Sei sulla pagina 1di 50

1. CONSTITUI OBJETIVO FUNDAMENTAL DA REPBLICA FEDERATIVA DO BRASIL: a) garantir o desenvolvimento nacional. b) independncia nacional. c) prevalncia dos direitos humanos.

d) autodeterminao dos povos. e) no-interveno. 2. Assinale a alternativa correta: a) a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, natural e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. b) a Repblica Federativa do Brasil buscar o intercmbio econmico, poltico, social e racial dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. c) a Repblica Federativa do Brasil buscar a integrao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica Latina, visando formao de uma comunidade latino-americana de naes. d) a Repblica Federativa do Brasil buscar a interao econmica, poltica, social e cultural dos povos da Amrica do Sul, visando formao de uma comunidade sul-americana de naes. e) a Repblica Federativa do Brasil buscar o intercmbio econmico, poltico, social, artstico e cultural dos povos do continente americano, visando formao de uma comunidade de naes. 3. A Repblica Federativa do Brasil rege-se nas suas relaes internacionais pelo(s) seguinte(s) princpio(s): a) erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. b) promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raa, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminao. c) no-interveno. d) construir uma sociedade livre, justa e solidria. e) dignidade da pessoa humana. 4. So poderes da Unio, ________________ entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. a) indissolveis e harmnicos. b) independentes e indissolveis. c) unidos e dependentes. d) harmnicos e unidos. e) independentes e harmnicos. 5. A independncia nacional e o pluralismo poltico so respectivamente: a) fundamento e princpio internacional.

b) princpio internacional e fundamento. c) princpio fundamental e objetivo. d) objetivo e princpio internacional. e) princpio internacional e meta. 6. A cidadania : a) objeto da Repblica Federativa do Brasil. b) objetivo da Repblica Federativa do Brasil. c) meta da Repblica Federativa do Brasil. d) fundamento da Repblica Federativa do Brasil. e) princpio internacional da Repblica Federativa do Brasil. 7. Erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais so: a) objetivos da Repblica Federativa do Brasil. b) fundamentos da Repblica Federativa do Brasil. c) postulados da Repblica Federativa do Brasil. d) metas a curto prazo da Repblica Federativa do Brasil. e) princpios internacionais da Repblica Federativa do Brasil. 8. A Repblica Federativa do Brasil adota, como forma de Estado e forma de governo, respectivamente: a) Repblica e Presidencialismo. b) Presidencialismo e Federao. c) Democracia e Repblica. d) Federao e Repblica. e) Repblica e Federao. 9. Qual a caracterstica fundamental do Estado Federal? a) participao dos cidados na escolha de seus representantes. b) participao dos Estados-membros na Cmara dos Deputados. c) repartio constitucional de competncias e participao da vontade dos Estados-membros na vontade nacional, atravs do Senado Federal. d) temporariedade dos mandatos. e) responsabilidade mandatria.

10. Assinale a alternativa correta: Asilo poltico : I. proteo oferecida pelo Estado ao estrangeiro que esteja a sofrer perseguio poltica no pas onde se encontra. II. princpio internacional da Repblica Federativa do Brasil. III. sinnimo de extradio, ou seja, devoluo do estrangeiro terrorista ao seu pas de origem, para ser julgado pelos crimes polticos que cometeu. IV. instituto no reconhecido em nosso pas. a) todas esto corretas. b) todas esto erradas. c) apenas I e II esto corretas. d) apenas III e IV esto corretas. e) apenas I, II e IV esto corretas. 11. (TTN-92) Constitui um dos objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: a) autodeterminao dos povos. b) no-interveno e defesa da paz. c) soluo pacfica dos conflitos. d) erradicar a pobreza e a marginalizao e reduzir as desigualdades sociais e regionais. e) concesso de asilo poltico. 12. (TRT/ES-90) O princpio da separao dos poderes est inscrito na Constituio Federal, em dispositivo que afirma que: a) a Repblica Federativa do Brasil formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. b) todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos da Constituio. c) so Poderes da Unio, independentes e harmnicos entre si, o Legislativo, o Executivo e o Judicirio. d) assegurado aos brasileiros o direito de petio aos Poderes Pblicos em defesa de direitos ou contra ilegalidade ou abuso de poder. e) a lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio qualquer leso ou ameaa a direito. 13. (TRT/ES-90) A Repblica Federativa do Brasil, em suas relaes internacionais, rege-se pelos seguintes princpios: a) independncia nacional e combate s drogas. b) prevalncia dos direitos humanos e livre manifestao do pensamento, admitida a censura em casos especiais. c) autodeterminao dos povos e no-interveno.

d) repdio ao terrorismo, ao racismo e ao asilo poltico. 14. (TTN/92) A federao brasileira formada pela unio: a) indissolvel dos Estados e do Distrito Federal. b) voluntria dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. c) indissolvel dos Estados e Municpios. d) voluntria dos Estados e do Distrito Federal. e) indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal. 15. (TRT/ES-90) A Constituio estabelece como objetivos fundamentais da Repblica Federativa do Brasil: a) desenvolver a livre iniciativa e estimular o uso social da propriedade. b) erradicar a pobreza e a marginalizao e aumentar as desigualdades sociais e regionais. c) garantir o desenvolvimento nacional e o sistema financeiro. d) promover o bem de todos, admitido o preconceito de sexo, bem como o de idade, para certos concursos pblicos. e) construir uma sociedade livre, justa e solidria.

Gabarito 1. A 5. B 9. C 13. C 2. C 6. D 10. C 14. E 3. C 7. A 11. D 15. E 4. E 8. D 12. C

1. (TRT/ES-90) Das afirmaes abaixo, assinale a nica correta: a) o exerccio de qualquer trabalho depende de autorizao da repartio competente. b) as provas obtidas por meios ilcitos so admissveis no processo, desde que necessrias. c) compete Ordem dos Advogados do Brasil prestar assistncia social aos que comprovarem insuficincia de recursos. d) homens e mulheres so iguais em direitos e obrigaes, nos termos da Constituio Federal de 1988. e) a locomoo em territrio nacional depende de visto junto s Secretarias de Segurana Pblica em cada Estado da Federao.

2. O remdio jurdico que tem por objeto fazer com que todos tenham acesso s informaes que Poder Pblico ou entidades de carter pblico possuam a seu respeito, denomina-se: a) habeas data. b) habeas corpus. c) mandado de injuno. d) mandado de segurana. e) ao popular. 3. Um cidado sofrendo violao de seus direitos, embora estes no sejam assegurados pela Constituio, mas sim pela legislao positiva: a) poder acionar o Judicirio, optando por um dos vrios instrumentos que a lei lhe coloca disposio. b) ingressar em juzo, desde que sejam exauridas previamente as vias administrativas. c) ter restrito acesso aos rgos judicantes por se tratar de preceito no resguardado pela Constituio Federal. d) no poder acionar o Judicirio nem a Administrao. e) no tem assegurado direito de ampla defesa e do contraditrio. 4. S se pode pleitear, por habeas data, informaes: a) sociais. b) relativas ao impetrante. c) criminais. d) de carter coletivo. e) de amplo carter. 5. O segundo objetivo do habeas data : a) a ratificao dos dados constantes na entidade governamental. b) a retificao dos dados constantes na entidade governamental ou de carter pblico. c) a priso da autoridade responsvel pelas informaes registradas. d) a reparao financeira por danos morais causados pelas informaes arquivadas. e) n.d.a. 6. A lei no prejudicar o direito adquirido, o ato jurdico perfeito e a coisa julgada. Trata-se do: a) princpio da irretroatividade das leis. b) princpio da igualdade de todos perante a lei. c) princpio da legalidade penal.

d) princpio da isonomia. e) n.d.a. 7. Extradio a entrega de um indivduo feita pelo governo a outro pas que o reclame para ser julgado ou para cumprir pena. De acordo com a Constituio Federal: a) brasileiro naturalizado pode ser extraditado a qualquer tempo. b) portugus residente no Brasil nunca pode ser extraditado. c) brasileiro nato no pode ser extraditado. d) tratando-se de trfico ilcito de entorpecentes e drogas h privilgio ao brasileiro naturalizado. e) estrangeiro pode ser extraditado por crime poltico ou de opinio. 8. (TTN-92) Assinale a assertiva correta: a) A lei pode estabelecer hipteses de excluso de sua apreciao pelo Poder Judicirio, ainda que presentes a leso ou a ameaa a direito. b) pblica a votao dos jurados no processo do jri. c) No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. d) A lei penal no retroagir, salvo nos casos de anistia fiscal. e) A prtica do racismo constitui crime afianvel e prescritvel, sujeito pena de deteno nos termos da lei. 9. O remdio constitucional a ser aplicado em situaes em que a falta de norma regulamentadora torna invivel o exerccio de direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania, denomina-se: a) mandado de segurana. b) mandado de injuno. c) ao popular. d) habeas corpus. e) mandado de segurana coletivo. 10. O remdio jurdico que visa defender direito ou notificar a ilegalidade ou abuso de autoridade, denomina-se: a) mandado de segurana. b) direito lquido e certo. c) mandado de injuno. d) habeas corpus. e) direito de petio.

11. (TRT/90) I - Ningum poder ser compelido a associar-se ou permanecer associado. II - garantido o direito de propriedade. III - No h crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prvia cominao legal. Em face do texto Constitucional, das afirmaes acima, pode-se dizer: a) as trs normas so corretas. b) as trs so incorretas. c) I e II so incorretas. d) II e III so corretas e I incorreta. e) I e III so corretas e II incorreta. 12. (TTN-92) Conceder-se- mandado de injuno: a) sempre que a falta de norma regulamentadora torne invivel exerccio dos direitos e liberdades constitucionais e das prerrogativas inerentes nacionalidade, soberania e cidadania. b) sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder. c) para proteger direito lquido e certo, no amparado por habeas corpus ou habeas data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuies do Poder Pblico. d) para retificao de dados, quando no se prefira faz-lo por processo sigiloso, judicial ou administrativo. e) para anular ato lesivo ao patrimnio pblico, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural. 13. (TRT/ES-90) A Constituio Federal de 1988 veda: a) a inviolabilidade do sigilo da correspondncia. b) a livre locomoo. c) o direito de propriedade. d) a liberdade de conscincia e de crena. e) o anonimato e as associaes de carter paramilitar. 14. A lei no prejudicar: a) o trnsito em julgado. b) a coisa no julgada. c) o ato jurdico. d) o direito adquirido. e) todas as alternativas.

15. (TTN-92) Assinale a assertiva correta: a) livre a expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, ressalvados os casos de licena previstos em lei. b) a casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo durante o dia, por determinao judicial ou requisio administrativa. c) compulsria a adeso a associao profissional ou a sindicato profissional. d) plena a liberdade de associao para fins lcitos, admitida a de carter educativo paramilitar. e) livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer. 16. (TRT/GO-90) Segundo a Constituio Federal: a) o princpio da igualdade de todos perante a lei impede que a lei favorea os mais pobres, visando reduzir as desigualdades sociais. b) o princpio da legalidade consiste em que ningum ser obrigado fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude da lei. c) o princpio da livre manifestao do pensamento protege o anonimato. d) o exerccio do direito de resposta, pela vtima de ofensa contra a honra exclui a indenizao por dano material, moral ou imagem. e) a crena religiosa no motivo de privao de direitos, ainda que invocada por quem pretenda eximir-se de obrigao legal a todos imposta e se recuse a cumprir prestao alternativa fixada em lei. 17. A priso por dvida proibida pela Constituio Federal, exceto no(s) caso(s): a) de devedor inadimplente para com o Fisco. b) de devedor de alimentos e depositrio infiel. c) de dvida fiscal para com a Unio, os Estados e os Municpios. d) de devedor de jogo. e) de devedor inadimplente comercialmente. 18. instituio do jri compete julgar: a) as contravenes penais. b) os crimes dolosos contra a vida. c) as leses corporais culposas. d) o homicdio culposo. e) todo e qualquer crime.

