Sei sulla pagina 1di 24

Introduo Geometria analtica

Prof. Danillo alves

A Geometria Analtica uma parte da Matemtica na qual atravs de processos particulares, lgebra. podemos estabelecer as as relaes existentes entre a Geometria e a Desse modo, retas, circunferncias ou uma figura podem ter suas propriedades estudadas atravs da lgebra. Em outras palavras, podemos estudar as propriedades dos objetos geomtricos numericamente.

Vamos marcar alguns pontos no sistema.


Sejam A(0,0), B(1,2), C(-2,3), D(1,-4) e E(-2,-2).

1. Para o ponto A(0,0) a origem do sistema. 2. Para o ponto B(1,2), comeando na origem, ande uma (1) unidade para a direita no eixo das abscissas. Agora ande duas (2) para cima. 3. Para o ponto C(-2,3) ande duas (-2) casas para esquerda no eixo das abscissas e trs (3) casas para cima.

Vamos traar o sistema de eixos, que chamaremos de sistema cartesiano ortogonal (porque so perpendiculares).

4. Siga o mesmo esquema para os outros!

Para os pontos G(2,0) e H(0,4). 1. Ande duas (2) unidades para a direita e nenhuma (0) para cima. 2. No ande para esquerda nem para a direita (0), mas ande trs (3) casas para cima.

Em seguida, marquemos um ponto P com coordenadas ( coordenadas so as projees do ponto P no eixo x e no eixo y, respectivamente) a e b.
O eixo x chamado eixo das abscissas

a a abscissa de P
O eixo y chamado eixo das ordenadas.

b a ordenada de P

O sistema cartesiano dividido em quatro quadrantes, no sentido anti- horrio.

Dados dois pontos A e B, a distncia entre esses dois pontos . dada por:

A reta r bissetriz dos quadrantes Se um ponto P pertence reta r, Calcular a distncia do ponto A(-1,5) ao ponto B(3,2). Resoluo: Usando a frmula acima e substituindo os Se um ponto P pertence reta s valores temos,

mpares. ento ele ter coordenadas iguais e de mesmo sinal. pares. ento ele ter coordenadas iguais e de sinais contrrios. A reta s bissetriz dos quadrantes

1. Provar que issceles o tringulo de vrtices A(2,-2), B(-3,-1) e C(1,6). 2. Um ponto P(a,2) equidistante dos pontos A(3,1) e B(2,4). Calcule a abscissa do ponto P. 3. A distncia do ponto A(a,1) ao ponto B(0,2) igual a 3. Calcule o valor da abscissa a. 4. (USP) Qual a distncia do ponto A(cos a, sen a) ao ponto B(sen a, -cos a)? 5. (FUVEST-SP) O ponto do eixo das abscissas, e equidistante aos pontos P(2,2) e Q(2,6) : a)A(2,0) e)E(4,0) b)B(5,0) c)C(3,0) d)D(0,2)

7. (UFRN-2010) Trs amigos Andr (A), Bernardo (B) e Carlos (C) saram para caminhar, seguindo trilhas diferentes. Cada um levou um GPS instrumento que permite pessoa determinar suas coordenadas. Em dado momento, os amigos entraram em contato uns com os outros, para informar em suas respectivas posies e combinaram que se encontrariam no ponto equidistante das posies informadas. As posies informadas foram: A(1, ), B (6,0) e C (3,-3). Com base nesses dados, conclui-se que, os trs amigos se encontrariam no ponto: a) (1,- 3) b) (3,0) c) (3, ) d) (- 6,0)

6. (UFRN-2008) O piso de um salo de 4m de largura por 6m de comprimento revestido com pedras de granito quadradas, como mostra a figura. Em cada uma das posies - , , e - existe uma pessoa. As distncias entre e e entre e so, respectivamente:

a)2,8m e 4,0m b)2,8m e 3,4m c)3,2m e 3,2m d)3,0m e 3,6m

Sejam A e B pontos do plano, com esses pontos, forme o segmento AB e tome o ponto mdio M de AB.

Dizemos que trs pontos esto alinhados, quando pertencem a uma mesma reta.

