Sei sulla pagina 1di 3

Lista de Espcies de Aves para realizar a Chave Dicotmica de Identificao Diversidade Animal 2011/12

Pato-real (Anas platyrhynchos) Mergulho-pequeno (Tachibaptus ruficollis) Gara-real (Ardea cinerea) Graa-vermelha (Ardea purpurea) Cegonha-branca (Ciconia ciconia) guia-de-asa-redonda (Buteo buteo) guia-sapeira ou tartaranho-ruivo-dos-pauis (Circus aeruginosus) Galinha-de-gua (Gallinula chloropus) Galeiro (Fulica atra) Caimo-comum (Porphyrio porphyrio) Gralha-preta (Corvus corone corone)

Instrues para a elaborao da Chave de Identificao de Aves - O nmero de pontos da chave dicotmica (cada alnea resulta em 2 e s 2 alneas ) no est prdefinido, podendo ser definidos grupos de aves ao longo da chave antes da identificao da espcie (por exemplo: 1.A. aves em voo versus 1.B. aves pousadas, ou 1.A. Aves com comprimento > 60 cm versus 1.B. Aves menores ou). - Cada ponto da chave pode incluir mais do que uma caracterstica (por exemplo: 1.A. Ave com pescoo comprido; bico vermelho; pescoo e faces de cor branca com dois penachos pretos na cabea versus 1.B. Aves sem nenhuma destas caractersticas) - Devido a eventuais dimorfismos sexuais (por exemplo, as cores do macho so diferentes das cores da fmea) ou a outros critrios (por exemplo: ave pousada ou em voo), a mesma espcie pode constar mais de uma vez na chave. - Da chave devem constar todas as espcies da lista e apenas essas, mesmo que seja provvel a presena de outras no Paul de Arzila. - Da chave devem constar apenas caractersticas passveis de distino a uma distncia mnima de 100 metros (por exemplo: a cor do olho no um critrio aceitvel de identificao, a cor das patas em aves aquticas de visualizao impossvel se estiverem pousadas na gua ou muito difcil se estiverem em voo,). Trata-se pois de uma chave de identificao em campo (com a utilizao de binculos). - A Biblioteca do Departamento de Zoologia possui guias de campo para identificao de aves que podem ser consultados e, at, requisitados. - O trabalho a entregar deve incluir: ttulo, nomes completos e em maisculas dos autores, turma prtica (P1, P2,), data, Introduo (com os objectivos deste trabalho) e a Chave de Identificao. - O trabalho dever ser realizado por 2 a 3 estudantes. - O trabalho deve ser a preto-e-branco. - O trabalho no deve incluir desenhos ou figuras. - O trabalho no deve incluir capa. - O trabalho deve ser enviado: > para rui.ribeiro@zoo.uc.pt (para onde devem ser enviados, se necessrio, pedidos de esclarecimento)

> at s 24 horas de 13 de Novembro de 2011, com pedido de recibo de recepo e de leitura > em formato PDF (h programas grtis que convertem documentos Word para PDF, como o PrimoPDF, disponvel na Internet), cujo ttulo do respectivo ficheiro (file) deve ser: chave nome do primeiro autor (exemplo: chave Amrico Amorim) > como anexo de uma mensagem de correio electrnico com o assunto (subject): chave nome do primeiro autor (exemplo: chave Amrico Amorim) (assim o ttulo do ficheiro e o assunto da mensagem sero iguais) - A mensagem anterior com o trabalho em anexo deve ser reenviada (como forward; no como uma nova mensagem) a partir do dia 20 de Novembro (inclusive) se no tiver sido obtida resposta ao pedido de recibo de recepo ou outra forma de confirmao da mensagem. - Tendo respeitado as instrues anteriores, os critrios de avaliao do trabalho so: estar completo, correcto, claro e conciso.

Potrebbero piacerti anche