Sei sulla pagina 1di 15

Construo de Grficos

A apresentao grfica um complemento importante da apresentao tabular. A principal vantagem de um grfico sobre a tabela prende-se ao fato de que ele permite conseguir uma visualizao imediata dos valores observados. Propiciam os grficos uma idia preliminar mais satisfatria da concentrao e disperso dos valores, uma vez que atravs deles os dados estatsticos se apresentam em termos de grandezas visualmente interpretveis. Por outro lado, os fatos essenciais e as relaes que poderiam ser difceis de reconhecer em massas de dados estatsticos podem ser observados mais claramente atravs dos grficos.

Classificao dos Grficos Segundo a Forma


H trs tipos de grficos, classificados quanto ao critrio da forma: a) Diagramas Os diagramas so grficos geomtricos dispostos em duas dimenses. Os diagramas so os grficos mais usados na representao de sries estatsticas e se apresentam atravs de uma grande variedade de tipos. b) Cartogramas Os cartogramas so ilustraes relativas a cartas geogrficas, largamente difundidas em Geografia, Histria e Demografia. c) Estereogramas Os estereogramas representam volumes e so apresentados em trs dimenses. Muitas vezes so confeccionados em cartolinas ou madeira quando no d esenhados em perspectiva.

Classificao dos Grficos Segundo o Objetivo (Uso)


possvel distinguir, de certo modo arbitrariamente, dois objetivos que justificariam o emprego de grficos. Os grficos so usados para apresentar visualmente dados numricos, proporcionando maior facilidade e rapidez de compreenso dos mesmos, ou, ento, para apresentar concluses ou resultados de uma anlise. H portanto, dois tipos de grficos, conforme o objetivo ou uso a que se destinam: grficos de informaes e grficos de anlise.

Grficos de Informao
So grficos destinados principalmente ao pblico em geral, objetivando proporcionar uma visualizao rpida e clara da intensidade das modalidades e dos valores relativos ao fenmeno observado. So grficos tipicamente expositivos, devendo, por conseguinte, ser o mais o completo possvel, dispensando comentrios explicativos adicionais. Nos grficos de informao no se deve prescindir dos ttulos. J as legendas podem ser omitidas, desde que as informaes desejadas estejam presentes, possibilitando a completa interpretao do grfico. A figura seguinte mostra como podem os dados estatsticos ser apresentados atravs de um grfico de informao, de forma a facilitar sua avaliao. Os dados sobre as vendas acumuladas mensais de um produto so apresentados juntamente com um padro (vendas previstas), de modo que as vendas realizadas possam ser facilmente comparadas com aquele padro. Atravs deste grfico tem-se rapidamente a noo 1

comparativa sobre as vendas realizadas e as vendas planejadas, bem como a noo das flutuaes mensais.
Vendas do Produto A
80.000 70.000 60.000 50.000 40.000 30.000 20.000 10.000 0
J F M A M J J A S O N D Vendas (acumulada) Vendas Mensais Previso de Vendas

O grfico tpico dentre aqueles destinados a auxiliar a administrao a avaliar e controlar operaes. Grficos dessa modalidade permitem que se comparem as variveis, cujo comportamento interessa estudar, com certos padres, que se faam predies ou se chegue a outros objetivos quantitativamente definidos, para determinar se as operaes efetivas esto atingindo as metas propostas. Mediante uma reviso peridica, a gerncia obtm um quadro explicativo rpido das operaes.

Figura 1 Vendas Mensais do Produto A

Grficos de Anlise
Os grficos de anlise prestam-se melhor ao trabalho estatstico, fornecendo elementos teis fase de anlise dos dados, sem deixar se ser tambm informativos. Quando se usam grficos para apresentar os resultados de uma anlise, esses freqentemente vm acompanhados de uma tabela. Inclui-se, muitas vezes, um texto dissertativo, chamando a ateno do leitor para os pontos principais revelados pelo grfico ou pela tabela. Muitos relatrios administrativos, econmicos ou de qualquer outra natureza combinam as trs formas de apresentao de dados. Isto porque, na prtica, poucas pessoas tm habilidade com nmeros, e as que tm dificuldades consultaro, via de regra, apenas o grfico. Por outro lado, a maior parte das pessoas nunca examinar as tabelas estatsticas, preferindo analisar os grficos e eventualmente procurar no texto a informao adicional necessria.

