Sei sulla pagina 1di 5

ADOLESCNCIA NORMAL 18/12/2010 por psicologiaereflexao Arminda Aberastury foi pioneira no estudo da psicanlise de crianas e adolescentes na Amrica Latina.

A autora dedicou grande parte do seu trabalho ao aprofundamento da problemtica da adolescncia. Para ela, a adolescncia um momento crucial na vida do homem e constitui a etapa decisiva de um processo de desprendimento. Este processo atravessa trs momentos fundamentais: o primeiro o nascimento, o segundo surge ao final do primeiro ano com a ecloso da genitalidade, a dentio, a linguagem, a posio de p e a marcha; o terceiro momento aparece na adolescncia (1990, p. 15).

Alm das mudanas corporais que marcam esse perodo, a autora destaca as mudanas psicolgicas, ambas levando a uma nova relao do adolescente com os pais e com o mundo. Essa etapa marcada por trs tipos de luto: do corpo de criana, pela identidade infantil e pela relao com os pais da infncia.

Apresento a seguir algumas das principais caractersticas comuns da adolescncia retiradas do livro Adolescncia Normal: Um Enfoque Psicanaltico, escrito por Arminda Aberastury e Maurcio Knobel.

1. Busca de si mesmo e da identidade

Segundo Aberastury e Knobel, a adolescncia no deve ser vista apenas como uma passagem para a vida adulta. A criana entra na adolescncia com muitos conflitos e incertezas e precisa sair dela com uma maturidade estabilizada, com carter e personalidades adultos. A consequncia final da adolescncia seria um conhecimento de si mesmo como entidade biolgica no mundo, o todo biopsicossocial de cada ser nesse momento de vida (Aberastury e Knobel, 1989, p. 30).

No podemos falar da adolescncia sem mencionar as mudanas corporais que ocorrem nesse perodo e a percepo que o indivduo tem desse novo corpo. O esquema corporal definido como a representao mental que o sujeito tem do prprio corpo, como conseqncia das suas experincias em contnua evoluo. Nesse sentido, de fundamental importncia a forma como elaborado o luto pelo corpo da infncia, pois haver uma modificao desse esquema corporal e do conhecimento que o indivduo tem do prprio corpo, partir dessas mudanas.

O grupo de amigos, a famlia e a sociedade em geral tm um papel muito importante nesse processo de formao da identidade porque a partir das concepes que os outros tem dele que o adolescente vai formando seu autoconceito. Concomitantemente a essa percepo que os outros tem dele, o adolescente vai formando o sentimento de identidade, numa verdadeira experincia de autoconhecimento.

Nesta busca pela identidade, o adolescente muitas vezes prefere o caminho mais fcil, fazendo identificaes macias com o grupo. Em outras situaes ele opta por uma identidade negativa, j que para ele, prefervel ser algum perverso, indesejvel, a no ser nada (Aberastury e Knobel, 1989, p. 32).

Alm disso, devido s rpidas mudanas corporais que ocorrem nesse perodo, surge um sentimento de estranhamento em relao ao prprio corpo. O tipo de relao que estabeleceu com os pais na infncia desempenha papel fundamental diante dessas mudanas. Quando a relao tiver sido boa, a mesma permitir uma melhor elaborao dessas mudanas to difceis para o adolescente.

Segundo Aberastury e Knobel, a busca incessante de saber qual a identidade adulta que se vai constituir angustiante, e as foras necessrias para se superar estes microlutos e os lutos ainda maiores da vida diria obtem-se das primeiras figuras introjetadas que formam a base do ego e do superego deste mundo interno do ser (Aberastury e Knobel, 1989, p. 35).

2. Tendncia grupal

Outra caracterstica bastante marcante da adolescncia a tendncia grupal. Na busca pela identidade, os adolescentes se juntam em busca de uniformidade, que trs uma certa segurana e estima pessoal. Nesse processo, h uma identificao em massa em que todos se identificam com cada um.

Segundo Aberastury e Knobel, em alguns casos esse processo to intenso que a separao do grupo se torna algo impossvel. O adolescente se sente mais pertencente ao grupo de coletneos do que ao grupo familiar. Em outro nvel, as atuaes do grupo e dos seus integrantes representam a oposio s figuras parentais e uma maneira ativa de determinar uma identidade diferente da do meio familiar (Aberastury e Knobel, 1989, p. 37).

Nesse sentido, se transfere para o grupo grande parte da dependncia que antes era da famlia, principalmente dos pais. O grupo constitui assim a transio necessria no mundo externo para alcanar a individualidade adulta (Aberastury e Knobel, 1989, p. 37). Depois de passar por essa experincia grupal, a sim poder o indivduo se distanciar da turma e assumir sua identidade adulta.