Assim, as coordenadas do ponto mdio M :

e
Dizemos ento que, A, B e C esto

alinhados se, e somente se, o determinante 1 Determine as coordenadas do ponto mdio M de um segmento AB, sendo dados A(-1,4) e B(5,2). formado pelas coordenadas dos pontos acrescidas de uma coluna composto por 1, for igual a zero.

2 Uma das extremidades o ponto A(13,19). Sendo M(-9,30) o ponto mdio do segmento. segmento. Calcular as coordenadas do ponto B, que a outra extremidade do 1 Verificar se os pontos A(0,-3), B(-2,0) e C(1,-5) so colineares. 2 Calcular o valor de p, para que os pontos A(3,5), B(1,0) e C(2,p) estejam alinhados.

1. Uma das extremidades de um segmento o ponto A(7,13) e a outra o ponto B(x,y). Sendo M(-3,24) o ponto mdio, determine as coordenadas da extremidade B do segmento. 2. Na figura, M o ponto mdio do lado AB e N o ponto mdio do lado BC. Verifique que o comprimento do segmento MN igual metade do comprimento do lado AC.

RASCUNHO

3. (EEM-SP) Determine as coordenadas dos vrtices de um tringulo sabendo que os pontos mdios dos lados so M(-2,1), N(5,2) e P(2,-3). 4. Os pontos A(1,3), B(2,5) e C(49, 100) so colineares? 5. Determine o valor de y para que os pontos A(3,5), B(-3,8) e C(4,y) sejam colineares.

A toda reta do plano esta associada uma equao do tipo: ax+by+c=0 onde a, b e c so constantes e x e y so as coordenadas de um ponto genrico da reta. Como vimos nas aulas anteriores, trs pontos esto alinhados se o determinante de suas coordenadas for igual a zero. Ento se quisermos a equao geral de uma reta que passa por A(1,2), B(2,3) e P(x,y), j sabemos como fazer. 1 2 x 2 3 y 1 1 1

1. (UFPA) Qual o valor de m para que o ponto P(m,4) pertena reta r, cuja equao 2x+y-3=0. a) b)2 c) d)-2

2. (UFES) Considere o tringulo de vrtices A(2,2), B(2,4) e C(4,1). A equao geral da reta que contm o ponto mdio do lado AB e o vrtice c : a)2x+y-5=0 c)x+2y+10=0 b)2x-2y+10=0 d)x=y-5=0 3. (MACK-SP) As retas r:x-2y-1=0 e s: 2x+2y-8=0 se encontram no ponto P(a,b). Ento podemos dizer que a+b : a)1 b)2 c)3 d)4 a

Usando a regra de SARRUS, temos: -x+y-1=0

4. (PUC-RIO) A figura contm representao grfica da reta:

1 obter a equao geral da reta que passa pelos pontos A(1,2) e B(2,0).

2 Determine o valor de p, sabendo que o ponto M(15,p) est na reta de equao 5x-4y+9=0. a)2x-3y+6=0 b)3x-2y+6=0 c)2x+3y-6=0 d)2x-3y-2=0

5. (UFCE) Seja r a reta que passa pelos pontos (1,1) e (2,3). Ento, r intercepta o eixo dos y no ponto: a) (0,- ) b) (0,-1) c) d) (0,-2)

Desenhamos o plano cartesiano, j conhecido, e marcamos a reta r com inclinao

A medida do ngulo da reta r.

chamada inclinao

= 90 tg no definida, portanto m no est definido.

Denomina-se coeficiente angular ou declividade da reta r o nmero real m que expressa tangente trigonomtrica de sua inclinao, ou seja: m= tg

= 0 m= tg tg0= 0.

<90 tg >0 m>0 Temos duas formas de coeficiente angular: 1 conhecendo 2 conhendo tg =m, temos: 90< <180 tg <0 m<0
8

determinar o

1 Determine o coeficiente angular da reta que passa pelos pontos A(3,2) e B(-3,-1). 2 O crescimento y de uma cultura biolgica passa de 8cm para 10cm, enquanto o tempo x aumente 1 para 2 horas. Determine a taxa media de crescimento dessa cultura. Soluo: Temos,

1 Observe a figura abaixo e calcule o coeficiente angular da reta r.

, ou seja, a taxa
media 2 cm por hora.
RASCUNHO

2 determine o coeficiente angular da reta s:

RASCUNHO

Temos ai o sistema cartesiano ortogonal e uma reta passando pelo ponto de coordenadas (0,b).

