Sei sulla pagina 1di 10

Ei-JOVEM: REDE SOCIAL EDUCACIONAL QUE PRIVILEGIA A COLABORAO E INTERAO ESCOLA/FAMLIA

Resumo O presente trabalho tem como objetivo principal criar um ambiente baseado em web voltado

para o pblico jovem cearense, contribuindo com a gerao de novos canais de comunicao, interao e colaborao. Considerando o interesse dos jovens pelas redes sociais e a necessidade da Secretaria da Educao do Cear em ter um ambiente virtual para os estudantes da rede pblica de ensino, esse portal pretende aproveitar as possibilidades da Web 2.0 e as vantagens dos sites de relacionamento sendo capaz de fornecer mecanismos que motivem a insero do jovem na sociedade e no mercado de trabalho.
Educao a Distncia - Web 2.0 - Redes Sociais

1. INTRODUO
Hoje a internet pode ser considerada um grande repositrio de contedo. Alm de notcias, cursos online, jogos, oportunidades de empregos e negcios um dos meios de comunicao mais usados no mundo. Segundo Antonioli (2009) a cada dia, 500 mil pessoas entram pela primeira vez na Internet, a cada minuto so disponibilizadas 35 horas de vdeo no YouTube e cada segundo um novo blog criado. Sendo considerada como veculo de comunicao mais indispensvel por 70% dos entrevistados, superando por ligeira margem a televiso. Em 1982 havia 315 sites na Internet. Hoje existem 174 milhes. Diante de todas as possibilidades da web, as mdias sociais vm ganhando destaque nos ltimos anos. Orkut, Facebook, Twitter, Youtube, LinkedIn so os sites campees de audincia, principalmente entre os jovens, e responsveis por grande parte do tempo de acesso dos usurios. O fato de o usurio poder ter espao de interao, onde possam trocar informaes, reencontrar amigos, produzir e compartilhar contedo faz com que as redes sociais ganhem mais adeptos todos os dias. Sendo assim, por que no aproveitar o entusiasmo dos jovens pelas redes sociais, usando-as como ferramentas pedaggicas, contribuindo com maior interao entre alunos e professores. Por que no utilizar as vantagens das redes sociais para estimular a leitura e produo de contedo pelos jovens, contribuindo para uma educao de qualidade?

Considerando o interesse dos jovens pelas redes sociais e a necessidade da Secretaria da Educao do Cear em ter um portal para os estudantes da rede pblica de ensino, esse ambiente pretende aproveitar as possibilidades da Web 2.0 e as vantagens dos sites de relacionamento sendo capaz de fornecer mecanismos que motivem a insero do jovem na sociedade e no mercado de trabalho. Este trabalho busca ainda contribuir com a criao de um espao interativo e colaborativo, onde os jovens estudantes possam utilizar os recursos de comunicao e compartilhamento das redes sociais, mas sempre buscando o aprendizado e desenvolvimento pessoal. Alm disso, contribuir para um novo modelo educacional preparado para era digital e para os desafios do sculo XXI.

