Sei sulla pagina 1di 7

A Matgemtica no Oriente

DOCUMENTO: Marcos Leandro Ohse Com o domnio romano exercido em toda a Grcia e com o posterior fechamento da escola de Atenas pelo imperador Justiniano, a matemtica e as cincias gregas entraram em declnio. Muitos pesquisadores pegaram seus manuscritos e fugiram da Grcia e proximidades para o oriente mdio. Isto fez com que a cincia oriental florescesse de maneira muito rpida. Este incremento das cincias orientais foi muito importante para o desenvolvimento da matemtica.

Durante todo o perodo em que o imprio romano dominou o mundo conhecido da poca, tanto economicamente quanto culturalmente, o oriente foi a parte mais desenvolvida. A parte ocidental no foi baseada em uma economia de irrigao, sua agricultura era extensiva, o que no estimulou o desenvolvimento da astronomia. Assim, o ocidente se contentou com um mnimo de astronomia, alguma aritmtica e algumas medies para o comrcio e agrimensura. O estmulo para este desenvolvimento veio do oriente. Aps a separao poltica entre ocidente e oriente, este estmulo praticamente desapareceu. rabes

Contexto Histrico

At o sculo VII os rabes encontravam-se divididos em vrias tribos, algumas sedentrias e outras nmades. Geralmente estas tribos eram hostis entre si. Estas tribos, desde tempos remotos ocupavam a pennsula arbica, localizada no oriente prximo e limitada pelo mar vermelho, golfo prsico e oceano ndico. Em 613, Maom (570-632) comea a pregao de uma nova religio, na condio de profeta de Al (deus nico e verdadeiro). Esta nova religio denominou-se religio Islmica (Islam significa: submisso). Em 622 ocorre a ?hgira?, mudana de Maom de Meca para Iatreb por causa das perseguies sofridas, marcando o incio do calendrio islmico. Aps muitos anos de lutas, Maom consegue impor a nova religio a todos os muulmanos, sendo Meca a principal cidade sagrada. As demais cidades logo tambm foram conquistadas e aderiram ao islamismo. Depois da morte de Maom, os rabes foram governados pelos califas (Al confiava o cuidado dos fiis). Estes califas estenderam o domnio muulmano da ndia at a pennsula Ibrica. Esta expanso rabe auxiliou para que a Europa interiorizasse a economia e aumentasse a ruralizao da sociedade, expandindo o processo de feudos. No incio, as relaes entre a Europa crist e os muulmanos foi extremamente violenta e antagnica. Neste perodo comeam a ocorrer as cruzadas, com o intuito de tomar de volta a cidade santa de Jerusalm do domnio islmico. Os ataques muulmanos praticamente fizeram desaparecer o comrcio cristo no mediterrneo ocidental, contribuindo ainda mais para o processo de feudalismo na Europa. Na pennsula Ibrica os rabes realizaram uma revoluo agrcola construindo canais de irrigao , audes e moinhos d?gua, introduzindo o cultivo de cana-de-aucar, algodo, cnhamo e arroz. Por todo o imprio circulavam moedas cunhadas em Bagd, capital do imprio. Trabalhos em couros feitos em Crdoba e canais de irrigao em Valncia foram algumas das solues desenvolvidas na economia. Contexto Matemtico Com o domnio dos Sassnidas, reis persas que governaram a mesopotmia (Ciro e Xerxes), esta recuperou sua posio central ao longo das rotas comerciais, visto que sob o domnio romano e heleno haviam perdido. No h muitos registros Sassnidas desta poca. O que se sabe que era uma cultura muito rica, haja visto o conto ?Mil e uma noites? de Omar Khayyam.

A Matgemtica no Oriente

Depois da conquista rabe, em 641 teve origem Bagd, em substituio babilnia, que havia desaparecido. A matemtica do perodo islmico revela a mesma mistura de influncias que se tornaram familiares em Alexandria e na ndia.

A matemtica e a astronomia foram grandemente incentivadas pelos califas de Bagd: Al-mansur (754775), Harun Al-raschid (766-809) e Al-mamun (813-833). Este ltimo organizou em Bagd a ?casa da sabedoria?, composta de uma biblioteca e um observatrio.