Conhecendo-se um ponto da reta e seu coeficiente angular podemos determinar sua equao. Fato que facilita bastante, pois antes precisvamos de trs pontos, agora, apenas um. Mas como determinar essa equao? Fcil! Bastar lembrar que o valor do coeficiente angular :

Ento, basta multiplicar extremos da proporo. Ficando com:

meios

pelos Lembrando que, podemos determinar a equao de uma reta da seguinte forma , temos:

Portanto, essa a formula que nos possibilita determinar a equao de uma reta conhecidos um ponto e sua inclinao. Vejamos o exemplo: essa a equao reduzida de uma reta. Onde:m o coeficiente angular b o coeficiente linear, ou o valor que a reta corta o eixo y.

1 Escreva a equao da reta que passa pelo ponto A(-1,4) e tem coeficiente angular 2.

2 Ache a equao da reta da figura abaixo

1 Escreva a equao da reta que tem coeficiente angular m=tag 45 e que cruza o eixo y no ponto (0,-3). 2 escreva a equao da reta que passa pelos pontos A(-2,1) e B(2,3).

10

Dadas duas retas r e s de equao e Podem ocorrer dois casos: 1 caso: Pode ocorrer de m1 =m2. o que implica que , logo, r e s so paralelas.

Estudaremos um caso particular de retas concorrentes, o perpendicularismo. Portanto, se duas retas perpendiculares, ento: r e s so

1 Determine a posio da reta r, de equao 2x-3y+5=0, em relao a reta s, de equao 4x-6y-1=0. 2 Dadas as retas de equaes 2x+3y-5=0, mostre que elas so perpendiculares.

Portanto: m1 =m2.-> r e s so paralelas. 2caso: Onde . O que nos fornece logo, r e s so concorrentes. , 1 Determine a equao da reta que passa pelo ponto A(3,-5) e paralela reta de equao 8x-2y-1=0 2 As retas r e s, de equaes x+y-4=0 e 2x-y+1=0, respectivamente, se interceptam num ponto P(a,b). Determine as coordenadas do ponto P.
RASCUNHO

Portanto: r e s so concorrentes.

11

Temos uma forma muito fcil de determinar a distncia de um ponto a uma reta, basta aplicar a seguinte frmula:

Vimos que na geometria plana a rea da regio triangular dada por: . Na geometria analtica, usaremos um mtodo prtico e fcil de determinar a rea de um tringulo conhecido seus vrtices. Seguindo o raciocnio que usamos para verificar se trs pontos esto alinhados, ou seja, fazemos o clculo do determinante. Se o valor numrico for diferente de zero, ento esses pontos no esto alinhados, ou seja, se unirmos por segmentos esses pontos formaremos um tringulo! Portanto a rea desse tringulo ser dada por:

No demonstraremos essa frmula. Foge um pouco do nosso curso. Portanto vamos entend-la. a, b so os coeficientes dos termos de x e y da equao da reta e c o valor constante (independente de x e y). e so as coordenadas de um ponto P no pertencente a reta.

Vejamos o seguinte exemplo. Vejamos o exemplo.

1 Determine a distncia do ponto P(0,3) reta r: 4x=3y+1=0. 2 Calcule a distncia entre a reta r:2x+3y10=0 e s:2x+3y-6=0. Sabendo que essas retas so paralelas.
RASCUNHO

1 Determine a rea da regio triangular ABC, dados A(0,0), B(0,4) e C(-5,0).

2 Um tringulo tem como vrtices os pontos A(5,3), B(4,2) e C(2,k). A rea da regio triangular mede 8 unidades. Nessas condies, o valor de k : a)16 b)8 c)-16 e 16 d) -8 e 8

12

RASCUNHO

Nesse captulo vamos estudar alguns tipos particulares de lugares geomtricos. Esse nome cnicas, realmente, no vem toa, ele surge pois as figuras que vamos estudar so resultados de cortes de planos em cones duplos. Veja as figuras abaixo:

Veja que quando se toma um cone duplo e se faz um corte atravs de um plano paralelo base desse cone, a figura resultante o que chamamos de circunferncia. Ao inclinarmos esse plano de seco, o corte resultante gera outra figura que chamada de elipse. No caso de se fazer um corte nesse mesmo cone atravs de um plano paralelo geratriz do cone obtm-se como figura resultante uma parbola. No ltimo caso, faz-se um corte usando um plano perpendicular ao plano da base do cone, assim se obtm dois ramos de hiprbole.

