Sei sulla pagina 1di 3

1) A instalao eltrica de uma residncia utiliza um circuito eltrico em paralelo, em que todos os equipamentos tm a mesma tenso.

Quando o equipamento ligado, ocorre variao na corrente eltrica do circuito, que diretamente proporcional potncia (P) do aparelho. Observe a figura:

Indique, em ordem crescente, as variaes nas correntes eltricas causadas por esses eletrodomsticos.

a) A, B, C, D b) B, A, C, D c) D, C, A, B d) D, C, B, A e) A, D, C, B

2) Dois recipientes iguais A e B, contendo dois liquidos diferentes, de mesma massa, inicialmente a 20C, sao colocados sobre uma placa termica, da qual recebem aproximadamente a mesma quantidade de calor. Com isso, o liquido em A atinge 40C, enquanto o liquido em B, 80C. Se os recipientes forem retirados da placa e seus liquidos misturados, a temperatura final da mistura ficara em torno de: a) 45C b) 50C c) 55C d) 60C e) 65C

3) Trs lmpadas, L1, L2 e L3, com potencias de 4 W, 12 W e 8 W, respectivamente, so conectadas em serie atravs de uma bateria de 12 V . Podemos afirmar que a voltagem na lmpada L2 vale: a) 8 V. b) 4 V. c) 3 V. d) 6 V. e) 2 V.

4) Um chuveiro eltrico esta instalado numa casa onde a rede eltrica e de 110 V. Um eletricista considera aconselhvel alterar a instalao eltrica para 220 V e utilizar um chuveiro de mesma potencia que o utilizado anteriormente pois, com isso, o novo chuveiro:

A) consumira mais energia eltrica. B) consumira menos energia eltrica. C) ser percorrido por uma corrente eltrica maior. D) ser percorrido por uma corrente eltrica menor. E) dissipara maior quantidade de calor.

5) Em uma experincia de laboratrio, um aluno mede a temperatura de uma pequena quantidade de agua contida em um tubo de ensaio (a agua e o tubo foram previamente aquecidos e esto em equilbrio trmico). Para isso, imerge nessa agua um termmetro de mercrio em vidro que, antes da imerso, marcava a temperatura ambiente: 20C. Assim que todo o bulbo do termmetro e imerso na agua, a coluna de mercrio sobe durante alguns segundos ate atingir 60C e logo comea a baixar. Pode-se afirmar que a temperatura da agua no instante em que o termmetro nela foi imerso era:

A) de 60C, pois o termmetro nunca interfere na medida da temperatura e o calor perdido para o ambiente, nesse caso, e desprezvel. B) de 60C porque, nesse caso, embora possa haver perda de calor para o termmetro e para o ambiente, essas perdas no se manifestam, pois a medida da temperatura e instantnea. C) maior do que 60C; a indicao e menor exclusivamente por causa da perda de calor para o ambiente, pois o termmetro no interfere na medida da temperatura. D) maior do que 60C e a indicao e menor principalmente por causa da perda de calor para o termmetro. E) menor do que 60C porque, nesse caso, a agua absorve calor do ambiente e do termmetro.

6) O calor latente de fuso do gelo e 80cal/g. Isso significa que

A) para elevar a temperatura de 1g de gelo em 1C e preciso fornecer-lhe uma quantidade de calor de 80 cal. B) para fundir 10g de gelo, j na temperatura de fuso, preciso fornecer-lhe 800cal. C) para elevar a temperatura de 40g de gelo em 2C preciso fornecer-lhe 80cal. D) se fornecermos 1cal a 1g de gelo, sua temperatura se elevar 80C. E) se fornecermos 80cal a 80g de gelo, sua temperatura se elevar 1C.

GABARITO: 1) 2) 3) 4) 5) 6) [b] [b] [d] [d] [d] [b]

Potrebbero piacerti anche