Sei sulla pagina 1di 8

Abril | Maio | Junho 2011 N 37

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAO DE MUNICPIOS DA REGIO DO PLANALTO BEIRO

NEWS

notade abertura
ASSOCIAO DE MUNICPIOS DA REGIO DO PLANALTO BEIRO
Vale da Margunda | Borralhal 3465-013 Barreiro de Besteiros Tel. 232 870 020 | Fax 232 870 021 email: geral@amr-planaltobeirao.pt web-site: www.amr-planaltobeirao.pt

FICHA TCNICA
Edio: Associao de Municpios da Regio do Planalto Beiro Direco: Antnio de Figueiredo Pereira Redaco: Luis Abrantes Jos Portela Concepo e Produo Grfica: Alnea Seguinte Tiragem: 1000 exemplares

Com a edio de mais um nmero do Boletim Informativo Planalto Beiro-News, aproveitamos para dirigir a todos uma palavra de incentivo e de confiana no futuro. De facto, com algum orgulho que temos sabido responder aos desafios que nos so colocados, com passos que tm demonstrado solidez nas frentes de actividade que desempenhamos. Graas constante modernizao de estruturas e tecnologias de gesto de resduos, fundamentais para o desenvolvimento da nossa actividade, estamos certos que continuaremos a trabalhar num esforo colectivo, de forma a contribuir mais e melhor em prol de um ambiente mais limpo e mais sustentvel. Durante o ano 2010 foram recolhidas na Regio do Planalto Beiro 140.382 toneladas de resduos slidos urbanos. Deste total, 92 % so resduos indiferenciados e 8 % so resduos valorizveis, recolhidos em ecopontos e ecocentros. Com base na mdia dos ltimos 3 anos, constata-se que cada habitante da nossa Regio produziu em mdia cerca de 0,94 kg de resduos indiferenciados por dia. Ora, estes valores so considerados bastante abaixo da mdia nacional, que se situa j acima dos 1,30 kg dirios.

Produo mdia diria de RSU por Municpio


(Mdia anual 2008,2009 e 2010)

36 nmero da Revista Planalto Beiro News Janeiro | Fevereiro | Maro 2011

Janeiro | Fevereiro | Maro 2011 N 36

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAO DE MUNICPIOS DA REGIO DO PLANALTO BEIRO

NEWS

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAO DE MUNICPIOS DA REGIO DO PLANALTO BEIRO

recolha selectiva

1 semestre 2011
O facto de uma embalagem de plstico demorar cerca de 500 anos a decompor-se no interior de um aterro sanitrio, deve fazer-nos questionar como sero os seus prximos 499 anos, aps a sua colocao num contentor de lixo comum! Para dar resposta a este problema ambiental, a Regio do Planalto Beiro atravs da sua Associao de Municpios est, desde h bastante tempo equipada, com as estruturas adequadas para a correcta gesto dos resduos valorizveis produzidos na sua rea de interveno. Com efeito esto disposio da populao em geral cerca de 1400 ecopontos e 19 ecocentros, que prevem a recolha de vrios tipos de resduos reciclveis, sejam eles urbanos, comerciais ou industriais. Entre os meses de Janeiro e Junho de 2011, recolheram-se cerca de 1490 toneladas de vidro, 1335 de papel/carto e 640 embalagens de plstico e de metal, quantidades estas que, comparativamente com o ano transacto, traduzem um substancial aumento da adeso ao sistema de gesto de resduos reciclveis. certo que a quantidade de embalagens recolhidas nos ecopontos aumenta de ano para ano. No entanto, todos os produtores de resduos que ainda colocam as suas embalagens no contentor do lixo comum devem compreender que no esto a contribuir para a reciclagem material, to importante para a poupana de matrias-primas e recursos energticos. Posto isto, a deposio de embalagens nos ecopontos imperativa para a melhoria do meio ambiente que nos rodeia, bem como para a continuidade da qualidade do espao onde todos vivemos.

