Sei sulla pagina 1di 7

Estatuto da associao cultural Mucambo Captulo I Denominao, Sede, Foro e Durao

Art. 1 A Associao Cultural Mucambo, uma Entidade de Direito Privado, com personalidade jurdica, sem fins lucrativos, sediado na Rua Visconde de Arax, n. 83-f, Centro na cidade de So Joo del Rei, com foro na Comarca de So Joo Del Rei, sendo regido pelas disposies legais a ele aplicveis e por este Estatuto. Pargrafo nico O Mucambo tem prazo de durao indeterminado, podendo instalar filiais onde julgar necessrio.

Captulo II Objeto Social

Art. 2 O Objeto Social do Mucambo educacional, de preservao da memria histrica e cultural das tradies musicais brasileiras, divulgao da msica, cultura e artes em geral, bem como o fomento e a realizao de atividades de cunho artstico-culturais, mediante ensino, pesquisa, produo de espetculos, gerao e disseminao da produo de bens, atividades e servios artstico-culturais e sociais, incentivando o desenvolvimento integrado e responsvel da regio, bem como o aprendizado musical e cultural brasileiro em seus mltiplos aspectos e vocaes. 1 Para realizar seus objetivos, o Mucambo dever: I implementar, gerenciar e ampliar as atividades das Oficinas, de modo a atender plenamente ao escopo delineado no caput deste artigo; II fomentar, desenvolver e gerenciar projetos de pesquisa e atividades artsticas, scioculturais e musicais; III promover, co-promover ou ministrar cursos, palestras e atividades afins de carter profissionalizante e de ensino nas reas de atuao descritas no Art. 2; IV elaborar, intermediar e co-participar, quando da convergncia de iniciativas de instituies pblicas e privadas para com o seu objeto social, projetos, publicaes (incluindo editorao, redao, programao visual e edio) e divulgaes de obras artsticas e musicais, em seus diversos formatos (espetculos, oficinas, cortejos, palestras, workshops, eventos, etc.); V promover intercmbios com entidades pblicas e privadas, nacionais e internacionais; VI fornecer, disseminar e gerir projetos e recursos ligados a programas e atividades musicais; VII desenvolver projetos e atividades de interesse scio-cultural em geral, com benefcios, direta ou indiretamente, voltados para o Mucambo; VIII utilizar leis Federais, Estaduais e Municipais de Incentivo Cultura, visando captar recursos para desenvolvimento de projetos desta associao. 2 Tendo em vista a captao e gerao de recursos para a realizao de seus objetivos, o Mucambo poder prestar servios tcnico-cientficos, artstico-culturais, bem como comercializar artigos e produtos pertinentes s suas atividades, firmar convnios ou parcerias com entidades pblicas e privadas, nacionais e internacionais, inclusive com agregao, juno ou integrao da sua denominao/marca ao nome/marca dos parceiros, e exercer, ainda, quaisquer atividades condizentes com seu Objeto Social.

Captulo III Da Estrutura e da Administrao Seco 1 Dos Associados

Art. 3 O Mucambo tem por scios, pessoas fsicas e jurdicas de diferentes reas de conhecimento e de atuao, os quais se distribuem dentre as seguintes categorias: I fundadores; II efetivos; III colaboradores; IV benemritos. Pargrafo nico Os scios, conforme as categorias definidas no caput deste artigo so: I fundadores, as pessoas fsicas e jurdicas que assinaram os atos constitutivos do Mucambo, no ato de sua fundao; II efetivos, as pessoas fsicas e jurdicas que venham a ser admitidas na associao aps o registro deste Estatuto no rgo competente; III colaboradores, todos aqueles, pessoas fsicas e jurdicas, que venham a ser admitidas na associao, e fizerem opo por um vnculo de natureza provisria; IV benemritos, as pessoas fsicas e jurdicas que venham a ser admitidas na associao em razo dos trabalhos que realizaram ou realizem e que se coadunem com os objetivos do Mucambo. Art. 4 So direitos dos Membros Fundadores e Efetivos: I participar das Assemblias Gerais com direito a voto; II sugerir e submeter temas e aes de interesse do Mucambo para serem debatidos e discutidos pela Assemblia Geral; III utilizar convnios e acordos celebrados pelo Mucambo com empresas prestadoras de servios, indstria e comrcio em geral (ex.: hotis e pousadas, restaurantes, clnicas mdicas, etc.). Art. 5 - So deveres dos Membros Fundadores e Efetivos: I cumprir o presente Estatuto e zelar pelo seu cumprimento; II participar das reunies e Assemblias Gerais do Mucambo; III cooperar para o desenvolvimento do Mucambo e para a consecuo de suas finalidades; IV zelar pela salvaguarda do patrimnio do Mucambo. Art. 6 So direitos dos Membros Colaboradores e Benemritos: I - participar das Assemblias Gerais, porm sem direito a voto; II - sugerir e submeter temas de interesse do Mucambo aos Conselhos Gestor e Consultivo para serem debatidos e deliberados pela Assemblia Geral.