3. A necessidade de intelectualizar e fantasiar

Segundo Aberastury e Knobel, a necessidade de intelectualizar e fantasiar acontece como uma das formas tpicas de pensamento do adolescente (1989, p. 38). Ele recorre ao pensamento como uma forma de compensar as perdas que ocorrem dentro de si e que ele no pode controlar, como a perda do corpo infantil, dos pais da infncia e da bissexualidade que acompanha a identidade infantil. Nesse sentido, a intelectualizao e a fantasia servem como mecanismos de defesa diante de todas essas mudanas.

4. As crises religiosas

Em relao religio, o que se pode observar que o adolescente tende a adotar posies extremas: pode se manifestar como um ateu exacerbado ou como um mstico muito fervoroso. Entre essas duas posies, apresentam-se mudanas freqentes, oscilando entre uma e outra.

Aberastury e Knobel colocam que essas oscilaes so tentativas de solues da angstia que vive o ego na sua busca de identificaes positivas e do confronto com o fenmeno da morte definitiva de uma parte do seu ego corporal. Alm disso, comea a enfrentar a separao definitiva dos pais e tambm a aceitao da possvel morte dos mesmos (1989, p. 40).

Muitas vezes acreditar na divindade da religio pode representar uma sada mgica. Por outro lado, quando as situaes de frustrao foram muito intensas, refugiar-se em uma atitude excessivamente atesta pode representar uma atitude compensadora e defensiva.

5. A deslocalizao temporal

Segundo Aberastury e Knobel, o adolescente vive uma certa deslocalizao temporal, convertendo o tempo em presente e ativo, numa tentativa de manej-lo. Para o adolescente tudo urgente e as postergaes so aparentemente irracionais.

O adolescente apresenta dificuldades de diferenciar o que externo do que interno, como tambm dificuldade de distinguir presente, passado e futuro. Para Aberastury e Knobel, essa negao do tempo funciona como uma defesa. Quando se nega a passagem do tempo, pode-se conservar a criana dentro do adolescente como um objeto morto-vivo (1989, p. 43).

Os autores fazem ainda uma relao dessa negao com o sentimento de solido, tpico dos adolescentes. Estes momentos de solido costumam ser necessrios para que fora possa ficar o tempo passado, o futuro e o presente, convertidos assim em objetos manejveis (Aberastury e Knobel, 1989, p. 43). Segundo eles, essa capacidade de ficar s um sinal de maturidade, que s atingido aps estas experincias de solido, que se mostram adolescentes na adolescncia.

Enquanto prevalece a deslocalizao temporal, o tempo para o adolescente baseado apenas nas suas necessidades como comer, dormir, defecar, urinar, estudar, etc. Esse o chamado tempo vivencial ou experimental. Mas medida que vo se elaborando os lutos da adolescncia, a dimenso temporal vai adquirindo outras caractersticas. Surge ento a conceituao do tempo, ou seja, o adolescente capaz de discriminar passado, presente e futuro. Isso pode ser visto, por exemplo, quando o sujeito se refere ao passado dizendo quando eu era pequeno, ou ao futuro: quando eu for grande.

Aberastury e Knobel consideram que esta discriminao temporal uma das tarefas mais importantes da adolescncia, juntamente com a elaborao dos lutos tpicos desse perodo. Poder conceituar o tempo, vivenci-lo como nexo de unio, o essencial, subjacente integrao da identidade (1989, p. 44).

6. A evoluo sexual desde o auto-erotismo at a heterossexualidade

Neste processo de evoluo sexual do auto-erotismo at a heterossexualidade observa-se uma oscilao permanente entre a atividade de carter masturbatrio e o comeo do exerccio genital. Nessa fase do desenvolvimento, o contato genital tem um carter mais exploratrio e preparatrio do que uma verdadeira genitalidade procriativa, que vai acontecer somente na vida adulta, com a capacidade de assumir o papel paternal.

Segundo Aberastury e Knobel, desde criana existe uma fantasia de penetrar nocaso do menino e de ser penetrada no caso da menina. Para eles, so ento as fantasias de penetrar ou de ser penetrado o modelo de vnculo que vai se manter durante toda a vida posterior do sujeito, como expresso do masculino e do feminino. Para isso, as figuras da me e do pai so fundamentais

e essenciais. A ausncia ou dficit da figura do pai vai ser a que determinar a fixao na me e, consequentemente, vai ser a origem da homossexualidade, tanto do homem quanto da mulher (1989, p. 46)

A forma como os pais lidam com a genitalidade da criana influenciar de maneira determinante na evoluo genital do sujeito. Aberastury e Knobel colocam que normal aparecerem momentos de predomnio de aspectos femininos no rapaz e masculinos na moa. preciso ter sempre presente o conceito de bissexualidade e aceitar que a posio heterossexual adulta exige um processo de flutuaes e aprendizagem de ambos os papis (1989, p. 48). Nesse sentido, os autores defendem que normal que o adolescente experimente relaes homossexuais temporrias, o que no significa que ele seja homossexual.

