Sei sulla pagina 1di 10

Guia Pedaggico As Leis de Newton e a Vida

Caro(a) Professor(a),

Construmos

esse

guia

para

contribuir

na

sua

prtica

pedaggica,

enriquecendo suas aulas, tornando-as mais dinmicas. Para isso, o contedo digital apresentado aqui de forma ldica e contextualizada, demonstrando a relao da Fsica com o cotidiano. Esperamos que nossas sugestes sejam teis no seu planejamento didtico.

1. As Leis de Newton e a Vida

Esta mdia um udio, modalidade do projeto A Fsica e o Cotidiano, que visa contribuir para um ensino de Fsica contextualizado. O udio se constitui num importante meio para a articulao entre o contedo da Fsica e as experincias cotidianas dos estudantes. O udio As Leis de Newton e a Vida pretende trazer elementos para voc, professor(a), sobre o contexto sociocultural dos alunos, de forma a permitir que as experincias do dia a dia possam ser refletidas criticamente luz da Fsica e relacionadas s outras reas do conhecimento. Portanto, atravs de dilogos contextualizados ao cotidiano dos alunos e com uma abordagem interdisciplinar, esta mdia pode ser considerada uma estratgia pedaggica que visa garantir o acesso e a construo do conhecimento a todos os sujeitos que participam da escola.

2. Objetivos
O udio pretende contribuir no alcance de tais objetivos:

Conhecer algumas das contribuies de Isaac Newton para a Cincia; Entender as leis de Newton e saber aplic-las conceitualmente; Desenvolver uma viso crtica das interaes mecnicas; Reconhecer as leis de Newton operando em seu cotidiano; Compreender a aplicao dessas leis nas mais diversas situaes do cotidiano.

3. Orientaes de uso do contedo digital


A escuta de todo o udio fundamental para a compreenso de sua proposta. No decorrer do udio, existem momentos em que surgem vinhetas. No momento da vinheta, voc pode pausar e fazer intervenes ou esclarecimentos sobre o tema trabalhado. Como proposta metodolgica para utilizao deste contedo digital, sugerimos que, antes do acesso mdia, os alunos sejam orientados sobre a importncia de ter ateno ao udio apresentado, a fim de garantir a compreenso acerca do contedo. Voc pode solicitar que, durante as pausas e aps a exibio do udio, anotem em uma folha de caderno as possveis dvidas referentes ao tema e a relao do mesmo com o cotidiano, para posterior discusso. tambm recomendvel aplicar esse recurso aps a apresentao inicial do assunto (as leis de Newton), a fim de que os alunos possuam a base conceitual mnima para melhor aproveitamento da mdia. Em sequncia, voc pode propor uma discusso acerca das dvidas apresentadas. Sua interveno fundamental neste momento, no sentido de orient-los, trabalhando questo por questo e esclarecendo sobre a presena das leis de Newton nas nossas vidas. uma atividade bastante reflexiva e possibilita a construo do conhecimento de forma colaborativa. Professor(a), voc pode ampliar essa proposta metodolgica com as sugestes de atividades a seguir.

4. Sugestes de atividades
As atividades aqui sugeridas visam contribuir com o seu trabalho, no sentido de possibilitar ao aluno visualizar o contedo e suas implicaes na vida cotidiana, agregando experincias ao processo de aprendizagem. Destacamos que a mdia pode contribuir com metodologias diversificadas. Nesse sentido, salientamos a preocupao em preservar a sua liberdade de professor para adotar ou no as sugestes de atividades, construir outras possibilidades de abordagem do contedo, bem como da utilizao deste udio. importante que se leve em considerao que outros recursos e metodologias podem ser utilizados, alm da mdia. Propomos que sejam organizadas pesquisas, experimentaes prticas, seminrios e debates para o aprofundamento do assunto. Para favorecer a interdisciplinaridade, sugerimos abaixo uma relao de temticas de diferentes reas do conhecimento, que podem ser relacionadas mdia aqui abordada:

Histria: a mecnica aristotlica, surgimento da cincia moderna, revoluo cientfica, renascimento cultural, etc.

Matemtica: as contribuies de Newton na Matemtica (binmios de Newton, lgebra, clculo infinitesimal).

