Sei sulla pagina 1di 4

MDULO CENTRO UNIVERSITRIO Aline de Almeida Silva Santos Curso em Bacharelado em Cincias Jurdicas

TESTAMENTOS ESPECIAIS

CARAGUATATUBA 2011

Resenha Acadmica realizada luz da obra: Instituies de Direito Civil, Volume VI. Autor: Caio Mrio da Silva Pereira. Rio de Janeiro: Forense, ano 2006. O presente trabalho se reporta ao Livro V Do Direito das Sucesses -, Ttulo III da Sucesso Testamentria, Captulo V, Dos Testamentos Especiais, do Cdigo Civil de 2002, especificamente no artigo 1886 e seguintes do CodexCivil, interpretado pela obra doutrinria do j supracitado autor Caio Mario da Silva Pereira (fls. 251/256). O autor comea aduzindo que a lei transitria e limitada, em circunstncias especiais, cria formas privilegiadas de dispor. A primeira forma de dispor, de modo especial, o testamento martimo, foi primeiro concebido pela doutrina. A excepcionalidade se justifica, com o escopo de simplicidade, tendo em virtude que uma viagem prolongada, pode no dispor dos meio exigidos para que o testamento seja realizado pela via normal, a ordinria. Ressalta o autor, que a condio para testar dessa forma, no a de ser gente que labora no mar apenas, mas sim estar a bordo de navio nacional, de guerra ou mercante, a condio ftica que dar legalidade ao ato e no a funo (conforme aduz artigo 1888 do CC/2002). Insta frisar que, o comandante ou porventura o escrivo a bordo, faro as vezes do notrio, redigindo as declaraes do testador, ou tomando suas declaraes oralmente e as testemunhas sero escolhidas pelo critrio de idoneidade, de preferncia que sejam passageiros. Essas testemunhas assistiro a todo o ato, assinaro o instrumento com quem o redigiu e com o testador. Caso o testador no possa assinar, uma das testemunhas o far a seu rogo. O guardio do testamento ser o comandante, que o entregar as autoridades administrativas, do primeiro porto ou aeroporto nacional , mediante recibo averbado no dirio de bordo (conforme artigo 1890 CC/2002). A forma desse testamento poder se revestir da forma semelhante ao pblico ou ao cerrado. Se o testador optar pelo modelo secreto, perante duas testemunhas que o reconheam e entendam, entregaro ao comandante ou escrivo de bordo, a clula por ele escrita e assinada, ou escrita por outrem a seu rogo, nesse ato dever declarar ser seu a cdula testamentria. Ressalta, ainda, o autor que essa modalidade de testamento que essa modalidade de testamento apresenta duas peculiaridades a saber: a) no prevalecer o testamento martimo, se for um cruzeiro pequeno ou se mesmo durante o trajeto de uma viagem pudesse desembarcar e faz-lo de forma comum; (artigo 1.892 CC/2002); b) ser considerado caduco, se o testador no morrer na viagem e nem se nos trs meses subseqentes ao seu desembarque em

terra, possa fazer outro testamento, na forma revestida como comum: ordinria (artigo 1.891 CC/2002). A segunda modalidade descrita pelo doutrinador o testamento aeronutico (artigo 1.891 CC/2002), que por vez, se subsume as duas peculiaridades anteriormente citadas no testamento martimo, se revestindo do mesmo carter de urgncia. Curiosa nessa modalidade a observao feita pelo autor citando Silvio de Salvo Venosa: Se a aeronave est em perigo, certamente o comandante e a tripulao no tero tempo de preocupar-se com um testamento. Se o vo normal, no haver o menor interesse de se fazer um testamento a bordo(Direito Civil: Direito das Sucesses). Observa o autor, que embora raras as possibilidades, de que um mal sbito acometa um passageiro, que fique em um estado frgil de sade e queira testar. A terceira e ltima modalidade explanada pelo autor o testamento militar (artigo 1.983 CC/2002), forma utilizada para quem estiver a servio militar, em campanha, dentro ou fora do Pas, poder testar de forma especial ou privilegiada, sem as complexidades ordinrias, optando pelo tipo que se reveste das formas do pblico e do cerrado. Aqui o notrio ser o comandante de sua unidade. As declaraes sero reduzidas e escritas perante duas testemunhas, que assista o ato e assinem. Se o testador no souber ou no puder assinar, terceiro o far a seu rogo. Pela forma secreta, o testador o entregar ao oficial a carta, aberta ou fechada. Poder ser escrita de prprio punho ou por algum seu mando, sempre na presena de duas testemunhas. A caducidade do testamento militar se dar no prazo de 90 dias, o testador esteja em um lugar em que possa testar de forma ordinria, mas se obedecer as formalidades da anotao do auditor e subscrito por duas testemunhas, valer como se no fosse um testamento especial (artigo 1.895 CC/2002). Essa forma de testar, ainda guarda resqucios do testamento nuncupativo: se o testador estiver prestes a morrer, confiar suas disposies ltimas de vontade a duas testemunhas, que devero escrever o que disse o moribundo e entregaro ao comandante do batalho. Caio Mrio, o jurista, o professor e o advogado, era Professor Emrito da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, e da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG. Foi examinador de teses para Concursos, Consultor de nomeada, Conferencista brilhante e o grande autor de Anteprojeto de Cdigo de Obrigaes, com aproximadamente 50 obras publicadas. Faleceu em 2004, no Rio de Janeiro. A obra em testilha, foi atualizada por Carlos Roberto Barbosa Moreira.

Percebe-se nas formas especial de testar, que o legislador de maneiras reiteradas, sempre vem protegendo a vontade do de cujus, e na impossibilidade de o testador fazer o testamento por vias ordinrias, poder faz-lo por via especial. As caractersticas marcantes das trs modalidades especiais de testar so: a provisoriedade, a excepcionalidade e a diminuio de formalidades em relao s formas ordinrias de testar. A obra recomendada para acadmicos em direito, bem como fonte de pesquisa para profissionais da rea. Os temas so tratados de maneira simples e objetiva, levando o leitor assimilar facilmente o contedo exposto. Aline de Almeida Silva Santos.Acadmica do Curso de Bacharelado em Cincias Jurdicas da Universidade Mdulo- Unicsul - SP).

Potrebbero piacerti anche