Sei sulla pagina 1di 29

MRMORE DE SERPENTINITO COMO CORRETIVO DE SOLO: ESTADO DA TCNICA

ALINE MARIA DOS SANTOS TEIXEIRA

Monografia apresentada na Disciplina de Problemas Especiais em Materiais Avanados (COT 817) do Programa de Engenharia Metalrgica e de Matrias (UFRJ/COPPE), sob responsabilidade do Prof. D. Sc. Tsuneharu Ogasawara.

Orientador: Francisco Manoel dos Santos Garrido (IQ/UFRJ) Orientadora: Marta Eloisa Medeiros (IQ/UFRJ) Co-orientador: Joo Alvez Sampaio (CETEM/MCT)

Universidade Federal do Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)

3 RESUMO Na calagem de solos, o uso de rochas bsicas e ultrabsicas consiste em uma alternativa correo convencional de acidez, alm de promover a fertilidade do solo. Os serpentinitos so rochas metamrficas ultrabsicas formadas essencialmente de silicato de clcio e magnsio. Para a utilizao do serpentinito na agricultura como corretivo de solos cidos fundamental que suas caractersticas qumicas e fsicas sejam avaliadas, assim como o seu potencial de periculosidade e solubilidade, de modo que a rocha esteja dentro das especificaes determinadas pelos rgos de fiscalizao ambiental. O presente trabalho tem como objetivo a caracterizao da rocha, tipo serpentinito, um estril da mina de cromita pertencente ao grupo FERBASA, localizada no municpio ide Andorinhas (BA). A rocha serpentinito se encontra em estudos nos laboratrios do IQ/UFRJ e CETEM/MCT.

SUMRIO

1 INTRODUO ......................................................................................................... 4 2 REVISO DA LITERATURA ................................................................................... 6 2.1 A ACIDEZ NOS SOLOS ........................................................................................ 6 2.2 A CALAGEM DE SOLOS ...................................................................................... 7 2.3 CORRETIVOS DE SOLO ...................................................................................... 8 2.4 A INDSTRIA DO CALCRIO ............................................................................ 11 3 NOVAS ALTERNATIVAS PARA A AGRICULTURA ............................................ 14 4 O SERPENTINITO ................................................................................................. 16 5 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS .......................................................................... 19 5.1 TRATAMENTO DA AMOSTRA FINAL E ANLISE QUMICA ............................ 20 5.2 DISTRIBUIO GRANULOMTRICA ................................................................ 23 6 CONCLUSO ........................................................................................................ 27 7 REFERNCIAS ...................................................................................................... 27

4 1. INTRODUO

Aproximadamente 30% dos solos da crosta terrestre, com exceo das regies polares, correspondem a solos tropicais e, assim, como a maior parte dos solos brasileiros, so cidos (1). Uma das principais caractersticas dos solos, dotados de acidez elevada, a disponibilidade de elementos nocivos ao crescimento e desenvolvimento das plantas. A acidez proporciona ao solo altas concentraes de alumnio txico (Al3+), baixa capacidade de troca catinica (CTC) e diminuio na atividade orgnica e biolgica, limitando a disponibilidade de muitos nutrientes s plantas. Para obter eficincia na capacidade produtiva das plantas h a necessidade de neutralizar a acidez do solo. Uma das prticas mais tradicionais para a correo da acidez a calagem de solos. Esta prtica consiste em incorporar compostos com caractersticas bsicas para ajustar o pH e obter melhoria nas condies da fertilidade do solo. Contudo, os solos sofrem reacidificao natural e continuamente, o que torna necessrio, peridicas aplicaes de corretivos de acidez. O calcrio, principal produto utilizado na calagem de solo, alm de corrigir a acidez do solo, fornece os macronutrientes clcio e magnsio, reduz a disponibilidade dos elementos nocivos e torna o solo mais aerado. O termo calcrio deriva da palavra latina calcarius, que significa o que contm cal (2). Atualmente, vrios mtodos de correo de solo so empregados, com destaque para o uso de rochas calcreas (3). Esta tcnica consiste em uma alternativa para complementar a correo e o aumento da fertilizao dos solos, o que reduz o consumo de fertilizantes industriais. Visto que, grande parte dos fertilizantes procedente de fontes no renovveis, muitas vezes importados, cuja utilizao gera dificuldades econmicas para o pas e os agricultores, com reflexos na sustentabilidade do sistema de produo agrcola (4;5). Assim, a caracterizao, definio de mtodos de processamento e avaliao sistemtica de novas fontes alternativas de corretivos de solo, de suma importncia aos atuais modelos de produo agrcola, que como resultado, origina um novo grupo de insumos para a agricultura (6).

5 Os efeitos benficos para a fertilidade do solo e a nutrio das plantas podem ampliar o potencial de uso de rochas como corretivos de solos e, desta forma, agregar valor a estas novas fontes de insumos alternativos, em virtude do seu efeito multi-nutriente e condicionador de solos. Um dos aspectos fundamentais na busca de novas fontes de insumos alternativos que estes se encontrem prximos s regies de cultivo, para deste modo, reduzir o custo de transporte e aumentar a sustentabilidade da produo agrcola. De maneira geral, as rochas bsicas e as ultrabsicas, por serem timas fornecedoras de nutrientes minerais, so mais aconselhveis para suprir as necessidades dos solos (4). No Brasil, rochas metamrficas ultrabsicas, como o serpentinito, esto bem distribudas e podem ser encontradas nos estados de Alagoas, Bahia, Gois, Minas Gerais, Pernambuco, Piau, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul e Roraima (4). O presente trabalho, tem como principal objetivo caracterizar quimicamente, estruturalmente e fisicamente, a rocha serpentinito para aplicao na agricultura como corretivo de solos cidos. O serpentinito, em estudo, um estril da mina de cromita, pertencente ao grupo FERBASA, localizada no municpio de Andorinhas (BA). Esta rocha formada basicamente por carbonatos e silicatos de clcio e magnsio, de modo que tem despertado interesse na aplicao para a agricultura como corretivo de solos cidos. De acordo com as normas tcnicas, necessrio, primeiramente, classificar o material quanto aos seus riscos potencias ao meio ambiente e sade pblica. Ademais, a rocha deve ser caracterizada de acordo com as especificaes estabelecidas pelo Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA). No obstante, ser avaliado na rocha, o potencial de liberao de magnsio, assim como a possibilidade de incorporar outros nutrientes a rocha, de forma a obter um produto que atenda s necessidades e exigncias do solo.