Art. 7 dever dos Membros Benemritos colaborar com bens, valores financeiros ou servios, conforme orientado e aprovado pelo Conselho Gestor e/ou Conselho Fiscal do Mucambo. Art. 8 - O nmero de scios ser ilimitado, sendo proibida, para a admisso deles, distino em razo de cor, sexo, nacionalidade, profisso, convico poltica ou religiosa e qualquer outra, observando-se, quanto admisso, o seguinte procedimento: I em se tratando de scios efetivos, ser decidida pela Assemblia Geral, mediante proposta com assinatura de pelo menos cinco scios, subordinada a referendo e encaminhamento do Conselho Gestor, e ser efetivada aps o compromisso de cumprimento, pelo postulante, dos encargos estatutrios. II em se tratando de scios colaboradores e benemritos, ser decidida pelo Conselho Gestor, mediante proposta com assinatura de pelo menos trs scios, e ser efetivada aps o compromisso de cumprimento, pelo postulante, dos encargos estatutrios. Art. 9 - Os scios que no cumprirem as determinaes do presente Estatuto estaro sujeitos s seguintes penalidades: I advertncia; II suspenso, por prazo de at dois anos; III excluso do quadro social. 1 As penas sero aplicadas: I pelo Conselho Gestor, as de advertncia e de suspenso, ressalvado o disposto no inciso II seguinte; II pela Assemblia Geral, as de advertncia e de suspenso, quando em razo de faltas cometidas pelos membros do Conselho Gestor, e a de excluso do quadro social, qualquer que seja o infrator. 2 S sero passveis de punio, no que concerne ao comparecimento s reunies da associao, os scios que se fizerem ausentes sem justificativa por trs reunies seguidas ou cinco alternadas, apuradas no perodo de um ano. 3 A pena de excluso do quadro social ser aplicada ao scio que cometer falta grave, assim entendida a conduta culposa ou dolosa de que resulte prejuzo moral ou material associao. 4 Das penas aplicadas caber recurso, sem efeito suspensivo, Assemblia Geral, que funcionar como instncia recursal das decises do Conselho Gestor e de reviso de suas prprias decises. Art. 10 Os Membros do Mucambo, em qualquer instncia, no respondem com seus bens pessoais por obrigaes assumidas pelo Mucambo, nem solidria nem subsidiariamente.

Seco 2 Da Assemblia Geral


Art. 11 A Assemblia Geral constitui o rgo deliberativo do Mucambo, sendo integrada pela totalidade de seus Membros Fundadores, Efetivos, Colaboradores e Benemritos que estiverem em dia com seus deveres. Art. 12 A Assemblia Geral se reunir:

I - ordinariamente, uma vez por ano, em data e local a serem fixados pelo Conselho Gestor, com finalidade de deliberar sobre o relatrio de atividades e prestao de contas relativas ao exerccio imediatamente anteriores; II - extraordinariamente, sempre que convocada pela maioria simples dos Conselhos Gestor e Fiscal, para deliberar sobre alienao patrimonial, mudana no Conselho Consultivo no caso de renncia, falta ou impedimento deste, transformao ou extino do Mucambo ou sobre qualquer outra matria especfica. Art. 13 As Assemblias Gerais so instaladas com a presena mnima de dois teros dos Membros Fundadores e Efetivos em primeira convocao e com qualquer quorumaps trinta minutos, em segunda convocao, deliberando por maioria simples. Art. 14 A convocao da Assemblia Geral, seja ordinria ou extraordinria, ser precedida com antecedncia de pelo menos 24(vinte e quatro) horas. Art. 15 Compete Assemblia Geral: I conhecer, avaliar, aprovar ou rejeitar as linhas gerais, planos de ao e estratgias de atuao presentes e futuras apresentadas pelos Conselhos Gestor e Consultivo; II deliberar sobre o relatrio de atividades e prestao de contas relativas ao exerccio imediatamente anterior, acompanhado obrigatoriamente de parecer de empresa de auditoria externa, bem como aprovar oramento-programa do prximo exerccio, apresentados pelo Conselho Fiscal; III eleger e empossar novos Membros Efetivos, Membros do Conselho Fiscal (trs conselheiros) e Gestor (quatro conselheiros) e referendar a admisso de novos Membros Colaboradores e Benemritos, pelo voto da maioria absoluta dos presentes com direito a voto; IV deliberar sobre quaisquer emendas ou modificaes do Estatuto; V deliberar sobre a alienao do patrimnio; VI deliberar sobre alteraes, evolues, transformaes ou extino do Mucambo e, neste caso, sobre a destinao a ser dada ao seu patrimnio.