13

o conjunto dos pontos do plano cuja distncia ao ponto C (centro) igual a r (raio).

Se o centro da circunferncia estiver na origem, ento a = b = 0, e sua equao ser:

Obs 1:

Desenvolvendo a equao reduzida , O ponto C chamado centro da circunferncia dela ao centro chamado raio da circunferncia. Assim, r a medida desse segmento e o segmento de reta que liga um ponto qualquer. vamos obter:
I

(equao geral da circunferncia). A equao circunferncia tambm apresentada na forma: Obs 2: normal pode da ser

Seja uma circunferncia com centro no ponto Q (a, b) e raio r; temos o ponto P (x, y) pertencente circunferncia se, e somente se: Por definio: d (Q, P) = r

, onde

ou ainda Ento, uma circunferncia com centro no ponto Q (a, b) e raio r tem equao, (x - a)2 + (y - b)2 = r2 (equao reduzida da circunferncia).

Mas de onde vm esses valores? Da equao (I) acima!! E de suma importncia para determinar o centro e o raio da circunferncia na forma geral. Vejamos:

1 Determine a equao reduzida de uma circunferncia com centro no ponto C (-3,1) e raio 3.

1 Obtenha o circunferncia

raio

centro

da

14

Em relao circunferncia de equao , o ponto P(m, n) pode ocupar as seguintes posies: a) P exterior circunferncia

Assim, para determinar a posio de um ponto P(m, n) em relao a uma circunferncia, basta substituir as coordenadas de P na expresso:

i) se ( m - a)2 + ( n - b)2 - r2 > 0, ento P exterior circunferncia; ii) se ( m - a)2 + ( n - b)2 - r2 = pertence circunferncia; 0, ento P

iii) se ( m - a)2 + ( n - b)2 - r2 < 0, ento P interior circunferncia. b) P pertence circunferncia Vejamos exemplo:

1 D a posio do ponto P relativa circunferncia : a)P(3,2) e c) P interior circunferncia b) P(5,-1) e

RASCUNHO

15

Dada a circunferncia C: r: ax + by + c = 0 . podemos ter:

Seja e a reta

a distncia entre os centros das

circunferncias e os seus raios. Semelhantemente ao feito com as interseces de retas e circunferncias, podemos fazer entre circunferncias, ou seja, isolamos o x ou o y das equaes e as igualamos. Resolvendo a nova equao podemos encontrar uma, duas ou nenhuma soluo, assim, podemos dizer se so tangentes, secantes ou sem pontos em comum, respectivamente. O problema que apenas a soluo da equao no suficiente para saber se so tangentes exteriores ou interiores, por exemplo. Assim fazemos as seguintes anlises abaixo: i. Se existirem duas solues reais, ou seja, >0, ento as circunferncias so secantes.

Isolando y ou x e substituindo em C, encontraremos uma equao do 2 grau em x ou y, respectivamente. Logo, para que r seja secante a C, basta que essa equao tenha duas solues reais distintas; para que r seja tangente a C deve haver uma soluo real; para que r seja exterior C, a equao no pode ter soluo real. r secante: > 0 ; r tangente: = 0 ; r exterior: < 0 ; Vejamos o exemplo:

ii.

Se existir apenas um ponto comum, ou seja, =0, elas so tangentes

Nesse caso precisamos fazer o seguinte: No primeiro caso temos que:

interiores ou exteriores.

, caso no tenhamos isso,


por excluso, temos o segundo caso! 1 Determinar a posio relativa entre a circunferncia C: e a reta r: . Determine tambm a sua interseco se houver. 2 Indique a posio relativa entre a reta r: e a circunferncias C: .
16

iii.