As atividades matemticas rabes comearam com a traduo dos Siddanthas hindus por Al-Fazari e culminaram com uma grande importncia com Muhammad Ibn Musa Al-Khwarizmi, por volta de 825. Ele escreveu vrios tratados sobre matemtica e astronomia. Estes tratados explicavam o sistema de numerao hindu. A europa ficou conhecendo este sistema de numerao graas a uma cpia latina do sculo XII, visto que o original rabe se perdeu. A astronomia de Al-Khwarizmi era um resumo dos Siddanthas, o qual mostrava uma influncia grega nos textos snscritos.

Convm ressaltar que a palavra ?lgebra? vem do rabe ?al-jabr?, que siginifica ?restaurao?.

Os rabes tiveram um papel muito importante na histria da matemtica, pois eles traduziram, fielmente, os clssicos gregos (Apolnio, Arquimedes, Euclides, Ptolomeu e outros). Estes clssicos estariam perdidos para ns sem os rabes, visto o fechamento da escola de Atenas por Justiniano.

Outro matemtico brilhante foi Omar Khayyam. Ele escreveu uma lgebra que continha uma investigao sistemtica de equaes cbicas, utilizando a interseo de duas sees cnicas.

Jemshid Al-Kashi, matemtico Persa resolveu equaes cbicas por iterao e por mtodos trigonomtricos, e tambm pelo mtodo conhecido hoje como ?mtodo de Horner?. Este mtodo tem uma forte influncia chinesa, o que nos faz pensar que a matemtica chinesa da dinastia Sung havia penetrado profundamente no mundo islmico.

Por tudo isto, ressalta-se a importante influncia do povo rabe na matemtica. Convm ressaltar, tambm, que os muulmanos ao expandir o islamismo cometeram um dos maiores crimes contra a humanidade. Aps a queda de Alexandria frente aos muulmanos, o califa mandou queimar todos os manuscritos encontrados na biblioteca (cerca de 600.000) argumentando que: ?se constam do alcoro no precisam ser guardados e se no constam so inteis?. Conta a lenda que os escritos alimentaram as caldeiras dos banhos durante seis meses.

preciso lembrar, tambm, o papel das cruzadas. Com as cruzadas a Europa crist teve, novamente, contato com a matemtica grega, traduzida para o rabe. Isto veio a influenciar muito a Europa medieval e serviu como fonte para o desenvolvimento da matemtica durante a idade mdia. Chineses

A civilizao chinesa, bem como a civilizao indiana, so muito mais antigas que as civilizaes grega e romana, mas no mais antigas que as civilizaes egpcia e mesopotmicas.

Contexto Histrico A civilizao chinesa originou-se s margens dos rios Yang-Ts e Amarelo. Podemos dividir a histria chinesa em quatro grandes perodos:

A Matgemtica no Oriente

China Antiga (2000 ac ? 600 ac) China Clssica (600 ac ? 221 dc) China Imperial (221 dc ? 1911 dc) China Moderna (1911 dc ? hoje)

Apesar da china antiga ter sido governada por monarquias Hsia, Shang e Chou, o poder real estava nas mos de numerosos pequenos senhores, governantes de pequenas cidades. Este perodo foi caracterizado por inmeras guerras, taxas sobre a populao e muita pobreza do povo.

Durante o perodo clssico, o filsofo Confcio pregava uma total reestruturao social e poltica. Confcio pregava o respeito pelas autoridades, cuidados com a pobreza, humildade, tica por parte dos governantes e no fazer aos outros o que no queremos que nos faam. Confcio no conseguiu, em vida, fazer com que suas idias fossem aceitas pela aristocracia. No mesmo perodo criado o taosmo por Chang Tzu (399 ac ? 295 ac), o qual proclamava uma ordem no universo e recomendava a paz e a benevolncia governamental. Estes conceitos foram criados em virtude dos desgovernos dos senhores e a misria de seus sditos. Em 200 ac a dinastia Han criou um imprio que durou at o fim da china clssica. Esta dinastia expandiu os limites da china e adotou o confucionismo como religio oficial. Vindo da ndia, o budismo fundiu-se com o taosmo e ganhou ampla aceitao entre os camponeses.

No perodo imperial, a china esteve envolvida em vrias lutas internas. Com a queda da dinastia Han, os senhores comearam a lutar entre si para exercer o domnio em suas regies. Em 618 dc a dinastia Tang unificou a china. Depois dela seguiram-se as dinastias Sung e Yuan. Estas dinastias patrocinaram as artes e a literatura, criando assim a era de ouro. Com isto a china alcanou grandes dimenses e muita influncia. Comea a ocorrer a abertura do comrcio chins com a Europa, via oriente mdio. As viagens de Marco Plo corte de Kublai Khan proporcionaram o primeiro contato da civilizao chinesa com o mercado europeu.