2. O IMPACTO DAS REDES SOCIAIS NO BRASIL


O nmero de pessoas que utilizam computador tem crescido bastante nos ltimos anos. De acordo com estudo do Comit Gestor da Internet no Brasil (CGI.br, 2010), realizado no ano de 2009, em 2005, apenas 17% domiclios brasileiros em rea urbana possuam um computador, percentual que cresceu em 2009 para 36%; no caso de uso da Internet, o salto foi de 13% para 27% no mesmo perodo. Em nmeros absolutos, mais de 18 milhes de lares brasileiros possuem um computador para uso familiar atualmente e, desse total, 13,5 milhes acessam a Internet. Entretanto, o acesso e uso da rede concentram-se nas classes sociais com maior poder aquisitivo, maior nvel educacional. Ou seja, os resultados da pesquisa reforam o cenrio no qual a excluso digital acompanha a excluso social. Para minimizar o cenrio de excluso, o Governo Federal vem investindo em programas de incluso digital como os Telecentros comunitrios e laboratrios de informtica em escolas pblicas, com o programa ProInfo1, alm do Plano Nacional de Banda Larga, que visa massificar o acesso a Internet em banda larga em todo pas. A nvel estadual, o Cear est implantando o Cinturo Digital, que vai prover banda larga 82% da populao urbana do Estado, alm de programas de qualificao profissional para alunos das escolas pblicas. Vale ressaltar tambm que as lanhouses so importantes mecanismos de incluso digital da populao de baixa renda. Essas iniciativas esto contribuindo para que as classes sociais mais baixas tenham acesso internet, aumentando o nmero de internautas no Brasil. Em relao ao uso acesso a Internet, a pesquisa F/Radar realizou um estudo sobre o perfil do internauta brasileiro. Segundo a pesquisa o Brasil tem 66 milhes de internautas,
1

Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) um programa educacional criado pelo Ministrio da Educao, para promover o uso pedaggico de Tecnologias de Informtica e Comunicaes (TICs) na rede pblica de ensino fundamental e mdio.

sendo que 42% dos internautas pertencem s classes AB. Em relao a faixa etria e nvel de escolaridade, quase a metade deles tm menos de 24 anos e aproximadamente 62% possuem ensino mdio. A pesquisa ainda mostra 91% dos brasileiros usam a internet para se comunicar com outras pessoas, seja pelo Orkut (50%), MSN (55%) ou email (57%). O contedo mais publicado so fotos, com 39%, contra 18% que divulgaram textos e 11% que divulgaram vdeos. Segundo o Comit Gestor de Internet, a participao em redes sociais na Internet cresceu, de forma significativa, nos ltimos cinco anos no Brasil, entre 2005 e 2009. As sries histricas por tipo de atividades relacionadas integrao s redes sociais revelam que os sites de relacionamentos so os principais responsveis pela expanso das comunidades virtuais na Internet, passando de 22% dos internautas que utilizavam tais em 2005, para 67% em 2009, indicativo de uma taxa de crescimento agregada ao ano de 25% (CGI, 2010). De acordo com a ARIMA (2011), 72% dos 2 bilhes de internautas do mundo participam de alguma rede social. Dentre as redes sociais o Facebook a que mais cresce, ultrapassando o Google em audincia nos Estados Unidos e chegando a 596 milhes de usurios ativos. Esses usurios compartilham mensalmente 30 bilhes de notcias, fotos, links etc. Ainda de acordo com a revista, 1 em cada 13 pessoas do planeta acessa o Facebook, 48% dos usurios entre 18 e 34 anos fazem login assim que acordam, 57% conversam mais com amigos online do que pessoalmente e mais de 4 bilhes de mensagens so trocadas em um nico dia. Diante de todo esse sucesso, o Facebook est avaliado em aproximadamente 50 bilhes de dlares. Entretanto, o modo de utilizao dessas ferramentas pode ser uma preocupao. O internauta brasileiro um dos campees de permanncia em redes sociais. Passa em mdia cinco horas por dia em sites de relacionamento, salas de bate papo, conversas e fofocas, de acordo com reportagem TV Globo/Pernambuco. Diante de tantas possibilidades que a internet oferece, o mau uso dos recursos , muitas vezes, um desperdcio de tempo. E o mais agravante que os internautas das classes mais baixas so os que menos sabem aproveitar as oportunidades da rede mundial de computadores. As redes sociais so mais expressivas nas classes mais baixas. Na classe D e E, 73% dos internautas declaram ter realizado uma das atividades relacionadas a rede social. Essa proporo vem caindo, se considerarmos as classes mais elevadas. Na classe C, a proporo de 72%, na classe B, 69% e a classe A registrou a proporo mais baixa: 67% (CGI, 2010).