Uso Indevido dos Grficos


Muitas vezes, o uso indevido dos grficos pode trazer uma idia falsa dos dados que esto sendo analisados, chegando mesmo a confundir o leitor. Vejamos, atravs de um exemplo, como esse fato pode ocorrer. Os trs grficos apresentados a seguir representam o mesmo fenmeno atravs do mesmo grupo de dados. A primeira impresso a de que os trs grficos representam dados nitidamente diferentes. No grfico (a), as flutuaes das vendas parecem ser moderadas, j no grfico (c), tem-se a impresso de que a flutuao das vendas no manifesta praticamente tendncia alguma, exceto leve flutuao. Trata-se, na realidade, de um problema de construo de escalas. Enquanto o grfico (a) se apresenta com uma escala mais ou menos convencional, os demais revelam propores consideravelmente diferentes para as escalas em que foram divididos os dois eixos. 2

Examinando superficialmente os trs grficos e no prestando muita ateno s escalas e a outros detalhes tcnicos, o leitor certamente receber impresses diferentes sobre a flutuao das vendas.
Vendas do Artigo Y 4 Milhes de Reais 3 2 1 0 J F M A M J J A S O 1995
Milhes de Reais 3,4 3,2 3,0 2,8 2,6 2,4 2,2 2,0 1,8 1,6 J F M A M J 1995 J A S O Vendas do Artigo Y

(a)

(b)

Vendas do Artigo Y
Milhes de Reais 4 3 2 1 0 J F M A M 1995 J J A S O

(c) Figura 2 Vendas do Artigo Y

Grficos em Barras (Horizontais)


Os grficos em barras tm por finalidade comparar grandezas, por meio de retngulos de igual largura e alturas proporcionais s respectivas grandezas. Cada barra (ou coluna) representa a intensidade de uma modalidade do atributo. A figura 3, representa as vendas efetuadas pela empresa Mogiori Ltda, fabricante de telhas cermicas, conforme os diferentes tipos de modelos, expressando-se as quantidades comercializadas de cada tipo como porcentagem da quantidade das vendas totais. As magnitudes das barras so representadas pelos respectivos comprimentos e seu traado feito tendo-se como referncia uma escala horizontal. Em geral, as divises da escala se prolongam em traos verticais por todo o grfico, facilitando assim a leitura do comprimento de cada barra. A identificao da barra inscrita esquerda do grfico. H quatro orientaes gerais a serem observados na construo de um grfico em barras horizontais:

Passos para a construo do grfico de barras no excel.

Assistente de construo do Grfico

Percentagem de Vendas de Telhas por Modelo - Jan 2003


Americana

Colonial

Francesa

Germnica

Paulista

Portuguesa

Plan

10

15

20

25

30

35

40

45

Figura 3 Fases da construo de um grfico de barras

Observe que, as barras s diferem em comprimento, e no em largura, a qual arbitrria, so separadas umas das outras pelo mesmo espao, o qual deve ser suficiente para que as inscries. Como regra prtica toma-se o espao entre as barras como aproximadamente metade de dois teros de sua largura. As barras so desenhadas observando sua ordem de grandeza, para facilitar a leitura e anlise comparativa dos valores. Normalmente, a ordem decrescente, a barra superior representando o maior. O assistente do Excel o ajudara na composio do grfico, no entanto a soluo apresentada pelo programa poder no satisfazer totalmente a sua expectativa, neste caso, a figura dever ser editada. O programa apresenta diversas opes de apresentao como mudana de escalas, cores das barras, largura das barras, etc.
Grfico de Barras Compostas

Dentre as opes de grfico de barras disponveis no excel encontramos as barras compostas, barras agrupadas e barras compostas percentuais. Empregadas quando houver comparaes de distintas sries, por exemplo, o volume de vendas de Janeiro comparado com o de Fevereiro.
Figura 4 Opes de Grfico de Barras

Grficos em Colunas
Os grficos em colunas ou grficos em barras verticais prestam-se mesma finalidade que os grficos em barras horizontais, sendo, entretanto, preferveis a esses ltimos quando as legendas a se inscreverem sob os retngulos forem breves. Caso contrrio, o emprego de grficos em barras mais adequado. Ento, a nica diferena entre os grficos em barras h orizontais e os em colunas reside na direo dos retngulos, agora verticais. Todas as demais observaes apresentadas anteriormente so extensveis a esse ltimo caso. No exemplo apresentado na figura 4 observamos o percentual de indivduos classificados na classe de renda - Critrio Brasil - De uma pesquisa de Marketing.

