Sei sulla pagina 1di 26

GEOLOGIA ESTRUTURAL

FUNDAMENTOS DAS AULAS PRTICAS


Departamento de Geologia UFPR Prof. Eduardo Salamuni

ATITUDES ESTRUTURAIS
Em Geologia Estrutural os dados de campo mais importantes a serem utilizados se referem aos que marcam a posio no espao de determinado objeto geolgico (camadas, foliaes, planos de falha, eixos de dobra, veios, intruses i t em f forma d di de diques, minerais alinhados e t t outros). O i i li h d tantos t ) posicionamento espacial marcado pela atitude estrutural, composta pelo direo (strike) e o mergulho (dip ou plunge). Direo: sempre marcado em relao ao Norte (por quadrante ou de forma azimutal). ) Mergulho: sempre marcado em relao ao plano horizontal.

OBTENDO-SE AS ATITUDES ESTRUTURAIS


A bssola o equipamento utilizada para obteno das atitudes estruturais. As mais estruturais utilizadas em Geologia Estrutural so a dos tipos Brunton e Clar. Obs: lembre-se sempre de declinar lembre se a bssola de acordo com a declinao magntica regional

Com a b C bssola B t se marca, l Brunton por exemplo em um plano de falha, a direo do plano e o seu mergulho (N40/50SE) J com a (N40/50SE). bssola Clar se marca a direo do mergulho do plano e ngulo de seu mergulho (130/50) (130/50). Obs: os dois valores acima se referem ao mesmo plano

H uma outra medida estrutural que, vez por outra, confunde at os mais experientes. Trata-se do rake (ou pitch), que o ngulo que uma determinada linha faz com a direo do plano. Por exemplo se a linha paralela direo do plano plano exemplo, ento o rake 0o. O rake muito utilizado para verificao do posicionamento das t i de t it d estrias d atrito (slickensides) e podem orientar o pesquisador no tipo de mo imento q e ho e no movimento que houve local para produzir tal estria. Por exemplo, em geral as falhas transcorrentes possuem rakes que variam de 0o a 15 .

PERFIL ESTRUTURAL
um mtodo utilizado em Geologia Estrutural para representar da representar, forma mais realista possvel, a geometria da morfoestrutura com a qual se est trabalhando. Por meio de croquis e da fundamental obteno das atitudes estruturais possvel recriar a posio estruturais, geomtrica de planos e linhas no espao.

Interpretaes estruturais possveis de perfis

Mtodos para traado de perfis


A seguir so mostradas sequncias de figuras onde passo a passo podem ser onde, passo, visualizados os mtodos principais para se desenhar perfis da forma mais realstica possvel.

Mtodo 1: Mtodo de Busk ou mtodo dos arcos

(mtodo de Busk, continuao)

Mtodo 2: Mtodo das dobras similares

Mtodo 3: Mtodo Kink seo de dobras

REDE ESTEREOGRFICA OU ESTEREOGRAMAS


A rede estereogrfica, a projeo estereogrfica bidimensional de apenas um hemisfrio da esfera de referncia e composta pelos seguintes elementos: i t l t a. Rede de projees de grandes e pequenos crculos que ocupam o p plano equatorial da p j q projeo da esfera de referncia. b. Quando a rede de equirea o espaamento entre os arcos de 2o entre tanto entre os grandes e pequenos crculos que ocupam o plano de referncia A cada 10o os crculos so reforados em negrito referncia. c. Os pequenos crculos podem ser caracterizados como o "caminho" ao longo do qual as linhas se movero quando rotacionadas sobre um eixo horizontal desde que orientadas paralelamente ao sentido horizontal, equatorial (E-W) da rede. d. Os grandes crculos representam os arcos paralelos ao sentido nortesul e tem a propriedade de demarcar os mergulhos dos planos em relao superfcie do terreno. Representam uma famlia de planos de mergulhos comuns desde 0o a 90 . e. Os grandes e pequenos crculos so denominados de projees ciclogrficas.

H dois tipos diferentes de estereogramas: Rede de Wulff (de igual ngulo) e Rede de Schmidt (igual rea = equirea) As anlises em cada uma delas so executadas do mesmo modo No modo. entanto a Rede de Schmidt a que a mais usada em geologia estrutural por permitir um estudo estatstico mais acurado. Na literatura as denominaes encontradas para a REDE ESTEREOGRFICA como sinnimo so as seguintes: Estereograma i i i t E t (Stereonet), Rede de Schmidt, Diagrama de Schmidt e Rede de Equirea.