6 2. REVISO DA LITERATURA

2.1 A ACIDEZ NOS SOLOS

Os solos cidos so caractersticos de regies tropicais. A acidez do solo esta relacionada a uma combinao de fatores, que ocorre devido a sua prpria natureza e/ou o seu uso contnuo. Os solos naturalmente cidos so decorrentes principalmente das condies climticas, em termos de altas temperaturas e intensidade de chuvas, que favorecem a rpida decomposio da rocha, por meio da lixiviao de bases trocveis e a conseqente intemperizao dos solos (1). Alm disso, os solos podem ter a sua acidez elevada por culturas sem a devida reposio dos nutrientes e pela utilizao de fertilizantes de carter cido (7). A acidez do solo afeta diretamente o crescimento e desenvolvimento das plantas e, principalmente, favorece a disponibilidade de elementos, como o alumnio e o mangans, que podem atingir nveis txicos, alm de reduzir a atividade orgnica e biolgica. Ademais, pode comprometer a capacidade de troca catinica (CTC), devido deficincia de clcio e magnsio. O grau de acidez do solo de extrema importncia para o uso eficiente dos nutrientes contidos ou adicionados a ele. Como pode ser observado na Figura 1, a disponibilidade para o cloro e o molibdnio, aumenta com a elevao do pH. Contudo, para o ferro, cobre, mangans e zinco, a disponibilidade diminui com o aumento do pH, mas indica maior disponibilidade em condies cidas. No caso dos macronutrientes primrios (nitrognio, fsforo, potssio) e secundrios (clcio, magnsio, enxofre) e o boro, a disponibilidade tende a aumentar at que atinge valores mximos. Para o alumnio, a disponibilidade maior em valores de pH abaixo de 6,0, no qual ocorre em concentraes txicas maioria das plantas (8).

Figura 1 - Disponibilidade de nutrientes na soluo do solo em funo do pH (8).

Em resumo, os solos cidos so pobres em nutrientes e a maioria das culturas depende da adio de fertilizantes. Assim, a disponibilidade dos nutrientes, inclusive como a assimilao pelas plantas diretamente influenciada pelo pH. Portanto, o intervalo de pH ideal para a maioria das culturas ocorre entre 6,0 e 7,0, pois confere maior assimilao dos nutrientes pelas plantas.

2.2 A CALAGEM DE SOLOS

A correo da acidez do solo uma das prticas, tradicionais para a neutralizao da acidez e atualmente, responsveis por grande parte dos ganhos de produo da agricultura brasileira. Um dos benefcios desta prtica proporcionar melhorias nas propriedades fsicas do solo, como melhor aerao e circulao de gua, de maneira a estimular o crescimento das plantas. E, ainda, traz melhorias nas propriedades qumicas e biolgicas, com maior intensidade da mineralizao da matria orgnica e disponibilidade dos nutrientes para a cultura.

8 A prtica de correo da acidez dos solos, normalmente, utiliza o calcrio, que reduz a acidez do solo pela converso dos ons H + em gua. As reaes resultantes podem ser verificadas na Figura 2 (7). Contudo, a calagem em excesso ou mal aplicada pode prejudicar o balanceamento nutricional e a atividade biolgica. No entanto, devido ao fato de que os solos sofrerem reacidificao, natural ou por processos de fertilizao, necessrio o acompanhamento tcnico e cientfico.

Figura 2 - Absoro do on H pelo calcrio, em solos cidos (7).

2.3 CORRETIVOS DE SOLO

O crescimento de algumas espcies de culturas, em solos cidos, por exemplo, o cultivo da cana-de-acar, necessrio a adio de magnsio. Assim, o calcrio, pode apresentar variaes na sua composio (9). Desta forma, vrios produtos derivados do calcrio podem ser classificados como calcrio agrcola. Os calcrios calctico (CaCO3), magnesiano e dolomtico (CaMg(CO3)2), so os mais conhecidos. A diferena entre eles dada pelos teores de xidos de magnsio (MgO), definida por: inferior a 5%, entre 5% e 12% e acima de 12%, respectivamente. A sua utilizao na agricultura feita aps moagem do produto (10). Outros tipos de materiais calcrios so comumente utilizados na agricultura. Entre eles: o xido de clcio (CaO), tambm conhecido como cal virgem e o hidrxido de clcio (Ca(OH)2), freqentemente denominado de cal hidratada. Ainda, o calcrio calcinado e outros tipos de materiais, denominados escrias, tambm so aplicados no cultivo agrcola. O uso do calcrio tem grande influncia sobre a produtividade agrcola, independente da sua aplicao como corretivo de acidez do solo ou como insumo

9 fornecedor de clcio e magnsio. Contudo, alguns aspectos devem ser observados, em relao qualidade do calcrio, principalmente as caractersticas qumicas e fsicas, que expressam o teor e o tipo dos compostos neutralizantes, to bem como a sua granulometria. O Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA) define como corretivo de acidez, produtos que, alm de promover a correo da acidez do solo, fornecem clcio e/ou magnsio. A legislao, tambm, estabelece uma

especificao para os corretivos de acidez, de acordo com as suas caractersticas fsicas e qumicas mnimas (11). Dentre as diversas caractersticas dos corretivos de acidez, o poder relativo de neutralizao total (PRNT) o mais importante. Este ndice est associado ao poder de neutralizao e a reatividade do corretivo de solos. A reatividade (RE) obtida pela determinao da composio granulomtrica e corresponde ao percentual do corretivo que reage no solo, no prazo de 3 meses. Esta medida essencialmente dependente do dimetro das partculas. Assim, quanto mais fino for o material, maior ser a superfcie de contato com o solo e mais rpida a sua ao neutralizante. A portaria, que regulamenta o comrcio de calcrio agrcola, determina que o dimetro mximo dos grnulos seja inferior a 2mm (ABNT n 10), no mnimo 70% das partculas passantes em peneira de 0,84mm (ABNT n 20) e at 50% passante em peneira de 0,3mm (ABNT n 50) (11). O poder de neutralizao (PN) indica a capacidade total das bases neutralizantes contidas no corretivo de acidez. Este ndice determinado em laboratrio e expresso em equivalente de carbonato de clcio puro (% E CaCO3). A Tabela 1, relata diferentes espcies neutralizantes e suas respectivas capacidades de neutralizao em relao capacidade do CaCO 3. Contudo, esta tcnica, no possibilita caracterizar a natureza qumica do produto (carbonato, xido, hidrxido ou silicato), assim como, no indica se a base esta associada ao clcio ou magnsio. Portanto, o PN de um corretivo de acidez no depende somente do teor de neutralizantes, mas da natureza qumica do corretivo (12).