Percentual de Indivduos por Classe Critrio Brasil


30 25 20 15 10 5 0 24,83 20,47 16,44 10,74 5,03 14,09 8,39

A1

A2

B1

B2

Figura 5 Fases de Construo do Grfico de Colunas

Podemos colocar no topo ou no interior de cada coluna o valor correspondente sua altura. No excel corresponde opo apresentar rtulo. Os grficos em colunas podem aparecer de diversas maneiras, dentre as quais destacamos trs: grficos em colunas superpostas, grficos de porcentagens complementares e grficos em colunas remontadas, conforme a figura 6.

Grfico em Colunas Superpostas

Grficos em Colunas de Percentagens Complementares

Figura 6 Opes de Grficos de Colunas

Grficos em Colunas Superpostas


O grfico em colunas superpostas corresponde ao grfico de barras compostas. Tanto um quanto o outro serve para representar comparativamente dois ou mais atributos.
Produo de Televisores Super Station - Dez 02 e Jan 03
20000 15000 Super Station 14' 10000 5000 0 Dezembro Janeiro Super Station 20' Super Station 29'

Figura 7 Grfico de Colunas Superpostas

Produo de Televisores Super Station Dez 02 e Jan 03 Proporo por tipo


100% 80% 60% 40% 20% 0% Dezembro Janeiro Super Station 14' Super Station 20' Super Station 29'

Figura 8 Grfico de Porcentagens Complementares

Comparao Classes de Renda - Goinia/Brasil 30 25 20 15 10 5 0


A1 A2 B1 B2 C D E

Goinia Brasil

Figura 9 Grfico de Colunas Sobrepostas

Pictogramas
Os pictogramas so construdos a partir de figuras ou conjunto de figuras representativas da intensidade ou da modalidade do fenmeno. So grficos muito freqentes em jornais e revistas, tendo como principal vantagem o fato de despertar a ateno do pblico leigo. Na figura 10 cada desenho representa 1000 caminhes. Existem algumas regras bsicas que regem a construo de pictogramas: a) Os smbolos devem ser auto-explicativos. b) As diferentes quantidades devem expressar-se mediante maior ou menor nmero de smbolos, e no mediante um aumento a diminuio do tamanho do smbolo bsico. c) Os grficos devem proporcionar uma viso geral do fenmeno, e no detalhes minuciosos. d) Os pictogramas, estabelecem comparaes gerais, devendo ser evitados, conseqentemente, para interpretar afirmaes ou dados isolados.

Figura 10 - Pictograma

Grficos em Linhas ou Grficos Lineares


Os grficos lineares so freqentemente usados para a representao de sries temporais ou histricas. Isto porque quando a srie cobre um grande nmero de perodos de tempo, a representao dos valores de Colunas pode conduzir a uma excessiva concentrao de dados. Como os movimentos so indicados pelas alturas das colunas, estas podem ser substitudas por uma linha que siga os movimentos de suas partes superiores. As linhas so particularmente mais eficientes do que as colunas, quando existem intensas flutuaes nas sries ou quando h necessidade representarem vrias sries em um mesmo grfico. Para construir em linhas, basta marcar os pontos correspondentes aos valores observados em cada perodo e uni-los por meio de um trao contnuo. Os grficos em linhas podem aparecer como um conjunto de segmentos de retas contguos ou apresentarem-se "polidos". O ltimo caso ocorre quando o desenhista procura suavizar os ngulos que iro aparecer o encontro de dois segmentos. figura 11 observamos a evoluo das vendas de frascos de soros produzidos pela Mafarme, no perodo de 1992 a 2000. Freqentemente, Vendas de Frascos de Soro (500 ml) em virtude da magnitude Mafarme 1991 a 2000 Frasco (mil dos valores a serem unidades) representados, pode 800 ocorrer um espao intil 700 600 entre a linha do grfico e 500 um dos eixos. Sendo 400 300 assim, costuma-se 200 desenhar, junto origem 100 do eixo desejado, uma 0 linha em zigue-zague, ou 1991 1992 1993 1994 1995 1996 1997 1998 1999 2000 simplesmente Anos interromper as escala no incio do mesmo. Figura 11 Grfico de Linha O uso de uma escala interrompida, entretanto, deve ser feito com cautela, uma vez que ela distorce parcialmente a perspectiva do grfico. Opes de Grficos de Linha