19. Sempre que algum sofrer ou se achar ameaado de sofrer violncia ou coao em sua liberdade de locomoo, por ilegalidade ou abuso de poder, conceder-se-: a) habeas corpus. b) mandado de segurana. c) mandado de injuno. d) habeas data. e) ao popular. 20. Analise as afirmaes abaixo: I) aos pobres so gratuitos o registro de nascimento e a certido de bito. II) aos pobres e ricos so gratuitas as aes de habeas corpus e habeas data. III) a todos so gratuitos os atos necessrios ao exerccio da cidadania. IV) os direitos e deveres individuais e coletivos tm aplicao imediata com ou sem a norma que os regulamente. a) a I e a II esto corretas. b) a III e a IV esto erradas. c) apenas a I est correta. d) apenas a III e a II esto corretas. e) todas esto corretas. 21. So garantias previstas no captulo dos direitos e deveres individuais e coletivos da Constituio Federal, dentre outras, as seguintes (assinale a alternativa correta): a) livre manifestao do pensamento, permitido o anonimato. b) direito de resposta, proporcional ao agravo, alm de indenizao por dano material ou imoral. c) livre associao para fins lcitos, inclusive de carter paramilitar. d) livre expresso da atividade intelectual, artstica, cientfica e de comunicao, independentemente de censura ou licena. e) n.d.a. 22. No ser concedida extradio de estrangeiro por crime: a) doloso contra vida. b) poltico ou de opinio. c) culposo contra o patrimnio. d) de morte. e) de extorso.

23. Quanto ao habeas corpus pode-se dizer: I) o remdio jurdico que tutela a liberdade de locomoo. II) seria a medida legal de proteo liberdade de locomoo. III) poder ser liberatrio ou preventivo. IV) no depende de formalidade processual comum, podendo ser feita sua petio por telegrama ou por simples carta. a) a I e a II esto erradas. b) apenas a III est certa. c) a IV a nica errada. d) todas esto certas. e) a II a nica certa. 24. Em caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular: a) desde que obtenha liminar judicial. b) independentemente de autorizao judicial, porm oferecendo depsito prvio, garantidor de futura indenizao. c) sem autorizao judicial ou depsito prvio, respondendo apenas por indenizao, se houver dano. d) sem autorizao judicial, ou depsito prvio, respondendo por indenizao, independentemente de comprovao de dano. 25. Em relao ao direito de petio, assegurado pelo art. 5, XXXIV, a, da Constituio da Repblica, correto afirmar que: a) a Constituio prev sano para a hiptese de falta de resposta e pronunciamento da autoridade. b) no h previso constitucional de sano para a falta de resposta e pronunciamento da autoridade. c) assegurado a qualquer pessoa, e dirigido apenas s autoridades judicirias. d) diz respeito apenas defesa de direitos individuais. e) n.d.a. 26. So gratuitas(os): a) as aes de habeas corpus. b) as aes de habeas data. c) os atos necessrios ao exerccio da cidadania. d) o registro civil de nascimento e a certido de bito, para os reconhecidamente pobres. e) todas as respostas anteriores.

27. Em mandado de segurana, considera-se lquido e certo o direito: a) embasado em fatos que comportam complexidade. b) embasado em fatos ainda indeterminados, mas determinveis. c) embasado em fatos comprovados de plano. d) provvel quanto existncia ainda que incerto no seu valor. e) embasado em fatos incontroversos. 28. reconhecida a instituio do jri, com a organizao que lhe der a lei, assegurada: a) a soberania dos veredictos. b) a plenitude da acusao. c) a votao pblica. d) a competncia para o julgamento das contravenes penais. e) a comunicabilidade dos jurados. 29. O preceito constitucional ningum ser obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa seno em virtude de lei expressa o princpio da: a) igualdade de todos perante a lei. b) isonomia. c) legalidade. d) responsabilidade. e) liberdade social. 30. Assinale a opo correta: a) nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao de perdimento dos bens ser, contra os sucessores executada, at o limite do valor do patrimnio transferido. b) a lei regular a individualizao da pena e adotar, entre outras, a de banimento, no caso de crimes de ao armada de grupos civis ou militares, contra a ordem constitucional e o estado democrtico. c) o contraditrio e a ampla defesa, nos crimes por prtica de racismo, podem ser restringidos nos casos culposos, e suspensos nos casos dolosos. d) a lei poder, em caso de dolo, admitir a pena de trabalhos forados para os crimes hediondos. e) nenhum brasileiro ser extraditado, salvo em caso de envolvimento comprovado com trfico ilcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei. 31. Considerados os direitos e garantias individuais, queira assinalar a resposta incorreta: a) ningum ser considerado culpado at o trnsito em julgado de sentena penal condenatria. b) so inadmissveis, no processo, as provas obtidas por meios ilcitos.

c) a lei penal no retroagir, salvo quando se tratar de crimes inafianveis ou hediondos. d) a lei no excluir de apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa de direito. e) a priso ilegal ser imediatamente relaxada pela autoridade judiciria. 32. A liberdade de reunio de que trata a Constituio Federal est condicionada: a) autorizao da autoridade competente. b) a ser pacfica, sem armas, com prvio aviso autoridade competente e desde que no frustre outra reunio j marcada. c) situao poltica da entidade que a promover. d) ao local e hora em que ser realizada. e) autorizao do Prefeito do Municpio em que esta ocorrer. 33. Quanto ao direito propriedade, podemos dizer que entre ns encontra seu limite: a) na necessidade pblica. b) na utilidade pblica. c) no interesse social. d) nos dispositivos constitucionais que tratam do assunto. e) todas as respostas esto corretas. 34. O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado: a) por qualquer cidado brasileiro em defesa de seus interesses lesados. b) por qualquer partido poltico, mesmo sem representao no Congresso. c) por entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos um ano, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. d) por entidade de classe ou associao legalmente constituda e em funcionamento h pelo menos trs anos, em defesa dos interesses de seus membros ou associados. e) em nenhum dos casos apontados acima. 35. A respeito do direitos e deveres individuais e coletivos previstos no art. 5 da CF, pode-se afirmar que: I - a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas so inviolveis, sendo-lhes assegurado o direito indenizao pelo dano material ou moral decorrentes de sua violao. II - ao ofendido assegurado, alm do direito de resposta, que ser proporcional ao agravo, a indenizao pelo dano material ou moral. III - o crime de racismo praticado por qualquer pessoa, apesar de estar sujeito ao instituto da prescrio, como nos demais crimes, absolutamente inafianvel, sujeitando seu agente pena de recluso, nos termos da lei. IV - a tortura, o trfico de entorpecentes, o terrorismo, bem como os crimes definidos como

hediondos, so inafianveis e insuscetveis de graa ou anistia, respondendo por eles os seus mandantes e executores. V - nos crimes considerados hediondos pode-se aplicar a pena de carter perptuo, exceto de morte. Dadas as proposies acima, assinale a alternativa correta: a) I, II e IV. b) V. c) II e IV. d) II e III. e) I. 36. O mandado de injuno: a) tem natureza jurdica semelhante do mandado de segurana, mas refere-se proteo de direito em casos de ilegalidade ou abuso de poder por omisso da autoridade pblica. b) diz respeito inconstitucionalidade por omisso, mas, diferentemente da ao direta, pode ser impetrado por quem no possa exercer direito e liberdades constitucionais por falta de norma regulamentadora. c) como o mandato de segurana coletivo, visa a obter a proteo de direitos atravs de normas gerais, mas refere-se apenas aos casos de omisso da autoridade pblica. d) visa a garantir o exerccio de direitos fundamentais atravs de ordem judicial proibindo a autoridade pblica de violar a Constituio. e) n.d.a. 37. O Estado Democrtico de Direito tem como princpios assegurados pela Constituio: I - a legalidade e a igualdade perante a lei. II - a presuno de inocncia, a ampla defesa, o contraditrio e o due process of law. III - o respeito aos direitos polticos e s liberdades e direitos fundamentais da pessoa humana. IV - a separao dos poderes. Analisando as asseres acima, pode-se afirmar que: a) as de nmeros, I, III e IV esto corretas. b) esto corretas apenas as de nmeros I, II e III. c) todas esto corretas. d) apenas as de nmero I e III esto corretas. e) nenhuma est correta. 38. Assinale a opo correta: a) nenhum brasileiro ser extraditado, salvo em caso de crime comum, ou de comprovado envolvimento em trfico lcito de entorpecentes e drogas afins, na forma da lei.

b) a sucesso de bens de estrangeiros situados no pas ser regulada pela lei brasileira em benefcio do cnjuge ou dos filhos brasileiros sempre que no lhes seja mais favorvel a lei pessoal do pas do de cujus. c) nas suas relaes internacionais o Brasil rege-se, dentre outros, pelos princpios da prevalncia dos direitos humanos, da autodeterminao dos povos, da no-interveno, do repdio ao terrorismo e ao racismo, e da no-concesso de asilo poltico aos que tenham violado os direitos humanos. d) no ser concedida extradio de estrangeiros por crimes polticos ou de opinio, salvo mediante previso em tratado internacional que especifique a vedao da pena de morte. 39. Assinale a nica hiptese que no constitui crime inafianvel conforme a Constituio Federal: a) prtica de racismo. b) prtica de tortura. c) prtica de terrorismo. d) trfico de entorpecentes. e) furto. 40. (AFTN-89)A defesa do consumidor ser promovida: a) pelos Estados-membros, na forma de lei complementar federal. b) pelos Municpios, exclusivamente. c) pelo Estado, na forma estabelecida em lei. d) pelo Estado, independentemente de qualquer norma infraconstitucional. e) por associao civil, vedada ao Estado qualquer participao. 41. O partido dos ecologistas do Brasil, que no logrou eleger, ainda, nenhum deputado federal ou senador, impetrou mandado de segurana coletivo contra ato do Presidente do Banco Central que denegou pedido de liberao de depsito de caderneta de poupana de mulheres separadas judicialmente sem direito a penso. A segurana foi denegada: a) porque o partido poltico de que se trata no tem representao atual no Congresso Nacional. b) porque os partidos polticos no podem impetrar mandato de segurana coletivo. c) porque caberia a cada interessada, provando seu direito lquido e certo, ingressada, ainda que em litisconsrcio, com o writ. d) porque o caso de ao civil pblica, e no de mandado de segurana. e) porque o instituto do mandado de segurana coletivo depende, ainda, de regulamentao.