O imprio chins durou muito mais tempo que o romano. S foi rompido com a revoluo de 1911. importante ressaltar que ao contrrio do imprio romano, os imperadores chineses, principalmente Kublai Khan, produziram uma cultura rica e uma base intelectual slida. Enquanto os monarcas romanos eram, geralmente militares analfabetos, os monarcas chineses valorizavam muito a intelectualidade. Pelo fato de que os chineses se interessavam mais por literatura e arte, a matemtica e a cincia chinesa sofreram um atraso em relao as outras matrias. Contexto Matemtico

Os historiadores consideram muito difcil datar documentos matemticos da China. O clssico mais antigo da matemtica chinesa ?Chou Pei Suang Ching? tem uma variao de quase mil anos entre suas datas mais provveis de escrita. A maior dificuldade em datar este documento ocorre porque foi escrito por vrias pessoas, em perodos diferentes. O Chou Pei indica que na China a geometria originou-se da mensurao, assim como na babilnia, sendo um exerccio de aritmtica ou lgebra. Neste trabalho h indicaes que os chineses conheciam o teorema de Pitgoras.

Outra publicao to antiga quanto o Chou Pei, o livro de matemtica ?Chui Chang Suan Shu? (Nove captulos sobre a arte da matemtica, em torno de 1200 a.c.). Entre vrios assuntos abordados, chama a ateno problemas sobre mensurao de terras, agricultura, sociedades, engenharia, impostos, clculos, solues de equaes e propriedades dos tringulos retngulos. Nesta mesma poca os Gregos compunham tratados logicamente ordenados e expostos de forma sistemtica. Os chineses seguiam a mesma linha babilnica, compilando colees com problemas especficos. Assim como os Egpcios, os chineses alternavam, em seus experimentos, resultados precisos e imprecisos, primitivos e elaborados. Nesta publicao aparecem solues de sistemas lineares com nmeros positivos e negativos.

Como os chineses gostavam de resolver sistemas, os diagramas foram muito utilizados por eles.

A Matgemtica no Oriente
interessante observar que o quadrado mgico teve seu primeiro registro efetuado por este povo, mesmo que sua origem mais antiga, porm desconhecida.

Durante toda sua histria, a cincia chinesa sofreu com vrios problemas, que impediram sua continuidade e aprimoramento. Em 213 a.c. o imperador da China mandou queimar os livros existentes. Mesmo que algumas cpias tenham sido salvas, a perda foi irreparvel. No sculo XX, Mao-Ts-Tung, com sua ?Revoluo Cultural? tambm promoveu uma queima generalizada de livros, considerados ? subversivos?.

Provavelmente houve contato cultural entre ndia e China e entre a China e o ocidente. Muitos dizem que houve influncia babilnica na matemtica chinesa, apesar de que a China no utilizava fraes sexagesimais. O sistema de numerao chins era decimal, porm com notaes diferentes das conhecidas na poca. Eles utilizavam o sistema de ?barras? (I, II, III, IIII, T). No podemos precisar a idade deste sistema de numerao, porm sabe-se que ele anterior ao sistema de notao posicional.

Esta notao em barras no era simplesmente utilizada em placas de calcular (escrita). Barras de bambu, marfim ou de ferro eram carregadas em sacolas pelos administradores para que os clculos fossem efetuados. Este mtodo era mais simples e rpido do que o clculo realizado com baco, soroban ou suan phan.

Os chineses conheciam as operaes sobre fraes comuns, utilizando o m.d.c. Trabalhavam com nmeros negativos por meio de duas colees de barras (vermelha para os coeficientes positivos e preta para os negativos), porm no aceitavam nmeros negativos como soluo de uma equao.

A matemtica chinesa to diferente da matemtica de outros povos da mesma poca que seu desenvolvimento ocorreu de forma independente.Lui Hui, no terceiro sculo, determinou um valor para Pi utilizando, primeiro um polgono regular com 96 lados (3,14) e depois utilizando um polgono regular com 3072 lados (3,14159).

O ponto alto da matemtica chinesa ocorreu no sculo XIII durante o fim do perodo Sung. Nesta poca foi descoberta a impresso, a plvora, o papel e a bssola. Obras chinesas desta poca influenciaram fortemente a Coria e o Japo. Muitas desta obras desapareceram da China neste perodo, reaparecendo apenas no sculo XIX.