Portanto, a incluso social que a Internet pode proporcionar no ter o mesmo efeito se os usurios no tiverem orientao de como buscar o conhecimento e aproveitar todas as possibilidades da web. Em geral, o internauta brasileiro perde muito tempo em sites de relacionamento sem nenhum interesse ou relevncia educacional. Segundo dados do Comit Gestor da Internet, apenas 15% dos jovens internautas participam de atividades como criao e atualizao de blogs, e 12% esto as pessoas que participaram de listas ou de fruns de discusso. Portanto, apenas prover acesso a internet no suficiente para produzir e gerar conhecimento. preciso dar capacitao e orientao para que se tenha um uso otimizado dos recursos da rede mundial de computadores.

3. METODOLOGIA E ESTRATGIA DE AO
Este trabalho tem como objetivo definir as especificaes de um portal que atenda as necessidades da Secretaria da Educao do Cear, que busca se adequar as mudanas tecnolgicas, sociais e culturais a fim de atender aos anseios da juventude cearense e prover uma educao de qualidade. Para coleta de dados, foi feito um levantamento de perfil do jovem de escolas pblicas, no que diz respeito situao socioeconmica e uso da internet. O que os usurios da rede mundial de computadores costumam acessar e o que eles gostariam de encontrar em um portal direcionado para a juventude? E principalmente, o que se precisa fazer para ter um portal inovador, que seja relevante para os jovens? Para traar esse perfil foi aplicado um questionrio entre um grupo de estudantes do ensino mdio, participantes do Projeto eJovem2. Tal questionrio pode ser acessado pelo site: http://tinyurl.com/pesquisamestrado. Tambm foram coletados, por meio da observao participante. Na observao participante, o observador participa da vida diria das pessoas em estudo, tanto abertamente no papel de pesquisador, como assumindo papis disfarados, observando fatos que acontecem, escutando o que dito e questionando as pessoas ao longo de um perodo de tempo (BECKER & GEER; apud TRAUTH & O'CONNOR, 2000).

4. PERFIL DOS USURIOS DE INTERNET DO CEAR


Entre os dias 23 de Maro a 30 de Maio de 2011, realizou-se uma pesquisa sobre o perfil de usurio de Internet. Durante esses dias obteve-se mais de 1200 respostas de

Projeto e-Jovem: curso de qualificao profissional para estudantes de escolas pblicas estaduais que atende mais de 5.000 alunos entre 17 e 24 anos, em 80 cidades do Cear <http://e-jovem.seduc.ce.gov.br>

estudantes de escolas pblicas estaduais do Cear. Dessa pesquisa podem-se observar os seguintes resultados: Dos alunos entrevistados, 57% so do sexo masculino, 64% esto na faixa etria entre 15 e 20 anos e 65% so estudantes do Ensino Mdio. Em relao onde os estudantes mais utilizam computador 32% responderam utilizar em casa, 28% da escola, 26% de lanhouses e 7% utilizam no trabalho. Quando questionados sobre quais os motivos que os levam a acessar a Internet e sobre o cadastro em Plataformas de Redes Sociais, os entrevistados responderam: Buscar informaes Ler notcias Manter contato com amigos Conhecer novas pessoas Divulgar contedo/ Blogs Jogos Estudo/cursos online Buscar oportunidades de trabalho Ver filmes Ler livros Fazer pesquisas 67% 47% 68% 42% 15% 28% 45% 23% 22% 21% 59%

Figura 1: Hbitos dos usurios na Internet

Orkut FaceBook Twitter Delicious Flickr Youtube LinkedIn Myspace No utilizo redes sociais Outros