Se no existir ponto comum, ou seja, o valor numrico do <0, temos que as circunferncias so externas ou internas outra. Nesse caso precisamos analisar se:

RASCUNHO

teremos

que

as

circunferncias so externas. Se , as circunferncias

sero internas, mas para no perder tempo, se o primeiro caso falso, e temos dois casos, logo o segundo verdadeiro!

Vejamos alguns exemplos:

1 Verifique a posio relativa das duas circunferncias dadas. Se forem secantes ou tangentes, determine os pontos comuns. a) b) e

c)

d)

17

Dados uma reta d e um ponto F no pertencente a d, de um plano, chamamos de parbola o conjunto de pontos do plano equidistantes de F e d. Assim, sendo, um ponto P vai pertencer a parbola se d(P,F) = d(P,d).

1 caso:

Eixo da parbola o eixo dos y,temos: x= 2py. Esta a chamada equao

reduzida no eixo dos y.

Para chegar a essa equao s aplicar a definio. Vejamos ento:

Observe a parbola representada a seguir. Nela, temos os seguintes elementos: O foco: o ponto F A diretriz: a reta d O vrtice: o ponto V O parmetro: p Ento, temos que: O vrtice V e o foco F ficam numa mesma reta, o eixo de simetria. Da anlise dessa equao conclumos que:

V o ponto mdio de

, ,

Para P>0 e X>0

18

Da anlise dessa equao conclumos que:

Para P<0 e X<0 Para P<0 e X<0 Vejamos alguns exemplos para facilitar o aprendizado.

1 Vamos determinar a equao da parbola de foco F e diretriz d nos seguintes casos. a)F(0,-6) e d: y=6 b)F(0,7) e d: y=-7 Para P>0 e X>0

2 caso:

Vejamos alguns exemplos para facilitar o aprendizado.

Eixo da parbola o eixo dos x Y=2px Esta a equao reduzida no 1 Vamos determinar a equao da parbola de foco F e diretriz d nos seguintes casos. a)F(9,0) e d: x=-9 b)F(-5,0) e d: x=5

eixo dos x.

No faremos a anlise dos elementos, pois estes so os mesmo, apenas trocam de posio!!! Nem demonstraremos novamente a equao para esse caso, basta trocarmos x por y!!!

19

Dados dois pontos fixos F1 e F2 de um plano, tais que a distancia entre estes pontos seja igual a 2c > 0, denomina-se elipse, curva plana cuja soma das distancias de cada um de seus pontos P estes pontos fixos F1 e F2 igual a um valor constante 2a , onde a > c. Assim que temos por definio: PF1+PF2=2a

1 caso:
Equao reduzida da elipse de eixo maior no eixo x e centro na origem (0,0). Seja P(x, y) um ponto qualquer de uma elipse e sejam F1(c,0) e F2(-c,0) os seus focos. Sendo 2a o valor constante com c < a, como vimos acima, podemos escrever: PF1 + PF2 = 2a Usando a frmula da distncia entre dois pontos, poderemos escrever

Observe a elipse representada a seguir. Nela, temos os seguintes elementos:

1. 2. 3.

O eixo A1A2 de medida 2a, denominado eixo maior da elipse. O eixo B1B2 de medida 2b, denominado eixo menor da elipse. A distncia F1F2 de medida 2c, conhecida com distancia focal da elipse. O quociente conhecido como excentricidade da elipse. Vrtices: A1=(-a, 0) e A2=(a, 0) Focos: F1=(-c, 0) e F2=(c, 0) Centro: C = (0, 0) Relao fundamental:

4. 5. 6. 7. 8.

20

Alguns bizus de elipses!!!


Para identificar se o eixo focal da elipse est no eixo Ox ou Oy, basta olhar para a equao. Se o a (o maior de todos os elementos) estiver embaixo do termo x, a elipse tem eixo focal no eixo Ox. Se o a estiver embaixo do termo y, a elipse tem eixo focal no eixo Oy. 3 Determine a distncia focal da elipse 9x2 +25y2 225 =0. SOLUO: A elipse a do problema anterior. Portanto a distncia focal ou seja, a distncia entre os focos da elipse ser: = 4 (- 4) = 8. Portanto, como a2 = b2 + c2, vem que c = 4. Portanto, as coordenadas dos focos so: F1(4,0) e F2(-4,0).

