Sei sulla pagina 1di 10

CENTRO UNIVERSITRIO UNA /UNATEC CURSO TECNOLGO EM GESTO AMBIENTAL 2.

PERODO NOITE

Teoria da Administrao Frederick Herzberg

Componentes: Anne Caroline Parreiras Maciel Vicente Ed Charles Ferreira Gomes Januria da Fonseca Malaquias Marcelo Pereira Mariana Marcela Mercier de Oliveira Nadir Nazir Khan Rejane Carla Cordeiro de Oliveira

Belo Horizonte MG 2 Sem. / 2010

Introduo
Nos primrdios da Administrao, pensava-se, na Abordagem Clssica proposta por Henry Taylor e Henri Fayol, que os nicos incentivos capazes de motivar o trabalhador seriam os benefcios salariais e materiais. Os paradigmas propostos por ambos, respectivamente, poderiam revolucionar os meios de produo no sentido de aumentar a eficincia por trabalhador em sua clula de trabalho e a linha de montagem de Ford, no qual a linha da produo seguiria um padro de montagem, no sentido da reposio de peas diretamente na linha de montagem. Fato que contribuiria para a evoluo do processo produtivo, em fatores de ganhos por unidade produzida. Com a experincia de Hawthorne, provou-se que outros aspectos como as condies ambientais e a sinergia do grupo eram fatores importantes na motivao. Essa experincia dividiu em dois grupos os funcionrios de determinada fbrica de equipamentos, onde ambos realizavam o mesmo trabalho porm, um dos grupos tinha fatores variantes das condies de trabalho e o outro era o chamado grupo controle. Com o advento das teorias humanas e comportamentais da administrao, comeou-se a pensar de uma nova maneira em que o homem motiva-se por recompensas sociais e simblicas, at mais do que por recompensas materiais. Contudo, a motivao varia de indivduo para indivduo, sendo um fator intrnseco sua prpria personalidade. Condicionados pelos fatores motivacionais propostos pelo experimento desenvolvido e aplicado em um pequeno grupo de trabalhadores em Hawthorme.

Cada pessoa possui motivos ou necessidades que condicionam seu comportamento e que so pessoais e individuais, pois so determinados por fatores que formam a personalidade, por traos biolgicos e psicolgicos e pelas caractersticas adquiridas pela experincia pessoal e aprendizagem de cada pessoa. Ademais, cada pessoa pode sentir e perceber seus motivos e necessidades de maneira diferente, em diferentes pocas ou situaes.

(Chiavenato; 2006, p. 276) Segundo Archer (1989, p. 25), [...] a motivao, portanto, nasce somente das necessidades
humanas e no daquelas coisas que satisfazem estas necessidades.

Levando em considerao as afirmaes, justifica-se, ento, que uma pessoa no pode motivar outra. O que possvel, ao invs de motivar, satisfazer ou contra-satisfazer as necessidades

daquela. Pode-se, assim, oferecer fatores de satisfao s pessoas, mas isto satisfao e no motivao. Vrios autores destacaram-se no estudo da motivao, elaborando teorias tentando explicar os fatores que a determinam de uma forma geral para a grande maioria das pessoas. Dentre essas teorias, podem ser citadas como exemplos a Teoria de Campo de Lewin, o Modelo Contingencial de Vroom, o Modelo de Expectncia, a Hierarquia das Necessidades de Maslow e a Teoria dos fatores higinicos e motivacionais de Herzberg.

Frederick Herzberg
De acordo com Coradi (1985, p. 141), Frederick Herzberg pertence ao grupo de psiclogos e
socilogos que, nos anos 50 e 60, abriram, enormemente, o leque dos estudos sobre comportamento humano.

Frederick Herzberg nasceu em Massachusetts em 18 de abril de 1923. Seu trabalho de graduao foi na City College de Nova York, seguido de ps-graduao na Universidade de Pittsburg. Mais tarde foi professor de Management, da Case Western Reserve University, onde fundou o Departamento de Sade Mental Industrial. Ele se mudou para a Universidade de Utah College de Negcios em 1972, onde foi tambm professor de Administrao. Morreu em Salt Lake City, 18 de janeiro de 2000. O autor contribuiu com trs livros sobre as atitudes no trabalho: Job Attitudes, Motivation to Work e Work and Nature of Man, os quais se configuram como uma trilogia. Conforme Coradi (1985, p. 142): No primeiro livro, Herzberg faz uma reviso e sistematizao dos ltimos cinqenta anos sobre atitudes no trabalho; no segundo, descreve uma pesquisa original, que gera uma nova hiptese sobre motivao no trabalho; em Work and Nature of Man, o seu terceiro livro, Herzberg expande suas hipteses para o que chama uma Teoria Geral do Trabalho e da Natureza do Homem. Esse terceiro estudo fruto de participao e observao de um grande nmero de programas de gesto empresarial vividos nos Estados Unidos e Europa.
Herzberg usou em sua pesquisa uma entrevista como tcnica de coleta de dados, na qual o tema principal consistia em identificar uma ocasio onde o entrevistado teria se sentido excepcionalmente bem ou mal em relao ao seu trabalho; no somente no atual, mas tambm em outro qualquer.

