Sei sulla pagina 1di 13

A Pegada Ecolgica: breve panorama do estado das artes do indicador de sustentabilidade no Brasil

Jaison Lus Cervi* Paulo Gonzaga Mibielli de Carvalho**

RESUMO: As profundas alteraes ambientais geradas pelos sempre crescentes nveis de consumo e degradao ambiental, reveladas no aumento da temperatura global e na progressiva escassez de gua para o consumo humano, necessitam de um constante monitoramento e de polticas pbicas capazes de reverter s tendncias atuais. Pesquisadores, em vrias partes do mundo, voltados ao diagnstico e a proposio de solues no sentido da sustentabilidade, tm desenvolvido metodologias para o acompanhamento do equilbrio ecolgico e preservao da qualidade de vida das populaes humanas. Neste artigo abordamos um indicador de sustentabilidade, a Pegada Ecolgica, apresentamos resumidamente seu mtodo, os resultados obtidos global e nacionalmente com a aplicao do mtodo. So analisados quatro trabalhos realizados por pesquisadores de instituies cientficas brasileiras, sendo o primeiro conceitual e os trs seguintes aplicaes prticas do mtodo. Procuramos traar um painel, que no prope-se exaustivo, mas que possa oferecer um panorama do estado das artes deste indicador de sustentabilidade no recorte nacional. A seleo dos estudos priorizou a distribuio por grandes regies, as variveis utilizadas e a cronologia da publicao, dentro destes critrios avaliou-se o rigor no emprego da metodologia do indicador, o dimensionamento do consumo e da produtividade ambiental dos espaos estudados e os resultados apresentados para cada trabalho. Palavras-chave: Pegada Ecolgica; sustentabilidade; estado das artes, capacidade de carga. Lanado em 1996, o livro Our ecological footprint, de autoria de William Rees e Mathis Wackernagel props a utilizao de uma ferramenta para medir o desenvolvimento sustentvel: o ecological footprint method, traduzida para o portugus como Pegada Ecolgica. Este mtodo consiste em um indicador de sustentabilidade que mede o impacto do homem sobre a Terra, um indicador da presso exercida sobre o ambiente, e permite calcular a rea de terreno produtivo necessria para sustentar o nosso estilo de vida.

Ps Graduado em Auditoria pelo CEAP/AP, Mestrando da Escola Nacional de Cincias Estatsticas (ENCE-IBGE) jlcervi@ibge.gov.br ** Doutor em economia pelo IE-UFRJ e Mestre pelo IE-UNICAMP, Professor do mestrado e da especializao da ENCE-IBGE e da graduao da UNESA, paulo.mibielli@ibge.gov.br 1

A Pegada Ecolgica est relacionada com o conceito de capacidade de carga, que segundo Chambers e outros, pode ser entendido como the ability of the earth to support life.(2000, p.46). Representa a quantidade de hectares necessrios para sustentar a vida de cada pessoa no mundo, isto , quantos hectares uma pessoa necessita para produzir o que consome por ano. O objetivo do artigo apresentar as caractersticas gerais do indicador de sustentabilidade Pegada Ecolgica, suas possibilidades e limitaes, fornecer um panorama do estado das artes do indicador no Brasil, escolhendo trabalhos cientficos publicados em livros, teses e dissertaes, realizando uma pequena crtica para cada trabalho selecionado, colaborando em alguma medida para a difuso e aperfeioamento da ferramenta. A metodologia utilizada para a seleo dos textos publicados foi em primeiro estgio a distribuio nacional por grandes regies, em segundo as variveis utilizadas no dimensionamento do consumo e em terceiro a cronologia da publicao. Dentre os muitos indicadores de sustentabilidade, a Pegada Ecolgica, tem tornado-se um dos mais utilizados e difundidos mundialmente. A Rede Global da Pegada Ecolgica, www.footprint.network.org, entidade criada para promover a economia sustentvel ao dar a conhecer a Pegada Ecolgica, como uma ferramenta que permite medir a sustentabilidade, juntamente com os seus parceiros, coordena a pesquisa, desenvolve normas metodolgicas e fornece bases de recursos aos tomadores de decises com o objetivo de ajudar a economia humana a funcionar dentro dos limites ecolgicos. Este indicador tem sido adotado por inmeras entidades e pesquisadores, tais como, o Relatrio Planeta Vivo 2006, da World Wildlife Fund e o Relatrio de 2007 do Fundo para a Populao das Naes Unidas. O mtodo ecological footprint fundamenta-se no conceito de capacidade de carga, reforando a idia de introduzir esta questo na sociedade. Para qualquer classe de componentes como populao, matria-prima, tecnologia utilizada, razovel estimar uma rea equivalente de terra e/ou gua. De acordo com a definio apresentada por Wackernagel e Rees, o ecological footprint a rea de ecossistema necessria para assegurar a sobrevivncia de uma determinada populao ou sistema. O mtodo representa a apropriao de uma determinada populao sobre a capacidade de carga total do sistema.