10
Tabela 1 Capacidade de neutralizao das diferentes espcies neutralizantes, em relao ao CaCO3 (12).

Espcies neutralizantes CaCO3 MgCO3 CaO MgO Ca(OH)2 Mg(OH)2 CaSiO3 MgSiO3

Capacidade de neutralizao relativa ao CaCO3 1,00 1,19 1,79 2,48 1,35 1,72 0,86 1,00

O poder relativo de neutralizao total (PNRT) calculado pela expresso:

PNRT PN *

RE 100

[1]

Portanto, o PNRT corresponde frao do poder de neutralizao do corretivo que agir em 3 meses. A legislao vigente estabelece, de acordo com as caractersticas de cada material, as especificaes quanto ao PN, soma dos xidos (% CaO + % MgO) e PRNT (Tabela 2) (11). Em geral, quanto maior o valor do PRNT maior a reatividade do corretivo. No entanto, o conceito de eficincia est ligado lucratividade e para isto, necessrio considerar aspectos tcnicos e econmicos. Os aspectos sociais e ambientais, tambm, devem ser avaliados, visto que os mesmos so de vital importncia para a harmonia e sustentao do sistema como um todo. Vrios trabalhos ilustram os benefcios da correo do solo com a adio de fertilizantes, principalmente devido eficincia da adubao (1;3;8). Portanto, o aumento da produo agrcola via aumento da produtividade, pelo uso racional de insumos, significa evitar a necessidade de abertura de novas reas de cultivo. A correo da acidez dos solos diminui a perda de nutrientes, de maneira que, segundo estudos, chega a 20% dos nutrientes consumidos como fertilizantes, quando aplicados a solos cidos (13).

11
Tabela 2 Especificao dos corretivos de acidez, de acordo com a legislao vigente (11).

Corretivo de acidez Calcrio agrcola Calcrio calcinado agrcola Cal hidratada agrcola Cal virgem agrcola Parmetros de referncia para outros corretivos de acidez

PN (% ECaCO3) mnimo 67 80 94 125 67

% CaO + % MgO mnimo 38 43 50 68 38

PRNT mnimo 45 54 90 120 45

Ademais, importante conhecer o teor de Mg contido no corretivo de acidez, uma vez que os solos cidos so carentes deste nutriente, de modo que recomendado o uso de calcrios dolomticos ou magnesianos, a fim de manter o equilbrio no solo entre os elementos Ca e Mg, ou seja, em uma proporo ideal de 4:1 (14). As rochas dolomticas, freqentemente, esto estreitamente associadas a calcrios, principalmente pelo fato de ser uma rocha secundria, formada pela alterao de quaisquer rochas carbonatadas pr-existentes.

2.4 A INDSTRIA DO CALCRIO

No Brasil, o setor de calcrio constitudo basicamente por moageiras de pequeno porte, com depsitos ou ocorrncia na maioria dos estados brasileiros, Figura 3. Considerando que o cerrado brasileiro possui cerca de 200 milhes de hectares, constitudo, geralmente, de solos cidos e na sua maior parte, escasso de nutrientes, no h dvidas da importncia de corretivos de acidez para o pas. O consumo e a produo de calcrio, no Brasil, so relativamente iguais, principalmente, por se tratar de indstrias de pequeno porte, que no possuem capital de giro para estocagem da produo e por no existir comrcio exterior.

12

Figura 3 - Ocorrncias e depsitos de calcrios e dolomitas agrcolas no Brasil (15).

Na Figura 4, pode ser observado que a produo de calcrio no pas tem aumentado. No perodo, de 2000 a 2007, produo de calcrio, atingiu valor mximo de 27,4 milhes de toneladas em 2003. Embora haja oscilaes, devido os perodos de renovao da correo dos solos, que realizada a cada perodo de 4 a 6 anos. O calcrio, de modo geral, um produto barato em termos de preo por peso, se comparados a outros insumos usados na agricultura. Contudo, o frete tem grande influncia no preo, de forma que pode representar de 26% a 67% do valor final do calcrio. Um exemplo o custo de produo da soja, no qual o preo do calcrio contribui com 15% dentre os diversos insumos (13). A este fato somada a falta de informao dos agricultores a respeito das vantagens do uso do calcrio, que contribui para uma baixa explorao da potencialidade do solo na agricultura. O governo, a fim de estimular o uso de corretivos de solos, criou projetos para incentivar os setores produtores e consumidores, de calcrio agrcola. A Associao Brasileira dos Produtores de Calcrio Agrcola (ABRACAL), por solicitao do Ministrio da Fazenda elaborou o Plano Nacional de Calcrio Agrcola (PLANACAL). Este plano tem como principal objetivo estimular o uso de corretivos de solos, por meio de esclarecimentos aos agricultores, referentes os benefcios e

13 ganhos da calagem agricultura. Os setores so ainda beneficiados com o Programa de Modernizao da Agricultura e Conservao de Recursos Naturais (MODERAGRO) do BNDES. O programa financia a correo de solos com o propsito de aumentar a produo de gros (16).

30.000

27360 27128 22439 19305 18187 18770 17120 16736

25.000

20.000

1.000 t

15.000

10.000

5.000

2000

2001

2002

2003

2004

2005

2006

2007

Ano

Figura 4 - Evoluo da produo de calcrio no Brasil (16).

Contudo, segundo expectativas da ABRACAL, para o ano de 2009, no haver crescimento na produo do setor, devido ao mercado de calcrio agrcola depender do preo das commodities agrcolas, de maneira que o investimento dos produtores rurais sero reduzidos (17).

