Sei sulla pagina 1di 13

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012 LNGUA PORTUGUESA Leia o texto abaixo, antes de responder s questes 01, 02 e 03, que

a ele se referem. H quarenta anos, os transplantes eram a frente mais avanada na tentativa de curar doenas crnicas, desde que no houvesse rejeio por parte do organismo de quem recebia o rgo. Hoje, a vanguarda com a qual todos sonham est nas pesquisas sobre outro tipo de transplante: o de clulastronco embrionrias, que, por serem indiferenciadas, podem transformar-se em unidades especializadas de qualquer rgo ou tecido do corpo humano. Foi em maio de 1968, que o mdico paulista Euryclides Zerbini realizou o primeiro transplante de corao no Brasil, o quinto do mundo. Ele comandaria mais duas cirurgias desse tipo at o ano seguinte, que foi marcado pela exploso do fenmeno. A atuao de Zerbini, que foi considerada uma grande faanha, era ainda mais digna de nota por ter sido realizada num pas considerado atrasado na rea cientfica. No entanto, se as clulas-tronco embrionrias se provarem capazes de gerar e regenerar rgos e tecidos humanos com segurana, o captulo dos transplantes tradicionais, que fizeram tanto sucesso, poder ser encerrado na histria da medicina. (Fonte: revista Veja, edio especial de setembro de 2008; texto adaptado) 01. No primeiro perodo do texto, o elemento coesivo desde que, mais do que ligar duas oraes, estabelece uma relao de sentido entre elas. Dentre as alternativas abaixo, assinale aquela que indica a relao de sentido estabelecida pelo desde que no referido trecho: a) b) c) d) e) causa concesso condio proporo finalidade

1 ETAPA a) que fizeram tanto sucesso (3 pargrafo) b) que foi considerada uma grande faanha (2 pargrafo) c) com a qual todos sonham (1 pargrafo) d) que podem transformar-se em unidades especializadas (1 pargrafo) e) que foi marcado pela exploso do fenmeno (2 pargrafo) 04. Diferentemente do item anterior, assinale agora a opo em que a orao adjetiva explica algo a respeito do substantivo, em vez de restringir o seu sentido. a) Sem qualquer perdo, fbricas que poluem o ambiente deveriam receber pesadas multas. b) As pessoas que praticam esportes como a natao, embora idosas, permanecem com o fsico em forma. c) Do ltimo andar do edifcio, vislumbrou a cidade, que estava cheia da fumaa das queimadas. d) Em futuro prximo, as pessoas que se utilizarem das clulas-tronco tero os rgos regenerados. e) Admiro os artistas, nacionais ou estrangeiros, que no se preocupam em retratar o ambiente de modo realista. 05. Leia agora este outro texto: Era meia-noite, com chuva e um vento frio. O gatinho estava na rua com um ar to desamparado que o meu amigo se impressionou. Eu disse, para amenizar-lhe o sofrimento: Gato bicho mido, no pensa. Mas, na verdade, o amigo estava um pouco bbado; se no estivesse, talvez nem visse a tristeza do gatinho, pois j notei que as pessoas verdadeiramente sbrias no enxergam muito: veem apenas provavelmente o que est diante de seus olhos no tempo presente. O bbado v o que h e o que deveria ter havido antigamente, e o que nascer na madrugada que ainda dorme, no limbo de trevas e luz da eternidade. (Fonte: Biribuva, crnica de Rubem Braga, adaptada) Sem alterar o significado original que possui no texto, a vrgula em Gato bicho mido, no pensa pode ser substituda, no processo coesivo, por uma estrutura que denote a) b) c) d) e) adversidade. tempo. condio. concluso. conformidade.

02. No ltimo pargrafo, o elemento coesivo se (em se as clulas-tronco) poderia ser substitudo, sem que a frase perdesse clareza e coerncia, apenas deixando de estabelecer uma condio, pelo conectivo: a) b) c) d) e) assim que contanto que embora medida que posto que

03. As oraes adjetivas podem restringir ou explicar determinadas frases nas quais se inserem. Nas passagens relacionadas abaixo, indique a nica que delimita o sentido do vocbulo ao qual se refere: 1

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012


Nas trs questes a seguir (6, 7 e 8), voc encontrar um perodo corretamente redigido, que voc dever modificar, iniciando-o de outro modo, conforme se sugere, mas sem alterar a idia contida no primeiro. Em consequncia, outros elementos do perodo devero, tambm, ser modificados. Construa mentalmente o novo perodo, iniciando-o como se determina, e escolha, ento, entre as alternativas apresentadas, o elemento que melhor se encaixa no novo perodo, conservando-o correto e de forma que exprima a mesma ideia.

1 ETAPA d) A comida a cujo sabor te referiste com prazer foi feita num restaurante caro da cidade. e) Aquele um homem cuja probidade se pode confiar. LITERATURA 11. Neil Gaiman, escritor ingls, criou uma personagem divertida, carinhosa, gentil. Adora as pessoas e se preocupa com elas porque as conhece e compreende profundamente, conforme o editor de Sandman no Brasil. Esta personagem a Morte:

06. Nosso time lutou pela vitria, de sorte que foi recompensado. Comece assim: Nosso time foi recompensado... a) b) c) d) e)
medida que portanto se bem que uma vez que contanto que

07. possvel que todos os hotis estejam cheios, visto ter aumentado muito, devido ao feriado prolongado, o nmero de turistas. Comece assim: O nmero de turistas... a) b) c) d) e)
entretanto em consequncia embora uma vez que pois que