85% 39% 28% 1% 2% 28% 3% 8% 9% 8%


Figura 2: Redes Sociais

Desse resultado percebe-se que os estudantes mais utilizam a Internet para manter contato com amigos, buscar informaes, fazer pesquisas e conhecer novas pessoas, sendo o

grande atrativo da Internet a comunicao e o acesso a informao. Esse resultado justifica o fato dos crescimento dos sites de relacionamento, por ser um espao de interao, compartilhamento de idias. Em relao s redes sociais, o Orkut ainda o mais utilizado entre os estudantes da rede pblica estadual do Cear. Percebe-se tambm que, apesar de bastante teis, sites como Delicious, Linkedin, Flicker, Twitter so pouco utilizados pelos jovens. Isso devido ao fato do Orkut ser o site de relacionamentos mais conhecido, alm de mais intuitivo e fcil de utilizar. Pensando em uma rede social educacional, foi pensando alguns servios dos sites de relacionamento e Web 2.0 que podem ser utilizados para fins educacionais. Os alunos foram questionados sobre esses servios e responderam o seguinte: 1. Voc gostaria de saber notcias da sua escola atravs de uma rede social?

2. Voc gostaria de ter entre seus contatos de uma rede social (Orkut, por exemplo) professores e colegas da escola em que estuda?

3. Voc gostaria que seus professores postassem contedo das aulas, material para estudo, indicao de sites para complementar o que foi explicado em sala de aula?

4. Gostaria de manter-se informado sobre calendrio de aulas, cursos, oportunidades de estgios e empregos?

5. Voc gostaria de poder tira dvidas ou ter aulas atravs de vdeo conferncia pelo Twittercam <http://twitcam.livestream.com/>?

6. Gostaria de ter oportunidades de fazer cursos a distncia?

7. Participar de uma comunidade virtual que aborde assuntos relacionados ao ENEM?

Com o resultado dessa pesquisa pretende-se potencializar o uso dos recursos da web 2.0 como ferramentas educacionais. Conforme sugere Carvalho (2008), os educadores podem facilmente utilizar as mdias sociais como recurso pedaggico para escrever online no blogue, gravar um assunto no podcast ou disponibilizar um filme no YouTube. Assim, o ambiente de trabalho deixa de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre acessvel, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso Internet. Nunca mais o professor corre o risco de se esquecer de trazer alguma coisa para a aula, porque a um clique

pode aceder aos seus favoritos no Delicious, aos seus textos, grficos ou apresentaes no Google Docs, s suas imagens no Flickr ou no Picasa, aos seus vdeos no YouTube. Alm disso muitas escolas esto usando as redes sociais, colocando informaes como calendrio de aulas, avisos, incluindo tambm exerccios e o contedo das aulas, recurso que vem se prestando a aproximar os pais da vida escolar. O maior avano proporcionado por redes sociais se deve possibilidade que elas abrem para o aprendizado em rede - o que j acontece h mais tempo, e com sucesso, em pases como Japo e Inglaterra. No espao virtual, os alunos debatem, sob a superviso de um professor, temas apresentados na sala de aula e ainda, de casa, podem tirar dvidas sobre a lio (MEIER, 2009). Concordando com Carvalho (2008) os educadores podem facilmente utilizar as mdias sociais como recurso pedaggico para escrever online no blogue, gravar um assunto no podcast ou disponibilizar um filme no YouTube. Assim, o ambiente de trabalho deixa de estar no computador pessoal do professor e passa a estar online, sempre acessvel, a partir de qualquer lugar do planeta com acesso Internet. Nunca mais o professor corre o risco de se esquecer de trazer alguma coisa para a aula, porque a um clique pode aceder aos seus favoritos no Delicious, aos seus textos, grficos ou apresentaes no Google Docs, s suas imagens no Flickr ou no Picasa, aos seus vdeos no YouTube. Espera-se assim contribuir para uma incluso social mais efetiva, onde os jovens possam continuar usando as redes sociais, mas com melhor aproveitamento dos recursos dessas redes. Alm de divulgar os projetos e aes da Secretaria da Educao voltados para estudantes da rede pblica de ensino e promover uma melhor comunicao entre alunos, professores e gestores das escolas.