Seco 3 Do Conselho Gestor


Art. 16 - O Conselho Gestor tem como funo: I definir planejamento/plano de aes de curto, mdio e longo prazo, estratgias e tticas do Mucambo e geri-las; II definir estrutura organizacional, operacional, atendimento, marketing, comunicao e outrem; controles e fluxos processuais, de

III representar o Mucambo ou delegar representao a um membro definido pelo conselho gestor; IV aprovar, em conjunto com o Conselho Fiscal, quadro de aladas, oramentos e centros de custo relativos s aes do Mucambo e quadro de colaboradores diretos, bem como contratao de terceiros (pessoa fsica e jurdica), consultores, colaboradores indiretos em geral, dentre outrem.

Art. 17 O Conselho Gestor composto pelo Presidente, Secretrio, Tesoureiro e Suplente. Pargrafo nico O Conselho Gestor pode ser composto por Membros Fundadores, Efetivos ou qualquer pessoa fsica ou jurdica que a assemblia deliberar. Art. 18 - So atribuies dos cargos do Conselho Gestor: I Presidente: a) Representar a Associao em todos os atos oficiais e extra-oficiais, judiciais e extrajudiciais; juntamente com qualquer outro membro do Conselho Gestor; b) Presidir as reunies do Conselho Gestor e convoc-las; c) Autorizar o pagamento das despesas normais da Associao; d) Assinar as atas nas Assemblias da Associao, depois da votao e do registro das assinaturas nas folhas de presena; e) Assinar a correspondncia da Associao; f) Assinar com o tesoureiro, todos os balancetes financeiros bem como os documentos bancrios. g) Recorrer das resolues do Conselho Gestor, que julgar contrrias ao interesse da Associao ou em desacordo com estatuto, apelando Assemblia Geral, se necessrio. h) Nomear comisses especiais; i) Fazer cumprir as determinaes desse estatuto; II Secretrio: a) Organizar e ter sob sua guarda os arquivos da Associao; b) Redigir ou fazer redigir toda a correspondncia assinando-a quando lhe competir; c) Ter sob sua guarda as atas digitadas; d) Digitar ou fazer digitar ata; e) Secretariar as reunies do Conselho Gestor e das Assemblias Gerais. III Tesoureiro: a) Ter sob sua guarda e responsabilidade o patrimnio fiscal da Associao; b) Arrecadar taxas e contribuies para a Associao, responsabilizar-se por elas enquanto no lhes der o devido destino; c) Assinar com os cheques e demais papis relativos aos movimentos de valores; d) Ter sob sua guarda o livro caixa; e) Elaborar o balano anual e os inventrios patrimoniais; f) Fazer os pagamentos autorizados pelo Conselho Gestor; g) Depositar em estabelecimento, bancrio toda a receita da Associao; h) Participar do planejamento e execuo das atividades da Associao. IV O suplente somente assumir a funo caso haja desistncia de qualquer um dos membros do Conselho Gestor, ou exonerao de um dos gestores. 1 Caso o Presidente esteja impossibilitado de comparecer na reunio para despachar nos respectivos atos; cabe ao Presidente nomear, entre os membros do Conselho Gestor um substituto que o represente no referido ato. 2 Toda documentao relativa Associao dever ser assinada pelo Presidente, ou seu substituto, e outro membro do Conselho Gestor.