14 3. NOVAS ALTERNATIVAS PARA A AGRICULTURA

A identificao de novas fontes alternativas, para a correo e fertilizao do solo, tem originado novos grupos de insumos agrcolas. A utilizao destes materiais na agricultura tem convertido o destino, principalmente, de rejeitos em grandes quantidades (3;18;19). Contudo, a utilizao destes insumos minerais na agricultura, precisa ser exaustivamente planejada, principalmente, por serem constitudos por vrios elementos, de modo que, aplicaes de altas quantidades, destes insumos, podem implicar em um desequilbrio nutricional, com acmulo de metais pesados no solo. Portanto, imprescindvel, avaliar a viabilidade de aplicao da rocha. Para tal, se faz necessrio, alm de considerar as caractersticas de origem, realizar anlises qumicas, ensaios de laboratrio, estudos em casa de vegetao e ensaios de campo (20;21;22). A Associao Brasileira de Normas Tcnicas (ABNT) classifica os resduos com base em sua periculosidade e solubilidade. A periculosidade medida em funo das propriedades fsicas e qumicas ou infecto-contagiosas que o material possa apresentar. A classificao realizada com base no risco potencial ao meio ambiente e sade pblica, de forma a indicar o manuseio e o destino apropriados. Os resduos Classe I so perigosos, de modo a sua periculosidade ser relacionada sua reatividade, corrosividade, inflamabilidade, toxicidade e/ou patogenicidade. Os resduos Classe II so no-inertes, com propriedades como combustibilidade, biodegradabilidade ou solubilidade em gua, e os resduos Classe III so inertes, no representando riscos para a sade pblica ou riscos para o meio ambiente (23;24;25;26). O Ministrio da Agricultura, Pecuria e Abastecimento (MAPA), por meio de instrues normativas, estabelece normas a serem cumpridas sobre a definio, especificao, mtodos analticos, comercializao de corretivos de acidez, de alcalinidade e de sodicidade e dos condicionadores de solo, destinados agricultura (11). Para a utilizao, destas novas fontes de insumos, indispensvel que estas possuam licenciamento ambiental de rgo ligado secretaria estadual do meio

15 ambiente e pelo MAPA, de modo que as normas, nas quais so avaliadas as composies qumicas e fsicas do resduo, sejam seguidas. Quando, o resduo, no atende s especificaes determinadas por meio dos rgos responsveis pelo controle ambiental, mesmo aps tratamentos, deve ser descartado e disposto em locais apropriados, de maneira que este no seja utilizado. O uso de rochas na agricultura, principalmente rochas bsicas e ultrabsicas, consiste em uma tcnica de fertilizao natural, denominada de rochagem, que, alm de corrigir a acidez do solo, contribui com a reposio dos nutrientes, o que reduz o consumo de fertilizantes industriais. Esta tcnica se resume na adio do p de rocha ao solo que, atravs do intemperismo qumico, no qual a gua possui ao solvente sobre o material, o decompe lentamente e assim, os elementos so liberados gradualmente. A velocidade em que os corretivos reagem com o solo diretamente influenciada pelas impurezas que o compe. Devido, a baixa solubilidade das espcies neutralizantes, a ao dos corretivos de solo depende, alm da umidade, do contato com o corretivo e o solo. Este contato, por sua vez, depende da granulometria do corretivo e do tipo de aplicao do corretivo no solo (4;12;18;22). Na Tabela 3 so indicados valores estimados para a solubilidade das espcies neutralizantes em gua (12).
Tabela 3 Solubilidade em gua das espcies neutralizantes dos corretivos de acidez (12).

Espcies neutralizantes CaCO3 MgCO3 Ca(OH)2 Mg(OH)2 CaSiO3 MgSiO3 CaO MgO

Solubilidade em gua 25C (g/L) 0,014 0,106 1,85 1,72 0,86 1,00 (*) (*)

(*) CaO e MgO reagem com a gua produzindo os respectivos hidrxidos.

16 Conforme observado, a solubilidade do CaCO3 menor que para o MgCO3, entretanto, os calcrios dolomticos, apesar de possurem maior poder de neutralizao, reagem mais lentamente com solos cidos do que calcrios calcticos, o que demonstra um comportamento diferente entre sais puros e os minerais que contm estes carbonatos (12;27). O uso de rochas silicatadas, na correo da acidez dos solos, tambm tem revelado efeitos positivos como outra fonte alternativa, com fornecimento de Si s plantas acumuladoras deste elemento. Um exemplo o aumento significativo na produo de arroz e cana-de-acar, pois quando comparado com os dados para a correo com calcrio, verificado que, alm da neutralizao da acidez, os ons solveis de silicato liberados durante o processo de dissoluo no solo, so fixados por xidos e hidrxidos de Fe e Al, que competem com os ons fosfatos por stios de troca na soluo do solo, aumentando a disponibilidade do fsforo na soluo do solo (28).

4. O SERPENTINITO O serpentinito uma rocha metamrfica ultrabsica, composta de vrios minerais relacionados quimicamente e fisicamente. Este minrio, genericamente, pertence ao grupo da serpentina, com a frmula X2-3Si2O5(OH)4, na qual o X pode corresponder a Mg, Fe 2+, Fe3+, Ni, Al, Zn ou Mn. No entanto, em alguns casos, existe a possibilidade de substituio de dois tomos de Si por um tomo de Fe ou Al. O grupo da serpentina normalmente formado pela antigorita (Mg,Fe)3Si2O5(OH)4) e crisotila (Mg3Si2O5(OH)4). Este ltimo mineral um grupo de minerais polimorfos com mesma composio qumica, mas com diferentes estruturas cristalinas. (Clinocrisotila monoclnica, Paracrisotila ortormbica, Lizardita trigonal) (29). A origem mineralgica desta rocha est ligada ao metamorfismo de baixo grau com forte hidratao de rochas ultramficas. O metamorfismo da rocha com presso parcial de CO2 crescente provoca o deslocamento do magnsio (Mg) das fases silicticas para fases carbonticas e o silicato associado na reao se torna

