Sei sulla pagina 1di 13

ASSOCIAO RONDONIENSE DE ENSINO SUPERIOR -ARES FACULDADE DE CINCIAS ADMINISTRATIVAS E DE TECNOLOGIA CURSO DE PEDAGOGIA

OZECLEIDE MACEDO ALENCAR DA SILVA

EDUCAO SEXUAL PREVENTIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

PORTO VELHO-RO 2011

OZECLEIDE MACEDO ALENCAR DA SILVA

EDUCAO SEXUAL PREVENTIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Projetode pesquisa apresentado a Faculdade de Cincias Administrativas e de TecnologiaFATEC-RO, como requisito avaliativo da disciplina de Trabalho de Concluso de Curso Orientadora: Prof .Ana M Rocha

PORTO VELHO-RO 2011

SUMRIO

1 TEMA ................................................................................................. 2 DELIMITAO DO TEMA ................................................................. 3 PROBLEMA ...................................................................................... 4 HIPTESES ....................................................................................... 5 OBJETIVOS ....................................................................................... 5.1 Objetivo Geral.................................................................................. 5.2 Objetivos Especificos .................................................................... 6 JUSTIFICATIVA................................................................................. 7 FUNDAMENTAO TERICA ....................................................... 8 METODOLOGIA ............................................................................... 8.1 Instrumentos para coleta de dados.............................................. 8.2 Populao e amostragem.............................................................. 8.3 Anlise de dados............................................................................ 9 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES ................................................... 10 REFERNCIAS ...............................................................................

1 TEMA

Educao Sexual Preventiva no Ensino Fundamental

2 DELIMITAO DO TEMA

Educao Sexual: uma Abordagem Preventiva no 6 Ano do ensino fundamental em uma escola pblica na cidade de Porto Velho-Ro.

3 PROBLEMA

A vivncia da sexualidade em cada indivduo inclui fatores oriundos de ordens distintas:aprendizado,descoberta e inveno.Um bom trabalho de educao sexual deve se nortear pelas questes que pertencem ordem do que pode ser aprendido socialmente,preservando assim a vivncia singular das infinitas possibilidades da sexualidade humana, e pelas pertinentes ordem do que pode ser prazerosamente aprendido,descoberto e ou inventado no espao da privacidade de cada um .De maneira geral a educao sexual visa desvincular a sexualidade dos tabus e preconceitos,afirmando-a como algo ligado ao prazer e vida,na discusso das doenas sexualmente transmissveis/AIDS,gravidez precoce, explicitando a preveno e as vias de transmisso. A abordagem preventiva sobre educao sexual com os alunos do 6 Ano do ensino fundamental proporcionar o conhecimento e o entendimento sobre as fases da maturidade sexual, suas causas e conseqncias da prtica inconseqente da sexualidade?

4 HIPTESE

Nosdias atuais percebe-se o aumento considervel de preocupaes por parte do poder pblico,da escola e tambm da famlia com a educao sexual,principalmente pelo aumento de casos de doenas sexualmente transmissveis/AIDS e gravidez precoce entre jovens e adolescentes. Frente ao exposto,observa-se a grande importncia dessa temtica nas escolas,assim no foi toa,que a orientao sexual foi inserida como tema transversal nos parmetros curriculares nacionais,por se tratar de to grandiosa importncia na vida do ser humano. Ao tratar do tema educao sexual, busca-se considerar a sexualidade como algo inerente vida e sade,que se expressa no ser humano do nascimento at a morte. A criao do tema transversal de orientao sexual nos parmetros curriculares nacionais indcio da insero deste assunto no mbito escolar e da preocupao dos governantes em relao vida e sade. Sabe-se que atravs de uma abordagem esclarecedora e preventiva sobre educao sexual que proporcionar o entendimento dos alunos referente aos comportamentos biolgicos das fases da sexualidade e das causas e conseqncias de uma prtica sexual inconseqente.

5 OBJETIVOS DA PESQUISA

5.1 Objetivo geral

Analisar como ocorre a educao sexual para os alunos do 6 ano de uma escola estadual de ensino fundamental

5.2 Objetivos especficos

* Analisar o nvel de conhecimento dos alunos quanto educao sexual; * Verificar junto aos professores, como realizada a abordagem da Educao sexual em sala de aula;

* Verificar as aes educativas voltadas para a educao sexual realizadas no cotidiano escolar.