Gabarito 1. D 6. A 11. A 16. B 21. D 26. E 31. C 36. B 41. A 2. A 7. C 12. A 17. B 22. B 27. C 32. B 37. C 3. A 8. C 13. E 18. B 23. D 28. A 33. E 38. B 4. B 9. B 14. D 19. A 24. C 29. C 34. C 39. E 5. B 10. E 15. E 20. E 25. B 30. A 35. A 40. C

1. A Constituio do Brasil de 1988, inovando no campo da soluo de conflitos coletivos de trabalho, adotou: I - a conveno coletiva de trabalho. II - o acordo coletivo de trabalho. III - a arbitragem. a) a I e a II esto corretas. b) a III a nica correta. c) a I a nica correta. d) a II a nica correta. e) todas esto corretas. 2. livre a associao profissional ou sindical, segundo a Constituio Federal, observadas, dentre outras, as seguintes determinantes (assinale a alternativa incorreta): a) so vedadas ao Poder Pblico a interferncia e a interveno na organizao sindical. b) obrigatria a participao dos sindicatos nas negociaes coletivas de trabalho. c) ningum ser obrigado a filiar-se ou a manter-se filiado a sindicato. d) o aposentado filiado tem direito a votar, mas no de ser votado nas organizaes sindicais. 3. A Constituio do Brasil de 1988: I - se limitou a reconhecer a validade do acordo e a conveno coletiva de trabalho. II - foi a primeira a tratar da negociao coletiva nos seus mltiplos aspectos. III - no se limitou a reconhecer a validade da conveno coletiva de trabalho. a) a I a nica incorreta. b) a II e a III esto incorretas. c) a I e a II esto corretas. d) a III a nica correta.

e) todas so corretas. 4. Os direitos dos trabalhadores previstos na Constituio: a) no podem ser alterados em prejuzos deles. b) no podem ser restringidos, a menos que haja concordncia escrita do interessado. c) podem ser restringidos, em algumas hipteses, por meio de conveno coletiva. d) s podem ser alterados em caso de fora maior. 5. Assinale a resposta correta. luz da Constituio da Repblica, vedado ao menor de 18 anos, quando empregado, a) filiar-se a sindicato. b) participar de greve. c) o trabalho noturno, perigoso ou insalubre. d) o trabalho sob horas extras. 6. A Constituio garante mulher gestante: a) licena de 84 dias, com a garantia de emprego at 5 dias aps o parto. b) licena de 84 dias, com a garantia de emprego at 120 dias aps o parto. c) licena de 120 dias, com a garantia do emprego aps o parto. d) licena de 120 dias, com a garantia do emprego at 5 meses aps o parto. e) licena de 120 dias, somente com garantia do emprego aps o parto mediante clusula em conveno coletiva, acordo ou sentena normativa. 7. A Constituio Federal de 1988 estabelece, quanto durao do trabalho: a) jornada de 7 horas e vinte minutos para todos os trabalhadores. b) jornada de 6 horas para os empregados que trabalham em turnos ininterruptos de revezamento. c) jornada livremente negociada entre os sindicatos de empregados e empregadores. d) jornada no superior a 8 horas para os trabalhadores urbanos, rurais e domsticos. 8. Ao dispor sobre as contribuies sociais, estabeleceu a Constituio que: a) objetivam dar condies de funcionamento aos sindicatos. b) constituem modalidade de exao de natureza eminentemente tributria. c) podem ser livremente institudas, desde que haja motivo relevante. d) tm vigncia imediata aps a sua instituio.

9. A base territorial de um sindicato no poder ser inferior rea de: a) um bairro. b) um Municpio. c) uma regio administrativa. d) um distrito. e) uma regio metropolitana. 10. O prazo de prescrio da ao trabalhista, desde a promulgao da Constituio Federal de 05.10.1988, para o trabalhador urbano, passou para: a) 2 anos, aps a extino do contrato. b) 5 anos, at o limite de 3 anos aps a extino do contrato. c) 5 anos, at o limite de 2 anos aps a extino do contrato. d) 2 anos, at o limite de 5 anos aps a extino do contrato. e) 3 anos aps a extino do contrato. 11. No nosso ordenamento jurdico, a garantia contra a despedida arbitrria: a) depende de promulgao de lei complementar. b) est prevista na legislao ordinria. c) depende de promulgao de lei ordinria. d) no pode ser objeto de norma coletiva. 12. Complete a lacuna. A remunerao da hora-extra dever ser ....................................... acima da remunerao da hora normal. a) no mximo 50% (cinqenta por cento) b) no mnimo 50% (cinqenta por cento) c) no mximo 30% (trinta por cento) d) no mnimo 30% (trinta por cento) e) 30% (trinta por cento) 13. Ao dispor sobre o empregado sindicalizado, candidato a cargo de direo ou representao sindical, a Constituio Federal concedeu: a) estabilidade no curso do mandato. b) estabilidade provisria desde o registro da candidatura. c) possibilidade de dispensa, desde que sejam pagos os seus direitos at o trmino do mandato. d) impossibilidade de dispensa arbitrria ou sem justa causa, desde o registro de sua candidatura at um ano aps o trmino do mandato.

14. Acordos coletivos de trabalho, previstos no art. 7o, XXVI, da Constituio Federal: a) so os celebrados entre o sindicato da categoria profissional e uma nica empresa. b) so os celebrados entre uma empresa e seus empregados, com ou sem assistncia dos respectivos sindicatos. c) so celebrados entre os sindicatos patronais e os dos empregados correspondentes s categorias econmicas. d) so aqueles, de carter normativo, celebrados por um sindicato da categoria profissional com uma ou mais empresas da correspondente categoria econmica. 15. Dentre os avanos alcanados no campo dos Direitos Sociais pela atual Constituio do Brasil, no se inclui: a) a durao do trabalho, antes de 48 (quarenta e oito) horas, passando a 44 (quarenta e quatro) horas semanais. b) os turnos que eram de 03 (trs) com 08 (oito) horas cada, agora 04 (quatro) com 06 (seis) horas. c) o salrio nas frias, antes integral, atualmente acrescido de 1/3 (um tero). d) a licena-gestante, anteriormente de 90 (noventa) dias, agora 100 (cem) dias. e)a remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em 50% (cinqenta por cento) do normal. 16. Assinale a nica hiptese que no constitui um direito social do trabalhador rural. a) Seguro desemprego. b) 13o salrio. c) Gozo de frias anuais. d) Fundo de Garantia por Tempo de Servio. e) Durao do trabalho normal no superior a 10 (dez) horas dirias. 17. A Constituio da Repblica assegura aos empregados domsticos os direitos seguintes, exceto: a) integrao previdncia social. b) gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal. c) irredutibilidade de salrio, salvo o disposto em conveno ou acordo coletivo. d) repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos. e) relao de emprego protegida contra despedida arbitrria ou sem justa causa, nos termos da lei complementar, que prever indenizao compensatria, dentre outros direitos. 18. So direitos sociais, segundo a Constituio: a) educao, sade, trabalho, lazer, segurana, previdncia social, proteo maternidade e infncia e assistncia aos desamparados.

b) proteo contra a despedida arbitrria, seguro-desemprego, FGTS, salrio mnimo e salrio-famlia, dentre outros. c) direitos de petio, direito de ao judicial e recursos a ela inerentes, habeas data, proteo ao direito adquirido, etc. d) trabalho, 13o salrio, horas-extras com acrscimo de 50%, etc. 19. Assinale a alternativa incorreta. A Constituio do Brasil prev alguns direitos sociais, dentre eles: a) educao. b) lazer. c) trabalho. d) cultura. e) sade. 20. Aqueles que recebem remunerao varivel, como os vendedores de lojas: a) devem receber pelo menos um salrio mnimo e meio. b) podem receber apenas suas comisses. c) se suas comisses forem inferiores a um salrio mnimo, mesmo assim devero receber pelo menos um salrio mnimo. d) se suas comisses forem inferiores a dois salrios mnimos, mesmo assim devero receber pelo menos dois salrios mnimos. e) constitucionalmente, no existe a previso de um trabalhador receber remunerao varivel.

Gabarito 1. A 11. A 2. D 12. B 3. A 13. D 4. C 14. D 5. C 6. D 7. B 8. B 9. B 10. C 15. D 16. E 17. E 18. A 19. D 20. C

1. Os cargos pblicos so acessveis aos: a) brasileiros natos, apenas. b) brasileiros natos e naturalizados, apenas. c) brasileiros natos, naturalizados e portugueses com residncia permanente no pas e havendo reciprocidade em favor dos brasileiros. d) brasileiros natos, e portugueses com residncia permanente no pas e havendo reciprocidade em favor dos brasileiros. e) brasileiros natos e naturalizados, aos portugueses com residncia permanente no pas e havendo

reciprocidade em favor dos brasileiros e aos estrangeiros, na forma da lei. 2. O brasileiro nato perder sua nacionalidade brasileira caso: a) tenha cancelada sua naturalizao, por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. b) adquira outra nacionalidade por naturalizao voluntria. c) cometa crime inafianvel. d) cometa crime hediondo. e) as respostas (a) e (b) esto corretas. 3. O brasileiro naturalizado perder sua nacionalidade brasileira se: a) tiver cancelada sua naturalizao por sentena judicial, em virtude de atividade nociva ao interesse nacional. b) adquirir outra nacionalidade por naturalizao voluntria. c) cometer crime inafianvel. d) cometer crime hediondo. e) as respostas (a) e (b) esto corretas. 4. Adquire-se a nacionalidade brasileira: a) somente pelo jus loci. b) tanto pelo jus loci como pelo jus sanguinis. c) pelo jus loci, pelo jus sanguinis e pela naturalizao. d) pelo jus loci, pelo jus sanguinis, pela naturalizao e pela adoo. 5. So brasileiros: a) natos, os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros que estejam a servio de seu pas. b) natos, os nascidos no estrangeiro, de pai, me, av ou av brasileiros, desde que qualquer deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil. c) natos, os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira d) naturalizados, os que na forma da lei adquiram a nacionalidade brasileira, exigidas aos originrios de pases de lngua portuguesa apenas residncia por dois anos ininterruptos. e) naturalizados, os estrangeiros de qualquer nacionalidade, residentes na Repblica Federativa do Brasil h mais de cinco anos consecutivos, e com idoneidade moral.

6. Assinale a nica hiptese de cargo no privativo de brasileiro nato: a) Presidente de Repblica. b) Presidente do Senado Federal. c) Deputado Federal. d) Oficial da Foras Armadas. e) Ministro do Supremo Tribunal Federal. 7. o idioma oficial da Repblica Federativa do Brasil: a) a lngua brasileira. b) a lngua nacional. c) a lngua luso-brasileira. d) a lngua portuguesa. e) a lngua portuguesa, exceto para os brasileiros naturalizados. 8. Assinale a alternativa correta. O acesso carreira diplomtica, no Brasil, facultado: a) ao brasileiro nato. b) ao brasileiro nato e ao naturalizado. c) ao brasileiro nato e ao estrangeiro residente no pas h mais de dez anos. d) ao brasileiro nato, ao naturalizado e ao portugus no gozo da reciprocidade de direitos. 9. O brasileiro nato pode perder a nacionalidade: a) em conseqncia de sano acessria da condenao a pena de recluso, superior a 10 anos. b) se adquirir outra nacionalidade por naturalizao voluntria. c) se banido do territrio nacional. d) se cancelada a sua naturalizao por sentena judicial. e) se privado dos seus direitos polticos por invocar crena religiosa ou convico poltica para no prestar o servio militar. 10. Assinale a alternativa correta: a) so privativos de brasileiros natos os cargos de Presidente da Repblica, Presidente da Cmara dos Deputados e de Ministro da Fazenda. b) o acesso carreira diplomtica no Brasil facultado aps naturalizao na forma da lei. c) so privativos de brasileiros natos os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, Presidente do Senado Federal, Senadores e Ministros de Estado. d) o acesso ao cargo de Oficial das Foras Armadas facultado somente aos brasileiros natos.