Figura 12 Opes de Grficos de Linha

Grficos em setores ou Pizza


Os grficos em setores ou pizza (Excel) so usados para representar valores absolutos ou porcentagens complementares. Desta forma, a representao de porcentagens complementares pode ser feita atravs de diferentes tipos de grficos: a) Grficos em Setores b) Grficos em Barras Compostas c) Grficos em Colunas (porcentagens complementares) d) Grficos em Faixas Complementares (no ser visto nesta) Em sua construo consideramos que o nmero total de graus de uma circunferncia (360). Tomando o valor total da escala da tabela igual a 360 as demais faixas so calculadas por uma regra de trs simples. Tomemos as observaes da tabela abaixo:
Produo Agrcola do Estado GO - Alguns Produtos 2002

Produtos Soja........................... Milho....................... Algodo......................... Arroz......................... Total............ Fonte: X (dados fictcios)

Quantidade ( t ) 400 000 200 000 100 000 20 000 720 000

O clculo dos ngulos correspondentes s quantidades produzidas. A partir da informao relativa produo total, 720 000 toneladas, a qual dever representar 360. Clculo do Setor Correspondente a produo de Soja, ficaria assim: 720 000-------------------360 400 000---------------------X Assim aplicando uma regra de trs simples para todas as categorias de produtos produzidos pelo Estado A obteramos a seguinte tabela: Produtos Soja........................... Milho....................... Algodo......................... Arroz......................... Total............ Quantidade ( t ) 400 000 200 000 100 000 20 000 720 000 ngulos (Graus) 200 100 50 10 % 55,5 27,8 13,9 2,8 100,0

No Excel o procedimento tanto dos clculos dos ngulos dos setores quanto dos percentuais automtica observe que no devemos incluir o total ao selecionarmos os dados a serem representados. A legenda poderia ser dispensada inscrevendo-se no interior de cada setor a porcentagem ou a quantidade correspondente de cada um.

Participao de Alguns Produtos Agrcolas em Gois

Soja Milho Algodo Arroz

Participao de Alguns Produtos Agrcolas em Gois


3% 14%

Arroz

Algodo

Milho
28%

Soja

55%

Figura 13 Grfico de Setores para produo agrcola em Gois

conveniente que o nmero de categorias no ultrapasse a sete, pois assim, o grfico ficaria muito sobrecarregado.

Grficos em Coordenadas Polares (Radar)


Os grficos em coordenadas polares so construdos sobre uma circunferncia, dividida em determinado nmero de partes iguais, dependendo do nmero de valores a serem representados. Este grfico utilizado quando a varivel independente apresenta-se em ciclos completos tais como dias, semanas ou os meses. Supondo-se que se deva representar a srie estatstica da tabela abaixo, deve-se observar que o tempo pode ser considerado em ciclos completos, e portanto, sua representao poder ser feita com auxlio do sistema polar, ou poder ser representada por grfico polar. Vendas Dupr - 1996 Meses Valores (mil R$) Janeiro 11 Fevereiro 15 Maro 12 Abril 17 Maio 14 Junho 16 Agosto 19 Setembro 14 Outubro 12 Novembro 15 Dezembro 17 Fonte: Y (dados fictcios) 10

O primeiro passo para construo do grfico a determinao do nmero que ir compor o ciclo completo, ou seja, neste caso 12, pois so 12 os meses do ano. Desta forma determinamos qual ser o ngulo de cada setor, correspondente a cada ms do ano dividindo 360 graus por 12 (neste caso), assim obtemos 30 graus, para cada setor. Determinao dos raios vetores da circunferncia: estabelecemos um raio para esta circunferncia, de preferncia que seja mltipla da variao total dos valores a serem marcados. Desta forma teremos uma unidade padro que representa cada variao. No exemplo acima, tomamos como valor inferior 10 e como valor superior 20, portanto 10 ser a variao total. Se tomarmos como 50mm o raio desta circunferncia ento a cada 5mm teremos uma unidade de variao em reais. Para cada ms marcamos seu correspondente valor. Unimos os pontos atravs de um polgono, obtendo assim o Grfico da figura 14. Os grficos polares podem ser usados para Vendas Dupra 2002 registro de variao de J temperatura e precipitao 20 D F pluviomtrica ms a ms, importaes e exportaes de 15 N M um pas ms a ms, etc. 10 Podemos representar at O A cinco sries no mesmo grfico se o objetivo fosse o S M de comprovar certas A J sazonalidades nas vendas por exemplo. Figura 14 Grfico Polar Ciclo de Vendas Dupra