6 JUSTIFICATIVA A principal funo da Educao Sexual preparar os adolescentes para a vida sexual de forma segura,chamando-os responsabilidade de cuidar de seu prprio corpo para que no ocorram situaes futuras

indesejadas,como a contrao de uma doena sexualmente transmissvel ou uma gravidez precoce e indesejada. Infelizmente o ser humano tende a acreditar que o perigo sempre est ao lado de outras pessoas e que nada ir acontecer com ele mesmo, o que o coloca vulnervel a tais situaes. Partindo desse princpio, observa-se a necessidade de se trabalhar a sexualidade na escola, no s com adolescentes, mas partindo tambm do ensino fundamental. Muitas so as necessidades encontradas dentro da escola com adolescentes e at mesmo crianas que por falta de informao acabam engravidando transmissvel. Desde a pr escola os professores se deparam com a situao de falar de sexo em sala de aula com as crianas, haja vista que muitos so os obstculos quando o assunto se trata dessa temtica. Pode-se perceber nas salas de aula do ensino fundamental e at mesmo de educao infantil algumas surpresas por parte dos alunos quando se trata de sexualidade, crianas j falam a linguagem do sexo. Alguns professores ao se deparar com tal situao acabam se omitindo, por no possuir formao especifica ou por no se sentir a vontade em falar dessa temtica. Tal omisso leva os alunos a achar que temas relativos no devem ser discutidos com adultos. Curiosos vo continuar ou sendo contaminada por uma doena sexualmente

procurando

informaes com os colegas assim

ouvindo comentrios

equivocados em resposta. A complexidade das relaes sociais que se desenvolvem em espaos como os das unidades escolares, com tudo, a instituio escolar sempre fez parte desse processo, ora negando a presena ou as expresses da sexualidade em seu interior, ora tentando acolher algumas de suas dimenses. Entende-se que trabalhar com a educao sexual muito difcil, porque esbarra-se em preconceitos, mitos e tabus. A qualquer sinal de transformao e esclarecimento encontra-se resistncia por elas estarem dentro de ns mesmos, e educa-se numa cultura repressiva, em que falar sobre sexo, falar de um assunto proibido tratado diferente dos outros. Da a importncia da educao sexual ser de extrema necessidade nas escolas, na informao e orientao aos adolescentes na preveno de doenas e na gravidez precoce. A educao sexual tida como um conjunto de teorias ou prticas, formais ou informais, que abordam numa perspectiva educativa, aspectos da sexualidade humana com crianas e adolescentes. A educao sexual, na verdade, ocorre desde o nascimento porque no territrio familiar, da intimidade, que so transmitidas criana e adolescente as primeiras noes e valores associados sexualidade de forma no explcita, visa a formao de homens e mulheres buscando a integrao dos aspectos fsicos, emocionais, intelectuais, sociais e culturais do ser sexual, contribuindo para o enriquecimento e incremento positivo, da personalidade, da comunicao e do amor. Mesmo aquelas famlias que nunca falam abertamente sobre o assunto, mas que de alguma forma vivenciam a educao sexual de suas crianas e adolescentes, atravs do comportamento dos pais entre si, na relao com os filhos, no tipo de cuidados recomendados, nas expresses, gestos e proibies que estabelecem, so carregados de valores associados sexualidade que a criana e o adolescente apreendem.

7 FUNDAMENTAO TERICA

Segundo o Estatuto da criana e do adolescente, estes indivduos tm por direito a sade e a vida, isso engloba o direito que a criana e o adolescente tm em ser informado dos riscos e cuidados diante a sexualidade. BRASIL (1990):
Art. 7 - A criana e o adolescente tm direito a proteo vida e sade, mediante a efetivao de polticas sociais pblicas que permitam o nascimento e o desenvolvimento sadio e harmonioso, em condies dignas de existncia.

Em se tratando de efetivao de polticas pblicas sociais, tais polticas podem ser envolvidas no mbito escolar, com a participao direta do professor no auxlio aos temas que dizem respeito sexualidade. Como estratgia de auxlio, tem a roda de conversa com os alunos de uma maneira aberta e sem preconceitos por parte do professor em sanar as dvidas existentes de cada um. BRASIL (1990)
O direito liberdade compreende os seguintes aspectos: Ir e vir e estar nos logradouros pblicos e espaos comunitrios, ressalvadas as restries legais; opinio e expresso; crena e culto religiosos; brincar, praticar esportes e divertir-se; participar da vida familiar e comunitria, sem discriminao; participar da vida poltica, na forma da lei; buscar refgio, auxlio e orientao.

