Sei sulla pagina 1di 6

NORMAS METODOLGICAS PARA FORMATAO DOS ARTIGOS-DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR Para a uniformizao da configurao dos artigos os autores devero

se utilizar do presente modelo, j formatado para o padro pretendido, incluindo cabealhos de pginas e arte de identificao do Artigo. O trabalho dever ser digitado usando o editor MS-Word 6.0 (ou superior), em pgina tamanho A4, com margens superior e esquerda iguais a 3 cm e as margens inferior e direita iguais a 2 cm. Em todo o trabalho deve ser usado o espaamento simples entre linhas, alinhamento justificado e fonte de letra Times New Roman no tamanho 12, incluindo os ttulos e subttulos, com exceo da identificao de ilustraes e das citaes diretas com mais de trs linhas e recuo de 4cm, que devero ser digitadas com tamanho de fonte 11. Na primeira pgina, o TEMA do trabalho dever ser conciso e digitado em fonte de 16 pontos, todo em maisculas, centralizado e em negrito. Os nomes dos autores devero aparecer no canto superior direito sendo o ltimo nome escrito todo em maisculo (em caixa alta).idem para os demais nomes (observando a ordem alfabtica). Em seguida digitar orientador, LOGO APS , DIGITAR : (dois pontos) e da mesma forma(como na forma de digitao do nome dos autores) escrever o nome do Professor. Para separar A IDENTIFICAO (Tema, nome dos alunos e do orientador) das atividades do artigo ( RESUMO,PALAVRAS CHAVE, ABSTRACT, KEY WORD, INTRODUO, JUSTIFICATIVA, REVISO DA BIBLIOGRAFIA, METODOLOGIA, EIXOS INTERDICIPLINARES, PROPOSTA DE MELHORIAS, CONCLUSO E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS) dever haver um espaamento de 5 linhas; partir da atividade IDENTIFICAO. As palavras ( RESUMO,PALAVRAS CHAVE, ABSTRACT, KEY WORD, INTRODUO, JUSTIFICATIVA, REVISO DA BIBLIOGRAFIA, METODOLOGIA, EIXOS INTERDICIPLINARES, PROPOSTA DE MELHORIAS, CONCLUSO E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS) devero ser digitadas com a fonte de 12 pontos, toda em maisculas, em negrito e centralizadas. Para separar as palavras ( RESUMO,PALAVRAS CHAVE, ABSTRACT, KEY WORD, INTRODUO, JUSTIFICATIVA, REVISO DA BIBLIOGRAFIA, METODOLOGIA, EIXOS INTERDICIPLINARES, PROPOSTA DE MELHORIAS, CONCLUSO E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS) do corpo de seus respectivos textos, dever haver um espaamento de 1 linha. exigido um mnimo de 250 e mximo de 300 palavras, digitadas em pargrafo nico(Texto corrente e Seqencial, OU SEJA TEXTO SEM PARGRAFOSPARA A ATIVIDADE RESUMO/ABSTRACT). O resumo dever apresentar contedo claro a respeito dos seguintes elementos: contexto, objetivo geral, mtodo, resultados e concluses. Em seguida, aps 1 linha de separao e antecedidas pela expresso Palavras-chave (em negrito), devero ser apresentadas as palavras-chave separadas entre si por vrgula, conforme exemplo abaixo..

DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR-Professor Ms William LopesCamelo

Palavras-chave: Gesto empresarial, Responsabilidade Social, Sustentabilidade.(Ateno no artigo devero ser eleitas 6 (SEIS) Palavras Chave). NOTA: O resumo e palavras Chave devem ser apresentados na lngua portuguesa , e na lngua inglesa. Aps as palavras-chave na lngua inglesa deve-se provocar uma quebra de pgina para o incio do corpo do texto.

DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR-Professor Ms William LopesCamelo