08. Entretanto, os filhos, que lhe prometeram chegar cedo, s apareceram noite. Comece assim: Os filhos s apareceram noite... a) b) c) d) e)
pois que no obstante desde que ao passo que contanto que

09. Das frases abaixo, a nica que contm conjuno indicativa de tempo : a) Na nsia de ocupar lugar, de ter o seu pedao de terra, foi dos primeiros a incentivar a invaso. b) Pensando em enriquecer, trabalhava sempre, sempre, sem lazer nos fins de semana. c) Desde ontem a chuva cai sem cessar, castigando, principalmente, a periferia da cidade. d) A princpio, foi apenas a incompreenso, depois vieram os castigos imerecidos. e) Apenas quando receber os exames de sangue que o mdico poder fazer um diagnstico da doena. 10. Assinale a opo em que o emprego do pronome relativo apresenta erro: a) Vai ser muito boa a festa a cuja realizao nada impede. b) Os gansos, com cujas penas se podem preencher almofadas, so aves aquticas. c) O tempo, a cuja ao nada pode resistir, tudo destri, desgasta, aniquila. 2
Morte. So Paulo: Conrad Editora do Brasil, 2006 Considerando a assertiva que antecede a imagem e a prpria imagem, conclui-se que:

a) h uma contradio proposital entre texto/imagem, j que o texto desmentido pela imagem parcial da personagem Morte, no lado direito da ilustrao. b) a afirmativa de que a Morte no existe pressupe que o emissor da sentena acredite-se imortal. c) a imagem da Morte como um monge esqueltico implica uma crtica igreja. d) Os instrumentos atribudos Morte (foice, ampulheta, cavalo, jogo de xadrez) so raros no imaginrio popular. e) A Morte, caracterizada pelo editor de Sandman, como gentil e divertida, apresentada pela ilustrao como uma bela jovem com piercings, pode ser entendida como a pretenso de popularizar os gticos e outras tribos juvenis.

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012 Leia o poema abaixo, de lvares de Azevedo, para resolver as questes 12, 13 e 14: EPITFIO Perdo, meu Deus, se a tnica da vida, Insano, profanei-a nos amores! Se da croa dos sonhos perfumados Eu prprio desfolhei as rseas flores! No vaso impuro corrompeu-se o nctar, A argila da existncia desbotou-me... O sol de tua glria abriu-me as plpebras, Da ndoa das paixes purificou-me! E quantos sonhos na iluso da vida! Quanta esperana no futuro ainda! Tudo calou-se pela noite eterna... E eu vago errante e s na treva infinda... Alma em fogo, sedenta de infinito, Num mundo de vises o voo abrindo, Como o vento do mar no cu noturno Entre as nuvens de Deus, passei dormindo! A vida noite! o sol tem vu de sangue... Tateia a sombra a gerao descrida!... Acorda-te, mortal! no sepulcro Que a larva humana se desperta vida! Quando as harpas do peito a morte estala, Um treno* de pavor solua e voa... E a nota divinal que rompe as fibras Nas dulias* anglicas ecoa!
* *

1 ETAPA a) b) c) d) e) Nenhuma assertiva est correta. Todas as assertivas esto corretas. Apenas as assertivas I e III esto corretas. Apenas a assertiva I est correta. Apenas a assertiva II est correta.

13. Sobre o poema de lvares de Azevedo incorreto afirmar que: a) b) c) d) e) traz uma metfora no 4 verso da 1 estrofe. apresenta versos decasslabos. joga com ideias antitticas. h uma silepse na 4 estrofe. croa teve o o suprimido para no quebrar o metro.

14. Da leitura do poema, incorreto inferir que: a) haja outro momento da literatura, o Barroco, em que a dualidade, expressa pelas antteses, era mote. b) o homem macule, deliberadamente, a vida. c) o eu lrico considere a existncia sombria. d) se entenda a morte como libertao da alma. e) na terra o homem seja circundado por iluses, e apenas a morte lhe revele a dimenso real da vida na terra. 15. O carpe diem (aproveite o dia) pode ser identificado no seguinte excerto: a) Eu, Marlia, no sou algum vaqueiro, que viva de guardar alheio gado, de tosco trato, de expresses grosseiro, dos frios gelos e dos sis queimado. b) Nasce o Sol, e no dura mais que um dia, Depois da Luz se segue a noite escura, Em tristes sombras morre a formosura, Em contnuas tristezas a alegria. c) Por que ao profundo sono, alma, tu te abandonas, e em pesado dormir, to fundo assim ressonas? No te move a aflio dessa me toda em pranto, que a morte to cruel do filho chora tanto? d) Glaura! Glaura! No respondes? E te escondes nestas brenhas? Dou s penhas meus lamento; tormento sem igual. e) Nise? Nise? Onde ests? Aonde espera Achar-te uma alma, que por ti suspira; Se quanto a vista se dilata, e gira, Tanto mais de encontrar-te desespera!

Treno - canto lacrimoso, lamento fnebre. Dulia - venerao aos santos e anjos.

12. Considere as assertivas abaixo: I. A morte, apesar de estar em cena contemporaneamente, foi preocupao apenas do Romantismo. II. A morte, pela leitura do poema, coloca o homem diante do julgamento de Deus. III. Epitfio, treno, dulias, so palavras deliberadamente escolhidas para dificultar a leitura do texto, revelando o estado de alma confuso do poeta romntico.

