Sei sulla pagina 1di 12

Teoria da Causa Madura

Maurcio Madeu*

Sumrio: 1. Introduo; 2. Teoria da Causa Madura Abreviao salutar do sistem a recursal, 2.1 Constitucionalidade do art. 515, 3, do CPC Princpio da Durao Razovel do Processo, 2.2 Aplicao da Teoria da Causa Madura na jurisprudncia; 3. Concluso.

1. Introduo O presente trabalho tem com o objetivo dem onstrar o quo im portante a aplicao das m odernas tcnicas de direito processual para a busca da m aior celeridade e efetividade na atuao do Poder Judicirio. Estas tcnicas podem ser utilizadas na seara trabalhista para igualm ente agilizar os feitos que nela tram itam . A questo passa pela anlise do disposto no art. 515, 1 e 3, do CPC, cuja aplicao tem sido afastada pelo Judicirio Trabalhista por apego a um form alism o exacerbado em detrim ento do princpio constitucional que determ ina a durao razovel do processo. Nesse diapaso, aps um a anlise da doutrina e jurisprudncia m ais atualizadas sobre a aplicao da Teoria da Causa Madura, com enfoque m ais especfico no sistem a recursal brasileiro, procurarem os dem onstrar que a incidncia da referida teoria dever ser incorporada pela jurisprudncia trabalhista com o um a m aneira de dar m aior eficincia e credibilidade atuao do Poder Judicirio. 2. Teoria da Causa M adura abreviao salutar do sistema recursal brasileiro A Teoria da Causa Madura, m esm o antes da Lei n 10.352/2001, j era acolhida pelo sistem a processual brasileiro por fora do disposto no art. 330, inciso I, do Cdigo de Processo Civil, que perm ite ao juiz o julgam ento antecipado da lide quando ela tratar de m atria exclusivam ente de direito, ou no houver a necessidade de provas em audincia. Diz o art. 330, inciso I, do CPC o seguinte: Art. 330. O juiz conhecer diretamente do pedido, proferindo sentena: I quando a questo de mrito for unicamente de direito, ou, sendo de direito e de fato, no houver necessidade de produzir prova em audincia; [...]. ____________________________ *Juiz do Trabalho Substituto do Tribunal Regional do Trabalho da 1 Regio.

Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

101

A aplicao da Teoria da Causa Madura no sistem a recursal brasileiro, no nosso entender, j tinha previso no 1 do art. 515 do CPC, que expresso ao dispor que Sero, porm , objeto de apreciao e julgam ento pelo tribunal todas as questes suscitadas e discutidas no processo, ainda que a sentena no as tenha julgado por inteiro.. A jurisprudncia da Justia Com um , dem onstrando-se m ais sensvel questo, m esm o antes da Lei n 10.352/2001 j vinha dando aplicao Teoria da Causa Madura quando a causa estivesse pronta para julgam ento e reform ada a deciso do prim eiro grau que acolhera anteriorm ente a prescrio. o que se verifica da jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia advinda do incio da dcada de 90: Acolhida, em primeiro grau, a alegao de prescrio, a deciso de mrito. Superado o bice, em segundo, devem os juzes do recurso prosseguir no exame da causa. Apenas quando terminativa a sentena reformada, devero os autos tornar para apreciao da lide pelo rgo monocrtico (STJ, 3 Turma, Resp 2.306-SP, rel. Min. Eduardo Ribeiro, j. 19/6/90, negaram provimento, maioria, DJU 24/9/90, p. 9.978)1. Em que pese a im portncia vital do duplo grau de jurisdio para o sistem a processual e no tem os dvidas que ele incorporado pelo princpio do devido processo legal , conclum os que a sua aplicao prtica no pode acarretar bice entrega da prestao jurisdicional com m ais rapidez, sob pena de torn-la ineficiente e, no m ais das vezes, intil, tendo em vista que a justia tardia a prpria injustia. Estam os convencidos de que o duplo grau de jurisdio de sum a im portncia para o aperfeioam ento de um a deciso judicial, todavia, a interpretao equivocada do que acarretaria um a supresso de instncia tem levado o Poder Judicirio, entre outros fatores, a um descrdito gigantesco. Alguns doutrinadores e operadores do direito, fechando os olhos para outros princpios, tm confundido o princpio do duplo grau de jurisdio com a im possibilidade de o juzo ad quem ter convencim ento prprio sobre as provas a serem produzidas, criando um a devoluo restritiva das m atrias levadas a julgam ento no segundo grau de jurisdio. Existe um a viso distorcida dos poderes atribudos aos m agistrados m ais experientes que com pem o segundo grau de jurisdio, com o se eles no tivessem poderes para analisar questes ainda no abordadas pelo juiz do prim eiro grau. A questo tam bm notada por Plnio Lacerda Martins ao analisar a Teoria da Causa Madura nas Relaes de Consumo. O referido autor faz referncia jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia antes das alteraes introduzidas pela Lei n 10.352/2001:

REVISTA DO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 12 REGIO. Florianpolis: Ed. TRT 12 Regio, 1 semestre de 1999, p. 168.

102

Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

Nesse sentido, o Superior Tribunal de Justia j reconhecia a Teoria da Causa Madura, conforme destaca Aguiar: Estando a lide pronta para julgamento e tendo a sentena, apesar de no apreciar o mrito, considerado as questes meritrias, pode o tribunal, com aplicao da causa madura, ao invs de anular a sentena, reform-la e, desde logo, decidir questes que foram suscitadas e a ele desenvolvidas por fora do apelo, sem que haja supresso de um grau de jurisdio (Agravo de instrumento n 431.934 - RJ 2001/0193883-9, Rel. Ministro Ruy Rosado de Aguiar, Publicado DJ 10/6/2002)2. A Teoria da Causa Madura em relao ao sistem a recursal j vinha sendo adm itida pela jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia. Paradoxalm ente, a jurisprudncia do Tribunal Superior do Trabalho, que lida com um direito m aterial que depende de um a atuao jurisdicional m ais clere, cam inhou em sentido oposto, no perm itindo o julgam ento das lides m aduras no segundo grau de jurisdio a pretexto de evitar um a suposta supresso de instncia. Assim , data maxima venia, parece-m e que a Sm ula 393 do C.TST no deu a m elhor interpretao ao disposto no 1 do art. 515 do CPC ao restringir o efeito devolutivo do recurso, afastando a aplicao da Teoria da Causa Madura. Diz a Sm ula 393 do C. TST que O efeito devolutivo em profundidade do recurso ordinrio, que se extrai do 1 do art. 515 do CPC, transfere automaticamente ao Tribunal a apreciao de fundamento da defesa no examinado pela sentena, ainda que no renovado em contra-razes. No se aplica, todavia, ao caso de pedido no apreciado na sentena. Nesse diapaso, seguindo a orientao do Tribunal Superior do Trabalho, que no se refere ao acrscim o do 3 do art. 515 do CPC, m uito com um ainda nos dias de hoje acrdos que determ inam a baixa dos autos para a complementao do julgam ento nos casos em que um a argum entao, ou um a prejudicial, anteriorm ente acolhida pelo prim eiro grau, seja rejeitada pelo juzo ad quem. A pretexto de evitar um a supresso de instncia, por aplicao equivocada do princpio do duplo grau de jurisdio, olvidando-se a Teoria da Causa Madura, alguns m agistrados determ inam o retorno dos autos para que seja proferida um a nova deciso no prim eiro grau de jurisdio. Na Justia do T rabalho a situao m ais grave, haja vista que nem nas causas em que o juiz aprecia o m rito parte da jurisprudncia adm ite o prosseguim ento do julgam ento pelo juzo ad quem quando afastada um a questo prejudicial anteriorm ente acolhida. A situao ocorre com frequncia quando o juiz do prim eiro grau acolhe um a alegao de prescrio, conform e o disposto no art. 269, inciso IV, do C PC, proferindo deciso de m rito e o juzo ad quem, ao invs de prosseguir no julgam ento das dem ais questes de m rito, m esm o quando a causa j

Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro: Ed. Sntese, ano I, n. 1, jan./jun. 2007, p. 40.

Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

103

est m adura para a deciso, determ ina o retorno dos autos para evitar um a suposta supresso de instncia. Caso m ais gritante no processo do trabalho ocorre quando o juzo ad quem, reform ando a deciso declaratria de no reconhecim ento de vnculo em pregatcio, determ ina o retorno dos autos para que os pedidos da decorrentes sejam apreciados no prim eiro grau de jurisdio. No bastasse a clareza solar do 1 do art. 515 do CPC, que em nosso entendim ento j acolhia a Teoria da Causa Madura no sistem a recursal brasileiro, a Lei n 10.352/01 acrescentou o 3 ao dispositivo legal em com entrio para perm itir o prosseguim ento do julgam ento pelo tribunal, inclusive nas hipteses em que o processo extinto sem julgam ento do m rito, desde que ele j esteja pronto para apreciao do m rito. A aludida reform a am pliou no sistem a processual brasileiro a aplicao da Teoria da Causa Madura e deve ser aplicada na Justia do Trabalho por fora do art. 769 da CLT. Em que pese a existncia de norm a expressa a respeito, com um encontrarm os nos tribunais trabalhistas acrdos determ inando a baixa dos autos nos casos em que o processo j teve sentena apreciando o m rito, apenas porque no foram exam inados todos os argum entos e questes discutidas na lide. com o se os m agistrados do segundo grau fossem m enos juzes do que os do prim eiro grau. Nesse diapaso, criou-se um dogm a processual, segundo o qual aqueles s poderiam m anifestar-se sobre questes j analisadas por estes. Trata-se de um a lim itao inadm issvel dos poderes atribudos aos magistrados do segundo grau. A doutrina m ajoritria ao analisar o art. 515, 3, do CPC tam bm tem se posicionado pela aplicao extensiva do referido dispositivo legal, defendendo que o juzo ad quem poder prosseguir no julgam ento do recurso no s quando a m atria for exclusivam ente de direito, m as tam bm naquelas hipteses em que as provas j foram produzidas e est o feito suficientem ente instrudo para o julgam ento. Nesse sentido, Marcelo Santiago de Pdua Andrade em artigo sobre o tem a, aps analisar a doutrina ptria, defende: Bem se v, j nesse incio de trabalho, que a literalidade da norma h de ser mitigada para se apanhar os telos do art. 515, 3, do CPC, emprestando-se ao termo e significado prprio da partcula ou, que contempla a idia de alternatividade, afastando-se a noo de acmulo. Desta feita, mesmo que se esteja diante de questo que no de estrito direito, poder incidir a regra do art. 515, 3 do CPC quando no houver provas a serem produzidas, estando suficiente e adequadamente instrudo o feito. Compreendida dessa forma, a teoria da causa madura se relaciona muito intimamente com a idia de julgamento conforme o estado contemplado no art. 330, I, do CPC, que prev, tanto quando na hiptese do art. 515, 3, do CPC, o poder-dever do Poder Judicirio de entregar prontamente a prestao jurisdicional invocada, dispensando-se a prtica de

104

Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

todo e qualquer ato de instruo que no contribua para o deslinde do feito3. Seguindo a m oderna doutrina processualista, Gisele Santos Fernandes Ges tam bm interpreta o disposto do art. 515, 3, do CPC, de m odo a perm itir que o tribunal prossiga no julgam ento sem pre que no exista m ais prova a ser produzida, sendo irrelevante que exista questo de fato a ser dirim ida. Trata-se de interpretao m ais coerente com o princpio da efetividade que vem defendida pela autora supracitada nos seguintes term os: E tambm no se dever fazer uma interpretao reducionista quanto expresso se a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento; no rumo de que essas duas situaes so concomitantes, arrisca-se logo uma primeira anlise do novo dispositivo, no que tange ao sentido disjuntivo desse e que merece ser lido como ou, visto que bastar a questo ser de direito, possibilitando julgamento antecipado da lide, ou estar em condies de imediato julgamento, para que desencadeie o prosseguimento do exame de mrito da matria no Tribunal4. No m esm o sentido, o m estre Cndido Rangel Dinam arco, aps apresentar exaustiva fundam entao, tam bm associou o 3 do art. 515 do CPC ao art. 330 do CPC, e concluiu: E a sntese das exigncias postas no 3 do art. 515 do Cdigo de Processo Civil : julgar o mrito sem que o haja julgado o juiz de primeiro grau, quando toda instruo processual j estiver exaurida, nos termos dos incis. I e II do art. 330, por admissvel o julgamento antecipado do mrito5.