11. A lei no poder distinguir brasileiros natos ou naturalizados. Assim sendo, ambos podem ser: a) Presidente da Repblica. b) Oficial das Foras Armadas. c) Presidente da Cmara dos Deputados. d) Senador. e) Ministro do Supremo Tribunal Federal.

Gabarito 1. E 5. C 9. B 2. B 6. C 10. D 3. E 7. D 11. D 4. C 8. A

1. A soberania popular ser exercida: a) pelo sufrgio universal e pelo voto indireto. b) pelo voto secreto e direto, nos termos da Constituio do Brasil. c) pelo sufrgio universal e pelo voto secreto. d) pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto com igual valor para todos. e) pelo sufrgio parcial e pelo voto direto e no secreto com igual valor para todos. 2. Plebiscito : a) consulta que se faz aos eleitores antes da elaborao de uma lei. b) consulta que se faz aos eleitores depois da elaborao de uma lei. c) quando os eleitores formulam uma lei. d) quando os eleitores formulam diretamente ao Poder Legislativo uma medida provisria. e) as resposta b e d esto corretas. 3. Referendo : a) consulta que se faz aos eleitores antes da elaborao de uma lei. b) consulta que se faz aos eleitores depois da elaborao de uma lei. c) consulta que se faz aos eleitores atravs dos meios de comunicao. d) consulta que se faz a todos os residentes no Brasil sobre a validade de uma lei delegada. e) consulta que se faz ao Supremo Tribunal Federal sobre a constitucionalidade de uma medida provisria.

4. Assinale a alternativa correta: a) so inelegveis para os mesmos cargos, no perodo subseqente, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos, os Vereadores, os Deputados, os Senadores e quem os houver sucedido, ou substitudo nos seis meses anteriores ao pleito. b) para concorrerem a outros cargos, o Presidente da Repblica, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos at dezoito meses antes do pleito. c) so inelegveis, no territrio de jurisdio do titular, o cnjuge e os parentes consangneos ou afins, exceto os de segundo grau ou por adoo, do Presidente da Repblica, de Governador de Estado ou Territrio, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem os haja substitudo dentro dos seis meses anteriores ao pleito, salvo se j titular de mandato eletivo e candidato reeleio. d) vedada a cassao de direitos polticos, cuja perda ou suspenso s se dar nos casos de cancelamento da naturalizao por sentena transitada em julgado, incapacidade civil absoluta, condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos, recusa de cumprir obrigao a todos imposta ou prestao alternativa, nos termos do art. 5, VIII, e improbidade administrativa, nos termos do art. 37, 4. e) o militar alistvel inelegvel, a menos que conte mais de dez anos de servio e seja agregado pela autoridade superior, passando, automaticamente, no ato da diplomao, para a inatividade. 5. Entende-se por iniciativa popular: a) revolta da populao para tomar o poder. b) a faculdade que os eleitores tm de elaborar uma medida provisria. c) a faculdade que tem a populao em no acatar uma norma constitucional, mediante ao judicial. d) consulta aos eleitores sobre a validade de uma lei. e) faculdade que os eleitores tm de, em conformidade com o que requer a Constituio do Brasil, apresentar Cmara dos Deputados projeto de lei. 6. Conforme o cargo eletivo a que pretenda concorrer, a idade do candidato constitui condio de elegibilidade. Assim que a Constituio do Brasil exige do candidato a Vereador a idade mnima de: a) 16 (dezesseis) anos. b) 18 (dezoito) anos. c) 21 (vinte e um) anos. d) 30 (trinta) anos. e) 35 (trinta e cinco) anos. 7. A soberania popular exercida pelo sufrgio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, somente podendo ser candidatos a cargos eletivos: a) os brasileiros natos no pleno exerccio dos direitos polticos. b) os brasileiros inscritos como eleitores, filiados a partidos polticos e no pleno exerccio dos direitos polticos. c) os brasileiros natos inscritos como eleitores, filiados a partido poltico, no pleno exerccio dos direitos

polticos, desde que no sejam analfabetos, tenham a idade mnima para o cargo pretendido e domiclio eleitoral na circunscrio. d) os brasileiros que preencham as condies do item b e, alm disso, tenham a idade mnima para o cargo pretendido e domiclio eleitoral na circunstncia, desde que no sejam analfabetos ou inelegveis. 8. Assinale a opo correta: a) o alistamento eleitoral e o voto so facultativos para os analfabetos e para os maiores de dezesseis anos. b) o alistamento eleitoral e o voto so facultativos para os estrangeiros e para os conscritos durante o perodo do servio militar obrigatrio. c) so condies de elegibilidade, na forma da lei, a nacionalidade brasileira, o pleno exerccio dos direitos polticos, o alistamento eleitoral na circunscrio, a filiao partidria e a idade mnima discriminada na Constituio. d) os partidos polticos de mbito regional tero acesso gratuito ao rdio e televiso na rea de sua influncia, nos termos da lei. e) admite-se a cassao de direitos polticos nos casos de incapacidade civil absoluta, condenao criminal transitada em julgado, enquanto durarem seus efeitos, recusa de cumprir obrigao a todos imposta, como o servio militar, e improbidade administrativa. 9. So inelegveis, mas no inalistveis: a) os estrangeiros. b) cabos das Polcias Militares Estaduais. c) os maiores de 70 (setenta) anos. d) os brasileiros naturalizados. e) o irmo e o av do Governador de Estado, no territrio da jurisdio do mesmo. 10. O alistamento eleitoral, conforme a Constituio do Brasil, facultativo para: a) os maiores de 60 (sessenta) anos. b) os menores de 18 (dezoito) anos. c) os maiores de 16 (dezesseis) anos e menores de 18 (dezoito) anos. d) os maiores de 70 (setenta) anos. e) as respostas c e d esto corretas. 11. Marque a alternativa errada: a) o sufrgio universal e o voto indireto e secreto. b) o sufrgio universal e o voto direto e secreto. c) o alistamento eleitoral e o voto so obrigatrios para os maiores de dezoito anos. d) o alistamento eleitoral e o voto so facultativos para: os analfabetos, os maiores de setenta anos e para os

maiores de dezesseis anos e menores de dezoito. e) no podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o perodo do servio militar obrigatrio, os conscritos. 12. O mandato eletivo poder ser impugnado ante a Justia Eleitoral no prazo de ____ contados da diplomao, instruda a ao com provas de abuso do poder econmico, corrupo ou fraude: a) 15 dias. b) 01 ano. c) 30 dias. d) 60 dias. 13. So condies de elegibilidade na forma da lei, a idade mnima de trinta anos para: a) Presidente da Repblica. b) Governador de Estado. c) Senador. d) Vereador. e) Juiz de paz.

Gabarito 1. D 6. B 11. A 2. A 7. D 12. A 3. B 8. C 13. B 4. D 9. E 5. E 10. E

1. A competncia para legislar sobre direito do trabalho: a) da Unio, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. b) privativa da Unio. c) da Unio, dos Estados e dos Municpios. d) do Municpio. e) do Distrito Federal. 2. Assinale a afirmativa correta: a) compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributrio e financeiro. b) compete privativamente Unio legislar sobre direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, espacial, econmico e do trabalho. c) competncia comum da Unio, dos Estados e do Distrito Federal zelar pela guarda da Constituio, das

leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico, e especificamente legislar sobre o comrcio interestadual. d) competncia concorrente da Unio, dos Estados e do Distrito Federal zelar pela guarda da Constituio. e) competncia privativa da Unio, dos Estados e do Distrito Federal zelar pela guarda da Constituio. 3. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre todas as matrias abaixo, exceto: a) trnsito e transporte. b) proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico e paisagstico. c) responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico e esttico. d) criao, funcionamento e processo do Juizado de Pequenas Causas. e) oramento. 4. (AFTN-89) Assinale a correta. a) a competncia dos Estados para legislar sobre direito tributrio estende-se aos Municpios, quando lhes atenda s peculiaridades. b) existindo normas geral da Unio sobre matria tributria, os Estados ficam impedidos de legislar supletivamente a respeito. c) os Estados exercero a competncia legislativa plena sobre normas gerais de direito tributrio para atender a suas peculiaridades, ainda que exista lei federal sobre a matria. d) sobrevindo lei federal sobre normas gerais de direito tributrio, a lei estadual tributria tem sua eficcia suspensa, no que aquela lhe for contrria. e) a competncia da Unio para legislar sobre direito tributrio no est sujeita a qualquer limitao. 5. (AFTN-MAR/94) Assinale a assertiva correta. a) Os Estados-membros organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, devendo observncia apenas aos chamados princpios sensveis constantes da Constituio Federal. b) Os Estados-membros gozam de autonomia, cabendo ao Tribunal de Justia o processo e julgamento de seus Governadores. c) Os Estados-membros gozam de autonomia, podendo adotar, inclusive, sistema de governo diverso daquele vigente no plano federal. d) Os Estados-membros organizam-se e regem-se pelas Constituies e leis que adotarem, devendo observncia apenas aos princpios sensveis e aos princpios estabelecidos previstos na Constituio Federal. e) A autonomia dos Estados-membros abrange tambm a possibilidade de, mediante desmembramento, criar-se nova unidade, independentemente da autorizao do Congresso Nacional.

6. (AFTN-MAR/94) Assinale a assertiva correta. a) A criao de Municpios deve observar os requisitos estabelecidos em lei complementar federal. b) O Distrito Federal no pode dividir-se em Municpios. c) A criao de novos Estados mediante desmem-bramento depende apenas da iniciativa da Assemblia Legislativa estadual. d) A Constituio veda a remunerao de vereadores em Municpios com menos de cem mil eleitores. e) O Distrito Federal forma uma autntica unidade federativa, dispondo inclusive de Tribunal de Justia e de Ministrio Pblico distrital. 7. Compete aos Municpios, exceto: a) criar, organizar e suprimir distrito, observada a legislao estadual. b) organizar e prestar, diretamente ou sob regime de concesso ou permisso, os servios pblicos de interesse local, incluindo o transporte coletivo, que tem carter essencial. c) explorar diretamente, ou mediante concesso, com exclusividade de distribuio, os servios locais de gs canalizado. d) promover, no que couber, adequado ordenamento territorial, mediante planejamento e controle do uso, do parcelamento e da ocupao do solo urbano. e) criar, organizar e suprimir distritos, observada a legislao estadual. 8. Compete Unio legislar, privativamente, sobre: a) desapropriao, informtica, direito eleitoral e direito tributrio. b) direito econmico, direito civil e direito do trabalho. c) direito civil, comercial, penal, processual, eleitoral, agrrio, martimo e previdncia social. d) direito espacial, aeronutico e comrcio interestadual. e) direito tributrio, oramento e produo e consumo. 9. Assinale a assertiva correta: a) so bens dos Estados as praias martimas. b) so bens dos Estados as ilhas fluviais e lacustres e os potenciais de energia hidrulica. c) so bens da Unio as terras devolutas indispensveis preservao ambiental, definidas em lei. d) so bens da Unio as ilhas ocenicas e costeiras. e) so bens dos Estados as cavidades naturais subterrneas e as guas em depsito. 10. Assinale a assertiva correta: a) constitui competncia legislativa exclusiva dos Estados-membros a organizao, as garantias, os direitos e os deveres das polcias civis.

b) lei ordinria federal poder autorizar os Estados-membros a legislar sobre matrias da competncia especfica da Unio. c) compete lei orgnica do Distrito Federal definir a competncia do Tribunal de Justia local. d) a Constituio outorga posio diferenciada ao Distrito Federal, vedando-lhe a diviso em Municpios. e) no mbito de seus poderes de auto-organizao, podem os Estados-membros definir o sistema de governo a ser adotado. 11. (Procurador) da competncia legislativa privativa da Unio: a) a organizao judiciria, do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica do Distrito Federal e dos Territrios, bem como a organizao administrativa destes. b) organizao, garantias, direitos e deveres das polcias civis. c) direito tributrio, financeiro, penitencirio, econmico e urbanstico. d) juntas comerciais e custas dos servios forenses. e) proteo ao patrimnio histrico e cultural. 12. Assinale a alternativa correta. Compete Unio legislar, privativamente, sobre: a) sistema estatstico e cartogrfico. b) previdncia social. c) procedimento em matria processual. d) seguridade social. e) so corretas as alternativas a e d. 13. (AFTN-91) Assinale a opo correta. a) A autonomia constitucional dos Municpios veda o controle externo da Cmara Municipal por intermdio de Tribunal de Contas do Estado. b) Compete aos Municpios instituir e arrecadar os tributos de sua competncia, bem como aplicar suas rendas, sem prejuzo da obrigatoriedade de prestao de contas e de publicao de balancetes nos prazos fixados em lei. c) Os Municpios, em face do interesse e peculiaridade locais, podem legislar sobre normas gerais de licitao e contratao, em todas as modalidades, para sua administrao direta e indireta, inclusive as fundaes e as empresas sob seu controle. d) Compete aos Municpios, concorrentemente com a Unio e os Estados, legislar sobre direito tributrio e financeiro. e) A Unio no intervir nos Municpios salvo para manter a integridade nacional, repelir invaso estrangeira ou de Municpio em outro.