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012 16. Os crticos literrios no so unnimes quando pretendem fixar uma data de nascimento para a literatura no Brasil. Assinale a alternativa que traga um excerto que no cogitado como iniciador dessa literatura: a) A partida de Belm foi como Vossa Alteza sabe, segunda-feira 9 de maro. E sbado, 14 do dito ms, entre as 8 e 9 horas, nos achamos entre as Canrias, mais perto da Grande Canria. E ali andamos todo aquele dia em calma, vista delas, obra de trs a quatro lguas. E domingo, 22 do dito ms, s dez horas mais ou menos, houvemos vista das ilhas de Cabo Verde, a saber da ilha de So Nicolau, segundo o dito de Pero Escolar, piloto. [...] Neste mesmo dia, a horas de vspera, houvemos vista de terra! A saber, primeiramente de um grande monte, muito alto e redondo; e de outras serras mais baixas ao sul dele; e de terra ch, com grandes arvoredos; ao qual monte alto o capito ps o nome de O Monte Pascoal e terra A Terra de Vera Cruz! b) No meio das tabas de amenos verdores, Cercadas de troncos cobertos de flores, Alteiam-se os tetos daltiva nao; So muitos seus filhos, nos nimos fortes, Temveis na guerra, que em densas coortes Assombram das matas a imensa extenso. c) Alm, muito alm daquela serra, que ainda azula no horizonte, nasceu Iracema. Iracema, a virgem dos lbios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da grana, e mais longos que seu talhe de palmeira. O favo da jati no era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque como seu hlito perfumado. Mais rpida que a cora selvagem, a morena virgem corria o serto e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nao tabajara. O p grcil e nu, mal roando, alisava apenas a verde pelcia que vestia a terra com as primeiras guas. d) Guerreiros da Taba sagrada, Guerreiros da Tribo Tupi, Falam Deuses nos cantos do Piaga, Guerreiros, meus cantos ouvi. e) Vs! Ningum assistiu ao formidvel Enterro de tua ltima quimera. Somente a Ingratido - esta pantera Foi tua companheira inseparvel! HISTRIA 17. Numa histria amide repetida, PLUTARCO nos conta como certa vez, em Atenas, enquanto se procedia votao para um ostracismo, um aldeo analfabeto acercou-se de um homem e pediu-lhe que escrevesse para ele o nome ARISTIDES em seu caco de cermica (strakon). O outro perguntou-lhe que mal ARISTIDES lhe 4

1 ETAPA fizera e recebeu esta resposta: absolutamente nenhum. Nem sequer conheo o homem, mas estou farto de ouvir chamar-lhe O Justo por toda a parte (Aristides, 7.6). FINLEY, Moses. A Poltica no Mundo Antigo. O texto acima est relacionado Democracia, regime poltico surgido na Antiguidade Clssica e que, ao longo do sculo XX, principalmente no mundo ocidental, tornou-se o paradigma a ser implementado pelos Estados-naes contemporneos. Na Atenas democrtica, surgiu a instituio do ostracismo, ou seja, o banimento por dez anos daqueles cidados tidos como subversivos ordem estabelecida. Quanto a essa instituio ateniense, podemos afirmar que: a) O ostracismo foi uma das instituies democrticas atenienses mais utilizadas por Alcebades durante a Guerra do Peloponeso. b) O ostracismo era implementado por todos os demais cidados, independentemente de sua formao educacional. c) O ostracismo foi a nica instituio democrtica grega incorporada ao Direito Romano. d) O ostracismo, juntamente com a mistoforia, foi uma das reformas implementadas por Pricles para aperfeioar o regime democrtico ateniense. e) O ostracismo , ainda, uma das criaes gregas que continuam a vigorar nos regimes democrticos do mundo contemporneo. 18. Afirmar que a Igreja a instituio dominante da sociedade feudal no quer dizer que ela no se defronte com nenhuma contestao, nem que seu poder seja ilimitado. Ao contrrio, alm das tenses internas que a animam, a instituio eclesial afronta, em sua obra de dominao, hostilidades silenciosas e rebelies abertas... Percebe-se que toda ordem tem necessidade de contestaes e de desordens para melhor impor sua legitimidade (a ponto de forj-las se no as encontra sua altura). BACHET, Jerme. A Civilizao Feudal. Do Ano Mil Colonizao da Amrica. O historiador Jerme Bachet est se referindo aos movimentos herticos que eclodiram no Ocidente Europeu, no perodo da Baixa Idade Mdia. Dentre as heresias citadas abaixo, apenas uma est relacionada a este perodo. Assinale-a: a) Arianismo (heresia que negava a divindade de Jesus Cristo) b) Monofisismo (heresia que negava a natureza humana de Jesus Cristo) c) Catarismo (heresia dualista que pregava o ascetismo, bem como o afastamento das riquezas e prazeres mundanos) d) Nestorianismo (heresia que condenava a idia de que Maria fosse a Me de Deus) e) Pelagianismo (heresia que enfatizava o livrearbtrio em relao ao pecado original)

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012 19. ... a Renascena no constituiu um rompimento completo e sbito com a Idade Mdia. Muitos costumes e atitudes medievais persistiram nesse perodo. Entretanto, a tese de que a Renascena o bero dos tempos modernos tem muito fundamento. Os prprios artistas e escritores tinham conscincia de pertencer a uma nova poca. Referiam-se aos sculos medievais como uma Idade das Trevas que se seguira ao esplendor da Grcia e Roma antigas, e acreditavam estar vivendo um reflorescimento da grandeza cultural... Valorizavam o pleno desenvolvimento do talento humano e expressaram um novo entusiasmo sobre as possibilidades de vida neste mundo. Essa nova perspectiva marca a ruptura com a Idade Mdia e o surgimento da modernidade. PERRY, Marvin. Histria Concisa. Civilizao Ocidental. Uma