Para calcular a Pegada Ecolgica necessrio somar a contribuio de vrios componentes, ou seja, as parcelas de impactos ambientais, que se traduzem em diferentes reas. Somando as vrias parcelas das pegadas obtm-se um valor global que representa uma rea produtiva capaz de repor, pelo menos em teoria, o capital natural consumido pela humanidade. Esta rea pode ser comparada com o espao efetivamente existente no Planeta, isto , com sua biocapacidade, concluindo-se a respeito da sustentabilidade do sistema. Cabe apenas ressaltar que a biocapacidade da Terra a quantidade de rea terrestre e aqutica biologicamente produtiva no planeta. Uma demonstrao sinttica do conceito de Pegada Ecolgica fornecida por Wackernagel e Rees (1996, p. 65), onde estimado o consumo pessoal mdio anual a partir dos dados agregados do consumo regional ou nacional. Em seguida so estimadas as reas de terras apropriadas para a produo de cada item de consumo, dividindo-se a mdia anual pessoal de consumo de cada item calculado pela mdia anual de produtividade ou rendimento da rea em estudo, como segue:

aai = ci / pi,
onde, aai a estimativa da quantidade de rea de terra apropriada per capita (ha/per capita);

ci a estimativa da mdia anual de consumo per capita (kg/per capita); e pi a estimativa da produtividade ou rendimento mdio anual do item consumido (kg/ha).
Ento para calcular a Pegada Ecolgica Mdia Anual Per Capita so somadas todas as quantidades de reas de terras apropriadas para o consumo individual de bens ou servios na forma: n

ef = aai,
i=1

Finalmente, para obter a Pegada Ecolgica Total de uma populao estudada em um dado espao, local, regional, nacional ou global, multiplicamos a Pegada Ecolgica Per Capita pelo total da populao estudada:

EFT = N(ef)
3

As categorias de espao ecolgico utilizadas no clculo da Pegada Ecolgica podem ser divididas em: categorias de terrenos (terras de cultivo, pastagens, oceanos, florestas, terras de energia, rea para a proteo da biodiversidade e espao construdo), e categoria de consumo (alimentao, habitao, transporte, bens de consumo e servios). Cada categoria de consumo convertida numa rea de terreno, em princpio, de uma das categorias mencionadas, por meio de fatores de produtividade ou rendimento. Importante salientar que as diversas reas obtidas no representam os verdadeiros usos do solo, mas antes os usos tericos resultantes do clculo da pegada. Assim como, a terra pode ser utilizada para mais de uma atividade simultaneamente, por exemplo, as terras destinadas gerao de energia tambm podem ser utilizadas como reas para proteo da biodiversidade ou reas de florestas. so utilizadas as estimativas otimistas d produtividade, no existem dados sobre a totalidade do consumo e so gerados resduos que no so reabsorvidos pelo meio ambiente ou levam um tempo muito longo para serem absorvidos. No Brasil, a pegada ecolgica em 2003, segundo Relatrio Living Planet Report 2006, da Wold Wildlife Fund, representava 383 milhes de hectares globais, correspondendo a uma pegada ecolgica per capita de 2,1 hectares globais, sendo que a biocapacidade existente dentro das fronteiras do territrio brasileiro de 9,9 hectares globais per capita, havendo, desta forma, uma reserva ecolgica de 7,8 hectares globais per capita. Para efeito de comparao, para o mundo todo, a pegada ecolgica em 2003 representava, 14, 073 bilhes de hectares globais, correspondendo a uma pegada ecolgica per capita de 2,2 hectares globais, sendo que o limite superior da biocapacidade global de 1,8 hectares globais per capita, havendo portanto um dficit ecolgico de 0,4 hectares globais per capita. O grfico abaixo mostra a tendncia do aumento da Pegada Ecolgica no planeta:

Fonte: Living Planet Report 2006, da Wold Wildlife Fund, com adaptaes.

Ainda comparando, nos EUA, a pegada ecolgica em 2003 representava 2, 819 bilhes de hectares globais, correspondendo a uma pegada ecolgica per capita de 9,6 hectares globais, sendo que o limite de sua biocapacidade de 4,7 hectares globais per capita, havendo, portanto, um dficit ecolgico bem maior de 4,8 hectares globais per capita. Enquanto a Pegada Ecolgica da ndia, pas bem mais populoso, calculada em 0,8 ha/pessoa, mas sua biocapacidade de 0,4 ha global/pessoa tambm pequena, apresentando dficit de 0,4 ha/pessoa com balano ambiental. A tabela seguinte mostra um quadro comparativo da Pegada Ecolgica no mundo e em alguns pases selecionados, salientando que nos pases mais afluentes a dimenso das reas apropriadas maior e est relacionada com o nvel de consumo de cada um. Os trs pases que apresentam reserva ecolgica, Rssia, Canad e Brasil, devem-na mais a suas grandes rea de biocapacidade que a sua Pegada Ecolgica.

Fonte: Living Planet Report 2006, da Wold Wildlife Fund.

Para elaborar um panorama da produo nacional relacionada Pegada Ecolgica foi escolhido como primeiro trabalho uma anlise comparativa de indicadores ambientais, livro de autoria de Hans Michael Van Bellen, publicado em 2006, nele trs indicadores de sustentabilidade so analisados e atribui a Pegada Ecolgica a qualidade de ser o indicador mais abrangente, que apresenta o maior campo de aplicao. O trabalho seguinte abordado o Pegada Ecolgica: instrumento de anlise do metabolismo do scio-ecossitema urbano, o artigo publicado por Ana Maria Feitosa Leite e Manuel-Osrio de Lima Viana, calculou a Pegada Ecolgica per capita na Regio Metropolitana de Fortaleza, Regio Nordeste, para o no ano de 1996. O terceiro trabalho analisado foi o livro Pegada Ecolgica e Sustentabilidade Humana, de Genebaldo Freire Dias, calcula a Pegada Ecolgica na rea do Distrito Federal, Regio CentroOeste, para o ano de 2001. O ltimo trabalho analisado foi Turismo e Sustentabilidade no Municpio de Florianpolis: Uma aplicao do Mtodo da Pegada Ecolgica, dissertao de mestrado de Beatriz Bittencourt Andrade, publicada em 2006, calcula a Pegada Ecolgica decorrente do turismo na Capital do Estado de Santa Catarina, Regio Sul. O livro Indicadores de Sustentabilidade, uma anlise comparativa, o nico dos trabalhos relacionados que no elaborou nenhum clculo de Pegada Ecolgica, mas sua contribuio terica importante na medida que avalia vrios indicadores de sustentabilidade. O
6