7. Atitude social reivindicatria

Em relao a esta caracterstica da adolescncia, Aberastury e Knobel destacam o papel, no s da famlia, mas tambm da sociedade que, segundo ela, torna tudo praticamente impossvel para o adolescente.

A sociedade, mesmo manejada de diferentes maneiras e com diferentes critrios scio-econmicos, impe restries vida do adolescente. O adolescente com a sua fora, com a sua atividade, com a fora reestruturadora de sua personalidade, tenta modificar a sociedade que, por outra parte, est vivendo constantemente modificaes intensas (1989, p. 53).

Para os autores, o adulto projeta no adolescente a sua incapacidade em controlar o que est acontecendo ao seu redor e tenta ento diminuir, deslocalizar o adolescente. Muitas vezes o adolescente tem poucas possibilidades como, por exemplo, no mercado de trabalho e se v obrigado a se adaptar, atendendo as necessidades que o mundo adulto o impe. Em alguns casos a sada que o adolescente encontra diante de tantas dificuldades o crime e a delinqncia.

Para Aberastury e Knobel, na medida em que o adolescente no encontre o caminho adequado para a sua expresso vital e para a aceitao de uma possibilidade de realizao, no poder jamais ser um adulto satisfeito (1989, p. 54).

8. Contradies sucessivas em todas as manifestaes de conduta

Outra caracterstica marcante do perodo da adolescncia a contradio. Segundo Aberastury e Knobel, a conduta do adolescente est dominada pela ao, que constitui o modo de expresso mais tpico nestes momentos de vida, em que at o pensamento precisa tornar-se ao para poder ser controlado. O adolescente no pode manter uma linha de conduta rgida, permanente e absoluta, ainda que muitas vezes o pretenda ou procure (1989, p. 55)

Alm disso, predomina a contradio entre uma dependncia e uma independncia extremas. Segundo Aberastury e Knobel (1989), somente mais tarde, com a maturidade, o indivduo poder aceitar ser independente dentro de um limite necessrio de dependncia. Enquanto isso no acontece, prevalece a contradio, a ambivalncia, a dor e as frices com o meio familiar e social.

importante ressaltar que essas contradies so normais dessa fase do desenvolvimento. Para Aberastury e Knobel, elas funcionam como defesas que facilitam a elaborao dos lutos desse perodo e que caracterizam a identidade adolescente.

9. Separao progressiva dos pais

Como j mencionado anteriormente, um dos lutos da adolescncia o luto pelos pais da infncia. Levando isso em considerao, uma das tarefas do adolescente ir se separando dos pais.

No entanto, ao contrrio do que se pode pensar, no so s os filhos que se angustiam com essa separao. Assim como o adolescente, a famlia tambm enfrenta o luto. Aberastury e Knobel colocam que no s o adolescente padece este longo processo, mas tambm os pais tm dificuldades de aceitar o crescimento como conseqncia do sentimento de rejeio que experimentam frente genitalidade e livre manifestao da personalidade que surge dela. Esta incompreenso e rejeio se encontram, muitas vezes, mascaradas debaixo da concesso de uma excessiva liberdade que o adolescente vive como abandono, e que o na realidade (1989, p. 14).

O que determinada como se dar essa separao dos pais o tipo de relao que se estabeleceu com os mesmos na infncia. A internalizao de boas figuras parentais, com papis bem definidos, proporcionar uma boa separao dos pais, facilitando a passagem da adolescncia para a maturidade (Aberastury e Knobel, 1989).

Por outro lado, figuras parentais no muitos estveis e sem papis definidos podem ser vistas pelo adolescente como sem valor e obrig-lo a procurar identificaes com outras personalidades, muitas vezes de forma compensatria e idealizada. Essas figuras podem ser dolos de diferentes tipos: esportivos, musicais, cinematogrficos, etc. Em alguns casos a identificao pode ser to forte que assume um carter patolgico, fazendo com que o adolescente comece a viver os papis que atribui s figuras que se identificou (Aberastury e Knobel, 1989).

10. Constantes flutuaes do humor e do estado de nimo

importante salientar que as constantes mudanas de humor so caractersticas normais da adolescncia e fazem parte do processo de luto enfrentado nessa idade. No entanto, a quantidade e a qualidade da elaborao dos lutos da adolescncia determinaro a maior ou a menor intensidade desta expresso e destes sentimentos (Aberastury e Knobel, 1989, p. 58).

Potrebbero piacerti anche