1 ETAPA do Iluminismo que no eram incompatveis com o poder absoluto. CCERES, Florival. Histria Geral. Prssia, ustria, Rssia, Portugal e Espanha formavam o conjunto de pases europeus atrasados aos quais se refere o Autor. Nesses pases, as reformas implementadas pelos monarcas esclarecidos ocorreram no mbito da economia (estmulo s exportaes e proteo do mercado interno), da administrao estatal (formao de um quadro de funcionrios pblicos eficientes), da educao (reforma das universidades, escolarizao bsica). Todavia, para alm dessas caractersticas gerais, havia peculiaridades em cada um dos pases citados. Para responder questo, numere a segunda coluna de acordo com a primeira e assinale a alternativa que constitui a seqncia numrica correta. 1 Prssia ( ) Neste pas, a Igreja Ortodoxa teve seus bens controlados pelo Estado e os camponeses livres tiveram suas terras confiscadas. ( ) Neste pas, foram suprimidas as alfndegas internas e foi reduzido o poder dos bispos e da Inquisio, que passou a precisar de autorizao real. ( ) Neste pas, a nobreza foi obrigada a pagar impostos e aos judeus e hereges foram concedidos os mesmos direitos dados aos catlicos ( ) Neste pas, a tortura foi abolida, foram fundadas escolas elementares e houve uma preocupao em aumentar o poderio do Exrcito. ( ) Neste pas, houve a primeira reao estatal contra os jesutas e o Estado estimulou a criao de companhias privilegiadas de comrcio.

Ao reconhecer que o movimento renascentista foi um dos caminhos mais significativos para a Modernidade, identifique a alternativa correta a partir das proposies abaixo: I. A Renascena acentuou a importncia do indivduo, ao enfatizar a conscincia individual em detrimento da autoridade clerical, insistindo na relao pessoal entre cada homem ou mulher e Deus. II. O movimento intelectual mais caracterstico da Renascena foi o Humanismo, um programa educacional e cultural estruturado na recuperao e estudo das antigas obras grecoromanas, pelo qual o conhecimento adquirido deveria circular mais amplamente e ser usado para o bem pblico. III. O expoente mximo do Humanismo renascentista foi Franois Rabelais, autor da obra Elogio da Loucura, que muito influenciou nas transformaes polticas ocorridas na Holanda durante o sculo XVI. IV. O movimento humanista teve incio com a publicao da obra Utopia, de Francesco Petrarca, cujo contedo versa sobre a eficcia da autocracia monrquica. a) b) c) d) e) Apenas as proposies II e III esto corretas; Apenas as proposies III e IV esto corretas; Apenas as proposies I e III esto corretas; Apenas as proposies I e II esto corretas; Apenas as proposies II e IV esto corretas.

2 ustria

3 Rssia

4 Portugal

5 Espanha

20. O despotismo esclarecido foi uma forma de Estado absolutista que dominou, no sculo XVIII, certos pases europeus atrasados. Os reis absolutistas desses pases, para moderniz-los e evitar a revoluo social, inspiraram-se nos ideais 5

a) b) c) d) e)

3, 5, 2, 1, 4 4, 2, 5, 1, 3 1, 3, 5, 2, 4 2, 3, 4, 1, 5 5, 1, 3, 2, 4

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012 21. O conceito de integrao econmica latinoamericana surgiu no ambiente da Guerra Fria. Ele refletia uma reao, tmida e limitada, hegemonia dos EUA e postulava a dissociao entre a Amrica Latina e a Amrica anglosaxnica, por oposio ao conjunto internacional. Das alternativas abaixo, apenas uma no est relacionada nova conjuntura das Amricas psguerra. Assinale-a: a) A Associao Latino-Americana de Livre Comrcio (Alalc) foi criada para incrementar o processo de industrializao em curso nas principais economias do subcontinente, ou seja, Brasil, Mxico e Argentina; b) A ntima vinculao do Mxico ao bloco econmico norte-americano possibilitou a sua integrao ao Nafta (Acordo Norte-Americano de Livre Comrcio); c) O Haiti continua ocupando a incmoda e difcil posio de nao mais pobre das Amricas, registrando o menor ndice de desenvolvimento humano do continente; d) O Mercado Comum do Sul (Mercosul) nasceu de acordos de integrao econmica e poltica entre Brasil, Chile e Argentina; e) Em 1980, no novo Tratado de Montevidu, a Associao Latino-americana de Integrao (Aladi) substituiu a Alalc com o intuito de criar um mercado comum, conservando o mesmo esprito multilateralista da Alalc. 22. Em 1931, o escritor alemo Thomas Mann, num artigo intitulado Um apelo razo, descreveu o nazismo e seu nacionalismo radical como uma rejeio da tradio racional do Ocidente. O nazismo, escreveu ele, distingue-se por (...) sua absoluta falta de restrio, por seu carter orgistico, radicalmente anti-humano e freneticamente dinmico (...) Tudo possvel, tudo permitido enquanto arma contra a decncia humana (...) O fanatismo converte-se num meio de salvao (...) a poltica torna-se um pio para as massas (...) e a razo encobre seu rosto. O contedo do texto acima, embora escrito h mais de setenta anos, continua bastante atual. Alguns elementos destacados pelo Autor no deixaram de existir com a derrocada do regime nazista em 1945, uma vez que eles se manifestam, contemporaneamente, nos comportamentos de intolerncia praticados por variados grupos racistas e de militncia inspirada no nazismo. Acerca deste regime polticoideolgico, no se pode afirmar que: a) O nazismo rejeitava tanto as tradies judaicocrists quanto as iluministas, buscando fundar uma nova ordem mundial estruturada no nacionalismo racial.