trabalho comparou as caractersticas de trs metodologias de mensurao da sustentabilidade, foram analisados e comparados o ecological footprint method, o dashboard of sustainnability e o barometer of sustainability, escolhidos dentre rol de dezoito indicadores de desenvolvimento sustentvel mediante consulta a oitenta especialistas distribudos dentre organizaes governamentais (27), organizaes no governamentais (27), instituies educacionais ou de pesquisa (22) e instituies privadas (4). A Pegada Ecolgica recebeu 11 indicaes, 13,9% do total, a mais indicada das metodologias sugeridas na pesquisa. A Pegada Ecolgica em relao ao escopo privilegia a dimenso ecolgica em detrimento da social, econmica e institucional. Quanto a esfera, escala de abrangncia, a Pegada Ecolgica a mais abrangente, podendo ser utilizada desde uma dimenso individual at a global. Quanto a tipologia dos dados a Pegada ecolgica trata os dados de forma exclusivamente quantitativa e com alto grau de agregao. Quanto a participao, dada sua metodologia, o indicador estudado permite somente a participao de especialistas. Na avaliao da interface, o grau de complexidade da Pegada Ecolgica maior na comparao com os demais indicadores avaliados e a apresentao somente um ndice numrico geral e apresenta o menor grau de abertura. O potencial educativo alto na Pegada Ecolgica, mas apresenta pouca influncia junto aos tomadores de deciso. O resultado do estudo foi a constatao que a Pegada Ecolgica apesar de utilizar o menor nmero de enfoques apresenta o maior campo de aplicao. O artigo apresentado por Leite e Viana (2001), Pegada Ecolgica: instrumento de anlise do metabolismo do scio-ecossistema urbano calculou a pegada ecolgica da Regio Metropolitana de Fortaleza tomando como base o ano de 1996. O padro de consumo e sua contribuio para o clculo da Pegada Ecolgica foi dividido em trs categorias: consumo endossomtico de matria e energia, uso exossomtico e outros consumos, subdivididos em classes. A primeira categoria compreendeu o consumo de alimentos, separados em duas classes: alimentos de origem vegetal e alimentos de origem animal. A segunda categoria compreendeu classe do consumo dos produtos energticos florestais: lenha e carvo vegetal, madeira e papel; a classe do consumo de energia eltrica; a classe do consumo de combustveis fsseis: gs liquefeito de petrleo, transporte e consumo de gasolina. A terceira categoria identificou a contribuio de outros usos e consumos para o clculo da Pegada Ecolgica: classe
7

do consumo de gua, classe de reas construdas, classe unidades de conservao e a classe da gerao de resduos slidos. Os dados para determinao dos consumos acima relacionados foram obtidos de fontes secundrias. Para o consumo de alimentos os dados foram obtidos da Pesquisa de Oramentos Familiares: Consumo Alimentar Domiciliar per capita 1995 1996, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica - IBGE e do IPLANCE. Os dados referentes ao consumo exossomtico foram obtidos em fontes secundrias como o IPLANCE e o IBAMA. Os dados referentes ao consumo de gasolina foram obtidos junto a Agncia Nacional do Petrleo e DETRAN/CE e a gerao de resduos slidos foi obtida junto EMLURB Empresa Municipal de Limpeza e Urbanizao. O resultado da Pegada Ecolgica para a RMF foi de 2,94 ha per capita e os municpios componentes necessitam de uma rea 22,4 vezes superior a disponvel para a gerao dos recursos necessrios para a manuteno do consumo nos nveis atuais e para a assimilao dos resduos gerados. As restries do estudo, alm das apontadas pelos autores, tais como o no dimensionamento do consumo de cigarros, cosmticos e medicamentos, caminham no sentido de um subdimensionamento da Pegada Ecolgica, como o no dimensionamento de outros combustveis fssis, tais como, leo diesel e querosene para aviao, a no determinao da fonte geradora de energia eltrica, hidrulica ou termoeltrica. Outro ponto importante a ser levantado a diferena nos nveis de consumo entre o municpio sede da capital, Fortaleza, e os demais municpios da Regio Metropolitana, dado que foram usados os consumos mdios anuais per capita da POF para a RMF. Desta forma, a simples diviso pelo montante populacional mascara os distintos consumos entre as reas mais e menos afluentes. A pesquisa realizada por Genebaldo Freire Dias, transformada em livro em 2002, calcula a Pegada Ecolgica nas cidades de Taguatinga, Ceilndia e Samambaia, equivalentes a 2,3% do territrio do Distrito Federal, perfazendo uma rea total de 136.367.954 metros quadrados. O estudo vai alm da mera quantificao do ndice, abordando o metabolismo dos ecossistemas urbanos como indutores de alteraes ambientais, os marcos conceituais, seus problemas e abordagens e a ecologia humana e padres de interaes ecossistmicas. O autor baseou seu estudo nas interaes de duas dimenses: contribuies das alteraes de uso/cobertura do solo pela expanso do socioecosistema urbano s alteraes
8