17 mais silicoso do que a serpentina, como o talco Mg6(Si8O20)(OH)4. Sob maior presso de CO2 leva a formao do esteatito (pedra-sabo) (1;2;4;30). Diversas so as aplicaes atribudas ao serpentinito, de acordo com as suas caractersticas. Devido grande aceitao por sua cor verde e por possuir a beleza de um mrmore com a resistncia de um granito, a rocha empregada como matria-prima para ornamentao e tambm, muito utilizada como agregado da construo civil (britas). Ainda, por ser fonte de magnsio, na siderurgia, inserida nas sinterizaes, como fundente bsico escorificante (5). Vrios artigos citam a aplicao do serpentinito como opo para captura e estocagem de dixido de carbono, atravs da fixao de carbonatos usando materiais silicatados bsicos, que pode oferecer uma capacidade de estocagem em escala de tempo geolgica. A carbonao da serpentina, geralmente o principal mineral constituinte da rocha serpentinito, pode ser descrito na reao qumica (31;32): Mg3Si2O5(OH)4 (s) + 3CO2 (g) 3MgCO3 (s) + 2SiO2 (s) + 2H2O (l) [2]

Na literatura so encontradas vrias propostas para o processo de carbonao do serpentinito, de modo que a extrao do Mg, tambm tem sido tema de pesquisas. No entanto, a dissoluo com cidos comuns (HCl, H2SO4 e HNO3), apesar de serem bons extratores, existe um limite de dissoluo do serpentinito em relao a distribuio do tamanho da partcula (74-125 m) (33;34). O serpentinito em estudo um estril de uma jazida de cromita, pertencente ao grupo FERBASA. A mina denominada Ipueira est localizada no municpio de Andorinhas, regio Centro-Norte do Estado da Bahia, Figura 5. Esta mina considerada, no Brasil, uma das maiores reservas do minrio cromo (6).

18

Figura 5 Localizao do minrio em estudo (35).

Para a utilizao do serpentinito na agricultura fundamental a sua caracterizao, de forma a definir e quantificar a distribuio dos elementos, at mesmo como o tamanho das partculas necessrio para a liberao do mineral de interesse. Alm do mais, faz-se necessrio, a caracterizao da rocha de acordo com as especificaes determinadas pelos rgos de fiscalizao, responsveis pelo controle ambiental e assim, garantir a conformidade dos insumos agrcolas colocados disposio dos produtores rurais. Contudo, a garantia e os mtodos oficiais de anlise so referentes ao teor total dos nutrientes e isto possibilita a comercializao de diversos subprodutos industriais, mas que na verdade, correspondem a produtos de baixa solubilidade, quando realizada uma avaliao do aproveitamento dos nutrientes pelas plantas. Uma correlao entre os teores dos nutrientes extrados por diversos extratores e os teores encontrados nas plantas, indica o melhor extrator para cada nutriente.

19 Portanto, o teor total adotado pela legislao, pode no ser o critrio mais adequado do ponto de vista agronmico (12;36;37) A determinao do ndice de capacidade de neutralizao e a quantificao do efeito residual de outros nutrientes so pr-requisitos ao correto

dimensionamento das recomendaes para a aplicao da rocha serpentinito na agricultura como corretivo de acidez. Para tanto, tem-se em vista recuperao e manuteno da fertilidade do solo e o equilbrio nutricional nos diversos sistemas de produo.

5. ATIVIDADES DESENVOLVIDAS O estudo da rocha teve incio com o recebimento de aproximadamente 200 kg de serpentinito pelo CETEM/MCT. A rocha foi submetida a uma srie de etapas para a obteno da amostra final com massa e granulometria adequada para a realizao dos ensaios, de acordo com o ilustrado na Figura 6.
Britagem Britador de mandbula Britagem Britador de rolos Classificao granulomtrica Malha 6

Produto (abaixo malha 6) Pilha de homogeneizao Quarteamento das amostras

Produto (acima malha 6)

Figura 6 Fluxograma de preparao das asmotras do serpentinito.

20 A primeira etapa constituiu das operaes de cominuio da amostra primria, em um britador de mandbula e britador de rolos, para reduo de tamanho dos gros at granulometria abaixo de 3,327 mm (malha 6). Na seqncia, foi realizada a homogeneizao do material, a fim de obter uma distribuio mais uniforme dos constituintes da rocha. Aps a prtica da pilha de homogeneizao, procedeu-se com o quarteamento da rocha em fraes menores de massa. Foram obtidas 11 alquotas com cerca de 1 kg cada e 2 alquotas de aproximadamente 20 kg, sendo o restante identificado e armazenado em local apropriado (151 kg).

5.1 TRATAMENTO DA AMOSTRA FINAL E ANLISE QUMICA Amostras do minrio serpentinito foram preparadas a partir de uma alquota do material, a fim de realizar a classificao granulomtrica e as determinaes qumicas. O procedimento para a preparao das amostras teve incio com a homogeneizao de uma alquota com aproximadamente 1 kg do minrio. Em seguida, foi realizada a operao de quarteamento, para a reduo de massa da amostra, utilizando um quarteador Jones. O equipamento constitudo de ao inoxidvel, apresentando 16 calhas inclinadas (> 45), com largura de 15 mm, alternadamente para um lado e para o outro (38). A amostra foi despejada sobre o quarteador de maneira lenta e contnua, utilizando um terceiro recipiente coletor na posio transversal. Uma das duas alquotas resultantes do quarteamento foi reservada para a anlise de distribuio granulomtrica. A operao de quarteamento foi repetida com o material da alquota restante, a fim de obter menor massa da amostra para realizao das anlises qumica. As alquotas obtidas foram identificadas como: SAQ (Serpentinito Anlise Qumica) e Amostra de Alimentao, conforme ilustrado na Figura 7.

