Sei sulla pagina 1di 1

OPERADORES DISCURSIVOS (ARGUMENTATIVOS) (CONECTIVOS) Operadores que indicam argumento mais forte: at, mesmo, at mesmo, inclusive.

ve. Operadores que indicam a existncia de outros argumentos mais fortes: ao menos, pelo menos, no mnimo, no mximo, quando muito. Operadores que ligam argumentos em favor de uma mesma concluso: e, tambm, ainda, nem, no s... mas tambm, tanto ...como, alm de, alm disso, a par de. Operadores que introduzem argumentos que levam a concluses opostas: ou, ou ento, quer...quer, seja...seja, caso contrrio. Operadores que estabelecem comparao: tanto... quanto, to...quanto, mais...(do)que, menos... (do) que. Operadores que introduzem explicao ou justificativa ao que foi dito no enunciado anterior: porque, j que, que, pois. Operadores que marcam a oposio de enunciados: mas, porm, contudo, todavia, no entanto, entretanto. Operadores que introduzem um argumento decisivo, apresentado como acrscimo como se fosse desnecessrio: alis, alm do mais, alm de tudo, alm disso, ademais. Operadores que indicam generalizao do que foi dito anteriormente: de fato, realmente, alis, tambm, verdade que. Operadores que especificam ou que exemplificam o que foi dito anteriormente: por exemplo, como. Operadores que marcam relao de retificao: ou melhor, de fato, pelo contrrio, ao contrrio, isto , quer dizer, ou seja, em outras palavras. Operadores que servem para introduzir uma explicitao, uma confirmao ou uma ilustrao do que foi dito antes: assim, desse modo, dessa maneira.

OPERADORES DISCURSIVOS (ARGUMENTATIVOS) (CONECTIVOS) Operadores que indicam argumento mais forte: at, mesmo, at mesmo, inclusive. Operadores que indicam a existncia de outros argumentos mais fortes: ao menos, pelo menos, no mnimo, no mximo, quando muito. Operadores que ligam argumentos em favor de uma mesma concluso: e, tambm, ainda, nem, no s... mas tambm, tanto ... como, alm de, alm disso, a par de. Operadores que introduzem argumentos que levam a concluses opostas: ou, ou ento, quer... quer, seja...seja, caso contrrio. Operadores que estabelecem comparao: tanto... quanto, to...quanto, mais...(do)que, menos... (do) que. Operadores que introduzem explicao ou justificativa ao que foi dito no enunciado anterior: porque, j que, que, pois. Operadores que marcam a oposio de enunciados: mas, porm, contudo, todavia, no entanto, entretanto. Operadores que introduzem um argumento decisivo, apresentado como acrscimo como se fosse desnecessrio: alis, alm do mais, alm de tudo, alm disso, ademais. Operadores que indicam generalizao do que foi dito anteriormente: de fato, realmente, alis, tambm, verdade que. Operadores que especificam ou que exemplificam o que foi dito anteriormente: por exemplo, como. Operadores que marcam relao de retificao: ou melhor, de fato, pelo contrrio, ao contrrio, isto , quer dizer, ou seja, em outras palavras. Operadores que servem para introduzir uma explicitao, uma confirmao ou uma ilustrao do que foi dito antes: assim, desse modo, dessa maneira.

Potrebbero piacerti anche