Yang Hui (1261 ? 1275), matemtico talentoso trabalhou com sries numricas e apresentou uma variao chinesa para o tringulo de Pascal.

Sabe-se que a partir da idade mdia na Europa, a matemtica chinesa no tinha realizaes que se comparassem s europias e do oriente prximo. Possivelmente a China absorvia mais matemtica do que enviava. Possivelmente as cincias chinesas e hindus sofreram influncias mtuas durante o primeiro milnio de nossa era Hindus

Contexto Histrico

Escavaes arqueolgicas ocorridas em Mohenjo Daro nos do uma indicao de uma civilizao muito antiga e de uma cultura muito alta na ndia, ocorrida na mesma poca em que eram construdas as pirmides no Egito. Posteriormente o pas foi ocupado pelos invasores arianos que impuseram o sistema de castas, o qual trouxe um atraso muito grande ao desenvolvimento. Estes invasores arianos desenvolveram na ndia a literatura snscrita. Na mesma poca em que Pitgoras comeou a

A Matgemtica no Oriente
desenvolver seus teoremas e axiomas na Grcia, Buda agia na ndia. Especula-se que Pitgoras esteve em contato com Buda e que desenvolveu seu mais famoso teorema com os hindus.

Os indianos dos primeiros tempos foram exterminados por volta de 1500 ac. Este pas tinha como poltica, vrios pequenos principados desunidos, o que propiciou muitas invases em seu territrio (arianas, persas, gregas, rabes e ingleses). Estes invasores se estabeleceram como classe dominante, evitando a miscigenao com o povo nativo.

Entre 3000 ac e 1500 ac viveu na ndia um povo, da regio do rio Indo, que cultivava a agricultura e morava em cidades. Este povo foi destrudo pelos arianos. Entre 1500 ac e 500 ac os arianos desenvolveram o hinduismo, combinao de religio, filosofia e estrutura social, a qual veio a desenvolver a base de sua civilizao. O hinduismo um conjunto de crenas e leis que se baseia em trs idias principais: culto a um grande nmero de deuses, transmigrao da alma e o sistema de castas que dividia rigidamente a sociedade indiana em quatro classes: Brahmana (sacerdotes), kshatriya (guerreiros), vaisya (comerciantes e artesos) e sudra (camponeses).

Sidarta Gautama (Buda), por volta de 500 ac se revolta contra esta filosofia. O budismo foi uma resposta ao caos e agitao desta poca, encontrando muitos adeptos, principalmente entre os pobres. At comear a declinar, por volta de 500 d.c. o budismo j havia se espalhado pela China, Japo e sudeste asitico.

Em 320 a.c. Chandragupta Mauria unificou todos os pequenos estados indianos e estabeleceu o imprio Mauriano, seguido pelo seu neto Aoka (272-232 ac).. Em 185 ac o imprio voltou a se desintegrar e ficar dividido em pequenos estados. Da queda do imprio mauriano at 200 dc houve um grande desenvolvimento cultural, por meio da literatura, arte, cincia e filosofia. Em 320 dc a ndia foi novamente unificada por Chandragupta I, originando o imprio dos Gupta, que se manteve at 470 dc, o qual considerado a era clssica da ndia.

Com a invaso dos rabes, o islamismo foi introduzido na ndia, conquistando partes da ndia ocidental nos sculos VIII, IX e X. Em 1206 Kutb ud-Din-Aibak fundou o sultanato muulmano de Dehli. Em 1526 Babur instala o imprio Mogol (Turco). No sculo XVII a ndia invadida pelos Ingleses que exercem uma tirania muito grande contra a sua populao.

Contexto Matemtico A matemtica hindu apresenta mais problemas histricos do que a grega, pois os matemticos indianos raramente se referiam a seus predecessores e exibiam surpreendente independncia em seu trabalho matemtico.

A ndia, assim como o Egito, tinha seus ?esticadores de corda?. As primitivas noes geomtricas tomaram corpo no escrito conhecido como ?Sulvasutras? (regras de cordas). Este escrito tem trs verses, sendo que a mais conhecida tem o nome de Apastamba. Nesta primeira verso, da mesma poca de Pitgoras, so encontradas regras para construo de ngulos retos por meio de ternas de cordas cujos comprimentos formam tradas pitagricas. Este escrito, provavelmente, sofreu influncia babilnica, visto que estas tradas encontram-se nas tbuas cuneiformes. A origem e a data dos Sulvasutras so incertos, de modo que no possvel relacion-los com a primitiva agrimensura egpcia ou com o problema grego de duplicar um altar.