5. CONCLUSO
Com o desenvolvimento dessa ao, pretende-se potencializar o uso da internet e das redes sociais por parte dos jovens cearenses, visando desenvolver competncias e habilidades necessrias para mercado de trabalho, tais como: colaborao, criatividade, domnio da tecnologia, comunicao. Espera-se ainda aumentar a participao dos jovens na elaborao de contedo e divulgar projetos desenvolvidos pelos estudantes. Para isso, acredita-se na criao de comunidades virtuais, frum de discusses, blogs e/ou microblogs por parte dos alunos com participao e orientao de educadores. Objetiva-se ainda contribuir para uma incluso social mais efetiva, onde os jovens possam continuar usando as redes sociais, mas com melhor aproveitamento dos recursos

dessas redes. Alm disso contribuir com um novo canal de comunicao e colaborao entre alunos e professores e possibilitar aos professores novas ferramentas para tornar as aulas mais atrativas para os alunos. Para isso necessrio que os educadores utilizem os recursos desse ambiente para fins educativos. Todavia, sabe-se que uma dificuldade ser obter o apoio dos professores da rede estadual de ensino, devido a falta de experincia de muitos em relao ao uso da Tecnologia da Informao e Comunicao como ferramenta pedaggica e pelo fato de a maioria no utilizarem plataformas de redes sociais e no acreditarem em seus uso para fins pedaggicos. Outra preocupao que grande parte dos jovens internautas esto cadastrados em algum tipo de rede social. O risco que a popularidade e o crescimento das redes de relacionamento j existentes torne o portal proposto menos atrativo para o pblico alvo em questo. Tendo como fator agravante o fato desse portal ser mantido pela Secretaria da Educao, o que pode ser visto como desinteressante por parte dos jovens. Faz parte da pesquisa, entretanto, buscar servios que tornem o sugerido portal diferente dos demais, no esquecendo a importncia educacional, mas focando nos interesses da juventude do Cear.

10

REFERNCIAS
ANTONIOLI, Leonardo. Estatsticas, dados e projees atuais sobre a Internet no Brasil. Blog To Be Guarany, 03/12/2010. Disponvel em: http://www.tobeguarany.com/internet_ no_brasil.php. Acessado em 15/12/2010. ARIMA, Katia; MORAES, Maurcio. O futuro da web est no Facebook? Revista InfoExame. So Paulo, p. 16-25, Fevereiro 2011. BRASIL. Comit Gestor da Internet no Brasil-CGI. Pesquisa sobre o uso da Tecnologia da Informao e da Comunicao no Brasil TIC 2005 2009. So Paulo, 2010. Disponvel em: http://www.cetic.br/tic/5anos/index.htm. Acessado em 20/12/2010. CARVALHO, Ana Amlia A. (org). Manual de Ferramentas da Web 2.0 para Professores. Ministrio da Educao/DGIDC, p. 06-14. 2008. MEIER, Bruno. Conectados para aprender. Revista VEJA. 18/11/2009. Disponvel em: http://veja.abril.com.br/181109/conectados-aprender-p-094.shtml. Acessado em: 17/12/2010. TRAUTH, Eileen M. & O'CONNOR, Barbara. A study of the interaction between information technology and society: an illustration of combined qualitative research methods. [online], maio 2000. Disponvel em: http://www.cba.neu.edu/~etrauth/works/ ifip5.txt. Acessado em 08/10/2010. TV Globo Pernambuco. Especialistas alertam para mau uso da Internet pelos brasileiros. PE360Graus, 06/04/10. Disponvel em: http://pe360graus.globo.com/noticias/cidades/ educacao/2010/04/06/NWS,510727,4,213,NOTICIAS,766-ESPECIALISTAS-ALERTAMMAU-USO-INTERNET-BRASILEIROS.aspx. Acessado em: 17/12/2010.

Potrebbero piacerti anche