21

Amostra 1 kg

Homogeneizao

Quarteamento (Quarteador Jones)

Amostra (anlise granulomtrica)

Amostra

Quarteamento (Quarteador Jones)

Amostra (anlise qumica)

Amostra de Alimentao

Figura 7 Fluxograma da obteno das alquotas para anlises qumica e granulomtrica.

de Alimentao foi modo at granulometria abaixo de O material referente anlise qumica 0,147 mm (malha 100), utilizando um moinho de bancada IKA A11 Basic e almofariz de gata. Aps a preparao da amostra, o material foi submetido s anlises qumica, difrao de raio-X (DRX) e microscopia eletrnica de varredura espectrmetro de disperso de energia (MEV/EDS). A anlise qumica foi obtida pelas tcnicas de: gravimetria (SiO 2), potenciometria (Cl), absoro atmica com chama C2H2/ar (K, Na), expectrofotometria de emisso ptica com plasma indutivo (Al, Fe, Ca, Mg, Ni, Zn, Mn, P2O5) e absoro molucular UV-visvel (SO4). A composio qumica da rocha (% m/m) mostrada na Tabela 4.

22

Tabela 4 Composio qumica da rocha serpentinito.

Composio CaO MgO SiO2 NaO Fe2O3 Al2O3 K2O MnO ClZn SO4 Ni

% em peso 34,7 21,6 13,7 0,47 0,46 0,42 0,22 0,13 0,074 0,0044 0,0042 0,0037

A identificao das fases presentes foi realizada por DRX (Bruker-D4 endeavor) com radiao de Co-K ( = 1,788970 ) na faixa angular (2) variando de 5 a 80. A interpretao qualitativa do espectro foi efetuada por comparao com os padres contidos no banco de dados PDF02 (ICDD, 2006) em software Bruker Diffrac Plus. No difratograma de raios X, do serpentinito estudado, verifica-se que a rocha constitda principalmente por dolomita (CaMg(CO 3)2), calcita magnesiana ((Ca,Mg)CO3), diopsdio (CaMgSi2O6) e muscovita (KAl2Si3AlO10(OH,F)2. A tcnica de MEV/EDS (Leo S440) permitiu identificar que a amostra homogeneizada formada por partculas de morfologia distintas , mostrando forma irregular com dimenses variando de 30 200 m, ademais, foram identificados os principais constituintes minerais corroborando os resultados de DRX. A anlise dos resultados permitiu identificar a composio qumica e mineralgica da rocha analisada e ainda, verificar uma composio mineralgica distinta das rochas tipo serpentinito at ento descritas.

23 5.2 DISTRIBUIO GRANULOMTRICA A determinao das faixas de tamanho das partculas foi realizada por meio da Escala Tyler. Ela composta por uma srie de peneiras com diferentes nmeros de malha (mesh). Uma malha caracterizada pelo nmero de aberturas de uma dimenso contida num comprimento de 25,4 mm. Esta escala apresenta como abertura de referncia peneira de 0,074 mm (malha 200) e como razo de escala r=2 (38). Deste modo, pode-se construir a srie Tyler multiplicando o valor correspondente a peneira de referncia por 2, repetindo a operao at completar a srie. Para determinar o valor da abertura das peneiras inferiores de referncia, divide-se o valor da mesma por 2 e assim sucessivamente (39). A eficincia de peneiramento expressa como a razo entre a quantidade real de minrio que passa pela abertura da peneira e a quantidade da amostra utilizada na alimentao do ensaio. O tempo de durao do ensaio essencial para a sua preciso, pois deve proporcionar a todas as partculas uma chance de se exporem s aberturas de cada peneira (39). O material reservado para a anlise granulomtrica foi adicionado a uma alquota de 1 kg da amostra primria, a fim de aumentar sua massa para a realizao do processo de classificao. As peneiras foram colocadas uma sobre a outra de maneira que os tamanhos das partculas se organizem de forma decrescente, tomando como referncia srie Tyler. Um equipamento foi utilizado para proporcionar a agitao durante o processo de peneiramento, denominado Rotape. Contudo, o equipamento utilizado suporta somente cinco peneiras por vez, sendo necessrio a realizao do ensaio de peneiramento em etapas formadas por conjuntos contendo de quatro a cinco peneiras cada. A amostra foi adicionada peneira superior, ou seja, peneira de maior abertura (malha 6 srie Tyler) do primeiro conjunto de peneiras (malhas 6, 8, 10, 14 e 20). Em seguida, este conjunto foi agitado por um perodo de 30 minutos. Aps esta operao, foi realizado o peneiramento no segundo conjunto de peneiras

24 imediatamente inferior (malhas 28, 35, 48, 65 e 100), utilizando a frao passante da operao anterior retida no fundo cego. Repetiu-se este procedimento para o terceiro conjunto de peneiras (malhas 150, 200, 270 e 400). Para finalizar o ensaio, as fraes retidas foram pesadas de forma precisa, a fim de calcular a distribuio granulomtrica do minrio. Os valores obtidos se encontram na Tabela 5.
Tabela 5 Distribuio granulomtrica do minrio serpentinito britado.

Percentagens Conjunto Malha (srie Tyler) 6 8 1 10 14 20 28 35 2 48 65 100 150 3 200 270 400 - 400* Total Abertura (m) 3,327 2,362 1,651 1,168 0,833 0,589 0,417 0,295 0,208 0,147 0,104 0,074 0,053 0,038 Retido 22,53 14,75 10,32 12,57 2,75 7,38 5,24 4,48 5,90 3,19 2,55 2,98 3,82 0,75 0,79 100,00 Passante 77,47 62,72 52,40 39,83 37,08 29,70 24,46 19,98 14,08 10,89 8,34 5,36 1,54 0,79 -

* Material passante na peneira de 0,038 m (malha 400) Srie Tyler

25 Na Figura 8 ilustrado os valores obtidos na distribuio granulomtrica do minrio serpentinito. A amostra de serpentinito, aps as etapas de cominuio (britagem), possui larga distribuio de partculas, com elevado teor de partculas acima de 1,651 m.

90 80

Passante (%)

70 60 50 40 30 20 10 0

3 0, 05

3, 32

2, 36

1, 65

1, 16

0, 83

0, 58

0, 41

0, 29

0, 20

0, 14

0, 10

0, 07

Abertura (m)
Figura 8 - Representao grfica da distribuio granulomtrica do minrio serpentinito britado.

As fraes, obtidas na distribuio granulomtrica, foram analisadas pelas tcnicas de: gravimetria (SiO2), absoro atmica com chama C2H2/ar (K), expectrofotometria de emisso ptica com plasma indutivo (Al, Fe, Ca, Mg, Ni, Zn, Mn, P2O5). A Tabela 6 mostra os resultados obtidos das anlises para cada frao do minrio. A Figura 9 ilustra os resultados analticos em relao a cada frao da distribuio granulomtrica do minrio serpentinito.