Relao com a Literatura e Artes em geral: livros, filmes de fico cientfica, animaes. Relao com as Engenharias: equilbrio, composio de foras, movimento, mquinas simples e compostas, rotao etc. O contedo deste udio pode ser complementado com outras mdias

disponveis no Banco Internacional de Objetos Educacionais do MEC, a seguir sugeridas:

Vdeo: Gravitao. udio: A Chegada do Homem Lua. Laboratrio Virtual: Quero um ponto de apoio. Sala de Jogos: Carga pesada, O skatista, Bung-Jump, O guindaste, O motoboy, Ilha remota (O nufrago), O nadador.

Seguem algumas sugestes de atividades que foram reunidas no intuito de oferecer opes que possibilitem a voc, professor(a), definir e escolher a que melhor se adapta sua metodologia:

Discutir com a turma as leis de Newton, conceitualmente, destacando as principais ideias apresentadas por cada uma delas (inrcia, fora, aoreao).

Solicitar que reflitam sobre aes corriqueiras que esto relacionadas com o assunto, como andar, correr, nadar, empurrar ou puxar algo, entre outras.

Voc pode pedir aos alunos que recordem de situaes do dia a dia em que os princpios da primeira lei de Newton estiveram presentes, como, por exemplo, a experincia de se sentir arremessado para frente aps uma parada brusca no nibus ou em qualquer outro veculo. Na medida em que os alunos listam suas recordaes, impresses e observaes, voc pode realizar um debate para que toda a turma socialize seus registros e identifique a Fsica no cotidiano.

5. Questes para reflexo e discusso

As questes aqui sugeridas buscam problematizar o contedo e compor as estratgias pedaggicas sugeridas anteriormente. A seguir, algumas questes so propostas para reflexo e discusso:

Quando um corpo est dentro de um veculo, ao sofrer uma freada (acelerada) brusca lanado para frente (trs). Como podemos entender, luz do conhecimento das leis de Newton, esse fenmeno?

Como o conhecimento das leis de Newton pode ser utilizado para reduzir as consequncias de um acidente sofrido por pessoas, na coliso de um veculo?

Explore, luz da Mecnica, alguns jogos e brincadeiras conhecidas, como o de cabo-de-guerra. O que mais determinante para o sucesso neste jogo: a fora aplicada em cada extremo da corda ou o atrito de cada equipe com o cho? As foras em cada extremo da corda so iguais ou diferentes? O que ser decisivo para a vitria de uma equipe? A terceira lei de Newton explica que para cada ao existe uma reao de mesma intensidade e oposta. Portanto, esclarea como esse princpio explica o esforo utilizado para retirar um carro atolado da lama. As foras ao e reao aparecem sempre em pares e esto aplicadas sobre corpos diferentes. Discuta com os seus alunos a fsica impossvel do mundo dos superheris. Este um extraordinrio campo para consolidar o aprendizado das leis de Newton e fortalecer o esprito crtico. Tome como exemplo o Super-Homem. Ele: pode voar a uma velocidade acima da velocidade da luz; pode levantar prdios e carros e ainda mant-los ntegros; pode deslocar (e mesmo levantar!) planetas;

to forte assim por ter nascido em um planeta cuja gravidade era muito maior que a da Terra (um clculo modesto mostra que a gravidade mnima do seu planeta natal seria de 10.000 m/s). Isto poderia justificar a sua extraordinria fora? Seria possvel existir tal planeta? (a sua massa seria 3.000 vezes a massa do Sol) Alguma coisa poderia escapar deste planeta to facilmente, como o nosso heri ainda beb?

6. Avaliao

Propomos que a sua avaliao seja processual, acontea durante todo o processo de aprendizagem, a fim de verificar as dificuldades de aprendizagem e os resultados apresentados em aula destinada ao trabalho do tema em questo. importante que o processo de avaliao esteja de acordo com os objetivos metodolgicos, bem como com o contexto dos sujeitos envolvidos. Sugerimos a avaliao de alguns aspectos, a fim de verificar o nvel de engajamento dos sujeitos:

Compreenso dos princpios das leis de Newton; Identificao dos princpios das leis de Newton em situaes cotidianas; Posicionamento crtico e reflexivo diante do tema; Percepo da articulao do tema com outras reas do conhecimento; Demonstrao de interesse pelo estudo do tema, pesquisa, experimentao prtica e outras atividades desenvolvidas em sala de aula; Criatividade; Participao.

7. Tempo previsto para a atividade

Aproximadamente 60 minutos, incluindo o tempo para explicaes, interao do estudante com a animao e discusso das concluses.

8. Requerimentos tcnicos

Navegador Internet: Internet Explorer 6.0, Mozilla Firefox 2.0, Opera 9 Plugins do navegador: Adobe Flash Player

Desejamos que voc tenha sucesso com o uso desse contedo digital em suas aulas. A seguir, sugerimos outras fontes para enriquecer ainda mais as atividades propostas. Bom trabalho!