1 INTRODUO O texto do artigo dever comear na segunda pgina, com o ttulo da introduo em nvel 1, digitado com a fonte de letra Times New Roman no tamanho 12, todas em maisculas e em negrito. Aps cada ttulo, seja de nvel 1 ou no, deve-se usar 1 linha de separao. A numerao das pginas dever ser centralizada no rodap da pgina, em fonte Times New Roman no tamanho 12, exceto na primeira pgina do ttulo e resumo. O artigo todo dever conter, no mnimo 10 (dez) e no mximo 15 (quinze) pginas, incluindo a folha de resumo e a seco de referncias. Aps o texto de cada seco, deve-se usar 1 linha de separao. 1.1 TTULO DE NVEL 2 O ttulo de nvel 2 ser digitado com a fonte de letra Times New Roman no tamanho 12, em letras maisculas e no estilo normal, ou seja, sem o uso de negrito. 1.1.1 Ttulo de Nvel 3 O ttulo de nvel 3 ser digitado com a fonte de letra Times New Roman no tamanho 12, em negrito e com a primeira letra de cada palavra principal em maisculas. No recomendvel o uso de ttulos de nvel superior a 3. 2 FORMATAO DE TABELAS, QUADROS E FIGURAS 2.1 FORMATAO DE TABELAS Posicione as tabelas prximas s primeiras referncias feitas a elas no texto; a numerao das tabelas dever ser seqencial, em nmeros arbicos, seguidos de uma identificao concisa (ver tabela 1).
Tabela 1 Exemplo de uma Tabela Quantidade Valor Contribuio (unidade) (R$) (%) -5 1 1.10 12 2 2.10-6 21 5 5.10-8 32 10 10.10-10 40 Fonte: Adaptado de Silva (2007)

O ttulo de cada tabela dever ser digitado no seu topo, centralizado, com a fonte de letra Times New Roman no tamanho 11, em negrito e apenas a primeira letra de cada palavra principal em maiscula. Sugere-se que estas linhas horizontais sejam utilizadas com trao mais espesso, especialmente nos limites da tabela e na separao dos ttulos das colunas. As tabelas devero ser elaboradas somente com linhas horizontais (as bordas laterais no so fechadas) e os contedos tambm devero ser digitados com a fonte Times New Roman no tamanho 11, porm sem o uso de negrito. Indicao de fonte e eventuais explicaes a respeito da tabela devem ser colocadas logo abaixo dela, com fonte a mesma fonte dos contedos. Deve-se usar 1 linha de separao antes e logo aps a tabela.

DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR-Professor Ms William LopesCamelo

2.2 FORMATAO DE QUADROS Os quadros explicativos ou comparativos tm tratamento anlogo ao das tabelas, exceto em alguns detalhes: podem ser elaborados com linhas horizontais e verticais e seu ttulo identificador aparece aps seus contedos e indicao de fonte ou eventuais explicaes (ver quadro 1).
PLANEJAMENTO ESTRATGICO Estabelece uma postura em relao ao ambiente. Lida com fatos, idias e probabilidades. ADMINISTRAO ESTRATGICA Acresce capacitao estratgica. Acresce aspiraes em pessoas com mudanas rpidas na organizao. Termina com um novo comportamento. Sistema de ao

Termina com um plano estratgico. Sistema de planejamento. Fonte: Batocchio e Biagio (2008, p.7) Quadro 1 Relaes entre o Planejamento Estratgico e a Administrao Estratgica

2.3 FORMATAO DE FIGURAS As figuras tm tratamento anlogo ao dos quadros no que diz respeito ao seu ttulo identificador, que aparece aps suas exposio (ver figura 1). As figuras, coloridas ou em branco e preto devem apresentar uma boa definio, devendo-se evitar o uso de bordas.

Figura 1: Anais das Edies da SEMAD a Partir de 2000

No deve haver distino entre grficos, diagramas e fotografias. Assim toda ilustrao grfica de mesma natureza deve ser identificada por figura. 3 LISTAS, NOTAS DE RODAP E CITAES TEXTUAIS Para o uso de listas, ou seja, texto com marcadores, proceda da seguinte forma: Use apenas o marcador padro do caderno; As listas devem ser justificadas, observando o uso da pontuao; Aps as listas, no deixe linhas em branco e prossiga com o texto normal.

DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR-Professor Ms William LopesCamelo

As Notas de Rodap devero aparecer no fim da pgina em que forem mencionadas no corpo do texto atravs da referncia numerada pelo editor. Para as citaes textuais ou diretas com mais de 3 linhas deve-se fazer um recuo de 4,0 cm na margem esquerda, justificado e usar espaamento simples entre linhas. O texto deve ser digitado com fonte de letra Times New Roman no tamanho 11, estilo normal e sem aspas, seguido das referncias. Para ilustrar, considere as palavras de Weber (1982):
Devemos ser claros quanto ao fato de que toda conduta eticamente apropriada pode ser guiada por uma de duas mximas fundamentalmente e irreconciliavelmente diferentes: a conduta pode ser orientada para uma "tica das ltimas finalidades", ou para uma "tica da responsabilidade". Isso no dizer que uma tica das ltimas finalidades seja idntica irresponsabilidade, ou que a tica de responsabilidade seja idntica ao oportunismo sem princpios (WEBER, 1982, p. 144).
3.1 Entendendo as citaes Uma das maiores dvidas, na elaborao de um artigo, saber citar os autores que junto com o pesquisador do credibilidade ao seu pensamento. De forma geral, existem dois tipos de citaes: Direta, quando se transcreve, tal qual, como consta no livro ou texto retirado; Indireta, quando se utiliza o pensamento lgico do autor, porm com outras palavras. Alm dessa classificao as citaes diretas podem tambm serem: Longas, quando o contedo a ser transcrito passa de trs linhas. Nesse caso, deve-se fazer um recuo de 4 cm, a partir da margem esquerda, por fonte 10, justificado, com espaamento simples e sem aspas, alm de colocar, entre parnteses, o sobrenome do autor (em caixa alta), ano e pgina que o contedo foi extrado;