Aps esta publicao, surgiram os ?Siddhantas? (sistemas de astronomia). O comeo da dinastia Gupta (290) assinalou um renascimento da cultura snscrita e estes escritos podem ter sido um produto disto. A trigonometria de Ptolomeu se baseava na relao funcional entre as cordas de um crculo e os ngulos centrais que subentendem. Para os autores dos Siddhantas, a relao ocorre entre metade de uma corda de um crculo e metade do ngulo subentendido no centro pela corda toda.

A Matgemtica no Oriente
A ndia teve muitos matemticos que fizeram grandes contribuies. Entre eles podemos destacar:

Aryabhata

Publicou, em 499, uma obra intitulada ?Aryabhatiya?. Esta publicao um pequeno volume sobre astronomia e matemtica, semelhante aos ?Elementos? de Euclides, porm de oito sculos antes. So compilaes de resultados anteriores. Esta obra contm: nome das potncias de dez, at a dcima; regras de mensurao (muitas erradas); rea do tringulo; volume da pirmide (incorreto); rea do crculo; volume da esfera (incorreto) e reas de quadrilteros (algumas incorretas). Tambm encontramos clculos com a medida do tempo e trigonometria esfrica.

Brahmagupta

Viveu na ndia central pouco mais de cem anos depois de Aryabhata. Tem pouco em comum com seu predecessor que vivia no leste da ndia. Seu trabalho mais importante foi a generalizao da frmula de Heron para achar a rea de qualquer quadriltero. Tambm trabalhou na soluo de equaes quadrticas com razes negativas.

Bhaskara

Considerado o mais importante matemtico do sculo doze (1114 ? 1185). Ele preencheu as lacunas do trabalho de Brahmagupta. dele a primeira resposta plausvel para a diviso por zero. Em seu trabalho ? Vija-Ganita? ele afirma que tal quociente infinito. Sua outra obra, ?Lilavati?, apresenta tpicos sobre equaes lineares e quadrticas, determinadas e indeterminadas, mensurao, progresses aritmticas e geomtricas, radicais, tradas pitagricas, entre outras. Sua obra representa a culminao de contribuies hindus anteriores.

Ramanujan

Aps Bhaskara, a ndia passou vrios sculos sem matemticos de importncia comparvel. Srinivasa Ramanujan (1887-1920) considerado o gnio hindu, em aritmtica e lgebra, do sculo vinte. A introduo de uma notao para uma posio vazia, o smbolo para o zero, foi o segundo passo para o nosso moderno sistema de numerao. No se sabe se o nmero zero (diferente do smbolo para a posio vazia) surgiu junto com os nove numerais hindus. bem possvel que o zero seja originrio do mundo Grego, talvez de Alexandria. Possivelmente foi transmitido ndia depois que o sistema posicional j estava estabelecido l. interessante observar que os Maias do Yucatn (Mxico), anterior Colombo, usavam notao posicional, com notao para a ?posio vazia?. Com a introduo, na notao hindu, do dcimo numeral, um ovo de ganso para o zero, o nosso moderno sistema de numerao para os inteiros estava completo. A nova numerao, geralmente chamada de hindu-arbica, uma nova combinao dos trs princpios bsicos, todos de origem antiga: i) base decimal ii) notao posicional iii) forma cifrada para cada um dos dez numerais Nenhum destes de se deveu, originalmente, aos hindus, mas foi devido a eles que os trs foram ligados pela primeira vez para formar o nosso sistema de numerao. Outra contribuio importante dos hindus foi a introduo de um equivalente da funo seno na trigonometria para substituir a tabela de cordas dos gregos. A trigonometria hindu era um instrumento til e preciso para a astronomia.

BIBLIOGRAFRIA

A Matgemtica no Oriente
BARBEIRO, Herdoto. Et alli. Histria. Ed. Scipione. 2005 BERUTTI, Flvio. Histria. Ed. Saraiva. 2004. BOYER, Carl B. Histria da matemtica. 2 ed. SP. Edgard Blucher, 2003. EVES, Howard. Introduo histria da matemtica. 2 ed. UNICAMP, 2002. LINTZ, Rubens G. Histria da matemtica. FURB. 1999. STRUIK, Histria concisa das matemticas. Gradiva. 1989.

Potrebbero piacerti anche