel pelas manifestaes neurolgicas e psiquitricas da Doena de Wilson. A ceruloplasmina uma glicoprotena sintetizada no fgado que contm 6 tomos de cobre por molcula. O defeito no transporte intra-celular de cobre leva a uma diminuio na incorporao de cobre na ceruloplasmina.

MANIFESTAES CLNICAS
As manifestaes clnicas da Doena de Wilson devem-se, principalmente, ao acometimento heptico e do sistema nervoso central, sendo extremamente variveis. Sem tratamento, a doena evolui para insuficincia heptica, doena neuropsiquitrica, falncia heptica e morte. As manifestaes hepticas podem variar de um quadro assintomtico at casos com cirrose descompensada. Alguns indivduos podem se apresentar com hepatite

fulminante. As manifestaes clnicas do sistema nervoso central podem, em alguns casos, ser a forma de apresentao da doena. Os sinais e sintomas mais freqentes so anormalidades motoras incluindo distonia, rigidez, tremores e disartria. Em at 20% dos casos, os pacientes podem ter sintomas exclusivamente psiquitricos, sendo estes muito variveis e incluindo depresso, fobias, comportamento compulsivo, agressivo ou anti-social. A Doena de Wilson tambm pode causar dano renal (nefrocalcinose, hematria, aminoacidria), hemlise, hipoparatireoidismo, artrite, artralgias, osteoartrose, cardiomiopatia e arritmias. Os fenmenos neuropsiquitricos so demncia, psicose e sinais de asterxis (movimentos anormais, especialmente das mos) e parkinsonismo (tremores mais evidentes em movimentos finos e lentos). O quadro clnico inicial mais comum o do paciente que fala de modo "arrastado" como se estivesse embriagado e tem marcha de bases alargadas e titubeante, muito embora possa ter domnio perfeito de suas faculdades mentais. Posteriormente, a doena evolui para acometimento da percepo e da cognio (falta de lucidez).

DIAGNSTICO
O diagnstico da Doena de Wilson feito de maneira relativamente simples. Os exames de laboratrio so principalmente: nvel de cobre na urina de 24 horas (maior do que 100 microgramas/24hs), cobre no sangue, contagem de ceruloplasmina no sangue; verificao da existncia do anel de Kaiser-Fleischer nos olhos (nem sempre presente). Esse anel, quando presente, sinal decisivo da doena de Wilson; pode ser invisvel a olho nu, por isso necessrio o exame com lmpada de fenda por um oftalmologista. Estes exames so os principais, e muitas vezes bastam para o diagnstico. Se muito necessrio, faz-se uma bipsia do fgado (que revelaria mais que 250mg/grama de tecido heptico seco no caso de existir a doena). Freqentemente, anormalidades no crebro podem ser diagnosticadas pelo exame de ressonncia magntica: os gnglios da base e o putmen so os mais comumente lesados; cerebelo, crtex cerebral e substncia branca podem tambm estar envolvidos. Quando h uma hepatite fulminante na doena de Wilson, esto presentes Corpsculos de Mallory e necrose heptica submacia.

Os testes podem diagnosticar a doena tanto em pacientes com sintomas, como naqueles que no apresentam nenhum sinal da doena. muito importante fazer o diagnstico da Doena de Wilson o mais cedo possvel, para evitar srios danos no fgado mesmo antes de quaisquer sinais da doena se manifestarem. Pessoas com a Doena de Wilson podem falsamente aparentar excelente sade. Para os parentes no afetados (assintomticos), um exame de urina deve ser feito aos cinco e outro aos quinze anos de idade. A averiguao para um baixo nvel de ceruloplasmina e de um funcionamento anormal do fgado pode ser feita aos dois anos de idade. 20% dos heterozigotos (portadores), tambm tm baixo nvel de ceruloplasmina no sangue, como os doentes de Wilson. Todos os irmos, tios, tias, filhos, sobrinhas, sobrinhos e primos devem fazer o teste para a Doena de Wilson. Os doentes de Wilson podem no apresentar nenhum sinal, sintomas ou evidncias da doena.