14. competncia privativa da Unio legislar sobre: a) produo e consumo, desapropriao e defesa civil. b) servio postal, poltica de crdito e direito econmico. c) proteo ao patrimnio histrico, populaes indgenas e seguridade social. d) registros pblicos, propaganda comercial e sistema estatstico. e) responsabilidade por dano ao consumidor, nacionalidade e cidadania. 15. (Procurador) - Assinale a opo correta: a) A competncia da Unio para legislar sobre normas gerais exclui a competncia suplementar dos Estados. b) Inexistindo lei federal sobre normas gerais, os Estados exercero a competncia legislativa plena, para atender s suas peculiaridades. c) No mbito da legislao privativa, a competncia da Unio limitar-se- a estabelecer normas gerais. d) A supervenincia de lei federal sobre normas gerais revoga a lei estadual, no que lhe for contrria. e) A supervenincia de lei federal sobre normas gerais derroga a lei estadual, no que lhe for contrria. 16. Todas as alternativas indicam matria em relao qual a Unio detm competncia privativa para legislar, exceto: a) direito civil, processual, comercial, eleitoral, martimo e espacial. b) guas, energia, informtica, telecomunicaes e radiodifuso. c) jazidas, minas, outros recursos minerais e metalrgicos. d) procedimentos em matria processual, direito financeiro, econmico e previdncia social. e) nacionalidade e cidadania. 17. Assinale a alternativa correta. da competncia comum da Unio e dos Estados: a) explorar, diretamente ou mediante concesso, portos fluviais e lacustres. b) fiscalizar a concesso de direito de pesquisa de recursos hdricos e minerao. c) legislar sobre proteo infncia e juventude. d) zelar pela guarda da Constituio. e) manter o servio postal. f) so corretas as alternativas b, c e d. 18. Pode o cidado de um Municpio ter iniciativa de projeto de lei de interesse especfico de seu Municpio? a) sim, desde que manifestado o interesse por, no mnimo, cinco por cento do eleitorado local. b) no, tal iniciativa cabe to-somente aos vereadores.

c) sim, desde que manifestado o interesse por, no mnimo, um por cento do eleitorado local. d) sim, desde que manifestado o interesse por, no mnimo, cinco por cento do eleitorado do Estado. e) somente se conseguir que o projeto receba o aval de, no mnimo, cinco por cento dos vereadores. 19. (Procurador) - Compete aos Municpios: a) a legislao suplementar s normas gerais editadas pela Unio. b) a atividade legislativa plena na ausncia de lei federal sobre normas gerais. c) legislar concorrentemente sobre proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico. d) prestar, com a cooperao tcnica e financeira da Unio e do Estado, servios de atendimento sade da populao. e) instituir diretrizes para o desenvolvimento urbano, inclusive habitao, saneamento bsico e transportes urbanos. 20. Assinale a afirmativa correta: a) compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre direito tributrio e financeiro. b) compete privativamente Unio legislar sobre direito civil, comercial, parcial, processual, eleitoral, agrrio, martimo, aeronutico, especial, econmico e do trabalho. c) competncia comum da Unio, dos Estados e do Distrito Federal zelar pela guarda da Constituio, das leis e das instituies democrticas e conservar o patrimnio pblico, e, especificamente legislar sobre o comrcio interestadual. d) compete privativamente Unio Federal legislar sobre criao, funcionamento e processo de Juizado de Pequenas Causas. e) compete concorrentemente Unio legislar sobre servio postal e populaes indgenas. 21. competncia privativa da Unio legislar sobre: a) produo e consumo, desapropriao e defesa civil. b) servio postal, poltica de crdito e direito econmico. c) proteo ao patrimnio histrico, populaes indgenas e seguridade social. d) registros pblicos, propaganda comercial e sistema estatstico. e) responsabilidade por dano ao consumidor, nacionalidade e cidadania. 22. Na capacidade de auto-organizao e auto-governo do Distrito Federal incluem-se: a) a elaborao de lei orgnica, pela sua Cmara Legislativa, bem assim a organizao e manuteno de Poder Judicirio. b) a organizao e a manuteno do Ministrio Pblico e Consultoria Jurdica.

c) a organizao e a manuteno do Poder Judicirio, Ministrio Pblico e Defensoria Pblica. d) a elaborao de lei orgnica, votada em dois turnos, com interstcio mnimo de dez dias, e aprovada por dois teros da Cmara Legislativa, que a promulgar, atendidos os princpios estabelecidos na Constituio. e) elaborao de sua Constituio distrital. 23. Unio compete, privativamente, legislar sobre: a) direito civil, direito eleitoral, direito processual e direito administrativo. b) direito penal, direito espacial, direito do trabalho e direito internacional. c) direito comercial, direito agrrio, direito martimo e direito penal. d) direito civil, direito municipal, direito eleitoral e direito aeronutico. e) direito civil, direito estadual, direito eleitoral e direito aeronutico. 24. Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar, concorrentemente, sobre: a) desapropriao. b) fomentar a produo agropecuria e organizar o abastecimento alimentar. c) trnsito e transporte. d) procedimentos em matria processual. e) jazidas, minas, outros recursos minerais e metalrgicos. 25. No princpio constitucional sensvel: a) forma republicana, sistema representativo e regime democrtico. b) direitos da pessoa humana. c) autonomia municipal. d) prestao de contas da administrao pblica, direta e indireta. e) retroatividade da norma penal mais benfica ao infrator. 26. (Procurador) - A interveno federal, para o fim de assegurar a observncia de princpios constitucionais sensveis, depende de: a) requisio do Ministro de Estado da Justia. b) requisio do Supremo Tribunal Federal, do Superior Tribunal Federal, do Superior Tribunal de Justia ou do Superior Tribunal Eleitoral. c) provimento, pelo Superior Tribunal Federal, de representao do Procurador-Geral da Repblica. d) provimento, pelo Superior Tribunal de Justia, de representao do Procurador-Geral da Repblica. e) representao do Presidente da Repblica.

27. Nos termos da Constituio de 1988, compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal, legislar concorrentemente sobre diversas matrias; em tais hipteses: a) sendo omisso o legislador federal na elaborao de leis complementares, os Estados exercero competncia legislativa plena, para atendimento de suas peculiaridades. b) a competncia legislativa concorrente ser necessariamente exercida atravs de leis complementares. c) o estabelecimento de normas gerais privativo da Unio, vedada aos Estados produo legislativa subjetiva. d) a competncia legislativa da Unio limita-se ao estabelecimento de normas gerais, no excluindo a competncia suplementar dos Estados. e) a competncia legislativa concorrente ser necessariamente exercida atravs de leis ordinrias estaduais. 28. A Constituio Federal de 1988 inseriu os Municpios na organizao poltico-administrativa do pas. Segundo seu texto: a) as leis orgnicas sero votadas e promulgadas pelas Cmaras Municipais, observados os princpios da Constituio Federal e da Constituio do respectivo Estado. b) os Municpios sero regidos por lei orgnica promulgada pelas Assemblias Legislativas dos Estados. c) as Constituies dos Estados definiro o mbito da competncia legislativa dos respectivos Municpios. d) a Unio poder intervir nos Municpios para proteo do princpio legislativo. e) os Municpios sero regidos por Constituio promulgada pelas Assemblias Legislativas dos Estados. 29. Com o disciplinamento dado na Constituio da Repblica o Distrito Federal recebeu competncias equivalentes s: a) dos Estados. b) dos Municpios. c) dos Estados e Municpios. d) da Unio. e) no recebeu competncia alguma. 30. (Procurador) - Os Estados podem incorporar-se entre si, subdividir-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territrios Federais, mediante: a) aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei complementar. b) proposta das Assemblias Legislativas dos Estados interessados, e aprovao do Congresso Nacional, por lei complementar. c) proposta do Presidente da Repblica, ou de um tero de cada uma das casas do Congresso Nacional, aprovadas mediante lei, e ouvida a populao diretamente interessada atravs de referendo. d) aprovao da populao diretamente interessada, atravs de plebiscito, e das Assemblias Legislativas, por lei complementar.

e) aprovao de lei pelo Congresso Nacional, aps manifestao plebiscitria da populao diretamente interessada. 31. Assinale a alternativa falsa. A Unio no intervir nos Estados nem no Distrito Federal, exceto para: a) manter a integridade nacional. b) repelir invaso estrangeira ou de uma unidade da Federao em outra. c) pr termo a grave comprometimento da ordem pblica. d) garantir o livre exerccio de qualquer dos Poderes nas unidades da Federao. e) reorganizar as finanas da unidade da Federao que proceder ao pagamento da dvida fundada por mais de dois anos consecutivos, salvo motivo de fora maior. 32. (AFTN-91) competncia privativa da Unio: a) legislar sobre direito tributrio, financeiro, produo e consumo. b) legislar sobre floresta, caa, pesca, fauna, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio. c) legislar sobre direito penal, eleitoral, agrrio, martimo e do trabalho. d) legislar sobre previdncia social, proteo e defesa da sade. e) assegurar acesso cultura, educao e cincia.

Gabarito 1. B 6. B 11. A 16. D 21. D 26. C 31. E 2. A 7. C 12. E 17. F 22. D 27. D 32. C 3. A 8. D 13. B 18. A 23. C 28. A 4.D 9. C 14. D 19. D 24. D 29. C 5. D 10. D 15. B 20. A 25. E 30. A

1. O Governador do Estado do Acre foi aprovado em concurso pblico e tomou posse to logo foi convocado; neste caso: a) necessariamente perder o cargo eletivo. b) estar suspenso do cargo eletivo. c) dever se afastar do cargo efetivo. d) poder permanecer em ambos os cargos. e) o fato jamais ocorrer pois aos detentores de cargos eletivos vedada a participao em concurso pblico.