s lagen emba onde e esp uos d resd valor corr de 117 de s mais m , este elada il ton nto Verde nam, com o vidro co m i i 90,6 ade Po fo 2 om ores iclar ed to d ra rec do a Soci el e o car consumid a ram p gun los pap envia o ano. Se 2010. O arado pe ses e d p e rtugu estre gem. odo d ais se Os po eiro sem igual per aterial m ra recicla im m pa a no pr 5% face segundo tomadas e is a ma eladas. O neladas r on to mil t e 99 mil d mais
3

NEWS

recolha selectiva multimaterial


O desenvolvimento desta actividade aponta particularmente para o crescimento das retomas de resduos valorizveis, atravs do gradual aumento da recolha selectiva e pela pesquisa de novos mtodos sustentveis de gesto de materiais reciclveis. O incremento dos resduos direccionados pelos cidados para a reciclagem material tem sido constante, ao longo dos ltimos anos na Regio do Planalto Beiro. Isto significa uma resposta positiva aos apelos e investimentos realizados, no actual modelo de valorizao de resduos, com o devido potencial qualitativo e quantitativo. As metas estabelecidas no mbito da directiva Aterros e da Directiva Embalagens, transpostas para a legislao nacional, reforam a certeza orientadora prosseguida, na constante tentativa de suplantar os desafios particularmente exigentes, no desenvolvimento da actividade de gesto de resduos valorizveis. No entanto a lgica de sustentabilidade econmico-financeira e ambiental nunca pode ser desequilibrada. Relativamente aos prximos anos, os objectivos delineados passam de uma maneira geral pelo incremento gradual da retoma de resduos de embalagem e no embalagem, de forma a acompanhar a evoluo que a Regio do Planalto Beiro permitir, atravs da adeso da populao separao dos seus prprios resduos.

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAO DE MUNICPIOS DA REGIO DO PLANALTO BEIRO

Evoluo anual da recolha selectiva


no Planalto Beiro

Recolha selectiva em ecocentros


2010

NEWS
5

Na parceria estabelecida entre Sociedade Ponto Verde e Operadores de recolha (Sistemas Municipais e/ou Empresas Concessionadas), existe um compromisso de execuo da recolha selectiva, triagem e retoma dos resduos de embalagem produzidos em cada rea de interveno.

Recolha selectiva em ecopontos


2010

Retoma de resduos de embalagens


para a Sociedade Ponto Verde - 2010

BOLETIM INFORMATIVO DA ASSOCIAO DE MUNICPIOS DA REGIO DO PLANALTO BEIRO

J no novidade para a maioria, que as pilhas e acumuladores usados tem um elevado potencial de poluio ambiental se no forem convenientemente tratadas. As pilhas contm metais que so perigosos para a sade humana e para o ambiente, tais como o cdmio, o chumbo e o mercrio. Por vezes no damos muita importncia a este facto, at por acharmos que no produzimos grandes quantidades destes resduos. No entanto se paramos para pensar e analisar bem a quantidade de pilhas e acumuladores que temos em nossa casa, facilmente chegamos a valores na casa das dezenas. Desde o comando da TV, aos relgios, comandos de portes e garagens, chave do carro, telemvel e muitos outros objectos, todos dependem de pilhas e acumuladores de algum tipo para funcionarem normalmente. Assim sendo inevitvel que estes terminem o seu perodo de vida til e passem a ser resduos, dos quais temos que nos desfazer. A soluo adequada para estes resduos passa pela sua reciclagem. Hoje em dia existem inmeros locais equipados com Pilhes onde podemos deposit-los, de modo a garantir que estes so encaminhados para reciclagem e no vo contaminar o ambiente. Decerto que perto de si haver um pilho, quer seja no supermercado, outros estabelecimentos comerciais, escolas, juntas de freguesia ou ecocentros. Ao depositar as suas pilhas e acumuladores usados no pilho, est no s a proteger o ambiente como tambm a contribuir para a poupana de recursos, uma vez que os metais constituintes das pilhas sero reaproveitados. Reciclar as pilhas e acumuladores s depende de si. Leve-os ao pilho mais prximo e ajude-nos a proteger o ambiente.

NEWS
7

Potrebbero piacerti anche