TRATAMENTO
A Doena de Wilson facilmente tratvel. Com a terapia adequada, o desenvolvimento da doena pode ser interrompido e muitas vezes os sintomas podem ser revertidos. O tratamento visa remover o excesso de cobre acumulado e prevenir um novo acmulo. importante que o tratamento seja mantido para o resto da vida. Uma vez diagnosticada a doena, deve-se imediatamente iniciar o tratamento: um atraso de apenas alguns dias pode provocar um agravamento irreversvel. O tratamento consiste em medicao associada a uma dieta alimentar com o mnimo possvel de ingesto de cobre, pelo menos na fase da retirada do metal acumulado antes do diagnstico (ver adiante a tabela com a quantidade de cobre nos alimentos). No momento, os mdicos escolhem uma dentre trs substncias para tratar a doena: a penicilamina (distribuda no Brasil com o nome de CUPRIMINE); o trientine (SYPRINE; ainda no disponvel no Brasil); o acetato de zinco (no Brasil, manipulado).

A penicilamina (CUPRIMINE) tem sido usada nos ltimos 20 anos; um agente quelante til no tratamento de diversas doenas; na doena de Wilson, destina-se a retirar o cobre depositado em tecidos do organismo: associa-se ao cobre (e outros metais pesados) para formar complexos estveis que so expelidos pela urina. Entretanto, " um medicamento com alta incidncia de efeitos indesejveis, alguns dos quais podem ser graves", conforme sua prpria bula. Sua ingesto deve ser seguida pelo mdico especialista. Costuma-se acompanhla de vitamina B6, que parece proteger o sistema nervoso dos efeitos colaterais desta medicao. O acetato de zinco age bloqueando a absoro de cobre pelo trato intestinal; sua ao remove o cobre acumulado (embora lentamente) e previne um novo acmulo. Sua maior vantagem a ausncia de efeitos colaterais. A eficcia do acetato de zinco tem sido demontrada h quinze anos, com experincias internacionais; constitui-se em uma alternativa efetiva para a manuteno do tratamento, logo aps a retirada do cobre acumulado anteriormente. Pode ser tomado durante toda a gravidez sem causar anomalias no feto; pode tambm ser usado mesmo por crianas pequenas. O acetato de zinco particularmente interessante para os pacientes que tenham desenvolvido reaes adversas aos agentes quelantes. Ele parece induzir a produo intestinal de metalotionina, uma protena com grande afinidade com o cobre; essa ao bloqueia a absoro de cobre envolvendo-o com entercitos. Isto quer dizer que novas ingestes de cobre no atingem o sistema circulatrio, sendo excretado. O Trientine um quelante que est sendo utilizado nos Estados Unidos com bons resultados. Pacientes que no toleraram a penicilamina tm, muitas vezes, se beneficiado bastante com o uso do trientine. Ainda no est venda no Brasil. Pacientes portadores de hepatite grave podem precisar de um transplante de fgado. A interrupo completa do tratamento resultar em morte, algumas vezes num prazo de trs meses. A diminuio da dosagem pode resultar numa progresso desnecessria da doena.

CONCLUSO

Com base nas informaes contidas neste trabalho acerca da Doena de Wilson, pode-se concluir que ela uma patologia progressiva e que pode ser fatal, cujo diagnstico deve ser feito o mais rpido possvel e o tratamento introduzido em seguida, valendo ressaltar que a doena acomete vrios rgos e pode ser confundido com outras patologias. O diagnstico inicial feito principalmente pelo nvel plasmtico de cobre no organismo e exame com lmpada de fenda, em seguida, tratado com medicamentos, principalmente com a D-penicilamina, mas no deve esquecer-se da dieta, trientina, acetato de zinco oral, entre outros.

REFERNCIAS

Associao Brasileira dos Doentes de Wilson. Doena de Wilson - Disponvel em: <http://www.doencadewilson.org> Acessado em: 22 Jun 2011. HEPCENTRO, Hepatologia Mdica. Doena de Wilson Disponvel em: <http://www.hepcentro.com.br/wilson.htm> Acessado em: 23 Jun 2011. MINISTRIO DA SADE. Protocolos Clnicos e Diretrizes Teraputicas Medicamentos Especiais. Doena de Wilson - Disponvel em: <http://dtr2001.saude.gov.br/sas/dsra/protocolos/do_d13_00.htm> Acessado em: 23 Jun 2011. HOSPITAL ANA COSTA - Revista Mdica Ana Costa. Doena de Wilson Diagnstico e Tratamento. Disponvel em: < http://www.revistamedicaanacosta.com.br/9%283%29/artigo_2.htm> Acessado em: 23 Jun 2011. WIKIPDIA, A Enciclopdia Livre. Doena de Wilson Disponvel em <http://pt.wikipedia.org/wiki/Doen%C3%A7a_de_Wilson> Acessado em: 22 Jun 2011.

Potrebbero piacerti anche