2. O tempo de servio pblico, seja federal, estadual ou municipal, garantia constitucional dos servidores pblicos civis e ser computado para os efeitos de aposentadoria e de disponibilidade: a) integralmente, se no houver perodos descontinuados. b) integralmente, se no houver perodos descontinuados por interrupo superior a 60 dias. c) integralmente, independentemente de serem continuados ou no os perodos. d) proporcionalmente, se houver perodos descontinuados por interrupo inferior a 90 dias. e) proporcionalmente, contanto que exera, ao tempo da aposentadoria, cargo na administrao direta ou indireta. 3. (1991) O servidor pblico civil da Unio: a) tem direito a um piso salarial proporcional extenso e complexidade do seu trabalho. b) no est sujeito aposentadoria compulsria ao 70 anos de idade. c) tem direito de se afastar do seu cargo, emprego ou funo para exercer mandato eletivo federal, estadual ou distrital. d) no tem direito a adicional por trabalho noturno. e) no tem direito de fazer greve. 4. Desde a promulgao da Carta Constitucional de outubro de 1988, o servidor pblico, para tornarse estvel, dever contar, no mnimo: a) trs anos de efetivo exerccio, ainda que intercalados, na hiptese de ingresso mediante contratao. b) um ano de efetivo exerccio quando nomeado pelo Presidente da Repblica. c) dois anos de efetivo exerccio, os nomeados em cargo de comisso. d) dois anos de efetivo exerccio, ainda que intercalados, na hiptese de ingresso mediante contratao e) trs anos de efetivo exerccio, os nomeados em virtude de concursos pblicos. 5. Assinale a afirmativa correta: a) A Constituio do Brasil garante a todo servidor pblico o direito livre associao sindical. b) A Constituio do Brasil dispe que, em caso de invalidez permanente, o servidor dever ser sempre aposentado com proventos integrais, em face do princpio da irredutibilidade de vencimentos e salrios. c) A aposentadoria voluntria do servidor pblico com proventos integrais ocorrer aos trinta e cinco anos de servio, para o homem, e aos trinta, para a mulher, podendo lei complementar estabelecer excees, no caso de exerccio de atividades consideradas penosas, insalubres ou perigosas. d) A Constituio Federal no garante ao servidor pblico o direito livre associao sindical. e) Todo servidor pblico pode fazer greve ampla, geral e irrestrita. 6. Assinale a opo correta: a) a Constituio assegura a quaisquer brasileiros o acesso aos cargos pblicos.

b) a condenao criminal transitada em julgado a nica forma pela qual o servidor pblico pode perder o cargo. c) a sentena transitada em julgado a nica forma pela qual o servidor pblico estvel pode perder o cargo. d) o servidor pblico estvel s perder o cargo em virtude de sentena judicial transitada em julgado ou mediante processo administrativo em que lhe seja assegurada ampla defesa. e) os servidores pblicos ocupantes de cargos em comisso e funes em confiana necessariamente devero ser efetivos. 7. Assinale a assertiva correta: a) o tempo de servio do servidor pblico afastado para o exerccio de mandato eletivo ser contado para todos os efeitos legais, inclusive para promoo por merecimento. b) qualquer servidor pblico, no exerccio de mandato eletivo federal, estadual, distrital, ou municipal, necessariamente dever ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo, sob pena de perd-lo, computandose o tempo de servio para todos os efeitos legais, exceto para promoo por merecimento. c) o servidor pblico federal, estadual, distrital ou municipal, no exerccio de mandato eletivo ficar afastado de seu cargo, emprego ou funo, mas poder optar pelos vencimentos que lhe forem mais convenientes. d) investido no mandato de vereador, e no sendo possvel compatibilizar os horrios, o servidor pblico ser afastado do seu cargo, emprego ou funo pblica, sendo-lhe, porm facultado optar pela sua remunerao. e) havendo compatibilidade de horrios, o servidor pblico federal, estadual, distrital ou municipal perceber as vantagens de seu cargo, emprego ou funo, sem prejuzo de remunerao do cargo eletivo. 8. Assinale a opo correta: a) os cargos, empregos e funes pblicas so acessveis aos brasileiros natos que preencham os requisitos estabelecidos em lei. b) as pessoas jurdicas de direito privado prestadoras de servios pblicos respondero por quaisquer danos que seus agentes causarem a terceiro, assegurado o direito de regresso apenas contra o responsvel doloso. c) ao servidor pblico, civil ou militar, garantido o direito livre associao sindical. d) os atos de improbidade administrativa importaro a suspenso dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens e o ressarcimento do errio, na forma e gradao previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. e) o militar, enquanto em servio efetivo, pode estar filiado a partido, vedada a candidatura a cargo eletivo. 9. (1992) Segundo o 6, do art. 37, da Constituio Federal, que define a responsabilidade do Estado pelos danos que o agente venha a causar, por ao ou omisso, a terceiros, a ao de indenizao dever ser proposta: a) contra o agente e o Estado, ambos responsveis solidrios. b) contra o agente, demonstrando que agiu com culpa. c) contra o Estado, independentemente da existncia ou no de culpa do agente causador do dano.

d) contra o Estado, uma vez demonstrado que seu agente agiu com dolo. 10. (AFTN-MAR/94) Quanto disciplina constitucional dos cargos pblicos correto dizer: a) os cargos pblicos de provimento efetivo bem como os vitalcios somente podem ser providos por concurso pblico de provas e ttulos, em qualquer hiptese. b) a Constituio no admite distino entre brasileiros natos e naturalizados para a ocupao de cargos pblicos quaisquer. c) o servidor pblico federal da administrao direta pode acumular um cargo tcnico com outro cargo da mesma natureza em empresa pblica, desde que haja compatibilidade de horrio. d) o servidor deve afastar-se de seu cargo, para o exerccio de mandato eletivo estadual, perodo que no ser contado para promoo por merecimento. e) o estrangeiro no pode, em qualquer hiptese, ocupar cargo pblico. 11. Assinale a alternativa correta: a) a administrao pblica direta dever obedecer aos princpios de legalidade, impessoalidade, moralidade, estoicidade, frugalidade e publicidade exigidos pela Constituio Federal. b) a Constituio Federal garante a todo servidor pblico o direito livre associao sindical. c) a Constituio Federal dispe que, em caso de invalidez permanente, o servidor dever ser sempre aposentado com proventos integrais em face do princpio da irredutibilidade de vencimentos e salrios. d) a aposentadoria voluntria do servidor pblico com proventos integrais ocorrer aos trinta e cinco anos de servio, para o homem, e aos trinta para a mulher, podendo lei complementar, nesta hiptese, estabelecer excees, no caso de exerccio de atividades consideradas penosas, insalubres ou perigosas. 12. (1993) Dentre os princpios constitucionais que devem ser observados pela administrao pblica, figura o da: a) generosidade. b) uniformidade. c) impessoalidade. d) universidade. e) delegabilidade. 13. (1993) Assinale a resposta correta: a) a nomeao para cargo pblico apenas se admite aps aprovao em concurso pblico. b) a nomeao para alguns cargos pblicos livre. c) a nomeao para emprego pblico apenas se admite aps aprovao em concurso pblico. d) a nomeao para funes pblicas apenas se admite aps aprovao em concurso interno de ttulos.

14. (1993) Assinale o direito no reconhecido aos servidores pblicos na Constituio Federal: a) remunerao do trabalho noturno superior do diurno. b) remunerao do servio extraordinrio superior, no mnimo, em cinqenta por cento a do normal. c) gozo de frias anuais remuneradas com, pelo menos, um tero a mais do que o salrio normal. d) reconhecimento das convenes e acordos coletivos. 15. (1991) Os Estados e os Municpios, no exerccio de sua autonomia: a) podem instituir sociedade de economia mista e empresas pblicas para prestao de servios pblicos, mediante deliberao de seu Poder Executivo. b) podem instituir, mediante lei, sociedades de economia mista e empresas pblicas para explorao de atividades econmicas, desde que observados os limites e termos da Constituio Federal. c) podem instituir, mediante lei, sociedade de economia mista e empresas pblicas, que integraro sua Administrao Indireta, sendo seus bens impenhorveis. d) podem instituir, mediante lei, regime jurdico de direito pblico, de ndole estatutria, para as relaes de trabalho dos servidores de suas sociedades de economia mista e empresas pblicas. 16. (1992) Ao servidor pblico civil: a) so vedados o direito de associao sindical e o direito de greve. b) vedado o direito de associao, mas assegurado o direito de greve. c) livre associao sindical e restrito o direito de greve. d) no livre associao sindical nem mesmo o direito de greve. 17. (1992) A autarquia, a empresa pblica e a sociedade de economia mista tm personalidade jurdica: a) de direito pblico, as duas primeiras, e de direito privado, a sociedade de economia mista. b) de direito pblico, a autarquia, e de direito privado, as duas ltimas. c) de direito privado, todas as trs. d) de direito pblico, todas as trs. 18. (Procurador, 1993) Assinale a opo correta: a) as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos, respondero pelos danos que seus agentes, em qualquer circunstncia, causarem a terceiros, assegurados o direito de regresso contra o responsvel nos casos de dolo ou culpa. b) os atos de improbidade administrativa importaro a cassao dos direitos polticos, a perda da funo pblica, a indisponibilidade dos bens previstas em lei, sem prejuzo da ao penal cabvel. c) a lei reservar percentual dos cargos e empregos pblicos para as pessoas portadoras de deficincia ou desvantagem tnica ou de educao e definir aos critrios de sua admisso.

d) somente por lei especfica podero ser criadas empresas pblicas, sociedade de economia mista, autarquia ou fundao pblica. A criao de subsidirias dessas entidades, ou sua participao em empresas privadas, sero autorizadas pelo Presidente da Repblica. e) o servidor pblico afastado para exerccio de mandato eletivo perceber seu benefcio previdencirio como se em exerccio estivesse. 19. Em nosso sistema constitucional o direito de greve: a) assegurado, em regra, a todos os trabalhadores, exceto os militares. b) garantido a todos os trabalhadores, exceto aos militares e servidores pblicos. c) exclui os servidores pblicos que ocupem cargo de direo. d) estende-se aos policiais militares, desde que assegurada a manuteno dos servios essenciais comunidade. 20. A greve um direito-garantia, assegurado aos trabalhadores do pas. Considerando o texto constitucional vigente, a) o exerccio do direito de greve pelos servidores pblicos civis submetido a termos e limites a serem definidos em lei complementar. b) vedada greve nas atividades ou servios essenciais, pois os interesses de classes no podem prevalecer sobre as necessidades inadiveis da comunidade. c) compete concorrentemente Unio e aos Estados legislar sobre o direito de greve nos servios pblicos respectivos. d) a greve h de ser exercida exclusivamente para reivindicaes trabalhistas das respectivas categorias, vedadas as de natureza poltica ou de solidariedade, por dispositivo constitucional expresso.

Gabarito 1. C 6. D 11. B 16. C 2. C 7. D 12. C 17. B 3. C 8. D 13. B 18. E 4. E 9. C 14. D 19. A 5. A 10. D 15. B 20. A

1. Salvo disposio constitucional em contrrio, as deliberaes de cada Casa e de suas Comisses, sero tomadas por: a) maioria de votos de parlamentares estaduais. b) dois teros dos votos. c) trs quartos dos votos. d) maioria dos votos, presentes a maioria absoluta de seus membros. e) maioria relativa dos votos por derivao.