1 ETAPA b) O nazismo rejeitava o capitalismo internacional, visando ganhar a confiana das camadas populares alems. c) O nazismo utilizou os melhores meios e equipamentos de comunicao como instrumentos de sua propaganda. d) O nazismo se autocaracterizou, entre outros aspectos, como um regime poltico de natureza mstica, tendo em seu lder (fhrer) o infalvel e salvador do Povo e da Ptria em quem as massas depositam os seus destinos. e) O nazismo, contrapondo-se maior parte da conjuntura histrica vigente, desprezava a censura, a beligerncia, a concentrao de poder, a xenofobia. GEOGRAFIA 23. A novela da Rede Globo Caminho das ndias, mostrou na cena do dia 23 de maio, a seguinte situao: Aps ganhar alguns presentes e flores de Ramiro, Melissa fica muito desconfiada da atitude bondosa e pega o carro dele para ver no GPS os lugares que o marido foi assim, descobre que o presidente da Cadore estacionou o carro em frente ao prdio de Gaby tarde da noite.
http://www.tudoagora.com.br/noticia/19231/Novelas-da-GloboCaminho-das-Indias-Melissa-descobre-traicao-de-Ramiro-eagride-Gaby.html - Acesso em: 1 set. 2009

Sobre o GPS, leia as assertivas abaixo e assinale somente as que esto corretas: I. O GPS considerado, atualmente, a mais moderna e precisa ferramenta de determinao da posio de um ponto da superfcie terrestre. um termo em ingls que significa Global Positioning System. O GPS permite apenas o monitoramento de deslocamentos realizados em pequenas distncias de um ponto para outro, em linha reta. O GPS um instrumento de orientao utilizado apenas em automveis importados. O GPS representa uma tecnologia desenvolvida inicialmente para fins blicos. Foi durante a Guerra do Golfo que sua aplicao obteve sucesso. GPS um sistema que se baseia na utilizao de mapas e cartas milimetricamente representadas em um grfico de escalas pequenas. Apenas I e IV so corretas. Apenas II e V so corretas. Apenas I e III so corretas. Apenas II e III so corretas. Apenas IV e V so corretas.

II.

III. IV.

V.

a) b) c) d) e)

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012 24. um dos oito Tigres Asiticos. Destaca-se na produo de bens de alta tecnologia e setores da computao e das telecomunicaes. Sua expanso industrial foi muito rpida, a entrada macia de capital estrangeiro e condies estruturais de desenvolvimento, favoreceram este quadro. Hoje, um dos mais poderosos pases emergentes. O texto acima se refere : a) b) c) d) e) Coria do Sul Hong Kong Taiwan Cingapura Tailndia

1 ETAPA O texto refere-se ao Perodo Carbonfero que aconteceu aproximadamente entre 360 a 286 milhes de anos durante a Era: a) b) c) d) e) Mesozica Cenozica Proterozica Paleozica Pr-cambriana

27. O item funo urbana representa para as cidades a atividade econmica que gera maior parte da renda do municpio. Sobre a funo urbana de cada um dos locais abaixo, assinale a alternativa que enumera corretamente a 2 coluna de acordo com a 1: (1) (2) (3) (4) (5) (6) a) b) c) d) e) Detroit Manaus Hamburgo Cancun Meca Atenas 214563 645132 352641 536214 461325 ( ( ( ( ( ( ) Turstica ) Histrica ) Industrial ) Porturia ) Comercial ) Religiosa

25. O mar est para peixe na costa de Natal, mais exatamente na (o) _____________, a 12 milhas de distncia da capital do Rio Grande do Norte. Para quem gosta de pescar, a pesca ocenica est se tornando um grande atrativo. Pescadores profissionais ou mesmo iniciantes para o alto mar esto descobrindo a costa em frente cidade de Natal. Em apenas 1 hora de viagem de barco, o pescador j alcana os pontos de pesca. No Sudeste e Sul, so mais de 4 horas de viagem para se chegar aos locais de pesca.
http://www.satelitefm.com.br/post/2009/08/pesca-oceanica-2cnatal-tem-uma-costa-privilegiada.aspx Acesso em: 15 set. 2009

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto acima: a) b) c) d) e) Talude Regio Abissal Regio Pelgica Plataforma Continental Plancie Abissal

28. Observe com ateno a figura abaixo e responda:

26. O texto abaixo formado por trechos da obra de fico cientifica, Viagem ao Centro da Terra (1864), do escritor francs Jlio Verne, que narra as aventuras e mistrios pelo interior do planeta. Toda a histria do perodo hulheiro estava inscrita naquelas paredes escuras, e um gelogo poderia acompanhar com facilidade as diversas fases. Os leitos de carvo eram separados por extratos de grs ou de argila compactos e como que esmagados pelas camadas superiores. Nessa era do mundo que precedeu a era secundria, a Terra foi recoberta por uma vegetao compacta em virtude do calor tropical e da umidade persistente. Uma atmosfera de vapores envolvia todo o globo, escondendo ainda os raios do sol.
http://www.triplov.com/walkyria/viagem_centro_terra/capitulo_2 0.htm - Acesso em: 10 set. 2009

Acesso em: 10 set. 2009

Qual dos estudiosos a seguir formulou uma Teoria Demogrfica sobre a situao representada na figura. a) b) c) d) e) Charles Darwin Thomas Robert Malthus Karl Marx Friedrich Engels Max Weber

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012 BIOLOGIA 29. As vacinas utilizadas nas campanhas imunizao em massa so constitudas de: de

