Sei sulla pagina 1di 4

Dinmicas:

http://pt.scribd.com/doc/12904436/Dinamica-para-Pequenos-Grupos-Volume-04

Ministrio de Adolescentes GRUPO EXTREMO 08/10/2011 - PROFESSOR

O Que esta por trs da Mia e da Ana?


Bem, dese o dia o6/06 eu perdi 4 kg... No era o que eu esperava mas tbm melhor do que nada. O foda que eu no pude fazer no food, o que atrapalha e muito, sem contar aniverssrios de parentes, av que faz vc comer de tudo, impossibilidade de miar (sempre tem alguem para atrapalhar ), vestibular ( fui mto mal ), e pqp a maldita compulsso! Que dio! Ela vem quando menos se espera... Parece at aqueles desenhos animados, com um anjo de um lado e um capetinha no p do ouvido... uma guerra fsica e piscicolgica, quem passa por isso sabe... Eu odeio saber que comi... Odeio mesmo, principlamnete quando sou forada a comer... Simplesmente no posso mandar meus parentes tomarem no c* ... Como alguns que entram aqui e dizem, eu posso ser irresponsvel, mas no sou mal educada... S no blog mesmo :P... Bulimia e anorexia so doenas ligadas alimentao. As duas podem levar morte. Nos dois casos, a pessoa desenvolve horror a engordar e se acha gorda, mesmo quando o mais honesto dos seus amigos lhe garante que ela no est. Bulimia e anorexia so doenas que acontecem mais em mulheres jovens mas nada impede que elas surjam em qualquer outro tipo de pessoa. Embora elas sejam mais comuns em adolescentes, j aparecem em meninas de 11 anos de idade. Pessoas famosas como a cantora Karen Carpenter, Terri Schiavo e Ana Carolina Reston morreram por causa da doena.

Anorexia
A anorexia nervosa uma doena alimentar. Nesse caso, a pessoa se alimenta o mnimo possvel, porque acha que est gorda (mesmo quando seus ossos j esto todos mostra!).

A anorexia nervosa surge mais em meninas jovens. Uma menina com anorexia tem, segundo pesquisas mdicas, 10%, de chance de morrer.

Alguns sintomas da anorexia:


rpida perda de peso parada do ciclo menstrual (o nome mdico disso amenorria) Depresso, ansiedade e irritao desnutrio desidratao pele seca dores de cabea presso arterial baixa cor roxa nas extremidades anemia reduo da massa muscular letargia (ou seja, muito cansao) a pessoa no tolera o frio ossos fracos (nome mdico: osteoporose) infertilidade (a moa pode no conseguir ter filhos - mas acontece apenas nos piores casos de anorexia)

ataque do corao

Bulimia
A bulimia nervosa uma doena relacionada alimentao (um "transtorno alimentar", no vocabulrio dos mdicos). Na bulimia, a pessoa come muito (parece que est com muita, muita fome). Depois, ela sente culpa porque acha que com toda essa comida, ganhou peso. A, ela provoca o vmito, toma laxativos ou diurticos (remdios que soltam o

intestino e que aumentam a produo de pipi), tudo para tentar se "limpar" do aumento de peso. Uma pessoa bulimiaca pode tambm fazer exerccios fsicos exageradamente, com o mesmo objetivo. Esse comportamento de comer muito e depois vomitar no acontece todos os dias da vida do bulmico e, sim, de duas a trs vezes por semana, mais ou menos. Em geral, o doente come escondido dos outros, guarda comida em baixo da cama. Como o bulmico fica sempre nesse processo de comer e por para fora, na bulimia a pessoa no perde peso. Por isso, tanto a famlia quanto os mdicos tm mais dificuldade em descobrir a doena.

Alguns sintomas:
Uma pessoa com bulimia ter vrias complicaes de sade, como:

inflamao na garganta (de tanto forar o vmito) rosto inchado e dolorido (porque as glndulas da saliva incham)

muitas cries nos dentes (os dentes vo ficando horrveis) desidratao, dores nos msculos e cimbras sangramento do esfago priso de ventre crnica hemorridas rompimento do estmago problemas no corao

Em geral, os bulmicos so pessoas depressivas, que se sentem inferiores aos outros. Muitas vezes, a pessoa com bulimia sabe que tem um problema, mas no consegue controlar a doena e a esconde, com vergonha.

Tratamentos

Uma pessoa com bulimia ou com anorexia tem uma doena grave, que deve ser tratada antes que o pior acontea. Os jornais brasileiros j publicaram vrios casos de meninas jovens que, infelizmente, acabaram morrendo por sofrer dessas doenas. Uma menina com bulimia ser tratada por um mdico, que far exames e receitar remdios para ela. Mas ela tambm ter que fazer terapia, com um psiquiatra ou um psicoterapeuta. O indicado que at a famlia do doente faa terapia, porque o apoio dos pais, irmos etc. muito importante para a cura. S assim, lentamente, o doente bulmico poder deixar a doena para trs. A pessoa que sofre de anorexia ir se tratar com psicoterapia e o acompanhamento de um mdico e at de um nutricionista. Embora algumas meninas se recuperem sozinhas depois de um caso nico de anorexia, a maioria poder ter problemas muito srios. O mais importante, sempre, a famlia estar sempre atenta e contatar um mdico de confiana em caso de suspeita de qualquer uma das doenas.

Fontes: Wikipedia ABC da Sade e Preveno

Potrebbero piacerti anche