2. A Cmara dos Deputados compe-se de representantes: a) do povo, eleitos pelo sistema econmico-majoritrio. b) do povo, eleitos pelo sistema majoritrio. c) do povo, eleitos pelo sistema proporcional. d) do povo, eleitos pelo sistema igualitrio-majoritrio. e) do povo, dos Estados e do Distrito Federal. 3. O nmero total de Deputados, bem como a representao por Estado e pelo Distrito Federal, ser estabelecido por Lei Complementar: a) proporcionalmente aos cidados. b) proporcionalmente populao. c) proporcionalmente aos detentores de cidadania ativa. d) proporcionalmente aos detentores de cidadania passiva. e) proporcionalmente ao nmero de Deputados Estaduais. 4. O Senado Federal compe-se de representantes: a) dos Estados e do Distrito Federal. b) dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios. c) dos Estados, do Distrito Federal e dos Municpios. d) dos Estados e dos Territrios. e) dos Estados e dos Municpios. 5. Compete privativamente ao Congresso Nacional: I - autorizar o Presidente e o Vice-Presidente da Repblica a se ausentarem do Pas, quando a ausncia exceder a quinze dias. II - aprovar o estado de defesa e a interveno federal, autorizar o estado de stio, ou suspender qualquer uma dessas medidas. III - mudar temporariamente sua sede. a) apenas I e II esto corretas. b) I, II e III esto incorretas. c) apenas I est correta. d) apenas I e II esto incorretas. e) I, II, III esto corretas, mas o enunciado no, porque a competncia em tela exclusiva.

6. competncia exclusiva do Congresso Nacional: a) autorizar referendo e convocar plebiscito. b) dispor sobre sistema tributrio. c) dispor sobre programas nacionais. d) dispor sobre limites do territrio nacional. e) dispor sobre concesso de anistia. 7. A autorizao dada pela Cmara dos Deputados para a instaurao de processo contra o Presidente da Repblica e os Ministros de Estado se dar por: a) dois teros de seus membros. b) trs quintos de seus membros. c) dois teros dos membros presentes sesso. d) trs quintos dos membros presentes sesso. e) maioria simples. 8. Emisso de moeda, seus limites e montante da dvida mobiliria federal competncia legislativa do(a): a) Banco Central do Brasil, com sano do Senado Federal. b) Ministrio da Fazenda, com sano do Presidente da Repblica. c) Senado Federal, com sano da Cmara dos Deputados. d) Presidncia da Repblica, com sano do Congresso Nacional. e) Congresso Nacional, com sano Presidencial. 9. Compete privativamente Cmara dos Deputados: a) processar e julgar o Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade. b) autorizar, por dois teros de seus membros, a instaurao de processo contra os Ministros de Estado. c) autorizar, por um tero de seus membros, a instaurao de processo contra o Presidente da Repblica. d) processar e julgar o Vice-Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade. 10. Quando o Senado Federal estiver funcionando como Tribunal para julgamento do Presidente da Repblica nos crimes de responsabilidade, funcionar como presidente da sesso: a) o Presidente do Senado Federal. b) o Presidente da Cmara dos Deputados. c) o Presidente do Supremo Tribunal Federal. d) o Presidente do Senado Federal e da Cmara dos Deputados, conjuntamente.

e) um Presidente escolhido entre os Senadores da Repblica, atravs do voto secreto. 11. Os Deputados Federais e Senadores so submetidos a julgamento perante o: a) Tribunal Superior Eleitoral. b) Tribunal Federal de Recursos. c) Tribunal de Justia do Distrito Federal. d) Supremo Tribunal Federal. e) Superior Tribunal Militar. 12. O Senador: a) no representante do povo mas eleito pelo povo b) ter mandato de cinco anos, renovado de quatro em quatro anos. c) ser eleito com um suplente. d) ser eleito com dois suplentes para ajud-lo no desempenho do mandato. e) representa o territrio. 13. Os Deputados e Senadores so inviolveis por suas opinies, palavras e votos, sendo que suas imunidades, no que se refere ao estado de stio, a) no subsistiro. b) subsistiro plenamente. c) s podem ser interrompidas mediante o voto de 2/3 dos membros da Casa respectiva e no caso de prtica de atos contrrios execuo da medida fora do recinto do Congresso Nacional. d) s podem ser suspensas mediante o voto de 2/3 dos membros da Casa respectiva e no caso de prtica de atos incompatveis com a execuo da medida. e) o enunciado da questo falso. 14. O nmero de Deputados Federais eleitos por Territrio de: a) no mnimo oito e no mximo setenta. b) trs. c) quatro. d) no mnimo quatro e no mximo setenta. e) no mximo setenta. 15. Os Deputados Federais no podero, desde a posse: a) ser titulares de mais de um cargo ou mandato pblico eletivo. b) firmar contrato com pessoa jurdica de direito pblico.

c) manter contrato com autarquia. d) firmar contrato com sociedade de economia mista. e) manter contrato com empresa pblica. 16. Podem convocar, extraordinariamente, o Congresso Nacional: a) o Presidente da Repblica, o Presidente do Senado Federal, o Presidente da Cmara dos Deputados ou a maioria dos membros do Congresso Nacional. b) somente o Presidente da Repblica e o Presidente do Congresso Nacional. c) o Presidente da Repblica, o Presidente do Senado Federal, o Presidente da Cmara dos Deputados, o Presidente do Congresso Nacional ou a maioria dos membros do Congresso Nacional. d) o Presidente do Senado Federal e o Presidente da Cmara dos Deputados apenas. e) somente o Presidente da Repblica. 17. Indique a alternativa incorreta: a) na Constituio das Mesas e de cada Comisso, assegurada, tanto quanto possvel, a representao proporcional dos partidos ou dos blocos parlamentares que participem da respectiva Casa. b) sendo matria de sua competncia a comisso pode convocar Ministros de Estado. c) sendo matria de sua competncia a comisso pode solicitar depoimento de qualquer autoridade, cidado ou representante de pases estrangeiros. d) as comisses parlamentares de inqurito tm poderes de investigao prprios das autoridades judiciais e) o Congresso Nacional, o Senado Federal e a Cmara do Deputados tero comisses permanentes e temporrias. 18. Durante o recesso parlamentar: a) no existe comisso formada. b) s existe comisso do Senado Federal. c) s existe comisso da Cmara dos Deputados. d) s existe comisso representativa do Congresso Nacional. e) as comisses so representadas pelos lderes dos partidos. 19. O Presidente da Repblica, se for acusado de algum crime, ser julgado: a) pelo STF, quer se trate de crime comum ou de crime de responsabilidade. b) pelo Senado Federal, tanto nos casos de crime comum como nos casos de responsabilidade. c) pelo STF, tanto nos crimes comuns como nos crimes de responsabilidade, depois que a Cmara dos Deputados declarar procedente a acusao pelo voto de 2/3 dos Deputados. d) pelo STF nos crimes comuns e pelo Senado Federal nos crimes de responsabilidade depois que a Cmara

dos deputados declarar procedente a acusao pelo voto de 2/3 dos seus membros. e) pelo Senado Federal, tanto nos crimes comuns como nos crimes de responsabilidade, depois de a Cmara dos deputados declarar procedente a acusao pelo voto da maioria dos seus membros. 20. Queira assinalar a resposta incorreta, abaixo, relativamente s comisses parlamentares de inqurito: a) podem ser criadas pelo Senado e pela Cmara dos Deputados, em conjunto ou separadamente. b) a criao depende de requerimento subscrito por um tero dos membros de cada uma das aludidas casas legislativas. c) devem ter prazo certo para encerrar seus trabalhos. d) as concluses das comisses parlamentares de inqurito (CPI) tm efeitos exauridos no mbito do Congresso Nacional, sem que se imponham provisrias outras, por partes das mesmas, para a promoo da responsabilidade civil ou criminal dos eventuais infratores. e) tm poderes de investigao prprios das autoridades judiciais.

Gabarito 1. D 8. E 14. C 15. A 2. C 9. B 16. A 3. B 10. C 17. C 4. A 11. D 18. D 5. E 12. A 19. D 6. A 13. D 20. D 7. A

1. Decorrido o prazo de quinze dias teis da aprovao de uma lei pelo Congresso Nacional, o silncio do Presidente da Repblica importar: a) arquivamento. b) sano. c) delegao. d) resoluo. e) decreto-lei. 2. A iniciativa das Leis Complementares pode caber: a) ao Presidente da Repblica. b) aos partidos polticos. c) a sindicato. d) associao. e) aos indivduos.

3. So de iniciativa do Presidente da Repblica as leis que: a) mudem temporariamente a sede do Congresso Nacional. b) fixem o efetivo das Foras Armadas c) elaborem o regimento interno da Cmara dos Deputados. d) eleja membros do Conselho da Repblica. e) disponham sobre a organizao da polcia. 4. Caso o projeto de lei seja emendado: a) ser arquivado. b) ser delegado. c) ser objeto de resoluo. d) voltar Casa iniciadora. e) ser objeto de lei ordinria. 5. A Constituio Federal poder ser emendada mediante proposta: a) no mnimo de um quarto dos membros da Cmara dos Deputados. b) no mnimo de um quinto dos membros do Senado Federal. c) no poder ser emendada. d) de maioria absoluta do Congresso Nacional, em caso de interveno federal. e) de no mnimo um tero dos membros da Cmara dos Deputados ou do Senado Federal. 6. A proposta de emenda Constituio Federal tendente a abolir as garantias individuais: a) ser votada em dois turnos. b) no ser objeto de deliberao. c) s ser aprovada por maioria absoluta. d) pode ser aprovada por maioria simples. e) pode ser objeto de deliberao. 7. A forma de controle que destina-se a impedir o ingresso, no sistema, de normas que, em seu projeto, j revelam vcios de inconstitucionalidade, denomina-se controle : a) governamental b) composto c) repressivo d) preventivo

e) especial 8. No que diz respeito ao processo legislativo, assinale a alternativa correta: a) decorrido o prazo de 10 dias do recebimento do projeto de lei pelo Presidente da Repblica, o seu silncio importar sano. b) na hiptese de no-manuteno do veto, se a lei no for promulgada pelo Presidente da Repblica dentro de 48 horas, o Presidente do Congresso o far e, se este no o fizer em igual prazo, caber ao Presidente da Cmara faz-lo. c) a matria constante de projeto de lei rejeitado somente poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta de qualquer das Casas do Congresso Nacional. d) as leis delegadas sero elaboradas pelo Presidente da Repblica, que dever solicitar delegao Cmara dos Deputados e ao Senado Federal, no podendo ser objeto de delegao os atos de competncia da Cmara dos Deputados e do Senado Federal. e) podero ser objeto de delegao: a matria reservada lei complementar e a legislao sobre organizao do Poder Judicirio e do Ministrio Pblico, nacionalidade, cidadania, direitos individuais e eleitorais, planos plurianuais, diretrizes oramentrias e oramentos. 9. Todas as alternativas indicam leis cuja iniciativa privativa do Presidente da Repblica, exceto: a) organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica da Unio, bem como normas gerais para a organizao do Ministrio Pblico e da Defensoria Pblica dos Estados, do Distrito Federal e dos Territrios. b) criao de cargos, funes ou empregos pblicos na administrao. c) organizao administrativa e judiciria, matria tributria e oramentria, servios pblicos e pessoal da administrao dos Territrios. d) servidores pblicos da Unio e Territrios, seu regime jurdico, provimento de cargos, estabilidade e aposentadoria de civis, reforma e transferncia dos militares para a inatividade. e) licitao, organizao e estruturao do Congresso Nacional, processo eleitoral e segurana nacional. 10. Leia com ateno as proposies abaixo e assinale a alternativa correta: I - As Assemblias Legislativas de no mnimo 2/3 das unidades da Federao, manifestando-se cada uma delas pela maioria relativa de seus membros, podem propor emendas Constituio. II - Cabe exclusivamente ao Presidente da Repblica a iniciativa de leis que disponham sobre a organizao do Ministrio Pblico. III - Os empregados das sociedades de economia mista institudas pelo Estado, entidades estas com personalidade jurdica de direito privado, no esto submetidos s vedaes constitucionais referentes acumulao de cargos. IV - a Assemblia-Geral, como rgo mximo das empresas pblicas constitudas sob a forma de sociedade annima, pode autorizar a criao de subsidirias, no necessitando de autorizao legislativa. a) esto corretas apenas as proposies I e III.