A criana e o adolescente, tem o pleno direito de expresso e opinio, sem discriminao, ou seja, este indivduo tem por direito escolher como a sexualidade pode intervir em sua vida. Atualmente muito comum que o aluno no mbito tenha suas opinies a cerca da sexualidade partindo de gneros, e cabe ao professor respeitar a opinio de cada. muito comum encontrar em escolas no Brasil, adolescentes que j definiram sua sexualidade. O que ocorre que na maioria das vezes os professores no esto preparados para lidar com estas situaes. Deve-se tomar muito cuidado para que no se crie em sala de aula alguma situao de preconceito.

Foucault mostra que nas sociedades modernas as represses sobre o sexo no so formas essenciais de poder, proibies fazem parte de uma economia discursiva mais ampla que visa a constituio de uma aparelhagem para produzir discursos sobre sexo,os quais passaram a ser essenciais para o funcionamento de mecanismos de poder. Foucalt (1977 p.20):
[...] Cumpre-se falar do sexo como de uma coisa que no se deve simplesmente condenar ou tolerar, mas gerir, inserir em sistemas de utilidade, regular para o bem de todos, fazer funcionar segundo um padro timo. O sexo no se julga apenas, administra-o [...]

Muitos professores no se sentem a vontade em tratar de educao sexual com seus alunos, pois muitos ainda possuem resistncia diante do tema. Foucault relata justamente o contrrio desse tabu, que o sexo deve ser tratado de uma maneira natural, sem julgar, a que o aluno sabe, sem condenar aquele aluno que mostrou que quer saber ou sabe de sexualidade, mas fazer com que a turma se desperte para a importncia dessa temtica como relata os PCNS Parmetros Curriculares Nacionais (2000 p. 124):
[...] a postura do educador fundamental para que os valores bsicos propostos possam ser conhecidos e legitimados de acordo com os objetivos alcanados. Em relao as questes de gnero, por exemplo, o professor deve transmitir pela sua conduta, a equidade entre os gneros e a dignidade de cada um individualmente, ao orientar todas as discusses, deve ele prprio, respeitar a opinio de cada aluno e ao mesmo tempo garantir o respeito e a participao de todos.

O professor em sala de aula deve ser neutro se tratando de sexualidade, deve ter o discernimento, para no transmitir seus valores, crenas e opinies, como sendo princpios ou verdades absolutas. Pois cultura costuma ser algo individual, e cada qual traz de bero muitos princpios dentre estes os ligados sexualidade. Assim imprescindvel que se estabelea uma relao de confiana entre aluno e professor. O meio familiar um poo de princpios e muitos desses princpios vem de encontro com a vida escolar dos alunos. Pais que no conversam com os filhos sobre sexualidade acaba abrindo uma brecha de curiosidades que na maioria das vezes so saciadas em conversas informais, em rodas de amigos e at mesmo partindo para a prtica. Muitos pais ainda nos dias atuais

possuem receio em tratar com seus filhos a respeito de sexo. PCNS Parmetros Curriculares Nacionais (2000, p. 111):
A princpio, acreditava-se que as famlias apresentavam resistncia a abordagem dessas questes no mbito escolar, mas atualmente sabe-se que os pais reivindicam a orientao sexual nas escolas, pois reconhecem no s a sua importncia para crianas e jovens, como tambm a dificuldade de falar abertamente sobre esse assunto em casa.

Nem todas as famlias apiam os trabalhos da escola direcionados a sexualidade, pois tem medo de os alunos ficarem ainda mais curiosos com a informao e partir em busca de conhecimento. Porm, quando os jovens esto expostos a realidade que se passa na atualidade a cerca dos riscos que o sexo oferece, muitos passam a ser mais responsveis diante disso e at mesmo a ajudar na informao de outros adolescentes. Cabe ao professor saber interpretar os sinais que o aluno manifesta quando quer falar de sexualidade seja por gestos, falas, ou comportamento, sem despertar no mesmo a obrigao em manifestar sua indagao, mas sabendo como lev-lo a se pronunciar a respeito. Essa misso compete aos que convivem mais diretamente com eles, isto , os pais e os professores, sendo, pois,uma tarefa que deve ser partilhada pelo lar e pela escola. Knox
(1981 p.6): A educao sexual deve ser cuidadosamente ministrada pelos professores e pelos pais sem atavios nem exageros, apenas respondendo s perguntas que pouco a pouco a criana for formulando claramente ou deixando transparecer furtivamente e este ltimo importantssimo, porquanto aquilo o que o aluno pergunta a meias palavras, se no for decididamente elucidado, tornasse - recalcado, segundo a concepo Freudiana, sob muitos aspectos justa e verdadeira.

