Sei sulla pagina 1di 2

A carroceria certa para a pista certa

As equipes da NASCAR montam dois tipos de carros. Alguns servem para pistas curtas, como a Bristol Motor Speedway em Tennessee, Estados Unidos, onde as velocidades mximas so menores e as curvas so mais fechadas. Elas tambm constroem carros para os superovais, como o de Talladega, no estado americano do Alabama, onde as velocidades mximas so mais altas, mas a potncia do motor limitada.

Carros para pistas curtas


O objetivo do projeto de um carro para pista curta criar tanta fora vertical descendente quanto possvel. A fora vertical descendente uma fora aerodinmica que tende a pressionar o carros contra o solo permitindo que os pneus tenham maior aderncia pista. Isto faz com que os carros possam entrar nas curvas mais fechadas com a mxima velocidade possvel. Isso, no entanto, traz o problema de maior arrasto aerodinmico, mas nas pistas curtas reduzir esse arrasto no to importante devido aos motores poderem desenvolver sua mxima potncia (eles no so limitados por chapas de restrio na admisso) e as velocidades em geral so mais baixas. Testes so feitos em um tnel de vento visando otimizao do desenho da carroceria para mxima fora vertical descendente. A carroceria montada to recuada no chassi quanto possvel num carro para superoval - cerca de 13 cm para trs a partir do ponto normal de montagem. Isto ajuda o carro a criar fora vertical descendente adicional. Os paralamas dianteiros em carros para pistas curtas so mais pronunciados e curvados, o que tambm ajuda a produzir fora vertical descendente. Uma vez que as velocidades so inferiores nas pistas curtas, obter um volume adequado de ar de resfriamento para o motor e freios pode ser um desafio, especialmente porque os motores e freios geram mais calor nas corridas neste tipo de pista. A abertura da grade dianteira de um carro para pista curta maior que a de um carro para superoval e tubulaes adicionais levam o ar diretamente para os freios.

Carro para pista curta

Carro para super-speedway

Carros para superoval


Nas superovais, a pista mais longa e as retas so maiores e a superelevao nas curvas alta, permitindo que os carros mantenham alta velocidade em toda a pista. O objetivo na construo de um carro para superovais reduzir o arrasto. Essas pistas exigem o uso de chapas restritoras na admisso que reduzem a potncia do motor de cerca de 750 cavalos de fora (cv) para 450 cv.

Uma vez que o motor no est produzindo sua potncia total, importante fazer o melhor uso da potncia disponvel pela reduo do arrasto aerodinmico. A carroceria em um carro para superoval montada avanada no chassi a fim de reduzir o arrasto. As laterais e os paralamas so menos arredondados e a abertura da grade cuidadosamente testada em um tnel de vento para se encontrar a menor abertura que oferea o fluxo de ar de arrefecimento necessrio.

Este dispositivo colocado atrs da grade durante o teste com o tnel de vento para determinar a velocidade do ar que entra no compartimento do motor

Nas maiores velocidades em um superoval h fluxo de ar suficiente para resfriar os freios e uma abertura muito menor pode fornecer resfriamento adequado para o motor.

Potrebbero piacerti anche