PRINCPIOS BSICOS
A projeo estereogrfica diferencia-se da projeo ortogrfica (geometria descritiva) porque mostra a geometria e a orientao das linhas e planos e a ortogrfica mostra p g apenas a relao espacial entre as estruturas. O uso da projeo estereogrfica prefervel pela facilidade de manuseio pois a projeo ortogrfica requer lenta construo de linhas e planos. A projeo estereogrfica usada para representar projees esfricas em uma superfcie plana e um mtodo prtico de representar, de forma bidimensional, elementos planares e lineares situados no espao com preservao dos espao, ngulos e das suas relaes angulares. O problema de representao de uma projeo esfrica sobre uma superfcie horizontal bidimensional anlogo ao problema da construo de um mapa bidimensional da abbada ce este celeste.

PROJEES COM USO DE DIAGRAMA


A tridimensionalidade de uma projeo estereogrfica pode ser visualizada nas figuras a seguir, onde: a. Projeo de um plano e uma linha atravs do centro de uma esfera de f i d referncia. O plano i l intercepta o h hemisfrio i f i d esfera como i f i inferior da f um grande crculo. A linha intersepta o hemisfrio inferior como um ponto. b. Projeo do ponto de interseco a partir de hemisfrio inferior da esfera ao znite da projeo. O diagrama sempre usado sob uma folha de papel transparente na qual desenhado o estereograma. Sempre deve haver as seguintes indicaes: crculo no equador norte tipo e nmeros de dados hemisfrio de referncia outras informaes procedentes (p.ex. tipo litolgico; localizao)

c. Rede estereogrfica ou estereograma A rede estereogrfica, como chamada a projeo estereogrfica bidimensional de apenas um hemisfrio da esfera de referncia, composta pelos seguintes elementos: - rede de projees de grandes e pequenos crculos que ocupam o plano equatorial da projeo da esfera de referncia. - espaamento de 2o entre si de grandes e pequenos crculos que o pam o plano de referncia. A cada 10o os los q e ocupam efe n ia ada crculos so reforados em negrito. - grandes crculos representam uma famlia de p g p planos de caimentos comuns mergulhando desde 0o a 90o (sentido norte-sul).

- pequenos crculos podem ser caracterizados como o "caminho" ao longo do qual as linhas se movero quando " i h " l d l li h d rotacionados sobre um eixo horizontal orientado paralelamente ordenao da rede (sentido equatorial E W) E-W). - h dois tipos diferentes de estereogramas (ou diagramas estereogrficos): Rede de Wulff (de igual ngulo) e Rede de Schmidt (igual rea) As construes em cada uma delas so executadas do mesmo modo. No entanto a Rede de Schmidt a que a mais usada em geologia estrutural por permitir um estudo estatstico mais acurado. Na literatura as denominaes encontradas para a Rede Estereogrfica como sinnimo so as seguintes: (1) Estereograma; (2) Rede de Schmidt; (3) Diagrama de Schmidt; (4) Stereonet

d. Projees com uso de diagrama Os grandes e pequenos crculos so denominados de projees ciclogrficas O diagrama sempre usado sob uma folha de papel transparente na qual desenhado o estereograma. Deve haver as seguintes indicaes: (1) crculo no equador; (2) norte; (3) tipo e nmeros de dados; (4) hemisfrio de referncia; (5) outras informaes ( ) ( ) procedentes (p. ex. tipo litolgico; localizao) Para lembrar: A notao de atitudes estruturais pode ser representada d t d tit d t t i d t d das seguintes formas: Modo americano (bssola do tipo Brunton) ( p ) Plano = N60W/40SW Linha = N25/70 Modo azimutal (bssola Brunton ou Silva) Plano = N300/40SW Linha = N25/70 Modo clar (bssola do tipo Clar) Plano = 210/40 Linha = 25/70 Obs: note que na atitude Clar nunca se coloca o N (de norte)

CONTAGEM DE PONTOS: CONFECO DO DIAGRAMA DE ISOLINHAS

Diagrama ( g (ou Rede) de Kalsbeek

Construo da Rede de Kalsbeek

Contagem de pontos (trata-se de uma estatstica grfica) fi )

Construo das isolinhas

Potrebbero piacerti anche