ambientais globais; e contribuio do metabolismo socioecossistmico urbano s mudanas ambientais globais resultantes do crescimento populacional e dos padres de consumo adotados. O conceito e clculo de pegada ecolgica so definidos pelo autor como sendo a rea correspondente de terra produtiva e ecossistemas aquticos necessrios para produzir os recursos utilizados e para assimilar os resduos produzidos por uma dada populao, sob um determinado estilo de vida. Baseado neste conceito, as cidades se sustentam custa da apropriao dos recursos de reas muitas vezes superiores a sua rea urbana, produzindo dficit ecolgico. A metodologia adotada foi a de grupos funcionais estabelecendo a hierarquia de complexidade entre os determinantes das funes-chave, um conjunto de funes principais que possam definir o comportamento de subsistemas e integr-los ao sistema maior. Os modelos de simulao dependem totalmente de parametrizaes acuradas, o que nem sempre possvel quando o tema complexo. O critrio de seleo dos grupos funcionais foi estabelecido a partir de duas funes-chave: o grau de interao; e a distribuio espacial. Os grupos funcionais selecionados para o estudo, seguindo a metodologia da Pegada Ecolgica, foram o crescimento da populao, as alteraes de uso/ cobertura do solo, o consumo (combustveis fsseis, alimentos, produtos madeireiros e outros ligados ao aumento da presso sobre os recursos naturais). A medida das alteraes de uso/cobertura do solo pela expanso do socioecosistema urbano foi realizada a partir de imagens de satlites com a elaborao de mapas de uso do solo. As etapas do processo compreenderam o processamento digital da imagem e a vetorizao, a edio, a atributao e a manipulao dos dados. A classificao foi supervisionada atravs do mtodo estatstico da maxiverossimilhana, estabelecendo os seguintes tipos de uso do solo: rea urbana, rea degradada (solo descoberto), mata de galeria, campo agropastoril (reas de campo limpo, campo sujo, pastagens e agricultura), cerrado (stritu senso). Finalmente, foram quantificadas as reas em hectares e em quilmetros quadrados por classe de uso. A estimativa da Pegada Ecolgica foi um processo multifases, compreendendo as seguintes fases: estima-se o consumo mdio individual de determinados itens de consumo, utilizando dados agregados locais, regionais ou nacionais, dividindo-os pelo tamanho da populao estudada; estima-se a rea apropriada para a produo de um bem ou servio e para
9