3 ANDRADE, Marcelo Santiago de Pdua. Revista Paran Eleitoral, n. 70 (jan/2009). Disponvel em: <http://www.paranaeleitoral.gov.br.>. Acesso em: 7 abr. 2009

GES, Gisele Santos Fernandes. Princpio da Proporcionalidade no Processo Civil. So Paulo: Saraiva, 2004, p. 157-158. DINAMARCO, Cndido Rangel. Nova Era do Processo Civil. 2. ed. So Paulo: Malheiros. p. 174-175. Destaca o autor sobre a interpretao do art. 515, 3, da CLT: Razoavelmente e com plena fidelidade ao sistema do Cdigo de Processo Civil e s garantias constitucionais do processo, entenda-se que a locuo se a causa versar exclusivamente questo de direito foi posta no novo pargrafo com o objetivo nico de impedir o salto de grau jurisdicional quando, havendo questes de fato, ainda no hajam sido produzidas todas as provas admissveis no caso. Ela deve, portanto, ser lida pelo avesso, assim: se no houver questes de fato ainda dependentes de prova..
5

Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

105

Jos Roberto dos Santos Bedaque tam bm no tem dvida em associar o dispositivo legal analisado (art. 515, 3) e o disposto no art. 330 do CPC: Se a extino ocorrer aps a contestao o tribunal somente poder examinar o mrito, caso modifique a sentena, se a questo for exclusivamente de direito ou se j houver prova suficiente a respeito dos fatos controvertidos (CPC, art. 330, I)6. De outro lado, evidente que o julgam ento no depende de requerim ento do recorrente, um a vez que a m atria de ordem pblica e no h nenhum a exigncia legal para que a parte requeira o julgam ento antecipado do m rito no juzo ad quem, com o, alis, j ocorre no prim eiro grau de jurisdio com a aplicao do disposto no art. 330 do CPC. Os m agistrados do prim eiro e segundo graus no dependem de requerim ento das partes para julgar o processo quando ele estiver m aduro para tal, conform e expressam ente estabelecido na legislao processual. Assim sendo, em razo da nova sistem tica recursal, quando da apreciao do recurso, estando o processo devidam ente instrudo pronto para o julgam ento (causa madura) , ainda que dependa da anlise de m atria de fato, dever o tribunal prosseguir no julgam ento, m esm o nas hipteses em que as questes debatidas em juzo no tenham sido apreciadas pelo juzo do prim eiro grau. 2.1 Constitucionalidade do art. 515, 3, do CPCP princpio da durao razovel do processo Com o acontece com toda m udana legislativa, inicialm ente, no faltaram vozes a defender a inconstitucionalidade da inovao trazida pelo art. 515, 3, do CPC, vislum brando um a possvel vulnerao do princpio do duplo grau de jurisdio. No h dvida que o princpio constitucional do duplo grau de jurisdio encontra-se im plcito nas regras de distribuio de com petncias a tribunais e tam bm na insero de recursos no m bito da am pla defesa, todavia, o referido princpio no significa, necessariam ente, que o juzo ad quem s possa analisar as questes j apreciadas no prim eiro grau de jurisdio. O im portante que o juzo do prim eiro grau tenha a opo de m anifestar-se sobre as questes discutidas na dem anda. Se o fez, acolhendo um a prelim inar em detrim ento do m rito, no h nenhum a anom alia em se perm itir que o tribunal, afastando a prelim inar, prossiga no m rito da dem anda. Nelson Nery Junior aborda a questo, refutando a tese de inconstitucionalidade, nos seguintes term os: O art. 515, 3 confere, na verdade, competncia originria ao tribunal de apelao, no caso que especifica. Isto quer significar que o tribunal pode julgar, pela primeira vez, matria no

BEDAQUE, Jos Roberto dos Santos. Efetividade do Processo e Tcnica Processual. 2. ed. So Paulo: Malheiros, p. 170.