Cartogramas
Cartogramas so grficos muito empregados em departamentos de vendas pois permitem uma visualizao do movimento das vendas por regies geogrficas a idia representar a varivel estudada em uma escala (cores, pontos proporcionais, nveis de sombreamento, etc.) como diferenciadores da varivel. Observe a construo de um cartograma que representa as vendas da Cantagalo S.A. em trs regies onde est instalada. No Excel empregamos o recurso Map para a construo do cartograma da figura 15 .
Figura 15 Cartograma das Vendas

11

Estereogramas
Usam-se os estereogramas para a representao grfica de tabelas de dupla entrada, tais tipos de grficos so pouco usados, dada a pequena preciso que oferecem e a dificuldade de o leitor apreciar com fidelidade as variaes do fenmeno, j que os valores so proporcionais a um volume. As variaes lineares so mais fceis de interpretao ao olho humano. A ttulo ilustrativo, apresentamos um estereograma ao lado.
Figura 15 Simulao de Estereograma

Grficos Triangulares
Usam-se os grficos triangulares quando se pretende representar trs atributos simultaneamente. Os atributos devero estar inter-relacionados, e suas intensidades poder ser apresentadas em termos percentuais, que o caso mais comum. Parte-se de um tringulo eqiltero de altura igual a 100%.
Figura 16 Simulao de Estereograma Figura 16 Simulao de Estereograma

Ao tomar um ponto qualquer no interior do tringulo, deve-se ler os valores correspondentes s intensidades dos atributos, em trs escalas. Essas so construdas sobre as medianas dos tringulos, devendo ser lidas nos sentido do vrtice. Desta forma, em cada vrtice do tringulo, tem-se 100% de um dos atributos e zero por cento dos outros dois. Para estudar, por exemplo, o custo de produo de um artigo como a soma dos seguintes custos parciais: matria-prima, mo de obra e diversos, o grfico triangular muito til. Ao tomar o ponto A no interior do tringulo, por exemplo, necessrio que sua leitura seja feita nas trs escalas que fornecero a participao percentual nos custos de produo, da matria-prima, da mo-de-obra e de diversos. A partir do ponto em questo, traam-se paralelas aos eixos das escalas at o lado oposto aos vrtices (linhas contnuas). Para determinar a participao percentual de cada atributo, bastar efetuar a leitura do comprimento dessas paralelas, na escala correspondente. Este grfico, muito

12

utilizado em administrao de empresas no pode ser construdo no Excel. Empregamos outros recursos para a apresentao da figura 16. Estes so os principais tipos de grficos utilizados correntemente em Empresas, Governo, e outras instituies. Neste trabalho no contemplamos o estudo dos chamados grficos analticos, que sero estudados em outros captulos.

Bibliografia Recomendada:
Kudela, Miroslav. Apresentao Grfica de Dados na Administrao de Empresas. Intercincia, Rio de Janeiro, 1981. Fonseca, J.S. Curso de Estatstica Editora Atlas, 1993 Moreira, J. dos S. Elementos de Estatstica Editora Atlas, 1973 -9 ed. Neufeld, John L. Estatstica Aplicada a Administrao Usando Excel. Prentice Hall, So Paulo 2003. Levine, David M., Berenson, Mark L. & Stephan, David. Estatstica: Teria e Aplicaes Usando Microsoft Excel em Portugus.ETC, Rio de Janeiro 2000. Exerccios: 1. Dada a tabela abaixo construa um grfico conveniente discriminando as diversas religies. Religio Praticada pela Populao do Kenya - 1995 Religio Populao Catlicos Romanos....................... 7.560,000 Protestantes................................... 5.520,000 Crenas Locais.............................. 5.410,000 Cristianismo Africano................... 5.040,000 Anglicanos.................................... 2.060,000 Muulmanos.................................. 1.720,000 Outras religies............................. 1.320,000 Total................................ 28.630,000 Fonte: Enciclopdia Britnica - 1996 2. Utilizando-se dos dados abaixo construa dois grficos em setores discriminando os continentes em relao sua populao e outro em relao a sua rea. possvel passar as duas informaes utilizando apenas um grfico? Caso afirmativo, mostre como? Populao e rea dos Continentes -1995 Continentes Populao frica.............. 699.164,000 Amrica........... 764.837,000 sia................. 3.449.731,000 Europa............. 728.102,00 Oceania........... 28.493,000 Total 5.670.327,000 Fonte: Enciclopdia Britnica -1996