0, 03

26
Tabela 6 Resultados Analticos das fraes obtidas na distribuio granulomtrica do minrio.

SiO2 (%) SAQ 006R 008R 010R 014R 020R 028R 035R 048R 065R 100R 150R 200R 270R 400R 400P 13,7 12,8 12,0 11,7 10,6 9,7 10,0 14,9 16,9 19,8 20,4 19,8 18,3 15,6 14,2 13,9

Al (%) 0,22 0,41 0,31 0,25 0,30 0,31 0,35 0,33 0,34 0,29 0,25 0,20 0,19 0,22 0,27 0,29

Fe (%) 0,32 0,23 0,25 0,29 0,27 0,27 0,28 0,33 0,38 0,39 0,44 0,45 0,41 0,41 0,45 0,45

Ca (%) 24,8 22,4 26,4 26,5 27,5 28,1 27,6 25,1 21,1 18,9 18,2 18,2 19,5 21,9 23,2 23,3

Mg (%) 13,0 11,9 11,9 11,5 11,1 10,2 10,7 10,4 15,7 18,2 18,7 18,9 18,7 16,5 14,5 14,4

Ni

Zn

Mn (%) 0,10 0,09 0,10 0,09 0,09 0,09 0,09 0,10 0,11 0,11 0,11 0,11 0,10 0,10 0,09 0,09

P2O5 mg/kg 241 26,8 24,8 14,3 18,8 9,6 < 0,10 1,3 51,3 43,4 59,6 35,4 44,7 14,8 9,0 81,3

K (%) 0,19 0,17 0,22 0,23 0,25 0,27 0,27 0,25 0,20 0,17 0,15 0,11 0,13 0,14 0,15 0,16

mg/kg mg/kg 37,3 44,7 27,5 44,7 41,4 56,0 57,4 81,2 36,4 36,6 55,0 79,2 39,6 39,6 49,0 60,6 43,6 39,7 37,5 42,2 36,5 34,8 47,4 41,8 53,4 61,1 64,7 67,2 59,4 89,1 145 118

Figura 9- Representao grfica da distribuio granulomtrica do minrio serpentinito britado.

2 O Si l A Fe C a g M N Zn n M O5 P2 K i

Q 00 6R 00 8R 01 0R 01 4R 02 0R 02 8R 03 5R 04 8R 06 5R 10 0R 15 0R 20 0R 27 0R 40 0R 40 0P

SA

27 6. CONCLUSO O Brasil um pas que possui potencial econmico agrcola, no qual a produo est intimamente relacionada com as propriedades qumicas e fsicas do solo, que possui baixo teor de nutrientes e elevadas acidez devido s condies climticas. O uso de corretivos de solo mostra grande influncia sobre a produtividade agrcola, seja para a correo da acidez ou para o fornecimento de clcio e magnsio. A aplicao de rochas calcreas, na agricultura, alm de atender as necessidades e exigncias do solo, reduz o consumo de fertilizantes industriais e pode contribuir para que a agricultura alcance alta produtividade com baixo impacto ambiental. O serpentinito uma rocha metamrfica ultrabsica que, atualmente, tem apresentado resultado promissor para a sua aplicao na agricultura, como corretivo de solos cidos. Contudo, necessria a realizao de um estudo sistemtico para a caracterizao e classificao da rocha, quanto a sua periculosidade e solubilidade, e tambm a sua avaliao por meio de rgos responsveis pela agricultura. A rocha serpentinito deste estudo, por ser estril de uma mina, se encontra acumulada em ptios, sem definio de aplicao. No entanto, a sua utilizao como corretivo de solos cidos, contribui para minimizar o impacto ambiental na mina causado pelo acmulo de estril, alm de possuir custo mnimo para obteno do material, pois a rocha j se encontra lavrada, de maneira que no existir processamento qumico para a disposio dos nutrientes.

7. REFERNCIAS 1 SILVA, C. R.; SOUZA, Z. M. Eficincia do uso de nutrientes em solos cidos: manejo de nutrientes e uso pelas plantas. Ilha Solteira: UNESP / Departamento de Fitossanidade, Engenharia Rural e Solos, 1998. 2 MACHADO, C.E. et al. Enciclopdia Multimda de Minerais e Atlas de Rochas. Disponvel em: <http://www.rc.unesp.br/museudpm> Acessado em: 06/02/2009.

28 3 PRADO, R. M.; FERNANDES, F. M. Escria de siderurgia e calcrio na correo da acidez do solo cultivado com cana-de-acar em vaso. Sci. Agric., v.57 n.4, p.739-744, out./dez. 2000. 4 BARRETO, S.B. A farinha de Rochas MB-4 e o solo. Disponvel em: <http://www.mibasa.com.br> Acessado em: 06/02/2009. 5 PEDRA CONGONHAS Serpentinito. Disponvel em: <http://www.pedrascongonhas.com.br/> Acesso em 06/02/2009. 6 SAMPAIO, J.A.; LUZ, A.B.; LINS, F.F. Usinas de Beneficiamento de Minrios do Brasil: FERBASA Ferro-Ligas da Bahia. Rio de Janeiro: CETEM-MCT, p. 139-145, 2001. 7 LOPES, A. S. Boletim Tcnico n.1: Acidez do solo e calagem. So Paulo: ANDA, 3ed. rev., jan. 1991. 8 LOPES, A. S.; GUILHERME, L. R. G. Boletim tcnico n4: Uso eficiente de fertilizantes e corretivos agrcolas / Aspecto agronmico. So Paulo: ANDA, 3 ed. rev., set. 2000. 9 SANTIAGO, A. D.; ROSSETTO, R. Cultivos: Cana-de-accar / Calagem. Disponvel em: <http://www.agencia.cnptia.embrapa.br> Acessado em: 06/07/2009. 10 NAHASS, S.; SEVERINO, J. Srie estudos e documentos 55: Calcrio agrcola no Brasil. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2003. 11 MAPA Instruo Normativa n 35, de 04 de Julho de 2006: Normas sobre especificaes e garantias, tolerncias, registro, embalagem, rotulagem dos corretivos de acidez, de alcalinidade, de sodicidade e dos condicionadores de solo, destinados agricultura. MAPA, 2006-2008. Disponvel em: <http://www.agricultura.gov.br/> Acessado em: 06/02/2009. 12 ALCARDE, J. C.; RODELLA, A. A. O equivalente em carbonato de clcio dos corretivos da acidez dos solos. Sci. Agric., v.53, n.2-3, mai./dez. 1996. 13 BNDES Informe Setorial: Agroindstria Calcrio. n.12, 1997. 14 CORRA, P. R. S.; FILHO, O. M. Sntese das necessidades de calcrio para os solos dos Estados da Bahia e Sergipe. Salvador: CPRM, 2001. 15 DNPM Anurio Mineral Brasileiro 2001. Disponvel em: <http://dnpm.gov.br> Acessado em: 06/02/2009. 16 ABRACAL Produo de Calcrio Agrcola. Disponvel em: <http://www.sindical.com.br> Acessado em: 06/02/2009. 17 REVISTA MINRIOS & MINERALES [matria do site] Construo compensa declnio na agricultura. 311aed. Disponvel em: <http://www.minerios.com.br> Acessado em: 05/02/2009. 18 SILVEROL, A. C.; FILHO, L. M. Utilizao de p de granito e manto de alterao de piroxenito para fertilizao de solos. Rev. Bras. Agroecologia, v.2, n.1, p. 703-707, fev. 2007. 19 PRADO, R. M.; NATALE, W.; FERNANDES, F. M.; CORRA, M. C. M. Reatividade de um escria de siderurgia em latossolo vermelho distrfico. Rev. Bras. Cinc. Solo, 28, p. 197-205, 2004.