106

Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

apreciada pelo juzo a quo, de onde proveio o recurso de apelao. Pela via do recurso o tribunal pode conhecer originariamente do mrito. A soluo da lei heterodoxa, mas visa economia processual. No h inconstitucionalidade por ofensa ao duplo grau de jurisdio porque a lei processual pode conferir competncia originria a tribunal7. No m esm o sentido, Cndido Rangel Dinam arco tam bm engrossa a lista de processualistas que afastam de form a veem ente a suposta inconstitucionalidade do disposto no art. 515, 3, da CLT. Aps longa explanao refutando um a um os argum entos de suposta infrao garantia constitucional do due process, o professor conclui com a sua natural acuidade: [...] se agora as regras so essas e so conhecidas de todo operador do direito, o autor que apelar contra a sentena terminativa f-lo- com a conscincia do risco que corre; no h infrao garantia constitucional do due process porque as regras do jogo so claras e isso fator de segurana das partes, capaz de evitar surpresas8. Em sum a, os poderes atribudos ao tribunal na apreciao dos recursos devem ser estabelecidos em lei, logo, conclui-se que no existe nenhum a inconstitucionalidade no disposto no art. 515, 3, do CPC. Prim eiro, a extenso da apelao (recurso ordinrio no Judicirio Trabalhista) depende dos lim ites estabelecidos pela lei; segundo, nada im pede que o legislador confira com petncia

NERY JUNIOR, Nelson. Teoria Geral dos Recursos. 6. ed. So Paulo: RT, 2004, p. 434.

DINAMARCO, 2007, p. 180-181. Demonstrando a fragilidade da tese das poucas vozes na doutrina que se voltaram contra a constitucionalidade do dispositivo analisado, Dinamarco ponderou: Em crtica ao dispositivo, sustenta Jos Rogrio Cruz e Tucci que essa novidade amplia de modo substancial a extenso do efeito devolutivo da apelao, permitindo que o juzo recursal extravase o mbito do dispositivo da sentena de primeiro grau e, por via de conseqncia, o objeto da impugnao sendo esse o principal fundamento de sua opinio contrria a essa inovao. Antes da vigncia do pargrafo, extravasar os limites da sentena ou da prpria apelao seria uma ilegalidade manifestar, porque (a) s se podendo recorrer do que foi decidido e, obviamente, no do que no o foi, e (b) s podendo o tribunal julgar nos limites do que foi apelado e no do que no o foi, a conseqncia natural era que (c) o julgamento da causa fosse rigorosamente proibida pelo caput do art. 515 do Cdigo de Processo Civil (Barbosa Moreira, cit.) Mas o 3 do mesmo artigo derrogou parcialmente essa regra, ao estabelecer que, nas situaes que indica, o tribunal se reputa investido do poder de decidir o mrito, apesar de no o ter feito o juiz inferior e ainda quando no o haja pedido do apelante. Legem Habemus. E, como j se viu, essa inovao no transgride qualquer garantia constitucional nem capaz de aportar prejuzos a quem quer que seja ao contrrio, poder contribuir para maior agilidade e rapidez na oferta da tutela jurisdicional, o que a legitima..

Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

107

originria ao juzo ad quem nos casos em que isso for conveniente para obteno de m aior celeridade processual, com o, alis, j ocorre nas aes originrias dos tribunais. 2.2 Aplicao da Teoria da Causa M adura na jurisprudncia A jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia, com fundam ento no princpio principal da durao razovel do processo e nos princpios subjacentes da econom ia processual, celeridade processual e da efetividade, tem abarcado e aplicado am plam ente a Teoria da Causa Madura, conform e se pode observar dos julgados abaixo relacionados: PROCESSO CIVIL. PRESCRIO AFASTADA NO 2 GRAU. EXAME DAS DEMAIS QUESTES NO MESMO JULGAMENTO. POSSIBILIDADE, DESDE QUE SUFICIENTEMENTE DEBATIDA E INSTRUDA A CAUSA. DIVERGNCIA DOUTRINRIA E JURISPRUDENCIAL. EXEGESE DO ART. 515, CAPUT, CPC. PRECEDENTES DO TRIBUNAL E DO SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. LEI N 10.352/2001. INTRODUO DO 3 DO ART. 515. EMBARGOS REJEITADOS. I Reformando o tribunal a sentena que acolhera a preliminar de prescrio, no pode o mesmo ingressar no mrito propriamente dito, salvo quando suficientemente debatida e instruda a causa. II Nesse caso, encontrando-se madura a causa, permitido ao rgo ad quem adentrar no mrito da controvrsia, julgando as demais questes, ainda que no apreciadas diretamente em primeiro grau. III Nos termos do 3 do art. 515, CPC, introduzido pela Lei n 10.352/2001, o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento. (Embargos de Divergncia em RESP 89.240-RJ Relator Ministro Slvio de Figueiredo Teixeira, julgamento em 06/3/03 site certificado - DJ 10/3/03). 3. Alegada violao do art. 515, 3, do CPC. O caso dos autos amolda-se ao conceito de causa madura trazida pela doutrina e jurisprudncia, uma vez que o Tribunal a quo, ao estabelecer que no eram as rs partes ilegtimas, adentrou desde logo no mrito da questo, pois toda a instruo probatria j se fazia presente nos autos, bem como assim lhe permitia o art. 515, 3, do CPC. 4. O art. 515, 3, do CPC deve ser lido luz do disposto no art. 330, I, do mesmo diploma, que trata do julgamento imediato do mrito. Poder o Tribunal (assim como o juiz de primeiro grau poderia) pronunciar-se desde logo sobre o mrito se as questes de mrito forem exclusivamente de direito ou, sendo de fato e de direito, no houver necessidade de produo de novas provas. Entendimento doutrinrio e jurisprudencial. (Parte da ementa no Recurso Especial n 797.989-SC, Rel. Ministro Humberto Martins, 2 Turma do STJ, deciso unnime, julgamento 22/4/08, site certificado DJE 15/5/2008). 108
Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

A respeito, tam bm Theotnio Negro e Jos Roberto F. Gouva fazem referncia jurisprudncia do STJ, nos seguintes term os: Tendo em vista os escopos que nortearam a insero do 3 no art. 515 (celeridade, economia processual e efetividade do processo), sua aplicao prtica no fica restrita s hipteses de causas envolvendo unicamente questes de direito. Desde que tenha havido o exaurimento da fase instrutria na instncia inferior, o julgamento do mrito diretamente pelo tribunal fica autorizado, mesmo que existam questes de fato. Assim, estando a matria ftica j esclarecida pela prova coletada, pode o Tribunal julgar o mrito da apelao mesmo que o processo tenha sido extinto sem julgamento do mrito, por ilegitimidade passiva do apelado (STJ 4 T, REsp 533.980-MG, Rel. Min. Csar Rocha, j. 21/8/03, p. 374). Logo, o pressuposto para a incidncia do art. 515, 3 o de que a causa esteja madura para o julgamento. No mesmo sentido: RT 829/2109. Oxal os tribunais trabalhistas se convenam de que a sentena que no reconhece o vnculo em pregatcio, ou que reconhece a prescrio, de m rito e que o juzo ad quem pode prosseguir no julgam ento da causa aps reconhecer a relao de em prego ou afastar a prescrio, entre outras hipteses, nos term os do art. 515, 1 e 3, do CPC, sem se falar em desrespeito ao princpio do duplo grau de jurisdio. A m udana de m entalidade dos juzes e a aplicao de novos institutos introduzidos no Direito Processual Brasileiro poder abreviar a durao do processo, em determ inados casos por alguns anos, haja vista que o processo ter que retornar ao prim eiro grau para com plem entao da sentena e, posteriorm ente, poder ser interposto outro recurso das dem ais questes analisadas pelo juzo a quo, aguardando-se novo julgam ento tam bm pelo juzo ad quem. Ao fazerm os referncia seara trabalhista, no poderam os deixar de registrar jurisprudncia ainda que por ora m inoritria, m as que tende a ganhar corpo nos tribunais trabalhistas que vem aplicando integralm ente a Teoria da Causa Madura, com o se pode observar de acrdo recentem ente relatado pelo ilustre desem bargador Theocrito Borges dos Santos Filho, cuja em enta a seguinte: Reformada a sentena que extinguiu o processo, com resoluo do mrito, por acolher a quitao com eficcia liberatria do termo de conciliao firmado perante a Comisso de Conciliao Prvia, eis que no cumprida a norma do art. 625-D da CLT e diante da violao do disposto no art. 5, XXXV, da CF/88, impe-se o julgamento dos pedidos formulados na inicial, de conformidade com o 3 do art. 515 do CPC, fazendo jus o Autor multa de 40% do FGTS e do art. 477 da CLT, alm de horas extras, intervalo intrajornada e respectivos reflexos nas parcelas contratuais e resilitrias (Processo n 01071-2006-001-01-00-4,