1 ETAPA a) Os processos de gliclise e de fermentao so idnticos, com exceo da etapa inicial, dependendo apenas da presena de oxignio. b) No ciclo de Krebs ocorre a formao de cido pirvico em compostos intermedirios por vrias reaes qumicas, resultando como produto final o cido oxalactico e a liberao de CO2 para a cadeia respiratria. c) Na gliclise ocorre a quebra da molcula de glicose e a formao de duas molculas de cido pirvico, com lucro de dois ATPs para a clula. d) Na cadeia respiratria ocorre o transporte de hidrognio, consumo de oxignio molecular e produo de CO2. e) No ciclo de Krebs ocorre a transformao de glicose em cido pirvico e H2O. 33. O Presidente da Repblica, Luiz Incio Lula da Silva, sancionou na ltima quinta-feira, dia 30 de julho de 2009, a Lei nmero 12.004, alterando a Lei nmero 8.560, que regula a investigao de paternidade dos filhos havidos fora do casamento. A mudana na legislao reconhece a presuno de paternidade quando o suposto pai se recusar em se submeter ao exame de DNA ou a qualquer outro meio cientfico de prova, quando estiver respondendo a processo de investigao de paternidade, entendimento iniciado em julgamentos do Superior Tribunal de Justia e sumulado no tribunal desde 2004.
http://pfdc.pgr.mpf.gov.br/clipping/agosto-2009/recusa-emfazer-teste-de-dna-presume-paternidade - Acesso em: 21/10/09

a) Anticorpos que destruiro o agente infeccioso especfico. b) Anticorpos que persistiro ativos por toda a vida do receptor. c) Drogas capazes de aumentar a resistncia infeco. d) Soros obtidos de animais que neutralizaro os antgenos especficos. e) Microorganismos enfraquecidos ou mortos, e produtos deles derivados que induziro a formao de anticorpos. 30. Em que fase da meiose se encontra uma clula da linhagem germinativa com as seguintes caractersticas: a membrana nuclear desaparece, forma-se um fuso e os cromossomos pareados alinham-se na placa equatorial com seus centrmeros orientados para plos diferentes. a) b) c) d) e) Telfase I Anfase I Prfase I Metfase I Metfase II

31. Com relao ao tecido muscular, analise as seguintes proposies: I. Na constituio do msculo liso aparecem as fibras musculares lisas, clulas alongadas com as extremidades afiladas e um ncleo central alongado. II. A musculatura estriada caracteriza-se pela disposio das fibras em feixes verticais e a coincidncia das faixas produz as estrias. III. O aumento da massa muscular, verificado em decorrncia da prtica de exerccios fsicos, determinado pelo aumento do nmero de clulas musculares. IV. Nos adultos, as clulas musculares no sofrem mitoses devido sua alta especializao. Assim, quando lesados, os msculos no se regeneram, sendo ento substitudos por tecido conjuntivo. Podemos afirmar que: a) b) c) d) e) Apenas I e IV so corretas. Apenas I correta. Apenas II e III so corretas. Apenas IV correta. Apenas III e IV so corretas.

A estrutura do nucleotdeo de DNA se diferencia do RNA pela presena de: a) Desoxirribose e uracila no RNA; ribose e timina no DNA . b) Desoxirribose e uracila no RNA; desoxirribose e citosina no DNA. c) Ribose e timina no RNA; desoxirribose e uracila no DNA . d) Ribose e uracila no RNA; desoxirribose e timina no DNA . e) Ribose e timina no RNA; ribose e adenina no DNA. 34. Pedro, operrio da Mina do Rio Preto, est afastado do trabalho h dois meses, devido a uma insuficincia respiratria. O mdico lhe explicou que as partculas de slica que ele inala constantemente chegam at seus pulmes, provocando a destruio de algumas clulas devido ao rompimento de um organide citoplasmtico. Esse processo irreversvel e leva formao de reas de fibrose nos pulmes, acarretando, assim, tal insuficincia. Os nomes do organide e do processo que ocorre nas clulas pulmonares so respectivamente: a) b) c) d) e) 8 Ribossomo e autofagia. Complexo de Golgi e autonomia. Mitocndria e hemlise. Lisossomo e autlise. Vacolo digestivo e fagocitose.

32. A respirao, que se processa em trs etapas distintas: gliclise, ciclo de Krebs e cadeia respiratria, um processo de liberao de energia atravs de complexas molculas orgnicas. Indique a alternativa correta relacionada a este processo:

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012 QUMICA 35. O encontro das guas um fenmeno que acontece na confluncia entre o Rio Negro, de gua preta, e o Rio Solimes, de gua barrenta, onde suas guas correm lado a lado sem se misturar por uma extenso de mais de 6 km. Esse fenmeno uma das principais atraes tursticas da cidade de Manaus. Uma das explicaes dadas tem como base a velocidade das correntezas: o Rio Negro corre cerca de 2 km/h a uma temperatura de 22 C, enquanto que o Rio Solimes corre de 4 a 6 km/h a uma temperatura de 28 C. Sendo assim, podemos afirmar que: a) Mesmo aumentando as velocidades e as temperaturas dos dois rios, as guas no se misturam. b) So as substncias orgnicas presentes nas guas do Rio Negro que no permitem as guas dos rios se misturarem na extenso de 6 km de encontro das guas. c) Na extenso dos 6 km de encontro das guas ocorre somente fenmeno qumico. d) Na extenso de 6 km do encontro das guas o valor de pH no permite a formao de uma mistura homognea com vrias fases. e) O texto mostra que o encontro das guas um fenmeno fsico. 36. No meio ambiente, a presena de crmio (Cr), um metal de nmero atmico 24, tem sido considerada potencialmente txica. No estado de oxidao VI esse metal altamente txico, considerado carcinognico. Por outro lado, no estado de oxidao III moderadamente txico, com casos raros de contaminao. Com essas caractersticas, muitos processos de 6+ descontaminao do Cr se baseiam na sua reduo a Cr3+. Podemos afirmar que: a) O Cr6+ o on que possui configurao eletrnica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d1. b) O on crmio com a configurao eletrnica 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d1 provoca cncer. c) A reduo do Cr6+ a Cr3+ significa dizer que o ltimo nvel de energia passa de p para d. d) A oxidao do crmio para Cr3+ implica mudar a configurao eletrnica do elemento no estado fundamental para 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d4. e) O Cr6+, por ser um on de metal de transio provoca cncer. 37. Segundo a organizao Imazon (http://www.imazon.org.br), a pecuria na Amaznia responsvel por 44% das emisses de gases de efeito estufa no Brasil. Calcula-se que o desmatamento represente 55% das emisses totais, sendo que deste total 80% so devidos pecuria bovina na regio amaznica. Gado em regio desmatada tem um duplo efeito sobre o clima: i) a floresta no est mais l para absorver 9