29 20 MANHES, J. P. V. T.; HOLANDA, J. N. F. Caracterizao e Classificao de Resduo Slido P de Rocha Grantica Gerado na Indstria de Rochas Ornamentais. Quim. Nova, v.31, n.6, p.1301-1304, 2008. 21 ANDRADE, J. C.; ABREU, M. F. Anlise Qumica de Resduos Slidos para monitoramento e estudos agroambientais. Campinas: Instituo Agronmico, 2006. 22 LUZ, A. B.; LINS, F. F. Rochas e Minerais Industriais: Rochas silicticas como fontes alternativas de potssio para a agricultura. Rio de Janeiro: CETEM/MCT, 2a ed., p.305-321, 2008. 23 ABNT Residuos slidos Classificao. Rio de Janeiro: ABNT, 2004 (Norma Tcnica NBR-10004). 24 ABNT Procedimento para Obteno de Extrato de Lixiviado de Resduos Slidos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004 (Norma Tcnica NBR-10005). 25 ABNT Procedimento para Obteno de Extrato de Solubilizado de Resduos Slidos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004 (Norma Tcnica NBR-10006). 26 ABNT Amostragem de Resduos Slidos. Rio de Janeiro: ABNT, 2004 (Norma Tcnica NBR-10007). 27 HOLZSCHUH, M. J. Dissertao de Mestrado: Eficincia de Calcrio calctico e dolomtico na correo da acidez de solos sob o plantio direto. Santa Maria: UFSM / Centro de Cincias Rurais / Programa de Ps-Graduao de Cincia do Solo, 2007. 28 FILHO, M. P. B.; ZIMMERMANN, F. J. P.; SILVA, O. F. Influncia da escria silicatada na acidez do solo e na produtividade de gros do arroz de terras altas. Cinc. Agrotec., Lavras, v.28, n.2, p.323-331, mar./abr. 2004. 29 FRIEDMAN, H. Serpentine group The mineral and gemstone kingdom. 19972000. Disponvel em <http://minerals.net/mineral/silicate/phyllo/serpenti/serpenti.htm> Acesso em: 05/02/2009. 30 BOSCHETTI, T.; TOSCANI, L. Springs and streans of the Taro-Ceno Valleys (Northern Apennine, Italy): Reaction path modeling of waters interacting with serpentinized ultramfic rocks. Chemical Geology, v. 257, p. 76-91, 2008. 31 TEIR, S.; ELONEVA, S.; FOGELHOLM, C.; ZEVENHOVEN, R. Fixation of carbon dioxide by producing hydromagnesite from serpentinite. Appl Energ, 2008. 32 TEIR, S; KUUSIK, R.; FOGELHOLM, C.; ZEVENHOVEN, R. Production of magnesium carbonates from serpentinite for long-term storage of CO2. Int. J. Miner. Process., 85, p. 1-15, 2007. 33 TEIR, S.; REVITZER, H.; ELONEVA, S.; FOGELHOLM, C.; ZEVENHOVEN,R. Dissolution of natural serpentinite in mineral and organic acids. Int. J. Miner. Process., v.83, p.36-46, 2007. 34 ALCARDE, J.C.; VALE, F. Solubilidade de Micronutrientes contidos em formulaes de fertilizantes, em extratores qumicos. Rev. Bras. Cinc. Solo, v. 27, p. 363-372, 2003.

30 35 LIMA, R. R. Dissertao de mestrado: Anlise de tenses no mtodo de lavra abatimento em subnveis, mina Ipueira 4, Andorinha, Bahia. Campina Grande: UFCG / centro de Tecnologia e Recursos Naturais / Programa de Ps-Graduao em Engenharia de Minas, 2005. 36 ALCARDE, J. C. Boletim tcnico n. 6: corretivos da acidez do solo / Caractersticas e interpretaes tcnicas. So Paulo: ANDA, nov. 2005. 37 STEVES, G; GLADBACH, T; MOTAVALLI, P.; DUNN, D. soil Calcium: Magnesium Ratios and Lime Recommendations for Cotton. The J. of Cotton Sci., v.9, p.65-71, 2005. 38 LUZ, A.B.; SAMPAIO, J.A.; ALMEIDA, S.L.M. Tratamento de Minrios. Rio de Janeiro: CETEM-MCT, 4. ed. re., 2004. 39 SAMPAIO, A.J.; FRANA, S.C.A.; BRAGA, P.F.A. Tratamento de Minrios: Prticas Laboratoriais. Rio de Janeiro: CETEM-MCT. 2007.

Potrebbero piacerti anche