NEGRO, Theotnio; F. GOUVA, Jos Roberto. Cdigo de Processo Civil e Legislao Processual em Vigor. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 628, nota 11 d do art. 515.
Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

109

Rel. Desembargador Teocrito Borges dos Santos Filho, 6 Turma, deciso unnime, julgamento realizado em 27/5/09). No m esm o sentido, dem onstrando m udana de posicionam ento do Tribunal Superior do Trabalho em razo da alterao legislativa (art. 515, 3, do CPC), recente deciso da 3 Turm a, no seguinte sentido: RECURSO DE REVISTA. NULIDADE. ART. 515, 3, DO CPC. SUPRESSO DE INSTNCIA. INOCORRNCIA. TEORIA DA CAUSA MADURA. MATRIA FTICA. 1. Prev o art. 515, 3, do CPC que, nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito (art. 267), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento. Ainda que o dispositivo legal em questo aluda a questo exclusivamente de direito, cabvel a aplicao da assim chamada teoria da causa madura tambm quando remanesce matria ftica, desde que desnecessria dilao probatria. 2. O inconformismo do recorrente repousa apenas sobre a ausncia de exame de provas pelo Juzo de origem, no subsistindo ofensas aos arts. 5, LV, da Constituio Federal e 515, 3, do CPC. 3. Arestos inservveis ao confronto de teses no impulsionam o conhecimento do apelo (art. 896, a, da CLT). Recurso de revista no conhecido. (RR 747/2005-196-05-00, 3 Turma do TST, d. unnime, Rel. Ministro Alberto Luiz Bresciani de Fontan Pereira, Publicado DEJT 04/9/2009). As inovaes legislativas no podem ser olvidadas pelos operadores do direito por apego a um a dogm tica ultrapassada. Com o j alertou Cndido Rangel Dinam arco: Em nome dos elevados valores residentes nos princpios, de garantias tutelares e de dogmas que, concebidos para serem fatores de consistncia metodolgica de uma cincia, chegaram ao ponto de se transmudar em grilhes de uma servido perversa. Em dom dos elevados valores residentes nos princpios do contraditrio e do due processo of law, acirram-se formalismos que entravam a mquina e abriram-se flancos para a malcia e a chicana. Para preservar as garantias do juiz natural e do duplo grau de jurisdio, levaram-se a extremos as regras tcnicas sobre a competncia. Ns, doutrinadores e operadores do processo, temos a mente povoada de um sem-nmero de preceitos e dogmas supostamente irremovveis que, em vez de iluminar o sistema, concorrem para uma Justia morosa e, s vezes, insensvel realidade da vida e s angstias dos sujeitos em conflito10.

10

DINARMACO, 2007, p. 20-21.


Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

110

Nesse diapaso, a no observncia da Teoria da Causa Madura expressam ente acolhida pela nova sistem tica recursal no Direito Processual Civil Brasileiro dem onstra que a m udana na m entalidade dos operadores do direito, dando-se aplicao tam bm a outros princpios inerentes ao direito processual m oderno, contribuir para o aperfeioam ento do Poder Judicirio, sem ocorrer qualquer outra alterao legislativa para que isso se verifique. 3. Concluso Em consequncia, entendem os que os operadores do direito deixem de lado o form alism o exacerbado para se preocupar com a justia, o que indubitavelm ente contribuir para retom ada da dignidade do Poder Judicirio. Ressalte-se que no defendem os a liberdade de procedim ento ao arbtrio do julgador, m as certo que no h m ais lugar na atualidade para o positivism o extrem ado e cego, fazendo-se m ister a aplicao do direito levando-se em considerao que o fim da prestao jurisdicional a justia. Assim , com base nestas perspectivas, chegam os s seguintes concluses: 1) a aplicao da Teoria da Causa Madura j estava autorizada na apreciao dos recursos ordinrios, de acordo com o art. 515, 1, do CPC (art. 769 da CLT), haja vista que j era perm itido ao tribunal analisar questes no apreciadas no prim eiro grau de jurisdio; 2) com o advento do art. 515, 3, do CPC, que encam pou de form a m ais abrangente a Teoria da Causa Madura, inclusive nas sentenas term inativas, vale dizer, aquelas que no adentraram no m rito. Afastada a prelim inar acolhida no prim eiro grau, possvel o tribunal prosseguir no julgam ento do m rito, o que dem onstra ser invivel no atual estgio do direito processual a devoluo dos autos ao prim eiro grau quando o processo j esteja m aduro para julgam ento, com o nas hipteses em que se afasta a prescrio reconhecida no prim eiro grau ou se reconhece o vnculo em pregatcio no segundo grau de jurisdio; 3) o art. 515, 3, do CPC no fere o princpio do duplo grau de jurisdio, um a vez que este no im plica reconhecer que o tribunal s pode se pronunciar sobre questes j analisadas no prim eiro grau de jurisdio. A am pliao de poderes do tribunal no julgam ento de recursos ordinrios prestigia o princpio da durao razovel do processo e vem ao encontro dos anseios da sociedade por um a Justia m ais rpida e eficiente; 4) a incorporao da Teoria da Causa Madura na prtica dos tribunais trabalhistas, com o j ocorre de form a m uito m ais am pla no Superior Tribunal de Justia, de im portncia vital para o sistem a recursal desta Justia especializada, levando-se em considerao o carter alim entar dos crditos que se busca salvaguardar neste ram o do direito.

Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

111

Referncia bibliogrfica ANDRADE, Marcelo Santiago de Pdua. Revista Paran Eleitoral, n. 70 (jan./2009). Disponvel em : <http://www.paranaeleitoral.gov. br.>. Acesso em : 7 abr. 2009. BEDAQUE, Jos R oberto dos Santos. Efetividade do Processo e Tcnica Processual. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 2007, p. 170. DINAMARCO, Cndido Rangel. Nova Era do Processo Civil. 2. ed. So Paulo: Malheiros, 2007, p. 20-21, 174-175 e 180-181. GES, Gisele Santos Fernandes. Princpio da Proporcionalidade no Processo Civil. So Paulo: Saraiva, 2004, p. 157-158. MARTINS, Plnio Lacerda. Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal Flum inense. Niteri: ano I, n.1, jan./jun. de 2007, p. 40. NEGRO, Theotnio; GOUVA. Jos Roberto F. Cdigo de Processo Civil e Legislao Processual em Vigor. 41. ed. So Paulo: Saraiva, 2009, p. 628, nota 11 d do art. 515. NERY JUNIOR, Nelson. Teoria Geral dos Recursos. 6. ed. So Paulo: RT, 2004, p. 434. REVISTA DO TRT DA 12 REGIO. Florianpolis: TRT 12 Regio, 1 sem estre de 1999, p. 168. SUPERIOR TRIBUNAL DE JUSTIA. Jurisprudncia obtida m ediante pesquisa no stio. Disponvel em : <http://www.stj.jus.br>.

112

Revista do TRT/EMATRA - 1 Regio, Rio de Janeiro, v. 20, n. 46, jan./dez. 2009

Potrebbero piacerti anche