absoro dos resduos liberados; obtendo-se a pegada ecolgica pessoal, ou seja, que rea uma pessoa requer anualmente para produzir um determinado item de consumo e para absoro dos resduos gerados pelo consumo. Finalmente, somam-se todos os itens, obtendo-se a pegada ecolgica. O valor da pegada ecolgica da regio em estudo, 2,24 ha/pessoa foi menor que a do Brasil (3,1 ha/pessoa), para o ano de 1998, mas deve ser interpretada a luz do dficit ecolgico. A pegada de 2,24 ha/pessoa significa que a populao requer 1.654.414,7 ha (2,24 x populao) de rea para suprir suas demandas e absorver seus detritos. Ocorre que a regio em estudo tem 13.637 ha, restando um dficit de 1.640.777,7 ha, que se constitui a rea que a populao se apropria fora de suas fronteiras, para atender as suas demandas. A principal crtica ao estudo ausncia da demonstrao da composio do item alimentos no somatrio da Pegada Ecolgica Total. Sem a demonstrao do outros no h como verificar o peso de cada tipo de alimento, tampouco de saber como o peso do total de alimentos outros foi igual ao da carne bovina, equivalendo ambos a 0,510 ha/pessoa. Outra questo relaciona-se com o levantamento e classificao das diferentes coberturas vegetais da regio estudada, tendo sido feita a quantificao seu resultado no foi incorporado ao clculo da Pegada Ecolgica. Trabalho de relevante interesse para a adoo de polticas pblicas destinadas a minimizar os impactos do turismo no meio ambiente a dissertao Turismo e Sustentabilidade no Municpio de Florianpolis: uma aplicao do mtodo da Pegada Ecolgica (Andrade 2006) revela a possibilidade da utilizao deste indicador de sustentabilidade ao estudo de uma determinada atividade especfica dentro de determinado recorte espacial, seja ele, municipal, regional, nacional ou mundial. Embora existam metodologias internacionais para a avaliao dos impactos causados pelo turismo, estas metodologias esto voltadas para s atividades realizadas em reas naturais delimitadas como unidades de conservao natural. O ineditismo do presente estudo reside no estudo dos impactos causados pela atividade turstica em rea urbana, propondo o dimensionamento do acrscimo do impacto em um ambiente com forte presso antrpica. A questo norteadora colocada pela dissertao foi estabelecer a relao entre o desenvolvimento da atividade turstica e o grau de sustentabilidade ecolgica do ecossistema
10

urbano do Municpio de Florianpolis utilizando o indicador de sustentabilidade Pegada Ecolgica. No desenvolvimento do trabalho a autora buscou dimensionar o aumento da presso sobre o meio ambiente decorrente das atividades sazonais do turismo estabelecendo qual o percentual da participao da atividade turstica na alta temporada turstica de 2004. Foram formuladas duas equaes para responder a questo. A primeira, determinava a relao entre a Pegada Ecolgica mdia do sistema turstico na alta temporada turstica em 2004 e a Pegada Ecolgica mdia da populao total de Florianpolis na alta temporada turstica em 2004 e a segunda determinava a relao entre a Pegada Ecolgica do sistema turstico na alta temporada turstica em 2004 e a Pegada Ecolgica da populao total de Florianpolis em 2004. O percentual resultante da primeira relao estabeleceu a participao do turismo na demanda de recursos naturais em relao ao consumo de todas as atividades realizadas na Capital Catarinense, no perodo de alta temporada, permitindo identificar quais so os itens de maior consumo pelo turismo no perodo. O resultado percentual da segunda relao representa os itens de maior demanda do sistema turstico em relao ao consumo anual da populao. Os resultados apresentados no estudo mostraram que o percentual de participao do turismo na alta temporada corresponde a 13,25% da Pegada Ecolgica Total do perodo, ou seja, 6.135,85 ha, para uma Pegada Ecolgica Mdia do total da populao na alta temporada de 46.514,81 ha. Em relao a Pegada Ecolgica Total Anual este percentual representa 1,24%. O clculo total da Pegada Ecolgica anual per capita, embora no demonstrado, foi de 1,25 ha/habitante/ano, este nmero poderia ter sido obtido dividindo-se a Pegada Ecolgica Total Anual, 496.552,60 ha/ano, pela populao total residente de 386.913 habitantes. As crticas do estudo situam-se principalmente na subestimao do clculo da Pegada Ecolgica resultante da escolha de somente quatro variveis: consumo de energia eltrica, consumo de gua, consumo de gasolina automotiva e gerao de resduos slidos. No caso, a no incorporao do consumo de alimentos pode ter sido o motivo da subrepresentao da Pegada Ecolgica. As variveis foram obtidas em fontes primrias e secundrias, por meio de levantamentos em diversas instituies pblicas, privadas e no governamentais, todas devidamente identificadas, atravs de dados bibliogrficos, documentais e entrevistas semiestruturadas.