rea (Km) 30.365,720 42.246,630 31.922,550 22.968,610 8.505,080 136.008,690

13

3. Pesquise em jornais, revistas, ou na prpria empresa, informaes que permitem a construo de um grfico em linha. 4. Construa um grfico apropriado para cada srie estatstica apresentada abaixo. a) Assaltos em Alto Mar- 1998 Regio n de assaltos Mar da China 73 Oeste da frica 19 Brasil 16 ndia 14 Mar Negro e 4 Mediterrneo Malsia e Singapura 3 Fonte: Internacional Maritime Organization b) Pases Subdesenvolvidos com dvida externa superior a 50 bilhes de dlares - 1991 Pas Dvida (bilhes US$) Brasil 116,5 Mxico 101,7 Indonsia 73,6 ndia 71,5 Argentina 63,7 China 60,8 Polnia 52,5 Turquia 50,2 Fonte: Banco Mundial, Relatrio sobre o desenvolvimento mundial 1993 e L'etat du monde - 1994 d) Temperatura mdia de Goinia - 1997 Ms Temper. Ms Temper. (%) (%) Jan. 22,6 Jul. 22,5 Fev. 23,9 Ago. 23,3 Mar. 24,6 Set. 23,1 Abril 24,8 Out. 22,9 Maio 21,7 Nove. 21,4 Jun. 19,4 Dez. 22,0 Fonte: Instituto Meteorolgico de Goinia e) Exportaes e Importaes brasileiras com os Pases do Mercosul -1989-1992 - em milhes de dlares Ano Exportao Importao 1989 1379,7 2193,7 1990 1312,7 2323,6 1991 2303,4 2539,1 1992 3292,0 1806,0 Fonte: Dacex, Adebim f) ndice de Inflao em alguns pases desenvolvidos (. 1.) Perodo EUA Japo GrFrana Bretanha 1985 3,5 2,0 6,0 5,7 1986 1,9 0,6 3,4 2,5 1987 2,7 0,1 4,2 3,3 1988 4,0 0,7 4,9 2,7 1989 4,8 2,3 7,8 3,5 1990 5,4 3,1 9,5 3,4 Fonte: Banco Central ( 1 ) Variao dos Preos ao Consumidor

c) Previso da Inflao e PIB segundo o Ipea Ano Inflao (%) PIB (%) 1997 7 4 1998 6 4 1999 5 4 2000 4 5 2001 4 6 2002 4 6 2003 4 6,5 2004 4 7 2005 4 7 2006 4 7 Fonte: Ipea

14

g) Produo de Ovos de Pscoa - Brasil 1991 - 98 Perodo Volume (mil Faturamento t) ( milhes US$ ) 1991 8,5 170 1992 8,0 152 1993 7,5 135 1994 8,0 128 1995 11,0 176 1996 13,0 208 1997 14,0 224 (. 1.) 15,0 255 1998 Fonte: Sindicato das Indstrias de Cacau, Chocolates, Balas e Derivados do Estado de So Paulo ( 1 ) Estimativa

h) Custo mensal com Seguro de Vida, por faixa etria e cobertura - 1997 Cobertura Faixa 10 mil 20 mil 80 mil Etria (em reais) 14 a 35 15,00 10,14 30,41 36 a 40 15,00 12,69 38,08 41 a 45 15,00 19,12 57,37 46 a 50 17,30 30,92 92,75 51 a 55 22,25 51,98 155,95 56 a 60 35,30 74,64 233,92 Fonte: UAP Seguros. Nota: As coberturas valem para a morte natural e invalidez. Em caso de morte por acidente, os valores das coberturas dobram, mas as mensalidades so as mesmas.

15

Potrebbero piacerti anche