Seco 4 Do Conselho Consultivo


Art. 19 - Com o objetivo de assessorar os rgos de direo, execuo e fiscalizao do Mucambo, e ainda as comisses e grupos de trabalho que venham a ser constitudos, para a consecuo de seus objetivos estatutrios e, principalmente, na elaborao, conduo e implementao de suas aes, campanhas e projetos, os membros dos Conselhos Gestor e Fiscal indicaro pessoas de reconhecido saber e idoneidade, nos campos de conhecimentos afins com as atividades da associao, para comporem o Conselho Consultivo. Pargrafo nico. Compete ao Conselho Consultivo, manifestar-se sobre a elaborao, conduo e implementao de aes e projetos de interesse dos rgos de Gesto, Consulta e

Fiscalizao

da

Associao

Art. 20 - O Conselho Consultivo compor-se- de no mnimo 3 (trs) e no mximo 6 (seis) membros, com mandato de 2 (dois) anos. 1 Pargrafo primeiro. Os membros do Conselho Consultivo elegero, dentre eles, por maioria simples, o seu Presidente, que coordenar os trabalhos do Conselho. 2 As deliberaes e pareceres do Conselho Consultivo sero tomadas por maioria simples. 3 O Presidente convocar o Conselho Consultivo a se reunir sempre que assim o requisitarem os rgos, comisses e grupos de trabalho referidos no art. 20 deste Estatuto.

Seco 5 Do Conselho Fiscal


Art. 21 - O Conselho Fiscal composto por dois Membros, eleitos pela maioria absoluta da Assemblia Geral, com mandato anual, permitida a reeleio. Art. 22 - Compete ao Conselho Fiscal: I fiscalizar a escrita contbil, relatrios gerenciais e dispndios realizados pelo Conselho Gestor do Mucambo; II aprovar, em conjunto com o Conselho Gestor, quadro de aladas, oramentos e centros de custo relativos s aes do Mucambo e quadro de colaboradores diretos, bem como contratao de terceiros (pessoa fsica e jurdica), consultores, colaboradores indiretos em geral, dentre outrem; III contratar empresa de contabilidade e de auditoria externa, de notria competncia e reconhecimento, para auditar balanos e demonstraes financeiras do Mucambo; IV fiscalizar o uso patrimonial do Mucambo; V emitir parecer conclusivo sobre balano de contas anual. Art. 23 - Em caso de impedimento permanente, renncia ou morte de um dos Membros do Conselho Fiscal, caber Assemblia Geral nomear, imediatamente, outro membro para ocupar a vaga, pelo tempo restante do mandato, se for o caso.

Captulo IV Do Patrimnio e das Fontes de Recursos


Art. 24 - O patrimnio do Mucambo se constitui de bens mveis adquiridos ou doados. Pargrafo nico. O Mucambo no distribuir lucros a qualquer ttulo, os quais, se houverem, sero integralmente aplicados, juntamente com os demais recursos auferidos ou angariados, na manuteno e desenvolvimento de seus objetivos sociais. Art. 25 - No caso de extino do Mucambo, seus bens sero destinados a entidades congneres, ou a quem for deliberado por deciso e aprovao da Assemblia Geral.

Captulo V Do Regime Financeiro

Art. 26 - O ano fiscal do Mucambo corresponder ao ano civil. Art. 27 - O oramento do Mucambo ser anual e compreender todas as receitas e despesas.

Captulo VI Da Dissoluo do Mucambo e da Reforma do Estatuto

Art. 28 - O Mucambo somente poder ser extinto por deciso de, no mnimo, dois teros dos membros componentes da Assemblia Geral Extraordinria, convocada especificamente para este fim. Art. 29 - O presente Estatuto poder ser alterado no todo ou em parte, a qualquer tempo, por deciso de pelo menos dois teros dos membros componentes da Assemblia Geral Extraordinria, convocada especificamente para este fim. Art. 30 - Os casos omissos e as situaes no previstas no presente Estatuto sero solucionadas pelos Conselho Gestor e/ou Fiscal, de acordo com a competncia e demanda em questo, e referendadas pela Assemblia Geral.

Captulo VII Das Disposies Finais e Transitrias


Art. 31 - As disposies deste Estatuto entram em vigor na data da sua publicao. Art. 32 - Fica eleito o foro da Comarca de So Joo del Rei Minas Gerais, para dirimir quaisquer questes quanto ao presente termo e referido Mucambo.

CONSELHO GESTOR Presidente: Andr Luiz Secretria: Dbora Dutra Tesoureira: Sandra Helena Suplente: Samuel de Souza Resende CONSELHO Natalia Rezende Cyntia Maria Vinicius de Almeida Guanais CONSELHO Csar Augusto Marcelo Moura Monteiro

Mendes Silva

Pereira Fantini Portela CONSULTIVO Monteiro Viana FISCAL Neves

Jorge

Nada mais havendo a tratar, foi encerrada a Assemblia e lavrada a Ata, que vai por mim assinada e por todos os scios fundadores. So Joo Del Rei, nove de abril de 2008.

Potrebbero piacerti anche