Sei sulla pagina 1di 1

A compra do terreno para construo

Um dos principais questionamentos pelos quais se depara quem quer construir seu imvel a escolha do terreno. Nem sempre so levados em considerao itens importantes, que depois podero ser motivos de insatisfao para o novo proprietrio. Alguns aspectos, desfavorveis na hora da compra, devem ser observados, a saber: a) A facilidade de acesso ao lote, tendo vias de acesso que possibilitem chegar ao mesmo. A existncia no local de rede pblica de gua, energia e esgoto. A existncia destes itens, j representaria economia inicial na construo da obra, pois seria necessria gua para compor concreto, argamassas e utiliz-la no banheiro dos operrios durante a obra; sua falta implicaria a construo de poo artesiano. A existncia de rede de esgoto evitaria a construo de fossa sptica para os operrios e futura residncia.

b)

Ao verificar a existncia de rede eltrica no local, observe se h fiao area no local, que em alguns locais poder vir enterrada. Lembre-se antes de construir, quando solicitar ligao concessionria, informar a mesma sobre a planta do imvel, bem como a potncia a ser instalada no canteiro de obra. c) O terreno deve preferencialmente ser plano, com leve inclinao para a rua em locais onde a drenagem urbana for eficiente. Certifique-se com a vizinhana se no ocorrem alagamentos em dias de chuva. Na escolha de terrenos em aclive (inclinados acima do nvel da rua) ou em declive (inclinados abaixo do nvel da rua), considere na fase de execuo de sua obra, os gastos com movimento de terra (corte e aterro) e alvenaria de conteno. d) Verifique se o solo resistente e capaz de suportar o prdio a ser construdo, evitando assim, a utilizao de uma fundao de alto custo. Execute uma sondagem, para saber o perfil do terreno, outra alternativa consultar a vizinhana, diligencie no sentido de saber se nas construes contguas existem fissuras nas paredes, qual o tipo de fundao utilizada. Dentro de uma mesma quadra, com vrios lotes, d preferncia aquele lote que mais recebe a luz do sol e ventilao. Consulte o Cdigo de Obras e Zoneamento de seu municpio, que versa sobre recuos e nmero mximo de pavimentos permitido para seu imvel, bem como, a possibilidade ou no de futuras desapropriaes. Lembre-se, que dados tcnicos como recuos e nmero mximo de pavimentos, sero limitantes para que um profissional legalmente habilitado faa o seu projeto.

e)

f)

Autor: Eugnio Pacelli de B. Silveira: Executor de Obras de Pavimentao, Drenagem e Muros de Arrimo na cidade do Recife-PE. Executor de Redes de Abastecimento de gua em vrios municpios do estado de Pernambuco. Levantamento Topogrfico. Construo e(ou) reforma ao longo destes anos de profisso em hospitais, condomnios residenciais, concessionria de automveis, prdios residenciais, obras pblicas, como Engenheiro Residente e Engenheiro Gerente. Site www.construirnet.com/engeugenio.htm

Potrebbero piacerti anche