b) nenhuma proposio est correta. c) a nica proposio correta a II. d) as proposies II e IV esto corretas. e) apenas a proposio I est correta. 11. A respeito dos projetos de lei encaminhados pelo Presidente da Repblica ao Legislativo correto dizer: a) tais projetos tero a sua discusso e votao iniciadas necessariamente no Senado Federal. b) solicitada a urgncia para apreciao do projeto e se as casas do Congresso no se manifestarem sobre ele no prazo de 45 dias, cada qual, o projeto ser considerado aprovado por decurso de prazo. c) o Presidente da Repblica pode vetar projeto de lei apresentado por ele, mesmo que tenha sido aprovado pelo Congresso sem alteraes. d) em nenhum caso admite-se emenda, no Congresso, que aumente despesas ao projeto de lei enviado pelo Presidente da Repblica, no exerccio de sua iniciativa exclusiva. e) o projeto de lei apresentado pelo Presidente da Repblica deve ser apreciado pelo Congresso Nacional, em sesso conjunta. 12. Tendo em vista as disposies constitucionais sobre o processo legislativo, correto afirmar que: a) da iniciativa privativa do Presidente da Repblica a lei que fixa os efetivos das foras armadas. b) o projeto de lei de iniciativa popular deve ser apresentado ao Senado Federal com a assinatura de, no mnimo, 1% do eleitorado nacional, distribudos pelo menos por cinco Estados. c) a matria constante de proposta de emenda Constituio rejeitada ou havida por prejudicada somente poder constituir objeto de nova proposta na mesma sesso legislativa por voto da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso. d) de 12 dias o prazo para a Cmara dos Deputados apreciar as emendas do Senado. e) o Presidente da Repblica deve comunicar ao Presidente da Cmara Federal os motivos do veto ao projeto de lei, no prazo de 48 horas. 13. Uma medida provisria editada pelo Presidente da Repblica e no apreciada pelo Congresso Nacional no prazo legal: a) transforma-se, automaticamente, em lei. b) perde a eficcia a partir de sua edio, devendo o Congresso Nacional disciplinar as relaes jurdicas dela decorrentes. c) perde sua eficcia a partir do vencimento do prazo para sua apreciao. d) permanece em vigor at que o Congresso Nacional aprecie a matria. e) ter seus efeitos suspensos at que o Congresso Nacional aprecie a matria.

14. Quanto s medidas provisrias e leis delegadas, correto afirmar que: a) leis delegadas no podero regular direitos polticos e eleitorais, entre outras matrias. b) direitos do trabalho podem ser regulados atravs de lei delegada. c) constitucional a medida provisria que implique em aumento de despesa. d) matrias reservadas lei complementar podero ser objetos de delegao ao Presidente da Repblica. e) esto corretas as alternativas a e b. 15. Assinale a alternativa incorreta: a) o veto do Presidente da Repblica a projeto de lei que considere inconstitucional ou contrrio ao interesse pblico poder ser parcial ou total, nunca poder abranger uma palavra isolada, e dever ser expresso e motivado. b) no ser objeto de deliberao a proposta de emenda tendente a abolir a forma federativa de Estado, o voto direto, secreto, universal e peridico, a separao dos Poderes, os direitos e garantias individuais. c) a iniciativa das leis complementares cabe a qualquer membro ou Comisso da Cmara dos Deputados, do Senado Federal ou do Congresso Nacional, ao Presidente da Repblica, ao Supremo Tribunal Federal, aos Tribunais Superiores, ao Procurador-Geral da Repblica e aos cidados, na forma e nos casos previstos na Constituio. d) a delegao de lei ao Presidente da Repblica ter a forma de decreto do Congresso Nacional, que especificar seus contedos, os termos de seu exerccio, o prazo para a elaborao da lei, as condies para sua apreciao e os contedos passveis de sofrer emendas. e) no ser admitido aumento da despesa prevista nos projetos sobre organizao dos servios administrativos da Cmara dos Deputados, do Senado Federal, dos Tribunais Federais e do Ministrio Pblico.

Gabarito 1. B 5. E 13. B 2. A 6. B 14. E 3. B 7. D 15. D 4. D 8. C 9. E 10. C 11. C 12. A

1. A fiscalizao financeira e oramentria da Unio ser exercida pelo(a): a) Ministrio da Fazenda. b) Supremo Tribunal Federal. c) Tribunal de Contas da Unio. d) Congresso Nacional. e) Cmara dos Deputados.

2. Sobre o tema fiscalizao oramentria e financeira, a Constituio Federal prev que: a) as decises do Tribunal de Contas de que resulte imputao de dbito ou multa podero ter a eficcia de ttulo executivo. b) a sustao de contrato irregular ser feita pelo TCU, em carter imediato. c) o TCU no tem competncia para apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos da nomeao para cargo de provimento em comisso. d) o controle externo exercido pelo TCU. 3. A fiscalizao financeira e oramentria da Unio da competncia: a) do Congresso Nacional, do Tribunal de Contas da Unio e do Poder Executivo. b) do Tribunal de Contas da Unio, do Ministrio da Fazenda e do Congresso Nacional. c) do Supremo Tribunal Federal, do Congresso Nacional e do Poder Executivo. d) do Poder Judicirio, do Poder Legislativo e do Poder Executivo. e) do Poder Legislativo, do Poder Judicirio e do Tribunal de Contas da Unio. 4. A fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio e das entidades da administrao direta e indireta, quanto legalidade, legitimidade, economicidade, aplicao das subvenes e renncia de receitas ser exercida, mediante controle interno: a) apenas pelo Poder Executivo. b) apenas pelo Congresso Nacional. c) pelo Congresso Nacional, auxiliado pelo Tribunal de Contas da Unio. d) pelas Assemblias Legislativas, no plano estadual. e) de cada Poder. 5. O TCU composto por: a) 9 membros do Ministrio Pblico. b) 9 Ministros, do quais 3 so escolhidos pelo Presidente da Repblica e 6 so escolhidos pelo Congresso. c) 9 brasileiros natos, com mais de trinta e cinco anos, idoneidade moral e reputao ilibada e notrios conhecimentos cientficos, filosficos e econmicos. d) 9 Juzes escolhidos pelo Presidente da Repblica a partir de lista trplice fornecida pelo Congresso Nacional. e) 9 Juzes, dos quais 3 so escolhidos pelos Ministros do Supremo Tribunal Federal, 3 so escolhidos pelo Presidente da Repblica e 3 so escolhidos pela Cmara e Senado em reunio conjunta. 6. Assinale a alternativa incorreta: a) ao TCU cabe apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica, mediante parecer

prvio que dever ser elaborado em sessenta dias a contar de seu recebimento. b) ao TCU cabe julgar as contas dos administradores e demais responsveis por dinheiros, bens e valores pblicos da administrao direta e indireta, includas as fundaes e sociedades institudas e mantidas pelo Poder Pblico federal, e as contas daqueles que derem causa a perda, extravio ou outra irregularidade de que resulte prejuzo ao errio pblico. c) qualquer cidado, partido poltico, associao ou sindicato parte legtima para, na forma da lei, denunciar irregularidades ou ilegalidades perante o Tribunal de Contas da Unio. d) os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela daro cincia ao Tribunal de Contas da Unio, sob pena de responsabilidade solidria. e) os pareceres emitidos pelo TCU, em razo da competncia jurisdicional que lhe foi constitucionalmente atribuda, tm carter vinculativo, obrigando tanto o Executivo como o Legislativo a tomarem as providncias cabveis, a menos que venham a ser revistos pelo Supremo Tribunal Federal. 7. Quanto s decises do Tribunal de Contas da Unio, correto afirmar-se: a) no so suscetveis de reviso pelo Poder Judicirio, uma vez que emanadas de um rgo dotado das caractersticas e garantias semelhantes quelas outorgadas aos demais rgos jurisdicionais. b) no se prestam para execuo imediata. c) podem ser revistas por ato do Poder Executivo. d) so suscetveis de reviso pelo Poder Judicirio, salvo aquelas referentes ao registro de aposentadoria. e) so suscetveis de reviso pelo Poder Judicirio. 8. Quanto posio institucional dos Tribunais de Contas: a) pertencem ao Poder Judicirio, embora atuem junto ao Legislativo, na efetivao do controle interno. b) pertencem ao Poder Judicirio, embora suas decises no sejam jurisdicionais e sim, administrativas. c) so tribunais administrativos, no integrantes do Poder Judicirio, mas dotados de ampla autonomia e independncia, sendo estendidas a seus membros as mesmssimas garantias constitucionais da magistratura, excluindo-se a inamovibilidade e a vitaliciedade. d) so tribunais administrativos, dotados de ampla autonomia e independncia, no integrantes do Poder Judicirio, e que atuam junto ao Poder Legislativo, embora no tenham funo legislativa e sim funo tcnico-administrativa, sendo suas decises desprovidas de carter jurisdicional. e) so rgos meramente tcnicos, sendo suas decises apenas administrativas, pelo que vinculam apenas o Poder Executivo e o Poder Legislativo, mas no o Judicirio, que poder rev-las. 9. Em relao s competncias do TCU, assinale a alternativa correta: I - prestar as informaes solicitadas pelos cidados, pelo Senado Federal, pela Cmara, ou por qualquer das respectivas Comisses, sobre a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial e sobre resultados de benfeitorias e inspees realizadas. II - aplicar aos responsveis, em caso de legalidade de despesa ou regularidade de contas, as sanes previstas em lei, que estabelecer, entre outras cominaes, multa proporcional ao dano causado ao errio e pena de recluso.

III - assinar prazo no superior a 45 dias para que o rgo ou entidade adote as providncias necessrias ao exato cumprimento da lei, se verificada legalidade. IV - sustar a execuo do contrato impugnado, comunicando a deciso Cmara dos Deputados e ao Senado Federal. V - representar ao Poder competente sobre regularidades ou abusos apurados. a) todas esto corretas. b) apenas a I est correta. c) apenas a II e a III esto corretas. d) apenas III e IV esto corretas. e) esto todas erradas. 10. Os Poderes Legislativo, Executivo e Judicirio mantero, de forma integrada, sistema de controle interno com a finalidade de: I - avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio. II - comprovar a legalidade e avaliar os resultados, quando eficcia e eficincia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades da administrao federal, bem como da aplicao de recursos pblicos por entidades de direito privado. III - exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. IV - apoiar o controle externo no exerccio de sua misso institucional. a) todas esto corretas. b) apenas a I est correta. c) apenas a II e a III esto corretas. d) apenas III e IV esto corretas. e) esto todas erradas.

Gabarito 1. D 6. E 2. C 7. E 3. A 8. D 4. E 9. E 5. B 10. A

Potrebbero piacerti anche