A amostragem da pesquisa era formada por 715 indivduos, entre os quais se encontravam cientistas, engenheiros, supervisores, tcnicos e montadoras diaristas. Envolvendo os diferentes nveis da organizao.

Teoria dos dois fatores A partir desses dados, descobriram-se fatores que quando esto presentes proporcionam alto nvel de satisfao, mas a insatisfao determinada pela ausncia deles no chega a ser

significativamente proporcional so os fatores que Herzberg chamou de motivacional. Esto relacionados com o contedo do cargo e com a natureza das tarefas que a pessoa executa. Os fatores esto sob controle do indivduo, pois esto relacionados com aquilo que ele faz e desempenha. Envolvem sentimentos de crescimento individual, reconhecimento profissional e auto-realizao, e dependem das tarefas que o indivduo realiza no seu trabalho. (Chiavenato, 2002, p. 118) Por outro lado, alguns fatores quando esto ausentes proporcionam grande insatisfao, mas sua presena no traz o mesmo nvel percentual de satisfao so os fatores chamados de higinicos. Assim chamados, pois seu efeito e similar ao de certos medicamentos higinicos: Evitam a infeco, mas no melhoram a sade. Esto localizados no ambiente que rodeia as pessoas e abrangem as condies dentro das quais elas desempenham seu trabalho. Como essas condies so decididas e controladas pela empresa, os fatores higinicos esto fora do controle das pessoas. (Chiavenato, 2002, p. 117 e 118).
FATORES HIGINICOS Contexto do cargo (Como a pessoa se sente em relao sua empresa) SALRIO CONDIES DE TRABALHO RELAO COM PARES, COM SUPERVISOR E COM SUBORDINADOS SEGURANA POLTICA E ADMINISTRAO DA COMPANHIA FATORES MOTIVACIONAIS Contedo do cargo (Como a pessoa se sente em relao ao seu cargo) REALIZAO RECONHECIMENTO

RESPONSABILIDADE

PROGRESSO DESENVOLVIMENTO FONTE: Chiavenato (2002, p. 119)

Essa importante descoberta levou Herzberg a afirmar que o contrrio de satisfao no pode ser chamado de insatisfao, mas caracteriza-se mais como nenhuma satisfao. Da mesma forma, o contrrio de insatisfao no pode ser entendido como satisfao, mas nenhuma insatisfao.

FONTE: LDG -Liderana e Desenvolvimento Gerencial (2000, aula 13)

Outro aspecto de grande interesse prtico desse trabalho de Herzberg o de poder distinguir as pessoas em tipos ou estilos motivacionais diferentes. Para ele, h pessoas voltadas essencialmente procura da realizao, da responsabilidade, do crescimento, da promoo do prprio trabalho e do reconhecimento merecido estas pessoas so tidas como tipos que procuram motivao. Por outro lado, existem indivduos cujo referencial ambiental adquire grande relevo, centralizando sua ateno em elementos tais como o pagamento, vantagens adicionais, competncia da superviso, condies de trabalho, segurana, poltica administrativa da organizao e os colegas de trabalho. A essas pessoas denomina- se tipos que procuram manuteno.

Enriquecimento de tarefas ou enriquecimento do cargo (Job Enrichment)

Para Herzberg, a nica forma de fazer com que o indivduo sentisse vontade prpria de realizar a tarefa seria proporcionando-lhe satisfao no trabalho. Em outras palavras, a motivao aconteceria apenas atravs dos fatores motivadores. O caminho apontado por Herzberg para a motivao o enriquecimento da tarefa.
Por enriquecimento da tarefa entende-se "um deliberado aumento da responsabilidade, da amplitude e do desafio do trabalho" (Hersey e Blanchard, 1986, p.77).