1 ETAPA os gases de carbono atravs de seu prprio crescimento; ii) bovinos emitem metano por processos naturais de digesto. O metano um dos principais gases que vm aumentando a temperatura do planeta, juntamente com o gs carbnico e xido nitroso, gases responsveis pelo efeito estufa. As frmulas qumicas dos referidos gases so: a) b) c) d) e) CH4, CO2 e N2O. CH3, CO2 e NO2. CH4, CO e NO2. CH4, CO2 e NO. CH4, CO e N2O.

38. A folha de coca foi descoberta h mais de 3000 anos, porm a cocana somente surgiu em 1862, quando o qumico Albert Niemann estava estudando a folha da coca (Erythroxylon coca), e desenvolveu um p branco, chamado CLORIDRATO DE COCANA (A). Desde ento, at o final do sculo XIX, a cocana vinha sendo utilizada largamente na medicina. Isso possibilitou a realizao da primeira cirurgia oftalmolgica, mas o oftalmologista que a realizou morreu por causa da dependncia que a droga lhe trouxe. No incio da dcada de 80 foi descoberto que lavando a cocana com bicarbonato de sdio obtm-se uma substncia cinco vezes mais poderosa, o CRACK (B). Assim chegava ao mercado uma das drogas mais violentas e degradantes que a humanidade conhece. Analisando as estruturas das substncias A e B quais das afirmaes abaixo esto corretas:

I. II. III. IV. V. a) b) c) d) e)

B mais solvel em gua que A. A apresenta maior ponto de fuso. A e B possuem a mesma solubilidade em gua. B no conduz corrente eltrica. B apresenta maior ponto de fuso. I, II e IV I, II e III. II e IV. III e IV. IV e V.

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012 39. Flato, do latim flatus, significa sopro e uma composio de gases altamente varivel, expelida pelo nus. Eliminar gases normal, e todo ser humano faz isto pelo menos 10 vezes por dia, consciente ou inconscientemente. formado por parte do ar que ingerimos, principalmente, pelos gases nitrognio e dixido de carbono, pois o oxignio e os gases resultantes das reaes qumicas entre cido estomacal, fluidos intestinais e flora bacteriana so totalmente absorvidos pelo organismo. O odor dos flatos vem de pequenas quantidades de sulfeto de hidrognio (H2S) e enxofre livre na mistura. A molcula de sulfeto de hidrognio, gs em temperatura ambiente um anlogo sulfurado da gua H2O, lquido em temperatura ambiente. A que se deve esse fato: a) b) c) d) O enxofre mais eletronegativo que o oxignio. O enxofre possui orbitais d. H2S no faz ligaes de hidrognio. O dipolo formado no H2S mais forte que o da H2O. e) O H2S ser anftero. 40. O meio material ao nosso redor, com suas formas, propriedades e valores, refletem a enorme variedade de maneiras como os tomos se ligam para formarem compostos. Por isso, as Ligaes Qumicas representam um assunto de fundamental importncia, e seu conhecimento essencial para um melhor entendimento das transformaes que ocorrem em nosso mundo. Algumas substncias, como as que compem os alimentos e combustveis, fornecem energia mediante a quebra e a formao de ligaes qumicas; outras interagem dando origem a novos compostos ou facilitam a dissoluo de resduos em um meio fluido (como, solventes, detergentes). Desse modo, a dinmica das ligaes qumicas acaba regendo a nossa vida (Qumica Nova na Escola 6 1997). Entre as afirmaes abaixo sobre ligaes qumicas assinale a que contm a afirmao incorreta. a) O composto covalente HCl polar, devido diferena de eletronegatividade. b) A ligao metlica ocorre entre metais, isto , tomos de alta eletronegatividade. c) Ligao covalente aquela onde os tomos possuem a tendncia de compartilhar os eltrons de sua camada de valncia. d) O monxido de carbono possui duas ligaes covalentes e uma coordenada. e) tomos com tendncia a receber eltrons apresentam quatro, cinco, seis e sete eltrons na camada da valncia. FSICA Nas questes em que for necessrio o uso da acelerao da gravidade, adote

1 ETAPA 41. Em 01.07.2009, o Rio Negro atingiu a maior cota ( ) desde setembro de 1902 quando as cotas mdias dirias comearam a ser medidas em Manaus. Se no perodo de cheia, um barco recreio, desenvolvendo toda a potncia de seu motor, subir determinado trecho do Rio Negro a e descer o mesmo trecho a ambas as velocidades medidas em relao s margens, podemos afirmar que a velocidade (em ) do Rio Negro (em relao s margens) neste trecho vale: a) b) c) d) e) 5 10 15 20 30