Os seres vivos, como organismos biolgicos e sociedades equipadas com determinadas bagagens culturais, possuem um comportamento e um instrumental para transformar o meio ambiente de forma qualitativamente diferente daquela usada pelo restante dos seres vivos (FOLADORI, 2001, p. 61). As citaes diretas devem ser escritas inclusive com os possveis erros gramaticais
encontrados, no permitindo nenhum tipo de correo. Porm, aps a frase citada, podese escrever [sic] que significa tal qual est escrito, servindo para enfatizar algum absurdo, principalmente, gramatical.

Estrutura e regras para elaboraao de artigos cientificos


Curtas, quando o contedo de at trs linhas. Aqui, inserem-se as aspas e a frase fica dentro do contexto do autor. Caso tenha supresses necessita por [...]. Veja, abaixo, o exemplo:

Para Ricklefs (1996, p. 1) a Ecologia a cincia atravs da qual estudamos como os organismos (animais, plantas e microorganismos) interagem dentro do e no mundo natural. Enquanto que para Burnie (2001, p. 8) Ecologia o estudo cientfico da vida em seu ambiente natural [...] fornecendo informaes sobre como a destruio afeta os seres vivos e ajuda a descobrir como isso pode ser corrigido.

DISCIPLINA PROJETO INTEGRADOR-Professor Ms William LopesCamelo

Citaes de citaes nesse caso usa-se a expresso apud, que significa citado por. Isso bastante utilizado quando no se tem acesso ao material original de um autor X, e ao ler um autor Y, que fala do X, atravs do Y, o cita. Apesar de parecer complicado, bem mais fcil, do que se pensa: sobrenome do autor que no se tem a obra em mo, (ano dessa obra apud sobrenome do autor, ano da obra lida, pgina). Veja o exemplo, abaixo, que uma citao de citao direta e longa. Isso porque se leu o autor Ksten, que em sua obra citou Viola e Leis, devido a no ter o acesso obra de Viola e Leis, cita-o atravs de Ksten. No Primeiro Mundo encontra-se a poluio da riqueza. Usinas nucleares, chuva cida, consumo sunturio, montanhas de lixo, doenas provocadas pelo excesso de alimentos, lcool, drogas e medicamentos. No Terceiro Mundo concentra-se a poluio da misria: subnutrio, ausncia de gua potvel e esgotos, lixes a cu aberto, ausncia de ateno mdica e de medicamentos, consumo de lcool e drogas.No Primeiro Mundo h uma perda progressiva do sentido da vida motivada por umaconcepo unilateralmente materialista da vida humana. No Terceiro Mundo h uma degradao generalizada do sentido da vida, provocada por uma concentrao extrema da riqueza, que deixa sem horizontes as maiorias miserveis. Viola e Leis(1991 apud KSTEN et al., 2004, p. 18).

Outra abreviatura bastante utilizada et al ou et alli, que deve ser utilizado ao citar obras com mais de trs autores. O significado de et al e outros. 4 REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS O ttulo das referncias dever ser centralizado e em negrito, seguindo a numerao dos ttulos de nvel 1. As referncias devero ser dispostas em ordem alfabtica, com rigorosa observncia das normas da ABNT vigentes. Cabe verificar se todas as obras citadas no texto e to somente estas esto com suas referncias completas nessa seco. 5 ANEXOS E APNDICES Anexos e apndices, se necessrios, devem ser colocados no fim do trabalho, seguindo a mesma formatao do texto principal, inclusive a numerao MNIMA E MXIMA das pginas. Contudo tambm sero computados ao texto, que no deve exceder a 15 (QUINZE) pginas em seu total.

Potrebbero piacerti anche