1 Determine a excentricidade da elipse de equao 16x2 + 25y2 400 = 0. SOLUO: Temos: 16x2 + 25y2 = 400. Observe que a equao da elipse no est na forma reduzida. Vamos dividir ambos os membros por 400. Fica ento:

4 Calcular a distncia excentricidade da elipse: 25x2 + 169y2 = 4225.


RASCUNHO

focal

Portanto, a2 = 25 e b2 = 16. Da, vem: a = 5 e b=4. Como a2 = b2 + c2 , vem substituindo e efetuando, que c = 3 Portanto a excentricidade e ser igual a : e= = = 0,60 ou 0,60.

Resposta:

2 Determine as coordenadas dos focos da elipse de equao 9x2 + 25y2 = 225. SOLUO: Dividindo ambos os membros por 225, vem:

Da, vem que: a2= 25 e b2= 9, de onde deduzimos: a = 5 e b = 3. Resposta: e = e = 2c = 24.


21

2 caso:
Se os focos da elipse esto sobre o eixo y e o centro na origem, teremos, a equao reduzida na forma: 2 Determine as coordenadas dos focos, as coordenadas das extremidades do eixo maior e a excentricidade da elipse de equao: 9x=4y=36.
RASCUNH0

Vejamos alguns exemplos:

1 Uma elipse tem os focos nos pontos F1(0,3) e F2(0,-3). Se o comprimento do eixo menor da elipse 2, determine a equao dessa elipse. SOLUO: Pelos dados do problema, temos: V(0,0) C=3 2b=2b=1 Logo, Como os focos esto localizados no eixo y e o vrtice V(0,0), temos:

22

Hiprbole o lugar geomtrico dos pontos de um plano cuja diferena das distncias, em mdulo, a dois pontos fixos chamados focos constante. Assim: |d(P,F1)-d(P,F2)|=2a

Vale a relao c = a + b As retas r e s so chamadas de assntotas da hiprbole e tem equao

, hiprbole. Observe a hiprbole representada a seguir. Nela, temos os seguintes elementos:

chama-se

excentricidade

da

1 caso:
O eixo real est sobre o eixo dos x.

r
1) 2)

Focos: so os pontos F1 e F2 Distncia focal: a distncia 2c entre os focos Centro: o ponto C do segmento F1F2. Vrtices: so os pontos A1 e A2. Eixo real: o segmento A1A2 B1B2 denominado eixo imaginrio Obs:

3)

4) 5) 6)

No demonstraremos essa equao, pois to trabalhosa quanto da elipse. Vamos tomar como verdade, a seguinte equao:

d(A1 ,A2)=2a d(F1, F2)=2c d(B1, B2)=2b (equao reduzida para a hiprbole no eixo x)

23

2 caso: Vejamos alguns exemplos:

1 Determine a distancia focal da hiprbole de equao 25x2 9y2 = 225 . SOLUO: Dividindo ambos os membros por 225, vem:

Da, vem que: a2=9 e b2=25, de onde vem imediatamente: a=3 e b=5. Portanto, c2 = a2 + b2 = 9 + 25 = e ento c= . Logo, a distancia focal da hiprbole sendo igual a 2c, ser igual a 2 . 2 Determine as equaes das assntotas da hiprbole do exerccio 2.

Caso os focos estejam sobre o eixo y, a equao reduzida da hiprbole ser:

(equao reduzida para a hiprbole no eixo y)

Vejamos alguns exemplos Resposta: e

1 Determine a excentricidade da hiprbole de equao 25x2 - 16y2 + 400 = 0. SOLUO: Temos: 25x2 - 16y2 = -400. Observe que a equao da hiprbole no est na forma reduzida. Vamos dividir ambos os membro por -400. Fica ento:

Da, a2 = 25 e b2 =16. Vem: a = 5 e b = 4. Como c2 = a2 + b2 , vem substituindo e efetuando que Portanto a excentricidade e ser igual a : = 1,2 Resposta: 1,2.
24

Potrebbero piacerti anche