42. A castanheira uma rvore nativa da Amaznia, podendo alcanar de altura e, ao contrrio do que muitos pensam, a castanha no um fruto, e sim a amndoa da semente da castanheira. O fruto, conhecido pelo nome de ourio, possui formato esfrico, achatado nas pontas, podendo chegar a de dimetro e dois quilogramas de massa. Quando maduro, o fruto despenca da rvore, indicando que suas sementes esto prontas para consumo ou plantio. Calcule a velocidade (em ) que um ourio com um de massa, despencando de uma altura de , atinge o solo. Despreze a resistncia do ar. a) b) c) d) e) 30 45 50 90 108

43. Um estudante em frias decide fazer um passeio de canoa num lago tranquilo. Durante o passeio decide parar num bar que fica numa plataforma flutuante para tomar um refrigerante. Ao encostar a proa da canoa na plataforma flutuante para sair percebe um problema. Quando caminha da popa para a proa, a canoa se move em sentido contrrio afastando-se do flutuante, dificultando sua sada. Desprezando o atrito entre a canoa e a gua, e supondo que o estudante, com de massa, tenha caminhado da popa para a proa da canoa (com de massa), o afastamento (em metros) da canoa em relao ao flutuante ser de: a) b) c) d) e) 10 1,0 1,5 2,0 2,1 3,0

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012 44. Com a marca de logo em sua primeira tentativa na prova do salto em distncia, Maurren Maggi conquistou nas Olimpadas de 2008 na China a primeira medalha de ouro individual feminino do Brasil numa olimpada. Supondo que no instante em que saltou, o vetor velocidade de 0 seu centro de massa estivesse num ngulo de 45 com a pista, o mdulo de sua velocidade (em ) no incio do salto era de aproximadamente: Dados: a) b) c) d) e) 4,20 8,39 15,1 16,8 30,2 MATEMTICA

1 ETAPA

47. Considere a funo f: dada por f(x) = |3x2|. Com relao funo acima considere as afirmaes: I. f injetora. II. O valor mnimo assumido por f zero. III. O grfico de f intercepta o eixo y no ponto de coordenadas . IV. O grfico de f uma reta. V. f uma funo par.Ento: a) b) c) d) e) Somente V verdadeira. Somente I e II so falsas. Somente II verdadeira. Somente III verdadeira. Todas so falsas.

45. Um garoto lana verticalmente para cima um caroo de tucum. Desprezando a resistncia do ar, assinale a alternativa que representa a(s) fora(s) que age(m) sobre o caroo no ponto mais alto de sua trajetria:

48. Influenza A (H1N1) uma doena respiratria causada pelo vrus A. O vrus sofre mutaes e a transmisso ocorre de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou de secrees respiratrias de pessoas infectadas. Supondo que a quantidade de pessoas infectadas atualmente pelo vrus A seja e cresce 2% ao ano, a quantidade de pessoas infectadas daqui a n anos ser: a) b) c) d) e) 49. Considere os inteiros positivos dispostos em uma sequncia infinita de quadrados formados por quatro linhas e quatro colunas, representados a seguir:

a)

b)

c)

d)

e)

46. Uma mesa de arrastada em linha reta numa superfcie horizontal sob a influncia de uma fora, cuja intensidade varia com a posio da forma indicada na figura a seguir. O trabalho (em joules) exercido pela fora quando a mesa se desloca da origem at o ponto vale:

...

Em qual linha e coluna, de um determinado quadrado desta sequncia est localizado o nmero 2009. a) b) c) d) e) 30 40 45 50 55 a) b) c) d) e) 11 1a linha e 3a coluna 3a linha e 1a coluna 4a linha e 2a coluna 2a linha e 4a coluna 4a linha e 1a coluna

PROCESSO SELETIVO CONTNUO-PSC 2012 50. O Big Ben, ao contrrio do que muitos pensam, no o famoso relgio do Parlamento Ingls, nem to pouco sua torre. o nome do sino, que pesa 13 toneladas. a) b) c) d) e)

1 ETAPA

52. A taxa de crescimento de uma certa cultura de bactrias proporcional ao nmero de bactrias presentes no incio do intervalo de tempo considerado e dada pela expresso: , onde e so constantes no nulas. em funo de se

Nessa expresso escrevendo obtm:


http://emundo.files.wordpress.com/2009/01/big-ben2.jpg Acesso em: 21 out. 2009

a) b) c) d) e) 53. Sejam . Se

O nome do relgio Tower Clock, e muito conhecido pela sua preciso e tamanho. O ponteiro dos minutos mede 3,4 m (medido do centro do relgio at a extremidade do ponteiro). Ao se deslocar 42 minutos a distncia percorrida pela extremidade do ponteiro dos minutos deste relgio aproximadamente (considere ): a) 11 m d) 19 m b) 12 m e) 21 m c) 15 m

51. O alcance mximo no lanamento oblquo de um corpo dado pela expresso e , onde

funes e ,

definidas respectivamente por ento, podemos concluir que: a) b) c) d) e)

denotam respectivamente a velocidade

inicial de lanamento do corpo e a acelerao da gravidade. Um jogador de golfe lana uma bola com velocidade inicial alcance mximo de m/s obtendo um metros.

54. O produto dos nmeros naturais que satisfazem a inequao a) 12 b) 2 c) 60 d) e) :

Considerando que um ngulo do 1 quadrante, e a acelerao da gravidade igual a 10 m/s2, o ngulo de lanamento : 12

13

Potrebbero piacerti anche