A puberdade uma fase muito delicada na vida de um individuo pois se caracteriza pelo perodo da mudana no s fsica, mas tambm psquica, e o professor precisa saber como lidar com essas mudanas na vida do aluno, visto que, uma das maiores partes da vida dele na escola, e tambm neste local que este ir se encontrar com indagaes a este respeito por parte dos colegas. Porm essa mudana ocorre de forma diferente no sexo feminino e

para o masculino. Nessa fase normal ocorrer por parte dos colegas brincadeiras exploratrias, os risos e as piadas sobre partes ntimas, alm de palavres e comentrios depreciativos ou agressivos de caractersticas fsicas dos outros e a partir do sexto ano os adolescentes passam a se preocupar intensamente com questes como namoro e relaes sexuais. Knox (1981, p.18)
Essa idade, tambm denominada puberdade, no se inicia ao mesmo tempo para ambos os sexos, pois ocorre por volta dos 10 aos 11 anos na menina e dos 13 aos 14 anos para o menino. Tais indicaes so apenas aproximadas, pois existem grandes variaes individuais. Por ocasio da puberdade h um novo surto de crescimento e o jovem, geralmente, adquire uma conformao alta e delgada.

Sendo assim, o professor precisa ter a habilidade de lidar com as fases que acontece na vida do aluno, respeitando a mudana na vida de cada um, sabendo lidar com as situaes de constrangimento que os alunos passam nessa poca da vida, e tendo estratgias de trabalho para ajudar na orientao sexual dos alunos, para que estes no sofram frustraes ao decorrer de sua vida por falta de conhecimento. Sabe-se que muitos valores devem vir da famlia, mas como muitas vezes no isso que ocorre o professor precisa estar preparado para lidar com estas situaes que dizem respeito vida sexual do aluno. Diante disso, a educao sexual como parte da educao geral tem influncia crucial na formao de atitudes, comportamentos e prticas positivas. Estando voltada para a formao da auto-conscincia e da responsabilidade para o desenvolvimento pessoal e social, para o amor e para a vida do ser humano. A educao um processo que permeia toda a existncia humana de forma voluntria ou involuntariamente, todos os indivduos esto submetidos. A educao sexual particular cabe aos pais a responsabilidade de serem os primeiros e mais importantes agentes no processo educativo. Dessa forma a educao sexual, segundo alguns autores denominada informal, surgindo no seio da famlia, tendo a reproduzir nos adolescentes e jovens os padres de moralidade perante a sociedade.

8 METODOLOGIA O projeto ser desenvolvido pela pesquisa qualitativa pela abordagem indutiva e pela investigao bibliogrfica e de campo.

8.1 Populao e amostragem O estudo ser realizado em uma turma de 6 ano do ensino fundamental em uma escola da rede pblica na regio central de Porto Velho, com trs professores e trinta alunos.

8.2 Instrumentos para coleta de Dados Na abordagem qualitativa aplica-se questionrios com perguntas abertas e fechadas e entrevistas dirigidas e informal e observaes estruturadas no campo da pesquisa.

8.3 ANLISE DE DADOS A pesquisa foi baseada na teoria de alguns autores ligados a concepo da sexualidade.

9 CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

MESES 2011 ATIVIDADES


ELABORAO DO PROJETO PESQ. BIBLIOGRFICA FICHAMENTO DA PESQ. BIBLIOG. COLETA E SELEO DE DADOS REVISO BIBLIOGRFICA FINALIZAO DO PROJETO ENTREGA DO PROJETO DEFESA DO PROJETO

FEV.
X X X X

MAR.
X X X X

ABR
X X X X X

MAI

JUN

JUL

X X X X X

X X X X X

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS FOUCAULT, Michel Histria da Sexualidade I.A vontade de saber, ano 1977 Ed. Graal, Rio de Janeiro. PCNS Pluralidade Cultural e Orientao sexual.Volume 10, ano 2000. 2 edio BRASIL (1990). Estatuto da Criana e do Adolescente Braslia Knox, Edward Tully Enciclopdia Atual do sexo vol. 1 ano 1981, Ed.Fase, Rio de Janeiro.

Potrebbero piacerti anche