11

Na anlise das variveis selecionadas faltam, ainda, os itens relativos ao consumo de alimentos e madeira, dentre outros. Tambm no foram abordadas outras formas de consumo de combustveis fsseis, como o leo diesel, muito utilizado no transporte de mercadorias oferecidas na atividade turstica, assim como no transporte coletivo terrestre e martimo e o querosene utilizado no transporte areo. Outra questo importante foi a delimitao dos impactos da atividade turstica ao perodo de alta temporada dos meses de janeiro e fevereiro, no levando em conta os demais meses do ano onde possivelmente deve haver algum contributo atividade turstica no clculo da Pegada Ecolgica Total. Das trs trabalhos empricos analisados, o trabalho de Freire Dias caracteriza-se pelo ineditismo na aplicao da metodologia, pelo forte suporte terico-conceitual apresentado, pela produo primria dos dados, padecendo nos esclarecimentos de alguns resultados obtidos. O artigo de Feitosa Leite e Lima Viana utiliza com exclusividade os dados de consumo do POF, segue com coerncia a metodologia, mas despreza os territrios de biocapacidade disponveis na rea pesquisada. O estudo de Bittencourt Andrade apresenta grande rigor metodolgico na aplicao da Pegada Ecolgica, sendo o nico que trata de uma atividade especfica, mas no contabiliza importantes dimenses do consumo. Como pode ser observado o clculo da Pegada Ecolgica nas trs regies analisadas esteve sempre acima da capacidade de carga do ecossistema envolvido. O motivo destes resultados negativos reside no fato de que todos os ambientes analisados so ambientes urbanos, ou seja, com forte presso antrpica. Abaixo apresentamos o comparativo das Pegadas Ecolgicas obtidas nos estudos analisados, lembrando que a Pegada Ecolgica de Florianpolis no somente aborda quatro itens de consumo: Fortaleza: 94 ha per capita/ano; Taguatinga, Ceilndia e Samambaia: 2,24 ha per capita/ano; e Florianpolis: 1,25 ha per capita/ano. Seria desejvel e importante para o dimensionamento da Pegada Ecolgica que a Pesquisa de Oramentos Familiares POF, realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica, apresentasse o nvel de desagregao do oramento familiar na escala municipal. Atualmente, o nvel mximo de desagregao o dos municpios das capitais dos Estados, como a categoria do consumo de alimentos uma das mais complexas para quantificao na
12

composio da Pegada Ecolgica, estender aos municpios a pesquisa facilitaria o clculo da Pegada Ecolgica Municipal, resultando em importante ferramenta local para a tomada de decises pelos gestores pblicos, notadamente em projetos para regies com caractersticas ambientais restritivas, como o caso da regio do semi-rido brasileiro assolado por problemas da escassez de gua.

Bibliografia

Andrade, B. (2006) Turismo e Sustentabilidade no municpio de Florianpolis: uma aplicao do mtodo de pegada ecolgica Dissertao do mestrado de administrao da UFSC Bellen, H. M. (2005) Indicadores de Sustentabilidade uma anlise comparativa FGV editora Chambers, N., Simmons, C., Wackernagel, M. (2007) Sharing Natures Interest Earthcan Dias, G. (2006) Pegada Ecolgica e a Sustentabilidade Humana editora Gaia Leite, A M. e Viana, M. (2001) Pegada Ecolgica: instrumento de anlise do metabulismo do scio-ecossistema mimeo. Silva, A (2005) Pegada Ecolgica: um indicador econmico-Ambiental para avaliao da sustentabilidade Monografia de concluso do curso Cincias Econmicas da Faculdade de Administrao, Contabilidade e Economia da PUC-RS UNFPA (2007) A Situao da Populao Mundial 2007 - Desencadeando o Potencial do Crescimento Urbano Fundo de Populao das Naes Unidas Wackernagel, M. e Rees, W. (1996) Our Ecological Footprint reducing human impact on the earth New Society Publishers WWW.footprint.network.org WWF (2006) Living Planet Report 2006 World Wildlife Fund

13

Potrebbero piacerti anche