Percebe-se, assim, que o enriquecimento da tarefa visa a satisfazer as necessidades de estima e auto-realizao do trabalhador atravs de fatores motivadores, e pode ser vertical

(eliminao de tarefas mais simples e acrscimos de tarefas mais complexas) ou horizontal (eliminao de tarefas relacionadas com certas atividades e acrscimos de outras tarefas diferentes, mas no mesmo nvel de dificuldade)
PRTICAS ADMINISTRATIVAS Eliminar alguns controles, mas manter a obrigatoriedade de prestar contas. Aumentar a obrigatoriedade de cada empregado prestar contas de seu prprio trabalho. Dar a uma pessoa uma unidade natural completa de trabalho (mdulo, diviso, rea). Conceder mais autoridade a um empregado em sua atividade; liberdade no cargo. Fornecer relatrios peridicos diretamente ao prprio empregado e no ao supervisor. Acrescentar tarefas novas e mais difceis, no executadas anteriormente. Atribuir tarefas especficas ou especializadas a cada um dos empregados, permitindo-lhes que se tornem especialistas. FATOR MOTIVADOR

Responsabilidade e realizao pessoal.

Responsabilidade e reconhecimento.

Responsabilidade, realizao e reconhecimento.

Responsabilidade, realizao e reconhecimento.

Reconhecimento interno.

Desenvolvimento e aprendizagem.

Responsabilidade, desenvolvimento e progresso. FONTE: Herzberg (1968, p.9)

Herzberg (1968, p.13) salienta ainda que "nem todos os cargos podem ser enriquecidos, como
tambm nem todos os cargos precisam ser enriquecidos. [...] O argumento em favor do enriquecimento de cargos pode ser resumido muito simplesmente da seguinte maneira: se Voc tiver algum ocupando um cargo, use-o. Se Voc no puder us-lo, livre-se dele, ou pela automao ou pela escolha de outra pessoa com menor capacidade. Se Voc no puder us-lo nem puder livrar-se dele, est enfrentando um problema de motivao".

Paralelo com a Teoria de Maslow

Pode-se dizer que os fatores higinicos seriam aqueles que procuram satisfazer as necessidades fisiolgicas, de segurana e social. Os fatores motivadores seriam aqueles que procuram satisfazer as necessidades de estima e auto-realizao.

FONTE: site da UFSC (2003, dissertao 96)

Crticas Sua metodologia de pesquisa e falha; Os resultados de sua pesquisa original no foram confirmados por pesquisas posteriores, principalmente o papel do salrio como agente de manuteno; Sua teoria e evasiva quanto a explicao de como os fatores motivacionais provocam motivao. (Chiavenato 2002)

Concluso
A abordagem de Herzberg muito mais uma teoria de satisfao no trabalho do que propriamente uma teoria motivacional. Constata que de extrema importncia procurar satisfazer para motivar os funcionrios em qualquer rea, nutrindo tanto seus prprios objetivos quanto os das empresas. Assim, os empregados possam ser compatveis entre si e proporcionem um bom desenvolvimento empresarial, ressaltando o principal responsvel pelo crescimento da empresa o homem, as suas habilidades, a sua motivao e a sua inteligncia, so fatores fundamentais para que o empreendimento esteja cada vez mais preocupado com as aspiraes humanas do que tecnolgicas. Seus principios muito contribuem dentre outros para os estudos no setor de recursos humanos, sua teoria utilizada em estudos, artigos e teses que buscam melhor compreender os fatores intrinsecos e extrinsecos na organizaao empresarial.

Referncias:
ARAJO. Luis Csar G. de. Teorias Geral da Administrao. So Paulo: Atlas. 2004. CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Campus. 2004. MAXIMIANO, Antonio Csar Amaru. Teoria Geral da Administrao: da revoluo urbana revoluo digital. So Paulo: Atlas. 2004. MOTTA, Fernando C. Prestes. Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Thompson. 2001. OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouas. Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Atlas. 2008. SILVA, Reinaldo O. da. Teorias da Administrao. So Paulo: Pioneira. 2001.

Sites consultados:
MACIEL, S. E. Vieira. Motivao no trabalho: uma aplicao do modelo dos dois fatores de Herzberg. Disponvel em: http://www.ccae.ufpb.br/public/studia_arquivos/arquivos_01/saulo_01.pdf, acesso em 13/09/10

FERRO, M. V. Guilherme. Um estudo sobre a motivao dos servidores da justia federal em Fortaleza luz da teoria dos fatores higinicos e motivacionais de Frederick Herzberg. Disponvel em: http://www.jfce.jus.br/internet/esmafe/publicacoes/documentos/estudoMotivacaoServidoresMarcusFerro.pdf, acesso em 13/09/10.

QUEIROZ, S. Hering de. Motivao dos quadros operacionais para a qualidade sob o enfoque da liderana situacional. Disponvel em: http://www.eps.ufsc.br/disserta96/queiroz/cap2/capitulo2.htm>, acesso em 14/09/10.

Potrebbero piacerti anche