Sei sulla pagina 1di 8

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par Campus Belm Departamento de Processos Industriais Graduao em Engenharia de Controle e Automao

Disciplina: Eletrnica de Potncia

TCA 780

Cssio de Moraes Sousa

Belm/2011

Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Par Campus Belm Departamento de Processos Industriais Graduao em Engenharia de Controle e Automao Disciplina: Eletrnica de Potncia

TCA 780

Atividade realizada como requisito para obteno de nota parcial na disciplina "Eletrnica de Potncia ministrada pelo Prof. Dr. Joo Pinto no IFPA.

Cssio de Moraes

Belm/2011

1. INTRODUO
O TCA 780 um integrado muito utilizado com o objetivo de gerar pulsos e controlar ngulos de disparo em tiristores, no intervalo de 0 a 180. Por se tratar de um circuito integrado, dedicado construo de circuitos de disparo para acionamento de tiristores em geral, a preocupao maior fornecer os disparos nos instantes desejados, e posteriormente interligar os circuitos de disparo e o de potncia, evitando curtos-circuitos fatais. Outra facilidade que o circuito integrado oferece com respeito polarizao, pois esta obtida a partir das caractersticas do integrado, fornecidas pelo fabricante, e uma vez polarizado, os componentes auxiliares se mantero em quaisquer circuitos de disparo, modificando apenas o sincronismo e o numero de integrados necessrios para a obteno do numero de pulsos desejados.

2. CARACTERISTICAS
A alimentao interna do TCA 780 feita por uma fonte interna estabilizada e que admite ampla variao da fonte externa. Esta tenso acessvel pelo pino 8. O pino 1 aterrado e ao pino 5 aplica-se a tenso de sincronismo (V). O sincronismo obtido atravs de um detector de cruzamento por zero (do sinal CA), seguido por um registro de sincronismo. Um gerador de rampa construdo atravs de uma fonte de corrente (interna ao CI) que carrega um capacitor externo conectado ao pino 10. O valor da corrente pode ser controlado atravs de um resistor colocado no pino 9, determinando a inclinao da rampa. Toda rampa se inicia quando ocorre um cruzamento por zero na tenso CA de alimentao e termina no prximo cruzamento, quando o registro de sincronismo aciona o transistor de descarga. Uma tenso de controle aplicada no pino 11 e seu valor comparado com a rampa. Quando a rampa se torna maior, gerado um pulso na sada A1 (pino 14) ou em A2 (pino 15), dependendo da polaridade do sinal CA de sincronismo. possvel ainda pulsos mais longos atravs da conexo de um capacitor ao pino 12 ou mesmo de sua ligao ao terra. A ligao do pino 13 ao terra tambm aumenta a extenso do pulso.O pino 3 oferece uma sada sncrona com A1, mas com durao de 180 e no pino 7 tem-se um ou-exclusivo de A1 e A2. So disponveis tambm sadas complementares de A1 e A2 (pinos 2 e 4, respectivamente). O pino 6, quando ligado ao terra, inibe a sada dos pulsos.

Figura 1 Diagrama de blocos interno do TCA 780

A figura 2 mostra um circuito de polarizao do TCA 780, sugerido por um determinado fabricante e baseado nas caractersticas eltricas do componente. Esse circuito fornece um pulso positivo no semiciclo positivo da tenso de sincronismo obtido no pino 15 e amplificado pelo circuito externo de polarizao de um transistor BD 139, formado pelos resistores de 12, 1k e 170 ohms, pelos capacitores de 22nF, e pelos diodos 1N4001 e BZX83C20 (zener de 20V, 1W). A funo do zener nesse circuito evitar que a tenso no coletor do transistor supere 20V, devido presena do transformador de pulso. O capacitor C1 (1nF) fixa a largura do pulso positivo obtido no pino 15 em 0,55 ms de acordo com a tabela 1. O capacitor Cr, o resistor de 39k e o potencimetro Rr so responsveis pela rampa de inclinao ajustvel (por Rr), cujo cruzamento com a tenso de controle no pino 11, obtida da prpria tenso de alimentao do TCA 780, ou ento do pino 8, atravs de um divisor resistivo, fornece os pulsos nas respectivas sadas. O sincronismo obtido a partir de uma amostra da tenso de alimentao do circuito de potncia, injetada no pino 5 e grampeada em +0,7 e -0,7 V pelos dois diodos ligados entre o pino 5 e o pino 1 ou terra. Entre a alimentao, o pino 16 e o pino 6 est conectado um resistor de 10k, cuja funo impedir que rudos externos inibam os pulsos nas sadas indevidamente. Caso sejam necessrios pulsos positivos no semiciclo positivo de tenso de sincronismo, por exemplo para disparar os tiristores de uma fonte hibrida monofsica, utiliza-se as sadas dos pinos 14 e 15, como mostra o circuito da figura 3.

Figura 3

Figura 4 As principais vantagens e benefcios do uso do TCA 780 como circuito de controle de disparo e pulso no comando de tiristores so: Compatvel com LSI (lgica digital altamente imune a rudo); Consumo interno de corrente, apenas 5 miliamperes; Possibilidades de inibio simultnea de todas as sadas; Duas sadas principais (corrente at 5 miliamperes) e duas em coletor aberto (corrente at 1,5 miliamperes); Uma sada para controle de TRIACs; Durao dos pulsos de sada determinada pela colocao de um capacitor externo; Sada de tenso regulada em 3,1 V. Largo campo de aplicao devido possibilidade de controle externo; Faixa de tenso de alimentao de 8 v a 18V; Consumo interno de corrente de 5mA; Possibilidade de inibio dos pulsos de disparo; Deteco de passagem de tenso de 0 v; Circuito de proteo contra defeitos de comando; Operao de circuitos trifsicos utilizando-se 3CI,s; Indicado tambm como "chave de ponto zero" e conversor tenso frequncia.

Segue abaixo um diagrama de pulsos do TCA 780, contendo os pulsos tpicos gerados pelo CI:

Figura 4: Diagrama de pulsos tpico do TCA 780

3. CONCLUSO
O CI 555 um recurso em eletrnica bastante utilizado em sistemas onde o controle do tempo imprescindvel. Possui uma configurao simples para uso e proporciona resultados satisfatrios na grande parte de suas aplicaes.

4. BIBLIOGRAFIA

Potrebbero piacerti anche