9. Fontes complementares
<http://www.youtube.com/watch?v=65uVmLqJIBM.> Acesso em: 27 jan. 2010. <http://www.youtube.com/watch?v=v1EVhAp49vI.> Acesso em: 27 jan. 2010. <http://pt.wikipedia.org/wiki/Lei_da_gravita%C3%A7%C3%A3o_universal.> Acesso em: 27 jan. 2010. <http://educar.sc.usp.br/licenciatura/2000/gravitacao/gravitacao.htm.> Acesso em: 27 jan. 2010. <http://educacao.uol.com.br/fisica/ult1700u10.jhtm.> Acesso em: 27 jan. 2010. <http://www.brasilescola.com/fisica/gravitacao-universal.htm.> Acesso em: 27 jan. 2010. <http://www.alunosonline.com.br/fisica/gravitacao/.> Acesso em: 27 jan. 2010. <http://www.coladaweb.com/questoes/fisica/grav.htm.> Acesso em: 27 jan. 2010. <http://www.fisicaevestibular.hpg.ig.com.br/grav.htm.> Acesso em: 27 jan. 2010.

<http://cref.if.ufrgs.br/~maikida/exerciciosgravitacao.htm.> Acesso em: 27 jan. 2010.

10. Referncias

CRATO, N. Passeio aleatrio pela cincia do dia a dia. So Paulo: Editora Livraria da Fsica, 2009. DINWIDDIE, Robert Universe, The definitive visual guide. DK Ed., 2005. EHRLICH, R. Virar o mundo do avesso. Lisboa: Gradiva Publicaes, 1992. ENCYCLOPAEDIA BRITANNICA. Student & Home edition, 2009. v. 2009.00.00.000000000. CD-ROM. FEYNMAN, R.; LEIGHTON, R.; E SANDS, M. The Feynman Lectures on Physics: Addison-Wesley, 1977. v. 1. FREIRE, P. Ao cultural para a liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. FREIRE, Paulo. Conscientizao: teoria e prtica da libertao - uma introduo ao pensamento de Paulo Freire. 3. ed. So Paulo: Centauro, 1980. FREIRE, Paulo. Educao como prtica de liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2007. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005. FREIRE, Paulo e GUIMARES, Sergio. Sobre educao: Dilogos, Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1984. v. II. FREIRE, P.; HORTON, M. O caminho se faz caminhando: conversas sobre educao e mudana social. Petrpolis, RJ: Vozes, 2003. GAMOW, G. O incrvel mundo da Fsica Moderna. 3. ed. So Paulo: IBRASA, 2006. GIROUX, H. A. Os professores como intelectuais: rumo a uma pedagogia crtica da aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 1997. GONICK, L.; HUFFMAN, A. Introduo Ilustrada Fsica. So Paulo: Harbra LTDA, 1994.

GREF - Grupo de Reelaborao do Ensino de Fsica. Fsica. 5. ed. So Paulo: Editora da Universidade de So Paulo, 2005. v. 1, 2. GRESH, L.; WEINBERG, R. A cincia dos super-heris. Rio de Janeiro: Ediouro, 2005. HEINEY, P. As vacas descem escadas? So Paulo: Arx, 2007. HEWITT, P. G. Fsica Conceitual. 9. ed. Porto Alegre: Artmed/ Bookman, 2002. PERELMAN, Y. Aprenda Fsica Brincando. So Paulo: Hemus Livraria Editora, 1970. PERELMAN, Y. Fsica Recreativa. Moscou: Editora Mir, 1975. v. 1, 2. ROJO, A. La fsica em la vida cotidiana. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores, 2009. SCAFF, L. A. M. Radiaes: Mitos e verdades, perguntas e respostas. So Paulo: Barcarola Editora, 2002. SEGR, G. Uma questo de graus: o que a temperatura revela sobre o passado e o futuro de nossa espcie, nosso planeta e nosso universo. Rio de Janeiro: Rocco, 2005. VAUCLAIR, S. Sinfonia das Estrelas: a humanidade diante do cosmos. So Paulo: Globo, 2002. VIGOTSKI, L.S. A formao social da mente. So Paulo: Martins Fontes, 2007. VIGOTSKI, L.S. Pensamento e linguagem. So Paulo: Martins Fontes, 2008. WALKER, J. O circo voador da Fsica. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2008.

Potrebbero piacerti anche